tag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post1492723885002521407..comments2024-03-20T09:54:21.003-03:00Comments on C.P.F.G. - Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola: Psicoterapia e féEduardo Medeiroshttp://www.blogger.com/profile/10606904231908922282noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-17376400933602008632012-07-17T23:53:38.970-03:002012-07-17T23:53:38.970-03:00Marcinho, veja o que disse o "iludido" E...Marcinho, veja o que disse o "iludido" Einstein (na concepção dos novos ateus militantes):<br /><br /><i>A mais bela experiência que podemos ter é a do mistério. Ele é a emoção fundamental que se acha no berço da verdadeira arte e da verdadeira ciência. Quem não sabe disso e já não consegue surpreender-se, já não sabe maravilhar-se, está praticamente morto e tem olhos embotados. Foi a experiência do mistério - ainda que mesclada com a do medo - que gerou a religião. Saber da existência de algo em que não podemos penetrar, perceber uma razão mais profunda e a mais radiante beleza, que só nos são acessíveis à mente em suas formas mais primitivas, esse saber e essa emoção constituem a verdadeira religiosidade; nesse sentido, e apenas nele, sou um homem profundamente religioso. Não consigo conceber um Deus que premie e castigue suas criaturas, ou que tenha uma vontade semelhante à que experimentamos em nós.</i><br /><br />bem, talvez algum neo ateu diga que ele foi só "meio iludido"...Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/10606904231908922282noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-25026465251391921952012-07-17T07:28:16.831-03:002012-07-17T07:28:16.831-03:00Marcio Alves,
O grande problema do religioso cris...Marcio Alves,<br /><br />O grande problema do religioso cristão, principalmente, é que seu livro foi escrito dando ênfase à parábolas onde algumas são dignas de interpretação ambígua.Daí o semiculto faz sua maionese misturando limão, vinagre,creme de leite e vinho corrente. Cada um tem uma justificativa para o pecado original, o rico no céu, o filho de Deus e outras discrepâncias. Isto causa esquizofrenia, paranóia, ilusão e outros males que os levam à salas de psiquiatria quando descobrem que passaram a vida replicando ilusões. Alguns indignados se dizem ateus sem saber que para ser ateu necessita possuir conhecimento vasto de história, ciência, física e noção de grandezas.Altamirando Macedohttps://www.blogger.com/profile/12242317807569821417noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-4507759605295772142012-07-16T18:33:17.735-03:002012-07-16T18:33:17.735-03:00LEVI, EDU e MIRADINHA
Espero não ter chegado tard...LEVI, EDU e MIRADINHA<br /><br />Espero não ter chegado tarde demais ao debate. rsrs<br /><br />Na verdade não vejo problema (não mais) na religião EM SI, mas na RELAÇÃO que o religioso tem com sua religião.<br />Como descrever um Gadhi, mather luther king, kierkegaard e/ou proprio Jung, (para não dizer todos) como paranoicos, esquizofrenicos, iludidos, infatilizados e alienados da vida, por causa de suas crenças?<br /><br />Mas também não podemos negar que a religião para muitos pode ser mesmo uma fonte de grande infalitilidade, paranoia, e toda critica batida e "lugar comum" dos ateus.<br /><br />Se analisarmos de maneira justa e honesta, não dá para negar e menosprezar todo conteudo simbolico e a riqueza de significados encontrados em Deus e na religião.<br /><br />Acho sim, que a psicologia deveria, como já esta fazendo, levar em consideração a totalidade humana, sendo uma das facetas do humano, sua espiritualidade.Marcio Alveshttps://www.blogger.com/profile/14976008316729150444noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-57050295181637341202012-07-16T12:15:50.532-03:002012-07-16T12:15:50.532-03:00Miranda
Para Plínio ― O Velho (77 d. C.), não som...Miranda<br /><br />Para Plínio ― O Velho (77 d. C.), não somos tão independentes assim. Olha, vale a pena refletir sobre o que ele escreveu:<br /><br /><i> “Usamos os pés de outras pessoas quando andamos para frente, usamos os olhos de outra pessoa para reconhecer as coisas, usamos a memória dos que se foram, para formatar as nossas ambições.” </i>Levi B. Santoshttps://www.blogger.com/profile/06225852189975361955noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-46471925587428927382012-07-16T07:35:47.534-03:002012-07-16T07:35:47.534-03:00EDu meu caro,
A mente humana também tem seus limi...EDu meu caro,<br /><br />A mente humana também tem seus limites, é tão singular que a diferênça entre o louco e o gênio só é sensivelmente notável após analizadas exaustivamente.Altamirando Macedohttps://www.blogger.com/profile/12242317807569821417noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-24056814807728259932012-07-15T22:16:54.929-03:002012-07-15T22:16:54.929-03:00Eu acho a afirmação de Jung acertada, mas também n...Eu acho a afirmação de Jung acertada, mas também não deixo de ver algum sentido na tese de Freud. Mas não concordo que a dependência religiosa seja base de TODA obsessão; aí ele forçou um pouco a barra.<br /><br />A religião, a fé, as crenças, os mitos, fazem parte da humanidade desde sempre, estão incrustados na formação da nossa identidade como espécie, e devem, evidentemente, serem causas de muitas atitudes e condicionamentos.<br /><br />O Mirandinha não deixa de ter razão ao dizer que a fé é uma "dependência". Aliás, os próprios crentes dizem isso. Já dizia uma antiga canção evangélica:<br /><br />Dependo de Jesus<br />Igual as aves dependem das asas para voar...<br /><br />Mas ser dependente a qualquer coisa(uma ideologia, uma filosofia, uma moral) é sempre patológico?Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/10606904231908922282noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-74866115414166471072012-07-15T20:16:29.088-03:002012-07-15T20:16:29.088-03:00Caro Levi,
A insegurança é a base de toda obsessã...Caro Levi,<br /><br />A insegurança é a base de toda obsessão neurótica. Quem me prova que a fé não é uma dependência?Altamirando Macedohttps://www.blogger.com/profile/12242317807569821417noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-23982004502911183742012-07-15T12:11:57.009-03:002012-07-15T12:11:57.009-03:00Uma parte de mim concorda com você, Miranda.
A fé...Uma parte de mim concorda com você, Miranda.<br /><br /><i><b>A fé diz muito sobre a personalidade das pessoas.</b> </i> <br /><br />A sua contundente afirmação se encaixa bem na psicologia Freudiana, que considerava a religião como a repetição de uma experiência infantil.<br /><br />Freud dizia que a criança aprendeu a reduzir a sua própria insegurança pela confiança e respeito medroso por seu próprio pai.<br /><br />Para ele, o adulto religioso, revive as mesmas condições infantis, projetando em Deus seu "medroso respeito". O barbudo chegou a dizer que <i> esse tipo de dependência, na realidade, está na base de toda obsessão neurótica</i>.<br /><br />Mas aí, eu também tenho ressalvas a fazer... (rsrs)Levi B. Santoshttps://www.blogger.com/profile/06225852189975361955noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-27296118349641764542012-07-15T11:52:40.417-03:002012-07-15T11:52:40.417-03:00Mas o que você acha especificamente então, da psic...<i>Mas o que você acha especificamente então, da psicanálise dar mais atenção ao lado espiritual e religioso do analisado? </i><br /><br />Edu<br /><br /><br />A Psicologia Junguiana tem a melhor reposta para seu questionamento, uma vez que ela considera a alma humana como sede dos <b>conteúdos arquetípicos</b>, que são representações primitivas que estão na base dos diversos tipos de religião.<br /><br />Jung, faz uma afirmação contundente em seu livro “Psicologia e Religião” (página 111). Se não vejamos:<br /><br />“<i>É indiferente o que pensa o mundo sobre a experiência religiosa: aquele que a tem, possui, qual inestimável tesouro, algo que se converteu para ele numa fonte de inestimável tesouro, algo que se converteu para ele numa fonte de vida, de sentido e de beleza, conferindo um novo brilho ao mundo e à humanidade. Qual o critério válido para se dizer que tal vida não é legítima, que tal experiência é mera ilusão? Haverá uma verdade melhor, em relação às coisas últimas do que aquela que ajuda a viver? Eis a razão pela qual eu levo a sério os símbolos criados pelo <b>inconsciente.” </b> </i> <br /><br />Freud, dever torcido o nariz para tal afirmação... <br /><br />Eu tenho, porém, minhas ressalvas quanto essa “certeza” junguiana. (rsrs)Levi B. Santoshttps://www.blogger.com/profile/06225852189975361955noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-64320131456461881162012-07-15T06:09:32.700-03:002012-07-15T06:09:32.700-03:00Já não era sem tempo. A PSICOTERAPIA e a PSICANÁLI...Já não era sem tempo. A PSICOTERAPIA e a PSICANÁLISE começar a analisar os elementos considerando sua religiosidade. A fé diz muito sobre a personalidade das pessoas, alguns se equilibram caindo.Altamirando Macedohttps://www.blogger.com/profile/12242317807569821417noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-15193120342153537572012-07-15T00:40:40.960-03:002012-07-15T00:40:40.960-03:00Entendi a diferença, Levi. Mas o que você acha esp...Entendi a diferença, Levi. Mas o que você acha especificamente então, da psicanálise dar mais atenção ao lado espiritual e religioso do analisado? ou essa dimensão não é vital para a análise do inconsciente? De acordo com a diferença na abordagem que você deu, parece-me que a psicoterapia está mais aberta a considerar essa lado religioso da pessoa.Eduardo Medeiroshttps://www.blogger.com/profile/10606904231908922282noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8690818927094247947.post-66277432462904919702012-07-14T21:36:34.186-03:002012-07-14T21:36:34.186-03:00Edu
Você é mais um que vem dando força para que ...Edu<br /><br /><br />Você é mais um que vem dando força para que esse recanto se transforme eu um reduto da psicanálise.(rsrs)<br /><br />Antes de comentar o excerto que você trouxe à baila, da revista psique, gostaria de deixar claro que a <b>Psicoterapia </b>, apesar de ter alguma intersecção com a <b>psicanálise</b>, na realidade tem diferenças que tentarei explicar em poucas palavras.<br /><br />A psicologia e a psicoterapia têm seus métodos de olhar o humano baseado no “Eu” e na consciência, enquanto que a Psicanálise se detém noutro tipo de “realidade” ― aquela que provém da instância inconsciente do sujeito.<br /><br />É certo que tanto o psicoterapeuta quanto o psicanalista se desdobram para escutar o indivíduo com seus conflitos. Só que a psicoterapia tenta tratar tudo de forma mais rápida, ao se concentrar apenas no discurso do paciente. Já a psicanálise procura captar o que há por trás da PALAVRA, ou discurso do analisando. Dir-se-ia que o analista age como um garimpeiro que esburaca muito, para colher algum cisco de diamante no meio do montão de barro. (rsrs)<br /><br />Na psicanálise muito da queixa e da conversa do <b>sujeito </b> se enquadra exatamente nos <b>mecanismos de defesa psíquicos </b>, que são exercidos para proteger os próprios recalques do analisando. <br /><br />Para Freud, a saúde mental depende em grande parte da flexibilidade do EGO em deixar passar para consciência os desejos recalcados ou reprimidos, que soterrados e bem guardados na mente, estão na base de todo processo neurótico.<br /><br />Recorro a uma analogia para exemplificar melhor:<br /><br />o olhar do psicanalista não é dirigido à beleza do lado direito do <b>bordado</b> do tecido, é dirigido mais ao lado feio do <b>bordado</b>. É lá no lado AVESSO, que o analista vai encontrar os <b>nós</b> e as <b>tramas</b> do intricado de fios que deram origem a vistosa figura do lado direito do pano.<br /><br />Acho que estou me tornando cansativo. <br /><br />Depois eu volto (à la Hubner). Vou esperar os comentários do Márcio, da Elídia e dos fantasmas da C.P.F.G que aqui aparecem raramente. (rsrs)Levi B. Santoshttps://www.blogger.com/profile/06225852189975361955noreply@blogger.com