
Apreciadores
não bebem, desvendam cada pedaço de história escondido nas borbulhas, nos
taninos, no carvalho. Se ao olhar uma garrafa de vinho uma pessoa enxergar apenas uma bebida,
pode-se ter certeza de que ela não faz parte do clã que, diante da mesma
experiência, encontraria naquela garrafa uma história, uma referência ou ainda
momentos inesquecíveis de prazeres. É fácil diferenciar alguém que simplesmente
bebe vinho daqueles que encontram no fermentado de uva parte de sua vida.
O vinho está associado a momentos
felizes e inesquecíveis
É difícil imaginar que uma vinha selvagem, vitis vinifera, se tornou depois de milhões de anos algo em torno de 10 mil variedades de uvas, incluindo o Chardonnay da California ou o Malbec argentino que você está saboreando....nesse exato minuto.
- Em 2011 a mais antiga evidência de produção de vinho foi descoberta no sul da Armênia. A escavação de um local com 6 mil anos revelou uma cuba de fermentação, os restos de um copo feito com chifre de algum animal, jarras, uvas secas, sementes e malvidina, um componente que dá cor aos vinhos tintos.
- é possível que os israelitas, muito antes de Dom Perrignon em Champagne, criaram o vinho espumante, nesse caso tinto, muito difícil de ser controlado e recriado : " Para um copo nas mãos do Senhor,e o vinho espuma" ( Salmos 75:8)
- As pessoas assumem que o vinho de antigamente era tinto. Porém pesquisas recentes em tumbas egípcias sugerem que vinhos brancos foram introduzidos antes da metade do segundo milênio antes de Cristo.
- A primeira crítica de vinhos ocorreu no século II , quando Athenaeus descreveu um vinho branco elaborado próximo ao lago Mareotis ( localizado no atual Egito) que aparentemente era seco: " Excelente, branco, fragrante, agradável, fácil de assimilar, magro, não aparentemente de " ir para a cabeça " e diurético" .
- Os antigos apreciavam vinhos bem evoluídos. Vinhos de 30 anos foram deixados na tumba do rei Tutankamon para ser apreciado na vida após a morte...
·
"Cristo não consagrou a
água, o leite ou a coca-cola: consagrou o pão e Vinho, como
alimentos do corpo e do espírito" (Fernando Sabino)
O primeiro
milagre de Jesus foi a transformação da água em vinho durante um casamento. Já
no Antigo Testamento é possível perceber que o suco da uva é mencionado várias
vezes, seja como mensagem de purificação, consagração ou consumo exagerado, que
leva à embriaguês
O vinho é uma dádiva ou uma
maldição?

"Quando
provares, não olhes para a garrafa, nem para o rótulo, nem observes aquilo que
te rodeia, mas mergulha em ti mesmo para ai poderes ver nascer as tuas
sensações e formarem-se as tuas impressões. Fecha os olhos e olha com o teu
nariz, com a tua língua e com o teu palato" (Pierre Poupon).
“Quão
estranha e magnífica é a máquina humana; abasteça-a com pão, vinho, carne e
queijos e saem suspiros, risos e sonhos.”
Amém (Mir. 1:5)
Comentários
Plagiando a Vênus platinada: “Aqui também tem História”. (rsrs)
Você condensou muito bem a história do vinho, que mais para o bem que para o mal é muito citado nas Escrituras Sagradas.
Que coincidência, Miranda: Eu estava lendo esta semana sobre os melhores vinhos da época da segunda guerra mundial que, até o início dos anos cinqüenta, eram produzidos nas vinícolas francesas (em Bordeaux) dos judeus Rothschild: O Chateau Lafite, e o Mouton eram, de longe, os mais famosos.
Se eu não estou certo, me corrija. (rsrs)
Sou fascinado por vinhos mas não sou um enochato. O prazer é meu e eu não divido.
Houve uma fusão entre as grandes caves e hoje temos vinhos como o Lafitte-Hothschild ou o Mouton-Hothschild que atinge preços estratosféricos. Temos os Château d'Yquem, assim como os DRC Romanée Conti. O mais renomado que ja sorvi foi um Monton Cadet Milésime no Reveilon de 2011. Mas tenho alguns bons vinhos. Gosto muito dos vinhos do novo mundo, principalmente Austrália e Africa do Sul sem menosprezar os Malbecs Argentinos. Hothschild continua famoso e agora na Argentina produzindo os divinos Malbec.
Uma compania errada pode avinagrar o melhor dos vinhos.
eu não conheço nada sobre vinhos. Não conheço as marcas famosas(aprendi aqui hoje algumas) e não sei distinguir um vinho "30 anos" de um sangue de boi. Na verdade, só tomo vinho no natal mas não dou bola pra marca; como não sei diferenciar sabores, qualquer um para mim é bom...depois que ouvi um médico dizer que uva, o seu suco e o vinho tinto são excelentes bebidas para a manutenção da boa saúde, aprecio a bebida por essa razão (talvez uma heresia para os verdadeiros apreciadores do sabor). E quando o médico disse que qualquer vinho é bom para a saúde se tomado com moderação (até o "famoso" sangue de boi), então fiquei satisfeito.
Então, Mirandinha, tire-me da ignorância, por favor. Indica aí um bom vinho que não seja tão caro(hummm, menos de 30 reais? não sei o preço dos bons...) e que tenha um sabor apreciável. quem sabe com a prática consigo diferenciá-lo do sangue de boi?
Primeiro, Sangue de boi, Cantina da Serra, Sinuelo, Dom Bosco ou garrafões que ficam nas prateleiras inferiores dos super mercados não podem ser chamados de vinhos. É sangria. Os vinhos são acondicionados em ambientes climatizados. Existem bons vinhos na faixa de 30 a 50 reais e o Brasil já produz alguns que participam de competições no exterior. Vou te dar uma dica: Cada um de nós tem um arquivo olfativo e gustativo, o que é bom para mim pode não ser bom para você. Passe a experimentar uma garrafa por semana, basta uma taça por noite e você entrará no mundo do vinho. È fantástico.
As uvas são várias, eu gosto da shiraz da Austrália, malbec da Argentina e as cabernet sauvignon de todos os lugares. Mas isto faz parte do seu aprendizado.
1 - Naturelle tinto suave
2 - Pata negra reserva
3 - Malba picada 15
4 - Nieto senetiner reserva
5 - Arte
Todos na faixa dos 30,00 na "Meu vinho.com.br".
Não se esqueça da taça, não se toma vinho em copos NF e compartilhe com sua mulher.
Os cardiologistas recomendam para a nossa idade os Tannat e os Merlot. Há artigos que provam que eles baixam o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom, por ter o teor de polifenóis mais elevado que os outros
Há um bom tempo faço uso desses tipos de vinho, pois além do prazer de tomá-los, estou fazendo a prevenção de entupimento das minhas coronárias.
Noé não sabia, mas vinho é bom para o coração. (rsrs)
achei essa página do site do O Globo "enoteca" e achei bem interessante:
http://oglobo.globo.com/blogs/enoteca/
Existem lojas que orientam clientes como a Mistral e aí na sua cidade sempre tem encontros de vinhos onde você paga uma pequena taxa e degusta vinhos sensacionais. Atente também para a harmonia, os queijos as frutas secas, as sementes como pistache, castanha de caju, amêndoas e a carne. O vinho libera sensações de prazeirosa acompanhado. Não esqueça da água. A cada duas taças de vinho, uma de água de preferência a Água Voss sem gás que não tem sabor.
Todos os caminhos levam a Roma, os argentinos dizem que a uva mais saudável é a malbec, os franceses misturam as uvas (assemblage) e fazem os vinhos mais caros do mundo e a cabernet sauvignon é a mais usada. O vinho feitos a partir de qualquer uva é relaxante e adstringente, fazendo bem para a alma, está fazendo bem ao coração.
Há uma infinidade de espécies de uvas e muitas ainda desconhecidas de cachaceiros sulamericanos. Aqui vai o nome de algumas mais famosas:
Ancelota, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc Chardonai, Carmenere, Nebiolo, Malbec, Marselan, Merlot, Pinotage, Pinot Grigio, Pinot Noir, Riesling, Sangiovese, Sauvignon Blanc, Shiraz, Tanat, Tempranillo. Tinta Roriz, Touriga, Zinfandel.
Penso que o problema do vinho e das bebidas alcoólicas esteja nos excessos.
Existem ex-alcoólicos (muitos deles do AA) que, tendo deixado de beber, tornam-se pessoas radicais. Eu, porém, não acho que seja por aí. Pois se chego à conclusão de que não posso com o álcool, devo respeitar o fato de que outras pessoas são capazes de beber sem se embriagarem.
De qualquer modo, vejo que só uma minoria consegue beber e ficar "de cara limpa". E, sendo assim, acho que a nossa legislação deveria ser um pouco mais severa sobre a publicidade na mídia e a venda a menores, sem proibir as drogas mais leves como a cerveja ou o vinho.
Abraços.