Liberte-se da gaiola dos evangélicos! (Parte I)




E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Autor: Jesus Cristo)

É próprio da maioria dos sistemas religiosos, cometerem abusos, violência espiritual. Usando de manipulação e muitas vezes até de coerção. São duas, as palavras, que nós precisamos saber para podermos entender este tema.

1- ABUSO (VIOLÊNCIA) ESPIRITUAL: É o uso inadequado do poder. O problema não está no poder, mas sim, em como usar este poder.
As igrejas e/ou líderes, cometem abuso (violência), quando tentam manipular as pessoas.


2- MANIPULAR AS PESSOAS: É instrumentalizar, como se fossem mero objetos.

A novidade, que não é novidade, é que, os “evangélicos” estão cada vez mais, usando desta arma, para conseguir arrastar multidões para as suas igrejas. A lamentável lógica religiosa é a seguinte: “Quanto mais pessoas vierem á igreja, mais dinheiro se tem”.

Já de antemão quero esclarecer que:

1- Nem toda igreja e/ou líder comete violência espiritual.
2- E as igrejas e/ou líderes que usam deste artifício, não cometem o tempo todo, a todo o momento abuso espiritual.
3- Não quero que você saia da sua igreja, tenho outra proposta, que estarei dando no final da outra postagem: “Liberte-se da gaiola dos evangélicos!” (Parte I I)

Esclarecido possíveis dúvidas, vamos ao diagnóstico que visa responder a seguinte pergunta:


Como faço para saber se minha igreja ou meu líder esteve e/ou está em algum momento cometendo abuso espiritual?
Eis a resposta:

Os 3 principais pilares da violência espiritual:
1- Controla as ações através de:

A- Medo.

Toda igreja que manipula seus membros, o faz através do medo.
Seja este medo qual for, desde o medo do devorador, que virá, se a pessoa não der (ou pagar como costumam usar hoje em dia) o dízimo, até mesmo o medo do inferno.
Apelos e chantagens emocionais tais como, se não orar, deixam de receber a benção, se quebrar a campanha, vem maldição, se não der o dízimo, o devorador – que segundo alguns líderes, é o diabo – vai devorar sua renda, (sendo que biblicamente, o devorador era um gafanhoto que devorava literalmente as plantações dos israelitas) se não vier à igreja, vai queimar eternamente no inferno, deixar de vir ao evangelismo – que muitas vezes, não passa de proselitismo – “Deus vai cobrar”, e muitos outros, (Você tem mais? Aceito sugestões!) não passa de manipulação pelo mecanismo do medo.

B- Ameaças:

E isso, já é antigo, vem lá da época medieval, quando as pessoas não tinham conhecimento – como nós temos hoje – e tudo que lhes sobrevinha, acreditava-se que vinha de Deus como castigo.
Pestes, furacões, terremotos, maremotos, secas ou enchentes, que antes se pensavam que era a “ira de Deus”, hoje é sabido que não passava de fenômenos naturais. Inclusive, é possível através da tecnologia e da ciência, poder até prever alguns desses acontecimentos naturais.
Portanto o velho chavão: “Se você fizer ou deixar de fazer.......Deus vai pesar a mão”, não passa de manobra para domesticar as pessoas.
Não podemos pressionar as pessoas com medos, ameaças e culpas, mas antes, tentar conscientizá-las.

C- Culpa:

Antes de explicar como os manipuladores, usam da culpa para controlar as pessoas, permita-me fazer apenas uma colocação: Nem toda culpa é ruim, aliás, tem culpa boa e má.
Culpa boa, é aquela culpa que vem da nossa consciência, que nos mostra que erramos e precisamos corrigir-nos.
A culpa como manipulação é aquela que vem externamente, seja da igreja ou sociedade, esta sim é má.

A culpa produzida pelo Espírito Santo brota de dentro para fora, e visa nossa restauração.
A culpa dos religiosos visa nossa condenação.
Esta arma é quase que infalível, porque, quem é que não tem pelo menos uma culpazinha no cartório? Ou como disse Jesus para aqueles homens que queriam apedrejar a mulher adúltera: “Aquele que não tiver pecado, atire a primeira pedra.”
Por isso é fácil e indigno, manipular as pessoas através da culpa.
O Evangelho de Cristo veio para nos libertar de toda culpa e condenação, mas as “igrejas” vieram para nos prender.


(Continua..............)

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.



Postado por: Marcio Alves

Escrito em: Sábado, 26 de setembro de 2009

Comentários

Anônimo disse…
É um tema pertinente, principalmente para os que nos visitam e ainda não tem claro como a manipulação religiosa se opera, podendo até mesmo estarem ainda sob o jugo dela.

Aguardo a segunda parte.

Abraço.
Levi B. Santos disse…
Os fardos pesados da culpa e do medo de serem punidos levaram os nossos primeiros pais a se sacrificar todos os dias, com rituais e dolorosas penitências que mais pareciam uma flagelação. E eles sentiam cada vez mais a necessidade premente de pagar, de expiar algo, impondo a si mesmo práticas ascéticas e duras jornadas.
Como quase toda criança do meu tempo fui forjado, também, neste caldo fervente do medo do “chicote”.


Já era tempo de se fazer um tão importante alerta, aos internautas que interagem concosco.


VALEU, Márcio!


Abçs,

Levi B.Santos
Ué!... Já começaram a fazer manual de proteção?
Edson Moura disse…
Marcio não gosto de aforismos..mais tem um que resume tudo:

"Enquanto houverem pessoas dispostas à serem manipuladas, haverão os manipuladores"

Parabéns mano.
Anônimo disse…
Márcio, não estou respondendo aqui apenas porque me deu um chega pra lá, mas, porque agora tenho um tempinho (tipo uns 10 minutos, rsrs).

Na realidade a religião sempre utilizou a figura de um "deus" "bi-polar", um "deus" temperamental.

E, em sendo deus um ser temperamental, existirão momentos em que eu vou fazer algo que ele vai gostar e, determinadas ações minhas serão odiadas por ele.

Sempre foi assim, tipo, "vamos sacrificar nossos primogênitos para aplacar a fúria divina".

Sempre foi assim e isso seria alterado com a chegada de Jesus.
(este assunto seria muito extenso para continuar aqui)

Mas, após a morte/ressurreição de Jesus isto não mudou, os religiosos continuam apresentando à sociedade este "deus" que só gosta de você se você fizer algum sacrifício.

Sempre foi assim e sempre será, resta a nós, ficarmos de fora, tentando curar aqueles que surgem à beira do caminho.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Unknown disse…
Foda é não dormir por causa do medo imposto por gente irresponsável. Somos ensinados que Deus é esse cara malvado e completamente imprevisível, que quer que a gente dê nossa vida completa para Ele, no sentido de não fazer nada que lhe dê prazer, e usar todo seu tempo disponível para frequentar seus lugares escolhidos (os "templos" "evangélicos").

Daí que a culpa nos consome por dentro, e somos obrigados a nos martirizar sem saber nem o motivo nem se conseguiremos vencer. Somos confrontados o tempo todo com gente que agrada a Deus mais que nós, pois estão lá na frente, bonitos, de terno, falando em "línguas estranhas", tendo visões, orando bonito.

Hoje sei que muitas destas pessoas vivem em neuroses culposas, e toda sua espiritualidade não passa de uma tentativa de demonstrar santidade exterior, tentando se enganar dizendo que Deus não está com raiva deles.

Triste engano.

Deus não está com raiva de ninguém.
Anônimo disse…
Amigo MARCINHO,

Foi LIGHT esta primeira parte da postagem...hahahah....está fazendo uma alimentação mais balanceada e leve por estes dias? kkkkkkkkkk......

O agravante de toda a situação, é que uma coisa acarreta outra coisa...um problema mal resolvido acarreta outros problemas...e por aí vai...

O fato de existir uma ameaça aos fiéis, por parte dos pregadores, dizendo que Deus poderá jogar uma ira contra eles, somente acarretará o MEDO..e PRESSÃO psicológica ...

Muitos fiéis têm medo de expor suas idéias, suas exigências...e com isto se submetem seguir à risca todas as leis e mandamentos da igreja (impostas pelos próprios homens)...

Mas porque Deus nos deu a liberdade do PENSAR? Simplesmente para discenirmos o correto do errado, o justo do injusto.....e percebermos que para amar a Deus não temos que aceitar as ameaças, mas sim defendermo-nos delas, e mostrar de forma saudável que existe um Deus que nos ama de forma incondicional..

Abraços!!
Muita paz!!
Anônimo disse…
EDINHO,

Este AFORISMO sintetizou perfeitamente a postagem do MARCINHO.

Nunca encontrarão mudanças se uma grande maioria sempre insiste em dizer AMÉM!!....

Beijos!!
Hubner Braz disse…
Rev. Marcio (A estrelinha idealizadorá),

Cada dia me surpreende com as suas postagens, elas são de profunda reflexão, o seu amigo Edson também tem postado uns assuntos que prende a atenção de cada leitor... A tendência é que os leigos sigam as suas ideologias formando uma religião independente e interna, tudo bem que tem coisas que vocês "CPFG" escrevem no qual não concordo e nem sou obrigado, (risos), já vi até entre vocês pensadores discordarem internamente da postagem idealizadora dos seus companheiros. Ou seja, discordância uns com os outros, isso chama liberdade de pensar.

Um dia, talvez, chegarei aos seus pés, ou seja, de cada um de vocês CPFG. Afinal, sou apenas o casula da turma e a noticia que vós dou é que casarei em maio.

Repito, quero generalizar que todos da confraria dos pensadores estão de parabéns nas postagens, tanto conhecimento que vocês todos tem, que me passa na mente a curiosidade de quantas escolas existências vocês estudaram, quantos livros leirem, quantas cicatrizes acumularam no seu frágil corpo. Anos e anos de dedicação.

Reconheço que estou muito aquém dos seus vastos conhecimentos intelectual. E não mereço momentaniamente participar da confraria... Tenho muito que aprender. Mas isso não significa que nunca discordarei das suas postagens (risos), pelo contrario, estou aqui para analisar e refutar o que está tortuosamente escrito (risos).

Esse minidicionário do Sr. Marcio "Aurélio" explicando sobre os charlatões evangélicos de plantão é esplêndido. Funciona muito bem para abrir a visão dos leigos e indultos da fé. Eu concordo em partes. (risos)

Em contrapartida quero relatar Os três principais pilares da contra posição a violência espiritual que vem de cada ser interior:

A- Em vez do MEDO, temos que sentir TEMOR, que é totalmente diferente e essa vem de cada um.

B-Em vez de AMEAÇAS temos que sentir RESPEITO à doutrina de Deus que se resume em dois!

C-Em vez de CULPAS temos que sentir o ARREPENDIMENTO para evitar a repetibilidade do ato pecaminoso.

Todos esses três pilares que escrevi vêm do interior existencial do homem que reconhece a existência tangível de Deus.

Sei que repercutirá essa sua postagem que está magnifica.

Me desperso com osculo santo e sal mora... com algumas excessões (risos).

Hubner Braz
Marcio Alves disse…
Mano ISA

A minha motivação de quando escrevi esta postagem – e ainda é – foi justamente isto, como freqüento – até hoje – igrejas há uns 15 anos, eu sei como se dá a manipulação dos evangélicos sobre os ignorantes, diante disto, minha tentativa foi de tentar abrir os olhos das pessoas, não para deixarem de ir para igreja, mas antes de não serem mais bonequinhos nas mãos de manipuladores.

Abraços
Marcio Alves disse…
Mestre Levi

Em relação a manipular as ações das pessoas através do medo, culpa e ameaças, quais destas três, através do ponto de vista psicanalítico é a mais forte???

Abraços
Marcio Alves disse…
ALTAMIRANDO

É isto ai, a confraria tem até manual de proteção para os fora da gaiola. Rsrsrsrsrs

Abraços
Marcio Alves disse…
EDSON

Eu até gosto de aforismos........ mas esta frase realmente é emblemática.

Abraços
Marcio Alves disse…
EVALDO WOLKERS

Você foi ao âmago da postagem, pois de fato a religião se perpetuar com a lógica da bipolaridade divina.
É assim que de domingo a domingo, de dizimo e ofertas a igreja esta cheia, tanto de pessoas como de dinheiro.

Abraços
Marcio Alves disse…
BILL

O maior problema do negocio de ter que fazer a vontade de Deus, renunciando a nossa vontade, é que para os religiosos, tudo aquilo que nos desagrada é a vontade de Deus, e tudo aquilo que nos agrada, isto é da nossa vontade, portanto, a lógica religiosa é que devemos sempre, para agradar a Deus nos desagradar.

Que verdadeira lastima!!!!

Abraços
Marcio Alves disse…
PAULINHA

É difícil das pessoas saírem destas manipulações, pois elas são proibidas de pensarem por si só, e muito menos ainda de questionarem, mas isto, é o assunto da próxima parte desta postagem.

Abraços
Unknown disse…
Mano Marcio;

Diante do exposto, quero apenas registrar um pensamento.

"Jesus é o caminho, a igreja é o pedágio...rsrsrsr
Marcio Alves disse…
HUBNER

Primeiramente, por que “estrelinha idealizadora”?

Em relação a discordarmos até mesmo entre nós mesmos, é totalmente normal e compreensivo.

Eu não tenho a pretensão e nem quero, que as pessoas saiam da gaiola para entrarem em outra, ou seja, que concorde com tudo que eu digo, mas antes, que pensem e sejam conscientes.

Agora em relação a sua aparente discórdia do texto, sinceramente eu achei mais um complemento do que discordância mesmo.

Pois temor, no sentido de respeito e reverencia a Deus, temos que ter mesmo.

E ainda mais, respeitar os dois maiores mandamentos, que é amar a Deus e a próximo como nós mesmos.

E em último lugar, arrependimento que brota da consciência e não como manipulação.

Sinceramente não entendi o que está “torto” no texto que precisa ser corrigido, se você não contrariou, mas apenas o completou.

No demais, não sei se dou para você parabéns ou meus pêsames em relação a sua noticia de casamento. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Falar nisto, surgiu um novo critério para entrar na confraria..... o de ter que convidar todos os confraternos para a festa de seu casamento. Rsrsrsrsrsrsrs

Abraços
Marcio Alves disse…
JAIR

Muito boa esta de que a igreja é o pedágio. rsrsrsrsrs

Abraços
Unknown disse…
Concluindo;

Os fora da gaióla econtraram um atalho...kkkkkk
Eduardo Medeiros disse…
Marcinho, muito relevante as questões que você aborda.

O domínio de um clero elitizado e hierarquizado sobre a grande massa de cristãos começou cedo na história do cristianismo. O próprio grande auto-declarado apóstolo Paulo, em muitas passagens de suas cartas, reivindicava um certo destaque como "responsável" pela alma dos seus seguidores e era muito avesso a opiniões diferentes da dele.

É que o povo cristão ainda vê os pastores como "sacerdotes separados por deus para liderar o seu povo". Balela! Não acredito que deus eleja ninguém para dominar ninguém.

Mas como eles estão no "altar" e falam em "nome de deus", falam da tal obscura "vontade de deus", que de boa fé, os indoutos e inocentes crentes os elevam à categoria de "messias", ou seja, de "ungidos por deus"; logo, ai daquele que tocar no ungido. Tem até musiquinha gospel dizendo isso:

"quem toca no ungido de deus
tá brincando com fogo, quer morrer"

Sei que vocês já ouviram essa pérola...

eles não sabem que como diz Frejat em uma das suas músicas, "amanheceu o pensamento..."
Anônimo disse…
Dá LICENÇA Presidente ISA, e amigo MARCINHOO...por interpelar.....hahahahah....

No dia 19 de janeiro de 2010, recebi um e-mail....

Este e-mail foi o primeiro e-mail que deu início a uma amizade entre mim e um anjo chamado Edson.....

Neste período de amizade, logo me veio a percepção de que esta amizade estava sendo unilateral, pois eu cobrava amizade do coração de um homem que insistia em me dar amor.....

Ele (meu pretinho) por tantas vezes me fez ver o quanto ele me amava, e eu feito uma "menina" teimosa, não queria ver....não aceitava o fato dele nunca ter me visto pessoalmente, dizer que amava....

Por quantas e quantas vezes brigamos no MSN?! Quantos e-mails enviei detonando o pobre EDINHO?! hahah......E por quantas vezes ele já me disse ADEUS?!! ..Ahhh foram muitas e muitas vezes que aconteceu tudo isto.......às vezes ele me "sufocava", mas confesso que ele conseguiu consquistar o coração da "menina" teimosa, irritada....rsrs...da segunda Flor da Blogosfera!!

E assim começou o amor virtual...rs

Hoje já são dois meses praticamente, de um namoro que começou entre dois seres da Blogosfera .... mas agora posso dizer que nosso amor começou a ser real.... pois finalmente nos encontramos....

E hoje perante aos amigos confraternos, vou mostrar um fragmento do que está crescendo aqui dentro do meu coração......um intenso Amor por este garoto chamado Edson...

Edson, meu amor.....

Assim como você aprendeu a me amar pela minha escrita, pelo meu interior....pois na verdade, quando nos conhecemos você sempre me leu, e não me viu...rs.....eu também aprendi a amar você pela sua maneira de ser, de se preocupar com todos...pela sua inteligência, e pelas muitas vezes que o vi apaziguando a situação na confraria, e fazendo prevalecer sempre a amizade entre vocês...

Eu o encontrei em um momento muito difícil da sua vida, mas como lhe prometi, que ia ver um sorriso em seu rosto....eu hoje vejo este sorriso.....eu não entendo como nos encontramos em uma rede tão extensa como a internet (ahh foi graças ao GRESDER..rs), mas agora entendo que eu seria o começo de uma solução na sua vida....o começo de um novo processo de felicidade ...

Meu amorzinho, não sei por quantas desavenças e dificuldades ainda teremos que enfrentar nesta vida....mas eu quero estar ao seu lado, como sua mulher, pronta a lhe ajudar sempre.....quero fazer por você tudo aquilo que estiver ao meu alcance...

Porque eu TE AMO minha vida.......

Estamos unidos ... mas sinto tantas saudades de você .... e no aperto da saudade é que vejo que a cada dia mais o meu amor por você está aumentando de forma intensa ..

Beijos meu pretinho.....Te amoo muito!!

P.S. Morram de rir amigos, mas ele (meu pretinho) ainda precisava desta declaração em aberto, para ver que não é um sonho que ele está vivendo, e que o amor virtual virou real...hahahah...
Marcio Alves disse…
O pior de tudo Duzinho, é que os caras ainda conseguem base biblica, claro, distorcendo-as, para mostrar o quanto eles são ungidos e intocaveis.

Mas uma lida contextualizada bem simples, vamos observar que, ungidos no velho testamento eram os profetas, reis e sacerdotes e que o não tocar neles, era não machucar fisicamente, não tinha nada haver com questionar e até discordar das mensagens dos pastores.

Abraços
Marcio Alves disse…
Paulinha, achei muito emocionante a sua declaração para o meu grande amigo e irmão Edson, tanto, que eu iria colocar a outra parte da postagem hoje, mas por causa desta sua declaração de amor, vou deixar para amanhã, para que de tempo de todos verem, principalmente o pretinho. (rsrsrsrsrsrsrs. Desculpe, mais esta não dá para deixar de rir. Pretinho, esta foi boa.r srsrsrsrsrs)

Eu mais do que ninguém dos confraternos, sei o que o Edson passou, o quanto ele sofreu por você viu Paulinha, espero que tanto você, quanto ele, valorizem este momento e que seja eterno em quanto dure este amor.

Abraços
Esdras Gregório disse…
Que?... "A culpa produzida pelo Espírito Santo brota de dentro para fora"

Você acredita em culpa Marcinho? Ainda tem lugar para o Espírito Santo no seu outro evangelho? Voce acredita em transformação ainda?

Sabe o que é... é que eu achei o seu linguajar muito envangelico, voce esta parecendo o Ed que tenta fugir dos evangélicos mais é a perfeita personificaçao dos mesmos rsrs
Esdras Gregório disse…
Opa! Fiquei com inveja, pois nesta historia eu acho que também sou anjo, ou seja: o diabo do cupido rsrs
Marcio Alves disse…
Gresder

Parabéns para você!!!
Só você percebeu isto, fiquei de boca aberta.
Pensei que mais pessoas iriam perceber isto, ou talvez perceberam mais não falaram, de qualquer forma, ponto para você.
Realmente você esta me conhecendo a cada dia mais.

Por isso que eu fiz questão de por a data de quando eu escrevi este texto, foi no dia 26 de setembro de 2009.
Não é somente este texto, mas há muitos outros, os antigos por exemplo, muitas coisas do que eu escrevi, eu já não mais acredito e mudei de pensamento.
Não tenho vergonha de dizer isto, pois eu mesmo afirmo que somos verdadeiras metamorfoses ambulantes pensantes.

Mas uma vez, ponto para você, e respondendo sua pergunta, não, eu não acredito mais nisto.
Mas que fique bem claro, que a estrutura, o espinho dorçal da postagem ainda mantenho em meu pensamento pensante.
Satisfeito?? Rsrsrsrsrs

Abraços
Edson Moura disse…
Madonna! Paulinha...minha flor da blogosfea! Assim você me mata de emoção!

Varões irmãos e confraternos, peço licença aqui também para retribuir essa declaração de amor feito a mim.

Primeiramente gostaria de Agradecer ao Gresder (diabo do cupido) que me trouxe de Campinas essa menina (teimosa) mas de um coração singular, que ao meu ganhou pela forma como escrevia (e escreve)

Paula, Nem sei por onde começar mas, você sabe o quanto eu te amo, pois não fiz questão de esconder nunca...esse sentimento.O momento era difícil...as crises vinham em vagas "tsunâmicas" e eu não conseguia mais comtemplar o lado bom da vida. Estava perdendo a minha alma...tentando salvar as dos outros. Talvez você não saiba meu amor...mas todos os confraternos foram culpados de me fazerem ver que eu ainda estava vivo...e que poderia me apaixonar novamente.

Lembro-me quando o Eduardo...em um E-mail particular, me disse que eu encontraria uma pessoa que me completasse. Edu! Eu achei! VocÊ estava certo capitão!

Hoje já não me vejo sem você minha linda...e não vejo a hora de colocar em seu dedo a aliança que já comprei para selar nosso amor!

Pelo jeito não é só o Hubner que está em vias de casar..pois como bem sabe...eu pretendo..assim que for possível, unir-me com você em matrimônio.

Talvez ainda demore alguns anos..mas o que importa é o sentimento que existe em nossos corações.

Obrigado Pretinha, por existir na minha vida...pode paracer tolice..mas nos últimos anos eu deixei de atribuir a Deus eventos que ocorreram em minha vida...mas como posso não ser grato à Ele, por ter me dado de presente...uma jóia de valor tão alto...que é você?!

TE AMO ANA PAULA!

Obrigado à todos por tudo que fizeram e pelo tanto que colaboraram para que esse amor existisse!

Espero que um dia estejamos todos reunidos e que cada um de vocês possa me dar um abraço! (menos o Gresder que eu já abracei até demais!rsssss)

Edson Moura!
Anônimo disse…
Obrigada amor....Te amo!!
Anônimo disse…
Amigo Marcinho,

Muito obrigada pelas palavras e considerações sempre.....você é um anjo na vida no Edson....



Amigo Gresder,

Ohhh cupidooo....rs...

Agora preciso ser a cupida pra você né...haha



Beijos turma!!
Marcio Alves disse…
De nada Paulinha, eu é que lhe agradeço por ter aparecido na vida do Edson... só de vê-lo feliz não tem preço.

Agora vamos para a última parte desta postagem, que isto aqui esta ficando muito melodramático. Rsrsrsrsrsrsrs
Anônimo disse…
Putz, virou programa da Márcia mesmo!! kkkkkkkk

Brincadeira, gente. Parabéns e felicidades ao Edson e à Paulinha. Ambos merecem.

Abraços.
Anônimo disse…
Obrigada amigo ISA,

Pelo imenso carinho....

Beijaooo!!!