Um Amor Proibido - Davi e Bate-Seba - Assista Ela Tomando Banho No 19° Capítulo da Minissérie Rei Davi

A minha futura rainha.

Estou apaixonado por você, aconteceu de repente e do nada, mas, no entanto, ficou claro como o dia, eu estava no palácio e avistei o seu banhar. Quem imaginaria que um pouco de água no banho poderia ser tão perigoso? E agora, eu estou perdidamente apaixonado por você.

Lembra... Eu pedi a sua mão, quando estávamos na juventude. Ai, você olhou para baixo e fugiu de mim com lágrimas quentes de constrangimento fugaz pelo seu rosto com a esperança de nunca me ver novamente.

Mas aqui eu estou. Quinze anos mais tarde. Ainda com um amor juvenil. Você não tem idéia, e bem, para ser honesto, até agora, eu mesmo tenho feito um esforço imenso para te esquecer. Nego esse sentimento a mim mesmo, com medo de perder a nossa amizade, com medo de perder minha melhor amiga, minha vida, meu sonho, meu tudo.

Sentado aqui escrevendo isso, penso numa possibilidade de atar essa paixão, apenas retirar para fora do meu coração. Finalmente tornando-se real, permitindo parar de mentir pra mim mesmo. Eu não posso imaginar, mas chegará o dia que terei a oportunidade de dizer como sinto a sua ausência. Eu continuo a me torturar sem a sua presença, eu deveria terminar a nossa amizade aqui e agora e, finalmente, me libertar da minha autoflagelação infligida. Mas eu não posso!

Eu não posso imaginar minha vida sem você. Eu não posso imaginar ser capaz de viver sem compartilhar com você as coisas que vem no ar, na cabeça, ou as que surgem com um divertimento imaturo. Estou aterrorizado, porque eu sei, o que se sente, ao ter, o meu melhor soldado casado com você, e simplesmente, ele não retribuir o amor merecido.

Agora é oficial, veio um lapso infeliz no meu juízo, terei que quebrar o sexto, sétimo, nono e o décimo mandamento para ter você. Isso pode ser engraçado para alguns, mas é o amor! Eu não posso controlar isso. Eu perco o controle quando amo. O nosso amor Bate-Seba, possa parecer desonesto... Mas será que ele sempre foi?


Eu te amo... 


Davi (Rei de Israel)
Texto baseado: 2 Samuel cap.11 e 12. (Uma História de Ficção) 

Assista a Reprise do 19º episódio da minissérie Rei Davi – Record em HD - Com a cena de Bete-Seba tomando banho nua e o Rei Davi admirando na sacada do palácio real.

 

Fonte do texto: http://hubnerbraz.blogspot.com/2010/07/um-amor-quase-proibido-davi-e-bate-seba.html
Fonte do vídeo: http://www.pecadorconfesso.com/2012/04/minisserie-rei-davi-record-reprise-do_06.html Fontes das imagens: 1.http://picasaweb.google.com.br/hubnerbraz/AbalaOnLineChatGospel?authkey=Gv1sRgCIzW0Lqs7_rafg#5524594143182568594 2.http://picasaweb.google.com.br/hubnerbraz/CPFGConfrariaDosPensadoresForaDaGaiola?authkey=Gv1sRgCODJj9iK3-e9Kg#5522149415854443570 3.http://picasaweb.google.com.br/hubnerbraz/MomentosDeReflexoes?authkey=Gv1sRgCLLsrIm44K6tTw#5521044702871402626

Comentários

Hubner Braz disse…
A Pergunta é, será que devemos desobeder os mandamentos de Deus e as léis dos homens para conquistar um amor?

Será que o crime é apenas vaidade dos homens?

Será que devemos fazer de tudo mesmo se for errado para conseguir o que queremos?

Será????
Eduardo Medeiros disse…
Hubinho, em primeiro lugar quero te dizer que parece que você descobriu sua vocação: escrever e atualizar histórias de amor baseados em relatos bíblicos.

Davi nunca amou Bate-Seba. Ele ficou foi com um puto de um tesão quando a viu no banho. Isso não é amor, é paixão, desejo, instinto.

Na tua estória atualizada você diz que os dois se conheciam há tempos e agora se reencontraram e ela está casada. Deverão viver esse amor? Ora, o amor sempre valerá a pena ser vivido, já que ela ainda ama o namorado de outrora, mas já que ela agora está casada, terá que arcar com as consequências daquilo que fizer.

No caso de Davi, ele quebrou mesmo vários mandamentos que eu quero atualizar para hoje como preceitos éticos.

Davi foi ético? BEm, ele era rei, naqueles tempos os reis tinham a mulher que quissessem. Mas Davi depois de ter sido repreendido pelo profeta, cai em si e viu que o que fez não foi eticamente aceitável(feriu preceitos do Decálogo) já que usou da sua posição para ter sexo com Bate-Seba. É como se fosse hoje em dia um assédio sexual.

A paxião cega. Não pensa, nem é racional. Depois que Davi percebe o que fez, arrepende-se mas aí vai ter que arcar com as consequências do seu ato impensado.

sua pergunta: "Será que devemos fazer de tudo mesmo se for errado para conseguir o que queremos?"

Creio que não. Os fins não justificam os meios(mas admito exceções).

Não creio que devemos seguir os "preceitos de Deus" já que para mim, Deus nunca deu preceitos para ninguém, mas os preceitos sempre foram frutos da sociedade humana, no caso, dos hebreus. Dava-se os preceitos e punham nele a chancela do seu deus para que tivesse autoridade. Logo, somos nós que construímos em sociedade, a nossa moral/ética.

E creio que um preceito moral que valerá para todas as épocas é:

"Não faça aos outros o que você não gostaria que os outros fizessem com você".

abraços
rayssa gon disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
rayssa gon disse…
hahahaha meu deus, você realmente pesou a mão toda vida no eufemismo pra reescrever a "história" de Davi, hein?


vamos lá, sejamos sinceros: o cara não apenas "quebrou" 3 mandamentos, o cara fez maquiavel parecer uma lider de torcida.

abuso de poder, manipulação de informação privilegiada, invasão de privacidade, a lista não terminaria...

me dá tristeza pensar que uma multidão de pessoas concordo quando se diz que Davi foi o grande Rei de Israel. mas, para variar, esse blog me ajudou de novo: penso em, futuramente, rescrever algumas passagens biblicas tbm.

agradeço a dik.
Selma Lobo disse…
Olá Hubner, sou uma recatada leitora da Confraria, mas hoje ao ver seu texto fiquei pensando nesta história, na sua re-leitura Davi alimentava um amor secreto por Bate-seba, um amor negado e afogado no peito durante anos, eu imagino um amor assim, ao ver sua amada nua no banho sua chama foi reativada e com certeza seria algo difícil de segurar.
Mas estou mais concordando com o Edu, foi só "um puto de um tesão" que ele sentiu ao vê-la. Tanto que ele pergunta ao servo quem era aquela mulher, neste caso, no caso do desconhecido, acho que era mais fácil ter saido fora, do que ter assediado a mulher.
Você pergunta "Será que devemos fazer de tudo mesmo se for errado para conseguir o que queremos?" acho que eu mudaria a pergunta: será que aquilo que queremos vale a pena, ser feito o que for para conquistar? sabe ás vezes algumas dos nossos desejos são tão passageiros que quando conquistamos algo, logo perde a graça.
No caso de Davi o preço foi alto pq depois de provocar o assassinato do marido de Bate-seba seu castigo maior foi perder seu primogênito, gerado no calor daquela paixão.
Mas nem tudo foi lágrimas, depois vem Salomão que ergue um grande império, fiquei aqui rindo sozinha, por que quando se chega em Salomão, quase que a sua pergunta é respondida, se perguntassem a Davi, ele com certeza diria que valeu a pena ter passado por tudo isto.
O problema é a nossa consciência ética e moral, ainda que a tenhamos somente por acreditar nas normas sociais e não como mandamento de Deus.
Um abraço,
selminha
Unknown disse…
haha, engraçado é o filho-da-puta-mor tristinho por quebrar mais um mandamento divino. Depois de cometer os mais variados genocidios, ter centenas de esposas, deixar sua família se auto-consumir, ele fica com a cuca pesada por causa de sexo.

é, depois dizem que o livro sagrado tem grandes lições de moral pra gente.
Hubner Braz disse…
Eduardo Medeiros,

Seu comentário está brilhante. Obrigado pelas respostas dos questionamentos não fugindo do texto.

Quando você diz: "Não faça aos outros o que você não gostaria que os outros fizessem com você". Esse preceito moral que descreveste é ótimo. Creio que é este pricípio que rege o segundo mandamento. "Amar o próximo como a ti mesmo".

Os preceitos Éticos foi quebrado por Davi e até hoje tem sido quebrado por alguns, quando dirigimos um carro e estamos atrasados, que vontade que dá de passar o sinal vermelho. E quando somos ofendidos, que vontade dá para matar a pessoa que ofendeu.

Isso está no sangue, no DNA, será que as éticas existem para serem quebradas? Ou serem obedecidas ao pé da letra?...

Voltarei DUDU, para comentar, agora estarei indo trabalhar...

Também comentarei o comentário brilhante da nossa amiga Rayssa, eu até gostaria que ela entrasse para a confraria.

Abraços Dudu
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Medeiros disse…
Davi nunca cometou genocídio, Davi conquistou vitórias em guerras legítimas de conquistas, coisa comum na antiguidade.

Mas DAvi está longe de ser esse tal de homem "segundo o coração de Deus". Ele era violento, perspicaz, guerreiro. Por outro lado, era muito ruim para manter a família com um mínimo de paz. Mas se levarmos em conta todas as tramas, negociatas, golpes, traições que sempre existiram no meio da nobreza na antiguidade, o caso de Davi é apenas mais um, nada fora "do normal".

Agora, todas as falhas de caráter de Davi, todas as guerras que ele travou, foram esquecidas pois ele foi o rei que conquistou Jerusalém, a cidade do "grande rei", por isso, ele foi idealizado.

Dica para ver a idealização: leiam a história de Davi no livro de segundo Samuel e depois leiam em Crônicas. A diferença é gritante. Em crônicas, todas as falhas de caráter de Davi somem como por mágica...

Mas não foi mágica quem produziu a mudança, foi a mudança de concepção teológica no pós cativeiro. A história religiosa e teológica dos hebreus sempre foi dinâmica, mudando para se adequar aos novos tempos, o que não chega a ser uma falha mas uma virtude. Falha seria se tivessem a mesma concepção de Deus que tiveram os antigos patriarcas adoradores do deus El.
Hubner Braz disse…
Novos comentaristas... Ebaaa. Gostei! Amanha responderei a todos, hj estou exausto.

Ate ++++
Unknown disse…
"Davi nunca cometou genocídio, Davi conquistou vitórias em guerras legítimas de conquistas, coisa comum na antiguidade."

Legitimas o caralho. Matar 200 filisteus para arrancar o prepúcio na minha terra é genocídio. Limpeza étnica para ser mais exato.
Anônimo disse…
Ed,


Eu: Ed Davi matou várias pessoas de uma outra nação?
Ed: "Sim."
Eu: Você concorda que exterminar várias pessoas de uma outra nação pode ser considerado genocídio?
Ed: "Sim."
Eu: Então, se matar várias pessoas é considerado genocídio e Davi tenha levado à morte várias pessoas, logo, Davi cometeu genocídio. Concorda?
Nesta hora Ed balançou a cabeça concordando contra sua vontade.

Eu: Continuemos. Concordas que existia um mandamento de Deus que proibia assassinatos?
Ed: "Sim, claro."
Eu: Concordas então que Davi cometeu assassinato?
Ed: "Sim, ocorreu, mas era normal.".
Eu: Concordas que o mandamento contra assassinato existia antes de Davi?
Ed: "Nisto não posso discordar".
Eu: Sendo assim, Davi agiu contra os mandamentos de seu Deus certo?
Ed: "Certo".
Eu: Concordas que Deus disse que Davi era segundo seu coração?
Ed: "Sim também."
Eu: Se Davi era segundo o coração de Deus e Davi cometia homicídios, então, Deus gosta de ver pessoas mortas, logo, não foi Deus quem ditou o mandamento contra a morte?
Ed: "Não posso discordar desta também"....

Huahuahauahau.

Abraços galera,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Correção:
Eu: Se Davi era segundo o coração de Deus e cometia homicídios, então, Deus é a favor de homicídios, logo, não foi Deus quem ditou o mandamento contra assassinatos, concordas?
Guiomar Barba disse…
Gente!!! Voltei!
Poder é isto: A OI nos deixar sem internet por mais de um mês, simplesmente porque ela é a dona do pedaço em Aracaju. Ela é a que tem olho nesta terra de cego. Somente hoje, quando pedimos o cancelamento do contrato, ela "decidiu" imediatamente ligar nossa internet.

Quem protege a gente destes monstruosos impérios?

Saudades de vocês senti muitas, pensava em cada um de vocês sempre, imaginava como estava o pedaço aqui. Ainda não deu para ler nada. Vim só dizer que estou viva e amo vocês.

Beijos e beijos.
Hubner Braz disse…
Essa do genocídio é nova!!! Vocês vão bem mais longe que meu pensamento pensante.

Essa é pra pensar... Será que existiu está prática desde Adão?
Daniel disse…
Hubner meu caro, lendo seu ensaio sobre "Tramas de uma Paixão", penso: se o "quintal" fosse seu com certeza você não veria com outra ótica, porque estaria se debatendo numa grande poça de sangue, porque um homem num momento de grande irresponsabilidade, usando seu poder de rei, decide infringir não quatro mandamentos, mas leis morais, não em nome de um amor, mas de um "desejo" que estava acima de todo respeito pelo próximo e muito mais, da própria vida de Urias,que lhe era absolutamente leal.

Acho que este incidente, não tem lugar para percebermos a beleza do amor, e sim traduz o caráter de um homem que se deixou governar pela posição adquirida.

Abraço.
Daniel disse…
Hubner, Daniel me perseguindo sempre, sou Guiomar e não Daniel.
Hubner Braz disse…
Rayssa gon,

Me sinto privilegiado com o seu comentário que foi um estimulo para a leitura bíblica.

Quando os seus adjetivos a Davi, é realmente coerente. Foi ótimo ele ter reconhecido o erro e se arrependido.

Tudo bem que depois daquele ato que ele praticou, ele nunca teve paz no meio de sua parentela, evidenciando as rebeldias dos seus filhos, os incestos de Amnon e o tarado Absalão fazendo relaçoes sexuais com as mulheres de Davi em plena praça pública.

Isso nós mostra que a lei da semeadura vai além dos dogmas religiosos.

Prazer,

Hubner Braz...
Hubner Braz disse…
Calminha ai Dudu que responderei você, já estou devendo uma resposta no blog do amigo Eder... Rsrsrsrs...

SELMA ao ver suas palavras "ver sua amada nua no banho sua chama foi reativada e com certeza seria algo difícil de segurar.
Mas estou mais concordando com o Edu, foi só "um puto de um tesão" que ele sentiu ao vê-la."

Concordo com você e o Edu que foi um tesão arrebatador, mais eu fico a perguntar... Se ele perguntou ao Servo dele quem era, não poderia ter lembrado que era uma amiga de infância?

Tudo bem que parece ser forçar demais, o bom é que uma história de ficção dá esse leque, para abrir as possibilidades imaginárias das idéias históricas.

continuaaa....
Hubner Braz disse…
SELMINHA

Quando você diz: "acho que eu mudaria a pergunta: será que aquilo que queremos vale a pena, ser feito o que for para conquistar? sabe ás vezes algumas dos nossos desejos são tão passageiros que quando conquistamos algo, logo perde a graça."

Você está certa, as vezes queremos tanto algo que quando conquistamos enjoamos do conquistado, e isso acontece desde a infância, quando ganhamos um brinquedo e de tanto brincar, nós deixamos para escanteio.

Mas, pensando bem, sempre temos aqueles brinquedos favoritos, aquele que gostamos mais. Claro que esse sentimento "de criança" é passageira também. E o que está esposto no cenário Davítico são envolvimentos de pessoas. E isso sim é coisa séria.

No fim Davi pagou, e depois teve a recompensa de ter Salomão como filho. Um filho de muitas mulheres que tinha um coração sem dono, "mas ai já é uma outra história.".
Hubner Braz disse…
ISA,

Estou rindo até agora, quando você diz: "É uma verdadeira "apologia santa ao crime" (todos os direitos reservados) este post... E como Davi sabia que o marido dela não correspondia o seu amor? "

É bem verdade que Davi teve uma paixão de adolescente com o filho de Saul, como é o nome dele mesmo? É.... Jonatas. Esse Jonatas amava ele pacas que até fez um pacto de sangue. (Eles não eram só amigos?) Bem, eles eram.... deixa pra lá, isso já é outra história.

Descupe pela demora de responder os comentários, esta semana está sendo a "SEMANA" é muita coisa pra se pensar com as provas... pelo amor... Ore por mim. Ok!!!


Beijos Santos pra ti Medeiros..
Hubner Braz disse…
ISA,

Essa sua parte também... foi.. o Ó!!! Rsrsrs. "A tua pergunta, se "devemos fazer de tudo mesmo se for errado para conseguir o que queremos?" foi respondida há uns 2000 anos por um cara que tu não conheces chamado Jesus: "ama a Deus sobre todas as coisas e ao teu próximo como a ti mesmo". Quem ama ao próximo como a si mesmo não faz para os outros o mal que não deseja que os outros façam contra si. Ou tu queres que um tarado te mate só pra ficar com a tua esposa gostosinha? "

Lógico que não quero isso... rsrsrs Eu seria um grande hipócrita se afirmasse que sim.

Bjs
Hubner Braz disse…
Eittáááá Billl, não fique revoltado amigo.

Sua parte é muito hilária ""Davi nunca cometou genocídio, Davi conquistou vitórias em guerras legítimas de conquistas, coisa comum na antiguidade." Legitimas o caralho. Matar 200 filisteus para arrancar o prepúcio na minha terra é genocídio. Limpeza étnica para ser mais exato."

Será que os filisteus também não cometeram genocídio com o povo judeu?

É pra se pensar... Rsrsrsrs
Hubner Braz disse…
Bem EVALDO, a lista é enorme em termo de matanças.

Não só Davi, mais Hittler, Musoline, Solano Lopes, Alexandre O Grande, Napoleão Bonaparte entre outros... Todos eles mataram milhares... e essa covardia acontece, porque o homem tem um espirito pecaminoso dentro de si.

Infelizmente e assim que acontece, é triste!!! Mas ainda existe perdão, ainda existe esperança.
Hubner Braz disse…
Agora vou indo, tenho que trabalhar um pouco.

Depois responderei ao DUDU, GUIOMAR e Daniel.

Abraçosss e bjs fraternos
Eduardo Medeiros disse…
Bill, você está certo, mas você esquece de um detalhe muito importante. Apesar de a guerra ser uma coisa natural na antiquidade, em nenhum momento da narrativa o autor coloca os feitos de DAvi como exemplo a serem seguidos, pelo contrário: "Não matarás".

Também não podemos esquecer que deve ter existido um Davi histórico mas não podemos deixar de levar em conta as lendas que se formaram a partir dele, pois ele é o típico herói da antiquidade (do mesmo modo que Sansão) e só ver o relato em que ele mata o gigante Golias, uma típica narrativa lendária.

Ou seja, Davi foi idealizado teologicamente nas narrativas pós cativeiro babilônico. É só ler os relatos da vida de Davi no livro das Crônicas; alí, Davi é praticamente um santo. Até quando erra, a culpa é do diabo (no caso do censo). A narrativa nem fala do adultério dele com Bete-Saba...

Ou seja, para falar dos relatos bíblicos, tem que se levar em conta todos esses detalhes. Simplificá-los é um erro grosseiro de quem só leu o texto na superfície.

Abraços, anjo maldito Gabriel!!! rss
Eduardo Medeiros disse…
Evaldo, colocar só sim e não na minha boca fica muito fácil, né ô malandro...

Você: Ed Davi matou várias pessoas de uma outra nação?

Matou em guerras. Davi nunca assassinou uma pessoa a sangue frio. (a não ser, claro, de certa forma, a Hurias, mas se arrependeu amargamente depois e foi duramente punido). Várias vezes também o povo de Israel foi atacado, morto, pilhado pelos filisteus mas você nem se lembra disso pois sua leitura é parcial.

você:Você concorda que exterminar várias pessoas de uma outra nação pode ser considerado genocídio?

Você fala isso como se o exército de Israel invadisse um povo pacato, desarmado e matado geral. Filisteu era um inimigo. Na antiquidade, inimigo se matava. Hoje em dia também...De novo, leve em conta também quantos judeus morreram nessas guerras de conquista. Não estou justificando a guerra, estou constatando um fato da história antiga: povos conquistavam outros povos inimigos pela guerra.

Não esqueça que na lei existe uma lei específica para que se tivesse respeito para qualquer estrangeiro que vivesse no meio de Israel. Mas a lei em seu formato atual é bem posterior a Davi.

Algumas questões suas já foram respondidas, vamos pular...

você: Concordas que existia um mandamento de Deus que proibia assassinatos?

Matar em uma guerra não é assassinato.

você: Concordas então que Davi cometeu assassinato?

cometeu com Urias e foi punido por isso pelo Deus que disse "não matarás". (Deus é modo de falar né, pois sabemos que Deus nunca escreveu dez mandamentos em duas pedras...)
Levi B. Santos disse…
Caros confrades


Quem não tiver um "Davi" bem dentro de si, que atire a primeira pedra.

Talvez, a violência decorrente dos nossos instintos destrutivos, hoje, seja mais SUTIL, mais CAMUFLADA.

O certo é que os mesmos INSTINTOS davidianos, habitam em nós.
Ora as palavras que saem de nós adoecem e matam, ora elas servem de bálsamo, como os memoráveis Salmos de Davi(Não acredito que as suas poesias eram fingimento).

Disse Deus uma vez: "QUEM COMPREENDERÁ O HOMEM?"
Eduardo Medeiros disse…
Guiomar, já estava sentindo sua falta por aqui! Essas empresas são assim mesmo. Mas tem uma coisa que podemos fazer que a deixam preocupadas: pedir o cancelamento do serviço. Rapidinho eles arrumam um plano melhor e dão até descontos. Já aconteceu comigo rsss
Guiomar Barba disse…
Levi querido, saudades de você.

Concordo, todos nós temos um Davi dentro de nós, mas temos que domá-lo. Acredito sinceramente na beleza de alma do grande salmista, mas ele esqueceu que não tinha o direito de pastar no quintal alheio.
Graças a Deus ele foi sensível a parábola do Nata.
Beijos
Eduardo Medeiros disse…
Anjo e Alemão, vocês não vão apontar as minhas inconcruências não??????
Levi B. Santos disse…
EDUARDO

Você se saiu magistralmente com sua réplica ao anjo e ao Alemão (rsss)

Estou aguardando aqui de camarote, a TRÉPLICA que vem de lá.
Levi B. Santos disse…
GUIOMAR


Quero saber como foi que você aguentou tanto tempo sem beber da nossa água.

A nossa água, diferentemente daquela que Jesus ofereceu a mulher Samaritana, sempre provoca sede para que aquele que a tomou pela primeira vez, sempre volte à FONTE para se saciar.

Você escapou de morrer DESIDRATADA (kkkkkkkk)

Não faça mais isso!
Hubner Braz disse…
Dudu, lendo o seu comentário observei que você dilegivelmente colocou as respostas as perguntas.

Gostei de varias partes, e a mais interessante e o ponto de vista de "Não creio que devemos seguir os "preceitos de Deus" já que para mim, Deus nunca deu preceitos para ninguém, mas os preceitos sempre foram frutos da sociedade humana, no caso, dos hebreus. Dava-se os preceitos e punham nele a chancela do seu deus para que tivesse autoridade. Logo, somos nós que construímos em sociedade, a nossa moral/ética."

Pode ser que os preceitos partiram dos homens, mais os mandamentos são necessarios para que o curso da humanidade não entre em desequilibrio logo.

Esses dias assisti o filme "O Primeiro Mentiroso". Uma pausa, uma pergunta, você gosta de assistir filmes e tem tempo para eles? Rsrsrs

No filme havia uma cidade que não existia mentira, as pessoas só falavam a verdade, foi quando um certo homem baixinho e barrigudinho precisou mentir para se livra dos apuros da vida. Foi ai que ele iniciu sua vida de mentiroso.

E Quem Nunca Mentiu??? Rsrsrs

continuaa...
Hubner Braz disse…
continuação...

...Mas um dia ele se deparou com a sua mãe morrendo, ela estava triste, pois sabia que seu fim era nada mais que a 7 palmos, então ele vendo aquela tristeza ele teve que mentir a ela, contando sobre que lá existia um céu e que ela encintraria todas as pessoas que já morreram, existia umm ser que rege tudo. (Essa o MARCITTO vai gostar) rsrsrs.

Naquele exato momento que ele acabou de contar a história, sua mãe morreu feliz e a tristeza foi embora. Os médicos ao redor estavam escutando e pasmos com o que estavam ouvindo. Foi quando eles pediram para continuar, mais não tinha razão para continuar e ele vai embora para casa.

A partir dai o filme começa. Existe os mandamentos dividido em duas caixas de pizza, a vida dele muda, e por ai vai....
Rsrsrsrs

Se a mentira foi inventada por homem e as leis morais, logo poderiamos dizer que... deixa pra lá... rsrsrs

Concordo contigo quando diz que o homem criou as leis morais, mais Creio também que as Tabuas da lei foi dada por Deus. Isso é muito paradoxal... mais é fé!!!

Terminarei por aqui... porque o Alemão ou anjos vão vim pousar neste espaço para a tréplica!!!rsrs
Hubner Braz disse…
GUIOMAR,

Ótimo, você apareceu na hora certa. rsrsrs
E sobre o questionamento de Daniel, crio que o LEVI já deu a resposta, dentro de cada ser humano habita um David.

BJsss
Hubner Braz disse…
LEVI,

O seu comentário está em um nivel inarcecivel, realmente bom... não tenho nem palavras.

E essa pergunta: "Disse Deus uma vez: "QUEM COMPREENDERÁ O HOMEM?"" Concluimos que é dificil compreender o próprio homem.

Paulo Coelho um dia escreveu no seu livro Cartas de Amor do Profeta: "A primeira vez que li “O Profeta” foi durante os anos sessenta; usei um trecho do livro - que fala dos filhos - para tentar explicar aos meus pais quem eu era. Nesta época pensava: “Gibran é um revolucionário”. A segunda vez que li “O Profeta” foi durante os anos oitenta; queria relembrar a simplicidade e o vigor com que o livro fora escrito. Nesta época pensava: “Gibran é um sábio”. A terceira vez que li “O Profeta” foi durante os anos noventa. Agora eu já tinha alguns livros publicados, e entendia que nem sempre o espírito revolucionário e as palavras sábias revelam o complexo mundo da alma de um escritor. Então pensava: “quem é Gibran?”"

Ou seja, quem compreenderá o homem?
Guiomar Barba disse…
Hubner, acho que você não leu a reposta que eu dei a Levi, Daniel sou eu, eu expliquei porque Daniel.
Abraços.
Guiomar Barba disse…
Levi,
A OI como dona do pedaço aqui nos deixou sem net após nos mudarmos. Trocamos de operadora.

Pois, Levi, tudo que o homem faz é imcompleto...Somente Jesus para não só saciar a nossa sede para sempe, mas como também fazer de nós uma fonte que leva água para tantos sedentos.

Abraços.
Guiomar Barba disse…
Marcio, Isa, Edson, por onde andarão vocês?

Abraço saudoso.
Eduardo Medeiros disse…
Hubinho, adoro ver filmes e séries e ler gibis e ler tudo, até bula de remédio...heeeeee nesses últimos tempos na verdade, tenho lido bem menos por causa dos blogues. Tenho que me ausentar um pouco mais daqui para por minhas leituras em dia. Tenho ainda centenas de livros na minha biblioteca esperando para serem lidos.

Mas não foi o Qoélet quem disse que no muito ler livros causa canseira e enfado...??? rsssss

Para mim é evidente que tudo veio do homem, inclusive a moral e as leis. Mas como no pensamento arcaico tudo vinha dos deuses, de chuva a reis, logo, a lei também era divina. Isso acontecia não só com Israel mas também com os povos vizinhos. O homem arcaico vivia em guerra com seus deuses. Quanta guerra Israel travou com Javé? Javé chegou a dizer que sentia-se como um marido traido. Imagina Javé com chifres...

calma, hubinho, não leve em conta minha heresia, mas faz sentido não faz?

Os babilônicos também acreditavam que a sua lei, o código de Hamurabi, foi dado ao rei Hamurabi pelo deus Marduk. Aliás, Javé é muito parecido com Marduk...

Marduk fez o homem do barro. Colocou o homem num jardim e também pôs a árvore da vida no meio do jardim. Isso lembra alguma coisa?

Mas também é certo que a partir daí, Javé e Marduk se separam no trato que cada um tinha com seu povo.

Mas isso é papo para uma postagem e não para um comentário.
Anônimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Hubner Braz disse…
Dudu,

Realmente cada povo, cada civilização, cada nação tem o seu Deus, semelhante ao Deus dos Judeus, é interessante o inicio, pois é muito parecido até o ponto de Noé, depois disso, é mera deturbação das outras religiões.

E ai, que todos pegam um rumo diferente valorizando o seu povo, a sua tribo, a sua nação. Tem histórias e estórias, e o que acredito por fé, é a história contada por Moises. Que por sinal é muito boa motanda e acredito por fé a realidade da escrita.

Sei que ainda estou devendo, mais me esforçarei para responder todos, me ajude... Abraços Amigão.
Unknown disse…
Ed, vamos lá:

em nenhum momento da narrativa o autor coloca os feitos de DAvi como exemplo a serem seguidos

Tá te faltando ler a bíblia, tá lá sim:

25 - Então, disse Saul: Assim direis a Davi: O rei não tem necessidade de dote, senão de cem prepúcios de filisteus, para se tomar vingança dos inimigos do rei. Porquanto Saul tentava fazer cair a Davi pela mão dos filisteus.

27 - Então, Davi se levantou e partiu ele com os seus homens, e feriram dentre os filisteus duzentos homens; e Davi trouxe os seus prepúcios, e os entregaram todos ao rei, para que fosse genro do rei; então, Saul lhe deu por mulher a sua filha.

28 - E viu Saul e notou que o SENHOR era com Davi; e Mical, filha de Saul, o amava.

Também não podemos esquecer que deve ter existido um Davi histórico

No máximo um lider tribal, mas até isso está em xeque hoje. Lenda de lenda.

Com o resto do quê você disse eu concordo, ali tudo é mito, idealização de um povo que queria independência.
Evaldo Wolkers disse…
Edu,

Não sei se vale a pena te responder porque a tua retórica não muda. Você come e vomita a cada novo comentário, e, tanto eu como você andaremos em círculos eternos.

Mas vamos lá...

"Matou em guerras. Davi nunca assassinou uma pessoa a sangue frio"

A, sim, desculpe, a "sangue-quente" pode? Não sabia, desculpe minha ignorância.

"Várias vezes também o povo de Israel foi atacado, morto, pilhado pelos filisteus mas você nem se lembra disso pois sua leitura é parcial."

Claro que minha leitura NÃO É PARCIAL (sempre atacando o conhecimento alheio, como se somente você prestasse atenção no que lê), apenas que os Filisteus, assim como Cananeus, Amorreus, Jebuseus e tantos outros ERAM DONOS das terras, e, os Hebreus vieram de onde mesmo? Da puta que os pariu para tomar o que NÃO era deles em nome de UM SER IMAGINÁRIO.
Quem eram os errados na história? Os filisteus ou os Hebreus?

"Matar em uma guerra não é assassinato."
Legal, matar em uma guerra não é assassinato, claro, o povo inimigo não é gente, são animais, havia esquecido disto.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Hubner Braz disse…
Tem dias que volto e releio esse conto. Ele está vivo.