Bem Vindos ao Inferno



Olá a todos, hoje sou seu anfitrião. Este é o momento pelo qual todos vocês temiam, bem vindos ao Inferno.

Vocês que se divertiram algum dia, exageraram um pouco na dose, secretamente odiaram alguém. Que beijaram escondido, transaram quando não podiam. Vocês que comeram demais, fofocaram.

Aqueles que adoraram a outros deuses, ou deusas, ou seres mágicos, ou nenhum deles. Enfim, a todos os habitantes da Terra, sintam-se em casa.

--

Então, você acha que adora o deus certo? Está certo disso? Bilhões de pessoas no mundo adoram deuses diferentes, e todos utilizam a mesma desculpa: fé.

Mas qual delas pode provar ser a sua mais válida do quê a outra? Seriam os cristãos, com a história de um deus encarnado que morre, mas não deixa nenhumam evidência de sua existência? Ou seriam os muçulmanos com seu profeta voando no cavalo? Seriam os hindús e seu deus-elefante, e cuja religião é mais antiga que as duas primeiras?

O "argumento da fé", tão comumente usado, é um belo tiro no pé. Por ele, nenhuma religião consegue ser mais verdadeira que a outra. Todas tem seus mitos, mas nenhuma prova-os mais verdadeiros.

Ora, e se os maçons estiverem corretos, ou os budistas? Refazendo a aposta de Pascal: e se ao morrer, você der de cara com um deus com cabeça de gavião? E se Osíris é o deus correto a ser adorado?

Alguém dirá: "Mas eu senti! Eu vi! Eu posso provar!". Pode mesmo? Um budista, ao passar pela mesma experiência que você, dará outra explicação. Por quê a sua é melhor que a dele? Você tem certeza que não passou por uma ilusão? Descartou todas as hipóteses possíveis, ou já assumiu a explicação padrão, "foi meu deus"?

Pensar não é facil. Assumir que não se sabe as respostas, e aceitar isto, é difícil. Assim fazendo, assumimos que somos humanos, limitados, e talvez nunca saibamos todas as respostas. Não somos o centro do Universo, e os acontecimentos do mundo não tem estreita relação conosco. Não há um tapeceiro, não há ninguém executando um plano detalhado, não há um propósito em tudo que ocorre. Desgraças acontecem, mas elas não tem um "motivo maior". Pessoas morrem, pois assim é a vida. Ela termina, é foda, injusta, dolorosa, mas é o destino de todos.

Podemos nem estar aqui em alguns anos, ou milhares de anos. Um meteoro pode chocar-se contra a Terra, e ninguém nos dará satisfação alguma.

Mas isso não torna a Vida algo deprimente. Ela é especial, única, e muito provavelmente rara. A consciência, nossas experiências são algo muito especial, e que valem a pena ser vividas e preservadas, sem medo, sem preconceito, sem dor, sem matanças em vão. Infelizmente, por causa desse medo primordial da morte, que nasceu com a consciência, muitos infligem o mal a outrem, e tornam a vida de muitos um verdadeiro Inferno na Terra.

Comentários

Edson Moura disse…
Biel, você tem razão, e aproveitando o encej, gostaria de dar meu "tristemunho" sobre a minha fé.

Não sei porque ninguém pode acreditar no meu Deus. Ele é um deus misterioso, mas real.

Ele é um unicórnio cor-de-rosa.
Ele habita num esconderijo na floresta encantado dos Elfos sem orelhas pontudas.
Ele tem "super-poderes mágicos" e sabe de tudo que se passa no mundo.
Já falei que ele é invisível?
Pois é, ele tem a incrível capacidade de ser rosa e ser também invisível...não é fantástico!

As pessoas dizem que sou louco por acreditar nele, e quando digo que eles não tem fé, e por isso não podem ver o unicórnio (aliás, não dás pra ver mesmo, pois já disse que ele é invisível), me agridem e querem me mandar para uma clínica psiquiátrica.

Não posso falar mais do meu deus, pois ele acabou de me dizer que um dia toda língua confessará que o unicórnio é o senhor, e quando este dia chegar, haverá muito pranto e ranger de dentes pois os incrédulos padecerão num celeiro em fogo ardente.

Brincadeiras à parte:

Parabéns pelo seu texto Gabriel. Sei que muitos o criticarão, e atacarão à sua pessoa e não o seu texto.

é muito comum nós ouvirmos afirmações do tipo:

"Esses céticos vivem tentando provar que Deus não existe"...ou " Esses ateus só sabem vomitar ironias, e não respeitam a fé das pessoas".

Mas isso é aceitável, pois denuncia que tal pessoa tem a mente pequena e por não conseguir argumentos se se sustente no chão da existência, apelam para a fé e dizem que nós e quem somos os otários.

Valeu!
Unknown disse…
Edson, realmente, eu espero que as pessoas reflitam. Não desrespeito ninguém, apenas critico as idéias. Sei que há muitos cristãos, budistas, espíritas, ocultistas mil vezes mais inteligentes, altruístas, bondosos, pacificadores, amorosos que eu. Mas idéias não devem ser respeitadas, podem e devem ser debatidas. Pessoas sim, devem ser respeitadas, independente de qual idéias seguem.

Isto é difícil para algumas pessoas compreenderem. Mas se passássemos a respeitar idéias, nenhum cristão poderia criticar a religião dos outros (como eu fazia na minha época de crente), nenhum médico poderia condenar os curandeiros, neo-nazistas fariam passeatas, racistas humilhariam os negros ao vivo e a cores... ou seja: em uma democracia, onde espera-se viver numa sociedade livre e justa, pessoas são respeitadas, mas idéias não.

E viva o Unicórni Rosa Invisível!
Edson Moura disse…
Que bom que nós pensamos assim meu velho. Mas vamos esperar, e ver até quando vamos ser colocados no mesmo saco que pessoas más, pessoas com caráter mal, radicais fundamentalistas e afins.

Que a força do Unicónio esteja com você.

Abraços!
Marcio Alves disse…
BILL, acredito que uma das únicas maneiras possíveis da pessoa desacreditar em sua crença é justamente olhar para as crenças dos outros, pois só nos damos conta de quão ridículas e frágeis são as nossas crenças, quando olhamos para as crenças dos outros.

Sei que no começo ainda terá resistência do tipo a minha é a única verdadeira e todas as demais são falsas, mas com o tempo, a pessoa não consegue mais fingir e mentir para si mesma, tendo que reconhecer sua ignorância e ilusão.
Guiomar Barba disse…
Gabriel,

"É curioso pensar que uma grande maioria de pessoas acreditam que o diabo é o rei do inferno, o manda chuva, que fará e desfará a seu bel-prazer. Esquecem que o inferno foi preparado para o diabo e seus anjos e se algum ser vai sofrer terrivelmente no inferno, é ele.

Vou voltar. Beijão.
Unknown disse…
Gui, depende da religião. Em algumas, só um ser amorfo e indefinido irá para lá, mas na cristã, vai praticamente todo mundo. Ou então toda aquela baboseira de expiação dos pecados não faz sentido.
Marcio Alves disse…
Não GUIOMAR, o seu deuzinho vai mandar bilhões para queimar no inferno por simplesmente não suportar ser rejeitado, por justamente ser um grande egoísta narcisista sádico, nisto, ele não difere dos homens, pois não passa de criação do espirito mesquinho, pequeno e desprezível do ser humano.

Mas fica no entanto, uma pergunta a ser respondida:
Pior são as pessoas que o criaram ou quem ingenuamente acredita nele??? rsrsrsrsrs
Marcio Alves disse…
complementando o meu comentário acima para GUIOMAR:

Deus não passa de um mero reflexo interior de nossos desejos e personalidades mais ocultas em nós, dai eu perguntar quem é pior: quem o criou, ou quem acredita nele. rsrsrsrsrsrs
Guiomar Barba disse…
Marcio,
"BILL, acredito que uma das únicas maneiras possíveis da pessoa desacreditar em sua crença é justamente olhar para as crenças dos outros, pois só nos damos conta de quão ridículas e frágeis são as nossas crenças, quando olhamos para as crenças dos outros.

Sei que no começo ainda terá resistência do tipo a minha é a única verdadeira e todas as demais são falsas, mas com o tempo, a pessoa não consegue mais fingir e mentir para si mesma, tendo que reconhecer sua ignorância e ilusão."

Eu já respondi um comentário seu semelhante, quando lhe disse que já olhei não só para o quintal do vizinho, como também para de toda vizinhança...

Será que você não entende que uma pessoa pode conhecer, analisar outras religiões, ouvir os mesmos testemunhos sobre fenômenos que acontecem em outras diferentes da sua, mas continuar convicto de que a sua fé está bem mais fundamentada?

Veja que você ataca sempre os evangélicos, no entanto você vai encontrar os adoradores de Allah matando e morrendo por sua crença, candomblezeros fazendo macumba para o mal de tanta gente, pessoas sendo vitimadas por seus deses animais, etc e eles também acreditam que a sua fé é a única verdadeira. No entanto, querido, sua amargura contra o silêncio de Deus, leva você a agredir apenas aos que O tem como Deus na sua vida. Aqueles que pertencem ao mesmo credo que você pertenceu um dia.

Não desejo que você ataque nenhuma outra religião. Seria rídiculo, mas que você pondere e perceba que na verdade você não é um ateu, você passa a imagem de uma pessoa profundamente amargurada com Deus.

Eu tenho minhas birras com Ele por não entender muita coisa que para mim tem muito peso.Mas não descarto Ele, pelo fato de que conto os pontos positivos. Ai ai ai não me apedreje kkkkkkkkk "eu" e sei que milhares de outros os têem também.

Beijão.
Guiomar Barba disse…
Gabi,

"Ou então toda aquela baboseira de expiação dos pecados não faz sentido."

O sangue de Jesus faz sentido sim, para todos quantos acreditam que não é uma baboseira e sim poderoso para gratuitamente lavar os seus pecados. Eu sou muito grata por quele sangue.

Beijão.
Guiomar Barba disse…
Marcinho querido,

Meu Deus, não vai mandar ninguém para o inferno, porque o prazer dEle é que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento. No entanto, assim como na sua casa mora sua família, e você não vai receber qualquer pessoa que chegue lá reinvindicando seu amor e querendo ficar e transtornar seu "habitat", Ele também deixou as normas que deverão seguir todos quantos querem viver com Ele... Ele tem todo direito, como as pessoas têem também o direito de escolher aonde querem passar a eternidade.

Beijos.
Guiomar Barba disse…
Marcinho,

"Mas fica no entanto, uma pergunta a ser respondida:
Pior são as pessoas que o criaram ou quem ingenuamente acredita nele??? rsrsrsrsrs "

Os que criaram uma versão dEle segundo o que você citou, com características tão monstruosas, são realmente dignos de pena porque não O buscaram para conhecê-Lo como realmente é possível a nós seres limitados conhecê-Lo. Entendo perfeitamente, porque também um dia o ví como um monstrão. rsrs Hoje sei que Ele é o próprio amor.

Beijos.
Levi B. Santos disse…
BILL

Foi mais ou menos assim que me ensinaram o que era Inferno nas minhas primeiras Escolas Dominicais, com uma diferença: lá não estariam os cristãos.(rsrs)

Mas eu não entendi essa do diabólico comediante em denominar os ateus de idiotas. (rsrsrs)
Levi B. Santos disse…
GUIOMAR

Devemos entender tudo isso, como uma "parábola".

Enquanto assistia ao vídeo, uma coisa me veio à mente: Não tenho dúvidas de que Jesus,hoje, usaria um recurso igual ou ainda mais forte para suscitar nos religiosos uma profunda reflexão sobre a convivência entre as gentes.

Esse drama teatral sob o comando do Mestre dos mestres, teria por título: "A Parábola da Intolerância", e, provavelmente, Ele teria executado esse drama, em resposta a uma pergunta de um dos discípulos, tipo: "Mestre, mostra-nos como será o Inferno?" (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
esta confraria virou um lugar de apologia atéia contra a gui???????

aviso a trindade satânica atéia: o camorete de vocês já está preparados no lugar mais quente do inferno.

bill, você poderia enriquecer seu texto fazendo um apanhado histórico da doutrina da perdição e da condenação eterna no cristianismo e em outras religiões, e demonstrando o porquê essa crença não é válida. fica a sugestão para o futuro.

o vídeo é bem engraçado.

Edson, esse teu deus cor-de-rosa é uma bichonaaaaaaa como diria o sábio porteiro severino do zorra total...
Edson Moura disse…
Edu, você dobre a sua língua para falar do todo poderoso Unicórnio cor de rosa invisível, pois como eu disse, ele tem super poderes mágicos e pode mandá-lo para a terra do sempre, onde as pessoas envelhecem 3 vezes mais rápido do que aqui na Terra de Deus.rsss

E quanto à masculinidade do meu Deus Unicórnio, ele não tem sexo, "assim como o deus Javé que não se sabe se é homem ou muié"...até rimou.rss...Poeta é poeta né?

Mas uma pergunta me abateu agora:

Deus é homem (M)...ou Mulher (F)?

Abraços capitão!
Edson Moura disse…
Leví, eu tomo a liberdade de esclarecer sua dúvida quanto ao seguinte depoimento do "capetoso" Mr Bean:

"Mas eu não entendi essa do diabólico comediante em denominar os ateus de idiotas. (rsrsrs)"

Ora Leví, como a encenação se passa num suposto inferno verdadeiro e o Diabo é um fato, logo, Deus existe de verdade e os ateus se deram mal nessa.

Pelo menos é o que eu entendi!

Biel? Se eu estiver errado me corrija por favor.
Anônimo disse…
Sr. Presidente ou Edu e demais administradores deste BLOG.

Eu peço por gentileza que exclua o meu e-mail aí do blog, pois estou recebendo os comentários daqui e não quero mais receber. ME EXCLUII daí! rs.

Beijos. Não comentei no tópico, porque não sou membra!
Hubner Braz disse…
Bill o texto é fantastico. Parabéns por trazer a lume uma história de ficção bem elaborada. Estou passado em cristo.

Vou falar uma experiência ungida que passei no dia pretérito. Pela divina revelação que recebi em meu aposento quando estava madornando naquela tarde. Percebi a veracidade existêncial de Deus, não pude vee-lo inteiramente, mais ele me protegeu com a sua mão e apenas consegui ver as suas costas, pois eram três. Mas a glória exuberante estava patente ao meu golpe de vista.

Foi uma experiência inesquecivel em cristo, me senti um super-man com tamanha unção... Para mim, o que eu vi é incontestável. Se você não viu, concerteza o verá...

Bill, certamente voltarei Tomorow (amanhã em inglês) para dialogar mais e mais as verbetes do post em questão.

Abraços
Hubner Braz disse…
Observação: passado em cristo significa "anesteciado ou delirando".

Até +
Unknown disse…
Ilusões, sonhos, delírios... podem ser o mais reais possíveis, mas não passam de ilusões. Nossa mente é incrívelmente capaz de criar esse tipo de coisa.
Esdras Gregório disse…
Bill é invensao mesmo ninguem que tivesse uma real esperincia contaria num lugar desses. Puta que pariu deu até pra mentir o Hubener agora.

Esta confrartia tá uma bosta mesmo, por um lado "blasfemadores " intolerantes, por outro mentrosos deleirantes.
Hubner Braz disse…
Bill você falou a verdade em dizer que a ilusão pode ser a mais real possivel.

Teve uma vez que na minha infância eu peguei catapora e delirei de tanta febre a ponto de ver Espectros e gritar desesperatamente por ajuda.

Tudo bem que nesta época não era cristão e nem tinha pessoas que partilhavam está fé do meu lado. Apenas existiam macubeiros e católicos roxos.

O espectros pareciam reais. Mais foi apenas um delírio de uma frebe muito alta. Não desejo está experiencia nem para o meu inimigo "tá MÁRCIO" rsrsrs.

Foi apenas delírio, mais está outra experiência parecia muito real. Muito real mesmo.

Abraços
Hubner Braz disse…
Olá Gresder - O juiz de todos.

Está meio sumido amigão. O que aconteceu?...
Bem, sobre o meu comentário, eu não posso provar pra você se é verdade ou não. Pra mim foi true (verdadeiro em inglês) e pronto.

Não me interessa se você vem com os seus infâtis jugamentos argumentando se é invencionisse ou mentirisse.

É o que eu falei... depente do plano peridional que estás olhando. Me sinto revigorado em cristo nesta manhã.

OUtra coisa Gresder, como faço para adquirir os livros de sua autoria???

Abraços
Hubner Braz disse…
Uma Confissão Insanas: "O meu Deus vem me visitar constantemente. Mais confesso que estes dias passei um apuro para expulsar uma legião de demônios que pairavam na estrutura de uma mulher do meu bairro. Me chamaram para expulsar as legiões e passei um perrego de 5 horas. Pelo menos ela está parcialmente liberta. E isso é prova que o "Diango" (como denomina o EVALDO WOLKS)existe e o inferno não foi inaugurado..."

Até a próxima confraternos...
Unknown disse…
Hubner, isso não é prova nenhuma. Essa mulher está com algum problema psiquiátrico sério e você continua insistindo em usar métodos medievais? Cara, isso é irresponsabilidade. Pare de brincar de mago, e se quer fazer algo útil, leve-a para um médico de verdade. Faz séculos que paramos de tratar transtornos psicológicos como possessões, e tem dado muito certo.
Hubner Braz disse…
Bill ela está muito bem... a mãe dela levou ela na IURD e lá conseguiram fazer uma libertação completa.

Mesmo assim, para fazer está libertação o pastor levou um soco na cara. Emfim ela está liberta e sã.

Irei trabalhar, Abraços.
Unknown disse…
IURD? IURD???? Mas que beleza, levou-a a um covil de ladrões, para ser explorada, humilhada e iludida. Depois nós ateus é que somos maus.
Eduardo Medeiros disse…
bill, alguns comentário sobre seu texto:

"Bilhões de pessoas no mundo adoram deuses diferentes, e todos utilizam a mesma desculpa: fé."

a fé não é uma "desculpa", a fé é a fé. seria ridículo alguém dizer que um crente crê em deus porque utiliza uma "desculpa"...


"Mas qual delas pode provar ser a sua mais válida do quê a outra? Seriam os cristãos, com a história de um deus encarnado que morre, mas não deixa nenhumam evidência de sua existência? Ou seriam os muçulmanos com seu profeta voando no cavalo? Seriam os hindús e seu deus-elefante, e cuja religião é mais antiga que as duas primeiras?"

nenhuma religião é mais "válida" do que outra, a melhor religião é aquela que te faz uma pessoa melhor, como disse o Dalai Lama.

você continua comentando um erro ao dizer que Jesus de nazaré não foi um personagem histórico. você conhece quantos historiadores sérios que defendem essa tese? não vale me indicar blogs e sites de céticos, eu estou falando de acadêmicos em história.


"O "argumento da fé", tão comumente usado, é um belo tiro no pé. Por ele, nenhuma religião consegue ser mais verdadeira que a outra. Todas tem seus mitos, mas nenhuma prova-os mais verdadeiros."

você ainda pensa em termos de guerras religiosas, chutes em santas, ataques a centros de macumba, etc, coisa que está sendo deixado de lado há algum tempo por um ecumenismo em que cada fé respeita a fé do outro. você se fixa demais no ramo mais rasteiro do neopentecostalismo.


"Pensar não é facil. Assumir que não se sabe as respostas, e aceitar isto, é difícil. Assim fazendo, assumimos que somos humanos, limitados, e talvez nunca saibamos todas as respostas."

concordo com você. creio mesmo que certas questões jamais serão definitivamente esgotadas. mas da mesma forma em que você aponta que o religioso tem preguiça em pensar (afirmativa que vai de encontro ha séculos de especulações teológicas-filosóficas no meio cristão), o cético só se dispõe a pensar com o intuito de negar o que ele não aceita como real, desprezando a dimensão espiritual humana e não considerando a linguagem simbólica da religião como experiência necessária para a afirmação da nossa própria humanidade.
guiomar barba disse…
Hubner, Apesar da IURD, ainda cho melhor que levá-la a um psquiatra que vai dopá-la, talvez pro resto da vida, por pura impotência, mas na IURD? Será que num tem um crente ai com autoridade do Espírito Santo? Bom, sei que mesmo na IURD tem gente sincera.

Abraço.
guiomar barba disse…
Levi,

Eu creio, que o que era parábola Jesus não deixava passar como um fato real e sim alegórico.
Ele foi bem claro, falou com todas as letras sobre céu e inferno. E o melhor, até hoje Ele espera para que ninguém se determine a ir para lá.

Nós num vamo né? Beijão pra tu.
guiomar barba disse…
Pois Edu, mas no fim, ninguém é ateu nesta confraria, no máximo amrgurados contra o silêncio d Deus.

Te amo cara. Beijos.
guiomar barba disse…
Hubner, todos morreram: Confúcio, Buda, Maomé, etc e ficaram na tumba, mas Jesus de Nazaré que marcou a história como nenhum outro, ressuscitou e está a destra de Deus Pai como nosso advogado, e um dia o veremos face a face, esta certeza ninguém pode roubá-la daqueles que o receberam como Salvador e Senhor das suas vidas.

Lá estarei com nossos confrades. Ô glória!
Unknown disse…
Edu,

a fé não é uma "desculpa", a fé é a fé. seria ridículo alguém dizer que um crente crê em deus porque utiliza uma "desculpa"...
Batatinha frita é batatinha frita. Eu sou eu. Deus é Deus. Juliana Paes é Juliana Paes. Legal esse jogo de palavras né?
Vamos lá: Fé é a convicção de algo, sem que hajam as mínimas evidências. É crer sem provas. Pode ser algo bom, necessário até. Às vezes temos que dar um "leap of faith" e confiar cegamente, principalmente quando falamos de relações. Mas ela não é garantia de nada. Sua fé nos marcianos azuis invisíveis que moram embaixo da terra não os torna reais para as outras pessoas, apenas para você mesmo.


nenhuma religião é mais "válida" do que outra, a melhor religião é aquela que te faz uma pessoa melhor, como disse o Dalai Lama.
Eu sei disso. Vai explicar para os crentes! quero ver algum religioso fora do budismo concordar com vc rsrsrs

você continua comentando um erro ao dizer que Jesus de nazaré não foi um personagem histórico. você conhece quantos historiadores sérios que defendem essa tese? não vale me indicar blogs e sites de céticos, eu estou falando de acadêmicos em história.
ed, assim como eu estudei mais sobre biologia e evolução, você se dedicou mais a história. Entretanto, quando eu falo do Mito Jesus, estou me referindo a este personagem mágico criado pela religião cristã, que é deus encarnado, morreu, ressucitou e fica assombrando os ateus hoje em dia. Esse é Mito. Quanto ao personagem histórico, é mais sua praia mesmo, mas não estou convencido rsrs.

você ainda pensa em termos de guerras religiosas, chutes em santas, ataques a centros de macumba, etc, coisa que está sendo deixado de lado há algum tempo por um ecumenismo em que cada fé respeita a fé do outro. você se fixa demais no ramo mais rasteiro do neopentecostalismo.
ecumenismo este alcançado pela luz da ciência, do secularismo, da laicidade de estado... coisas que certos ramos religiosos odeiam. além disso, aqui no Brasil e nos Eua a coisa não tá tão bonita assim não...
Unknown disse…
concordo com você. creio mesmo que certas questões jamais serão definitivamente esgotadas. mas da mesma forma em que você aponta que o religioso tem preguiça em pensar (afirmativa que vai de encontro ha séculos de especulações teológicas-filosóficas no meio cristão), o cético só se dispõe a pensar com o intuito de negar o que ele não aceita como real, desprezando a dimensão espiritual humana e não considerando a linguagem simbólica da religião como experiência necessária para a afirmação da nossa própria humanidade.
cara, essa é uma forma bem deturpada de ver os céticos. o pensamento cético, pelo que entendo, constitui em duvidar, em por à prova, e exigir provas, lógica, coerência. é ter cautela e não aceitar qualquer resposta como correta, apenas por comodismo ou aparente beleza do argumento. por exemplo: por quê, exatamente, temos de considerar que a experiência religiosa é necessária para "afirmarmos nossa humanidade"? o quê seria, e qual o real motivo de afirmá-la? a experiência religiosa de alguma prova que as imagens por ela geradas são entidades reais, ou apenas demonstram a complexidade da linguagem humana? afinal, o quê desencadeia os numerosos casos de experiências ditas espirituais?

é com estas perguntas, e muito mais, que céticos/cientistas tem descoberto origens biológicas para muitos casos, para a própria religosidade em sí.

ora, ser cético não é de modo algum condenável, como querem os manda-chuvas. querem eles que confiemos em sua palavra, pois assim é mais fácil comandar o povo. de fato, aplicar o ceticismo traz muitos lucros e benefícios. ou você aceita quando um vendedor de carros te diz que aquele carro usado nunca foi batido? aceita que aquela mulher consegue ler seu futuro? aceita que aquele homem está em contato com um ser superior e tem uma mensagem para você?

eu não nego as experiências ditas espirituais. ocorre que, historicamente, temos visto que para tudo que se dizia haver uma explicação sobrenatural, econtramos as naturais. onde quer que houvesse um deus zangado, havia a força desorientada da natureza. por quê, quando alguém diz ter visto deus, devo eu acreditar?
Unknown disse…
Gui, Osiris, Hércules, Perseu, Teseu, Hórus e muitos outros também ressucitaram, alguns deles também salvaram a humanidade, e alguns vão estabelecer um reino de paz na Terra. bonito né?
Anônimo disse…
ADMINISTRADORES DO BLOG,

Eu falei e ninguém deu moral para meu comentário, eu PEDI por gentileza que excluam meu e-mail aí dentro das configurações do BLOGGER, porque não quero mais receber notificações de comentários daqui...

Obrigada!
Unknown disse…
Paulinha, que isso, junte-se à nós aqui no fogo.
Unknown disse…
ô gente, é sério, alguém com poderes tire a Paulinha da lista. Paulinha, espero que você volte aqui um dia.
Eduardo Medeiros disse…
paulinha, o que houve amiga? quer apagar todos os rastros seus na confraria?? mas agora eu quero ser um cético e não quero acreditar que você quer sumir das nossas vidas...
Anônimo disse…
Amigo Gabriel, me perdoe por aparecer aqui sem comentar. Mas Obrigada!

Amigo EDU, e-mail pra você!

Beijos.
Unknown disse…
Paulinha, não há nada de que se desculpar. Está tudo bem.
Guiomar Barba disse…
Gabizito amigo mio, tenha santa paciência, não estamos falando em mitologia grega, estamos falando de Jesus de Nazaré que teve uma história universal não criada por homens, mas vivida por homens que o tocaram o viram, compartilharam com Ele.

Beijo.
Unknown disse…
Gui, os deuses do panteão grego eram tão reais para os gregos quanto jesus é para você. e aí?
guiomar barba disse…
Gabriel,

Os deuses mitológicos do panteão passaram com a história, hoje o panteão serve de última morada para os intelectuais, estadistas, artistas... Mas Jesus deixou a tumba vazia, vive e voltará. É celebrado pelo próprio universo. Ele é tão grande que nenhum deus marcou a história a ponto de se datar os acontecimentos com o sinal: AC ou DC.

Beijão amigo.
Unknown disse…
Gui, não sei se você conhece o lado oriente do planeta, mas na China e em outros lugares não se usa essa notação. Além disso, o fato da religião cristã ter marcado a história contém variados elementos, e não significa que o deus dela é especial, é apenas mais um.

Certamente que o cristianismo marcou o ocidente, e moldou toda uma civilização. Mas os deuses Gregos moldaram de forma tão importante quanto a cultura ocidental. O berço da democracia é grego, lembre-se.

E houveram inúmeras outras revoluções após a cristã, e tão importantes quanto, visto que sem elas estaríamos no obscurantismo religioso, vivendo na idade das trevas.
E eu que achava que minha vã filosofia já estava começando a entender este blob. Agora com esta fixação diabólica o vento muda de direção e eu fico como cégo em tiroteio nos morros do Rio de Janeiro. A mesma mentira que criou Deus , criou também o Diabo. Fazem parte da mesma lenda.
Eduardo Medeiros disse…
bill, eu também sou bem cético em relação a certos dogmas teológicos...não creio que minha visão do cético seja distorcida, eu só disse o que é. eu só sei que o cético dizer que a dimensão espiritual humana é uma ilusão isto sim é um ceticismo distorcido, visto que se existe uma experiência universal que nos faz humanos é o nosso lado espiritual.

não entenda "espiritual" como cantar no coro da igreja, por favor, quando digo espiritual estou falando da dimensão do nosso cérebro que nos leva a pensar de forma abstrata, que é a orgiem das artes e da religião.

quem nega a religiao como experiência humanizadora, nega também a arte (música, literatura, cinema, escultura, etc) como experiência também humanizadora, visto que a fonte orignária das duas é a mesma.

você afirmou e eu assino em baixo que "ora, ser cético não é de modo algum condenável,", evidente que não, eu mesmo já disse que também sou cético em muitas coisas, só não sou obtuso, pois no afã de negar a deus, os céticos acabam querendo negar também o que é inegável, ou seja, nossa dimensão espiritual.
Eduardo Medeiros disse…
altamirando, nobre colega, a confraria não é para ser entendida a partir de uma ótica limitadora. a mesma mentira que criou deus e o diabo, criou don quixote, nobby dick, os irmãos karamásovi, a filosofia, e até o ceticismo...por que aviltar os primeiros e celebrar os derradeiros...?
Guiomar Barba disse…
Gabi,

O calendário tanto judeu como o mulçumamo, você sabe que são diferentes do nosso. "A República Popular da China, em 1949, ao adoptar a datação ocidental designou-a de gōngyuán (em chinês: 公元), que significa literalmente "Era Comum"." (wikipédia).

Não usou nenhum deus, dos muitos deles para datar épocas.

Por outro lado, toda a mitologia grega, ficou no passado. Percebemos tambémque muitas culturas apesar de politeistas, têem um Deus visto de forma diferente do ocidente, mas sempre um ser supremo.

Não obstante a Grécia ser o Berço da Civilização, onde os filósofos, epicureus, estóicos e outros, discutiam sabedoria, a religiosidade tinha domínio absoluto, os deuses eram tão abundantes. Nos chama atenção no entanto, o registro de Paulo em Atos: "Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atennienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquEle que vos anuncio. (Atos 17.22-23). Este Deus Gabi, que eu adoro. Como eu o amo!

É impossível você ler a bíblia e não conhecer muito da história antiga não só dos hebreus, porque a bíblia nos leva a outras civilizações.

Beijo amigo.
Guiomar Barba disse…
Edu, você é o cara!"

"altamirando, nobre colega, a confraria não é para ser entendida a partir de uma ótica limitadora. a mesma mentira que criou deus e o diabo, criou don quixote, nobby dick, os irmãos karamásovi, a filosofia, e até o ceticismo...por que aviltar os primeiros e celebrar os derradeiros...? "

EU SOU É MULHER... Sabe como me senti? Simplesmente protegida.
Beijão pra tu.
Unknown disse…
Fenomenal o video!!1
Anônimo disse…
Muito boa esta postagem Bill,

Muito bem levantada a questão, sobre o "tal julgamento" dividindo quem vai para o "céu" ou para o "inferno"...de acordo com as suas atitudes feitas aqui neste paraíso mundano.

Particularmente, apesar de crer muito em Deus, eu não acredito que exista um céu ou um inferno esprando por nós..eu bem que adoraria acreditar em algo após a vida, mas não consigo ter tantas imaginações assim, como certas pessoas têm.

Posso pensar que após a morte, todos nós voltaremos a viver depois de um tempo, isto é apenas um devaneio meu! Assim como céu e inferno se tornou devaneio neste mundo.

Mas como podemos imaginar ou criar "ilusões" sobre algo que está fora da nossa percepção?! Isto é algo muito supérfluo.

A única coisa que podemos fazer bem, é viver as nossas vidas. É agir de forma que achamos correto para nós, e correto para as outras pessoas.

Temos uma vida inteira para viver, coisas belas e prazerosas para desfrutarmos....temos uma liberdade....só precisamos limitá-la, e condenarmo-nos pelos atos que nos condenam e condenam as outras pessoas...o resto é resto..

Viver imaginando que um deus nos repreende, que nos julga, que nos condena...é se submeter à uma prisão. Mas estamos libertos, para amar...para viver.....

E não existe mal algum em crer-se no deus dos duendes, no deus das fadas..no Deus dos deuses...aliás, estamos libertos para viver, pensar, imaginar e fazermos o que quisermos da nossa vida...

Posso crer no deus que me dá vontade de crer..e viver uma vida muito feliz. Também posso não crer, e viver feliz também...

Mas a verdade só existe uma: Não conhecemos nosso deus..não sabemos para onde vamos...e muito menos sabemos quem nós somos.

Vivemos por nós mesmos...e temos que viver felizes...fazendo deste mundo frio, um mundo mais calmo e tranquilo para se viver...isto é o que importa!

Beijos!

É hilário o debate que rola aqui ..rsss...
Unknown disse…
paulinha, clap clap clap. finalmente alguém entendeu-me rsrs.. as pessoas são livres para acreditarem no que quiserem, certamente! o problema é que muitas pessoas acreditam tanto em sua versão, que crêem estar numa cruzada contra todos os outros (às vezes, literalmente), pois estes vão para um lugar muito ruim que ela imagina existir. daí nasce a intolerância, o preconceitos, as n-fobias.

por exemplo: é quando um grupo de cristãos vai ao congresso fazer piquete contra os direitos dos homossexuais, impedindo que eles se casem, puramente por sua crença (pois crêem que os gays são seres inferiores, e não tem o direito de amar quem quiserem), que a gente vê o grande mal da religião de certas pessoas: sobe-lhes à cabeça um complexo de heróis, e acham que devem impôr à força aos outros suas fantasias.

ou quando um governo concede benesses a uma religião específica, e larga na sargeta o restante do povo, puramente por uma preferência religiosa, ou impede avanços na medicina pois algumas pessoas acham que um punhado de células tem espírito, ou o sangue carrega a alma.

ainda, é quando os pais espancam um filho que decidiu acreditar em outra fantasia, ou nenhuma. ou quando estes impôe aos filhos seus medos e traumas, tolhendo sua liberdade e suas vidas, traumatizando-os para sempre.

por último, o pior de tudo é quando determinada religião aliena pessoas em situação frágil, prometendo-lhes soluções inexistentes, enganando-lhes, sugando seus suados recursos, usando-os como massa de manobra política e financeira.

eu não admiro religião alguma, em sí. admiro muitas pessoas religiosas, e alguns sistemas de crenças, e de filosofias, mesmo que não concorde com suas visões de mundo, pelo fato destas pessoas terem esta consciência de mundo, de quê não são a cereja do bolo, de que não estão em uma missão de converter a todos.
Anônimo disse…
Amigo Biel,

Por que você não me avisou que precisava de alguém aqui que pudesse compreendê-lo?! eu já teria vindo bem antes...rssss...

Concordo com você!


E penso também, que todos estes preconceitos que são gerados, tanto à uma religião alheia..ou uma crença alheia...é que, por instinto, todo ser racional, gosta de estar correto.

Já analisou como uma pessoa odeia perder num jogo, ou ser contrariado em sua opinião?! Isto demonstra o que estou dizendo.

Todo mundo adora dizer que a sua religião é a correta. Que a sua tese é a mais exata...

O se possuímos nossas opiniões, e somos meio "rigídos" para mantermos esta nossa opinião de pé, acabamos por ter aversões pelas coisas alheias. Certas antipatias.

Ninguém odeia um homossexual apenas por sua sexualidade, mas sim porque viram que Deus não aprova este comportamento, e uma grande maioria quer ter razão....e começam a condenar o Homossexualismo, pelo simples prazer de estar CORRETO.

Mas a realidade, é que ninguém é correto e ninguém é errado, pois não sabemos o que é certo, e muito menos o que é errado neste mundo que parece um quebra-cabeça misterioso.

Outra coisa interessante, é que também está inserido no ser..a tal FRAGILIDADE, e através de um momento de fraqueza, carência ... as pessoas se deixam iludir. E uma fé em um deus, leva à MANIPULAÇÃO, que são geradas pelas pessoas de má caráter.

É aí que entra a questão do equilíbrio, temos que nos equilibrar, para não sermos manipulados...e também não acharmos que somos o senhor da razão.

Mas assim como pensar é liberdade, viver é liberdade e crer ou não crer também é liberdade..

Beijinhos!
Eduardo Medeiros, e nós a alimentamos. Ninguém avilta por despropósito nem celebra naturalidades.
Guiomar Barba, sua proteção é muito frágil.
Paulinha, parabéns! É isto aí. Se for carneiro vai para o céu, se for bode vai para o inferno e aos porcos o purgatório. Basta definir a qual rebanho pertence.
Abraços mil.
Guiomar Barba disse…
Altamirando,

Uma proteção para mim não só tem valor quando este protetor consegue impedir que eu seja machucada, mas quando ele não me deixa só...

Parece que na sua gaiola só cabe quem pensa igual a você.

abraço amigo.
Guiomar Barba,entra em munha gaiola todo tipo de canário, curiós, bicudos e patativas, mesmo que seus cantos não sejam maviosos. Mas é claro, nela não cabe gaviões. Além do mais, gavião não canta.

Abraços mil.