O lado ou a parte


O lado ou a parte

Não ser parte” está longe de não ter lado. Tenho meu lado e sou parte de mim mesmo.
Não sou fundamentalista, não faço parte de torcidas, não entro em filas para receber e muito menos para pagar. Sou agnóstico, apartidário, não pertenço a nenhum tipo de manada e ninguém me apascenta. Não fui criado à imagem e semelhança de ninguém, nem ficarei ao lado direito ou esquerdo de alguém por ter sido eleito ovino ou caprino.Sou uma ínfima parte desta evolução continuada, descoberta por Darwin, onde todos os seres vivos tem a mesma ameba como origem.
Tenho simpatia natural por aqueles que preferem andar na contramão. Não tenho nada a defender e me envaideço da minha vida de pobre com liberdade. Há anos eu sou liso e livre à-toa.
Mentiria se dissesse que me orgulharia em desfilar de punho erguido ao som do Hino Nacional, não me sentiria satisfeito em acompanhar o Círio agarrado à corda nem seria ministro de qualquer seita ou dissidência. Muito menos ser, simplesmente, simpatizante de um partido que adotou todo o tipo de falcatrua como método de governo.
Não ter partido político ou religião é não ter lado? O risco de ter um lado para a democracia ou para a crença é maior do que não ter nenhum igualando desiguais. Onde está o elemento que aclama a inteligência e nos faz evoluir? Nas diferenças ou nas igualdades? Não se pode falar daquelas sem reconhecer estas, mas é perfeitamente possível evidenciar estas fazendo tábua rasa daquelas. Está aí uma das diferenças entre a inteligência e a estupidez.
Grande número de indivíduos que se julgam exemplares da raça humana formam grupos, ora políticos, ora religiosos, procurando igualdades no comportamento, no ideal e na filosofia tanto para o bem quanto para o mal. Se julgam os donos da verdade e alguns acham que herdarão um reino no céu, não aceitam divergências e normalmente tem líderes. Não descobriram que seus ganidos são ignorados pela natureza e continuam tentando provar o improvável .Não obstante existem aqueles que, apesar de viverem na mesma sociedade, não exercitam seu lado primata, tem filosofias únicas e raramente são maus. Mesmo sendo discriminados, perseguidos ou castigados dão contribuições substanciais através de suas experiências ponderáveis para várias ciências.
A raça humana continua incentivada a reproduzir párias em progressão geométrica e se organizam em bandos praticando infanticídios, assassinatos, seqüestros, estupros, assaltos e outras barbaridades que os Bonobos abominam. Odeio bandos, odeio manadas, odeio miríades e nem guilda eu freqüento por desconhecimento. Parte do meu intelecto teme o pluralismo de um lado só. Já os indivíduos na sua singularidade me interessam. Não sou anti-social mas minha confraria se resume em poucos dígitos.
Posso até ter um lado primata, mas a outra parte é conservadora. Pode?... Pois é.

Comentários

Guiomar Barba disse…
Altamirando,

Olha a sua política! kkkkkkkkkkk

"Não fui criado à imagem e semelhança de ninguém, nem ficarei ao lado direito ou esquerdo de alguém por ter sido eleito ovino ou caprino.Sou uma ínfima parte desta evolução continuada, descoberta por Darwin, onde todos os seres vivos tem a mesma ameba como origem."

E donde veio a ameba? rsrs

Este ensaio vai ter calor kkkkkkkkk
Abraço.
Unknown disse…
Guiomar, procure um livro de biologia que lá explica.
Mariani Lima disse…
Altamirando! Vc por aqui tb!!!
Felizmente nunca estamos sozinhos. Há com certeza o bando dos "sem bando" do qual vc faz parte. O importante é ser aquilo que temos vocação para ser. Uns acreditam ser filhos de Deus, outros uma ameba melhorada rs... (brincadeirinha...briga não!) rs.... Eu aqui que tive uma gravidez psicológica no natal, lembra? rs...
Um abraço!!!
Eduardo Medeiros disse…
parabéns pela estréia nessa confraria, espero que nossa convivência seja longa, até que as ironias, a religião, a política nos separe....kkkkkk

somos todos filhos da mesma ameba que nunca se contentou em ser apenas o que deveria ter sido.
Aos confraternos, esta foi minha primeira postagem como membro da C.P.F.G. que aceitei com prazer e tentei mostrar, um pouco, minha personalidade ávida por conhecimento. Porisso a imagem de contestador, irreverente ou irônico.
Eduardo Medeiros, obrigado.
Mariane Lima, nunca estamos sozinhos e prefiro acreditar que sou uma ameba evluída. Pelo menos a ameba não prega a perfeição.
Gabriel Nagib, vai uma dica: "Isto é biologia" de Ernst Mayr.
Guiomar Barba, para você concordar: E Deus criou a ameba e viu que era bom, deixou que ela evoluisse...
guiomar barba disse…
Gabriel, eu ví que tem classes de amebas diferentes, assim que não sei de qual nós viemos... rsrs

Altamirando, eu num entendo mesmo dessas coisas, procurei o Ernst, mas não falava especifiamente sobre o que eu queria e não dá para ler tanta coisa de vez.
Por favor me explique isto:

http://www.youtube.com/watch_popup?v=fWoNu5n2_Tw&vq=small#t=12

Gostaria da opinião da confraria sobre este vídeo. OK?
Beijão amebas evoluidas kkkkkkkkkk Sem gozação.
Eduardo Medeiros disse…
gui, gui, tu tá catucando anjo mau com vara curta...(quem lê entenda). daqui a pouco ele aparece e vai te dizer que hoje já existe um neodarwinismo, ou seja, uma evolução do darwinismo antigo e obsoleto; o neodarwinismo explica direitinho esse negócio de complexidade irredutível.

"meia asa é melhor do que uma asa inteira" Richard Dawikns

espera...

poxa, gui, isso poderia virar uma postagem, senão vai sair muito do texto do alta...
Unknown disse…
Guiomar, favor passar o link de alguma publicação científica que explique por quê há complexidades irredutíveis, e prove isso.

Uma dica: vc não vai achar, pq criacionista não sabe publicar artigo científico.

AH, e essa historinha de irredutibilidade já foi a muito refutada, basta estudar um pouquinho de biologia.

Então, por favor, sobre deuses e filosofias há muito a se debater, mas sobre Evolução, não o faça sem estudar o mínimo, ok?
Guiomar Barba, com prazer, explicarei sobre as amebas. Aguarde, pois estou fora de casa.
Você coloca o vídeo de uma avó evolucionista contando uma historinha de ninar para sua netinha bem mais evoluída, cientificamente, mais bem informada, com mais conhecimentos e não dá chance alguma para Deus. O vídeo não atingiu seu propósito; reiterar o criacionismo.
Nem todas as amebas evoluíram, algumas não merecem beijos.(Sem gozação).He,he,he...Nem duplo sentido.
Guiomar Barba disse…
Gabi anjo sem asa, você não leu meu comentário para Altamiro? Se eu soubesse não tava perguntando né? Eu sou uma evolução atrofiada das amebas. rsrs Vamos descontrair?
Beijão amigo.
Guiomar Barba disse…
Edu, eu me garanto com você tá? kkkkkkkkkkk
Realmente, eu não estou nem com cabeça, bem vocês já sabem meu problema, para estudar mesmo esta tá de evolução, mas estou me divertindo à bessa com a história da evolução de algumas amebinhas que resolveram virar humanos. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Beijos.
Guiomar Barba disse…
kkkkkkkk Te espero amigo Altamirando. Que volte em paz. Abraço.
Levi B. Santos disse…
"Vinde a mim todas vós amebas, que estais cansadas e oprimidas, e eu vos aliviarei"

(frase de um homem-deus evoluído)

P.S.: Se o apóstolo Paulo considerou-se esterco; Kafka metamorfoseou-se numa barata. Por que nós aqui da confraria não podemos ser as amebas rebeldes de Javé? (rsrs)
Eduardo Medeiros, não necessita falar em neodarwinismo pois Darwin foi só o precursor do tema e ele não explica a complexidade irredutível, quem explica é a biologia pós Darwin através de vários autores.
Guiomar Barba, estas amebinhas, devem ter sido criadas(acredito) há mais de 150 milhões de anos pelo DI. He,he,he..
Como disse João Paulo ll: Se houve um "Big bang", com certeza foi Deus quem riscou o palito.
Aos incrédulos, leiam Êxodo 7:10 e se interam da complexidade irredutível vegetal e/ou animal.
Cada um acredita no que quer.
Abraços.
Guiomar Barba disse…
Levi, você me fez gargalhar enquanto meu coração chora de saudade do maridão. Valeu amigo.
Beijos.
Eduardo Medeiros disse…
já discutimos muito sobre evolução por aqui. a maior prova que viemos das amebas e que até hoje existem tantas delas por aí andando e falando...

mas uma coisa tem que ficar claro:

a narrativa criacionista do gênesis é um mito, é poesia, é teologia e espiritualidade e não ciência;

a evolução é ciência mas está bem longe de explicar algumas lacunas pendendes. para todo o resto a explicação é o acaso. a evolução não prova que deus não existe(e nem era essa a intenção de darwin); não vejo nenhuma incompatibilidade entre fé em deus e fé na seleção natural.

acho que vou escrever a próxima postagem sobre o filósofo henri bergson que disse que

"o presente não contém nada mais que o passado, e o que encontramos no efeito já estava na causa"

alta, eu falei em neodarwinismo exatamente pelo que você citou sobre darwin;

levi, gostei do novo epípeto:

as amebas rebeldes de javé....ótimo!
Pois é, Eduardo Medeiros eu entendi sua colocação mas não quiz puxar "parte" do assunto para este "lado", tanto no texto quanto nos comentários.Pensei que a foto causaria mais motivos para discussão que o texto. Pena que esta "parte" descambou para o outro "lado".Mas valeu!...
Abraços.
Guiomar Barba disse…
Altamirando, agora falando sério. O homem é composto dos mesmos elementos da terra ou não? Tu és pó e ao pó tornarás...

"Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado"

Qual a origem do universo e do seu aquecimento?

Bom, agora estamos as voltas com o aquecimento global. Pedro fala que os elementos se desfarão abrasados, desejo que seja apenas uma figura...

Não sei o que tem haver as serpentes dos encantadores do Egito com as amebas, talvez o mesmo que o vermezinho de Jacó... rsrs

Eu acredito naquilo que tem sido verdade em minha vida.
Abraço.
Guiomar Barba, todos os organismos vivos,sejam vegetais ou animais, são compostos dos mesmos elementos. Não é atôa que temos 95% do DNA igual ao das bananas e alguns de nós somos tão parecidos.Eu, por exemplo.Tudo vira adubo.
Eu também gostaria de saber a origem do universo, só não aceito mentiras deslavadas.
As serpentes dos encantadores do Egito e dos macumbeiros de Moisés são animais oriundos de vegetais. Para você ver como é fácil a complexidade irredutível. Tá na Bíblia. He,he,he..
Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
voltando ao texto do alta:

"Não sou fundamentalista, não faço parte de torcidas, não entro em filas para receber e muito menos para pagar. Sou agnóstico, apartidário, não pertenço a nenhum tipo de manada e ninguém me apascenta"

se não é fundamentalista é o quê? liberal, neoliberal ou pós-liberal?

não torce nem para o brasil em copa do mundo??

é agnóstico? é porque não é ateu?

não pertence a nenhuma manada? esta confraria virou uma manada de amebas rebeldes de javé...

ninguém de apascenta? é você, gosta de apascentar?

responde aí,
Eduardo Medeiros, eu disse, no texto, que não ando em bandos, posso ter um lado primata mas sou conservador. Liberal,talvez. Não gosto de futebol,acho um esporte de delinqüentes. Aprenderam a jogar por preguiça ou incompetência de freqüentar escolas, os que se sobressaem e ganham fama, basta uma oportunidade para mostrar sua personalidade marginal. Precisa exemplos? São inúmeros. Não é que não acredito em nada. Não acredito é em tudo. Creio numa coisa de cada vez, e numa segunda apenas se esta de certa maneira descende da primeira. Acredito em duas coisas que não estejam juntas com a idéia de que em alguma parte deve haver uma terceira oculta que as integram. A pecha de ateu é dada para quem não acredita em Deus. Pode ser, tá incluso.
Procedo de maneira míope, metódico e não arrisco horizontes. A incredulidade não exclui a curiosidade, corrobora-a. Deduzo que daí nasce a inteligência.
Não pertenço a manadas e não considero a C.P.F.G. um curral nem uma gaiola como sugere o título. Se tornar, aciono minha invisibilidade.
Abraços
Hubner Braz disse…
Altamirando, primeiramente quero parabenizar pelo belo texto.

E em segundo, estou impressionado por permanecer em segundo nos top comentários. Kkkk

E em terceiro, quero destacar está parte do seu texto: "Grande número de indivíduos que se julgam exemplares da raça humana formam grupos, ora políticos, ora religiosos, procurando igualdades no comportamento, no ideal e na filosofia tanto para o bem quanto para o mal. Se julgam os donos da verdade e alguns acham que herdarão um reino no céu, não aceitam divergências e normalmente tem líderes."

Os indivíduos têm julgado a si só, como uma raça única e ao mesmo tempo diferente de outras raças, existe a famosa raça ariana, a raça judia, a raça anglosaxonica e a nova raça que é a raça sanguinea e exclusivista de cristo.

E está ultima raça é a mais preconceituosa do mndo e nem tanto radical como a ariana. Desta raça eu estou longe.

Entre o lado ou a parte, o que tem de comum em tudo isso, é que, sempre os que estão de lado ou a parte, acabam se encontrando pelas arestas.

Peço descupas das altas horas que entro é que cheguei agora do serviço.... Sabe como é...

Depois voltarei... (hubilianamente falando, kkkk)
Levi B. Santos disse…
Altamirando e Eduardo.


Tem uma coisa na Bíblia que admiro: "O de que não podemos dizer sou o que sou (um caráter do divino).

Como quem anda em fila indiana: estamos sempre olhando o outro pelas costas.
E, nesse eterno caminhar, como errantes, nunca somos, sempre estamos.

Hoje, estou ateu. Ôntem estava teísta, e por aí vai. Estando sempre sem "ser", mesmo desejando "ser".

Por isso, que se diz que o povo judeu não tem pátria, para não se prender a fixidez do EU SOU. Ele ora está ali, ora acolá. Ao viver sempre em movimento, nunca poderá ser o ser que deseja ser, pois o amanhã não lhe pertence.

Não sei se vocês entenderam meus devaneios filosóficos, que foi mais nos sentido de esclarecer que em algum lugar estamos sem o imutável conceito fixo do "sou o que sou".

Sabemos que temos uma parte de nossa psique, denominada inconsciente, que independentemente de nossa vontade, influi em nossas ações e racionalizações e, às vezes, nos prega peça, fazendo com que bebamos da água que nunca tínhamos pensado em beber.

Assim, nos comportamos todos nós, homens racionais diante do absurdo do nosso lado irracional.
Hubner Brás, Uso o termo raça humana no sentido de diferenciá-la da asinina, primata ou canina. Dentro da espécie humana não existe divisões, o ser humano não é um conjunto de raças diferentes. Ariano, americano, esquimó, indígena, africano, japonês e indiano não são raças diferentes, são espécies com cultura e costumes diferentes mas têem a mesma ameba como origem.
Nosso eu não é, nem masculino nem feminino, nem preto nem branco nem de qualquer outra cor. Ele simplesmente é. E os corpos que habitamos são trajes para os papéis que representamos durante a passagem por este cenário.O ponto de encontro não é pelas arestas, é sob o chão, traçados por minhocas e outos vermes.Te prepare.
Separando parte de comentários,deve dar uma postagem, vou pensar nisto.
Abraços.
Levi Bronzeado, é por aí, somos envolvidos na nossa própria existência. O que é certo hoje, pode não ser amanhã. Descobrirá com o tempo que os ambientes e as circunstâncias tem influência sobre nós mas somos os únicos responsáveis por nós mesmos e a melhor maneira de prever o futuro é criando-o, alguns conseguem, outros não. Continuam tangidos como gado.
Abraços.
Levi B. Santos disse…
Ô Altamirando


Só para desopilar.

No fundo no fundo, a Bíblia, filosoficamente falando, é mais evolucionista do que criacionista, e a teoria da "ameba primeva" tem sua razão de ser, na metáfora grega transportada por João para o prólogo de seu evangelho, o qual poderia ser assim lido, hoje:

"No princípio era a AMEBA, a AMEBA estava com Deus, e a AMEBA era Deus .

Ela estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas através dela, e sem ela nada do que foi feito se fez.

(Tradução moderna do evangelho de João 1: 1 à 2)

PENSE NISTO (rsrs)
Levi Bronzeado cuidado, você pode causar um estouro da boiada ao dizer que seu Deus é uma ameba.Ele não foi evoluído de uma ameba, surgiu 160 milhões de anos depois. He,he.....
Fique com ele.
Eduardo Medeiros disse…
o que o levi disse pode ser ilustrado com a balada do lulu:

"nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa, tudo mesmo passará..."

eita, baladinha boa...

agora, o alta chamar um pelé ou um tostão de deliquente é o cúmulo do absurdo da hipérbole metafórica mal aplicada...!!!!!

levi, precisamos rever a presença de um herege futebolístico em nosso meio...

como já dizia o filósofo:

quem não gosta de samba
bom sujeito não é
é ruim da cabeça ou doente do pé...

parafraseando:

quem não gosta de futebol
bom sujeito não é
com certeza é ruim da cabeça
e pereba do pé...

kkkkkkk

"sou tricolor de coração, sou do clube tantas vezes campeão..."
Eduardo Medeiros. Não citei nomes quando afirmei que futebol é esporte para delinqüentes.Toda regra tem excessão. Existe no meio algumas personalidade como Sócrates. Algumas pessoas que por só morar no morro,são taxados de bandidos, nem porisso . E quando o assunto for futebol, me poupem Ouço sobre futebol no jornal da Globo. Como escândalo isto me basta.
Fique à vontade para rever a presença do herege futebolistico.
Agora vou explicar para você o que acho de futebol: Quando nossas mulheres vâo para a Europa fazer turismo, elas são taxadas de prostitutas e discriminadas acintosamente, mesmo ostentando poder.Quando vamos visitar qualquer país europeu, o comércio se precave contra nossa visita. Somos considerados ladrões de bijuterias. Somos vistos como cidadãos de segunda categoria. Nos tornamos conhecidos lá fora através do futebol e da prostituição disseminada através de nossa própria propaganda. Eu não sou contra o esporte mas o governo mantém um programa na intenção de integrar o jovem delinqüente à sociedade através do esporte e não, da educação.Isto eu acho errado.Na primeira oportunidade ele mostra sua verdadeira personalidade. Esporte não é cultura.
Por outro lado, a Royal Society, que é a mais antiga sociedade científica do mundo e congrega mais de 70 laureados Nobel, tem como confraternos alguns cientistas Brasileiros.No LHC e CERN existem cerca de 1800 cientistas e dentre eles, um numero elevado de Brasileiros.
A NASA também serve de exemplo. Na Universidade de Göttinghan, a mesma de Einstein, existem tupiniquins conceituados e 99% de Brasileiros não sabem disto, cultuam o futebol, a prostituição e o "se dar bem" recebendo o pão e o circo. O produto de importação Brasileiro mais conhecido na Europa é o turismo sexual no nordeste e o carnaval no Rio. O produto de exportação é o jogador de futebol analfabeto.
Me conteste se tem argumentos.
A mim me basta.
Abraços...
Guiomar Barba, como eu havia prometido.
As amebas são protozoários unicelulares e microscópicos sem forma definida que sobrevivem em ambientes umidos, se alimentam de bactérias e outros protozoários mas alguns são parasitas e de reprodução assexuada. Seu corpo é formado por um protoplasma que envolve o núcleo. Este animal possui pseudópodes(falsos pés) para se alimentar e locomover.As amebas facilmente se transformam em cistos quando o meio lhe é desfavorável.A espécie Carioblasta é um tipo de ameba que apresenta menor complexidade em seu corpúsculo basal pela ausência de mitocôndrias e é considerado o protista atual mais primitivo. Sua origem remonta ao período de formação do nosso planeta. Por estes e outros motivos a alusão hipotética da nossa evolução agregada à ameba. A alusão pode ser refutada mas a existência da ameba,não. Ao seu contágio, nós adquirimos uma infecção intestinal denominada de amebíase.
Que se combate com própolis, vitamina A e E e alho. Métodos de proteção;
a) Nunca beije uma ameba, (mesmo que evoluída)
b) Separe talheres e objetos pessoais de uso íntimo do da ameba.
c)Esvazie sempre o copinho da dentadura da ameba.
d)Não respire de boca aberta muito próximo da ameba.
Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
seus argumentos não têm um quê de racismo social, não? se muitos rapazes da periferia que ao invés de entrar para o crime por falta de oportunidade(e aí cabem todas as críticas possíveis aos nossos governantes)vencem na vida através do esporte eles continuam sendo deliquentes? só por que a maioria deles tem pouco estudo? e daí? nós temos curso superior e ronaldo tem só a sétima série. ele ganha milhões por ano. já agente...

não vou entrar aqui na discussão política e sociológica; só quero frizar que para mim é uma besteira você taxar jogador de futebol na sua maioria como deliquente.

o esporte é sim, um meio eficaz de mudar maus hábitos e mudar a cabeça de jovens que estão expostos ao crime e à droga. e pelo que eu conheço, muitos deles depois que ficam famosos, dão sua contribuição à sociedade com projetos sociais: cafu, leonardo, raí, jorginho...e tantos outros anônimos. e nesses projetos, o estudo sempre é enfatizado como condição para continuar jogando.

então, posso até entender a sua crítica mas ela é, em minha opinião, reducionista demais.
Anônimo disse…
Amigo ALTAMIRANDO,

Que texto maravilhoso, começou muito bem!! Parabéns e seja muito bem-vindo nesta confraria de amebas revoltadas como disse o amigo Edu..rsss..

Enalteço este fragmento inicial:

"“Não ser parte” está longe de não ter lado. Tenho meu lado e sou parte de mim mesmo".

Maravilhoso..não ter parte, não quer dizer que não tenhamos a nossa própria escolha.

O mundo se tornou tão opcional, e tão repleto de várias alternativas, pois os seres demon~straram que cada um possui a sua própria escolha...através das suas próprias liberdades.

Esta imagem me lembrou a divisão do mar vermelho, mas me fez reletir em tempo sobre os dois lados que sempre temos em nossas vidas..que são o lado ISTO ou AQUILO.

Se compramos um doce, ficamos sem o dinheiro...e se ficamos com o dinheiro, passamos vontade do doce, não é assim?!

E hoje no cristianismo existe um quê de divisões, e a sociedade têm um quê de pré-conceitos porque uns crêem e outros não, porque uns vão à igreja e outros não...

Mas fico com você: "Tenho meu lado e sou parte de mim mesmo".

Sem racismos, preconceitos, exclusões e indiferenças...tudo é saudável.

Beijos e desculpem-me a ausência!!
Eduardo Medeiros.Está mais para indignação do que racismo.Mesmo você não entendendo o meu conceito, me deu a resposta esperada.
Os jovens da periferia "das grandes cidades" só tem dois caminhos; ou entam para a marginalidade ou aprendem a jogar futebol. 99.9% na primeira hipótese e 0,1% na segunda. Rateia o que ganha os 0,1% pelos outros e todos continuarão na mesma merda.É o "ter".
A sociedade tem meios para mudar isto mas parece anestesiada pela preguiça.Se acomodou com o pão e o circo. A minha crítica é mais generalizada e abrangente do que você possa imaginar.Se o sucesso é dinheiro, o traficante rico seria um bom exemplo. A minha sociedade (família, amigos e parceiros) valoriza o "ser". A diferênça é gritante.Citar jogador de futebol como exemplo de sucesso é o mesmo que colocar ouro em focinho de porco.
Me dê numeros.Quantos jovens sabem a diferença entre um penico e um capacete? Quantos conhecem um vaso sanitário? Quantos usam talheres? Qual deles tem na família, um membro que usou um terno? Quantos deles tem o nome do pai no registro de nascimento?
O esporte sozinho não vai consertar isto.
Mas este é o nosso melhor produto para exportação. Não culpe o governo, ele faz parte do colápso.
Me fiz entender?
Abraços.
Paulinha, obrigado pelos conceitos,infla o ego.
"Confraternos", ops! o assunto não deveria ser futebol.
Abraços.
Levi B. Santos disse…
Já que o diálogo descambou para o lado do futebol, e ainda triste por meu Fluminense ter perdido ontem, quando foi garfado vergonhosamente por um injusto juiz, vou reproduzir uma artigo, que versa sobre o “porquê” de 99% dos meninos gostarem de BOLA:

" 'Futebol é coisa de homem' pode não ser uma afirmação tão machista. O fato de meninos gostarem de brincar de bola é geralmente visto mais como questão cultural do que biológica, mas isso pode começar a mudar. Um estudo conduzido na A&M University, no Texas, indica que a preferência dos garotos pode estar relacionada às doses de hormônios que recebem antes do nascimento e nos primeiros meses de vida.

A pesquisa, publicada na revista NewScientist, afirma que meninos que foram mais expostos a testosterona no útero materno demonstraram preferência maior por bola quando submetidos à escolha “bola ou boneca?”. Naqueles que apresentaram maior concentração desse hormônio durante a infância, houve uma opção maior por brincadeiras em grupo. Se a testosterona pode ajudar a criar um mini-boleiro, o inverso não é verdade. No caso das meninas, o estudo não encontrou indícios de que a preferência por bonecas seja influenciada pelo hormônio feminino, o estrógeno”



Link da fonte:

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI115123-17770,00-HORMONIO+AJUDA+MENINO+A+GOSTAR+MAIS+DE+BOLA.html
guiomar barba disse…
Qual foi mesmo o jogador que confrontado por algum jornalista por falar errado, respondeu: "Eu ganho dinheiro com os pés e não com a boca"? kkkkkkkkkkk
guiomar barba disse…
Altamirando, obrigada pela aula sobre a origem da ameba, apesar que eu já havia lido sobre as origens,já fui vítima delas. Eu queria mesmo era saber sobre a evolução delas até ao ponto de usarem dentadura, óculos, peruca, etc. Graças a Deus, para isto você não tem argumento. rsrs Não se preocupe que meus beijos são bem direcionados, nessa boca não tem dentadura removível, nem bafo de onça, etc
Abraço.
Eduardo Medeiros disse…
altamirando, eu creio que entendi sim a sua crítica e ela é verdadeira. até certo ponto...continuo achando que o futebol(e o esporte em geral) é uma caminho legítimo não somente para favelados mas também para os quase favelados e favelados chiques. não considero jogador de futebol deliquente.

não é preciso dizer que a educação neste país é uma merda. e ainda querem que este nosso brasil varonil entre no primeiro mundo...

mas como dizia o filósofo, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa...rssss
Eduardo Medeiros disse…
levi, muito interessante este estudo, heim? gosto de futebol desde molequinho; já fui bom de bola um dia, mas meu talento foi sufocado pela "lei dos crentes" que decretava que jogar bola era coisa de mundano...kkkkkkkk

trocando de assunto: cadê a outra metade da confraria que não tiveram nem a decência e fineze de vim dar as boas vindas tanto ao altamirando quanto ao rodrigo?
Eduardo Medeiros disse…
acrescentado o blog do altamirando "o lado e a parte" nos blogues pensantes. posso postar amanhã comandanta?
Levi B. Santos disse…
Vá lá que sejamos hereges, satíricos, céticos, etc, mas mal educados, a ponto de não dar as boas vindas aos nobres estreantes, é demais. Fora da Gaiola não significa estar por fora do que se publica aqui.

Eduardo, prepara o teu cardápio e põe na mesa, amanhã. Espero que a maioria apareça, pelo menos para dizer se gostou ou não da comida.
Como diz o Levi, "Só para desopilar".
Toda verdade passa por três estágios. Primeiro, ela é ridicularizada. Segundo, é violentamente combatida. Terceiro, é aceita como auto-evidente.
O criacionismo está há 2000 anos passando pelos dois primeiros estágios, simultaneamente, sem perspectiva de atingir o primeiro.