Aprendizado no descobrimento

  • Após algum tempo você perceberá as diferenças entre ter nascido e ser parido, ser criado ou ser tratado, ser conduzido ou ser tangido. Aprenderá que a escola existe para nos nutrir de conhecimentos e não de alimentos. Descobrirá que beijos não são contratos e presentes não são promessas. Aprenderá a construir sua estrada no hoje porque o terreno acidentado do amanhã é incerto demais para os planos e o futuro tem o costume de cair em meio aos vãos.
  • Com o tempo você irá descobrir que o sol queima com o tempo. Descobrirá que pode fazer coisas num instante das quais poderá se arrepender pelo resto da vida. Aprenderá que se leva anos para adquirir confiança e segundos para perdê-la. Descobrirá com o tempo que a simplicidade, também, é uma virtude. Aprenderá que os ambientes e as circunstâncias tem influências sobre nós mas somos os únicos responsáveis por nós mesmos. Descobrirá que não temos que mudar de amigos se percebermos que os amigos mudam. Descobrirá que levará muito tempo para se tornar a pessoa que você quer ser e que esse tempo é muito curto. Descobrirá que algumas vezes a pessoa que você esperava que o chutasse quando você caísse seria umas das poucas que o ajudaria a levantar. Aprenderá que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não para e nem espera que você o concerte. Aprenderá que o tempo não é algo que possa retroceder. Descobrirá que sua vida será um eterno e constante aprendizado e começará a aceitar suas derrotas de cabeça erguida.  Aprenderá que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. Seria uma tragédia se ela acreditasse. Aprenda a cultivar bem o seu sonho. É preferível morrer com ele a deixar que ele morra sozinho. Aprenderá com o tempo que você não descobriu nada não inventou nada e tudo que atribuiu ser de sua criação, alguém já havia feito antes. Inclusive sua opinião.                                                          

Comentários

Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, com o tempo eu vou aprendendo que não se deve ler e escrever em mach 5...

teu texto parece ter saído das páginas dos livros de sabedoria bíblicos(mas em versão século 21) com seus aforismos curtos e que apontam um caminho para se seguir na vida.

na vida, nunca paramos de aprender e sairemos dela sem ao menos conhecer uma ínfima parte de todos seus significados e nuances.

"Aprenderá que os ambientes e as circunstâncias tem influências sobre nós mas somos os únicos responsáveis por nós mesmos."

você acredita que realmente as pessoas em qualquer situação ou meio são capazes de ir contra a maré das opressões sociais, econômicas e politicas?
Levi B. Santos disse…
Bom ensaio. Boa reflexão.


“...Aprenderá que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens. Seria uma tragédia se ela acreditasse.” (Miranda)

A predominância da função dos pais fica ligada à nossa memória, e se exterioriza nos SONHOS, nas artes, na poesia, na escrita e em tudo que é linguagem. Viver é reconhecer que somos veículos de um emaranhado de afetos, cujos ecos aparecem de uma forma figurada no vasto oceano dos símbolos. Só se consegue TRANSCENDER aos tempos da casta ternura quando não se amordaça o desejo infantil de unir-se, de religar-se para poder caminhar.

“Descobrirá que sua vida será um eterno e constante aprendizado e começará a aceitar suas derrotas de cabeça erguida.” ( Miranda)


Marco Aurélio, em seu livro Meditações, VIII - pag. 36, já dizia:

“Não sonhes com todas as coisas dolorosas que provavelmente te aconteceram, mas, a cada momento presente, pergunta: o que há de insuportável e de irreversível neste acontecimento? Lembra-te então de que não é nem o passado nem o futuro, mas o presente que pesa sobre ti. Pequena é, pois, na verdade, a extensão da vida”.
Marcio Alves disse…
MIRANDINHA

Deixa-me tentar entender ou adivinhar sua sacada magistral e bem sarcástica....


Você colocou um texto de Shakespeare, apenas mudando o final, escrevendo uma frase sua, onde você diz que:

“Aprenderá com o tempo que você não descobriu nada não inventou nada e tudo que atribuiu ser de sua criação, alguém já havia feito antes. Inclusive sua opinião”


Querendo dizer mais ou menos assim:

“Seus bandos de trouxas, vocês ficam discutindo ai, perdendo o tempo valioso de vocês numa disputa querendo ver quem de vocês tem o “pau maior” (a tão sonhada “VERDADE”), sendo que no fundo todos vocês não passam de imitadores das “verdades” alheias, querendo possuir a verdade maior que a do outro, e já que é assim, que diferença faz, eu escrever um texto ou colar de outro autor, no fundo no fundo, não passamos de apenas “Xerox” ou uma “esponja” (como dizem os defensores do meio como influenciação e determinação do sujeito para ele ser quem ele é ou chegará a ser) que pensa os pensamentos do outros, sendo limitado pelo meio?” (parafrase minha, porém idéia do autor da postagem mirandinha rsrs)


Acertei ou passei longe desta sua feroz critica, porém nua e crua como a “verdade” que dói? Rsrsrs


Neste sentido o padre Antonio Vieira estaria corretíssimo em sua afirmação, quando diz que: “A originalidade consiste em esconder as verdadeiras fontes!”.


Diante disto então, fica a principal pergunta: “Nós realmente pensamos o que pensamos ou só achamos que pensamos o que pensamos, pois até o próprio pensar faz parte da invenção humana?

(Se realmente for isto, eu tiro meu chapéu para você, pois sua critica atingiu o ponto nevrálgico de todo debate, indo além da mera superfície da razão, pois seria a essência humana não racional, mas esta por sua vez apreendida? Vide o filme “o enigma de kasparhaus”)


Abraços ao novo herdeiro de “ZIONS” e substituto do “JULIO CEZAR” kkkkkkkkkk

Falar nisto, por onde anda o guerreiro de ZIONS, EVALDO WALKERS? Rsrsrsrs
Interessante é que nem os 969 anos do mitológico Matusalém são suficientes para que uma pessoa conheça tudo a respeito da vida.

Sem querer entrar na questão reencarnacionista (hipótese que seria irrelevante para esta reflexão), o certo é que, com todo o aprendizado que vamos acumulando durante a nossa existência, nunca é o suficiente e os erros cometidos no passado podem ser novamente cometidos nos dias atuais.

Conhecer a história (pessoal e da humanidade), bem como respeitarmos a sabedoria dos ancestrais são práticas fundamentais. Porém, mais importante é o homem estudar e criar uma consciência histórica, o que exige um despertamento para ouvir.

"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR" (Devarim 6.4; ARA)

O termo hebraico 'nishmá' (ouviremos) tem um sentido muito mais de "estudaremos" do que de "escutaremos".

Assim, se queremos aproveitar melhor o tempo e vermos dias felizes, devemos atender ao que a instrução da Vida ensina.

Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, será que o marcinho-novo-ateu-deslumbrado pescou mais uma ironia mirandiana????

se é o que o marcinho disse, tiro também meu chapéu para a construção literária-filosófica que você fez.

"nós somos todos os que vieram antes de nós." (willian césar sheakespeare medeiros de jesus)
Edu, meu caro.

É muito grande a velocidade para ser um leitura dinâmica.
Acredito, sim. Você pode fazer a diferênça saltando com o arreio, não aceitando a carga. O índio não aceitou a escravidão.
Caro Levi,

Na verdade somos papel carbono. Copiamos a escrita, o comportamento, a religião e copiamos nossos pais como iremos ser copiados. Somos o plágio melhorado ou não.
Márcio Alves,

Você lê nas entrelinhas, mas sem ofender aos confraternos. Não tive a intenção. Usei de honestidade subentendida para desenhar citações da postagem anterior.
Não necessito citar autores, pois tudo que escrevo ou digo já foi escrito ou dito por alguém. Minha formação moral, intelectual, filosófica, política ou religiosa foi extraída desta plêiade de informantes ao longo da minha existência. Eu não inventei nada, não escrevi nada e nem disse nada que já não fôsse conhecido. A diferênça está na fonte de informações, que para mim tem que ser refutável, honesta e fidedigna. Somos manobrados pela bunda igual canoas, até nosso pensamento é induzido.
Em parte você acertou. Só o propósito.

"A verdade de uns, é a mentira de outros".
Rodrigo,

Quando acumulamos aprendizado, filtramos os erros e os acertos. Aprendemos tanto com as vitórias quanto com as derrotas. Repetir erro é burrice.

Quanto maior nossa capacidade de aprender, maior será nossa capacidade de ensinar. (Quem disse?)
Edu, meu caro.

O márcio entendeu minhas citações anteriores, foi só isto. Mas será que foi o único?

"nós somos todos os que vieram antes de nós."
Propositadamente, você deu uma guinada de 360º.
He, he, he...
Márcio Alves,
Em tempo: Se você observar, encontrará outras frases que não são da autoria de Sheakespeare, mas podem ser de outros, assim como nenhuma destas letras é de minha autoria. Pois, pois...
Levi B. Santos disse…
Caros confrades


Todos nós sofremos da “síndrome da influência”, ou seja, estamos sempre reciclando pensamentos pensados dos nossos antepassados.

Harold Bloom, em seu livro “A Angústia da Influência” discorre sobre a questão da influência literária. Ele chega a dizer que por mais clássica e “única” que seja a obra, ela sempre deixa traços de outros escritores que vieram antes. As peças de Shakespeare, por exemplo, tinham um forte componente (versão italianizada) das obras de Sêneca.
"Quando acumulamos aprendizado, filtramos os erros e os acertos. Aprendemos tanto com as vitórias quanto com as derrotas. Repetir erro é burrice."


Olá, Altamirando!

Concordo com o que colocou. Mas aí eu pergunto, que tipo de aprendizado se refere? O conteúdo informativo ou a experiência prática da vida?

Será que a capacidade de aprender e deixar de repetir os erros não varia de pessoa pra pessoa?

Gosto muito da leitura de Cohélet (Eclesiastes) onde o autor nos mostra que devemos nos alegrar com a nossa porção e que a alegria não tem sentido só com a aquisição de bens materiais.

Geralmente as sinagogas lêem Cohélet no Chol Hamoed de Sucót, que é considerado uma época de alegria quando os celeiros dos israelitas ficavam abarrotados de colheitas. Porém, tal alegria podia tornar-se alienante a ponto de fazer o homem se esquecer das outras dimensões da vida.

Assim, entendo que não devemos colocar sentido nas coisas e sim na própria Vida, pois afinal o nosso contínuo labor torna-se fútil quando o nosso objetivo passa a ser triunfar naquilo que está sob o sol. É o que ensina o Talmud.

Que não nos deixemos cegar pela luminosidade do sol!

Abraços.
Medite também nisto!

O zero é a princípio um algarismo sem valor, caso fique isolado. Porém, quando passa a ser precedido por qualquer um outro algarismo, multiplica-o por dez.

Será que o mesmo não podemos dizer acerca dos nossos propósitos de vida quando sao dirigidos apenas para o nosso próprio proveito?
Hubner Braz disse…
Nos somos a copia da copia! #Sera?
guiomar barba disse…
Ola voltei altamirando. Creio que já havia lido este texto de Shakespeare, mas você termina com o sábio Salomão: "Há alguma coisa que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós. (Eclesiastes 1.10)

O lindo é que o belo sempre nos chega com cara de novo.
Abração amigão.
Caro Levi,
A influência por si só já é uma síndrome. Não só literária como ética, comportamental ou religiosa. Há sempre alguém copiando alguém nos bons e nos maus exemplos. Se Shakespeare copiava Sêneca que por sua vez copiava Platão,por quê não posso copiar Bruna Surfistinha? He, he, he...
Rodrigo,
Claro que a capacidade de aprender varia entre pessoas, porisso não existem muitos Einstein por aí. As fontes de informações poder ser teóricas ou práticas, tanto faz.
Você pode aprender muito com o Talmud e não se deixar enganar pela luminosidade do sol, enquanto eu, sem guia algum, posso aprender a olhar estrelas numa noite escura e nossas razões ou propósitos serem iguais.
Rodrigo,
Zero absoluto é um conceito no qual um corpo não contém energia alguma.Na física este zero é o valor determinado para o menor movimento possível das moléculas.
O tempo zero. Tudo que gira, gira em torno de um ponto, logo a terra tambem gira em torno de um que se denomina ponto zero e foi referenciado por Nikola Tesla por volta de 1920. Esta referencia de tempo sincronizada com a rotação da terra, é considerada uma referencia secundária de tempo zero. Ela é secundária porque a rotação da terra está inercialmente relacionada ao sistema solar que está inercialmente relacionado à galáxia, que por sua vez está ligada ao universo. O universo gira em torno do ponto zero.
Quero dizer a você que o zero tem valor e por mais que nossos propósitos estão à esquerda, eles empre têm valor.
Marinete disse…
OI, muuuito legal seu blog!
Visita o meu?!
bjoooos
Hubner,
Cópia da cópia é fazer perfume de esterco.
Nós somos a milionésima xérox da cópia e não adianta tentar imitar abelha, só ela transforma merda em mel. he, he, he..
Guiomar Barba,
Você foi abduzida, arrebatada ou seqüestrada?
Que bom que você voltou!..
Tudo novo é belo, lindo, desejável e funcional. He, he, he...
Eduardo Medeiros disse…
o quê????? copiar a bruna surfistinha? fala sério, mirandinha, você não tem talento e nem beleza para tanto...

mirandinha, grande sábio do zero absoluto, diga-me cá uma coisa. você vive repetindo que "eu, sem guia algum..." - o que você quer dizer exatamente com isso? não ter guia nenhum quer dizer que o que você conheceu e aprendeu de nada lhe serviu como guia? ou que você a partir do que conheceu até hoje fez seu próprio guia? mas como podemos ser nosso próprio guia se somos cópias de todos os nossos antepassados?
Edu, meu caro.

A beleza feminina da Bruna Surfistinha, he,he,he, claro que não tenho. Também não tenho talento para transcrever minhas experiênciae de prostituição e vender como cultura. Mesmo sabendo que há quem compre. Falei na Bruna como poderia ter falado no Tiririca. Gozei quem os copiam.
Até que enfim, você começou a me entender!...
De todos os filósofos, de todos os cientistas e de todos os ecumênicos lidos, criei minha heterose. Do conhecimento extraído de cada um deles eu formei minha própria personalidade, adquiri minha cultura. Quando digo que não tenho guia ou não tenho Deus, é porque individualmente nenhum deles me completa. Então fiz minha própia pigmentação e através do meu caleidoscópio os vejo como um arco-íris.
De todos os lidos eu copiei um pouquinho e isto me dá a sensação de individualidade.
ALtamirando,

Quando fiz a metáfora em relação ao zero sem estar precidido por números, quiz dizer que, viver sem um propósito que inclua o próximo, seria algo sem sentido como na Matemática.

Então, para que eu não me torne nulo em mim mesmo, devo colocar Deus e os meus irmãos dentro dos meus propósitos de vida. Não apenas a minha satisfação egoísta, entende?!

"Como aguilhões são as palavras dos sábios, como pregos bem fixados os dizeres dos mestres, como sentenças agrupadas que têm uma mesma origem. Escuta ainda, filho meu: escrever livros é tarefa sem fim, e muito estudo esgota a carne. E tendo tudo sido devidamente estudado, eis a conclusao final: Teme a Deus e guarda os Seus mandamentos, pois nisto consiste o dever do homem." (Eclesiastes 12.11-13; Sêfer)
A Terra não gira egoisticamente em torno de si. Ela sofre atrações e interações.

Há muitos outros movimentos do planeta além da sua rotação. Um deles, como aprendemos na escola, é a translação, onde a TErra gira em torno do sol.

Por sua vez, todos os movimentos da Terra servem para ornar propícia a vida dentro de sua atmosfera. E, com isto, a Terra gira harmonicamente louvando o seu Criador.
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, gostei da frase"... e isto me dá a sensação de individualidade..." - perfeito.

agora, o rodrigão, doutor advogado messiânico arrebentou na sua metáfora celeste!!!! valeu, rodrigo!

carlos, você é o próximo a postar. manda bala...
Rodrigo,

Tudo que gira é em torno ou dentro de algo maior. A terra gira em torno do sol que por sua vez gira dentro da Via Láctea, que por ser em forma espiralada, gira em torno de algo maior. O universo gira, não obstante se foi criado ou surgido do nada. É como uma carruagem que passa pela Via Ápia enquanto os cães ladram na rota da sêda. A terra gira sincronizada e em harmonia com o universo.
Edu, meu caro.
Esta sensação de individualidade não é ímpar. Outras pessoas que conheço também cultiva. São os que não são tangidos, não pertencem a rebanhos e mesmo copiando, mantém sua individualidade.
Marcio Alves disse…
ALGUÉM NÃO VAI POSTAR UM TEXTO NESTA BIROSCA NÃO?

Eu disse, (assim como o ISA, PAULINHA e outros) que este negocio de seguir a lista é furada....este blog precisa de dinamismo, e para isto, faz se necessário recorrer a publicação de postagens aleatórias do tipo quem tem um texto na ponta da agulha após 4 dias é só colocar!!!

Claro que não vale ser seguido.....

Mas o DUZINHO e outros querem assim, então fazer o que....as dengues agradecem a água parada nesta sala!!! (quem lê entenda!!!)

Abraços
Anônimo disse…
Apoiado!
Márcio Alves,

Por quê não você? Pode ser sua vez...
Isa, Paulinha e outros também disseram que a lista é furada, e onde estão os textos de quem reclama dela?
Ainda bem que existe dengue para agradecer água parada. Para mim, nem dengue dá em recipiente vasio. Eu entendi e é claro que coopero com a falta de conteúdo, mas e daí? Onde estão os intelectuais membros desta confraria?

Isaias,
Você apoia o quê?
Postagem aleatória para quem tem bala na agulha após o quarto dia ou a mesmicie religiosa estagnada na sala?
Então, que publique alguma coisa mais interessante.