PT Cogita Controle da Imprensa no Governo Dilma



“À medida que as diferenças entre o seu estilo e o de Lula foram sendo mostradas, como na série de demissões por suspeitas de corrupção no início do seu governo, o Palácio do Planalto avaliou o saldo como positivo. Entretanto, mais recentemente, quando os maus resultados da economia e a condição propagandeada de boa gestora da presidente passou a ser questionada, ela, segundo petistas com trânsito no Palácio do Planalto, irritou-se e cogitou retomar a proposta. Logo, porém, vieram pesquisas que lhe apontavam alta popularidade e aprovação e a presidente desistiu.
No Ministério das Comunicações, Paulo Bernardo segue os passos de Dilma, para ira dos petistas. Ele é alvo de críticas por sequer ter colocado o projeto de Franklin em consulta pública. Além disso, não tem o projeto como prioridade para este ano. A pasta concentra forças na formulação e implementação do Plano Nacional de Banda Larga 2.0, que tem o objetivo de promover a universalização do uso da internet no Brasil.
Relacionado à mídia, o ministério discute a modernização da legislação do setor com uma Lei Geral das Comunicações Eletrônicas, que, apesar de não ser prioridade pode ser encaminhada ao Congresso neste ano. O objetivo é regulamentar artigos da Constituição que até hoje não foram regulamentados. E aí é que a pretensão do governo atual de certa forma se encontra com a do governo anterior e os petistas veem uma possível brecha para levantar o assunto no Congresso. Para o ministério, porém, não haverá nada ali referente a controle de conteúdo. Apesar de todo interesse petista de ligar uma coisa a outra.
“De qualquer modo, o desejo de regulamentar esses artigos da Constituição é um ponto em comum entre os governos Lula e Dilma. “Não existe nada no nosso anteprojeto que não esteja previsto na Constituição. O anteprojeto, no fundamental, transforma em texto legal as diretrizes da Constituição. O marco regulatório é nada além nem aquém do que diz a Constituição”, afirma Franklin Martins. De acordo com ele, o processo de convergência de mídias é uma realidade e mais cedo ou mais tarde o governo terá de tratar dele. Caso contrário, o mercado o fará. “E quando o mercado decide, prevalece a lei do mais forte. O setor de telefonia fatura 13 vezes mais que o de radiofusão. Quanto mais tempo levar para regular, maior é a força deles de se impor nessa discussão.”Um ângulo da questão ao qual o debate no PT não é permeável, as conferências e reuniões nacionais tratam de controle”.
Franklin também garante que não há nada em seu projeto que censure a mídia. Mas por que então o Palácio do Planalto não avançou com a proposta? “A presidente Dilma e o Paulo Bernardo é que devem responder isso. Eu entreguei a nossa contribuição.”
Diante das incertezas quanto ao governo finalizar e apresentar um texto sobre o assunto, o PT elenca como uma das prioridades para este ano avançar em um projeto próprio de regulação da mídia a ser apresentado, já que nem o de Franklin encontra consenso dentro da legenda e o partido não tem nada finalizado para divulgar.
Nesse sentido, o próprio André Vargas relativiza seu papel nessa discussão diante de sua presença na Mesa Diretora da Câmara. “Não me iludo com um tema como esse. Isso para avançar dependeria muito mais da iniciativa do governo e da sociedade. Eu acho que minha presença na Mesa ajuda, mas não é só isso”, declarou.
***
[Caio Junqueira, do Valor Econômico]


FONTE: Observatório da Imprensa

Site da Imagem: nanihumor.com

Comentários

Caro Levi,

Eu abri a sala no momento da sua publicação mas aguardei um pouco para me desiludir de vez. Nenhum comentáro, nenhuma alusão. É triste, mas a C.P.F.G. está tão falida quanto o governo da Dilminha "Esperteza". Mesmo sem proibição alguma seus membros escafederam-se. Sendo que alguns, por desprezo, nem retiraram o nome da placa. Deixe que eu fecho a porta!
Levi B. Santos disse…
Essa comparação sua foi boa, Miranda

Tanto aqui na C.P.F.G quanto no governo Dilma, tem muitos ministros que não trabalham, apesar de seus nomes constarem no rol da equipe.

Como Dilma e seus ministros estão de férias no litoral da Bahia,
vamos torcer para que as férias da equipe do C.P.F.G. terminem antes de findar esse mês preguiçoso de janeiro de 2013.(rsrs)
Você não apagou a luz, Levi. Deixe que eu faço isto, pelo menos sua postagem não fica como lanterninha em número de comentátrios. EM MEMORIA da lista dos que não constam. Valeu!
Levi B. Santos disse…
Ainda bem, Miranda!

A C.P.F.G., fora de nossa gaiola, não está assim tão morta, como mostra o quadro de visualizações correspondente aos últimos sete dias:

Brasil
304
Rússia
273
Estados Unidos
138
Portugal
30
Alemanha
24
Ucrânia
15
Holanda
7
Espanha
3
Emirados Árabes Unidos
2
Reino Unido
2
Eduardo Medeiros disse…
Mirandinha,

pare com essa mania de de anunciar o funeral desta Confraria! como bem notou o Levi, este blog é muito bem visualizado e lido, pode ter certeza.

E quanto ao assunto, acho que não vai ter jeito mesmo: o PT vai fazer tudo para controlar a mídia(sob o disfarce de "controle social da mídia"). Vamos ver como reagirão os atingidos (todos nós) ou vamos ver se a alta popularidade de Lula-Dilma vai conseguir passar pela nossas goelas o que eles tanto querem. Esta é a democracia do PT.
Eduardo Medeiros disse…
ah, e devo dizer que estarei mesmo em marcha lenta este ano nos debates pois resolvi por em dia minhas leituras (a pilha é grande...) mas com certeza, não me ausentarei por completo daqui e de lá, pois não conseguiria ficar longe de vocês...
O que não deixa de ser um acalento.
Levi B. Santos disse…
Como só tem três comentando, a próxima postagem deverá ser de Miranda ou do Edu. Óbvio, não é?


Mas de uma hora para outra pode aparecer a alma penada de um dos que desapareceram e tascar um texto. (rsrs)
A vez é da alma penada, mesmo que seja por pena.
Eduardo Medeiros disse…
que a alma penada então se manifeste!!!!! hehhhhh