sexta-feira, 22 de maio de 2015

5 anos da Confraria



EM MARÇO PASSADO, este blog completou 5 anos no ar. Até agora, tivemos um total de 180.719 visualizações; São 293 textos publicados dos mais variados assuntos, da religião à política, passando por mitos, psicanálise, história, sociologia e literatura, tendo até aqui, 12.122 comentários que produziram boas e memoráveis discussões e "quebra-paus". 

Ao todo, 19 autores  já postaram no blog. Já não temos toda aquela dinâmica de comentários e de trocas de informações como no início, mas mesmo assim, o blog continua sendo bem visitado. 

Muitos dos autores originais já não publicam mais aqui. Ao que parece, o "evento facebook" deu um golpe, senão mortal, dolorido nos blogues que aos poucos, foram se transferindo para a rede social. Em maio do ano passado, LEVI BRONZEADO publicou um texto da colunista do jornal O Globo, Cora Ronai, sobre essa decadência dos blogues. (ver aqui). O confrade RODRIGO P. A. DA LUZ fez o seguinte comentário: 

"Galera, não podemos nos esquecer que ainda existem blogueiros e estes são muitos. Muitos abandonaram esse espaço, mas ainda há os que preferem os blogues do que o Feissebuque. Logo, vamos sair à caça dos novos escritores". 


É verdade, ainda há muitos blogueiros em atividade por aí. Então, vamos continuar insistindo neste trabalho que é o de compartilhamento de informação, cultura,  e uma forma também de reunir os amigos virtuais nessa "mesa de bar" blogueira. 

Em 4 de março de 2010, o confrade ISAÍAS MEDEIROS, um dos fundadores do blogue, publicou as aspirações da Confraria (ver aqui). Logo depois, passamos a buscar um lema que resumisse a cara do blogue. O confrade MARCIO ALVES nos deu boas e criativas sugestões. Segue: 

"Então vamos lá Isaías, vou sugerir alguns lemas meus: Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola: Para pensadores que pensam além da gaiola religiosa. Pensamentos para quem pensa além do horizonte. Para quem tem coragem de pensar além dos pensamentos engaiolados. Para pensadores heréticos. Para quem pensa além dos pensamentos óbvios... 

Como se vê, o desejo de pensar "fora da gaiola", fora dos padrões limitantes da ortodoxia teológica, era o nosso principal mote. Aos poucos, outros temas que não a religião e a teologia foram sendo incorporados e o blogue se enriqueceu ainda mais. 

A todos que já passaram por aqui e hoje já não publicam mais, como o Edson, o Márcio e o Isaías, confesso que sinto saudades de vocês por aqui, daquelas nossas discussões. Hoje nos esbarramos mais no...FACEBOOK!! (rs). Atualmente temos uma Trindade de postadores: Eduardo, Levi e Rodrigo, mas devo destacar, é o Rodrigo que mais tem postado por aqui nos últimos meses. Ele é um perseverante...

Então é isso. Feliz 5 anos de existência, Confraria, e até outros 5. É o que espero, já que tenho uma relação de carinho com este blogue, muito mais do que com os blogues pessoais que já criei. Esta Confraria deverá ficar aqui para a posteridade, para nossos filhos e netos lerem o que nós um dia pensamos, escrevemos e discutimos.








Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...