5 anos da Confraria



EM MARÇO PASSADO, este blog completou 5 anos no ar. Até agora, tivemos um total de 180.719 visualizações; São 293 textos publicados dos mais variados assuntos, da religião à política, passando por mitos, psicanálise, história, sociologia e literatura, tendo até aqui, 12.122 comentários que produziram boas e memoráveis discussões e "quebra-paus". 

Ao todo, 19 autores  já postaram no blog. Já não temos toda aquela dinâmica de comentários e de trocas de informações como no início, mas mesmo assim, o blog continua sendo bem visitado. 

Muitos dos autores originais já não publicam mais aqui. Ao que parece, o "evento facebook" deu um golpe, senão mortal, dolorido nos blogues que aos poucos, foram se transferindo para a rede social. Em maio do ano passado, LEVI BRONZEADO publicou um texto da colunista do jornal O Globo, Cora Ronai, sobre essa decadência dos blogues. (ver aqui). O confrade RODRIGO P. A. DA LUZ fez o seguinte comentário: 

"Galera, não podemos nos esquecer que ainda existem blogueiros e estes são muitos. Muitos abandonaram esse espaço, mas ainda há os que preferem os blogues do que o Feissebuque. Logo, vamos sair à caça dos novos escritores". 


É verdade, ainda há muitos blogueiros em atividade por aí. Então, vamos continuar insistindo neste trabalho que é o de compartilhamento de informação, cultura,  e uma forma também de reunir os amigos virtuais nessa "mesa de bar" blogueira. 

Em 4 de março de 2010, o confrade ISAÍAS MEDEIROS, um dos fundadores do blogue, publicou as aspirações da Confraria (ver aqui). Logo depois, passamos a buscar um lema que resumisse a cara do blogue. O confrade MARCIO ALVES nos deu boas e criativas sugestões. Segue: 

"Então vamos lá Isaías, vou sugerir alguns lemas meus: Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola: Para pensadores que pensam além da gaiola religiosa. Pensamentos para quem pensa além do horizonte. Para quem tem coragem de pensar além dos pensamentos engaiolados. Para pensadores heréticos. Para quem pensa além dos pensamentos óbvios... 

Como se vê, o desejo de pensar "fora da gaiola", fora dos padrões limitantes da ortodoxia teológica, era o nosso principal mote. Aos poucos, outros temas que não a religião e a teologia foram sendo incorporados e o blogue se enriqueceu ainda mais. 

A todos que já passaram por aqui e hoje já não publicam mais, como o Edson, o Márcio e o Isaías, confesso que sinto saudades de vocês por aqui, daquelas nossas discussões. Hoje nos esbarramos mais no...FACEBOOK!! (rs). Atualmente temos uma Trindade de postadores: Eduardo, Levi e Rodrigo, mas devo destacar, é o Rodrigo que mais tem postado por aqui nos últimos meses. Ele é um perseverante...

Então é isso. Feliz 5 anos de existência, Confraria, e até outros 5. É o que espero, já que tenho uma relação de carinho com este blogue, muito mais do que com os blogues pessoais que já criei. Esta Confraria deverá ficar aqui para a posteridade, para nossos filhos e netos lerem o que nós um dia pensamos, escrevemos e discutimos.








Comentários

Anônimo disse…
Edu não consigo publicar comentários!

Paulinha
Anônimo disse…
Opa! Consegui... Então vamos lá... Rsrs
Anônimo disse…
Primeiro! Um puxão de orelha no meu amigo Edu, que não citou a princesa da confraria! Eu também fundei e afundei essa gaiola de loucos sábios, e depois não agüentei o excesso de informações e pedi arrego... Mas aqui adquiri uma bagagem de coisas boas, amigos que vou levar pra vida toda e conhecimentos, me tornei um ser pensante!!!!
Eu era uma menina bobinha, uma menina morena de 25 anos... Hoje já fiz 30, e sou uma loira mais esperta, confesso.... Kkkk

Mas não me esqueço dos meus amigos Levi, Marcinho, Esdras, Edson, Eduuuu... Saudade de vocês!

Um abraço fraterno!!!!

PAULINHA.
Levi B. Santos disse…
Uma vez que você, Eduardo, foi tocado pela saudade do calor dos debates realizados no início de nossas postagens nesse recanto, quero também me fazer presente, reprisando um comentário que fiz ao texto “Sobre o Abandono dos Blogs”, de Cora Rónai, em maio de 2014:


Concordo com o Matheus quando disse enfático que o Face é um parque de diversão

E o que é que faz o “parque de diversão” senão extasiar a criança que existe em nós. 

Se há um lado constituído pelo BRINCAR, porque não dizer que os blogs seriam as escolas de antigamente onde, nós, crianças, longe dos nossos brinquedos, exercíamos o aprendizado duro da vida 

E aí lembro que, como toda a criança, eu adorava brincar. Mas meus pais já me alertavam: não perca todo o seu tempo em brincar! O importante para você é primeiramente a escola. 

Talvez resida aí a atração poderosa que o Twitter e depois o Facebook passaram a exercer sobre nós: Um “Parque de Atração” que, nos velhos tempos de menino nos estimulava a gazear aulas. Quem não se lembra das matinês e espetáculos circenses que nos encantavam nos tempos de outrora?

No entanto, é preciso que se saiba, que é no ambiente da escola que aprendemos a preparar com cuidado extremo nossas redações, nossas re-leituras. E, claro, para isso se faz necessário ficar longe da brincadeira e da algazarra infantil que tanto prazer nos causa. (rsrs)

Há muitos textos postados na C.P.F.G que são verdadeiras obras primas, fruto do árduo trabalho do pensar e da pesquisa cuidadosa encetada por seus autores. O arquivos desse blog podem muito bem servir de referência em trabalhos futuros, tendo a vantagem de serem acessados com a facilidade que o Face não proporciona.

Compartilho do que disse o confrade Rodrigo em sua primeira intervenção: 

“...o que se coloca na citada rede social nem sempre se torna visível pelo que podemos chamar de internet aberta. O que se escreve ali dificilmente vira material para pesquisa, o que acho muito triste.”

Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, querida, você será sempre a eterna musa desta confraria rs
Eduardo Medeiros disse…
É, Levi, acho que aqui nós uníamos brincadeira e estudo. Afinal de contas, brincando também se aprende rs
Parabéns à Confraria por mais um ano! Somos um blogue que ainda resiste aos decadentes tempos feissebuqueanos, mas acredito que essa fase ainda haverá de ser superada. Aqui se produz conhecimento e as informações ficam ao invés do que se posta nas redes sociais que hoje recebe muitas "curtidas" sem que boa parte dos internautas cheguem a ler atentamente o conteúdo e amanhã tudo cai no esquecimento perante a avalanche de notícias. No mundo de hoje, as informações também são assim, porém aquilo que tem algum valor fica e não esquecemos mais, mesmo depois das retrospectivas do Plim Plim no fim do ano e quando passa o show do Roberto Carlos.
Boa noite, Paulinha!

Primeiramente fico feliz em tê-la novamente por estas bandas. (rsrsrs) E acho que deveria voltar a escrever aqui já que a maré anda mais calma.

Seja bem vinda novamente!
Gabriel Correia disse…
Não sou um pensador fora da gailola minha posição é um pouco mais desconfortavel. Para minha total angustia sou um pensador fora do mundo, mas criei uma relação com essa turma, afinal somos todos pensadores.
Parabéns a iniciativa deste espaço especial na blogosfera.
Acredito que ainda existe um grande pontencial na blogosfera pensante. Só temos que aceitar o fato que aqui é uma realidade diferente. Lá fora o debate se mantem pela disputa de poder aqui na blogosfera o debate só se mantem pelo gosto de escrever, comentar e responder para crescer.
Eduardo Medeiros disse…
Bom te ver outra vez por aqui, Gabriel, com certeza, fazes parte também desta Confraria, ainda que sejas um "pensador fora do mundo" rs
"Lá fora o debate se mantem pela disputa de poder aqui na blogosfera o debate só se mantem pelo gosto de escrever, comentar e responder para crescer." (Gabriel)


Acho que, no fundo, sentimos falta da escola. Não daquele sistema de notas, cobranças, metas e avaliações. Mas, sim, pelo gosto de continuar aprendendo e trocando informações sobre assuntos que enriquecem a alma.

Por isso, devemos fazer desse espaço uma oportunidade para continuarmos aprendendo. Sendo agora já adultos e não tendo mais os mesmos professores de uma instituição, podemos ajudar uns aos outros nesse permanente caminhar.

Cinco anos se passaram e que venham mais cinco!