Sobre ceroulas e a salvação da alma




QUEM NOS CONTA É O  Rubens Alves.

Um amigo, historiador, contou-me sobre uma carta curiosa, se não me engano datada do século XVII, escrita por um zeloso missionário a seus superiores em Portugal. 
Ele estava profundamente preocupado com o destino eterno das almas dos índios, que era sua missão salvar.
Acontecia que eles, sem as luzes das doutrinas da Igreja, nada sabiam sobre o pecado da nudez. andavam por todos os lugares, homens, mulheres, crianças, exibindo de forma despudorada as partes de seu corpo que deveriam ficar ocultas.
Como é do conhecimento geral dos homens civilizados, a visão das partes do sexo tem o poder de provocar pensamentos libidinosos, pecaminosos, que põem as almas em perigo de ir para o inferno.
Deus prefere os homens vestidos aos homens nus.
Ele então informava seus superiores de que sua missão salvífica só poderia ser realizada se a pregação da doutrina fosse acompanhada por uma distribuição de ceroulas.
Solicitava, então, que lhe fossem enviadas de Portugal algumas centenas de ceroulas para cobrir a vergonha dos índios, tornando, assim, possível a salvação de suas almas. No céu todos usam camisolas brancas...


Comentários

Levi B. Santos disse…
De nada adiantou todo um trabalho para vestir o homem. "Hoje, ele é o mais vestido e o mais nú dos animais". (rsrs)
Tenho pra mim que as roupas surgiram no contexto bíblico antigo mais como um símbolo de status do que uma proteção para as tentações libidinosas. Embora o ambiente árido do deserto e a controladora cultura patriarcal sobre as mulheres justificassem o uso das vestimentas (o que deve ter sido um hábito no Oriente Médio desde a pré-história), o sentimento de vergonha de Adão e Eva no Paraíso após seus olhos de "abrirem" pode não ter tido nada a ver com o desejo sexual. Mas o fato é que tanto a Igreja quanto o judaísmo tardio desenvolveram noções de pecaminosidade em relação à nudez. E, se o judaísmo não chegou a tanto, no sentido de considerar pecado, ao menos parece ter entendido como algo inapropriado. Ao se deparar com culturas diferentes da europeia, a Igreja acabou reprovando o modo de vida puro e espontâneo dos indígenas, sendo certo que a genitália desnuda dos povos nativos do continente americano incomodaram os padres missionários que para cá vieram e pretendiam impor aqui a cultura da metrópole.
Em tempo! Não só naquela época da colonização, mas também vejo que, nos dias atuais, há missionários evangélicos que devem pensar de modo semelhante aos antigos padres portugueses e espanhóis...