Análise do samba-enredo da Mangueira: "A Verdade Vos Fará Livre"



Conforme escrevi no Facebook, a Mangueira evangelizou na Avenida e o seu samba foi um verdadeiro louvo. Uma excelente leitura atualizada e sem preconceito do personagem Jesus dos evangelhos bíblicos.

A seguir, compartilho um trecho do artigo "Entenda a letra do samba-enredo de 2020 da Mangueira", de Renata Arruda, publicado em 21/02 no site Letras, que faz uma excelente análise do magnífico samba-enredo da escola que foi a terceira a desfilar na Avenida no domingo, dia 23.

Análise do samba-enredo da Mangueira: A Verdade Vos Fará Livre


Por Renata Arruda

Assim começa o texto de apresentação do samba-enredo da Mangueira em 2020, escrito por Leandro Vieira, que dá aos jurados e ao público uma ideia do que esperar do desfile da agremiação:

Nasceu pobre e sua pele nunca foi tão branca quanto sugere sua imagem mais popular. Sem posses e mais retinto do que lhe foi apresentado, andou ao lado daqueles que a sociedade virou as costas oferecendo-lhes sua face mais amorosa e desprovida de intolerância

Vamos agora dar uma olhada na letra do samba?

Mangueira
Samba teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também

Como adiantamos, a Mangueira foi a campeã do carnaval carioca em 2019 com um desfile fortemente marcado pelas críticas sociais. Dentre as personalidades históricas homenageadas, a principal foi Marielle Franco, vereadora assassinada em 2018.

Com a vitória, a agremiação foi alvo de críticas e acusações. Por isso, o início do samba-enredo pode ser visto como uma resposta da Mangueira, falando sobre o quanto a escola permanece firme, forte e unida, sem se deixar abalar pelas más línguas.

Além disso, a letra é narrada em primeira pessoa por Jesus Cristo. Portanto, isso também significa que a Mangueira tem a bênção de Cristo.

Eu sou da Estação Primeira de NazaréRosto negro, sangue índio, corpo de mulherMoleque pelintra no Buraco QuenteMeu nome é Jesus da Gente

A explicação para a estrofe acima é dada no texto de apresentação do samba-enredo.

Misturando a história bíblica com a versão imaginada por Leandro Vieira, a letra lembra que a imagem de Jesus Cristo preso na cruz representa todos nós. Logo, ele não pode ser retratado apenas como uma figura branca e masculina.

Já o verso moleque pelintra no Buraco Quente, traz uma ambiguidade: o moleque pelintra, tanto pode ser o menor de idade maltrapilho que anda pelo Buraco Quente, local onde a Mangueira foi fundada, quanto uma referência a Zé Pelintra, entidade da Umbanda.

De qualquer forma, o que a composição afirma é que Jesus Cristo é homem, é mulher, é negro, é indígena e pode ter qualquer religião. Na versão moderna, ele é Jesus da Gente, nascido na Mangueira.

Nasci de peito aberto, de punho cerradoMeu pai carpinteiro desempregadoMinha mãe é Maria das Dores BrasilEnxugo o suor de quem desce e sobe ladeiraMe encontro no amor que não encontra fronteiraProcura por mim nas fileiras contra a opressãoE no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão

A história de Jesus da Gente traz referências às lutas de minorias por direitos civis. O punho cerrado, por exemplo, é um símbolo de resistência muito empregado por movimentos sociais.


A composição nos lembra, ainda, as origens humildes do Jesus bíblico, compartilhadas por muitas pessoas nas favelas e periferias.

Dessa forma, a letra defende que caso Jesus voltasse à Terra nos dias de hoje, ele nasceria pobre dentro de uma comunidade, vivendo ao lado dos mais oprimidos e protegendo os seus semelhantes.

Eu tô que tô dependuradoEm cordéis e corcovadosMas será que todo povo entendeu o meu recado?Porque de novo cravejaram o meu corpoOs profetas da intolerânciaSem saber que a esperançaBrilha mais na escuridão


Em seu retorno, Jesus se espantaria em ver sua imagem sendo exibida em tantos lugares — desde cordéis até a estátua do Cristo Redentor, localizada no morro do Corcovado —, e questionaria se o povo havia entendido mesmo a sua palavra.

No final, se sobrevivesse às estatísticas destinadas aos pobres que nascem em comunidades, chegaria aos 33 anos para morrer da mesma forma, diz o texto do carnavalesco. Ou seja, se vivesse nos dias de hoje, Jesus Cristo seria perseguido por quem prega a violência e a intolerância. No lugar de uma cruz, seria morto por um fuzil.

No entanto, a letra traz uma mensagem de resiliência, afirmando que nos períodos mais sombrios é que a esperança de um mundo melhor se fortalece.

Favela, pega a visãoNão tem futuro sem partilhaNem Messias de arma na mãoFavela, pega a visãoEu faço Fé na minha genteQue é semente do seu chão

Aqui há uma referência à passagem bíblica em que Jesus fala sobre a maneira espiritual como vemos a vida:

São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! (Mateus 6:22-23)

No contexto da letra, pega a visão seria um alerta de Jesus da Gente para o povo, pedindo para que desistam de esperar que a solução venha de um Messias armado, às custas da morte das pessoas, e percebam que só há futuro possível através da partilha, da tolerância e do amor.

Do céu deu pra ouvirO desabafo sincopado da cidadeQuarei tambor, da cruz fiz esplendorE Ressurgi no cordão da liberdade

Após a morte, Jesus da Gente ressuscitaria na Mangueira, durante o carnaval.


Ao longo dos três dias de festa, o Filho de Deus iria confraternizar com seu rebanho: quarando tambor, se livrando do fardo da cruz e brincando em total harmonia, na liberdade que só a verdade proporciona.

OBS: Créditos da imagem acima atribuídos a Ronaldo Nina e Gabriel Nascimento / Riotur, sendo o trecho do artigo extraído do site "Letras", conforme consta em https://www.letras.mus.br/blog/samba-enredo-mangueira/ 

Comentários