O SER HUMANO É UMA CONSTRUÇÃO




Essa afirmativa está correta. O ser humano é o animal-que-tem-consciência-de-si-e-que-transforma-o-mundo-e-a-si-mesmo. Ele é essencialmente mudança.
Você não é a mesma pessoa que era há dez anos. Há cinco anos. Quiçá, há uma semana! Seu corpo muda todo dia. Suas células nascem e morrem. Todos os dias. Você se (re)reconstroi todos os dias sem nem mesmo perceber. Isso estabelecido, fica a quesão: e a sexualidade humana, é também uma construção? e como não seria? Nenhuma área do âmbito humano foge ao "determinismo da mudança".

Existe uma padronização determinística biológica - esta é o sexo em que você nasce(desconsiderando as exceções que podem acontecer mas que são acidentais) - porque todo mundo nasce com um sexo, dentro do padrão do binômio macho e fêmea, XX/XY. Não dá pra nascer macho e depois querer trocar o saco escrotal e o pênis por útero, ovários, vagina, mamas desenvolvidas e cromossomos XX por XY - biologicamente falando. Porém, a Sexualidade, que é a exteriorização de sentimentos, desejos e afetos humanos, que não são padronizados, não fogem da força da mudança.

Como temos visto durante toda a história, machos que deveriam ter atração por fêmeas (e vice-versa) biologicamente falando, podem se vê (se construir) fora desse padrão biológico. Um macho sentir atração sexual por outro macho (ou uma fêmea por outra fêmea) ou ainda, uma bissexualidade, transsexualidade, etc, é algo totalmente "natural" - pois acontece em nossa natureza - e pode ser considerado uma "construção".

Apesar de antes o entendimento ter sido que homossexualidade, bissexualidade, etc, são fatores determinísticos - se nasce assim- o entendimento atual de construção não pode aceitar essa ideia. Ninguém nasce determinado a nada, vamos nos construindo e nos percebendo em mudanças durante toda a vida. Logo, não existe uma forma "certa" de ser macho ou fêmea, os padrões vão sendo construindos também pelas sociedades. Homem não chora, mulher é todo sentimento - isso é um padrão social baseado em características biológicas não determinísticas. Por isso a famosa frase de Beauvoir, "ninguém nasce mulher" - se nasce fêmea, mulher, não. Se nasce macho, homem, não.

A natureza é determinismo e transformação. Ambos valores coexistem em eterno entrelaçamento.

Comentários