Fontes de Informação


Temos várias fontes de informações; as evidenciais, as tradicionais, as autoritárias e as reveladas.
As evidenciais são prováveis e às vezes só significam ver, perceber pelo tato, olfato ou simplesmente ouvir se algo é verdadeiro. A isto damos o nome de observação. Para se provar um crime, o detetive trabalha com uma série de observações e quando se dá conta de que todas as evidencias se encaixam e fazem sentido, aí está a prova esperada.
Os cientistas e os médicos trabalham com hipóteses e usam as evidencias para provar seus diagnósticos. Não necessitamos ver que a luz viaja à velocidade de 300.000 km/s, existem evidencias e qualquer pessoa podem requerer provas.


Já as fontes de informações tradicionais, autoritárias e reveladas são irrefutáveis. Se estão contidas em livros antigos são críveis por tradição. Apesar de que a mentira não se torna verdade com o tempo. Se são pregadas por um Papa, um Aiatolá, um Pastor ou um Padre elas passam a serem verdades impostas por autoridades. Quando as pessoas religiosas sentem que alguma coisa deve ser verdade, muito embora não tenham nenhuma evidencia comprobatória, elas chamam este sentimento de revelação através do espírito santo. Esta é uma das principais razões que as levam a acreditar no que acreditam. Nada nem ninguém consegue provar o contrário.


Os cristãos acreditam em muitas ¨coisas¨, acreditam que, a cor negra foi o sinal com que Deus identificou Caim por haver assassinado seu irmão Abel. Também acreditam no dilúvio com todas as suas incongruências. Ora... partindo da informação contida na tradição bíblica, todas as raças existentes hoje são descendentes de Noé, os negros, os esquimós os índios e os arianos. O dilúvio extinguiu com todos os outros seres que não conseguiram adentrar na arca, inclusive os descendentes de Caim.


O dilúvio ocorreu, segundo a Biblia, no ano de 2.400 aC ou seja; 500 anos antes do reinado de Hamurábi na Caldéia, ou 1.150 anos antes de Ramsés II no Egito, época da escravidão dos hebreus. Portanto não existe tempo nem para uma micro evolução. Todos o animais contemporâneos a Noé continuam iguais; o leão, a cobra, o elefante, a girafa e nem a raça humana poderia mutar tanto. O gato endeusado no Egito há 3.700 anos, é o mesmo siamês de hoje. O leão que estava na cova em que fora jogado Daniel, há 2.600 anos, tinha a mesma ferocidade dos existentes na África de hoje.O porco continua com o casco fendido como a 6.000 anos. O jumento que foi objeto de adoração e cobiça, reprimida por Deus a Moisés, continua o mesmo taciturno agora e simbolizando idiotas.
Nada mudou desde Atlantida e Lemuria que soçobrou com seus 64 milhões de habitantes há 11.580 anos de acordo ao ¨Codex Cortesianos¨ na página 51. Portanto, no mínimo, 5.500 anos antes de Adão.


Dos 148 grandes mamíferos, herbívoros, terrestres e selvagens existentes há 8.000 anos e candidatos à domesticação só 14 passaram no teste, de acordo a provas evidenciais. Sendo os cinco principais; a ovelha, a cabra, a vaca, o porco e o cavalo. Todos autóctones do sudoeste da Ásia com provas de domesticação entre 6.000 e 8.000 anos . Todos continuam sem grandes mutações, a vaca, o porco e a ovelha ficaram um pouco menores até meados do século xx .


Não necessito explicar porque abomino igreja mas espero a qualquer momento alguém me abordar. Ô.. idiota! Me dê o seu dinheiro para que eu possa convencer outros abestados a me darem os seus , também.

Comentários

Eu gostaria de ter publicado aqui, uma entrevista com Alfred Bielek sobre a Teoria do campo unificado. Mas como sou um profeta, acho que não renderia discussões. Então, aqui está um assunto totalmente desconhecido para a confraria.

Não era minha vez de postar mas como sou obediente. Levi mandou...
Hubner Braz disse…
Mirandinha,

Não são todos os cristões que acreditam no que você disse.

Por exemplo, Eu acredito que o diluvio foi parcial, geograficamente falando, só cobriu a região em que noe estava que era a mesopotamia, o resto não foi coberto.

Também não acredito que de Caim surgiu os negros. E sobre evolução animal, a bíblia não conta nada sobre isso. Mas dá honra ao jumento que foi usado pelo rei Jesus.

Talvez estas evoluções aconteceram nos dias 4 ou 5 da criação da terra. Onde os dias eram equiparados como milhares de anos. Mas essa é uma opinião minha e não deve ser respeitada.

até...
Levi B. Santos disse…
Altamirando

Existe alguma coisa em comum entre os livros sagrados religiosos e a Wikipédia?

Vou arriscar um palpite:

É no seu livro sagrado que o crente encontra respostas para as suas dúvidas.

É na Wikipédia que muita gente vai pesquisar e tirar as suas dúvidas.
Cuidado ao manusear esta enciclopédia. Ao que parece existe muita informação falsa nela. (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha,

sobre as fontes de informações, você sabe que nenhuma delas retrata a realidade de forma absoluta, muito menos as fontes de "informações tradicionais, autoritárias e reveladas são irrefutáveis" que devem ser a causa de você abominar a igreja.

mas as verdades transcendentais "reveladas" não são autoritárias, elas são recebidas por quem tem fé, prova disso é que nenhuma igreja bate na sua porta para te levar preso se você não acreditar nela.

mas é claro que você também sabe que para fazer ciência, coisas transcendentais e subjetivas também entram no processo, como a imaginação, a intuição, a subjetividade de escolher os dados...

e quem é mais autoritário? o darwinismo ou o criacionismo? aquele quer ter status de teoria perfeita para explicar o surgimento das espécies, mesmo com um registro fóssil tão pobre em indivíduos híbridos, tipo, um peixe com orelhas, e este, pretende que um poema bíblico mítico, escrito não como ciência, mas como visão de mundo de um determinado tempo, tenha também status de "ciência".

mas atualmente, mais e mais homens de ciência, vêm procurando fazer uma ponte entre ciência e espiritualidade com resultados bem interessantes.

seja mais específico, por favor. você abomina a igreja(tipo, IURD), abomina a fé religiosa, abomina a capacidade de transcendência do ser humano, abomina a religião como instituição, abomina a teologia filosófica especulativa, abomina os teístas, pois todos estão inseridos num estado de "burridade"...
Confrades;

Estive ausente das 6:00hs da manhã de onyem até às 11:00hs da manhã de hoje hibernando num hospital para a extração de uma pedra no uréter entre o rim e a bexiga. Mas já estou de volta.
Hubner Brás,

Claro que nenhum cristão tem as mesmas crenças que eu, senão não seria cristão. Se o dilúvio foi parcial a mentira tambám foi parcial.Isto quer dizer que o Japão e outros países também tiveram seus dilúvios e nem porisso teceram mentiras sobre.
Sua opinião é sua opinião e merece ser respeitada por ser sua opinião assim como quero que a minha seja mesmo que ningúém aceite.Sua opinião é o seu conceito.

Abraços.
Elídia :) disse…
Oi gurizes e gurias. Pena q estive atarefada demais da conta e n pude comentar o excelente texto do dr. Levi. Como uma onda no mar. Deixa eu ver se entendi: um diálogo entre empirismo e metafísica? Vamos falar de idéias a priori válidas ou a posteriori? rsrs. Se é este o viés, vou usar um pensador q gosto bastante, Kant e sua Crítica da Razão Pura:
"O conhecimento empírico, que tem a ver com as percepções dos sentidos, isto é, posteriores à experiência. E o conhecimento puro, aquele que não depende dos sentidos, anterior à experiência, ou seja, a priori, depende de uma afirmação universal que, para ser válida, não depende de nenhuma condição específica."
Popper ja dizia que, se uma proposição pode ser falseada, ela é válida, entao nessa linha de pensamento, as experiencias 'espirituais' o são? Não sei, me digam vcs, depois volto e digo o q penso, rsrs
Caro Levi,

Coloquei como ilustração do texto uma imagem da wikipédia assim como poderia ter colocado uma fotografia da bíblia ou outra qualquer e não mudaria a proposta.
No texto eu falo sobre fontes de informações e teço minha opinião sobre alguns exemplos.
Abraços.
Edu, meu caro.

No 1º parágrafo eu concordo contigo. Quanto:
"mas as verdades transcendentais "reveladas" não são autoritárias, elas são recebidas por quem tem fé, prova disso é que nenhuma igreja bate na sua porta para te levar preso se você não acreditar nela." Você ja leu sobre a inquisição?
Não desassocie sua seita evangélica do cotolicismo pois tem a mesma lama como base.
-- Espiritualidade não é sinônimo de religiosidade. Para que eu acredite em reencarnação, duendes ou universo paralelo não necescito ser espírita, cristão ou budisto.
Quanto ao último parágrafo; eu não posso ser mais específico do que, filosoficamente, você transcreveu. Abomino toda e qualquer religião, seita ou teologia filosófica especulativa, principalmente a evangélica.
Eduardo Medeiros disse…
pelo menos você livrou a transcendência humana...

ELÍDIA, kant cai muito bem na discussão...
Edu, meu caro,

A transcendência do ser humano não é característica exclusiva de religiosidades. Lembre-se que eu refutei seu parágrafo onde está inserido as verdades transcendentais. No texto eu abordo assuntos discutíveis mesmo sendo transcendentais.

Um abraço.
Em tempo,

Para os confrades que assistiram a Record agora 22:10 de domingo. Projet Haarp. Se liguem...
Anônimo disse…
"Mirando Altar",

No futuro, o Wikipedia será a Bíblia de uma nova religião cuja capacidade de transcender excede os neurônios e organismos biológicos, chegando ao controle da consciência binária.

E os FDPs continuarão batendo em nossas portas para vender suas idéias idiotas.

Edu, esta foi a maior mentira de todos os tempos:
"prova disso é que nenhuma igreja bate na sua porta para te levar preso se você não acreditar nela."

"fuck the rest of Religion!!!!"

Abraços,

Evaldo Wolkers.
guiomar barba disse…
Mirandinha, "Quando as pessoas religiosas sentem que alguma coisa deve ser verdade, muito embora não tenham nenhuma evidencia comprobatória, elas chamam este sentimento de revelação através do espírito santo."

Não generalize, porque isto é irresponsabilidade de tais pessoas, para com a sua própria fé.
guiomar barba disse…
"Os cristãos acreditam em muitas ¨coisas¨, acreditam que, a cor negra foi o sinal com que Deus identificou Caim por haver assassinado seu irmão Abel"

Mais uma vez você está empacotando todos os cristãos num mesmo embrulho.
guiomar barba disse…
"O jumento que foi objeto de adoração e cobiça, reprimida por Deus a Moisés, continua o mesmo taciturno agora e simbolizando idiotas."

Esta é novidade para mim, um jumento que virou ídolo...
guiomar barba disse…
" Todos o animais contemporâneos a Noé continuam iguais; o leão, a cobra, o elefante, a girafa e nem a raça humana poderia mutar tanto. O gato endeusado no Egito há 3.700 anos, é o mesmo siamês de hoje. O leão que estava na cova em que fora jogado Daniel, há 2.600 anos, tinha a mesma ferocidade dos existentes na África de hoje.O porco continua com o casco fendido como a 6.000 anos."

Eu não sabia que eles teriam que mudar... pensei... que era só para preservação das espécies...
guiomar barba disse…
"Todos autóctones do sudoeste da Ásia com provas de domesticação entre 6.000 e 8.000 anos . Todos continuam sem grandes mutações, a vaca, o porco e a ovelha ficaram um pouco menores até meados do século xx ."

Você crê, porque algum livro lhe diz isto né?
guiomar barba disse…
Creio que o narrador da história da arca de Noé estava mais preocupado em transmitir o essencial do que informar sobre as leis sanitárias que regiam o dia-a-dia da arca, ou como Deus atuou para que os animais convivessem pacificamente. Se havia compartimentos próprios para cada espécie, não sabemos. Talvez tenha sido mais fácil para Deus mantê-los em paz, do que seria convencer o homem de que a harmonia é o caminho mais sábio que a guerra.
Cremos que todos acharam realmente que Noé estava louco, e esse “achismo” foi desastroso para eles. Só não foi para a família do profeta, que conhecia o pai que tinha e a intimidade que ele mantinha com Deus.
Quanto à dificuldade logística, não devia ser tão grandiosa como seria hoje, com tantos espertos querendo ganhar a concorrência; nem o planeador dependia da logística humana, não esqueçamos: Ele é a própria sabedoria, além de que toda a criação lhe está submissa.

Beijo da fanaticazinha aki Mirandinha.
guiomar barba disse…
"Não necessito explicar porque abomino igreja mas espero a qualquer momento alguém me abordar. Ô.. idiota! Me dê o seu dinheiro para que eu possa convencer outros abestados a me darem os seus , também."

Você poderia trabalhar como empacotador kkkkkkkkkkkkkk
Unknown disse…
não sei como, ainda hoje, alguém acredita na literalidade do dilúvio bíblico. é simplesmente impossível acondicionar um casal de cada uma das milhões de espécies animais dentro de um arca.
Guiomar Barba,

Vamos por parte; As mentiras eu recebo em pacotes que descarto ou absorvo e a bíblia faz parte desta fonte de informações. Parto do princípio que todo cristão é um enganado igual pois acreditam nas mesmas lendas. Onde está a diferênça?
Guiomar Barba.

Assim como o sal já foi uma moeda, o jumento,por ser um animal de transporte e mais barato do que o camelo, os nômades do deserto, inclusive os hebreus o tinham como um bem herdável, usado, também, como presente. Na históriaa "divina" existe muitas citações sobre o animal. Sansâo Balaão, Jesus etc.
Hoje simbolisa idiotas. Não sei se na antiguidade também não.
Guiomar Barba,

" Todos o animais contemporâneos a Noé continuam iguais; o leão, a cobra, o elefante, a girafa e nem a raça humana poderia mutar tanto. O gato endeusado no Egito há 3.700 anos, é o mesmo siamês de hoje. O leão que estava na cova em que fora jogado Daniel, há 2.600 anos, tinha a mesma ferocidade dos existentes na África de hoje.O porco continua com o casco fendido como a 6.000 anos."

Vou ter que desenhar para você.
Eu quiz dizer que se todos os humanos após o dilúvio foram descendentes de Noé, como é que existe o Pelé, Leonardo de Cáprio, Tiririca, Maguila, Takuu Takanashi, Ozzy Osborne e tantas outras figuras tão diferentes quanto a cor da pele, cabelo e olhos.
Não há tempo para tamanha mutação.
Claro que aprendo, ou não, através de livros aproveitando que aprendi a ler.
Guiomar, eu não sou boi de boiada.
Guiomar Barba, minha santa,

O dilúvio, assim como todas as lendas dos hebreus, judeus, amonitas moabitas e outras sociedades tem seu valor lírico. Jesus foi o rei dos judeus. Dos judeus. Átila foi o rei dos hunos.Xerxes foi o rei dos persas...He, he, he..
Guiomar Barba,

Eu acho que empacotador seria um bom trabalho para mim.
Por saber identificar o vencimento das informações e separar o falso do verdadeiro evitaria que pessoas consumissem algo estragado.
Pois é, né? .... Empacotador.
Gabriel Nagib, reiterando:

Qualquer animal consome 3% de seu peso em alimentos ao dia. Bem...
Para se manter um cavalo confinado por 40 dias se necessita de 120% de seu peso em alimentos estocados.
Sabendo a dimensão a arca de Noé, falar em dilúvio é um acinte à minha inteligência.
Concordo contigo.
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, eu concordo com você:

"A transcendência do ser humano não é característica exclusiva de religiosidades."

olha, tudo o que você citou da bíblia para menosprezar o texto(se estou enganado, corrija-me), não precisava fazê-lo. nenhum de nós acredita nas literalidades da bíblia, exceto as citações de povos que são historicamente conhecidos.

aliás, nem mesmo os mestres rabinos do judaísmo acreditam na literalidade dos seus textos sagrados; tirando as leis concretas da torá, todo o arcabouço de lendas, sagas e mitos que ela contém, possuem seu significado existencial metaforizado abaixo da superfície do texto.

sabe, amigo, não tem nada mais inútil do que ficar afirmando que cristãos são "enganados" por acreditarem em lendas.

o importante não é a lenda em si mas a mensagem que a lenda por ventura possa transmitir. jesus só ensinava através de lendas(digamos as parábolas podem ser consideradas como lendas), mas o importante não era a lenda em si, mas a mensagem subjacente a ela.

diante disso, argumentos como o seu perdem muito da força que pretendem ter.

ficar repetindo que o dilúvio universal e noé são lendas aqui, é repetir o óbvio ululante. (em homenagem ao wolkrs que gosta do óbvio)
Eduardo Medeiros, meu caro.

Concordo contigo quanto a ficarmos ressaltando as mentiras ululantes que sabemos ser assuntos óbvios. Além de ser um tremendo mau gosto, é prova de imbecilidade. Valeu o puxão de orelhas!
O Provocador disse…
“Atenção seu idiota! Aprenda a tratar suas idéias como se fossem filhotes de peixe. Atiramo-los nos rios, boa parte certamente morrerá, mas esta pequena parte que conseguir vencer os obstáculos será suficiente para perpetuar a espécie. Mas se suas idéias são idiotas como você, é melhor matá-las antes que eclodam.”

O Provocador
Ô, provocadorzinho chula, identifique-se.

É nessa sua teoria que você se perpetuou?
Tá explicado!

Apedeuta amoral.
O Provocador disse…
Não aguentou a provocação e já ficou nervosinho não é? Você não tem estômago, nãO tem capacidade para escrever, assim como todos os idiotas que se consideram pensadores fora da gaiola. Me baseei na teoria de que gente com idéias pobres devem escrever em blogs ridículos como este.

O Provocador
guiomar barba disse…
Gabi querido, "não sei como, ainda hoje, alguém acredita na literalidade do dilúvio bíblico. é simplesmente impossível acondicionar um casal de cada uma das milhões de espécies animais dentro de um arca."

É que há bilhões de cristãos que ainda acreditam no Deus dos impossíveis, por isto também é que o adoram.
Unknown disse…
bilhões de pessoas acreditando que podem respirar embaixo d'agua não os tornariam capazes disto.
guiomar barba disse…
Altamirando, "Parto do princípio que todo cristão é um enganado igual pois acreditam nas mesmas lendas. Onde está a diferênça?"

Assim, como eu acredito que você está enganado com relação a Deus e a sua existência.

Te amo tanto kkkkkkkk