Mudar pra quê?


                          

Por Edson Moura

Medrios estava deitado de lado, super cansado, a uma pequena distancia do moinho. Apenas o som abafado de sua respiração ofegante quebrava o silêncio da manhã. Vagamente Medrios conseguia recordar da onda de adrenalina que há tanto tempo acompanhara seus primeiros passos enérgicos em direção à linha de chegada, que imaginava ele, estava logo à sua frente. Ele não conseguia mais se lembrar de quando de fato começara a correr, e nem o porquê estivera correndo. Fora tão excitante no começo, mas de repente, ao longo do trajeto, a euforia tinha sido substituída pela exaustão, e uma sensação de amortecimento acabara com toda a esperança: não existia uma linha de chegada.

Deitado ali sobre a palha úmida e com cheiro de urina, Medrios fechou os olhos e esperou que sua respiração lentamente voltasse ao normal. Nesse raro momento de inatividade, sentiu o cheiro da realidade do mundo à sua volta pela primeira vez em muito tempo. Perscrutou tudo aquilo em pensamento, mas apenas por um brevíssimo momento, pois o som que vinha do moinho chamou sua atenção, fazendo-o abrir os olhos. Virou a cabeça na direção do som e ainda pode ver o instante em que a imensa roda do moinho rangia enquanto parava.

Sentou- se vagarosamente e olhou para a máquina que tanto dominara a sua vida. Uma voz interior dizia: “Esse moinho está te matando Medrios”, era uma voz familiar que lhe falava lá do fundo do coração. “Não desperdice nem mais um momento nessa corrida”, insistia a voz enquanto ele bebia um grande gole de água fresca que havia na fonte ao seu lado. Devia haver mais coisas na vida do que a máquina oferecia. A água fresca lhe devolveu as forças e sua respiração já estava normal. Sentiu-se refrescado. Talvez pudesse começar uma vida nova, pensou. Talvez hoje mesmo! Mas como? O que poderia fazer a seguir? Pra onde iria? Que alvos buscaria? Já nem sei há quanto tempo minha vida está assim.

Bem, aquelas decisões poderiam ser tomadas mais tarde. No momento, Medrios sentia-se um pouco assustado com a perspectiva de mudanças. Até que pudesse elaborar os detalhes de sua nova empreitada, ficaria com o que lhe parecia conhecido, verdadeiro e seguro. Assim, ainda sonhando com as coisas que poderiam acontecer, inconscientemente subiu na roda do moinho pela milésima vez em sua efêmera vida. Não demorou muito para ouvir o zumbido hipnotizador do moinho ganhando velocidade e o reflexo da luz passando pelos raios da roda. A dor foi bloqueada. A angústia já não mais incomodava Medrios. A liberdade e a aventura poderiam esperar. Aquela roda não exigia riscos, nem raciocínio, nem pensamento. Poderia viver suas aventuras mais tarde. No momento, só era preciso correr.

Conto a história de Medrios apenas para traçar um paralelo com a vida de muitos homens e mulheres no século XXI. Vivem presos numa roda de monotonia e conformismo. Trancafiados em crenças e religiões de seus avós e dos avós de seus avós. Pessoas assim percebem apenas vislumbres das verdadeiras possibilidades e oportunidades que a vida tem para oferecer. Oportunidades essas que certamente serão perdidas, pois muitos vivem num circulo vicioso.

Manter a roda girando os deixa ocupados demais para planejar uma mudança significativa. Preferem continuar girando a roda que não leva a lugar nenhum. Mudar aquilo que sempre foi de determinado jeito é desafio para os bravos. Além do mais, traçar um novo rumo para um futuro desconhecido é assustador, e a vida rotineira, embora enfadonha, é muito mais segura.

Esqueci de dizer: Medrios é só o hamster de um garotinho que conheci.

Edson Moura










Comentários

Edson Moura disse…
Eduardo meu capitão de corveta, que mania é essa de achar que eu sempre sou o culpado? Vi os comentários do tal de provocador, e também fui vitima de suas ignorâncias. Ignorância se combate com "ignoração", foi o que eu fiz com ele, e acho que é o mesmo que todos deveriam fazer. Parece que ele conseguiu o que ueria, que era chamar a atenção.

Sei que parece a história de joãozinho e o lobo, mas desta vez eu sou inocente mesmo rss.

apreciem o texto que acabei de escrever aqui no restaurante, e reflitam sobre a vida meninos.

Abraços calorosos.
Levi B. Santos disse…
Valeu, EDSON

Após clicar no link hamster, do trecho final do teu instigante ensaio não resisti e explodi em boas gargalhadas.

“A maioria dos hamsters pode se tornar dócil em um espaço muito pequeno de tempo com manipulação regular e gentil” (kkkkkkkk)

Vou guardar esse versículo da Bíblia do Criador dos Hamnsters, bem dentro do coração. (rsrsrs)

Este, Hamster, Noreda, tem tudo a ver com o “homo sapiens” ocidental (kkkkkkkk)
Unknown disse…
será Medrios = Medeiros ? vi uma provocação aí hein Edu (ou seria para o Isa?)... vamos lá, quero ver o circo pegar fogo agora.
Edson Moura disse…
KKKK! Eu também ví esta fala no link Levi meu mestre Bronzeado. sabia que quem clicasse não ai deixar passar batido.

Abraços mano!
Edson Moura disse…
Biel, até tu brutus? Médrios é mais uma analogia com o nome "medo", sem bem que...

Abraços mano!
Eduardo Medeiros disse…
meu mui amigo noreda, qualquer coisa do tipo "provocador", você será sempre o primeiro na lista de culpado pois tua fama te precede...kkkkkkkkkkk

é muito provável que o provocador seja alguém da nossa convivência pensante, e já que ele disse que eu mamava nas tetas do governo por ser "aposentado"(acho que foi esse o termo que ele usou), deve ser algum fogo amigo...

e postar aquela pergunta infantil sobre o beijo de judas no seu "outro evangelho" seria um ótimo álibi não acha? aliás, se você fosse o provocador, de fato você iria escrever uma pergunta assim bem infantil, que o noreda do alto da sua sapiência não faria, para disfarçar exatamente sua autoria...

heeeeeee... mas não deve ser mesmo você, pois você já tem um alter ego inteligente e provocador e esse que apareceu não tem argumentos e só sabe xingar...e além do mais, um terceiro alter ego já seria caso para internação....kkkkkkkkkkk
Eduardo Medeiros disse…
quanto ao texto, muito bom. mas todos nós somos ramsters; acontece que alguns giram uma roda-gigante e riem dos que rodam uma pequena circunferência, sem perceberem que giram em algo tão grande que juram que estão andando para onde querem.

já dizia o gênio poeta, que

A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino prá lá ...
Edson Moura disse…
Fala sério Edu, o tal provocador disse que você mama nas tetas da Dilma? kkkkk Onde está este comentário que eu já procurei e não encontrei? Pôxa vida, perdi o melhor da festa!

Bom, mas você diz que todos nós corremos em rodas, umas gigantes outras menores. Discordo de você meu caro (agora sou eu quem vai provocar).

Você sugere um mundo limitado, onde, mesmo que seja imenso, ainda assim será limitado, tipo uma "matrix". Não acho que todos vivam em mundos iguais a esses que narrei no texto.

O Medrios, que usei como analogia para o ser humano, não passa de um rato. Já o homem é ser dotado de imaginação, coisa que o rato não tem (eu acho). Sartre disse que podemos ser aquilo que imaginamos ser, e Chekhov disse que o homem é aquilo que acredita ser, acho que esta segunda é mais apropriada ao homem.

O mundo é uma gaiola, ou um aquário sei lá, mas o que faz o homem avançar é apenas sua força de vontade, sua disposição, sua coragem, sua loucura se assim quiser chamar.

Caramba Edu, até parece que você é um daqueles caras que Platão descreveu no mito da caverna. Aquele que saiu da caverna. A diferença é que auquele ainda tentou alertar os outros, já você...

Abraços mano!
Elídia :) disse…
amei amado o texto! hehe, lembrou-me do tempos de psicologia experimental, e os ratinhos no laboratório. Embora não concorde em parte com a teoria comportamentalista, acredito que em alguns casos é preciso realmente dar uma 'sacudida', tal qual foi tão bem explicitado no texto.
Levi B. Santos disse…
Caro Edson Noreda


O Provocador andou lá por minha sala (Ensaios & Prosas) fazendo uns comentários perspicazes. Ele ficou puto da vida quando citei o trecho de SAMPA de Caetano Veloso, que vai abaixo:

"Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto o mau gosto,
é que Narciso acha feio o que não é espelho..."
(rsrs)

Ele descarregou a sua agressividade, chamando o Caetano de “Viado”. Mas eu, que não sou menino, entendi bem a reação dele.

O ser humano não costuma olhar de forma crítica, uma afirmação, quando esta interfere no seu “Narcisismo”, e isto é biológico.
Ele disse lá no meu blog que não iria elogiar o meu texto, coisa e tal... Eu o entendi, pois todos nós exercemos (inconscientemente) esse mecanismo de defesa tão bem estudado por Freud.

O elogio, é claro, nos deixa gratificado. Podem chamar isso de vaidade, mas seria uma vaidade sadia.

Mas há uma vaidade perigosa, que o conhecido Psicanalista brasileiro, Flávio Gikovate, revela em seu livro “Nos os Humanos”. Diz ele: “A Renúncia total a vaidade resultaria na Suprema Vaidade, naquela que corresponderia ao desejo de superar os limites de nossa condição humana e de nos tornamos deuses .

Quando éramos crianças sentíamos prazer em exibir nossas aquisições, nossos relógios, nossa roupa nova, etc. Não resta dúvida de que esse prazer exibicionista continua a se manifestar na vida adulta (mas bastante negado)

Mas aí há uma diferença: quando éramos pequenos não sabíamos o que fazíamos. Já hoje, entendemos mais ou menos o “porquê” de nossas provocações, de nossas reações e atritos. Apesar desse entendimento, não deixamos de sentir um certo desconforto, quando “algo” atinge o telhado de vidro de nossas “vitrines”, arranhando-o.

O pagamento de se viver em sociedade, parece ser o de reconhecer que cada um de nós está sentenciado ao desejo de sempre ser diferente do grupo no qual estamos inseridos, tentando numa luta inglória MUDAR o giro da roda do moinho. Mas fica aqui a pergunta Norediana: “PRA QUE MUDAR?”

De certa forma, nos acostumamos ou nos acomodamos ao nosso mar de ondas normais.

Contudo, devemos ficar atentos, pois, às vezes, surge um TSUNAMI das profundezas abissais desse obscuro oceano, que é a PSIQUE, que ao invés de INTEGRAR, pode DESINTEGRAR tudo, trazendo prejuízos enormes.(rsrs)

O bom é que após cada Tsunami, possamos aprender mais de nós mesmos, até para alicerçamos mais a nossa “CONSTRUÇÂO” (Confraria). – rsrsrs -
Noreda Somu disse…
Interessante Levi. Justamente agora que eu resolvi aparecer, o provocador desaparece. Vejo também que este anônimo deixou registrada sua passagem de forma singular, pois bem, já que o tema é muito abrangente, por que não falar desse sujeito que apareceu e desapareceu tão rapidamente.

Ele disse na sua sala que não faz elogios? Então ele se enquadra muito bem no rol de frustrados do mundo. Levi, quero contar uma história pra você meu velho, e depois que você a ler, veja se esse provocador não se encaixa perfeitamente na analogia.

Outro dia eu assistia a um programa no discovery channel, cujo tema era a pesca de caranguejos gigantes. A ênfase era dada a uma espécie em particular, muito difícil de capturar por ser muito ágil e suficientemente inteligente para escapar de todo tipo de armadilhas. Sabe por que Levi? Porque eles possuem um traço particularmente humano.

A armadilha é uma jaula de metal que chamam de couvos.Possuem uma abertura na parte superior. A isca é um pedaço de carne que é colocado dentro do couvo e depois este é arremessado ao mar. Chega um caranguejo, entra na jaula e começa a beliscar a isca. Um segundo caranguejo se une a ele, um terceiro e quarto... uma festa. Finalmente não há mais isca.

Os caranguejos poderiam subir pela lateral da jaula e saírem pela abertura, mas não o fazem. Permanecem lá dentro. Outros caranguejos chegam e se unem a eles, muito depois que a isca, o suposto banquete, já desapareceu.

Se um caranguejo se dá conta de que já não há mais motivos para permanecer ali e tentar sair, os outros se unem e o impedem de sair da jaula. Se persiste, os demais arrancam-lhe suas tenazes para que não possa subir. Todavia, se continuar insistindo em se libertar, será morto.

Então Levi, esses caranguejos só têm uma diferença de nós humanos, a saber, eles vivem na água e nós na terra.

Esse provocador deve ser um desses caranguejos. Um frustrado, que não hesita em "matar" os companheiros de jaula, às vezes sem motivo algum.

Insinuações, dúvidas, ridículo, sarcasmo, cinismo, ironia, boicote, humilhação, mentira e outras dezenas de armas, é isso que o provocador usa. Quando ele chega em nossas salas e tenta nos humilhar, a intenção verdadeira é apenas colocar um confraterno contra o outro.

Um cara desses, que não faz elogios, nem quando o outro merece, não passa de um coitado, que provavelmente nunca recebeu uma palavra de incentivo. E ao perceber que seu mundo é triste, quer fazer o mundo dos outros igual ao seu.

Bem que esse provocador poderia se chamar Medrios, o hamster.

Não pretendo humilhá-lo com minhas palavras, mas todos vocês sabem que o Noreda é impiedoso. Provavelmente o Edu irá apagar os comentários desse coitado, mas não acho que seria a coisa certa a fazer.

Ele não gosta de elogios, mas eu ainda assim acho que ele escreve bem, mas está desperdiçando o talento dele com agressividade a quem nunca fez nada que o ofendesse.

Uma coisa é certa Levi, a adversidade é o que nos faz crescer. Um avião precisa da força do ar contra suas asas para levantar vôo. Um navio precisa do atrito com a água para navegar pelo oceano. O homem também descobre na crítica pessoal, algo que o fará mais forte. O provocador ainda não encontrou quem o incentivasse, mas talvez não seja isso que ele precise. Talvez ele precise de Alguém que lhe abaixe as calças e o exponha ao ridículo.

Enfim, seu comentário foi excelente Levi. Como sempre você trouxe uma luz aos nossos olhos.

Noreda Somu Tossan
Noreda Somu disse…
Elídia, é um prazer saber que você gostou do artigo. Não tivemos tempo de sermos apresentados. eu sou o Edson Moura, Mas às vezes o Noreda Somu Tossan toma as rédeas da situação e comenta com meu login. rsss

Gostei muito de ter mais uma mulher nesta confraria que mais parecia com o clube do Bolinha.

Seja bem vinda.
Levi B. Santos disse…
“Não gosto de elogios, aliás, eu os considero como moedas falsas. Infelizmente elas continuarão circulando, graças à vaidade que muitos insistem em abrigar em seus egos”. (O Provocador)

Caro Noreda

Você acha que o provocador disse a verdade do seu ser em si, no trecho acima que recolhi do seu comentário lá no meu blog.
Acho quem ele errou redondamente, pois qual “ego” que não abriga vaidades?


“Se um caranguejo se dá conta de que já não há mais motivos para permanecer ali e tentar sair, os outros se unem e o impedem de sair da jaula. Se persiste, os demais arrancam-lhe suas tenazes para que não possa subir. Todavia, se continuar insistindo em se libertar, será morto. (Edson)

Você viu, meu caro Noreda, algo na linguagem do “provocador” que se pareça com a interessante história dos caranguejos enjaulados, que você trouxe à baila, para fazer analogia com os humanos?

Será que o “provocador” não quis fazer algo idêntico a tua história metafórica dos caranguejos? Nesse caso você há de concordar, levando para o lado humano paradoxal, que esse provocador ao agredir os demais estava, inconscientemente, querendo se libertar da própria “gaiola”, onde sempre viveu.

Pensando bem aqui com os meus botões, cheguei à seguinte conclusão:

Se o “provocador” não voltar mais a comentar aqui no nosso recinto, das duas, uma: Ou é por que está morto ou porque parou de insistir em se libertar do “couvo”

Dá aí pra mim a tua nobre opinião?
Eduardo Medeiros disse…
edson,

eu deletei todos os comentários onde o provocador ao invés de provocar, apenas xinga e esculacha os outros. por isso eu acho que o cara está soltando o alter ego dele, quer chamar a atenção, mas por aqui ele terá que vir provocar de forma mais elegante e inteligente.

eu deletei os comentários dele sem nem mesmo ouvir se o levi concordava pois achei um disparate o modo como ele entrou de sola nas pernas de todo mundo.

tudo bem que aqui é um lugar onde muitas vezes, nós xingamos as ideias uns dos outros, mas cada um aqui conhece a cabeça e a cara do outro.

mas o provocador não tem cara e eu não gosto de falar com quem não tem culhões para mostrar a careta. quer provocar e ficar anônimo. grande provocador esse...
Eduardo Medeiros disse…
edson,

sobre sua frase

"Caramba Edu, até parece que você é um daqueles caras que Platão descreveu no mito da caverna. Aquele que saiu da caverna. A diferença é que auquele ainda tentou alertar os outros, já você...

cada um de nós vivemos em realidades diferentes, apesar de termos a ilusão que todos estamos na mesmíssima compreensão do que seja a realidade.

querer que você saia da sua realidade para vir para a minha é apenas um modo disfarçado de dizer que o outro não vive na "realidade" e sim na "ilusão".

interessante que a única "ilusão" que você citou no texto foi a religião:

"Trancafiados em crenças e religiões de seus avós e dos avós de seus avós. Pessoas assim percebem apenas vislumbres das verdadeiras possibilidades e oportunidades que a vida tem para oferecer"

do seu ponto de vista, a sua realidade é plena de possibilidades e oportunidades, mas quem vive "trancafiado" na ilusão religiosa apenas vislumbram mas sem nunca alcançar o que você julga materializar como "possibilidades e oportunidades"na sua vida.

isso tem outro nome: imposição do meu modus operandi vivencial como o único pleno de possibilidades, realizações e concretudes.

a caverna do outro é sempre a mais escura.

abraços
Belo texto Edson Moura,

Acho que me encaicho em alguns conportamentos desse hamister,
Como, por exemplo, o fato dele seguir um caminho sempre pisando nas proprias pegadas (vivendo apenas por viver), sem um rumo exato, com um objetivo que está além do alcançe (no meu caso descobrir a 'verdade sobre o mundo'), quando para para respirar se vê confuso(só sei que nada sei,rsrs), e logo volta a antiga rotina.
A unica diferença seria que estou apenas esperando um rumo mais seguro, já estou com tudo pronto, apenas falta um caminho que seja o que corresponda a realidade, ao mesmo tempo, como em um paradoxo, me desengano, imaginamdo não haver um caminho, nem mesmo a ser trilhado.

Eduardo,
Gostaria que 'garimpasse' a sua ideia de que estamos todos em uma roda semelhante ao do Médrios, não sei se compreendi.

Abraços.
O Provocador disse…
Tiago pelo jeito você aqui é o único que assume sua condição né? Vou rever meus conceitos e tentar não ser esse monstro que o Panaca do noreda falou que sou. Não gostei do artigo que ele escreveu, apesar de ter sido desenvolvido a partir de uma frase minha no meu blog. Parece aito-ajuda porra!

"Quando não se tem noção do lugar para onde se está indo, as chances de não se chegar a lugar nenhum são enormes, mas no seu caso, parece que que você não tem mesmo coragem. Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio, e quem não quer fazer nada encontra uma desculpa. é muito mais valoroso acencer uma vela do que ficar amaldiçoando a escuridão Tiao, a primeira condição para se realizar alguma coisa, é não querer fazer tudo ao mesmo tempo.

O Provocador

Vê se não fica apagando meus comentarios Eduardo!
Hubner Braz disse…
Edson, meu velho...

Ótimo texto que escreveste, que por sinal, qual o texto que não escreves bem?!

Bem verdade amigão que a vida é uma roda gigantesca e que estamos dentro dela, onde de vez por outra passamos no mesmo ponto do passado.

Sempre as mesmisses, ela é de fato como diz Salomão, "Vi debaixo do Sol que tudo é vaidade".

Ainda bem que somos seletos, peregrinos em terras estranhas... Onde o alvo está além da ótica, bem distante desta roda.

Abraços
Eduardo Medeiros disse…
provocador,

eu apagarei qualquer comentário que não esteja no padrão de qualidade de boas maneiras e respeito pelo pensamento do outro exigido por esta confraria. passe bem.
Eduardo Medeiros disse…
tiago,

todos nós estamos na caminhada da vida procurando o melhor caminho para seguir em frente. isso vai depender dos nossos valores, da visão de mundo, da formação intelectual e emocional, etc.

cada um de nós constroi sua própria realidade. o senso comum vê todos os 7 bilhões de pessoas do mundo dividindo a mesmíssima realidade. mas não é assim; o olhar singular de cada um, percebe a mesma coisa de forma diferente de um outro olhar singular que estiver vendo a mesma coisa.

um ateu ex-cristão militante omo o edson, vê a religião, o sentimento religioso, a fé em deus, como "ilusão", como fraqueza de fracos, como bitolação e alienação da "realidade" que ele tem por concreta e objetiva onde vive e quer que todos vivam também.

mas o que ele não está levando em conta, é que cada um de nós se prende ao modo como interpreta a realidade, e o erro é achar que o seu modo de ver ou construir a realidade(sem deus, sem fé e sem religião) é a única que trará o bem ao que está na outra realidade(onde há fé e religiosidade) que ele tem por ilusória, sem levar em consideração que os que estão nessa suposta realidade ilusória, também veem como ilusória e enganosa a realidade onde ele está. por isso eu disse que todos nós estamos nessa "roda viva".

cada um é responsável para dar sentido à sua própria vida e realidade, mesmo que seja o caso de achar que a vida não deve ter nenhum sentido, o que no fundo, já é um sentido...

os ateus militantes como ele, querem salvar os pobres homens e mulheres de fé que vivem nessa "ilusão castradora de realizações", o que é uma bobagem, já que o que me realiza, pode não ser da mínima importância para você.

o cientista collins, que foi o chefe do projeto que mapeou o genoma humano, é um fervoroso cristão. imagina se ele não está realizado...

abraços, tiago, qualquer coisa é só questionar.
Eduardo Medeiros disse…
tiago, outra coisa.

não quer dizer que eu não tenha críticas à religião ou ao ateísmo, só acho que são duas realidades que fazem sentido para quem nelas estão.

com isso também não estou descartando a figura da "verdade", mas a verdade é sempre relativa, até mesmo a verdade histórica. o 11 de setembro significou uma coisa para os americanos e significou outra coisa totalmente oposta ao grupo terrorista que derrubaram as torres, símbolos do orgulho americano.

e até mesmo entre americanos, a interpretação do que foi o 11 de setembro não é o mesmo, existem diversas opiniões diferentes e contraditórias umas às outras.

a verdade concreta é que as torres caíram, a verdade abstrata, existencial da queda das torres, vai depender do olhar de quem vê.
Edson Moura disse…
Hubner, acho que entendi seu ponto de vista. A comparação de nossa vida com uma gigantesca roda gigante, bem maior que o moinho do Medrios é até aceita por mim. A diferença está em fazer escolhas, em poder dizer: "Não, estou farto desta vida, quero mudar, vou tentar algo novo, algo que me dê sentido ou que dê sentido à minha vida".

Valeu pelo comentário Hubner.
Edson Moura disse…
Eduardo, na boa, acho que você está sendo um tanto quanto desonesto com o Tiago. Você Edu, é um dos caras mais cultos que eu conheço e tenho o prazer de debater, mas você falhou agora em tratar o Tiago como criança. Voce não deve se dar conta de que o tiago pode estar passando por um processo de desconstrução e quando você fala da suas "realidades", não o está ajudando em nada meu caro.

Ralidade só existe uma! Entendeu? Só uma!

As "realidades relativas" de que você fala Edu, sabes muito bem que não existem. Por que você não usa o termo correto?

Idiossincrasias Tiago, é a maneira como cada pessoa vê o mundo à sua volta, o que não aquer dizer que seja real.

Um esquizofrênico vê o mundo de maneira diferente de você e de mim, nem por isso o mundo dele é real. Pelo contrário, o mundo dele é uma ilusão causada pelo distùrbio que o acomente.

Edu, você mais do que ninguém sabe que uso o raciocínio lógico para sustentar minhas idéias, e acho (posso estar errado, mas duvido) que o tal cientista que mapeou o genoma humano, também usou o raciocínio lógico. Então por que você não deixa que o Tiago use também?

Agora, ficar confundindo a cabeça do nosso amigo me parece um ato covarde.

Tiago, sou ateu, mas não sou intolerante.

O mundo é singular. A realidae é singular. O mal da realidade é que ela nos impõe certas responsabilidades que da mesma forma imporão atitudes em nós. Algumas atitudes serão mal vistas, rechassadas, criticadas, justamente por aqueles que acham que a "realidade falsa" deles é a certa.

No meu texto eu critíco unica e somente a religião Edu?

Engano seu!

Minha crítica está direcionada ao homem. Ao homem que tem medo de dar um passo adiante. Ao homem que cresceu numa terra onde sempre se usou muletas, e quando ele resolve largar as suas, fortalecer os musculos atrofiados pelo desuso, remar contra o senso comum, é criticado e rejeitado pelos seus pares.

Edu, a verdade é que a sociedade, e me parece que você encabeça esta massa, aceita que sejamos qualquer coisa, menos ateu.

Posso ser ladrão, gay, corrupto, assassino, negro, branco, macumbeiro, kardecista, catálico, crente evangélico, zoroastrista ou o diabo à quatro. Mas ser Ateu? NUNCA!!!

Ser ateu é inconsebível para pessoas como você Edu.

Se um dia, alguma das pessoas que já tirei a fé (ou fiz com que escolhecem largá-la) me disser:

- Edson, você me fez um mal danado tirando-me a fé. Eu responderei:
- Então pegue-a de volta amigo, já que ela é tão importante pra você. E se ele disser:
- Não posso! Pois o que você me falou faz sentido. A realidade é uma só, e Deus não existe mesmo. Então eu encerrarei a discussão assim:
- Ora, onde foi que eu errei? Você quer viver a realidade ou a ilusão?
Edson Moura disse…
Provocador, embora você diga que não gosta de elogios (o que considero uma mentira deslavada) vou fazer um à você:

Parabèns pelo que escreveu ao Tiago, e parabéns por compertar-se nesta sala.

Já que você é dado a aforismos, lá vai um:

"Se tiver que tecer um elogio à alguém, faça agora, não espere para depois, não guarde para amanhã, pois os mortos, até onde eu saiba, não se levantam para ler suas lápides!

Edson Moura rsss Mandei bem!
Eduardo Medeiros disse…
antes de mais nada. tá dando mensagem de vírus aqui na confraria, mas parece que é um bug que está em vários blogues. eu abri mesmo com a mensagem e aparentemente não aconteceu nada. estou rodando o norton e ele não está achando nenhum problema.
Edson Moura disse…
????

Que desculpa esfarrapada Edu! Será que deixei voê desorientado? rss
Eduardo Medeiros disse…
edson,

vá me desculpar, mas o tiago me perguntou e eu respondi. o que você diz não é verdade.

"Agora, ficar confundindo a cabeça do nosso amigo me parece um ato covarde."

por que eu iria querer confundir o tiago? tá maluco edson? ato covarde? tá louco noreda?????

a tua crença que a realidade é "única" não se sustenta, é só você pesquisar textos dos filósofos modernos(e outros mais antigos) para comprovar isso.

você diz:

"Idiossincrasias Tiago, é a maneira como cada pessoa vê o mundo à sua volta, o que não aquer dizer que seja real."

o mundo que as tuas idiossincrasias constroem para você, é falsa ou verdadeira? ou ateus estão livres de serem idiossincráticos?

você poderia nos dizer qual é essa realidade única? talvez eu esteja numa "realidade ilusória" e você poderá ser meu salvador...

e de onde você tirou que eu não aceito que alguém seja ateu? eu não aceito que um ateu tome para si a missão "religiosa" de querer "salvar da ilusão" aqueles que professam alguma fé religiosa, do mesmo modo que não aceito que um religioso queira salvar um ateu da sua "ilusão ateísta".

ter fé transcendente é o "natural" da nossa espécie desde os tempos em que nossos antepassados começaram a refletir sobre a morte e os mistérios da vida e esses mistérios estão longe de serem decifrados.

cerca de 97% das pessoas no mundo possuem algum tipo de fé religiosa ou não religiosa; a missão de vocês em salvar essa gente toda da "realidade ilusória" onde eles vivem é bem grande.

mas tenha fé, você vai conseguir tirar dos laços tenebrosos de deus muitas almas para viverem num céu sem deus e num mundo bem melhor, onde todos cultuarão o ateismo, a realidade única e verificável por qualquer um...
Eduardo Medeiros disse…
edson,o lance da notificação do vírus não é desculpa não, estava dando no meu blog olhar o tempo e em vários outros de conhecidos meus.

você acha mesmo que eu preciso de desculpas para derrubar tuas teses de pés de barro?? kkkkkkkkkkkkakakak kakakakkakaka

O PROVOCADOR ESTÁ MAIS PIANINHO...CONTINUE ASSIM PROVOCADOR E MELHORE O NÍVEL DAS SUAS PROVOCAÇÕES.
Edson Moura disse…
Olha só mais um hamster dando as caras. Eduardo, deu um belo de um tiro no pé meu amigo marinheiro. Olha só o que você escreveu:

"ter fé transcendente é o "natural" da nossa espécie desde os tempos em que nossos antepassados começaram a refletir sobre a morte e os mistérios da vida e esses mistérios estão longe de serem decifrados."

Sai dessa gaiola Edu. Para de girar essa roda, acreditando que é natural ter fé transcendente. Evolua meu amigo. estamos no século XXI e fé transcendental não se sustenta frente aos estudos, às descobertas, à realidade que se apresenta.

Precisavam de fé os antigos. Pois eram de fato estúpidos, limitadissimos, ou seja, eram ingênuos com relação às verdades da vida. Tudo bem, vai me perguntar quais são essas verdades. Eu lá sei! mas sei que não é algo intangível, invisível, sobrenatural nem tão pouco transcendental.

Nenhuma religião, nenhuma crença, nenhuma mentira é o que proponho à todos seres pensantes.

"Engraçado, os outros animais estão degraus abaixo na cadeia evolucionária justamente por não pensarem. Mas o homem, ser que se diz pensante, acredita em algo que não existe e é considerado inteligente por isso...vai entender."

Noreda Somu Tossan
O Provocador,

Tenho que rever meus conceitos também, achei que voce era um tipico 'troll' de internet, porém voce aparentemente é mais inteligente que a maioria deles ^-^
"pelo jeito você aqui é o único que assume sua condição né"
Eu não costumo me enxergar de um ponto alto, pois isso pode me fazer satisfeito com o que tenho, e não, não estou satisfeito, tem muitas coisas da qual almeijo saber.

"Quando não se tem noção do lugar para onde se está indo, as chances de não se chegar a lugar nenhum são enormes, mas no seu caso, parece que que você não tem mesmo coragem"
Realmente são sei para onde estou indo, apenas imagino o lugar onde vou chegar. 'Corajem', não sei se tenho ou não, mas é fato que graças ao pouco que possuo, larguei minha fé e troquei pela razão, procuro respostas concretas ou com minimamente plausiveis. Posso estar errado no que estou fazendo, porém não me arrependerei disso.

Abraços.
Eduardo Medeiros,

Obrigado pela explicação!

É exatamente pela diferença de realidades entre os diversos olhares que estou a procura de uma verdade inquestionavel, infelismente sei que a ciencia terá que evoluir muito para poder afirmar qual é, ainda assim gosto de observar todos os pontos de vistas que existem ou já existiram, procurando saber até aonde essa 'verdade' é realmente verdade. Meu maior problema, é que, minha busca encontrou uma pedra dificil de se remover, a falta de informações me impede de fazer afirmações, há muitas icogntas.
Mas, afinal "a esperança é a ultima que morre",rsrss.

Abraços.
Edson Moura,

Eu agradeço a preoculpação, mas eu compreendi o que o Eduardo escreveu quando se referia a realidade, eu e alguns amigos já fizemos algumas reflexões sobre as diversas realidades aos olhos de outras pessoas, e que no final sempre tinham alguma divergencia. Um deus a mais, a falta de um, a existencia de fantasmas e espiritos(pleonasmo?) e a incompatibilidade destes no nosso mundo.
Nossa conclusão foi de que, não há uma realidade que seja real, se há uma, será algo quase impossivel de se saber.
Eu por exemplo, trato como real coisas que estão fora de uma metafisica, pois não vejo realidade onde reina a imaginação.
Já o Eduardo, pelo que percebi em outras discuções envolvendo realidade, já acredita que, como a metafisica implica em ações de algumas pessoas ela é real(Eduardo, se eu estiver errado me corrija ok?).

Idiossincrasias... Mais uma palavra pro meu vocabulario,hehehe.

"Realidade é um mero ponto de vista"

Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
edson, desculpe eu ter que desconstruir seus argumentos, mas terei que fazê-lo...heeeee

"estamos no século XXI e fé transcendental não se sustenta frente aos estudos, às descobertas, à realidade que se apresenta."

pelo visto você não anda lendo as últimas pesquisas científicas, psicológicas e sociológicas que estão a cada vez mais, chegando à conclusão que ter fé não é prejudicial ao ser humano, pelo contrário, lhe traz muitos benefícios.

se você se interessar, posso te indicar alguns estudos.

"Tudo bem, vai me perguntar quais são essas verdades. Eu lá sei! mas sei que não é algo intangível, invisível, sobrenatural nem tão pouco transcendental".

meu amigo, aqui você se contradiz talvez sem perceber. ora, se não sabes quais são "essas verdades" como podes afirmar que não é algo intangível, transcendental...??

você tem o direito de propor o que quiser a quem quiser ouvir, só não deveria dizer que os antigos eram estúpidos e limitadíssimos, pois isso não é verdade. sem o pensamento religioso, não haveria a filosofia.

isso sem dizer que por tabela, você chama de estúpido e limitadíssimos qualquer um que tenha fé religiosa, o que também é uma generalização que só pode ter origem na sua ideologização do ateísmo como a última cereja do bolo da existência.

eu poderia citar uma longa lista de homens de fé, com cultura e inteligência e que fizeram diferença na história humana, dos quais não somos dignos de amarrá-lhes as sandálias...

e na sua última autocitação, você também comete uma divergência consigo mesmo. você exalta o homem do século 21 em detrimento ao homem "primitivo", mas constata que esse mesmo homem do século 21, continua com suas inclinações metafísicas e transcendentais igualzinho ao homem "primitivo", portanto, não exalte e nem aposte suas fichas no homem do século 21, ele continua "imbecil, limitado, místico" como a nossa espécie sempre foi.

isso talvez nos prove que evolução científica nem sempre é progresso(taí as duas grandes guerras mundias e todas as demais guerras locais para provar), e está aí também a degradação do planeta e o consumismo doentio, esse sim, ilusório(pois não satisfaz as carências existenciais humanas) para nos fazer refletir até onde nosso progresso e nossa "evolução" nos levará.
Eduardo Medeiros disse…
edson, perceba que a minha divergência com você é apenas de foco. você já deve ter entendido que a realidade absoluta é um ente que está fora do alcance da nossa percepção; dizer que existe um deus no céu é tão ilusório(racionalmente falando) quanto dizer que a ausência de deus explica tudo e estabelece o que é "real".

e você deve perceber que quando eu falo "deus" estou falando de uma questão da filosofia e não da teologia e muito menos da religião.

aqui na confraria, quando eu falo "deus", estou falando dessa marca indelével que existe em nossa psiqué e que é tema da filosofia desde o século v a.c, e que continua fazendo parte dos temas dos filósofos modernos. "do século 21" como você gosta de dizer. rss

eu só falo de "deus" teologicamente no meu blog caminhosdateologia.blogspot.com...rsss aliás, lá você faria sucesso pois eu mesmo lhe daria a mão em muitas desconstruções teológicas dogmáticas.

então é isso, amigo; o maior erro do bigodudo e do barbudo foi dizer que deus estava morto e que a religião é o ópio do povo.

deus continua muito vivo e o ópio do povo hoje se chama shoping center.
guiomar barba disse…
Edson meu querido, é por este motivo que Paulo nos recomenda não nos acomodarmos ao perdão dos nossos pecados, mas a desenvolver a nossa salvação.

A vida cristã deve ser muito dinâmica, porque Jesus, o nosso modelo, jamais parou no caminho.

Belo texto. Beijão pra tu.
guiomar barba disse…
"Estamos satisfeitos com nossa vidinha decente.Estamos contentes com nossos bons hábitos: nós os tomamos como virtudes. Estamos contentes com nossos pequenos esforços: nós os tomamos por progresso.Estamos orgulhosos de nossas atividades: elas nos fazem pensar que estamos nos doando. Estamos impressionados por nossa influência: imaginamos que ela transformará vidas. Estamos orgulhosos do que damos, entretanto ocultamos o que retemos. Podemos até mesmo estar confundindo um conjunto de egoísmo coincidentes com verdadeira amizade. Brennan Manning.

Assim caminha a humanidade, não é verdade?
Edson Moura disse…
Eduardo, não confunda fé com auto-sugestão, pois, embora pareça a mesma coisa, não são.

Os Estudos que temos, apenas mostram que uma mente concentrada na cura, pode ajudar ao corpo na produção das sustâncias necessárias. Isso não tem nada a ver com religião.

A fé em Deus é algo tão ridículo, tão absurdo, que chega me dar asco. Veja que quem está falando é um ex-diácono. Acontece Edu, que você está sendo tão tendencioso quanto um crente fundamentalista como a Guiomar. Não importa o que eu diga, seus argumentos serão sempre em favor da religião.

Você deveria ver os casos de pessoas que enlouqueceram. jovens que, por tanto reclusão, tornaram-se maus ao crescerem. Os sanatórios estão abarrotados de pessoas que acionaram o dispositivo da esquizofrenia e não há fármaco que resolva. Outros com sintomas persecutórios, paranóias, insociabilidade extrema, ou seja...birutas mesmo. e tudo por que?

Porque disseram para essas pessoas que um Deus a protegia. Que anjos a defenderiam frente ao maligno. Disseram para eles que o devorador está rondando, à espreita procurando tragá-los.

Outros se tornam semi-deuses. Sentem-se invulneráveis. Superprotegidos.

Outros atiram aviões sobre torres.

Outros derramam óleo quente nas gargantas dos incrédulos.

Outros Dizem que negros podem ser escravizados, pois não possuem alma ou sua alma pertence ao diabo, e, se podem servir ao diabo, podem também servir aos filhos de Deus que é "melhor".

Outros ficam calados enquanto um Alemão louco intenta dominar o mundo, matando todos aqueles que não se enquadrassem nos padrões de "beleza" ariano. Ou você acha que Pio XII não agradeceu à Hitler por fazer o serviço sujo da igreja ao matar os Judeus?

Enfim, poderia ficar aqui escrevendo a noite inteira, mas acho que não precisa não é Edu.

Você está vendo o copo quase cheio, enquanto eu vejo a realidade, que é: A merda do copo tá é quase vazio mesmo.

Não poderei nunca mudar você Edu, nem ao Tiago, nem aos meus filhos. O que faço é escrever o que penso, e isso faço com o coração.

Noreda Somu Tossan
Edson Moura disse…
Guiomar e Edu
Não quero administrar a minha vontade sobre ninguém. Embora não pareça, eu me preocupo é com o próximo. O problema é que grande parte dos atritos que existem nos relacionamentos sejam eles pessoais ou intercontinentais acontecem quando tentamos impor nossa vontade aos outros. Quando tentamos administrá-los e controlá-los.

De tempos em tempos, em graus variados, assumimos responsabilidades que não nos pertencem. Tentamos dirigir a vida das outras pessoas, com a intenção de influenciar em tudo, desde a dieta ou a escolha de uma roupa, até a religião ou a maneira como deve ver o mundo.

Entendo que ninguém muda até que deseje fazê-lo, esteja disposto a mudar, e pronto para tomar atitudes necessárias para efetuar a mudança. A verdade é que parece que estamos fadados a fracassar em nossos esforços para modificar alguém, não importa o quanto sejam nobres as nossas intenções. O homem só aprende através das suas próprias escolhas, a mim só cabe mostrar as possibilidades.
Eduardo Medeiros disse…
edson, você está posando de farol para os cegos, e no meu caso, eu enxergo muito bem(apesar de usar óculos...).

"mostrar possibilidades"? tudo bem, mostre-as. mas não caia na tentação luciferiana de pensar que as tuas possibilidades são as únicas boas possibilidades.

ficar apontando o mal uso que pessoas fizeram da religião é tão superficial quanto ficar apontando o mal uso que as pessoas fizeram do comunismo,das ideologias, do progresso, das descobertas científicas, etc, etc.

qualquer coisa que o homem manipula ele pode direcionar para o bem ou para o mal. chamo de "mal" tudo o que vá contra a dignidade que a humanidade deve ter, e de "bem', tudo que promova essa dignidade.

a religião tirou muita gente da sarjeta, ajudou milhões de pessoas com serviços voluntários; ela dá sentido à vida de milhões de pessoas e a cada dia, o dogmatismo religioso tende a se relativizar.

para os que perceberam que a religião não lhes faz mais falta(como eu mesmo), mude-se o rumo da vida, busque o que te dê sentido(se é que a tua ideologia ateísta lhe permite tal exercício de transcendência), e seja feliz. viva e deixe viver como você sabiamente disse:

"O problema é que grande parte dos atritos que existem nos relacionamentos sejam eles pessoais ou intercontinentais acontecem quando tentamos impor nossa vontade aos outros" - isso deve servir para ateus e para teístas.

e para mim, fé e auto-sugestão são filhos do mesmo pai.
Hoje no horario de almoço do meu trabalho refleti o seguinte:
O caminho que a pessoa segue é o que corresponde a realidade dela, traficantes traficam pois aprenderam que na realidade deles esse é o melhor meio de se obter dinheiro. É possivel mudar? Sim, apesar de o governo não ajudar em muita coisa(não quer dizer que não ajude) ainda há outros caminhos, sempre será possivel sair dessa direção, mas eles estão presos a 'realidade da favela' que eles e a sociedade montaram, a vontade de mudar confronta com o pessimismo, e eles acabam escolhendo o rumo mais facil, seguro, ainda que seja fora da lei.
Redundante com o que já foi dito porém pode servir como exemplo.


Quanto ao mau uso da religião que o Eduardo e Edson citaram:
Não existem coisas que foram feitas para o bem ou para o mal, o que existe é a moral/etica de quem usa a tal coisa, armas matam mas podem proteger, a lei pune mas é nescessaria, a quimica ajudou em muito nossa vida mas graças a ela que temos bombas atomicas e semelhantes.
Especificamente a religião, digo que ela pode ajudar, dando esperança, consolo, conforto e 'sabedoria'. Porém quando toma niveis alienantes e seus membros querem transmitir a sua fé a todo custo sem considerar as outras, ai sim ela faz mal, e muito. Infelismente a segunda é a mais comum.

Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
thiago,

seu último comentário está impecável ao meu ver; concordo com tudo o que você disse.

mudar é sempre possível, já que nós temos essa capacidade de recriarmos nossa realidade. quem fica parado é poste. a não ser, é claro, que o poste esteja fincado num paraíso...rs
Eduardo Medeiros disse…
bill,

na listagem dos blogues, o seu aparece com uma postagem onde você fala do "provocador", mas ela não aparece quando o seu blog abre...por que será?
guiomar barba disse…
Edu, a propósito, hoje em Ouro Preto (Olinda) Você conhece? É deslumbrante!
Estamos catequizando um gay hehehhe e ele tá amando, ele mesmo me buscou e pediu ajuda e eu não me faço de rogada... kkkkkkkkkk mas a história que ouvi de uns amigos lá, me causou espanto, pense: dois amigos, irmãos em Cristo, antes um era bandido e o outro policial, o bandido deu seis tiros no policial e o camarada sobreviveu, depois os dois se encontraram na mesma igreja, ambos convertidos. Só Jesus!
E o que tem de ex-traficante recuperado em Garanhuns _ PE., não dá para acreditar, tudo obra dos religiosos evangélicos. Eu creio neste amor.

Beijão amigo.
guiomar barba disse…
Edu, a propósito, hoje estava em Ouro Preto(Olinda) Deslumbrante, você conhece?

Estamos catequizando um gay viciado em drogas rsrs Ele me buscou e eu não me fiz de rogada kkkkkkkkkk mas a história que ouvi por lá, foi um espanto. Dois senhores, um era bandido, o outro policial, o bandido deu seis tiros no policial, o camarada sobreviveu e depois os dois se encontraram na mesma igreja, ambos convertidos e são grandes amigos.
O que tem de ex-traficante recuperado, em Garanhuns, é um espanto. Tudo obra dos evangélicos que amam.

Beijo.
guiomar barba disse…
Edsinho, Edu falou tudo por mim e de forma mais bonita. Eu também não preciso de religião, só não vivo sem Jesus Cristo, a minha paz.

Beijo querido.
O Provocador disse…
"Eu também não preciso de religião, só não vivo sem Jesus Cristo, a minha paz. É o mesmo que dizer: Não preciso de dinheiro, mas não me tirem o cartão de crédito, por favor."

O Provocador
Eduardo Medeiros disse…
gui,

se o gay foi lhe pedir orientações e ajuda, é por que ele está em dúvidas em relação à sua orientação sexual. eu só creio que em casos como esse, deveria-se de fato, orientar, e não constranger, tentar fazer a pessoa mudar de lado por força da fé. casos assim são muito complexos, e qualquer peso a mais na balança, pode causar mais danos do que reparos.

com relação ao trabalho que os evangélicos fazem nas cadeias do brasil, só tenho a aplaudir. nesse caso, a fé e a "conversão" podem de fato, ajudar pessoas a se recuperarem. o problema que eu vejo é o que virá depois que essa pessoa se recupera, quais os valores espirituais que ela vai aprender, qual visão de mundo vão lhe incutir na igreja, pois certamente, na euforia da experiência religiosa, essas pessoas não terão uma visão crítica dos dogmas que irão lhe ensinar como verdade absoluta.
Eduardo Medeiros disse…
provocador,

muito bem, enfim uma provocação inteligente...

sem dúvida, a maioria dos evangélicos que dizem que "seguir a jesus não é religião", negam essa afirmação com seus atos religiosos. mas creio ser possível sim, seguir a filosofia e ética de jesus, e até mesmo participar de certos ritos, e não ser "religioso" no sentido ruim do termo.
Eduardo Medeiros disse…
levi e confraternos:

vou deixar o noreda fazer o fechamento do seu texto hoje e amanhã vou postar um assunto que li e achei muito interessante para uma reflexão.
guiomar barba disse…
Provocador, "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará". Te conto que, mesmo quando meu marido esteve desempregado, Deus nos orientou como vivermos na dependência dEle, sem pedir emprestado e sem falar das nossas necessidades para ninguém, foi nestes período que a minha fé cresceu muito.

Abraço.
guiomar barba disse…
Edu, concordo com você plenamente, até mesmo Jesus disse: "VINDE a mim os que estiverem cansados e oprimidos". (Ele espera que o busquem)

Cada vez que alguém me procura com esta dor, cresce em mim a certeza que eles desejam mesmo um relacionamento com o sexo oposto e terem filhos.

Quanto a orientação espiritual que receberão os ex traficantes e tantos quantos saem do mundo da marginalização, penso que tenho que descansar na certeza de que todos aqueles que se achegam a Deus com sinceridade de coração Ele se encarrega de conduzir pelo caminho certo. Ele tem feito comigo.
Beijão.
guiomar barba disse…
Provocador, me esqueci, eu não gosto mesmo de cartões, meu marido ficou no meu pé para eu tirar cartões de crédito, os que tirei venceram sem uso kkkkkkkkk Não sou compulsiva. Fica fácil.
O Provocador disse…
Guiomar, lendo seu depoimento, lembrei-me de uma história de proteção divina. ela é mais ou menos assim:

Sujeito encontra-se perdido no meio da selva amazônica. De repente ele dá de cara com uma tribo indígena com fama de muito violenta. Neste momento ele olha para céu e diz: "Deus!...Estou fudido!".

Como por magia, uma clarão se abre na selva, uma luz toma conta de todo o local, e uma vóz, como que de muitas águas brada lá de cima: "Não meu filho, você não está fudido. está vendo aquela pedra bem grande alí no chão? Pegue-a e arremece bem na cara daquele índio que está no meio. Aquele com o maior cocar.

O Rapaz pega a pedra, joga no índio, e o índio cai morto. Todos os outros olham enfurecidos para ele, enquanto retezam seus arcos. Entãoo jovem olha para o céu e diz: "E agora senhor? Então, a vóz diz calmamente:

Viu? Agora sim você está fudido!

O Provocador
Guiomar Barba disse…
Oi provocador, perdão, mas achei a historinha sem graça, típica de alguém sem argumento. rsrs

Dá uma passadinha em meu blog e veja lá a história verídica que deixei, faça seu comentário.

Abraço.