De Freud a Sandy – O que há de errado?


Lídia Rosa

 Foi no segundo dos "Três ensaios de sexualidade" das Obras Completas, que Freud postulou o processo de desenvolvimento psicossexual, quando o indivíduo encontra o prazer no próprio corpo, pois nos primeiros tempos de vida, a função sexual está intimamente ligada à sobrevivência. O corpo é erotizado, isto é, as excitações sexuais estão localizadas em partes do corpo (zonas erógenas) e há um desenvolvimento progressivo também ligado as modificações das formas de gratificação e de relação com o objeto, que levou Freud a chegar nas fases do desenvolvimento sexual, que sabemos tal qual um be-a-bá: 

Fase oral (0 a 2 anos) - a zona de erotização é a boca e o prazer ainda está ligado à ingestão de alimentos e à excitação da mucosa dos lábios e da cavidade bucal. Objetivo sexual consiste na incorporação do objeto.

Fase anal (entre 2 a 4 anos aproximadamente) - a zona de erotização é o ânus e o modo de relação do objeto é de "ativo" e "passivo", intimamente ligado ao controle dos esfíncteres (anal e uretral). Este controle é uma nova fonte de prazer. Acontece entre 2 e 5 anos o complexo de Édipo, e é em torno dele que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo. No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do menino e o pai (ou a figura masculina que represente o pai) é o rival que impede seu acesso ao objeto desejado. Este processo também ocorre com as meninas, sendo invertidas as figuras de desejo e de identificação. Freud fala em ‘Édipo feminino’, ou Complexo de Electra.

Fase fálica - a zona de erotização é o órgão sexual. Apresenta um objeto sexual e alguma convergência dos impulsos sexuais sobre esse objeto. 

A teorização é longa e o espaço é curto. A explanação freudiana seria talvez uma das formas de representação que poderiam nortear reflexões diante dos fatos ora apresentados:

Essa semana, uma polêmica ascendeu, primeiro nas redes sociais, depois espalhou-se como pólvora ‘mundo afora’. A cantora Sandy, conhecida pelo comportamento recatado, e as maria-chiquinhas da infância, fez uma declaração polêmica, em entrevista à Revista Playboy.

“É possível ter prazer anal”

A princípio não dei muita importância, acreditando tratar-se de uma jogada de marketing, para promover a edição, ou mesmo aquecer as vendas de DVDs da moça. Mas de repente, o Brasil inteiro viu-se espantado com as questões que surgiam por trás do assunto. Sandy recuou diante da declaração anterior, a família constrangeu-se e até o marido fez-se de desentendido (?).

Instaurou-se um debate nacional, sobre novas-velhas questões profundas sobre os mitos da sexualidade, o quanto ela está enraizada de forma arrevesada em nossa cultura (quantos palavrões você conhece que não tenham cunho sexual?) e os limites da liberdade feminina de se pronunciar sobre questões que a priori, lhe interessam diretamente.

Muitas questões a discutir.


Comentários

Elídia :) disse…
Pessoal, desculpa se o tema é meio 'pop' ou polêmico demais, mas acho q foi a pressão...rsrsrs
Bom, pra quem não me conhece ainda,sou Elídia Rosa (prazr), escrevo aqui->repensandodiferente.blogspot.com e o que escrevi aí em cima, é culpa do Eduardo (risos) que gentilmente me convidou para um 'período de experiência'.Devo dizer que esse contrato pode ser extinto a qualquer momento, caso assim desejem,nem vou cobrar indenização...rsrs

Bom, qualquer coisa, eu volto.
guiomar barba disse…
Gostei da estréia! Parabéns. O Levi, que anda, como diz Edu, com Freud colgado no pescoço, vai amar. kkkkkkkkk

Existe muita gente, por certo, que sente prazer no masoquismo sexual e outros são sadomasoquistas...

É possível ter prazer, os mais bizarros, não?

Beijo.
Levi B. Santos disse…
A maioria dos psicanalistas são unânimes em afirmar, que sexo ainda é um sepertabu. Dizem eles que as pessoas lêem muitos livros sobre sexo, como se um manual tivesse o condão de fazer aflorar todo o corolário na busca da perfeita sexualidade. O que não é verdade.

Os livros fornecem muita informação, mas o que interessa, como fundamental mesmo, é o autoconhecimento por parte dos parceiros.

Entendo, que na entrevista citada por Elidia, o que houve foi mais sensacionalismo da revista para fazer dinheiro, explorando o já batido viés de fazer ver como um ícone feminino que no inconsciente coletivo do jovem, representa o ideal de “pureza”, é capaz de realizar atos que na cultura ocidental é estigmatizada como perversão.

Não sei não, mas me deu um toque de abordar o confrade que escreve “Confissões íntimas” em seu blog — o HUBNER. Acho que se ele leu essa entrevista bombástica, com certeza vai aparecer aqui nesta sala para fazer a sua explanação a respeito. (rsrs)

P.S.:

Guiomar, você, que tem muitas experiências de aconselhamento espiritual com os jovens igrejeiros poderia nos ajudar com informações valiosas, haja vista, o sexo ser considerado em muitos meios evangélicos, como uma das maiores tentações do diabo (rsrs)
O que há de errado? A Sandy pode ter prazer sexual até no ouvido. Pode desvirginar a menina dos seus olhos. O corpo é dela e ela tem o direito de fazer o que quizer de anormal com ele.
Uma pena é ela ser considerada uma formadora de opinião, um ídolo e publicar suas sodomias influenciando seu público.
Como nossa juventude não tem personalidade formada e copia até corte de cabelo indígena e grito de guerra de marginal do morro, não será difícil copiar o Kama Sutra da Sandy.
Elídia :) disse…
Guiomar: obrigada pela recepção.
Dr. Levi: gostaria muito que esse assunto desenvolvesse sob esse viés (o sexo e a cultura judaico-crsitã), q a princípio pensei em bordar, porem visto a multiplicidade de (des)crenças,preferi que fosse mais uma discussão subjetiva.
Miranda, querido:rsrs, adorei seu coment, principalmente a primeira parte, e isso era justo o que queria evidenciar. Apesar de todo 'avanço',imagine se fosse eu que saísse falando por aí, enquanto mulher,p. exemplo,o q vc disse. Não ia ser a mesma coisa se fosse ouvida da boca de um homem...É complicado, ou vc é mal-vista, ou vista com medo. As duas coisas são ruins...
Prezada Elídia,

Fiquei sabendo das polêmicas declarações da Sandy hoje à tarde enquanto estava no ônibus voltando de Niterói para minha casa em Nova Friburgo. E, pelo que escutei (não sei se é verdade), a cantora teria até afirmado que tem vontade de participar até de uma troca de casais.

Que surpresa para uma menina que até bem pouco tempo valorizava a virgindade, não?!

Mas eu fico a refletir sobre que tipo de liberdade sexual as pessoas almejam.

Nossa sociedade de formação cultural cristã (e católica), por séculos, considerou a virgindade como um ícone de santidade. Idolatra-se a "Virgem Maria". Mesmo os evangélicos, onde os pastores se casam, têm nas representações de Jesus e de Paulo exemplos máximos de dois celibatários. Este confesso, segundo a carta de 1ªCoríntios, enquanto que a ausência de vida sexual do Cristo é bem evidente pelos textos dos Evangelhos. Apesar da secularização da nossa cultura, o ideal de ser freira ainda está na mente de muitas meninas. Quase toda mulher que nasceu num berço católico (inclusive minha esposa) já pensou em um dia ser freira.

Por outro lado, pode-se observar que, nas últimas décadas, o ideal celibatário não passa de fantasias infanto-juvenil. Aliás, a erotização da garotada tem começado bem cedo. São os filmes pornôs, revistas de nudismo (hoje em dia até meninas adolescentes gostam de ver a "G Magazine" e acessam conteúdo adulto na internet) e o papo da molecada gira quase sempre em torno do sexo. E sem falarmos na facilidade que há para um rapaz e uma moça "ficarem" e até praticarem sexo sem compromisso.

Pois bem. Será que tudo isto pode ser considerado como um exemplo de liberdade sexual?

O que é liberdade sexual?

A meu ver, o que estamos assistindo hoje é mais uma erotização excessiva mas que não inclui sentimentos. Estes, bem como o desejo de amar e de ser amado(a), a aceitação do outro como a pessoa é (sem a idealização dos padrões de estética) e a inclusão dos que são diferentes nos seus relacionamentos ainda têm sido muito mal trabalhados no meio social. Observe, pois, que um homem ficar com várias garotas é um troféu, mas amar uma única mulher não. E que status proporciona um relacionamento para uma mulher se o cara não se enquadra nos padrões de beleza física, dinheiro, estilo de roupa ou não faz o tipo de suas amigas?

Sinceramente, não posso aprovar o comportamento da Sandy. Sei que, pelo fato de ela ser mulher, há ainda uma dose de repressão machista pelo seu direito de expressar a sexualidade. Porém, não dá para concordar com as sandices dessa cantora que parece viver entre os extremos (antes virgindade e agora libera geral), os quais acabam sendo cada tipos de repressão sexual.

Espero ter contribuído para esta discussão.

Abraços.
Em tempo!

A abordagem da sexualidade pelo judaísmo diferencia-se muito em relação ao cristianismo.

Para os judeus, casar é praticamente uma obrigação e o celibato sempre foi desaconselhado pelos rabinos (a única seita celibatária entre os judeus foram os essênios que até hoje são mal vistos pelas diversas correntes do judaísmo). Até o misticismo da kabala promove a vida sexual entre o homem e a mulher, sendo que muitos judeus ainda incentivam seus filhos a se casarem antes dos 20.

Já a sexualidade cristã, apodrecida pela repressão católica (item que os reformadores não conseguiram se libertar por completo), não é algo saudável. Foi contaminada também pelo paganismo, visto que o celibato era praticado por alguns povos convertidos ao cristianismo como uma maneira de aproximação da virgindade ao passo que, nas Escrituras, tem-se a promoção da fertilidade e da fecundidade, sendo tolerado o fato de alguns homens terem sido polígamos.

Contudo, a maneira como o judaísmo lida com a sexualidade requer certas limitações. Não seria aceito pelos costumes um homem ter relação sexual com mais de uma esposa ao mesmo tempo. E, apesar da Bíblia nada dizer, o sexo anal, a masturbação masculina e qualquer ato sexual que resulte na ejaculação fora do receptáculo feminino (o sexo oral consumado feito no homem) seria visto como uma relação sexual inapropriada. E tais conceitos foram de certa maneira absorvidos pelo cristianismo e também pelo islamismo.

Eu, embora seja averso ao celibato e concorde em muitos aspectos com a ideia de sexo koshe pelo judaísmo, reconheço que o estímulo excessivo à procriação também pode resultar num outro tipo de repressão.

Se no cristianismo a mulher estéril solteira pode ser freira (ou uma missionária evangélica mais consagrada a Deus se for celibatária), o que dizer a respeito daquela que não pode ser mãe dentro das culturas judaica e muçulmana?

Ora, pensem comigo. Se amanhã o os valores do padrão feminino mudarem dentro da sociedade em que vier a prevalecer a mulher "pegadora", liberada e que topa transar com facilidade, que lugar terão aquelas cujo comportamento não vier a se enquadrar?

Se na cultura judaica a filha de Jefté foi chorar sua virgindade junto com suas amigas (ver Juízes 11.37-38) quantas mulheres não se auto-depreciam por não serem a "gostosona"?

Atualmente, pelo que observo, há entre as mulheres uma obsessão enorme pelo orgasmo enquanto que, há uns 50 anos atrás, ter prazer era visto como pecado por causa da repressão cristã. Porém, nos nossos dias, mulheres gastam recursos com terapias e compra de medicamentos (alguns até proibidos pela ANVISA) porque querem a todo custo gozar.

Ora, será que esta orgasmolatria feminina já não é um novo tipo de repressão sexual?

Assim, cada vez mais reflito se não estamos ainda bem distantes de cosntruir uma sociedade da tolerância em relação ao outro onde as pessoas não precisem mais se sentir inadequadas por terem ainda bloqueios pra serem superados ou não fazerem o tipo de personalidade padronizado pela mídia. Só que as mulheres têm muito mais condições de virar a página do tabu sexual do que os homens.
Unknown disse…
acho estranha essa dramatização que a mídia faz em cima do sexo. se um ator/atriz admite que gosta de uma coisa "diferente" (diferente? o kama sutra existe a milhares de anos), a mídia faz um rebuliço como se aquilo fosse o fim do mundo.

sexo anal, oral, menáges, swing, são manifestações da sexualidade das pessoas, e devia ser tão natural como qualquer coisa. se um casal tem um relacionamento aberto o bastante para experimentarem swings, que mal há? são adultos, e conhecem os riscos à saude de ter múltiplos parceiros (e deveriam se proteger). nem todos querem aquele "romance de novela", e nem precisam, há quem consiga separar sexo de amor e fidelidade (nem todos consideram sexo uma traição).

eu não teria essa capacidade, não tenho interesse em fazer troca de casal, sou um apaixonado, e tenho um relacionamento fechadinho e não pretendo abrir, mas não vejo mal algum de um casal abrir seu relacionamento se quiser.

mas ainda há todo esse tabu em torno do sexo que não entendo, e essa mania das pessoas de julgarem e "marcarem" as pessoas pelo sexo que fazem. reflexos de uma sociedade hipócrita e fraca.
Eduardo Medeiros disse…
elída, já estreou com tabus....ótimo!!!! volto daqui a pouco...
É possível ter prazer anal? Sim... O galo tem!
Sexualidade não é desvio de caráter, ninguém que tem personalidade de Maria se torna, eventualmente, uma Madalena. Cedo ou tarde mostram sua personalidade libidinosa.
Este comentário foi removido pelo autor.
Pergunta para nosso sexólogo PHD Levi Bronzeado:

Quando o enrustido marido de uma bela mulher sex e normal age como se estivesse numa relação homossexual como ativo e imagina-a como passivo mesmo sendo fêmea. É possível esta fêmea sex tranferir sua fonte de prazer?
Encontrei uma matéria no Yahoo! que fala sobre as declarações da Sandy:


“Já fui em sex shop. Acho legal ir. De vez em quando dá curiosidade. Já comprei algumas coisinhas. Mas não vou dizer o quê”.

Acho que um casal não precisa ficar indo a estes ambiente. A natureza já nos deu tudo o que precisamos para uma boa e agradável relação sexual. Inclusive o afeto e a interatividade que jamais um brinquedinho erótico poderá substituir.


“Já tive vontade de ver [clube de swing]. Confesso que até agora só não fui fora do Brasil porque tenho medo de me encontrar com brasileiros e eles saírem falando. Acho que eu não participaria. Principalmente pelo ciúme de ver meu marido com alguém”.

Ainda bem que ela não participou de uma coisa deste tipo, mas o que a limita é o medo pela sua reputação. Onde estão os valores éticos de escolher conscientemente sobre o certo e o errado?


“É engraçado, parece que não adianta saber que ele [Júnior] estava namorando uma mulher. Eu olhava as fofocas e dizia: ‘Ih, gente, vocês não sabem do que estão falando’. Entre os mais próximos, ele sempre teve fama de pegador. Ele sempre foi terrível.”

Também não me parece que o Júnior seja homossexual. E acho que o nível dessas entrevistas na mídia anda muito baixo.


“Se (as pessoas) não se masturbam, deveriam. É completamente válido. Temos que conhecer o nosso corpo antes de querer que os nossos parceiros conheçam”.

Sou contra! O sexo e o prazer devem ser uma descoberta a dois. O amor não se baseia numa auto-satisfação e sim na satisfação do outro dentro de uma relação de reciprocidade. Acho que a prática da masturbação tem feito muito mal às pessoas. E há um desperdício de energia por parte do homem que pratica coisas assim, o que parece afetar a empatia quanto ao sexo oposto. Eu não recomendaria ao meu filho que se masturbasse! Prefiro que os adolescentes se casem cedo e façam sexo!


“Já vi [filme pornô]. Tem momentos em que é bem adequado. Acho que os filmes pornográficos poderiam ter menos historinhas e ir direto ao assunto”.

Filmes pornográficos podem estragar um casamento. Um casal não precisa dessas coisas para se excitar e deve extrair criatividade de seus próprios momentos, evitando provocar situações que vão levá-los a fantasiar com outras pessoas durante seus momentos íntimos. O sexo entre um humem e uma mulher é uma das coisas mais puras que Deus fez. Não se pode poluir este momento com imundíceis pois a relação sexual equivale a um culto ao Autor da Vida, o nosso Criador.


“Tenho tudo quanto é lingerie que vocês podem pensar. Compro mais quando estou viajando, porque tenho tempo e mais privacidade”. (sobre lingerie)

Nada contra as mulheres gostarem de roupas íntimas para apimentar as relações em seus casamentos. Mas só não devemos cair na compulsividade.


“Já fiquei [bebum] e não gostei. Não gosto de perder o controle. Era um Réveillon. Tomei Champagnhe, um pouco de vinho, depois fizemos brincadeiras daquelas de trava-língua na qual quem erra tem de beber um shot de caipirinha. Terminei a noite abraçada com o vaso sanitário”.

Lamentável! Sinceramente, não vi nada de interessante ou de instrutivo na entevista da Sandy. Preferia que a mídia tivesse dado mais valor a uma sexóloga ou a uma mulher mais bem resolvida. É triste ela terminar a noite abraçada num vaso sanitário do que sem excesso de álcool no organismo ao lado de seu esposo. Sinceramente, a sociedade brasileira já está saturada de gente fazendo apologia ao álcool. Precisamos de novos modelos de referência para a nossa população que incentivem a inteligência, a pesquisa, o casamento equilibrado, a ética e uma vida saudável e moderada. Não esses cantores, atores e jogadores de futebol.
Unknown disse…
vou treplicar o Rodrigo em nome da Sandy, que, aliás, é muito mais mente aberta que a maioria das pessoas.


“Já fui em sex shop. Acho legal ir. De vez em quando dá curiosidade. Já comprei algumas coisinhas. Mas não vou dizer o quê”.

Acho que um casal não precisa ficar indo a estes ambiente. A natureza já nos deu tudo o que precisamos para uma boa e agradável relação sexual. Inclusive o afeto e a interatividade que jamais um brinquedinho erótico poderá substituir.

a natureza não nos "fez" perfeitos como você gosta de pensar. somos cheios de defeitos e constantemente utilizamos a tecnologia para melhorar nossa qualidade de vida (vide a medicina atual). nada mais normal que usá-la também para melhorar o sexo. só há de se tomar cuidado para não se viciar, e usa-la como um mal para o corpo


“Já tive vontade de ver [clube de swing]. Confesso que até agora só não fui fora do Brasil porque tenho medo de me encontrar com brasileiros e eles saírem falando. Acho que eu não participaria. Principalmente pelo ciúme de ver meu marido com alguém”.

Ainda bem que ela não participou de uma coisa deste tipo, mas o que a limita é o medo pela sua reputação. Onde estão os valores éticos de escolher conscientemente sobre o certo e o errado?

e por que é errado um casal adulto ir a um clube de swing? o casal estando de acordo, qual é a falta de ética? certo e errado neste caso é um conceito estritamente pessoal

“É engraçado, parece que não adianta saber que ele [Júnior] estava namorando uma mulher. Eu olhava as fofocas e dizia: ‘Ih, gente, vocês não sabem do que estão falando’. Entre os mais próximos, ele sempre teve fama de pegador. Ele sempre foi terrível.”

Também não me parece que o Júnior seja homossexual. E acho que o nível dessas entrevistas na mídia anda muito baixo.

eu também não sei o motivo do junior ser chamado de gay.

“Se (as pessoas) não se masturbam, deveriam. É completamente válido. Temos que conhecer o nosso corpo antes de querer que os nossos parceiros conheçam”.

Sou contra! O sexo e o prazer devem ser uma descoberta a dois. O amor não se baseia numa auto-satisfação e sim na satisfação do outro dentro de uma relação de reciprocidade. Acho que a prática da masturbação tem feito muito mal às pessoas. E há um desperdício de energia por parte do homem que pratica coisas assim, o que parece afetar a empatia quanto ao sexo oposto. Eu não recomendaria ao meu filho que se masturbasse! Prefiro que os adolescentes se casem cedo e façam sexo!

você desaconselha a masturbação e aconselha o casamento de adolescentes... você merece um prêmio de "asneira do ano".

a masturbação é a descoberta do próprio prazer, e todos deviam praticar, é conhecer o próprio corpo, é saudavel, previne doenças... pergunte a qualquer sexólogo. casar adolescentes, no entanto, não é nada bom. primeiro que com um casamento fica mais complicado para as pessoas crescerem profissionalmente (principalmente para a mulher, se engravidar), o casal vai ter que se preocupar com coisas que só deveria fazer depois dos 30. depois que um adolescente dificilmente sabe o que quer da vida, e ao se comprometer com uma família tão cedo, pode estar abrindo mão de muitas coisas e se tornar uma pessoa frustada futuramente. e ainda, pode estar se casando com uma pessoa que não quer (paixão de adolescente passa rapido). ou seja, um caminho rápido para a depressão.
Unknown disse…
“Já vi [filme pornô]. Tem momentos em que é bem adequado. Acho que os filmes pornográficos poderiam ter menos historinhas e ir direto ao assunto”.

Filmes pornográficos podem estragar um casamento. Um casal não precisa dessas coisas para se excitar e deve extrair criatividade de seus próprios momentos, evitando provocar situações que vão levá-los a fantasiar com outras pessoas durante seus momentos íntimos. O sexo entre um humem e uma mulher é uma das coisas mais puras que Deus fez. Não se pode poluir este momento com imundíceis pois a relação sexual equivale a um culto ao Autor da Vida, o nosso Criador.

sexo é só sexo cara. não é o nirvana espiritual, é algo tão natural como comer. imundície é obrigar adolescentes a se casarem, é impedir os outros de viverem sua sexualidade da forma que quiserem, é tornar as mulheres simples maquinas de fazer filhos... a maldade e o vício estão na cabeça de cada um, e há muitos crentes santinhos que são mais traumatizados que um praticante de swing (que pode ser muito mais fiel que o crente que não pode nem olhar pro lado).

“Tenho tudo quanto é lingerie que vocês podem pensar. Compro mais quando estou viajando, porque tenho tempo e mais privacidade”. (sobre lingerie)

Nada contra as mulheres gostarem de roupas íntimas para apimentar as relações em seus casamentos. Mas só não devemos cair na compulsividade.

nem tudo deve ser feito como objetivo de se apimentar as coisas. a mulher tem que se sentir mulher, desejada. concordo que a compulsividade é ruim, mas comprar lingeries dificilmente vai fazer algum mal (a não ser na conta do cartão do marido, e se ele não for o beneficiado rs)

“Já fiquei [bebum] e não gostei. Não gosto de perder o controle. Era um Réveillon. Tomei Champagnhe, um pouco de vinho, depois fizemos brincadeiras daquelas de trava-língua na qual quem erra tem de beber um shot de caipirinha. Terminei a noite abraçada com o vaso sanitário”.

Lamentável! Sinceramente, não vi nada de interessante ou de instrutivo na entevista da Sandy. Preferia que a mídia tivesse dado mais valor a uma sexóloga ou a uma mulher mais bem resolvida. É triste ela terminar a noite abraçada num vaso sanitário do que sem excesso de álcool no organismo ao lado de seu esposo. Sinceramente, a sociedade brasileira já está saturada de gente fazendo apologia ao álcool. Precisamos de novos modelos de referência para a nossa população que incentivem a inteligência, a pesquisa, o casamento equilibrado, a ética e uma vida saudável e moderada. Não esses cantores, atores e jogadores de futebol.

a sandy não fez apologia ao alcool. ela disse que já ficou bebada e não gostou. e daí? e sobre sexólogos, ontem eu estava vendo um programa de uma sexologa, e sabe o que ela falou sobre masturbação? FAÇA. ela aconselhou a uma mulher casada que deixasse seu marido se masturbar (pois ela reclamava que achava que o marido não se satisfazia com ela). não é algo pessoal, cada um tem sua forma de atingir o prazer, e se a do marido é se masturbando após o sexo, qual é o problema?

mas para você, modelo de sexualidade é o da mulher deitada na cama de barriga pra cima, caladinha, e o marido fazendo seu serviço. loucura total.
Levi B. Santos disse…
Rodrigo

o casal estando de acordo, qual é a falta de ética? certo e errado neste caso é um conceito estritamente pessoal (Bill)

“Lendo o livro – “Sexo na Cultura Talmúdica”, de Daniel Boyarin ( página 124), encontrei uma afirmação similar a que o Bill fez acima. O Rabi Yohanan fez a seguinte alusão:

“ desde que não haja coerção, os casais podem adotar qualquer prática sexual que desejarem”

Essa declaração aparentemente ofensiva de Rabin Yohanan – explica o autor do Livro −, serve apenas para mostrar que aquilo que se passa no leito conjugal não diz respeito a Torá”.
Eduardo Medeiros disse…
parece-me que a sandy que se livrar daquela imagem santa, angelical e virginal que ele fez propaganda durante tanto tempo. eu gostava daquela sandy. era autêntica. não tinha vergonha de se dizer virgem. não tenho nada contra as virgens...

mas depois que se separou artisticamente do irmão, está a procura de uma nova imagem, só não sei se está indo pelo caminho certo, já que eu acho que ela é de fato, uma mulher mas recatada e que agora quer dar uma de "devassa"(fez um comercial que não colou para a cerveja) e dar declarações picantes em entrevistas.

por outro lado, ela tem o direito de querer mudar, de querer passar uma nova imagem. ainda que seja só imagem...

quanto à declaração de que é possível sentir prazer anal, qual o drama? mulheres(talvez a minoria)gosta de sexo anal e tem prazer no sexo anal e não vejo motivo para que as tais se privem desse prazer.

quanto às questões morais sobre sexualidade levantadas pelo rodrigo e o bill, é uma questão de cabeça, de comportamento. liberdade sexual cada um tem que ter a que lhe dá mais prazer, desde, é claro, que não seja um prazer criminoso, como o prazer de um pedófilo ou de um estuprador.
Levi B. Santos disse…
Altamirando

Não sou sexólogo. Sou ginecologista –, também chamado de Garçon pelos gozadores, por trabalhar onde os outros se divertem (kkkkkkkk).

Nas horas vagas dedico-me a blogar e, amadoristicamente, fazer incursões pelo terreno escorregadio da psicanálise.
Caro Levi.

Sendo você um exper em perseguidas,deve conhecer mais que eu, de "derrières".
Minha pergunta insere nos dois parágrafos. No primeiro como garçon e no segundo como barbeiro.

E aí, quando sairá o pensamento do mês? He,he,he..
Elídia :) disse…
pessoal. desculpem a ausencia hj, comecei estagio da graduação (psico) e é bem complicado, inserir-se no 'campo' (dr. Levi, o senhor sabe do que falo, rsrs). volto depois pra ler td e comantar, bj.
Opa! Peguei o bonde andando!

Não presciso comentar muito, pois o Gabriel Nagib já escreveu o que eu iria escrever.

Apenas acrescentando, sou a favor da liberdade sexual, porém também sou a favor das pessoas aprenderem a pensar nas consequencias do que fazem*.
Explicando melhor,
Acho que sexo é algo natural(óbvio), não deveria ser polemico, isso é culpa dos nosso avôs que erram rigidos com o assunto. O que a pessoa faz na cama, ela tem o direito de fazer, mas nossa sociedade mal-estruturada teima em criar polemicas e ofensas. Provavelmente por culpa disso o sexo entre adolescentes(adultos irresponsaveis e/ou desinformados se encaixam aqui) está tão problematico, não há informação de onde deveria! nossos pais deveriam nos ensinar, desde uma certa idade sobre sexo, mas as informações vem de onde não deveria, amigos, televisão, revistas e a internet.

Visto que o Próprio Deus Cristão "dizia": crescei e multiplicai-vos. Em minha interpretação, soa da seguinte forma:
Crescei - tornem-se adultos, tenham responsabilidade nas suas decisões.
Multiplicai-vos - faça com que seu DNA fique na terra.

Quanto ao prazer, bom, se nossa evolução(ou Deus) nos deixou o orgasmo, é para estimular o sexo. Nós seres humanos dotados de inteligencia, formamos outras maneiras de obter prazer sexual.Que mal há nisso? afinal, sinceramente, quem está perdendo(ou deixando de ganhar)? a garrota que faz sexo com responsabilidade, ou a virgem?

*gravidez se encaixa na responsabilidade, visto que deveria ser planejado para evitar problemas futuros.
Ah já ia me esquecendo...

Prazer Elidia, meu nome é Tiago, acho que voce passa por este periodo de "experiencia", vendo comentarios antigos vi que um dos problemas do blog era o Tema, que sempre cai pra religião. Acho que temas "pop" e "polemicos" podem ajudar(não nescesariamente resolver) a mudar isso.
Fora do assunto,

Peço um conselho a voces aqui do blog, estou querendo me aprofundar no tema Subconsciente, inconciente etc. Alguem me recomenda algum livro ou texto?de preferencia que esteja na internet.

Obrigado.
Elídia :) disse…
As questões morais sob esse viés, ainda são regradas pelo machismo, pois em sua maioria foram idealizadas nesse contexto.
Não sou feminista, não gosto de rótulos, mas devo assentir que, acaso desejemos ser tratadas como mulheres 'suficientemente boas',teremos que refrear nossas opiniões principalmente sobre a sexualidade.
- A mulher ainda não pode expressar sua opinião de forma livre,neste caso,sem ser julgada. A sociedade de uma forma geral ainda é hipócrita, pois se o prazer fosse algo relegado ao mundo masculino,seria justificável. O mito do prazer feminino ainda povoa muitas mentes, acho q no terreno religioso pior ainda, mas não quero entar nesse campo, pois sei q ele é minado, hehehe
Hubner Braz disse…
Como diz Rodrigo: "A Tempo!!" Kkkkk

Elídia do céu santíssimo, que profundezas infernais escreveste aqui. (No bom sentido é Claro).

Mas caiu como uma luva na mão dos confraternes. Que por sinal tem degustado até a sobra lambendo as pontas dos dedos.

Olha que eu estava pensando sobre um tema que venha no sentido sexualizado... E o Levi me pediu para descrever sobre o sexo no meio cristão. Só que não acho tanto necessário aja vista que o Dr. Rodrigão,do Blog e não do BBB.

E ao meu ver, esquecemos de um detalhe... Para quem leu o Antigo Testamento, observou muito bem os detalhes que a bíblia nos dar sobre as mulheres. Que ao meu ver eram escolhida a dedos.

Eles eram tão exigentes na beleza e relação sexual das mulheres, que as mais destacadas da história eram um pouco "devassa", por exemplo poderíamos contar Rute que de tão linda foi destacada na história.

Mesmo ela sendo:
- Uma Moabita
- Embebedou Boas
- Dormiu com ele antes de casar
- Entrou na genealogia de Jesus

Sem falar da Raabe, As filhas de Ló,Sara e outras que receberam destaques significativos nas escrituras e mesmo agindo desta maneira trouxe outros exemplos significativos para cada um de nós.

E para concluir, nunca vi a bíblia no antigo testamento comentar de alguma mulher que fosse feia. Todas tinham um baita de um corpão lindo tipo "BBG" e eram cobiçadas pelos homens até o tutano.

Vou nessa que amanha tenho que pular da cama cedo.

Até...
Hubner Braz disse…
Elídia, concordo com você sobre os conservadores machistas que não concordam com as opiniões feministas sobre sexo.

Só que estes "conservadores" estão entrando em extinção no ocidente. Não somos muçulmanos para tirar a liberdade feminina.

Além do mais, eu admiro a mulher que tem opiniões sexuais afloradas e comentam sobre elas.

Agora mesmo, lembrei do que uma amiga me dize ao ler o 7 capítulo da BlogNovela Vagabundo Confesso no blog Confissões Insanas.

Ela me dize assim: Hubnexxx porque você não faz o 8 capítulo, incluindo o sequestro da Susana(personagem da Blognovela) por estes três homens, e que eles estavam sendo aguardados por mais dois numa chacara.

Onde os cincos iriam abusar dela, e mesmo ela não querendo no momento, era o desejo dela ser tratada assim, ela sentia mais tesão quando aplicavam o masoquismo.

Imagine só a mente da minha amiga, eu já cheguei falando pra ela que o 8 capitulo não será assim, porque não tem lógica eu escrever isso, taria indo contra o que tem proposto além de fazer apologia ao estrupo. (Coisa que abomino!).

Mas só comentei isso com vocês porque fiquei admirado pela manifestação da sua imaginação ir tão longe...

Vou parar por aqui, dá até vontade de continuar, mais deixa quieto... Amanhã tem mais maratona.

Abraços Elídia, flor do campo e a todos os confrades.
Caros confrades, opositores e pares,

Estarei entrando em coma induzido hoje às 16:oo hs e só darei sinal de vida depois de 27/08. Não estranhem minha ausência. Não é por descaso nem preguiça.
guiomar barba disse…
Levi, volto para você ok?

"Eles eram tão exigentes na beleza e relação sexual das mulheres, que as mais destacadas da história eram um pouco "devassa", por exemplo poderíamos contar Rute que de tão linda foi destacada na história.

Mesmo ela sendo:
- Uma Moabita
- Embebedou Boas
- Dormiu com ele antes de casar
- Entrou na genealogia de Jesus

Sem falar da Raabe, As filhas de Ló,Sara e outras que receberam destaques significativos nas escrituras e mesmo agindo desta maneira trouxe outros exemplos significativos para cada um de nós"

Hubner, acho que você deve fazer uma nova leitura das histórias dessas mulheres, para não dizer delas o que sua mente absorveu ao contemplar apenas o quadro pintado das "musas". rsrs

Beijo.
guiomar barba disse…
Edu, A namoradinha do Brasil, a Regina Duarte, famosa por sua doçura, 'pureza'(?) também virou a mesa quando fez a novela Roque Santeiro. Lembra?
Guiomar,

(Eu falando pelo Edu)...Regina Duarte fez papel de prevaricada numa novela. Não na vida real.
De "namoradinha do Brasil" para Messalina não.
Deixe a prevaricação com a Sandy.
Eduardo Medeiros disse…
gui, pois é. a regina é uma atriz, e atriz encarna o personagem que lhe dão. o caso é um pouco diferente. aliás, ela foi formidável no papel da viúva.

mas o mirandinha está sendo muito duro com a sandy. até que ela canta bonitinho não é não, mirandinha?

bom coma para você, mas volte, pois você é a pimenta malaqueta da confraria e sem você, perdemos muito em sabor.
Eduardo Medeiros disse…
gui e hubinho:

o antigo testamento, não possui a moral cristã medieval; daí ser tão espantoso o rei davi ter tido várias mulheres, ter matado o marido de uma para ficar com ela, ter matado milhares, ter decapitado golias, andar errante como mercenário por vários anos junto com seu bando, ser o maior rei de israel conquistando de vez jerusalém, e por fim, receber a epitáfio de "homem segundo o coração de deus".
Eduardo Medeiros disse…
tiaguinho, a temática "religião" não é um problema para nós, ao contrário. todos aqui têm origem no meio cristão evangélico, mas fizeram releituras da fé e hoje "saíram da gaiola". alguns, não só saíram dela, como agora querem destruí-la. não é o meu caso nem o caso de levi. o hubinho ainda vive na gaiola mas gosta de apreciar a vista lá fora.

então, o tema será sempre recorrente aqui; discutimos religião sobre várias óticas e ângulos, já que a espiritualidade é um dos fenômenos mais marcantes da nossa espécie.

mas praticante desde que a confraria foi inaugurada que o único tema debatido era esse, por isso, deu um pouco de ressaca e estamos agora, buscando ventilar um pouco nossos debates.

ok, meu camarada? e aí, quer escrever para a confraria não? :)

quanto às dicas que você pediu, vou deixar o levi te responder, pois ele é o mais indicado.
guiomar barba disse…
Mirandinha kkkkkkkkkkkkk acordou né? Por favor, volte logo.

Gostei, você é fã da Regina Duarte em?
guiomar barba disse…
Edu, falei da Regina em termos de que ela, na época se bem me lembro, decidiu mudar a imagem dela, embora como artista, e muita gente sentiu muito. Não digo que ela deixou de ser a "santinha" kkkkkkk

Como é bom ter você Eduzinho rsrs
guiomar barba disse…
Rodrigão, eu penso que muitos casais se desgastam sexualmente na busca por algo que anseiam desesperadamente, embora não tenham definido o que buscam, e nesta ansiedade, apelam para a promiscuidade...

Eu ouvi uma pessoa que desgastada sexualmente, com a esposa, pediu a ela que tivesse sexo com outro homem para ele assistir. Sendo que ele já havia a pedido de seu cunhado tido relações com a própria irmã dele.

Agora desaba o céu kkkkkkkk ai os hereges...

Na hora que ele estava fazendo... o cunhado dele entrou em êxtase e começou a falar uma língua (ele não era pentecostal não, por suposto) e o cara ficou apavorado com as feições dele e a língua, e parou, claro...

Esta é uma das experiências que escutei...

A coisa é mais complicada que "imagina a nossa vã filosofia" kkkkkkkk

Te amo amigo.
Levi B. Santos disse…
“Não sou feminista, não gosto de rótulos, mas devo assentir que, acaso desejemos ser tratadas como mulheres 'suficientemente boas',teremos que refrear nossas opiniões principalmente sobre a sexualidade” (Elidia)

Esse tabu de refrear a opinião da mulher, principalmente no meio científico, vem de longe. Senão vejamos:

Foucault, na História da Sexualidade mostra exatamente que no campo do saber masculino o corpo feminino é considerado como patologizado. Freud foi muito combatido pelos cientistas de sua época. Com muitas dificuldades conseguiu, enfim, desenvolver seus estudos numa sociedade Vienense machista, que excluía a mulher do espaço público, por ser considerada um ser excessivo, desviante,e histérico (vide filme Freud – Além da Alma)

Foi o vienense Hofmannsthal, contemporâneo de Freud, que deu uma versão ousada ao mito de Electra:
“Electra, no palácio devastado de Agamenon é quem recupera toda a casa, pois os valores masculinos foram varridos e de nada mais serve a presença de Orestes. A lei do pai foi abolida e os homens parecem ser incapazes de retomar a nova ordem do mundo em suas mãos. Assim o espírito da modernidade teria como alegoria a feminilidade em revolta” (A Psicanálise e o Feminino: Um Horizonte da modernidade – de Regina Neri)

Lou Andreas – Salomé, a única mulher a participar do seleto círculo de estudos formado por Freud, foi a primeira mulher na história da psicanálise, a romper com as regras morais machistas da sociedade vienense. Teve vários amantes, entre eles, Freud, Nietzsche, Raines Maria Rilke.

Tenho um livro raro dessa autora, com o título “Carta Aberta a Freud”, em que ela discorda do seu mestre de forma contundente, brilhante e até poética. Vale a pena conferir esse livro da “musa da psicanálise”, como era denominada por seus pares.

Diz a história, que o velho ranzinza, Nietzsche, se derretia todo ante a presença sedutora dessa mulher que ele mesmo andou dando umas paqueradas, mas sucumbiu ante o enigma feminino. É dele essa ode poética sobre a mulher:

“A mulher, como a vida, é coberta de um véu tecido em ouro, um véu de belas possibilidades que lhe dá um aspecto sedutor, e este talvez se constitua no maior charme da vida. Sim, a vida é uma mulher”

Segundo Nietzsche, “teriam sido os homens que primeiro acusaram e responsabilizaram as mulheres pelo pecado e pela falta, terrível invenção judaico-cristã que vai ser atribuída às mulheres na figura de Eva pecadora, e em consequência elas nos retornariam essa má consciência” (A Psicanálise e o Feminino – página 87)
Levi B. Santos disse…
Prezado Tiago


Você falou que queria saber algo sobre o inconsciente.

Conheço um livro de fácil e agradável leitura, sem exagero de termos técnicos. Trata-se do livro de Michael Kahn – “Freud Básico”. O autor faz um passeio sobre o pensamento de Freud. Ótimo para quem deseja iniciar contato com o mundo da psicanálise.

Outro livro que aborda o inconsciente, como sede dos arquétipos estruturantes da psique, de que as diversas formas de religiões são uma fonte, seria o “Eu e o Inconsciente” de C. G. Jung.

Abraços,

Levi B. Santos
guiomar barba disse…
Levi,
Bom, você sabe que sou como o monte de Sião que não se abala. rsrs Minhas experiências diárias com Deus me dão suporte para continuar crendo na verdade do evangelho.
Creio absolutamente que somos tricotômicos, partindo deste principio, entendo que o sexo não se faz apenas com o corpo e mente, mas há um envolvimento pleno do todo nosso ser. Portanto entendo que sexo além do prazer é uma responsabilidade, porque envolve também o nosso espírito.
Será que os hereges rsrs agüentariam as experiências que ouvi e vi, sobre espíritos e sexo?
O que mais tenho entendido em aconselhamentos, não só com os jovens igrejeiros, mas com as moçinhas, antigamente chamadas de ‘moças de programa’, é que tanto o macho como a fêmea, na verdade, na sua grande maioria não está em busca de um prazer sexual e sim de AMOR, de sentir que tem valor, que é amado (a), que é importante para alguém. Mais ainda: quer provar para seus amigos que é atraente, que conquista, que é amada (o). Nesta busca, geralmente desenfreada, ninguém confia no parceiro (a) de uma vez que sua auto estima está lá embaixo e ambos se perdem cada vez mais, e afundam na mais negra promiscuidade.
Tendo como cúmplice uma mídia irresponsável que fomenta cada vez mais no coração aprendiz que o valor dele está na sua aparência, no que ele possui. Principalmente a mulher, como todos nós sabemos, é o alvo mais atingido, as cobranças vão muito além de uma cara bonita, têm que ter um corpo malhado, pernas bem torneadas, seios fartos, nádegas redondas e recheadas, portanto, as menos agraciadas pela natureza têm que malhar na cama para sentir que foi agradável ao seu parceiro, e o parceiro quando não tem atributos físicos codiciáveis, tem que se fazer difícil de conquistar para ser amado, desejado.
Então meu amigo, o demônio não é o sexo, o sexo é uma benção de Deus. O demônio é a falta de amor próprio, de valores, é a morte do amor, de valores, que leva o ser humano a promiscuidade que com o modernismo, recebeu um novo nome: “liberdade sexual.”
Quando a bíblia diz: “Seja bendito o leito sem mácula”, está querendo nos proteger das dores provocadas pelo USO mútuo. O sexo é para ser desfrutado com amor e não ele em si.
Ouvi um rapaz comentando com um amigo, que havia transado tanto, que estava com nojo dele mesmo. Por quê?
Ouvi outro moço com a cara mais desapontada do mundo, comentando com outros, que uma moça havia engolido seu esperma, como se ele não fosse cúmplice com ela, naquele ato. E ai veio o desprezo dele por ela... O que ela queria? Agradá-lo, fazer com que ele ficasse com ela, pelo menos porque era boa naquilo.
Sábado último, um gay me dizia em termos, os mais chulos possíveis, que o que ele queria era que o seu parceiro o amasse, tivesse compromisso de amor com ele, porque sexo, não era amor...

Levi, você sabe como dissecar tudo que escrevi...
Beijo pra você.
Gabriel,

Não acho que o sexo precise de tecnologia para ser melhorado. A não ser se a pessoa tiver alguma limitação física. E aí, se eu já tivesse lá com meus 90 anos e a minha "ferramenta" pedindo aposentadoria, talvez colocaria uma prótese para chegar mais feliz aos 100... (rsrsrs)


"e por que é errado um casal adulto ir a um clube de swing? o casal estando de acordo, qual é a falta de ética? certo e errado neste caso é um conceito estritamente pessoal"

Já não é a primeira vez que me deparo com perguntas deste tipo e não acho difícil respondê-las para você. Complicado talvez seja você reconhecer que é errado.

Mas veja. Se eu transo com uma outra mulher que não é minha esposa, emocionalmente posso apegar-me a ela visto que o ato sexual é algo extremamente envolvente e foi feito para criar laços fortes de afetividade. Logo, adotando aqui a linguagem mais primitiva dos textos bíblicos, o homem e a mulher tornam-se "uma só carne".

Acontece que, se eu passo a banalizar o ato sexual e até mesmo o envolvimento afetivo e libidinoso com as mulheres, estarei praticando um tremendo mal contra mim mesmo e contra a outra pessoa. E também vou estar sendo infiel em relação á minha esposa. Também, se eu e ela vamos juntos a uma casa de swing, não acho que se aplique aquele provérbio popular de que "chifre trocado não dói". Aliás, a própria Sandy falou que não gostaria de ver o homem dela com outra e eu posso dizer que eu, igualmente, não suportaria ver a minha esposa nos braços de outro cara.

Além disso, fico a pensar na quebra do respeito que tais situações provocariam dentro de um casamento. Pois, mesmo que haja ali um "comum acordo", eis que um limite foi ultrapassado e, a partir de então, fica muito fácil para qualquer um envolver-se afetivamente com outra pessoa que encontrar na rua ou no ambiente de trabalho. Por exemplo, o marido se sentirá mais desprendido para levar a sua secretária pra um motel depois que foi um dia numa casa de swing e assistiu a sua esposa nos braços de outro.

E como fica a imagem dos pais diante dos filhos? Pois penso que toda criança quer ter o papai e a mamãe vivendo bem em harmonia. E hoje, infelizmente, temos visto famílias desestruturadas na sociedade ocidental por causa das constantes separações. Logo, temos que reverter este quadro e não piorar mais ainda com uma "liberalização" desenfreada que, atualmente, já alcança as classes mais simples da sociedade e não mais se restringe a um grupo de gente culta ou endinheirada como era antigamente (o que também não aprovo).
Continuando...


"você desaconselha a masturbação e aconselha o casamento de adolescentes... você merece um prêmio de "asneira do ano". a masturbação é a descoberta do próprio prazer, e todos deviam praticar, é conhecer o próprio corpo, é saudavel, previne doenças... pergunte a qualquer sexólogo. casar adolescentes, no entanto, não é nada bom. primeiro que com um casamento fica mais complicado para as pessoas crescerem profissionalmente (principalmente para a mulher, se engravidar), o casal vai ter que se preocupar com coisas que só deveria fazer depois dos 30. depois que um adolescente dificilmente sabe o que quer da vida, e ao se comprometer com uma família tão cedo, pode estar abrindo mão de muitas coisas e se tornar uma pessoa frustada futuramente. e ainda, pode estar se casando com uma pessoa que não quer (paixão de adolescente passa rapido). ou seja, um caminho rápido para a depressão."

Cara, acho que você tem que abrir mais a sua mente, procurar entender mais o ponto de vista do outro e, como um exercício de alteridade, colocar-se no lugar dos adolescentes que já sentem desejos sexuais e vontade de ter uma relação sexual afetuosa desde que entram na puberdade. Porém, a maneira apropriada de se fazer isto chama-se CASAMENTO! Pois fora do casamento é arriscado demais porque pode facilmente levar os jovens a uma quebra de compromissos entre eles. Então, a saída é os meninos e as meninas casarem-se mais cedo e serem educados pelos pais a se amarem, a manterem o matrimônio com todos os esforços possíveis.

Realmente o modelo de sociedade e de acesso ao emprego por nós adotados não propiciam o casamento entre adolescentes, os quais ainda são infantilizados pela mídia para as responsabilidades da vida ao mesmo tempo que recebem estímulos fortes para o erotismo de todos os lados (revistas, programas de TV, internet, na escola...).

Ressalte-se que uma preocupação com coisas que, a seu ver, só deveriam vir "depois dos 30", pra mim é algo super saudável porque ensinaria o jovem a ter responsabilidade desde cedo. Inclusive, é até muito bom que a geração de filhos ocorra bem antes dos 30 porque os riscos na gestação são menores e as probabilidades de fertilização do óvulo pelo processo natural maiores. Logo, é o casamento tardio que pode causar profundas frustrações, principalmente quando a mulher não consegue mais se tornar mãe, motivo pelo qual vejo muitas pacientes desesperadas para engravidar depois dos 35/40 e se sentindo deprimidas por isso.

Acrescente-se que a frustração pode surgir também se a espera pelo relacionamento sexual for longa. Isto porque, se um jovem for aguardar até seus 25/30 anos para ter a sua primeira relação sexual, ele também poderá se sentir frustrado por não ter vivido o auge de sua forma física plenamente. E aí não há como substituir a relação sexual natural por atos masturbatórios, sendo que a falta de contato com o sexo oposto pode vir a causar sérios transtornos para o jovem, bem como para a sociedade porque as pessoas não suportariam ter que aguardar até o casamento tardio para terem suas primeiras relações sexuais e, como resultado, veríamos (e já temos visto) cada vez mais mães e até avós solteiras.
Continuando...


Por outro lado, na sociedade brasileira de 100 anos atrás, as pessoas casavam-se mais cedo (geralmente antes dos 20), tinham vários filhos, precisavam da permissão dos pais para namorar (o datting ainda nem era muito comum) e os casamentos duravam. E, da mesma forma, tem-se visto no Oriente as relações durarem mais do que nos países do Ocidente porque homens e mulheres são educados para o casamento, para que um faço o outro feliz na relação, ao invés de esperar ser amado(a). E, se eu entro num casamento disposto a dar o meu amor, não vou me importar se foram meus pais quem escolheram a noiva ou se ela será aquela mulher idealizada, sendo que, com o tempo, agente aprende a gostar de quem ama.


"sexo é só sexo cara. não é o nirvana espiritual, é algo tão natural como comer. imundície é obrigar adolescentes a se casarem, é impedir os outros de viverem sua sexualidade da forma que quiserem, é tornar as mulheres simples maquinas de fazer filhos... a maldade e o vício estão na cabeça de cada um, e há muitos crentes santinhos que são mais traumatizados que um praticante de swing (que pode ser muito mais fiel que o crente que não pode nem olhar pro lado)."

Você está enganado, Gabriel! Sexo é muito mais do que um ato mecânico, pois envolve a alma da pessoa. Quando a Bíblia fala numa linguagem primitiva que serão “uma só carne", as Escrituras estão dizendo que duas almas são unidas pela relação sexual. Assim, como disse o apóstolo Paulo, "tudo me é permitido, mas nem tudo me convém" e cabe ao homem não se deixar escravizar por essas cosias como prostituição, troca de casais, traição conjugal, etc.

Hoje em dia, por razões sociais (e não espirituais), critica-se muito a prostituição baseada no sexo por dinheiro. Porém, não vejo muita diferença no aspecto espiritual quando um casal vai a uma dessas casas de swing, mesmo que ninguém esteja recebendo nada para transar. E aí tudo o que Paulo escreveu aos coríntios (1Co 6.12-20) acaba se aplicando por analogia a essas pessoas que tornam seus corpos em "membros de de prostituição" ao invés de glorificarem a Deus com uma vida de pureza. E aí não podemos esquecer que tais pessoas estão pecando contra si mesmas, coisa que nem sempre elas são capazes de perceber porque andam cegas numa busca desenfreada de prazer momentâneo e sem um propósito construtivo.

Embora eu pense que a santidade do homem e da mulher não se resume à pureza sexual, não se pode desprezar a instrução bíblica a este respeito. E aí eu prefiro orientar as pessoas para que se abstenham das relações sexuais ilícitas porque, além de ser agradável a Deus praticar o sexo em santidade, será melhor para elas mesmas.
"nem tudo deve ser feito como objetivo de se apimentar as coisas. a mulher tem que se sentir mulher, desejada. concordo que a compulsividade é ruim, mas comprar lingeries dificilmente vai fazer algum mal (a não ser na conta do cartão do marido, e se ele não for o beneficiado rs)"

Que fique esclarecido que não tenho nada contra a mulher comprar peças íntimas para seduzir o marido. Pelo contrário! Faz parte do jogo sadio da relação. E, neste sentido, deve ser até incentivado.


"a sandy não fez apologia ao alcool. ela disse que já ficou bebada e não gostou. e daí?"

Mas quem fica se embriagando desta maneira é porque se deixa dominar pelo álcool. Ora, que bela referência a Sandy pode ser hoje para as crianças que a assistiram na TV e ganharam presentes de seus pais com a imagem dela, não?! Não quero dar uma de fariseu hipócrita e muito menos dizer que bebida alcoólica seja pecado. Eu mesmo tomo umas cervejinhas, umas tacinhas de vinho e também umas doses de sakê. Contudo, o álcool deve ser ingerido com moderação e devemos refletir sobre quantos crimes, acidentes de trânsito e desentendimentos acontecem por causa do consumo excessivo de bebida alcoólica. E, se alguém chega ao ponto de perder o controle é que seu quadro já ficou caracterizado como patológico.

Infelizmente, quando se trata de consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou de medicamentos controlados, há uma tolerância há uma tolerância maior da sociedade por se tratarem de drogas lícitas. E aí eu pergunto o que você, Gabriel, acharia da Sandy se ela tivesse contado que cheirou uma carreirinhas de cocaína? Ora, alcoolismo é doença e como tal deve ser tratado.


"e sobre sexólogos, ontem eu estava vendo um programa de uma sexologa, e sabe o que ela falou sobre masturbação? FAÇA. ela aconselhou a uma mulher casada que deixasse seu marido se masturbar (pois ela reclamava que achava que o marido não se satisfazia com ela). não é algo pessoal, cada um tem sua forma de atingir o prazer, e se a do marido é se masturbando após o sexo, qual é o problema?"

Há um problema bem sério nesta história. Pois, mesmo que este marido esteja satisfazendo sua mulher com a penetração vaginal, ou com o sexo oral, ele está praticando um ato que pode trazer negatividade para o casamento ao gozar fora do local apropriado. Pois só a ejaculação no receptáculo certo e feito pela natureza é que proporciona um sentimento de paz e de harmonia para o casal. Por isso, tenho até minhas restrições quanto ao coito interrompido como ocorreu na história de Onan e Tamar, muito embora o pecado do filho de Judá esteja contextualizado com a recusa de cumprir o costume judaico do levirato (dar filhos para a esposa do irmão falecido). Segundo as Escrituras, o que Onan fazia era mal diante de Deus.
"mas para você, modelo de sexualidade é o da mulher deitada na cama de barriga pra cima, caladinha, e o marido fazendo seu serviço. loucura total."

Você está agindo com equivocada generalização e preconceito em relação às minhas ideias, Gabriel! Não defendo uma sexualidade genitalizada, com fins unicamente reprodutivos e nem restrita a um posicionamento específico tipo o "papai e mamãe". Acho que o sexo face a face é de fato mais prazeroso e evoluído do que o homem ter um coito vaginal por trás tal como deveriam fazer os nossos ancestrais no Paleolítico. E, também por isto, é que sou contra o sexo anal (além de ser uma violência, algo contrário á natureza e muitas mulheres não gostarem) visto que o marido deve dar prazer pra sua companheira. Logo, acho que o homem deve praticar as devidas carícias e o sexo oral pode até ser uma ferramenta para o casal se excitar.

Quero deixar claro que não tenho nada contra a mulher experimentar o orgasmo clitoriano alcançado pelo sexo oral ou pelas carícias de seu marido já que ela não vai expelir óvulos como ocorre na menstruação ou na ejaculação masculina. Inclusive, a Bíblia coloca muito bem em Levítico 15 quais são as impurezas do homem e da mulher: o sêmen e o sangue da menstruação. Então, se o homem masturba sua esposa ou faz sexo oral nela, não vejo nada de ruim, até porque a mulher não vai se satisfazer apenas com isto. Já o homem não deve se masturbar ou consumar o orgasmo com ejaculação ao receber o sexo oral por causa do "desperdício de semente", o que significa que ele deve preservar a energia vital que o Criador lhe dá e só descarregá-la de maneira apropriada, aprendendo a respeitar os dias em que sua companheira não pode ter relações sexuais (na menstruação).

Embora a Bíblia não diga expressamente que masturbação seja pecado (assim como não fala do sexo anal), tenho pra mim que e experiência milenar dos povos e as regras estabelecidas na Torá quanto às impurezas do homem já são suficientes para orientar os casais a terem uma relação sexual apropriada e que vai lhes proporcionar felicidade dentro do relacionamento a dois.
"Lendo o livro – “Sexo na Cultura Talmúdica”, de Daniel Boyarin ( página 124), encontrei uma afirmação similar a que o Bill fez acima. O Rabi Yohanan fez a seguinte alusão: “ desde que não haja coerção, os casais podem adotar qualquer prática sexual que desejarem”. Essa declaração aparentemente ofensiva de Rabin Yohanan – explica o autor do Livro −, serve apenas para mostrar que aquilo que se passa no leito conjugal não diz respeito a Torá" (Levi)

Ao que me parece, as conclusões do Daniel Boyarin estão equivocadas e não se aplicam ao que o Gabriel havia colocado em sua participação acima. Isto porque o Gabriel fez sua afirmação em relação á prática do swing, que não envolve apenas o casal (outras pessoas estranhas ao relacionamento conjugal também se acham presentes e até participam). Logo, se fôssemos admitir qualquer tipo de prática sexual, teria que ser somente a dois (entre os cônjuges) e em lugar privado (entre as quatro paredes da casa). Outrossim, não podemos aceitar que o Talmude tenha mais autoridade do que a Bíblia, até porque o livro é uma coletânea de opiniões dos rabis dos primeiros séculos da era comum, os quais divergem entre si e tentam interpretar a Torá de diferentes maneiras.

Como havia respondido ao Gabriel, a Bíblia não diz de maneira expressa que esta ou aquela forma de sexo entre um homem e uma mulher seja pecado. Porém, implicitamente falando, temos elementos nas Escrituras que podem ensinar os casais as maneiras mais apropriadas e isto eles vão descobrindo juntos.

Sem ter medo de parecer um idiota dentro da cultura brasileira e nem querendo ser um religioso hipócrita, posso dizer que jamais tive desejo de praticar sexo anal com uma mulher. Por mais que outros homens me falassem que o ânus é “mais apertado” e proporciona um prazer maior para o homem, eu não consigo sentir atração por um órgão que foi feito para eliminar fezes e não para receber o coito (parece que a penetração requer o uso de vaselina já que o órgão não dispõe de lubrificação própria como a vagina).

Como deve saber melhor do que eu, Levi, uma vez que é médico, eis que o sexo anal pode causar inúmeros problemas para as mulheres. E, se o sexo anal provoca danos ao corpo de quem é penetrado (seja a mulher ou um homossexual passivo), então é uma prática agressiva, desarmônica e que favorece mais ao sujeito ativo. Logo, não é algo que seja apropriado. Inclusive, em termos de DSTs e AIDS, sabe-se que os riscos de transmissão do HIV são maiores quando se pratica o sexo anal. Após a penetração, o homem não pode introduzir imediatamente o seu pênis na vagina de sua esposa porque há um risco de contaminação do aparelho genital feminino.

Portanto, acho desaconselhável o sexo anal e, neste aspecto, não deixo de orientar casais dentro das igrejas a se absterem de algo deste tipo. E faço isto com minha consciência tranquila de que não estou acrescentando nada ao que está escrito na Bíblia. Muito pelo contrário. Este posicionamento torna-se totalmente de acordo com os princípios de amor pelo próximo e pela esposa dentro das Sagradas Escrituras.
“quanto à declaração de que é possível sentir prazer anal, qual o drama? mulheres(talvez a minoria)gosta de sexo anal e tem prazer no sexo anal e não vejo motivo para que as tais se privem desse prazer.”

Eduardo,

Reportando-me ao que havia respondido ao Levi e ao Gabriel, acrescento que, se uma mulher sente prazer com o sexo anal (felizmente é uma minoria que gosta) é porque existe algo de errado com ela. Isto porque um prazer deste tipo parece algo meio que sadomasoquista, em que o sentimento de gozo durante a relação se associa a algo que considero antagônico – a dor.

Entendo que a mulher deve aprender a cuidar de seu corpo e a se valorizar. E, sendo assim, é melhor que ela se trate caso tenha desejos de ter relações anais.


“quanto às questões morais sobre sexualidade levantadas pelo rodrigo e o bill, é uma questão de cabeça, de comportamento. liberdade sexual cada um tem que ter a que lhe dá mais prazer, desde, é claro, que não seja um prazer criminoso, como o prazer de um pedófilo ou de um estuprador.”

Pra mim, Edu, isto seria uma solução meramente política, própria para o convívio de uma sociedade secular que não crê em Deus, mas insuficiente para crentes que seguem a Bíblia. E, realmente, em termos de leis, temos que assegurar a liberdade sexual das pessoas. Aí, mesmo que eu considere impuro alguém fazer sexo anal, bem como os atos homossexuais ou a masturbação, prefiro que o Estado não diga como devem ser as relações sexuais dos casais.

Por outro lado, se eu fosse um magistrado e estivesse julgando um litígio entre ex-cônjuges, entenderia como justa causa para a separação uma mulher que prova ter sido pressionada psicologicamente pelo companheiro quanto á prática de swing, sexo a três, ter que transar com outro homem, submeter-se ao sexo anal ou ser privada do prazer natural porque o marido preferia ficar se masturbando no computador ao invés de procurá-la. Diga-se de passagem que casos assim têm acontecido aos montes nos Tribunais do país (nem gosto de trabalhar com Direito de Família) e ainda bem que a nossa Justiça ainda é conservadora para estas coisas.
“Não sou feminista, não gosto de rótulos, mas devo assentir que, acaso desejemos ser tratadas como mulheres 'suficientemente boas',teremos que refrear nossas opiniões principalmente sobre a sexualidade.”

Prezada Elídia,

Eu sou favorável que a mulher expresse a sua opinião sobre sexo e todos os assuntos. Acho que o ponto de vista feminino sempre será enriquecedor, sendo que é um erro histórico os homens terem tentado reprimir e sufocar o prazer das mulheres.


“A mulher ainda não pode expressar sua opinião de forma livre,neste caso,sem ser julgada. A sociedade de uma forma geral ainda é hipócrita, pois se o prazer fosse algo relegado ao mundo masculino,seria justificável. O mito do prazer feminino ainda povoa muitas mentes, acho q no terreno religioso pior ainda, mas não quero entar nesse campo, pois sei q ele é minado, hehehe”

Se o campo religioso estiver livre de dogmas e houver espaço para as pessoas pensarem livremente, penso que este será o melhor ambiente para a mulher expressar a sua opinião sobre sexo sem ser violentada pelas vozes machistas e repressoras. Acho que, na atualidade, o mundo age pior do que muitas igrejas a partir do momento em que os homens querem transformar as mulheres em “barbies eróticas” como bem escreveu um conhecido meu em seu jornal falando. Não que a mulher deva se privar do erotismo, mas sim porque os homens carnais querem transformá-las em seus objetos de prazer, esquecendo que eles são de Marte e elas de Vênus, conforme diz aquele célebre livro de décadas atrás.
Hubner, Guiomar e Eduardo,

Eu percebo que a maneira como as Escrituras relatam as histórias de alguns dos seus personagens, tais como as filhas de Ló, Raabe, Tamar e Rute, é sem fazer nenhum juízo de valor.

Os casos de incesto simplesmente foram situações que aconteceram numa época em que não havia a Lei. E daí nos confrontamos com as duas filhas de Ló concebendo uma única vez do próprio pai porque entendiam ser na certa um maior pecado elas morrerem sem filhos.

Igualmente, o mesmo acontece com Tamar que, precisando ter filhos e tendo Judá faltado com a sua palavra, preferiu conceber do próprio sogro.

Certa vez li uma interpretação judaica em que maior pecado teria praticado Ló e não suas filhas, a quais tiveram uma motivação nobre e desejosas de perpetuar a ração humana, segundo o Talmude. Ló, porém, não poderia ser julgado da mesma forma porque a sua intenção na segunda noite não teria sido sincera (daí talvez o motivo pelo qual a filha mais nova não esconde do nome do filho a paternidade e lhe chama “filho do meu povo”).
“Rodrigão, eu penso que muitos casais se desgastam sexualmente na busca por algo que anseiam desesperadamente, embora não tenham definido o que buscam, e nesta ansiedade, apelam para a promiscuidade...”

O que eu sinto, Gui, é que quando o prazer se torna um fim em si mesmo e descontextualizado em relação ao amor, a insatisfação será uma constante. Logo, as pessoas tendem a seguir suas próprias compulsividades e sentirão sempre que algo está faltando.

Vejo que a sociedade cria mitos sobre super orgasmos como se a satisfação pessoal pudesse ser suprida desta forma como na verdade há outros aspectos tão importantes como o sexo que precisam ser considerados: o entendimento harmonioso entre os cônjuges, a criação de filhos, o companheirismo e a comunhão com Deus. Aliás, mesmo se um casal não consegue ser muito feliz na prática sexual e não tem filhos, penso que a presença de Deus no relacionamento é capaz de suprir todas as coisas porque ambos os cônjuges passam a ver a si mesmos como missionários nesta terra que não estão caminhando sem rumo pelas estradas da vida.

Abração!
Eduardo Medeiros disse…
gui, algumas considerações ao seu comentário:

"experiências diárias com Deus me dão suporte para continuar crendo na verdade do evangelho."

em todas as religiões fiéis têm experiências espirituais, o que lhes garante a certeza da sua fé. nessa área, cada um tem sua verdade. só para ficar registrado.

gostaria muito de saber que negócio é esse de experiências de "espíritos e sexo". já ouvi e já li tantas besteiras sobre isso...

mas eu concordo com sua afirmação:

"é que tanto o macho como a fêmea, na verdade, na sua grande maioria não está em busca de um prazer sexual e sim de AMOR, de sentir que tem valor, que é amado (a), que é importante para alguém."

todo ser humano de fato, quer amar e ser amado. mas eu tenho uma dificuldade de relacionar sexo com amor.

"Ouvi um rapaz comentando com um amigo, que havia transado tanto, que estava com nojo dele mesmo. Por quê?"

se esse rapaz foi criado na igreja ele está apenas refletindo o sentimento de culpa que a religião impõe sobre ele. se ele não tem uma carreira cristã, a sua insatisfação vem evidentemente, de um outro setor emocional que precisa ser tratado.

não esqueça que muitos outros homens podem transar a vontade e não sentir um pingo de senso de culpo.

engolir esperma não é um ato muito normal mas foi popularizado pela indústria pornô. não é por uma afirmação que dá para analisar o que se passa no emocional do tal rapaz e da moça. a moça queria de fato segurar o rapaz ou estava apenas demonstrando de uma forma pouco usual a sua libido?

gui, posso concordar com muitas colocações suas e do rodrigo, mas algumas coisas não tem mais sentido, como:

sexo antes de casar é pecado.

sexo que não seja papai-mamãe é "negativo" ou coisa parecida.

ligar sexo com amor. a natureza quis pelo ato sexual, propagar a espécie; para isso não precisa amor, só sexo. mas não estou diminuindo o amor nas relações humanas, ao contrário, dou muito valor a ele.

adolescentes se casarem definitivamente é uma ideia ruim em nossa sociedade. creio que seria bom se fosse possível, mas para isso, toda a nossa sociedade moderna ocidental teria que ser mudada, o que eu acho pouco provável acontecer.

mas é claro que pais identificados com essa ideia, podem casar seus filhos com 16 anos e lhes dar casa, comida e roupa lavada por mais uns 10 anos...
Nossa! esse assunto tá dando o que falar!

Eduardo,

ficou explicado! : )


Levi,

obrigado pela indicação, vou procurar por esses livros agora mesmo!

abraços
Este comentário foi removido pelo autor.
Elídia :) disse…
Concordo com Guiomar.Do jeito que é vendida da 'imagem' da mulher na midia, nao e de estranhar-se as frustraçoes na vida dsexual desta e de seu parceiro, o q invevitavelmenet descambará para infidelidade (outro assunto q num futuro abordarei caso permitam,rsrs). A cobranças pelo corpo perfeito a performence sexual tresloucada, gera um imenso abismo entre realidade e fantasia.Não por acaso a industria porno gera tanto lucro. Ali são gemidos,malabarismos e performances circenses. Não é vida real. Não tenho absolutamente nada contra filmes eroticos,nem outras formas artisticas deste, pois acho q tudo na vida deve ser criterioso. há filmes franceses, por exemplo, que perdem para as novelas globais. em alguns sites eroticos hispanicos, nao são mostrados seios.Ainda acho q a perversidade é algo descolado disso, dr. Levi me corrija por favor.
Dr.Levi, seu comentário veio de encontro a minha alma, rsrs Vou até 'transformá-lo' em texto, se o sr permitir, é claro.
Elídia :) disse…
Eduardo, eu ja fui apedrejada pela turma do 'escolhi esperar'..entendo a posiçao deles e respeito, mas fico me perguntando, ate q ponto e saudavel pra uma moça ou um arapz de 20 anos ficar explodindo de tesão por aí,meu deus!!!
bjs
Elídia :) disse…
Hubner: sua amiga representa o pensamento de (...) % de mulheres, fora as q n assumem. Dentro da linha de raciocionio do dr. Levi, para uma mulher, especialmente a cristã, fantasiar é quase um crime.Ir em uma sex shop, exclusão. Olha, depois n sabem os motivos de tantas puladas de cerca...
Elídia :) disse…
Ah! Guiomar! eu também
'gostaria muito de saber que negócio é esse de experiências de "espíritos e sexo". já ouvi e já li tantas besteiras sobre isso...'
rsrsrs
Eduardo Medeiros disse…
elídia, a galera do "escolhi esperar" quando fazem isso conscientemente, acho até legal; mas muitos fazem por questão de "não pecar", de não "aborrecer a deus", etc. o que eu acho lamentável. como se deus estivesse preocupado com tua virgindade...

há uns anos, me deram um livrinho para eu ler cujo o título, se não me engano, era algo como "o propósito do hímem" onde a autora queria provar que o hímem da mulher era uma sinal de deus para alguma coisa que não me lembro, tipo uma aliança, pois quando o hímem rompia, o sangue derramado era como se fosse o sangue de uma aliança, como o sangue de cristo...

sabemos que a circuncisão era um ritual comum no antigo oriente há mais de 5 mil anos, bem antes de haver hebreus na terra. eles herdaram a prática. o prepúcio do macho retirado era o sinal da aliança de deus com abraão.

acho isso muito legal como história da religião, mas pensar que hoje em dia, um ritual de tirar sangue do hímem tem algum valor espiritual é totalmente anacrônico.
Elídia :) disse…
Ri alto aqui, Edu, desculpe, puxa vida, achei q isso fosse uma tradição cigana ou algo do tipo (a conservação intacta do himem). Eu falo do escolhi esperar pois vj o pessoal engajado com um foco especifico e ignora td subjetividade de cada individuo ali.
Levi B. Santos disse…
Edu

Explica-me esse mistério:

Por que a algumas, deu Deus o hímen elástico ou complacente, que só se rompe por ocasião do parto normal? (rsrs)

Esse tipo de membrana himenal que permite que a mulher fique "virgem", anatomicamente depois do ato sexual, não poderia ser interpretado como sinal do diabo", ao invés de "sinal de Deus" pela autora do livro que você leu?
Levi B. Santos disse…
(continuando)

Você concorda que no mito do nascimento virginal cristão, foi Cristo que rompeu o hímen de sua mãe Maria, uma vez que ela engravidou assexuadamente?
guiomar barba disse…
Edu, você esqueceu que o profeta Natã foi a Davi e lhe pronunciou uma tremenda sentença, como consequência do seu crime?
guiomar barba disse…
Levi, meu protesto, sinal do diabo não meu filho, você me obriga a falar da minha intimidade...

Será que de pessoa para pessoa não tem tantas outras diferenças, as vezes estranhas?

Cadê qui você num comento o que me pediu?
Beijão amigo.
guiomar barba disse…
Escutei de uma moça, que, sempre que engravidou, logo no início da gestação o bebê morreu. Os médicos não tinham explicação.

Foi um pastor de BH pregar na sua cidade, ela então, contou a ele seu caso. Ele voltou para BH, mas decidiu orar e jejuar pela moça... Foi quando ele teve uma revelação de que ela havia tido relações com seu noivo antes do casamento, em uma cama onde uma amante de um tio dela, havia provocado um aborto, nesta ocasião o espírito de morte que havia atuado aí entrou no útero dela e matava o feto.
O pastor voltou a cidade daquela moça, perguntou a ela se aquilo havia ocorrido e ela disse que sim, aos prantos... Ela não tinha como duvidar, se o pastor não a conhecia e ninguém sabia do caso. Então ela contou para seus pais, pediu perdão e logo depois ficou grávida e teve seu rebento.

Bom, o Levi vai dizer que era a consciência dela que levava ela a enfermar a ponto de matar o feto kkkkkkkkkkkkk mas e a revelação do pastor?

Incrível que na época eu o conheci e Deus me deu uma mensagem para ele, sobre algo bem particular dele, eu ainda não sabia do causo rsrs

Tenho outros casos que eu vivi junto com a pessoa, tentando ajudá-la. Entendam rsrs
guiomar barba disse…
"Você concorda que no mito do nascimento virginal cristão, foi Cristo que rompeu o hímen de sua mãe Maria, uma vez que ela engravidou assexuadamente?"

A pergunta foi dirigida a Edu, mas te pergunto: qual o problema?
guiomar barba disse…
Rodrigão, " Aliás, mesmo se um casal não consegue ser muito feliz na prática sexual e não tem filhos, penso que a presença de Deus no relacionamento é capaz de suprir todas as coisas porque ambos os cônjuges passam a ver a si mesmos como missionários nesta terra que não estão caminhando sem rumo pelas estradas da vida."

Na verdade eu conheço casais que por problemas com o homem, já não podem ter relações... Um deles a mulher está numa crise de abstinência tremenda, mas deixar o marido?
Outra sente, mas ama o marido mais que o sexo e vai levando... Eu creio que o verdadeiro amor está acima de todas as adversidades conjugais.

Citei apenas dois casos...
guiomar barba disse…
Edu, "acho isso muito legal como história da religião, mas pensar que hoje em dia, um ritual de tirar sangue do hímem tem algum valor espiritual é totalmente anacrônico."

Existem muitas outras convicções no reino epiritual, consideradas, hoje, anacrônicas...
Eduardo Medeiros disse…
levi, talvez as tais donas de hímens complacentes não foram predestinadas desde antes da fundação do mundo para ter uma aliança himenal com deus...
guiomar barba disse…
Edu "em todas as religiões fiéis têm experiências espirituais, o que lhes garante a certeza da sua fé. nessa área, cada um tem sua verdade. só para ficar registrado"

Falo por mim, e até agora nenhuma outra experiência fora do catolicismo que tenha ouvido me despertou a não ser algo mal.
Eduardo Medeiros disse…
gui, para mim são anacrônicas. porém, cada um que tenha seus ritos se estes lhe trazem significado na vida. nada contra. mas sinceramente, não vejo nenhuma lógica mesmo que teológica na tal "aliança do hímem".
Eduardo Medeiros disse…
gui, não entendi bem sua frase:

"até agora nenhuma outra experiência fora do catolicismo que tenha ouvido me despertou a não ser algo mal."
guiomar barba disse…
Edu, "se esse rapaz foi criado na igreja ele está apenas refletindo o sentimento de culpa que a religião impõe sobre ele. se ele não tem uma carreira cristã, a sua insatisfação vem evidentemente, de um outro setor emocional que precisa ser tratado."

Penso amado, que o sexo dependendo da forma como ele é explorado se é promiscuo, provoca sim, asco em muita gente, já escutei muito isto.

Este rapaz, converteu sim, depois que me conheceu melhor e passarmos a conversar muito. Hoje ele vive na Suiça e bem feliz. Ele tinha muita curiosidade espiritual, viajou mundo para conhecer religiões,mas era tarado em mulher rsrs
Eduardo Medeiros disse…
gui, não há problema algum de um homem ser tarado em mulher...kkkkkkkakakakak
guiomar barba disse…
Edu, "engolir esperma não é um ato muito normal mas foi popularizado pela indústria pornô. não é por uma afirmação que dá para analisar o que se passa no emocional do tal rapaz e da moça. a moça queria de fato segurar o rapaz ou estava apenas demonstrando de uma forma pouco usual a sua libido?"

Edu, não foi poucas vezes que escutei mulheres querendo saber como agarrar o macho, e o que rolava era sexo e sexo, e o rapaz como muitos outros machistas, não deixou dúvidas de que havia critica em suas palavras, não esqueça que citei uma frase apenas...
guiomar barba disse…
"sexo que não seja papai-mamãe é "negativo" ou coisa parecida."

Eu jamais pensei isto ou concordo com tamanha limitação. Eu conheço uma infinidade de crentes, até mesmo bem pentecostal, que são bem livres com esta questão.

Rendeu em?
guiomar barba disse…
Edu, eu ouvi experiências em outras religiões, todas macabras, até mesmo pessoas que viveram essas experiências têm medo.
guiomar barba disse…
Ser tarado em mulher tudo bem, mas ser promiscuo?
Suavizei a expressão rsrs

Beijo amigo
Eduardo Medeiros disse…
gui, eu concordo que perfomance sexual não segura uma relação, mas, uma relação boa, estável, pode ser bem mais interessante com uma boa vida sexual, sem caretice e sem "não me toques".

acredito mesmo que os pentecostais de hoje em dia sejam mais liberais em suas vidas sexuais o que era bem diferente na geração passada, mas o tabu de sexo antes do casamento ser pecado continua. mas na verdade, isso só existe no papel, pois mais de 60% dos jovens crentes já fizeram sexo antes do casamento(pesquisa de uns 7 anos atrás, hoje deve ser mais de 70).

Se por "promiscuo" você se refere a alguém com compulsão sexual(que é um transtorno psíquico) eu diria que o tal deve procurar ajuda profissional; agora, se por "promíscuo" você se refere a uma pessoa que tem relações sexuais com cada parceiro que namora, eu não vejo nada de mais, desde que sejam adultos e responsáveis. agora, se alguém resolveu casar com uma pessoa por que a ama, eu acho que a mesma deve se limitar a ter sexo somente com sua mulher. a fidelidade no casamento é algo saudável.



se por "promis
"Você concorda que no mito do nascimento virginal cristão, foi Cristo que rompeu o hímen de sua mãe Maria, uma vez que ela engravidou assexuadamente?" (Levi)

Com toda sinceridade, Levi, eu considero este mito, mas não quero fazer dele algo histórico. Pra mim, foi mais um conto de cristãos gregos escrito para o público grego com uma finalidade evangelística, tendo em vista existir relatos na mitologia grega de que deuses vieram à Terra e tiveram filhos com as mulheres, através de relação sexual, gerando renomados herois - os "semi-deuses".

Contudo, a base nas Escrituras para as duas narrativas da concepção virginal de Jesus encontra-se na tradução grega de Isaías 7.14 onde a palavra "jovem", no hebraico (texto massorético), parece ter sido substituída por "virgem". Senão vejamos a tradução da TEB, mais fil ao original:

"Pois bem, o SENHOR mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem está grávida e dará à luz um filho / e lhe dará o nome de Emanuel. Ele se alimentará de coalhada e de mel, sabendo rejeitar o mal e escolher o bem. Antes mesmo que a criança saiba rejeitar o mal e escolher o bem, o solo de cujos dois reis tens medo ficará desolado" (Is 7.14-15; Tradução Ecumênica da Bíblia)

Registre-se que o termo usado pelo profeta foi ´almah que designa jovem em idade de casamento, enquanto que bethulah sim é que seria a palavra hebraica específica para virgem. E, se pensarmos deste modo, será que os Setenta não teriam cometido um equívoco na tradução do AT para o grego?

E digo mais. Deve a fé no Messias Jesus ser abalada caso ele tenha sido filho natural de José?

Pra mim, se Jesus teve uma concepção natural, sendo filho de José com Maria, ele continua sendo o Messias esperado por Israel e se torna até mais humano.

Além disto, segundo o contexto da profecia de Isaías, o Messias passa a ser visto como alguém capaz de pecar e que não teria nascido perfeito, lvre do gene de Adão transmitido pelo esperma. Mas sim, começaria a ser compreendido como um homem de carne e osso que experimentou um aperfeiçoamento, aprendendo a escolher o bem ao invés do mal.

Registre-se que, na visão das Escrituras hebraicas, o casamento, o sexo e a fertilidade sempre foram honrados no meio dos israelitas. Ao contrário do clero católico, o sacerdócio no templo judaico, no que diz respeito à apresentação das ofertas, jamais poderia ser exercido por um homem que fosse portador de determinados defeitos físicos, dentre os quais a incapacidade de gerar descendentes, o que, na versão de João Ferreira de Almeida, é traduzido com o termo “testículo quebrado” (ver Levítico 21.17-20).
Continuando...

No Shir Hashirim, livro clássico da poesia lírica hebraica que também se apresenta nas nossas bíblias como Cântico dos Cânticos, a sexualidade (tanto do homem quanto da mulher) é enaltecida de modo que a obra chega a conter alguns versos que poderíamos de certa maneira considerar como “picantes”, senão vejamos algumas passagens:

"Ah, se ele me beijasse, se a sua boca me cobrisse de beijos... Sim, as suas carícias são mais agradáveis que o vinho" (1.2)

"Leve-me com você! Vamos depressa! Leve-me o rei para os seus aposentos!" (1.4)

"O meu amado é para mim como uma pequenina bolsa de mirra que passa a noite entre os meus seios" (1.13)

"Você é um jardim fechado, minha irmã, minha noiva; você é uma nascente fechada, uma fonte selada." (4.12)

"Acorde, vento norte! Venha, vento sul!
Soprem em meu jardim, para que a sua fragrância se espalhe em meu redor. Que o meu amado entre em seu jardim e saboreie os seus deliciosos frutos." (4.16)

"Entrei no meu jardim, minha irmã, minha noiva;
ajuntei a minha mirra com as minhas especiarias. Comi o meu favo e o meu mel; bebi o meu vinho e o meu leite." (5.1)

Na parte que fala sobre o "jardim", o texto refere-se à relação sexual do casal.

Reparem no texto que a esposa até um certo momento era um "jardim selado" (virgem). Quando, então, o rei entra no jardim, a relação sexual é consumada.

Embora os preceitos da Torá fossem bastante rígidos quanto ao adultério, o homossexualismo e as relações incestuosas, seria um equívoco achar que a sociedade israelita, na época em que teria sido escrito o Shir Hashirim (século X a.C.), vivesse debaixo de uma angustiosa repressão moral a ponto de inibir as expressões da sexualidade tal como passou a fazer a Igreja.

Outra passagem que se encontra em Gênesis dá a entender que o sexo na cultura hebraica podia ser experimentado de forma plena entre um casal. A narrativa conta que Isaque, o filho prometido de Abraão, encontrava-se na região de Gerar já fazia muito tempo. Certo dia, Abimeleque, rei dos filisteus, estava olhando do alto de uma janela quando viu Isaque acariciando Rebeca, sua mulher (Gênesis 26.8).

Bem, o verbo hebraico que corresponde à palavra "acariciava" escolhida pelos tradutores da Bíblia para o português seria brincar e que vem da mesma raiz do nome do patriarca Isaque (Riso). Ora, isto pode significar que Isaque e Rebeca estavam fazendo uma brincadeira de conteúdo sexual, coisa que gera perplexidade para o moralismo equivocado dos tradutores da Bíblia e até mesmo para boa parcela do público de leitores dos livros sagrados.

Como se vê, uma vida sexual apimentada e intensa entre um homem e sua mulher é benção de Deus. Trata-se de uma dádiva que deve ser mesmo recebida com orações e ações de graças, conforme escreveu Paulo a Timóteo, de maneira que a união do macho com a fêmea celebra um verdadeiro culto ao Criador.

Para terminar, faço menção desta citação do livro de Provérbios em que o autor, depois de fazer uma séria advertência contra o adultério, inventiva o homem a se alegrar no relacionamento com a sua mulher:

"Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Gazela amorosa, corça graciosa; que os seios de sua esposa sempre o fartem de prazer, e sempre o embriaguem os carinhos dela." (Pv 5.18-19)

Portanto, viva o sexo!
guiomar barba disse…
Edu, "Se por "promiscuo" você se refere a alguém com compulsão sexual(que é um transtorno psíquico) eu diria que o tal deve procurar ajuda profissional; agora, se por "promíscuo" você se refere a uma pessoa que tem relações sexuais com cada parceiro que namora, eu não vejo nada de mais, desde que sejam adultos e responsáveis. agora, se alguém resolveu casar com uma pessoa por que a ama, eu acho que a mesma deve se limitar a ter sexo somente com sua mulher. a fidelidade no casamento é algo saudável."

Sou anacrônica consciente... rsrs
beijão.
guiomar barba disse…
Rodrigão, "Pra mim, se Jesus teve uma concepção natural, sendo filho de José com Maria, ele continua sendo o Messias esperado por Israel e se torna até mais humano."

Não sei porque tanto problema com o nascimento virginal de Jesus. Afinal, se Ele fosse humano como nós, seria impossível pagar pelos nossos pecados, teria que ser um cordeiro sem mácula.

Gente, vamos ficar tranquilos, Maria depois de Jesus, teve RELAÇÕES SEXUAIS, com José, se é isto que queremos. rsrs
guiomar barba disse…
"Bem, o verbo hebraico que corresponde à palavra "acariciava" escolhida pelos tradutores da Bíblia para o português seria brincar e que vem da mesma raiz do nome do patriarca Isaque (Riso). Ora, isto pode significar que Isaque e Rebeca estavam fazendo uma brincadeira de conteúdo sexual, coisa que gera perplexidade para o moralismo equivocado dos tradutores da Bíblia e até mesmo para boa parcela do público de leitores dos livros sagrados"

É tão claro que eram carinhos apimentados, que o rei então, percebeu que eles eram casados...
"Na verdade eu conheço casais que por problemas com o homem, já não podem ter relações... Um deles a mulher está numa crise de abstinência tremenda, mas deixar o marido?
Outra sente, mas ama o marido mais que o sexo e vai levando... Eu creio que o verdadeiro amor está acima de todas as adversidades conjugais."
(Guiomar)


Realmente tenho que reconhecer que as mulheres têm mais amor e fidelidade do que nós homens.

Se fosse comigo (se eu ficasse sexualmente impotente a ponto de não poder mais ter relações sexuais), acho que preferiria que minha mulher se divorciasse de mim e começasse um novo relacionamento com outra pessoa, estando ela ainda numa idade jovem. Preferiria não prendê-la, expondo-a a se tornar adúltera, e nem substituiria uma relação natural por algo que fosse anormal como o uso de certas coisas que vendem em sex shop, como vibradores ou pênis de borracha.

Contudo, sei que mesmo o divórcio consentido pelo marido num caso destes seria aceito com unanimidade dentro do cristianismo porque há entendimentos teológicos (não só de católicos como de evangélicos) de que contrair novas núpcias estando o cônjuge vivo seria pecado de adultério.

Atualmente, porém, já não vejo mais o divórcio como pecado e não acho que Jesus impôs um mandamento ao tratar do assunto (se é que todos os seus ditos nos Evangelhos são mesmo autênticos). Logo, o que me parece é que para a situação da época, em que o divórcio estava sendo banalizado pelos homens, Jesus considerou pecado tal atitude.

Meu entendimento é que há situações em que o divórcio possa ser considerado, não sendo possível ser taxativo, mas tão somente exemplificativo. Daí, se há uma traição conjugal, violência contra mulher, esterelidade ou incapacidade sexual, seriam motivos justificáveis. Pois não seria justo que a mulher ou o homem passasse os restos de seus dias sem ter mais o prazer sexual que me parece fundamental para o nosso bem estar e evolução.

Mas deixar um cônjuge porque ficou impotente não seria desumano e comparável a um abandono?

Considero que também seria. Só que é preciso ver se não há um certo egoísmo do marido em querer prender a mulher a um relacionamento onde ele já não e mais capaz de proporcionar o prazer pelas vias naturais (e há situações de impotência em que o homem já nem tem mais o interesse sexual como na amputação dos testículos).

É complicado! Cada caso é um caso e aí acho que a maturidade das pessoas e o amor que elas têm importarão bastante num momento tão delicado.

Porém, posso dizer com sinceridade que atitude semelhante nós homens não somos capazes de ter. Aliás, a sociedade (e as igrejas) ainda aceita a ideia de que, se o homem quer ter relações sexuais e a mulher não está afim, ela não deve negar o prazer ao marido. E que só nos casos de relações consideradas anormais, ou se tiver menstruada ou com problemas de saúde, é que poderia dizer não.

Mais uma vez só tenho que reconhecer a nobreza de caráter das mulheres.
Levi B. Santos disse…
Rodrigão


Quero parabenizá-lo pelo comentário bem abalizado sobre o Filho de José e Maria, que os evangelistas narram de forma mítica, e que muitos crentes são levados a imaginar que um Deus sobrenatural fora da psique humana, enviou, através de um ser extra-terreno (anjo ou o E. Santo), um espermatozóide divino para inseminar a virgem (jovem) Maria.

Infelizmente, posso dizer sem medo de errar que, em 99,9% das igrejas evangélicas aqui da Paraíba, eu seria esconjurado, amaldiçoado e perseguido, caso me enfronhar-se em fazer um lúcido comentário, como foi esse que você fez, ao separar o Jesus histórico(homem igual á nós em tudo) do Jesus mítico, do qual destaco os dois trechos abaixo:

“Pra mim, foi mais um conto de cristãos gregos escrito para o público grego com uma finalidade evangelística, tendo em vista existir relatos na mitologia grega de que deuses vieram à Terra e tiveram filhos com as mulheres, através de relação sexual, gerando renomados herois - os "semi-deuses".

“ [...] Registre-se que o termo usado pelo profeta foi ´almah que designa jovem em idade de casamento, enquanto que bethulah sim é que seria a palavra hebraica específica para virgeem.

A Confraria dos Fora da Gaiola, agradece
"Não sei porque tanto problema com o nascimento virginal de Jesus. Afinal, se Ele fosse humano como nós, seria impossível pagar pelos nossos pecados, teria que ser um cordeiro sem mácula."


Gui,

Esta é uma visão doutrinária sobre o sacrifício de Jesus dentre muitas outras. Porém, narrativas criadas com um propósito evangelístico podem muito bem ter se tornado dogmas.

Uma das maneiras como vejo o sacrifício de Jesus é que a lavagem de pecados significa a imitação de sua atitude de amor, abrançando uma vida de serviço e tirando o eu do foco. Então, se as pessoas começarem a agir como ele, o pecado é retirado do mundo (o mal começa a ser afastado pela nossa escolha em amar e praticar o que é bom).

Entendo que somos salvos pela graça e que o sacrifício de Jesus pode tornar-se mais um símbolo do que a expiação propriamente dita. Pois, antes da fundação do mundo, o cordeiro já havia sido morto (ou Deus sofreu antecipadamente pela sua criação quando nos fez seres dotados de livre arbítrio).

Certamente que Jesus não tinha mácula pois, no seu julgamento, ele era de fato inocente.
Pois é, Levi.

Assim como eu seria chamado de herege pela maioria das igrejas cristãs na Paraíba devido aos meus comentários, como bem colocou, sei que também seria apedrejados pelos judeus ortodoxos se dissesse que Jesus e nós somos Deus por participação.

Abração!
Eduardo Medeiros disse…
rodrigo, também assino em baixo todos os comentários que você fez. e foi bom você dizer que a morte vicária de jesus é apenas uma das teorias sobre a expiação; eu particularmente, creio que a teoria da morte vicária é a mais falha de todas, a que levanta mais problemas teológicos.

gui, se jesus não era ser humano igual a nós, ele era o quê? era igual a hercules, meio deus meio humano? não está claro que a narrativa da sua concepção é mítica? que nascimento de filhos de deuses com humanos era um tema comum na mitologia antiga?

para esquentar ainda esta postagem, será que todos os mitos de deuses descendo do céu foram criados somente a partir da imaginação dos antigos ou de fato, seres extra-terrestres visitaram esses povos e daí surgiram os mitos?
Elídia :) disse…
Poxa vida, acho q vou mesmo fazer futuramente um texto sobre esse assunto, vcs estão me dando ideias...rsrs.Pois é, obedecer a interpretação teologica sobre o divorcio,tendo problemas sexuais no casamento, motivo de pecado...mas trair tá liberado. vai entender a cabeça de gente q pensa assim. Bom pessoal, obrigada e acho q eu encerro por aqui, rsrs. Bjs.
Unknown disse…
Lá vai.

Acontece que, se eu passo a banalizar o ato sexual e até mesmo o envolvimento afetivo e libidinoso com as mulheres, estarei praticando um tremendo mal contra mim mesmo e contra a outra pessoa. E também vou estar sendo infiel em relação á minha esposa. Também, se eu e ela vamos juntos a uma casa de swing, não acho que se aplique aquele provérbio popular de que "chifre trocado não dói".
São duas coisas diferentes aqui. Uma é a traição, aquela em que um casal promete ser fiel e não se envolver nem emocionalmente, nem sexualmente, com mais ninguém. A outra situação é a de um casal que, em comum acordo, mantém relações com outras pessoas (tanto sexual quanto amorosa, nos casos de poliamor). Há culturas em que isso é até normal, até mesmo na sua bíblia (poligamia), mas como são machistas, só o homem pode ter várias mulheres (as mulheres não podem ter vários homens). E aí, qual a diferença?

eu, igualmente, não suportaria ver a minha esposa nos braços de outro cara.
eu também não, tanto é que o meu acordo com minha noiva é de exclusividade.

Além disso, fico a pensar na quebra do respeito que tais situações provocariam dentro de um casamento. Pois, mesmo que haja ali um "comum acordo", eis que um limite foi ultrapassado e, a partir de então, fica muito fácil para qualquer um envolver-se afetivamente com outra pessoa que encontrar na rua ou no ambiente de trabalho.
o fato do limite ser maior não quer dizer que será mais facilmente quebrado, pelo contrário, sem a "emoção" de pular a cerca, provavelmente a quantidade de traições são menores, mas não tenho os dados. Duvido muito que mude alguma coisa nas estatísticas de divórcio (até por que sexo é apenas uma das causas de divórcio, há muitas mais causas que o swing ou a exclusividade sexual não resolvem)

E como fica a imagem dos pais diante dos filhos?(...)E hoje, infelizmente, temos visto famílias desestruturadas na sociedade ocidental por causa das constantes separações.(...)
é, mais ou menos metade dos casais se separam (e não difere a religião da pessoa), e isso independe da prática do swing (que é feito pela minoria). Ah, a imagem dos pais... ora, e como fica a imagem dos pais que não se amam e não fazem sexo a anos? ou será que os filhos tem que saber da vida sexual dos pais? Ah, maldita sociedade Ocidental Satânica! Viva a equilibrada e sábia sociedade Oriental!
Estou cansado de ouvir isso, como se os Orientais fossem perfeitos, cheios de virtudes, e tudo que os Ocidentais fazem é mal. Baboseira! Dividir o mundo em "Ocidentais" e "Orientais", como se bastasse viver do outro lado do planeta para ser mais sábio, é muito simplista, por que não dizer, estúpido.


Logo, temos que reverter este quadro e não piorar mais ainda com uma "liberalização" desenfreada que, atualmente, já alcança as classes mais simples da sociedade
isso, por que pobres não podem ser deixados soltos por aí, fazendo o que quiserem em termos de sexo. devem ser tutelados, e refreados em seus ímpetos sexuais. ah, esses pobres ignorantes, sempre precisando a ajuda de um bom cristão para saberem o que fazer com seus pintos e bucetas.

Cara, acho que você tem que abrir mais a sua mente
aujhdauhsduahsduauhauhauhahauhauhauahua.. o cara que acha masturbação pecado me pedindo para abrir a mente... tenho que rir

procurar entender mais o ponto de vista do outro
eu entendo perfeitamente, tanto que defendo que se um casal quer fazer sexo 1 vez por mês com fins reprodutivos apenas, e sem orgasmo, problema é deles. mas da mesma forma, se um casal quer fazer sexo todo dia, praticar swing, fazer sexo anal, transar pulando de um avião, eles tem que ser respeitados e deixados em paz, e tratados como cidadãos normais (e não como gente pervetida e má).
Unknown disse…
colocar-se no lugar dos adolescentes que já sentem desejos sexuais e vontade de ter uma relação sexual afetuosa desde que entram na puberdade(...)Então, a saída é os meninos e as meninas casarem-se mais cedo e serem educados pelos pais a se amarem, a manterem o matrimônio com todos os esforços possíveis.
noooossaaaa... peraê, acho que eu nunca fui um adolescente né? hum... que difícil vida a dos adolescentes, cheios de hormônios. hum.. vejamos, ao invés de orientá-los a se masturbarem, vamos casá-los! sim, casá-los com alguma menina que seja conveniente (coisas de família, política, economia etc), e obrigá-los a se amarem para o resto da vida (pq amor é assim, a gente obriga),
além de ensinar a eles que casamento é sagrado, e aconteça o que aconteça, não deve ser desfeito por que tem um velho barbudo lá no céu que fica bravinho quando as pessoas se separam (mesmo que eles se odeiem e não se suportem mais)
Nossa, que solução perfeita! ah, o mundo ocidental que não percebe tais soluções fantásticas!


Realmente o modelo de sociedade e de acesso ao emprego por nós adotados não propiciam o casamento entre adolescentes,
lógico! para que cientistas? para que ter médicos? para que ter engenheiros? não... os adolescentes devem casar cedo e começar a trabalhar cedo, como antigamente, nada desse negócio de se dedicar aos estudos, de entrar numa faculdade que dura 10 anos, de estudar 20 horas por dia. para que precisamos de cientistas?
nós temos religião, é só pedir a um deus qualquer que nossos problemas estão resolvidos mesmo... o negócio é casar a molecada para que eles não batam punheta, por que isso sim é algo sério, vê.


Isto porque, se um jovem for aguardar até seus 25/30 anos para ter a sua primeira relação sexual
e por que exatamente ele teria que aguardar isso tudo? ah sim, por que sexo antes do casamento é "pecado". por que o deus abraamico fica de olho com o que fazemos com nossas genitálias, é fogo.


Por outro lado, na sociedade brasileira de 100 anos atrás, as pessoas casavam-se mais cedo (geralmente antes dos 20), tinham vários filhos, precisavam da permissão dos pais para namorar (o datting ainda nem era muito comum) e os casamentos duravam

Ah, a sociedade perfeita de 100 anos atrás! pais casando suas filhas obrigadas, as moças tendo filho atrás de outro, e sem poder separar de seus maridos, mesmo se as espancassem... mulheres que não passavam de máquinas de parir... ah, perfeição!

E, da mesma forma, tem-se visto no Oriente as relações durarem mais do que nos países do Ocidente
Favor mostrar as pesquisas (ou ao menos uma) que indiquem tal dado. E ser mais específico de que país você está se referindo.

E, se eu entro num casamento disposto a dar o meu amor, não vou me importar se foram meus pais quem escolheram a noiva ou se ela será aquela mulher idealizada, sendo que, com o tempo, agente aprende a gostar de quem ama.
ah sim, claro, por que a gente nasce com um pacote de amor no bolso, e é só questão de distribuir ele para quem a gente escolher. fácil facil.
Unknown disse…
Você está enganado, Gabriel(...)Quando a Bíblia(...)
a bíblia fala que morcego é ave, que existem unicórnios e dragões, que o mundo foi criado em seis dias, entre outros erros grotescos, além de exaltar homens machistas, genocidas, mentirosos, cruéis e outros como heróis. pouco me importa o que ela diz sobre sexo.

Assim, como disse o apóstolo Paulo(...)
Paulo foi um desvirtuador da mensagem de Jesus, único personagem (Sansão também é bacana) razoável da bíblia. estou cagando metros para o que Paulo disse

Hoje em dia, por razões sociais (e não espirituais), critica-se muito a prostituição baseada no sexo por dinheiro
eu não critico. cada um faz o que quer com o corpo. o errado é que se explore o sexo de outra pessoa por dinheiro (o que é crime)

não se pode desprezar a instrução bíblica a este respeito
pode-se, e deve-se, para o bem das pessoas
Unknown disse…
E, se alguém chega ao ponto de perder o controle é que seu quadro já ficou caracterizado como patológico.
Não necessariamente. A juventude é caracterizada muitas vezes pelo desmedimento das ações. A Sandy é uma santa nesse sentido, pois muitos não aprendem depois do primeiro porre

E aí eu pergunto o que você, Gabriel, acharia da Sandy se ela tivesse contado que cheirou uma carreirinhas de cocaína?
acharia ruim, por que cocaína é muito forte e não se deve nem experimentar, dado seu risco. Entretanto, se ela tivesse dito que fumou um baseado, não a recriminaria, não mais por ter ficado bêbada

Gabriel! Não defendo uma sexualidade genitalizada, com fins unicamente reprodutivos e nem restrita a um posicionamento específico tipo o "papai e mamãe". Acho que o sexo face a face é de fato mais prazeroso e evoluído do que o homem ter um coito vaginal por trás tal como deveriam fazer os nossos ancestrais no Paleolítico
você confirmou o que eu disse. "papai e mamãe" é o sexo face a face.

Quero deixar claro que não tenho nada contra a mulher experimentar o orgasmo clitoriano alcançado pelo sexo oral(...)
cara, que parágrafo hilário. você mecantiliza o sexo de uma tal maneira, categoriza-o, coloca entraves, faz restrições biológicas, que me parece doentio. depois ainda mistura a bíblia no sexo. e você ainda critica a sandy por querer um analzinho. bem, cada um com suas taras. eu hein.


No mais, espero que você aprecie meu bom humor, e abra um pouco mais sua mente.
guiomar barba disse…
Rodrigão, "Meu entendimento é que há situações em que o divórcio possa ser considerado, não sendo possível ser taxativo, mas tão somente exemplificativo. Daí, se há uma traição conjugal, violência contra mulher, esterelidade ou incapacidade sexual, seriam motivos justificáveis. Pois não seria justo que a mulher ou o homem passasse os restos de seus dias sem ter mais o prazer sexual que me parece fundamental para o nosso bem estar e evolução."

Concordo plenamente com você. Esta questão de ficar condenado a solidão, porque a separação foi por incompatibilidade de gênio, ou impotência sexual e outros... considero tremendamente injusto.

Quanto a questão de se negar a ter relação sexual com o cônjuge, quando não há disposição em uma das partes, deve ser plenamente respeitada, ou seria um estupro. rss
guiomar barba disse…
Rodrigão, 'Uma das maneiras como vejo o sacrifício de Jesus é que a lavagem de pecados significa a imitação de sua atitude de amor, abrançando uma vida de serviço e tirando o eu do foco. Então, se as pessoas começarem a agir como ele, o pecado é retirado do mundo (o mal começa a ser afastado pela nossa escolha em amar e praticar o que é bom)"

O sangue lava os pecados já cometidos, e o andar como Ele andou, vem depois do novo nascimento. 'O homem carnal não pode discernir as coisas espirituais', tem que ser nova criatura para captar o que é do Espírito.

Beijo.
Eduardo Medeiros disse…
puta que la merda...o bill demorô mas chegô metendo (ops,)tudo...

olha, isso é briga de cachorro grande e eu nem vou me meter nisso aí, por que senão, vira swing e eu não tenho coragem de entrar em swing...kkkkakkakakakakakak

só digo uma coisa: tanto o bill quanto o rodrigo têm suas razões e visões de mundo em relação a sexo, o que é normal.

não concordo com muita coisa que o rodrigo pensa, mas se ele é feliz pensando assim com sua esposa, por que deveria mudar?

a quem interessar possa, eu não gosto da posição face a face, acho desconfortável e chata...
Eduardo Medeiros disse…
elídia, faz mais uns comentários que peçam respostas e o seu texto inaugural na confraria vai derrubar a barreira dos cem comentários....hhhhhheee
guiomar barba disse…
Edu, 'gui, se jesus não era ser humano igual a nós, ele era o quê? era igual a hercules, meio deus meio humano? não está claro que a narrativa da sua concepção é mítica? que nascimento de filhos de deuses com humanos era um tema comum na mitologia antiga?'

Edu, eu continuo crendo que Maria foi apenas a barriga de aluguel e não vejo nenhum problema nisto.

Eu acredito na criação do ser humano a partir do Éden, e que todos os mitos vieram baseados nas histórias sagradas através de revelações mal interpretadas. Partindo do princípio que o Messias estava prometido desde a fundação dos séculos.
Não tenho problema em crer que Jesus veio com a natureza divina e tabernaculou em carne. Era necessário ele sofrer na carne as nossas dores. Todas as nossas enfermidades emocionais, espirituais, se refletem na carne.
Edu,

Eu não excluo a teologia da morte vicária de Cristo, mas eu a tomo como símbolo da salvação que é pela enigmática graça e que se encotnrava já em mistério nas Escrituras hebraicas:

"Reconhece que não é por seres justo que o SENHOR, teu Deus, te concede a posse desta boa terra, pois tu és um povo de dura cerviz" (Dt 9.6; TEB)

Sobre seu comentário: "para esquentar ainda esta postagem, será que todos os mitos de deuses descendo do céu foram criados somente a partir da imaginação dos antigos ou de fato, seres extra-terrestres visitaram esses povos e daí surgiram os mitos?"

Embora me pareça que isto deve ser assunto para uma outra postagem (segura aí pra escrever um artigo a respeito), quero só compartilhar que considero como hipótese de que os "anjos" descritos na Bíblia possam ter sido mesmo ETs enviados por Deus com vários propósitos. E aí tem muito caroço debaixo deste angu e penso que, na aguardada era messiânica, seremos preparados para fazermos parte do numeroso exército de mensageiros do universo. Só que até lá, o homem precisa se modificar bastante ou do contrário o mundo vai ser auto-destruído.
Elídia e Guiomar,

Quero apenas esclarecer que entendo a trair o cônjuge é um grande erro e daí eu achar que é necessário ponderação sobre alguém manter um casamento em situações difíceis onde um dos companheiros não proporciona mais relações sexuais.

Todavia, a divórcio deve ser visto como uma exceção e não pode ser banalizado como tem ocorrido hoje na nossa sociedade onde as pessoas pouco se esforçam para que seus relacionamentos possam dar certo.

Abraços.
Gabriel,

Apesar de eu ter minha visão sobre sexo, quero que saiba que não fico legislando no lugar de Deus a ponto de afirmar ser um pecado excludente um rapaz solitário cair na tentação de se masturbar ou um casal fazer o sexo anal.

São atos sexuais dos quais eu não concordo e prefiro me abster de orientar as pessoas a fazerem porque não me parece que será algo bom para elas. Só que, neste aspecto, cada um que tenha o seu próprio juízo de valor. E eu me contento com o sexo face a face entre o homem e a mulher (tanto por "cima" quanto por "baixo"), bem frequente, com sexo oral restrito quanto à felação pra não gozar "fora" e 100% liberado quanto ao cunnilingus, segundo antigas tradições orientais (veja o taoísmo por exemplo).

Saiba que não me considero cristão (no sentido de seguir a religião cristã), mas sim sou um seguidor do judeu Yeshua (Jesus). E tenho nas ricas tradições do Oriente, principalmente no judaísmo, ótimas fontes capazes orientar a ter uma boa relação sexual.

Assim, limitando certos pensamentos sobre sexo apenas para fins de conselho, buscando promover o bem das pessoas e trocar conhecimentos, prefiro concentrar meus ataques em relação a casos mais aberrantes como o sexo grupal, algo que posso considerar proibitivo nestes tempos onde a AIDS e as DSTs são um grave problema para a saúde humana e orçamentos dos países.

Ora, você não acha que aquilo que chamou de "poliamor" pode fragilizar relações?

Varia de parceiro não significa que o amor entre o casal acabou?

Será que o ciúme em certa medida não é um sentimento natural dos relacionamentos?

Interessante que as pacas marcam as fêmeas com urina para identificá-las diante dos machos da mesma espécie que elas são uma espécie de "território". Por sua vez, muitas espécies de animais chegam a brigar por causa de uma fêmea. Um leão, depois que mata o macho, elimina também os demais filhos da leôa afim de provocar nela um novo cio. Sabia disto?

Pois bem. Pensando desta forma, percebo que um troca-troca de parceiros sexuais parece uma terrível perversão de costumes. E aí não consigo aceitar muito a ideia de que as mulhere que já têm filhos de um homem tragam outro macho para dentro de casa afim de conviver com suas crianças. Isto é algo que nem semrpe acaba bem porque dois homens (o filho e o padrasto) vão competir entre si pelo amor da mesma mulher, de modo que casos amorosos deste tipo podem resultar até em atos de violência proque provoca instintos animais em nós existentes há milhões de anos.

É por esta razão que a Bíblia sabiamente autorizou que a substituição de um homem falecido fosse feita por seu irmão e dentro de uma ordem de proximidade parental. Tratava-se do costume do levirato, em que o homem, ao se casar com a cunhada viúva, tinha por obrigação gerar herdeiros para o irmão falecido.

Hoje talvez não precisemos seguir tais costumes tão rigorosamente, mas devemos reconhecer a sabedoria milenar da Torá, a qual sustentou o povo judeu por mais de 3.000 anos.

Pense nisto, cara!
Em tempo!

É claro que, sendo o homem um animal consciente, ele é capaz de aprender a lidar com os seus instintos baixos, o que não inviabiliza um padrasto conseguir conviver bem com o filho de sua companheira. E existem situações em que conviver com um padrasto masi equilibrado torna-se bem melhor do que estar com um pai alcoólatra, bandido, viciado em tóxicos ou que espanca a esposa.

Porém, o instinto violento do filho e do padrasto, pelo fato de ambos serem homens, pode trazer conflitos para um lar. E, por este motivo, acho que a regra de que papai e mamãe vivam juntos seja observada até onde for possível.

Ter filhos é uma tremenda responsabilidade e daí a importância de que os pais se tornem pessoas dedicadas e harmônicas. Logo, uma vida desregrada, onde haja um troca-troca de parceiros, acaba sendo incompatível com a família.

Nesses "jogos amorosos" (coisa que chamo de promiscuidade) é muito fácil um dos cônjuges se apegar emocionalmente a outra pessoa com quem transou e aí acaba sendo um pulo para o rompimento do casamento formal (ou para a perda de efeto entre o marido e a mulher). Pois, uma vez que a mulher ou o homem experimentar um(a) parceiro(a) que seja melhor de cama (ou mais compatível emocional e sexualmente), é possível que tais pessoas queiram repetir a experiência.

Verdade é que a sabedoria milenar dos povos e culturas milenares nos mostram a importância de relacionamentos que mantêm a família. E aí a Torá judaica torna-se para mim como o melhor padrão e que até hoje nos inspira. Tanto é que era a Bíblia que Jesus lia.
Anônimo disse…
Olá pessoal,

A pedido do Bill, vim dar um pitaco no ânus deste post.

Interessante o assunto, porém, a questão polêmica está primordialmente centrada na pessoa que a transporta.

Pâmela Anderson pode ir à TV e dizer que ter dois pênis penetrando em seu ânus é a coisa mais gostosa do universo, porém, quem se importaria com a "Devassa" da Pâmela?

Mas é só a antiga garotinha da roça (Maria Chiquinha) dizer que "acredita que pessoas podem sentir prazer anal".

Ela em momento algum disse: "Eu dou o cuzinho toda noite", isso ela não disse.

A maioria das pessoas não se importam com a mensagem, se importam com o mensageiro.

Se vem um mendigo e diz algumas palavras de sabedoria dizem: "Tadinho, é louco".

Mas quando os verdadeiros loucos colocam ternos e falam centenas ou milhares de asneiras dizem: "Ele é um sábio homem de Deus".

Não li todos os comentários, mas gostaria de comentar sobre o que o Rodrigo disse:
"Tanto é que era a Bíblia que Jesus lia".

Rodrigo, as falas bíblicas de Jesus se traduzem mais em ensinamentos de Confúcio, Platão, Sócrates e de alguns outros pensadores não-judeus do que propriamente judaicas.

Mas como sempre digo, cada um faz o que quer do seu c...

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Corrigindo:
"A maioria das pessoas não se importa com a mensagem, se importando apenas com o mensageiro."

Evaldo Wolkers.
Eduardo Medeiros disse…
grande alemão, que bons ventos de thor o tragam mais vezes para a confraria!!!

só mesmo um assunto tão ANAL-ítico para você dar o ar da graça...

a sua análise é verdadeira: o mensageiro diz mais do que a mensagem.
Elídia :) disse…
rsrsrs Gente, só voltei pq queria deixar um recadinho,kkk
Sério, olhe, pra quem acha o sexo e todas suas reentrancias não tem algo sagrado e deliciosamente oculto, por certo n leu o livro de cantares de salomão,
bjs
guiomar barba disse…
kkkkkkkkkkk Poliamor! Desde quando sexo é amor?
Unknown disse…
A outra situação é a de um casal que, em comum acordo, mantém relações com outras pessoas (tanto sexual quanto amorosa, nos casos de poliamor)

para os ignorantes do termo Poliamor: http://pt.wikipedia.org/wiki/Poliamor
guiomar barba disse…
Edu,você disse: "o mensageiro diz mais do que a mensagem"

Eu acredito que depende muito de quem lê a mensagem, principalmente quando só se conhece o mensageiro pelos seus escritos...

Beijo.
guiomar barba disse…
Gabriel, não é questão de ignorância, e sim de interpretação do que é o amor...

Beijo querido anjo caido.
guiomar barba disse…
Elídia, Creio que, não só não leu, mas principalmente não viveu o amor na sua sublimidade.

Você não esperava tanto pano em? kkkkkkkkkk

Beijão amiga.
"Rodrigo, as falas bíblicas de Jesus se traduzem mais em ensinamentos de Confúcio, Platão, Sócrates e de alguns outros pensadores não-judeus do que propriamente judaicas"
(Evaldo Wolkers)


Com certeza que o Jesus mitologizado dos evangelhos, em que os estudiosos acreditam que a maioria dos ditos a ele atribuídos nestes livros não sejam autênticos, expressa mais o pensamento grego.

Em relação a Confúcio, talvez esteja querendo se referir à Regra de Ouro. Porém, o dito atribuído a Jesus que aparece no Sermão da Montanha, é bem semelhante ao que teria dito o ancião Hillel, fariseu que teria vivido antes dele. Comparem:

"Não faças aos outros o que não queres que te façam." (bShab 31a)

"Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas". (Mt 7.12; NVI)

Por sua vez, a Regra de Ouro também já era conhecida pelos gregos...

Curiosamente, além dos gregos e judeus, o filósofo chinês Confúcio (551 - 479 a.C.), teria formulado-a em seus dias da seguinte maneira: "O que você não quer que lhe façam, não o faça aos demais".

Obviamente que, se a história de Jesus nos Evangelhos é escrita por gregos e para gregos, os autores tentaram interpretar as palavras e os ensinos do Mestre conforme a cultura deles. Logo, os evangelistas parafrasearam Jesus e não acredito que os autores de tais livros tenham sido os discípulos Mateus, Marcos, Lucas ou João, conforme a tradição do catolicismo aceita até hoje pelos protestantes.
Em tempo! Se pensarmos no Jesus histórico, no judeu Yeshua que viveu nas três primeiras décadas so século I, a vida dele pode ter sido bem diferente do personagem narrado décadas depois nos Evangelhos gregos.
Anônimo disse…
Rodrigo,

Tenho estado distante do "lar" dos irmãos "confraternos" e conheço-te pouco.
Mas para quem diz em um comment que Gezuis lia a Briba e logo em seguida, além de ter carimbado minha observação sobre tal fato (não sei se "sem querer"), acrescenta um pouco mais, além do que eu disse, como que em uma tentativa de provar que sabe muito mais do que se acha, sim, vi nisso um grande avanço do pensar.
Ou seria apenas uma tentativa de rodopiar sobre o contexto jesuíta da necessidade de afirmação da existência de tal personagem? Mesmo que tais textos, em sua grande chance, tenham sido escritos por/de um personagem fictício, emoldurado, manipulado e estuprado.

Louvado seja o Deus Google (by Motorola)

Evaldo Wolkers.
Unknown disse…
minha colocação sexo é só sexo cara. não é o nirvana espiritual, é algo tão natural como comer(...) ficou mal feita.

de fato, sexo é algo muito profundo e que envolve uma série de emoções e conexões entre os parceiros. minha questão é que o rodrigo mecantiliza o sexo criando uma série de restrições para seu funcionamento, como se fosse algo de outro mundo, sendo que não é. é, antes de tudo, algo natural, e não há, a princípio, uma forma "correta" e uma "errada" de se praticar. vai da experiência de cada um.

e não, eu não preciso ler cantares de salomão para experimentar o amor e sua magia.
Eduardo Medeiros disse…
ok, elídia, muito bom. fecha a conta e passa a régua...

o próximo, por favor...
Evaldo,

Eu creio na existência real de Jesus, de um judeu que de fato viveu nas primeiras décadas do primeiro século e a respeito de quem pouco conhecemos hoje através das poucas fontes (cristãs) que existem a seu respeito, as quais não tiveram por objetivo preservarem a historicidade, mas sim em transmitirem uma mensagem com fins evangelísticos para um público determinado. Logo, o real nos foi apresentado misturado com os mitos gregos e com acréscimos propositais de anti-judaísmo (vide o proselitista Evangelho atribuído a João).

Eu não acredito que foram os discípulos Mateus, Marcos, Lucas e João quem escreveram os Evangelhos canônicos (assim como não acredito na autoria apostólica ou discipular dos apócrifos).

No meu entender, ninguém pode afirmar cientificamente que Jesus existiu. Pelos critérios da História, como só existem mesmo fontes cristãs que falam sobre a existência deste Homem, penso que só pela fé é que podemos afirmar ser Jesus o Messias.

Sendo assim, fica a critério de cada um crer ou não na existência histórica de Jesus Cristo. E esta fé independe de sua figura ter sido ou não mitologizada pelo cristianismo. E independe também de se encontrar provas históricas.

Por sua vez, a maneira como alguém lida com Jesus independe da doutrina cristã da divindade do Messias. Um pode crer nele como Messias e também entender que o Messias é humano e não divino. Outro pode entender que o seu messiado foi algo circunstancial e que outros messias existiram como Davi, os reis de Judá e até o próprio Ciro, o Persa, quando Israel libertou-se do exílio babilônico.

Quanto ao termo "Filho de Deus", entendo que foi algo de origem circunctancial. É que, antes de Jesus, já tinham dito que o imperador romano, César Augusto, era "filho dos deuses". Logo, os essênmios começaram a dizer que o messias dele (um líder que teria vivido no século I a.e.c.) é que era o "filho de Deus". E daí o mesmo entendimento foi aplicado ao Messias Jesus afim de que a confiança do público cristão da Ásia Menor (lugar onde o culto ao imperador era forte) não mais dirigida ao imperador romano.

Pode-se dizer que, no século II (época que a história reconhece ter começado a existir o cristianismo mediante provas científicas), os gregos fizeram da nova religião um poderoso instrumento para se libertarem do domínio romano e combater a influência cultural do judaísmo quanto aos prosélitos de origem helênica. E aí, sabemos pelas tradições do próprio catolicismo que os ebionitas (judeus quecriam em Jesus como Messias) foram mortos como hereges pelos cristãos (século II e.c.).

Em resumo, esta é a minha visão histórica de Jesus e do cristianismo, a qual não se confunde com a minha fé no Salvador da humanidade.
"[sexo] é, antes de tudo, algo natural, e não há, a princípio, uma forma "correta" e uma "errada" de se praticar. vai da experiência de cada um." (Gabriel)


Concordo que não se deve querer regrar ao extremo o sexo entre um homem e uma mulher. Porém, é com as experiências que a humanidade foi descobrindo maneiras apropriadas e que proporcionam um fortalecimento da relação do casal e daí eu ser radical quanto a estas ideias de pessoas transarem comvários aprceiros, frequentarem casas de swing, etc. Acho que a nossa sociedade acaba se reprimindo quando cai num erotismo desvinculado do amor e dos sentimentos e da criação de uma família. Só que tudo isto deve ser contextualizado dentro de algo maior e significa uma desconexão geral do homem com o universo.

Abraços.
Anônimo disse…
Rodrigo,

Você tem todo direito de acreditar na existência real de algum judeu chamado Jesus, já que na época existiam muitos, assim como existem milhares de Rodrigos no Brasil.

Porém, para acreditar em um personagem específico, tem que fazer isso exatamente porque quer, muitos chamam isso de fé, porém, na verdade, fé não é acreditar no que não se vê, fé é querer que exista aquilo que não existe, é "forçar a barra".

Porque digo isto? Porque tudo que se sabe de Jesus são apanhados de diversas lendas e personagens distintos, transformando assim, Jesus em um monstro de uma peça teatral, que possui diversas personalidades e ideais diferenciados.

Sendo assim, o seu Jesus real se perde em meio à macarronada judaico-cristã.

Ou seja, é como se você reunisse textos do homem-aranha, super-homem, Mônica e Pato Donald e montasse um único personagem com várias características, trocando o nome desses por um único nome genérico.

Teríamos assim por exemplo, um personagem que sobe pelas paredes, lança teia, voa quando quer, usa a cueca fora da calça, bate nos outros com um coelho e também não usa nenhuma calça.

Sendo assim, não conseguimos criar um personagem que tenha uma personalidade definida.

Assim é o seu Jesus do reality show messiânico.

É como se pegássemos todos os textos deste post e definirmos como tendo sido escritos pela mesma pessoa, ou para a mesma pessoa.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Evaldo,

Apesar de toda esta misturada de relatos sobre Jesus, não dá para ninguém afirmar sua inexistência, assim como eu admito que, historicamente falando, pelos critérios científicos, não seja possível comprovar a sua existência.

Sendo assim, não estou querendo "forçar a barra" quando exerço minha fé no Messias Jesus. Pois, se existissem provas de sua inexistência, o que não é o caso, aí sim é que seria contrariar a realidade.

Todavia, acho loucura alguém não aceitar Jesus, uma vez que é pela fé nele que se propõe o perdão dos pecados (do crente e do seu próximo), a reconciliação com Deus, a união dos homens (e dos povos) pela prática do amor, a aceitação do diferente, o anúnio de uma era messiânica de paz e um acesso mais íntimo ao Pai.

Por outro lado, reconheço que para um judeu (ou um muçulmano), a maneira como a maioria dois cristãos propôe a fé messiânica em Jesus chega a soar como herética. Alguém que recita o Shemá, em que afirma haver um só Deus (monoteísmo puro), é complicado conviver com o dogma da Santíssima Trindade. E, igualmente para os islâmicos onde o Corão afirma que Allah não tem gera filhos e seria um outro exemplo de monoteísmo puro, apesar de Jesus ser aceito como um profeta desta complicadíssima religião do povo árabe.

Confesso que, atualmente, tenho uma dose de conflitos com o Evangelho de João (Tomé e os sinóticos me parecem mais interessante), mas convivo bem com boa parte do NT. E, como não uso o texto bíblico como verdade absoluta, mas sim como uma importante fonte de consulta (um manual de vida pra mim), as ambiguidades e contradições tornam-se até bem vindas porque passo a ter uma visão mais pluralista e extrair diferentes aprendizados. Sejam dos ditos de Jesus que se aproximem mais da autenticidade ou daquilo que é evidenciado como sendo invenção da Igreja pelos gregos. Tudo é fonte de reflexão e de informação teológica.

Abraços.
Anônimo disse…
Rodrigo,

"se existissem provas de sua inexistência, o que não é o caso, aí sim é que seria contrariar a realidade"

Então meu amigo, eu afirmo para ti que existem unicórnios rosados. Esta é a realidade, caso você consiga provar que não exista, aí sim, estará contrariando a realidade.


"Todavia, acho loucura alguém não aceitar Jesus, uma vez que é pela fé nele que se propõe o perdão dos pecados (do crente e do seu próximo), a reconciliação com Deus, a união dos homens (e dos povos) pela prática do amor, a aceitação do diferente, o anúnio de uma era messiânica de paz e um acesso mais íntimo ao Pai."
Parágrafo totalmente cristão, ou seja, o cristianismo acredita nisto aí.
Detalhe é que você diz que não pode afirmar ou negar a existência de Jesus, mas, em contrapartida faz esta afirmação acima.
Acho que você está bastante confuso.
Evaldo,

Não confunda o que escrevi!

Ninguém pode é provar cientificamente a existência de Jesus, o que não significa impossibilidade de que, pela fé, eu afirme ter meu Senhor Jesus Cristo existido, morrido na cruz e ressuscitado pelo poder de Deus.

Seguir a Cristo hoje é uma questão de necessidade e de salvação para a sociedade. E aí não faço aquele infantil e ameaçador discurso de "Céu ou inferno?", pois pra mim é a sobrevivência da vida na terra pelas nossas ações que se encontra em risco.

Assim, se o mundo aceitar Jesus, no sentido de praticar o amor, conseguiremos alcançar uma era de amor e paz de modo que, aqui neste mesmo planeta, a humanidade conseguirá encontrar o seu ponto de equilíbrio com o seu próximo e com a Vida.

Abraços.
Anônimo disse…
Rodrigo,

Você afirmar pela fé qualquer coisa, não prova sua existência, prova apenas que você tem uma ótima capacidade imaginativa.

Em que planeta você está?

Seguir a Jesus é a salvação para a sociedade? Fala sério.
A sobrevivência da sociedade está "em cair" na real, cuidar da natureza, parar de poluir, educar os filhos, respeitar as pessoas. E isso é o que menos tem feito os seguidores de Jesus.
Seguir a Jesus não é a solução para nenhum problema social.
Talvez o ateísmo seja a solução, mas não sou eu quem vai dizer isso, é o tempo.

Cara, o "amor" não nasceu a 2000 anos e não vai morrer tão cedo.

O ser humano evolui, e sua capacidade de amar ou odiar continuará existindo na mesma proporção em que a sociedade aumenta.

O mundo não será salvo por um bando de alienados praticantes de amor e sim por pessoas conscientes e que tomem a decisão racional de cuidar deste planeta.

Detalhe, os seguidores de Jesus querem mais é que este planeta se foda, você querendo ou não a mensagem do cristianismo continua sendo "Muito dinheiro no bolso e uma casa no céu".

Evaldo Wolkers.
Estou acordando agora, até passeia a mão na bunda para ver se não fui disvirginado pelo espírito santo. He, he, he..
Lí algumas aberações normais para a confraria e também algumas muito importantes como o hímem elástico de Maria.Agora dá para entender.Só poderia ser! He, he, he...
Parabéns Evaldo...
Anônimo disse…
Altamirando,

Não há motivos para parábens, não, rsrs.

Detalhe, se o ES te pegar é porque você foi "ô escolhido", rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Evaldo,

O parabéns é pela coragem pois nesta confraria de vez em quando aparece algum que não aceita divergentes. Eu quase fui fritado por afirmar que "CÚ" não é órgão sexual. Eu sou a favor do contra e também não gosto de desenhar o óbvio.
Anônimo disse…
Altamirando,

Estou contigo e "Não Abro".

É obvio que "CU" (ou "CÚ", isso é pessoal, rsrs. Mas com "ascento" fica protegido, rsrs), não é órgão sexual, assim como a boca não o é.

Mas todos devem concordar que são usados em relações sexuais, principalmente no meio evangélico, onde os pastores colocam bunitim no cu da ovelhada véia e burra.

Vou ter que explicar o óbvio de novo?

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Amigo Evaldo,

Sopa fria e prudência não queima a língua.

Acento (CÚ)- Maior intensidade com que se destaca uma sílaba.
"Ascento" - Exercício prático que leva a efetiva realização da virtude, à plenitude da vida moral.
Portanto o seu "ascento" não é uma proteção adequada.
Vou fingir que não entendi.
Anônimo disse…
Altamirando,

Você entendeu muito bem a minha "jogada" de palavras, rsrs.

Quando escrevi, lembrei que uma vez a/o Isa quase me crucificou porque eu escrevi aqui na confraria um CU acentuado, rsrs.

De posse desse histórico eu brinquei com as palavras.

Mas eu acredito que aqui sentado em minha cadeirinha meu cu não corre riscos, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Evaldo,

É que alguns não tem "ascento".


Abracus, he!