O Mais Fiel dos Seguidores - Relatos Secretos de Judas Iscariotes.

-->
"Eis o relato secreto da revelação que Jesus fez num diálogo comigo. Uma semana antes de celebrar a Páscoa", o Mestre puxou a orelha de todos nós sobre não orarmos por vontade própria, mas apenas por acreditar que assim agradaria ao Pai. Olhei para os apóstolos, todos estavam ofendidos com a bronca levada e “começaram a blasfemar contra Jesus em seus corações”. No momento, fui o único a entendê-Lo. Eu era o seu discípulo favorito, o seu tesoureiro, o servo fiel.

Jesus me chama em particular e diz: “Afasta-se dos outros e eu poderei falar-lhe sobre os mistérios do Reino. É possível você alcançá-lo, mas padecerás de extremo sofrimento.” Indaguei a mim mesmo, “quais serão essas revelações?” Como um flash Ele leu o meu pensar e disse: “Você tem a tarefa maior: sacrificará o corpo que carrega o meu espírito. E há conseqüências. Você cairá em desgraça por gerações, mas um dia estará acima disso. Mostrarei um mundo superior, você estará lá...”. Para mim, as palavras eram como punhaladas que penetravam em minha alma.

É difícil aceitar está decisão, é como um rio que não pára de correr. Dá saudades das nascentes do batismo, dos riachos das parábolas e das corredeiras vinda das aulas do Mestre onde me fazia pensar dias a fio. Por isso que ele avisou, pelo menos três vezes, a sua morte era certa. Inclusive revelou que a traição surgiria no meio de nós. E os apóstolos incluindo a mim, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor?

De imediato, uma luz surgiu em minha mente e clareou a idéia que o Mestre revelou. O seu ministério completou aqui na terra e sua volta ao céu era urgentíssima. Para tanto, era necessário dar um fim no seu corpo carnal que aprisionava o espírito divino. Tomei coragem e cumpri à risca as ordens. Imediatamente procurei os sacerdotes para entregá-lo, e pedi uma ninharia de trinta moedas.

Por um momento pensei que estava traindo-O, era quase certo que estaria louco, e, portanto, mereceria compaixão, ou pelo menos uma cura. E pela loucura me precipitei de alto a baixo.

Atenciosamente,
Judas Iscariotes

Textos base ou Fonte: Mt 26.1-49; 27.3-10; Mc 10.10-12; 14.18-21; Lucas 22.3-6; Jo 13,26-27; Atos 1.18; Zc 11.12-13; Jr 18.1-4; 19.1-3; 32.5-16 e por último “O Evangelho de Judas Iscariotes" em que os trechos retirados estão entre as aspas.
(Uma História de Ficção)


Autoria do texto: Hubner Braz

Comentários

Hubner Braz disse…
Olá confraternos,

Saudades mil de "Oce's". Acabo de terminar o meu post, olha a hora? Meu Deus! Que tempo escasso.

Como vocês devem notar, está historia é uma ficção. Sabemos que o nome de Judas é citado 14 vezes na bíblia, só perde para o apóstolo Pedro. Na bíblia, Judas é apontado como o vilão da historia. O traidor. Mas recentes descobertas o apontam a um discípulo obediente que atendeu a um pedido do próprio Mestre para que fosse denunciado aos sacerdotes e, assim, cumprir sua missão por meio do padecimento.

Sei que para tantos, cada um tem a sua conclusão. Vamos nós deliciarmos nesta história fictícia baseado no evangelho perdido de Judas Iscariotes.

Boa Noite a todos... Quer dizer, Bom dia, Hehehe.
Um abraço a você... See you later.
Hubner Braz disse…
Ahhh, outra coisa. Se você está interessado em adquirir o livro apócrifo de Judas Iscariotes. Instale o E-Mule e escreva a palavra "Judas Isca riotes" Na hora ele irá fazer uma busca e você poderá fazer um download em PDF. Tem apenas 26 páginas.

Agora sim vou mimi. Hehehe.
Hubner Braz disse…
Srs, perdi o sono... Hehehe... E aproveitei para encontrar o livro de Judas, e não é que encontrei o livro em pdf pela rede também... acesse: http://www.infojur.ufsc.br/aires/arquivos/Evangelho_Judas.pdf

Agora vou mimi mesmo... kisses for you!
Eduardo Medeiros disse…
Ô Hubinho, a madrugada foi feita para dormir, rapaz!! Assim tu vais envelhecer cedo, terás rugas precoce e teus cabelos ficarão brancos como a neve em tempo record. Conclusão: o corpo precisa dormir de preferência antes das 23:00 e acordar lá pelas 6:00. Pode perguntar para o médico amado LEVI...
Eduardo Medeiros disse…
Quanto ao teu texto, eu gosto de uma teoria interpretativa nos estudos do Jesus histórico de que Judas foi sim, um fiel discípulo do messias nazareno. Poucos como ele, almejavam que Deus viesse no seu Reino desfraldando a bandeira da justiça e que por fim, os opressores fossem derrotados.E isso teria início com o messias prometido que para ele era Jesus e que portanto, deveria se deixar sacrificar pelo projeto do Reino.

Mas alguma coisa deu errado...

O Reino não veio. Deus deixou Jesus a seu próprio destino. Não é a toa o brado mais significativo de todo o Evangelho:

"Deus meu porque me desamparaste"?

Coube a seus discípulos e aos discípulos dos discípulos até chegar a nós, a concretização do Reino, pois estava claro que Deus impusera esta missão aos próprios homens de boa vontade que têm sede de justiça e alma de menino ("dos tais é o Reino").

AGORA ME DIGA HUBINHO:

é impressão minha ou você está se saindo um belo de um GNÓSTICO?? Corpo como prisão do espírito...??
Marcio Alves disse…
Muito embora seu texto seja uma ficção, não deixa de ter um fundo de plausibilidade, uma vez que para mim, Jesus para entrar nos anais da Historia humana, e marcar de uma vez por todas o seu nome no tempo e fora dele, escolhera o doloroso e espinhoso caminho sem volta da via crúcis.

Por isso e por causa disto ele dizer de si para si mesmo, umas das frases mais poderosos que um mortal já pronunciou “quando eu for levantado, atrairei todos a mim”.....e de fato ele conseguiu, basta olhar e ver no calendário mundial em que somente alguns países não seguiram, para constatar que ele é justamente o divisor de águas da historia da raça humana, estando dividido o tempo temporal dos mortais entre A.C e D.C.

Judas partindo então desta premissa, ainda que não seja fato comprovado, mas apenas especulativo, teria sido o grande responsável e colaborador de Jesus hoje ser quem é, pois sempre fiquei a mim perguntar: Se Judas não tivesse traído Jesus, possivelmente talvez ele não teria morrido da maneira trágica que ele morrera, sendo assim será que mesmo assim Jesus teria o nome que ele tem hoje???

Coitado de Judas então que foi apenas usado e tido por causa disto, o seu nome como emblema máximo de traição.
Marcio Alves disse…
HUBNER

Pode acreditar no que o DUZINHO esta falando, ele tem autoridade para dizer isto porque ele mesmo é uma prova viva disto....olhe para ele que você entenderá do que estou falando. (quem lê entenda) Hahahahahahah
Marcio Alves disse…
Mesmo o seu texto sendo uma ficção HUBNER, pense comigo o seguinte e depois responda: Os cristãos ortodoxos acreditam que Jesus morreu para cumprir o maior propósito de seu nascimento; morrer pelos pecadores, ou seja, ele foi por assim dizer, o único homem que nasceu para morrer de propósito, assim sendo, Judas então foi escolhido por deus para trair Jesus, e conseqüentemente cumprir as profecias???

Caso positivo, Judas não pode ser responsabilizado pelo seu ato de traição, uma vez que ele foi predestinado antes da fundação do mundo para trair Jesus.

Caso negativo, então a morte de Jesus foi um acidente de percurso, em que deus não planejou.

Aguardo respostas......................
J.Lima disse…
Bom pessoal!
Voltei.
Agora deu um tempinho, estava ralando pra valer...
Vamos lá meu amigo “ex-ortodoxo”. (Hahahahahh)

Hubner.
Embora o seu texto possa ser classificado como “ficção”, acredito que na verdade expressa a realidade da teologia ao longo da história até os anos 70.Quando surge a teologia da libertação e a missão integral.

Essa frase:
“Você tem a tarefa maior: sacrificará o corpo que carrega o meu espírito”

Tem sido ao longo da história um axioma da teologia, principalmente aquela que canonizou os legados de Agostinho, ganhando força na reforma “Lutero-Calvino”.

Portanto embora possa denominar “Ficção”, como texto, como teologia é a realidade, pois a teologia Evangélica é dicotomista, ainda está na era medieval, onde inconscientemente transferiu o sistema hierárquico Rei-Suditos; transcendente Céu-inferno; tanto como estado como localização geográfica (Céu-cima; inferno-embaixo), certo – errado; bem-mal, etc...

O mundo era polarizado em dualidades, e isso é o que o seu texto apresenta como bem colocou o Eduardo (mestre dos gibis do c-zero e sargento Tainha. Hahahahha).

O corpo sempre foi mal visto na história das religiões, uma coisa temos que reconhecer de bom que a teologia judaico-cristã deixou como herança que é a crença na ressurreição (não quero falar que é mito devido ao alto índice de ortodoxos que vão dizer que desviei da fé apostólica. Hahahahahhahahaah).

Só não entendi porque o cristianismo sendo a religião da “Ressurreição do Corpo”, é tão contraria a “alegria do corpo”, vive sempre na dimensão da contração, embora creia que o corpo vai ressurgir após a morte para uma vida eterna, não valoriza mais a expressão do mesmo.

Mais esse pode ser um tema para um próximo texto...
Aliais estou pensando em postar o próximo artigo justamente na contramão desse...

O corpo como origem do pensamento...
(uma possível propaganda do meu próximo texto Hahahahahahahahaha)
Abraço.
Valéria Gomes disse…
Eis um caso que me faz pensar.

Beijo grande!!!
Hubner Braz disse…
Dudu,

Eu tive que dormir tarde, e não veio de mim mesmo essa vontade. Não queria fechar os olhos antes de acabar o post. Fiquei intricado e terminei.

A chuva de criticas poderá vim sobre mim, recuso usar o guarda-chuva. Quero que venha, pois será semelhante a regar um jardim em fase de crescimento.

Na próxima noite, irei dormir como um pintainho debaixo das asas da galinha.
Hubner Braz disse…
Dudu,

O Reino não chegou para a humanidade, e sabemos que por um poucochinho de tempo o que há de vim, virá, e não tardará.

Muitos tentaram adiantar o reino. Chegaram a afirmar como os Bibelforscher que o reino já era chegado. E eles caíram do cavalo em um chão rugoso no caminho perigais.

O interessante de tudo isso, é o que eu tenho descoberto, na iminência de varias linhagens religiosas no período pós-ressurreição, antes da chegada do século um.

Por isso, alguns não acreditam nos evangelhos canônicos. Muitos cegos andam em direção ao abismo do conformismo.

Não estou querendo evangelizar, Dudu, eu sei que você sabe melhor que eu, o que está escrito nas sagradas escrituras. Hehehe.

Sou apenas um aprendiz em fase de crescimento.
Hubner Braz disse…
Confraternos, depois voltarei... terei que sair agora para comprar óleo e uma duzia de ovos.

Dudu, ainda vou responder a sua última pergunta.

Até breve...
Guiomar Barba disse…
Amados meus, saudades de vocês.
Um tempinho livre e estou aqui.

Hubner, Estavas de overdose em?

Será que Bruno, Elias Maluco, Beiramar, macarrão, o assassino da advogada, não vieram também para essa hora? Os corpos precisavam de uma destruição monstruosa para a liberdade do espírito?

Caramba bota overdose nisso. Abraço.
Hubner Braz disse…
Srs confraternos,

Voltei, mas terei que sair agora, vou trabalhar e a noite voltarei para responder a todos.

Dudu, será que Paulo era Gnostico? Ele dizia: "Maldito homem que sou, quem me livrará do corpo desta morte."

Ele morreu pro mundo, mas o corpo pecador estava com ele.

Guiomar... Hehehehe Overdose?! Essa foi boa.. Tô rindo até agora...

Kisses for you.
Eduardo Medeiros disse…
Evidente que paulo era chegado em conceitos gnósticos. "esmurro meu corpo", "carne x espírito", "o corpo para nada aproveita", etc, etc. É como o JL falou. Enquanto os evangelhos deram ênfase ao corpo com a ressurreição de Jesus, os cristãos depois demonizaram o corpo como o território do diabólico, mesmo em tese, Deus ter sido feito carne em Jesus. Explica aí, professor JL!!!!!!!!
Anônimo disse…
Hubner,

Confesso que cheguei aqui toda animada para ler o seu post no intuito de causar uma revolução com o meu comentário...mas me lasquei! rs...

Seu post está maravilhosíssimo, ao ponto que chega estar além do meu conhecimento para comentar tais argumentos...

Pois como sempre digo: De teologia, entendo zero!

Mas são muitas coisas para se pensar à respeito de Judas e sua próvável "traição" à Jesus...não é mesmo?!

MARCINHO,

Seu primeiro comentário está magnífico...


Parabéns meninos! assisto tudo de camarote, tomando minha águinha mineral pra não engordar! rs..
Anônimo disse…
Jesus quando veio era um espírito perfeito, por isso lembrava de quem era e sabia perfeitamente o que tinha de fazer aqui.

"Filho de Deus"? Sim, se este era o nome dado às almas totalmente evoluídas na época, sim.

"Único capaz de levar nossos pecados"? Sim, no sentido de pecados = erros e que ele era a única alma totalmente evoluida a ponto de aceitar voltar pra cá sem dever mais nada, nascer numa estrebaria e morrer numa cruz para mostrar mais uma vez o caminho da LUZ para nós, pobres almas ainda em aprendizado.

Judas Iscariotes cúmplice de Jesus = FAIL!
Hubner Braz disse…
Pessoal, cheguei do trabalho. Vou comer alguns biscoitinhos e comentarei em breve...
Hubner Braz disse…
Marcitto,

Concordo com você que Jesus dividiu o tempo da maioria das nações. Mas a interpletação desta declaração de Jesus é um pouco diferente.

Quando Ele diz “quando eu for levantado, atrairei todos a mim”...

Vamos sublinhar o "quando for levantado" Isto nós traz um duplo sentido... O da crucificação e o da exaltação. A morte de Cristo na cruz, sua ressurreição e sua glorificação, juntas revelam a glória de Deus.

Agora Marcitto, vamos sublinhar "atrairei todos a mim mesmo" tem um significado impar. A cruz exerce uma atração universal.

E a palavra "TODOS" significa toda a espécie de pessoa, sem distinção, e NÃO todos os Membros da raça humana sem exceção.

Na raça humana, existe membros diferentes.
Hubner Braz disse…
Marcitto sobre o evento casual você disse:

"Judas partindo então desta premissa, ainda que não seja fato comprovado, mas apenas especulativo, teria sido o grande responsável e colaborador de Jesus hoje ser quem é, pois sempre fiquei a eu perguntar: Se Judas não tivesse traído Jesus, possivelmente talvez ele não tivesse morrido da maneira trágica que ele morrera, sendo assim será que mesmo assim Jesus teria o nome que ele tem hoje?"

Sabe o que é interessante nesta premissa, é que o Evangelho de Judas diz sobre o pedido de Jesus para que Judas o traia. E o mais interessante de tudo isso é que os próprios evangelhos canônicos não dizem por que Judas fez o que fez.

Sobre a sua morte... Bem Marcitto, existem essencialmente três tradições diversas sobre a questão:

1. A narrativa do livro de Atos parece indicar que a morte de Judas Iscariotes foi violenta, produzida por alguma espécie de queda incontrolável, evidentemente por algum precipício abaixo.

2. Há também a narrativa de Mat. 27:3-10, segundo a qual Judas Iscariotes enforcou-se.
Movido, segundo relata Mateus, por profundo remorso. Estranhamente ele é o único evangelista que fala disso; nenhum outro apresenta uma linha sequer sobre Judas ter se arrependido.

3. Por semelhante modo, há uma história, preservada por Papias, discípulo do apóstolo João, de que Judas Iscariotes foi atacado por alguma enfermidade asquerosa, que causou uma excessiva inchação de seu corpo e que, estando ele nessas condições físicas, foi esmagado por uma carroça, em um lugar de estreita passagem, por onde ordinariamente poderia ter passado com sucesso, se não tivesse inchado tanto.

Mas será que houve justificativa para Judas se enforcar, como dizia Matheus?
Bem Marcitto, em minhas pesquisas, achei um arqueólogo israelense Yigael Yadin que escavou a fortaleza e o palácio de Massada, e anunciou ao mundo todo, o que descobriu que no ano de 74 d.C. zelotes devotos, em sua determinação de manter sua religião livre da contaminação romana, estavam prontos a cometer suicídio em massa em vez de se render aos romanos. Talvez Judas tenha se enforcado para não se entregar aos soldados romanos.

Mas está hipótese excluiria a sua salvação.

continuaa....
Hubner Braz disse…
Marcitto... Respondendo a sua pergunta...

"Mesmo o seu texto sendo uma ficção HUBNER, pense comigo o seguinte e depois responda: Os cristãos ortodoxos acreditam que Jesus morreu para cumprir o maior propósito de seu nascimento; morrer pelos pecadores, ou seja, ele foi por assim dizer, o único homem que nasceu para morrer de propósito, assim sendo, Judas então foi escolhido por deus para trair Jesus, e conseqüentemente cumprir as profecias?"

Olha, sempre pensei que Judas não foi ao céu, porque ele cometeu homicídio. Sabemos que aquele que comete tal, em sã consciência não entrara no seio de Abraão.

Mas através de pesquisas, podemos ponderá com as idéias ponderáveis dos teológicos de plantão.

Merece ser ressaltado que se a morte de Jesus foi para remissão de nossos pecados, então, Judas não poderia, por coerência, ser considerado um traidor, porquanto devemos admitir que a missão dele, embora espinhosa, era a de entregar Jesus.

Então minha respostas é positivo. "Sei que isso vai render" Hehehe...
Hubner Braz disse…
J. LIMA,

Até hoje o mundo é polarizado no dualismo. Me de exemplos que seja contrário a essa ideologia?

Quero crivar a sua frase "Só não entendi porque o cristianismo sendo a religião da"Ressurreição do Corpo”, é tão contraria a “alegria do corpo”"

Na verdade, o corpo ressurreto, é um corpo diferente, um corpo glorificado, um corpo sem corpo. Sem corrupitibilidade e totalmente incorruptível.

E isso está uma diferença grandiosa entre o corpo global e o corpo celestial.

Posso estar errado, mais sabe como é professor, sou apenas um aluno.

Até...
Hubner Braz disse…
VALÉRIA,

Esse post é contrario aos conceitos habituais, por isso, até agora, me coloco como um ser existencial de pensamento pensante com uma grande necessidade de pensar e repensar esse caso.

Obrigado pela sua presença nesta confraria.

Bjsss....
Hubner Braz disse…
MY DARLING GUIOMAR,

Idependentemente de acreditarmos se é verdade ou não, é uma perspectiva sobre a história de Jesus de que nunca ouvimos falar.

Bjssss do seu amigo em overdose, rsrsrsrs.
Hubner Braz disse…
Eitááá Paulinha,

Coloca essa animação na escrita. Tudo bem, fica no camarote que serei o apresentador junto com os dez confraternos e as duas confraternais.

O Marcitto foi brilhante em seu comentário, junto com o J.LIma e o Tio Dudu. Mas... Hehehe

Deixa pro próximo capítulo.

Até princesa, bjkas...
Hubner Braz disse…
ISA,

Você diz: "Jesus quando veio era um espírito perfeito, por isso lembrava de quem era e sabia perfeitamente o que tinha de fazer aqui."

Quero corrigir as seis primeiras palavras... Jesus é um Espírito perfeito, Ele sempre foi e sempre será. Quanto ao propósito perfeito: Ele sabia que ao vim neste mundo, Ele teria que ir da forma como foi.

Então, nas últimas partes eu concordo com você. Ok!!!
Hubner Braz disse…
Bem, ajo que terminei de responder a todos, agora vou dormir, se não fazer isso, o Tio Dudu vai puxar a minha orelha.

Até em breve...
Hubner Braz disse…
Ah... Se eu não me engano, ajo que o Marcitto chamou o Tio Dudu de Gnostico. Será?
J.Lima disse…
Eduardo.
Grato pela indicação.
Vamos lá então...
Já que você pediu...

O Hubner justificou falando do “corpo glorificado”, sem entrar nos méritos da questão, visto que esse termo “corpo glorificado” poderia ser explicado psicologicamente pelo mestre Levi melhor que eu.

Mas diria que seria no mínimo seria “desejo” visto que Cristo nunca falou de corpo glorificado, mas sim Paulo.

O desejo do homem ao olhar para um corpo que se sofre com a temporalidade é claro que produz na psique um desejo de imortalidade. O olhar do homem para o finito cria desejo do infinito.

Mas quanto a questão de Paulo, façamos uma análise de axioma, ou seja de premissa na qual está firmado o seu pensamento, e consequentemente a sua teologia.

“CRISTO VIVEU A CONDENAÇÃO DO PECADO NO CORPO, PAULO TEORIZOU SOBRE O CORPO DO PECADO”

Isso significa que uma coisa é quando o VERBO FALA, experimentando na corpo o que fala, e o que fala fica sem nexo: “DEUS MEU, DEUS MEU PORUQE ME DESAMPARASTE”! Outra diferente é quando o que fala quer colocar na escrita o que o corpo sente!

O primeiro (Cristo) fala a partir da vida e das dores, é “Deus” se encontrando nos limites do homem; O segundo e a fala do homem a partir da interpretação da vida, e ai encontra limites.

No primeiro não há dogmas, pois o que o corpo experimenta não se é possível teologizar. No segundo, há uma tentativa através da filosofia expressar o que o corpo sente.

Cristo não fala da carne, esse termo lhe é estranho, Paulo empresta do gnosticismo essa dicotomia, na realidade Paulo embora seja discípulo de cristo, é na verdade o melhor aluno de Platão!

Hubner, quanto a sua afirmação que ainda hoje existe esse pensamento dicotômico tudo bem eu concordo, mas não generaliza né?

Esse pensamento está mudando somente aqueles que preservam as “doutrinas” da reforma, que a meu ver já perdeu a forma, é que estão nesse mudo dividido.

A Palavra de ordem no momento é a “complexidade”, e a “indeterminação”!

Só para terminar alguém pode me perguntar se eu creio na ressurreição, então respondo:

“EU DESEJO”!

O desejo é um sentimento que não encontra expressão na lógica, pois transcende a essa!

Abraço a todos.
Marcio Alves disse…
HUBNER

Primeiramente, Judas não cometeu HOMICIDIO, mas antes SUICIDIO.

Homicidio é quando você mata alguém.
Suicidio é quando você proprio se mata.
Entendeu a diferença????

Se a missão de Judas era trair Jesus, então se segue que ele é inocente??? E no dia do juizo final, deus não poderá condenar ele ao inferno, acha visto Judas ter ajudado Jesus a cumprir sua missão???

Quer dizer que deus o pai de Jesus, sacaneou ele duas vezes??? Uma foi assassinando o seu proprio filho, e a outra, foi usar seu proprio amigo e discipulo para o trair....que deus mais sacana este que você serve heim HUBNER??!!

Se eu fosse você eu chutava a bunda gorda deste deus e mandava ele pescar tubarão no rio tiete. heheheheh
Eduardo Medeiros disse…
Hub, você vinha discorrendo muito bem o seu pensamento, mas aí, você dá uma escorregada ao dizer que "Talvez Judas tenha se enforcado para não se entregar aos soldados romanos.

Mas está hipótese excluiria a sua salvação."

Onde está o problema? você coloca aqui um pensamento que é posterior a judas e a jesus. Por isso se comete tantos problemas de interpretação. A "salvação" para Jesus não era a mesma "salvação" pregada posteriormente por Paulo. Ou seja, você põe um conceito paulino no pensamento dos evagelhos. Isso causa problemas.
Marcio Alves disse…
Quanto ao comentário e debate do JOTA com você HUBNER, eu gostaria de acrescentar um ponto....o corpo glorificado descritos nos evangelhos é o mesmo corpo, pois Jesus ao ressucitar comeu mel e peixe com os discipulos e ainda mandou Tomé colocar seu dedo nas mãos dele.

A não ser, que você HUBNER, ao falar sobre ressureição, esteja pensando no gasparzinho, o fantasminha camarada. Kkkkkkkkkkkkkkk

HUBNER, corpo sem alma é morto vivo, e alma sem corpo é fantasma, portanto, na ressureição ou ressucitamos integralmente, ou será outro de nós a ressucitar e não nós mesmos.
Eduardo Medeiros disse…
deixa eu fazer uma correção. Eu disse que o pensamento da salvação de paulo é posterior ao evangelho mas realmente, paulo escreveu primeiro a sua concepção de salvação pela morte vicária. Na verdade são os evangelhos que não deram nenhuma importância à tese de paulo pois em nenhum momento expõe o seu pensamento.

Isso dá o que pensar...
Marcio Alves disse…
EDUARDO

Sabe porque o HUBNER estava indo tão magistralmente bem no desenvolvimento do seu comentário sobre o enforcamento de Judas para mim, e derrepente ele deu uma escorregada??

É porque o comentário excelente sobre Judas não foi ele quem escreveu...ele apenas copiou e colou de outra fonte.
Já o comentário que ele fala bobagem...deixa eu advinhar....foi ele quem escreveu mesmo, para variar um pouco.

Desculpe HUBNER, mas isto já perdeu a graça...não precisa fazer isto, comente sendo você mesmo, dando sua opinião, mesmo que seja simples, nós não vamos expulsar você...então, se for fazer, tenha a hombridade de pelos colocar a fonte do link, como faz o BILL.

Se não todos nós vamos ficar achando que foi você mesmo quem escreveu – detalhe: eu só descobrir, porque justamente o EDUARDO percebeu sua escorregada, ai eu resolvi procurar no google e achei em varios blogs este mesmo comentário seu.

HUBNER....você não sabia que a mentira tem pernas curtas????

Será que este texto seu, foi você mesmo quem o escreveu???
Hubner Braz disse…
Olá pessoal, caramba...

O Prof° J.LIMA, discorreu brilhantemente, dá até um friozinho na barrica para responde-lo.

O Marcio, me apertou sem me abraçar, descobriu um erro gravissímo de digitação, que cometi e ao mesmo tempo, veio com suas teses nervosa.

O Tio Dudu, puxou minha orelha, eitááá, Mas se Judas inforcou a si mesmo será que ele teria salvação?

Vou na Casa do Cidadão, depois voltarei para responde-los na integra.

Abraços amigos, professores, tios e poetas filosóficos.
Hubner Braz disse…
Marcitto, Você é um gênio, um menino prodigio...
A parte que eu escrevi para você, sobre as três tradições diversas da morte de Judas e baseado no que tenho tenho lido e o blog que me auxiliou neste aparato foi o contbiblicas.blogspot.com/.../sexta-feira-9-de-outubro-de-2009.html. E isso está na cara.

Agora me surpreendi, quando você falou que varios sites tem a explicação de diversas tradições da morte de Judas. Fiquei espantado, pois eu percebi que todos eles não colocaram a fonte.

O resto, pode pesquisar pra mim e colocar a fonte. Inclusive o meu texto. Se você aja que foi copiado de alquem?

E é claro que uso um pouco da Wikpedia, pois, nós ajuda a clarear nossa mente e explicar alguns termos com exatidão. Porque, sinceramente, para responder a sua pergunta, eu fico com um pé atraz da orelha, com um frio na barriga, com coceiras na cuca. É dificil te responder, mais não impossivel.

E quero colocar em pauta essas três visões da morte de Judas, porque algumas pessoas ficam pitoladas em uma só, e graças a sua descobertas, descobri que varios sites tem a mesma escrita quanto a isso.

Por exemplo, se não fosse o Prof° J.Lima colocar a palavra axioma, confesso que não iria pesquisar para saber o seu real significado.
Hubner Braz disse…
Ah, Marcitto, encontrei a verdadeira fonte do comentário em questão.

Ele está escrito no livro de CHAMPLIN e BENTES, do ano de 1995, e fica exatamente na página 622.

Encontrei uns cinco sites falando a mesma coisa e só um coloca que a fonte foi essa... Agora sim, está esclarecido...

Me perdoe Marcitto sentimental...
Hubner Braz disse…
J. LIMA,

Você é o professor que mais admiro nesta confraria. Não porque é o único, é que tenho aprendido "pacas".

A sua frase com letra maiúscula deveria ser colocado em destaque no blog, como fazíamos antigamente. Vou até repetir...

“CRISTO VIVEU A CONDENAÇÃO DO PECADO NO CORPO, PAULO TEORIZOU SOBRE O CORPO DO PECADO”

Essa frase é complexica demais pra mim. Vou tentar explicar...

Temos que atentar ao ponto corpo em questão.

1. Quando Adão foi formado, o seu corpo não tinha pecado.

2.Paulo diz que o corpo é a maior causa do pecado. Talvez ele quisesse dizer, os sentimentos. E expressou errado?!

3.Jesus, mortificou o corpo em varias situações, desde o deserto, aos açoites, até a cruz. Por quê?

4.O corpo ressurreto poderá ser de carne, mais uma carne diferente. Uma carne que não apodrece.

São questões que devemos refutar na sua essência. E essas questões movem o ser humano para uma "complexidade" incomum.
Hubner Braz disse…
MARCITTO,

Sua frase afirmativa do "corpo sem alma é morto vivo, e alma sem corpo é fantasma, portanto, na ressureição ou ressucitamos integralmente, ou será outro de nós a ressucitar e não nós mesmos."

Mas já pensou em um corpo "diferenciado" do nosso corpo com alma em que ascende ao céu?

Ajo que não é capaz de pensar nessa possibilidade. Você é tão cabeçudo, que impossibilita o seu pensamento totalmente racional acerca deste termo.

O termo diferenciado, é um corpo fora do comum, um corpo glorificado, um corpo sem necessidade deste mundo, um corpo cordial que alimenta no meio dos discipulos para satisfazer os olhos dos próprios discipulos e não o seu corpo.

Vee se entende agora, seu cabeçudinho.
Hubner Braz disse…
DUDU,

"Talvez Judas tenha se enforcado para não se entregar aos soldados romanos. Mas está hipótese excluiria a sua salvação." Essa idéia retirei do ponto de vista da arqueologia, um arqueólogo israelense Yigael Yadin que escavou e encontrou evidência dessas práticas.

E o problema grave nesta questão é o Suicidio. Mas temos dois pontos para pensar:

1.Será que alguem vai para o céu atraves de um Suicidio conciente???? Talvez não.

2. Se for um Suicidio, inconciênte, em um lapso de loucura. Sem sua sã conciência. Será que irá ao Céu???? Talvez sim.

Milhares de pessoas morrem desta forma todos os dias, mas será que eles vão para o céu.

Obs: O céu que me refiro é o seio de Abraão.
Hubner Braz disse…
Dudu,

Sobre o seu outro ponto, "paulo escreveu primeiro a sua concepção de salvação pela morte vicária. Na verdade são os evangelhos que não deram nenhuma importância à tese de paulo pois em nenhum momento expõe o seu pensamento.

Isso dá o que pensar... "

Realmente isso dá o que pensar... Vou ter que pesquisar para saber se Cristo deu a entender que a Salvação, veio pela morte vicária.

Porque, antes de Jesus vim ao mundo, já existia a salvação. A única coisa que não existia, era o contato imediato e direto com Deus.

Por isso que o veu do templo se rascou.

É um caso para pensar mesmo...
Hubner Braz disse…
Confraternos,

Vou almoçar e ir ao trabalho, depois voltarei para discorrer sobre o assunto.

E olhe que ainda estou na dúvida da salvação dos suicidas que se matam, porque estão totalmente fora de si. Que dúvida cruel????

Até....
Anônimo disse…
Bem que a BLOGOSFERA poderia ser profissão né HUBNER?! kkkkkkkkk....

Aiiii...segunda-feira minhas férias chegam ao fim também! Putz que la mer...rs...

Na outra vida, eu prometo que nascerei rica!! haha....
Levi B. Santos disse…
─ Judas, meu irmão e amigo ─ disse Cristo, bem baixinho, começando a tremer por inteiro ─ Porque fizeste isto? Partiste, sem ao menos saber que eu antes já tinha pedido ao meu Pai que te perdoasse.

Fazendo um esforço sobre-humano, já sucumbindo, com sua voz trêmula na direção de Dimas (ou Judas), assim balbuciou: “Hoje mesmo estarás comigo no PARAÍSO”.

Dizem, que os dois amigos foram solidários até no momento da partida. “O que está feito, está feito!” ─ foi o último brado que saiu de suas gargantas.


Trecho (para reflexão) retirado do:

http://levibronze.blogspot.com/2010/03/agonia-final-de-dois-amigos.html
J.Lima disse…
Hubner.
Pense bem...
Se Paulo escreveu as suas cartas primeiro, os evangelista que andaram com Jesus escreveram depois... Porque não deram ênfase a sua teologia?

Respondo:
- Os evangelistas nos Evangelhos, narram os atos, deram interpretação tendo por base a vida no corpo que culminou na morte e ressurreição.

Paulo sendo o apóstolos dos gentios, tentou levar o evangelho na linguagem da filosofia grega, onde o axioma (rssss) universalizado era: “O corpo é mortal a alma é imortal”.

Paulo tentou fazer com que o cristianismo fosse acessível aos gentios”, e isso incluía os gregos, para isso usou terminologia da filosofia grega platônica. È claro que em alguns textos, ele mostra a diferença entre fé cristã e a filosofia grega, ao falar da ressurreição como ápice final na sua teologia (1 Co 15).

Platão entendia o mundo dividido em dois pólos:
- O MUNDO NOUMENAL - O mundo metafísico (mundo das idéias, do intelecto, mundo ideal a ser conquistado).
MUNDO FENOMENAL - O mundo físico (Mundo dos sentidos, sentimentos, sensações, que se opõe ao mundo ideal)

Esses dois mundos segundo ele estão em antagonismo, em guerra constante. Para se alcançar a dimensão do “MUNDO NOUMENAL” o homem teria que travar uma guerra contra o outro mundo o “MUNDO FENOMENAL”, que era o ilusório, enganoso e mal!

É nesse pressuposto que Paulo tenta dialogar com a filosofia grega, explicar a complexidade do embate da PSIQUE (Noumenal – Metafísico – idéias, intelecto) e SOMA (natural-corpo, sensações, desejos).

Essa conspiração na psicanálise tem outra explicação, a luta do SUPEREGO (noumenal, que é o ideal) X o EGO (Desejo- atua na dimensão dos sentimentos que buscam satisfazer o ID, (ou necessidade) mas isso seria ir contra o NOUMENAL, que seria o mundo ideal. (Qualquer semelhança com a luta da carne (sentimentos) x Espírito (ideal) não terá sido mera coincidência, mas sim mistura de Paulo com Platão. (Hahahahahahahah)

Qual a solução encontrada para atingir o mundo noumenal na filosofia grega? Sacrificar o corpo, aniquilar os sentimentos, visto que o corpo é “A prisão da alma imortal”.

Em nenhum momento se fala de ressurreição na filosofia grega. Nenhuma divindade havia descido ao Hades (Inferno) para vencer Thanatos (Morte). Na mitologia não havia idéia de Ressurreição! Está explicado porque o sermão de Paulo em Atos 17 foi bem aceito até o momento em que ele disse: “E ESSE DEUS O RESSUSCITOU DOS MORTOS”!

Paulo tenta unir a filosofia platônica com o cristianismo e diz em outras palavras o que Platão havia recomendado:

“A CARNE LUTA CONTRA O ESPÍRITO”. É coincidência?

O que é carne para Paulo?
- Resposta: “É o equivalente em Platão o que ele chama de mundo “fenomenal”. A carne se opõe ao Mundo Noumenal. Na teologia Paulina “Espiritual = ideal que está para além dos sentidos! Ou seja, NOUMENAL, conquistado por meio da ASCESE mais uma vez coincidentemente o que ensinava PLATÃO.

O mundo noumenal de Platão e conquistado com o sacrifício do corpo, anulando os desejos, traduzindo para a Linguagem Paulina:

“O CÉU (NOUMENAL) É CONQUISTADO COM A ANULAÇÃO DOS DESEJOS (FENOMENAL)!


O grande problema meu caro Hubner é que essa dicotomia, expressa os paradigmas científicos de sua época, o que era compreensível aceitar em seu tempo.

O mundo era dicotômico, é compreensivo que Paulo siga essa tendência, pois uma retrospectiva na história do pensamento mostra que a TEOLOGIA, PSICOLOGIA, FILOSOFIA E ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA, sempre se inclinaram a acompanhar as teorias cientificas do momento, mas as teorias que eram absolutas naquele momento histórico foram re-significadas, ou seja, adicionadas as descobertas atuais, só mesmo alguns teólogos que conseguem ficar no ostracismo e são fadados a um teologia arcaica e vencida.

Que tal mestre Eduardo?
Essa foi uma aula grátis.
Quero dedicar aos meus alunos dedicados
“que um dia chegarão LÁ... Mas quando lá chegarem o LÁ não estara mais lá!
MARCIO E GRESDER (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

Abraço a todos
J.Lima disse…
Atendendo ao apelo do Isaias.
Eu já havia postado o meu comentário.
Resolvi excluir devido alguns erros que poderiam ser evitados.
Só estou justificando devido a possibilidade de alguém já ter lido o comentário.
Valeu.
Eduardo Medeiros disse…
JL, aula muito oportuna!! Os seus alunos, márcio e gresder devem agradecer heeeeee
mas na verdade, todos nós aprendemos com você
Levi B. Santos disse…
Prezado professor J. Lima

Parabéns pela magna aula. Estou vibrando.

Enquanto lia o seu maravilhoso texto (que passeio hein?)lembrei-me de que em minhas leituras amadoras em um livro da História da Filosofia Cristã, eu grifei uma referência, que têm relação íntima com o tema que você abordou de forma magnífica.

MEU GRIFO:

"São Tomás de Aquino cristianizou Aristóteles, enquanto que Santo Agostinho cristianizou Platão".

Mas tudo, como ficou muito evidente em seu ensaio, começou com Paulo, que copiou os filósofos gregos que vieram antes dele.

Assim como Paulo, Freud também gostava de uma dualidade e de uma trindade. Senão vejamos:

Paulo: Carne e Espírito.
Freud: Pulsão de Morte e Pulsão de Vida

Paulo: Corpo, Alma e Espírito
Freud: Ego, Superego e Id
Hubner Braz disse…
Pessoal, cheguei agora do trabalho, e confesso que estou amando o estudo postado pelo J.LIMA. E que estudo. Isso na verdade não é pra ser um comentário e sim um post.

Foi muito profundo o que você disse, e tem muito fundamento.
Hubner Braz disse…
LEVI,

Você colaborou com o texto do J.LIMA. É muito bom saber que Tomas de Aquino se espelhava em um filosofo.

Quanta revelação, Meu Deus...
Hubner Braz disse…
O MARCITTO e o GRESDER deve estar babando com tanto discernimento do Prof° J.L.

Agora fiquei curioso, se esses camaradas espelhavam em alguém, gostaria de saber em quais personagens os Confraternos se espelham????

Pelo meu entender, o Levi se espelha no Fleud.
O Ednelson se espelha no Caio Fabio.
O Tio Dudu se espelha no Leonardo Boff.
O Bill se espelha no Sexto Empírico
O Evaldo se espelha no Brennan Manning
O Gresder se espelha no Marcio Alves
O Marcio Alves se espelha no Gresder
A Paulinha se espelha em Jesus
O Edson se espelha em Platão.
O ISA se espelha no Jônatas amigo de Davi.
O Jair se espelha nos Poetas da existência.
O J.Lima se espelha, bem... tô pensando até agora e não encontrei a resposta.

Confraternos, talvez esteja totalmente errado, não quero que se ofendam mas é isso que ajo.

Abraços a todos
Hubner Braz disse…
J.Lima, ainda vou comentar titi por titi a sua explanação sobre o estudo que presenteaste para cada um de nós.

Agora vou mimi.
Hubner Braz disse…
Desejo um ótimo Fim de Semana a todos os confraternos, e evite pecar muito pessoal!!!!

Abraços e bjs aos confraternos de plantão.

Até daqui a pouco de manhã.
Esdras Gregório disse…
Hubner e seus contos, uahsuahsuahs...

Essa é boa!!!!
Esdras Gregório disse…
Sua estórinha é ótima, boa abordada. Gostei da parte que você diz que Jesus o chama em particular.

Isso mostra a diferença entre umas e outras pessoas, e as etnias, culturas e outras coisas mais, nunca são iguais. Cada povo tem seu ponto de vista sobre um ponto axiomatico formado por cada um, em si mesmo.
Esdras Gregório disse…
Eu vou voltar, mas lembra o que Salomão disse... “cuidado quando entrares na casa do Senhor"...

O texto esta ótimo Hubner, parabéns.
Esdras Gregório disse…
Boa colocação Paulinha...
Esdras Gregório disse…
Hubner,

Em breve receberais um contato dos nossos visinhos da galaxia distante.

Espere só, talvez eles estão ai do seu lado agora.... hehehe.


thanks
Esdras Gregório disse…
Srs, de uma coisa eu sei. Todo ponto final tem um começo.
Esdras Gregório disse…
Mas essa parte quem entende melhor e o nosso pai da psicanálise. Não e Levi....
Hubner Braz disse…
Gresder,

Em quem você se espelha? Estou curioso em saber...
Pelo jeito você gostou dos meus contos.

Abçs
Hubner Braz disse…
Os seus comentários é semelhantes aos meus do post anterior e do post do seu Blog.

Que beleza... Será que se espelha em mim.

Hehehehehe
Hubner Braz disse…
Temos alguns pontos importantes neste texto para salientar.

1. Por que os discípulos blasfemaram contra Jesus? Baseado nesta parte do texto: "Olhei para os apóstolos, todos estavam ofendidos com a bronca levada e “começaram a blasfemar contra Jesus em seus corações”"

Respostas: Porque eles tentaram ser malandros em cima do Mestre, querendo aparecer por meio da oração. E se não levar o cogito puxão de orelha, eles iriam ficar acomodados, na mesmice.

Continua...
Esdras Gregório disse…
Huber

E voce em quem você se espelha?

Os seus comentários é semelhantes aos meus do comentário anterior e do post do Biil tambem.

Que beleza... Será que se espelha em mim.

Hehehehehe
Hubner Braz disse…
Segundo ponto:

2. Por que Judas foi o único a entendê-lo?

Resposta: Judas era o único forasteiro do grupo, ele veio de um povoado chamado Cariotes ou Kheriotes. Ele tinha outro pensamento comparado aos outros discípulos.

O ponto de vista dele era superior aos dos outros e entendia o plano do mestre. No momento ele não sabia muita coisa. Mas algo lhe dizia que ele seria o cúmplice de Jesus para completar o mistério do calvário.
Hubner Braz disse…
Terceiro ponto:

3.Porque Judas teve que se afastar dos outros?

O Jesus queria mostrar pra ele o plano debaixo dos panos que Judas teria que executar. Sendo Judas fiel e obediente, foi o escolhido para caminhar o mestre ao calvário a fim de cumprir as sagradas escrituras.
Hubner Braz disse…
Quarto ponto

4. Em que Jesus referia, quando Ele fala de outra geração?

Resposta: Ele se referia a uma geraçã superior a nossa, está outra geração, habitava um "deus verdadediro" que criou os seres angelicas e o "deus dos antigos" o deus da criação humana. E com isso, era necessário desrespeitar as regras do Criador do mundo material.

Se quiserem ler, veja no livro do evangelho de Judas... Já tinha o livro em pdf em casa, tinha feito o download pelo E-mule mais encontrei também o livro em pdf no site. acesse: http://www.infojur.ufsc.br/aires/arquivos/Evangelho_Judas.pdf
Hubner Braz disse…
quinto ponto,

5. Por que ele aceitou obedecer sendo que haveria uma maldição. quando diz: "E há conseqüências. Você cairá em desgraça por gerações, mas um dia estará acima disso."???????????????

Não importava as consequencias, ele era obediente.
Hubner Braz disse…
Sexto ponto,

6.Por que ao ser revelado que alguém trairia, os apostólos perguntaram "E os apóstolos incluindo a mim, muitíssimo contristados, começaram um por um a perguntar-lhe: Porventura, sou eu, Senhor?" Na biblia versão atualizada???????????

Depois responderei essa... Dá até pra fazer uma tese de Doutorado. Rrsrsrsrs
Hubner Braz disse…
Sétimo ponto,

7. Duas perguntas... Por que o seu ministério completou aqui na terra e sua volta ao céu era urgentíssima??? Por que era necessário dar um fim no seu corpo carnal que aprisionava o espírito divino???

Essa resposta se diz a uma seita agnostica. O Tio Dudu, soube discernir muito bem esse trecho.

Mas será que o corpo carnal aprisiona o espirito??? Está é uma pergunta que provavelmente ficará sem resposta.
Hubner Braz disse…
Oitavo ponto,

8. Por que ele ficou louco ao entregar Jesus? Quando ele diz: "Por um momento pensei que estava traindo-O, era quase certo que estaria louco, e, portanto, mereceria compaixão, ou pelo menos uma cura. E pela loucura me precipitei de alto a baixo."

Será que a loucura o fez cometer suicídio? Será que ele morreu assim, louco??? Morreu-se louco, será que foi salvo???

O LEVI abortou um lado muito bom, o lado em que Jesus ficou desapontado por ter Judas se matado.
Hubner Braz disse…
Neste momento vou trabalhar até as 22:30 horas, a noite voltarei.

Abraços a todos os confraternos.
Levi B. Santos disse…
HUBNER

Será que ao condenarmos alguém por uma fraqueza, estamos praticando o verdadeiro evangelho de Cristo?

Prefiro defender do que acusar.

Quanto a odisseia de Judas, prefiro acreditar que ele era tão amigo do seu Mestre, que, ao constatar que o mesmo tinha sido abandonado pelo Pai na cruz do calvário, sentiu que não havia mais razão para continuar vivendo, e, (coitado) tomado por um intenso sentimento de culpa, pôs fim a sua existência.

Judas foi ético até o FIM.
Hubner Braz disse…
LEVI,

Eu prefiro defender também do que acusar, seria ótimo para todos nos, seres humanos.

E sobre Judas, eu concordo com você, ele agiu com ética. Ele sabia que era ele e não outro que poderia fazer o que fez. Não podemos condena-ló, na verdade, não podemos condenar a ninguém .
Hubner Braz disse…
Respondendo o 6. Perguntado pelo meu subconciente.

Resp. Eles perguntaram, porque não havia motivos para trair.

Ora, eles foram escolhidos no meio de 70 discípulos, eles eram o clímax da evangelização mundial.

Eles tinham mais certeza na Fe, que do sol que via no céu. Eles compreendiam a palavra significativa de Deis, e estavam copletamente conhecidos de que Deis e o próprio Jesus. Onde perceberam a oniciemcia de saber que alguém na mesa iria trair..

Por isso que perguntaram... Não existia nenhum motivo para trair. Aí, neste ponto que criam um cenário de operacidade por baixo dos panos.

Poderia ser qualquer um, mas ele escolheu a Judas antes mesmo que Judas nasce-se.
Hubner Braz disse…
Decidi escrever o ponto de vista da verdadeira história de Judas iscariotes baseado na bíblia editada e publicada para milhões.

Lá vai: No inicio de Seu ministério, o Senhor Jesus chamou doze homens para que estivessem com Ele, e os mandasse a pregar e que tivessem autoridade de expulsar demônios (Marcos 3:14-15). O nome de Judas Iscariotes aparece sempre no final da relação dos nomes dos apóstolos e geralmente com alguma descrição infame como “aquele que O traiu” (Marcos 3:19; Mateus 10:4) “que veio a ser o traidor” (Lucas 6:16).
Judas Iscariotes exercia a função de tesoureiro no grupo apostólico (João 13:29). Por lidar com dinheiro, em outro texto, Judas é denominado de “ladrão”, o que se supõe que ele apropriava-se do dinheiro arrecadado que lhe era confiado (João 12:6). Com o objetivo de aumentar o fundo apostólico e de abastecer o próprio bolso, Judas Iscariotes critica a ação de Maria quando esta ungiu os pés de Jesus com um precioso e caro unguento (João 12:3-6), dando a desculpa de que o dinheiro poderia ser usado para ajudar os pobres.
Hubner Braz disse…
Vai ser por partes:

A ambição de Judas o levou ao engano ao atender os principais sacerdotes para trair Jesus (Mateus 26:14-16; Marcos 14:10-11; Lucas 22:3-6), fazendo um acordo com eles para indicar-lhes Jesus em troca de trinta moedas de prata. Levou a cabo seu intento quando, oportunamente, conduziu os sacerdotes e um grupo de soldados até o Getsemani onde se encontrava o Senhor Jesus e os outros apóstolos. Por ironia o sinal para a identificação e prisão de Jesus seria o beijo que o traidor daria em sua vítima (Mateus 26:48-49).
Hubner Braz disse…
Vendo que Jesus fora condenado, abateu-se pelo remorso e tratou de devolver as moedas que havia recebido dos sacerdotes, os quais se negaram de aceitá-las e disseram-lhe que isso era problema seu e não lhes importava (Mateus 27:3-4). “E tendo ele atirado para dentro do santuário as moedas de prata, retirou-se e foi enforcar-se” (Mateus 27:5).
Hubner Braz disse…
Em Mateus 27:5, relata o enforcamento de Judas Iscariotes que remoído pelo remorso suicidou-se. Mas em Atos 1:18, temos o relato de Pedro em que consta que Judas caiu de um precípicio arrebentando-se nas pedras e todas as suas entranhas foram expostas. Provavelmente isso se deu quando ao tentar enforcar-se a corda tenha se rompido e em consequência caiu no precípicio, vindo a morrer devido a queda. Judas morreu em sua própria porção de terra, provavelmente adquirida pelos sacerdotes em nome de Judas com as trinta moedas de prata, porque o dinheiro era legalmente dele e pôr ser maldito não podia ficar no tesouro do templo e então foi usado para comprar um lote de terreno conhecido como o “campo de sangue”.
Hubner Braz disse…
O delator foi comprado para trair seu Mestre, mas Jesus não era inimigo de Judas, pois o próprio Senhor o chamou de amigo (Mateus 26: 50), o que atingiu a consciência de Judas. O apóstolo Pedro recorda que a traição de Judas não foi uma tragédia imprevista, mas parte dos designos de Deus predito no Antigo Testamento (Atos 1:18-20).
Hubner Braz disse…
Embora Judas Iscariotes seja conhecido como o apóstolo que traiu o Senhor, pode-se dizer que ele cumpriu fielmente a sua missão e o próprio Jesus já sabia de tudo o que havia de acontecer e tinha advertido a Judas que se apressasse em seu intento (Mateus 26:20-25). Dessa maneira estava sendo cumprido a vontade do Pai..
Hubner Braz disse…
O Senhor Jesus ao chamar Judas Iscariotes ao apostolado o considerou seguidor e discípulo, entretanto, Judas converteu-se no traidor. Na realidade Judas Iscariotes nunca chegou a ser um verdadeiro seguidor de Cristo. Caiu do apostolado, mas nunca teve uma relação genuína com o Senhor Jesus. De modo que foi o “filho da perdição” e nunca foi salvo. O título máximo que deu a Jesus foi de “Mestre”, mas nunca “Senhor”. Judas foi um apóstata.
Hubner Braz disse…
Vou colocar o resumo que coloquei nos comentários à cima sobre a verdadeira face deste homem que a cada dia que passa aprendemos mais sobre ele.

O local que peguei este resumo está no link http://pt.shvoong.com/humanities/religion-studies/1615486-que-b%C3%ADblia-diz-sobre-judas/

See you later