Os pré-cursores anti-gaiola!


A década de 70 foi marcada por uma ruptura epistemológica da teologia. Nasce a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, gerada nas entranhas de uma reflexão “arbitraria” do ponto de vista ortodoxo-católico, alguns chegam a dizer que foi uma “resposta”, a ORTODOXIA, essa teve nos seus principais propagadores LEONARDO BOFF, RUBEM ALVES, MIGUEZ BONINO, JOSE COMBLIN, JUAN LUIZ SEGUNDO, CLODOVIS BOFF, FREI BETO, entre outros.

Da impressão que houve uma conspiração do pensamento contra toda ORTODOXIA, essa ruptura aconteceu também na ORTODOXIA-EVANGÉLICA, com o PACTO DE LAUSANE, uma resposta a ORTODOXIA PROTESTANTE (Evangélica).

JOHN STOTT, teólogo britânico, e o Equatoriano RENÉ PADILHA, inauguraram uma virada hermenêutica BATIZADA pelo nome de MISSÃO INTEGRAL, as duas vertentes mais expressivas do cristianismo, se “REBELARAM”, tinham em comum a quebra com o pensamento tradicional.

A nova “TEOLOGIA CONTEXTUAL” foi a mudança paradigmática no pensamento teológico; 1976  foi o que podemos chamar de “A SAIDA DA GAIOLA TRADICIONAL DO PENSAMENTO TEOLÓGICO”, tanto católico como protestante!

A história do pensamento mostra um movimento cíclico, e a fundamentação dessa teologia não foi EX-NIHILO, pois séculos antes, FRIEDERICH SCHLEIERMACHER (1768-1834) antecedeu a tese primária dessa ruptura quando concluiu:

“Toda reflexão teológica era influenciada, e até determinada, pelo contexto na qual evoluíra, impossibilitando de haver uma “pura”, supra-cultural, e a-histórica; era impossível penetrar até um resíduo da fé cristã que já não fosse num certo sentido interpretação”.

Desde a ocidentalização do cristianismo em Constantino, a reflexão teológica fazia um movimento da elite “alto”, para os laicos “baixo”, a ESPOSA era a ESCRITURA, o SÊMEN era a DIALÉTICA com a TRADIÇÃO, e a FILOSOFIA o ÓVULO, que fecundava no encontro com o seu interlocutor, o HOMEM ELITIZADO.

Sair da gaiola foi à inversão dessa epistemologia, agora seria a partir de baixo “LAICO” aquele que está às margens, a escritura permanecia como ESPOSA, o SÊMEN continuava sendo a DIALÉTICA, a FILOSOFIA e a TRADIÇÃO, sempre férteis, mas a CIÊNCIA entra no relacionamento “EXTRA-CONJUGAL” e GEROU uma filha chamada SOCIOLOGIA.

Essa com vigor começa a disputar o lugar de sua genitora, e o seu interlocutor não seria mais a elite “DOUTA”, mas, sim o pobre, “BAIXO”, o in-douto culturalmente marginalizado.
As epistemologias TRADICIONAL (ortodoxa) e CONTEXTUAL (terceiro mundo) é exposta da seguinte maneira por Sérgio Torres:

“TRADICIONAL: A verdade é conhecida de conformidade com a mente a um determinado objeto, esse conceito se confirma ao mundo existente e o legitima. OCIDENTAL: A verdade não é conhecida de conformidade da mente ao objeto (dialética), é oposto, o mundo é um projeto não concluído e em construção, um processo em transformação”.

O CLERO tinha a BIBLIA e a TRADIÇÃO como objeto da reflexão, o mesmo ocorre com a ala chamada PROTESTANTE, que tem como interlocutor a BIBLIA, não descarta a TRADIÇÃO, mas a VERDADE não é mais PRÉ-FIXA, ponto em comum na ortodoxia católica e evangélica:

“Lançar fora o filho bastardo batizado por nome LOGOS (lógica) “INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL” tendo por pai ZEUS o deus grego”.

A nova epistemologia não descarta a “TEORIA NA REFLEXÃO”, mas sua ênfase recai na “PRÁXIS” essa é a julgadora que determina a “VERDADE” na teologia; a “Reflexão crítica sobre a práxis cristã à luz da palavra de Deus.” (Gutierrez).

A ASCESE geradora da salvação META-FÍSICA perdeu a META, pois na física, o céu não tem local fixo, o DOGMATISMO, sinônimo de INCAPACIDADE DE DIÁLOGAR COM O DIFERENTE, fechou-se para a ciência, essa foi CONTEXTUALIZANDO a sua COSMO-VISÃO de acordo com o CIENTIFICISMO que deixava duas opções:

“Dialogar com as ciências, principalmente as humanas, ou ficar fossilizadas, descontextualizadas e irrelevantes para a sociedade”.

Surge a neo-ortodoxia, a bíblia deixa de SER para con-TER a palavra de Deus, a subjetividade, de-termina, já não é mais a vertical a nascente da leitura, mas a horizontal, a teologia deixa de ser o solucionador da crise, e passa a ser a TEOLOGIA DA CRISE, até o mito foi intimado a se explicar, caso se explique, deixe de ser mito, se não se cale, deixe a razão falar!

A HISTÓRIA faria a CRITICA, teria a liberdade para RELATIVIZAR TODO O ABSOLUTO, que venha contra a VIDA, afinal o epítome da fé cristã é a RESSUREIÇÃO DO CORPO e não a IMORTALIDADE DA ALMA, por isso, tanto a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO (católica), quanto a MISSÃO INTEGRAL (protestante), tem a seguinte epistemologia em comum:

“A VERDADE não é mais metafísica, mas sim é uma construção histórico-cultural & contextual”, o CORPO é o objeto da reflexão, não mais a “ALMA IMORTAL”, a teologia deixou de ter uma VERDADE ABSOLUTA, para ter uma VERDADE HISTÓRICA, afinal o verbo se tornou CARNE, toda reflexão começa nas dores do CORPO e não nos anseios da ALMA”.

O CORPO tornou-se o principal interlocutor, e o diálogo não é mais a VERDADE PRÉ-EXISTENTE, firmada no IDEAL do SER que É; o mundo não precisa ser INTERPRETADO para que o SUJEITO se ajuste a ELE, agora, ele precisa ser TRANSFORMADO, a relação entre SUJEITO e OBJETO não é mais de PASSIVIDADE, contemplação “olhar para”, não é admirar a beleza do COSMOS, mas sim de ATIVIDADE, “entrar em, participar, mudar”, transformar a desordem do caos em cosmos!

A reflexão não é sobre o LOGOS que se fez DISCURO COERENTE, mas sobre o LOGOS que entrou num corpo e através dele não sistematizou a vida, o ONI-POTENTE torna-se IN-POTÊNTE e grita: ELOI ELOI LAMA SABACTANI, o Deus que está em todos os lugares, encontra um lugar em que está SÓ, o CORPO DE CARNE. O eterno experimenta o fim, a vida se encontra com a morte, e faz uma aliança de sentido!

Nenhuma construção poderia tentar esgotar o falar de Deus, pois o que se fala D’Ele hoje, não pode ser absoluto, a mesma fala que absolutiza o PODER do “DEUS QUE FAZ”, encontra o PARADOXO, quando “O DEUS QUE FEZ” , não FAZ!

O MOMENTO HISTÓRICO é outro, a vida é movimento, o tempo passa a ser o RELATIVIZADOR DAS CERTEZAS, assim como nas outras dimensões do saber, afinal, se a teologia tem alguma posição não é de RAINHA DAS CIÊNCIAS, mas de SERVA dos homens que pensam, e GAIOLA DOS IGNORANTES!

Não é relativizar o PODER DE DEUS, mas sim, não absolutizar o SABER DE DEUS, essa ruptura dá uma nova vida a chamada TEOLOGIA DA MISSÃO INTEGRAL, onde a antropologia, não é dicotomista, mas torna-se HOLÍSTICA, não se fragmenta em TESE e ANTI-TESE, mas interage numa SIMBIOSE com a filosofia HEGELIANA de que toda TESE, tem sua ANTI-TESE, que forma uma SIN-TESE, e que novamente volta formar uma TESE e tudo sempre volta ao ponto de onde partiu!

Mas surge a pergunta: “Fracassou a teologia da libertação e a missão integral”? No meu ponto de vista não! O que houve foi uma expectativa muito acima da realidade na época em que emergiu. No entanto a semente foi plantada, e já podemos colher frutos hoje, cada um que foi impactado mudou a sua reflexão, sua vida, e atingem outros. Esse que escreve é fruto dela, um dos que pode afirmar, vale a pena sair da gaiola!


Meu tributo a esses, que são:
Os Pré-cursores da CONFRARIA DOS PENSADORES FORA DA GAIOLA!

Comentários

J.Lima disse…
AMIGOS DA CONFRARIA.

Reconheço que esse artigo é um pouco longo, visto que a minha intenção era fazer uma síntese do pensamento teológico dando ênfase a história e os pressupostos que estão por trás de toda teologia, por isso falei um pouco de antropologia, sociologia e filosofia.

A razão de postar esse artigo é a diversidade de formação dos AMIGOS DA CONFRARIA, minha modesta intenção é até mesmo ajudar aos que não tem muita familiaridade com a HISTÓRIA DO PENSAMENTO TEOLÓGICO e seus desdobramentos até os nossos dias.

Seu con-fraterno diz:

“Quem tiver interesse e paciência de ler leiam”.
Abraço a todos.
Levi B. Santos disse…
Meu caro J.Lima

Acabaste de postar um texto antológico.

Estamos plantado a semente para os que virão depois de nós, colher os frutos.

Da tua magna aula de Teologia, retirei o trecho que segue abaixo, que me chamou mais a atenção:

“A VERDADE não é mais metafísica, mas sim é uma construção histórico-cultural & contextual”, o CORPO é o objeto da reflexão, não mais a “ALMA IMORTAL”, a teologia deixou de ter uma VERDADE ABSOLUTA, para ter uma VERDADE HISTÓRICA, afinal o verbo se tornou CARNE, toda reflexão começa nas dores do CORPO e não nos anseios da ALMA”."

Concordo plenamente com o que escreveste.
Se a Teologia tem uma verdade histórica, ela tem que levar em consideração os fatores “Tempo” e “Espaço”. A mente que parece estar presa ao tempo, precisa de CORPO para existir, e, consequentemente de espaço para registrar os seus movimentos.
O que acontece na natureza, acontece inconscientemente na história humana. A verdade tem que ser a-religiosa , ou seja, ela não pode ficar confinada aos limites estreitos da GAIOLA de conceitos rígidos e imutáveis.

Deus não é algo fixo e sim movimento. O Deus do tempo é o Deus da História, e isto significa que Ele age através de nós, no curso do tempo. História essa, que não pára no seu rumo, pois algo novo está sempre sendo criado nela e por meio dela.
A C.P.F.G. é um pequeno, mas valioso exemplo.


Abçs e parabéns pela aula


Levi B. Santos
Eduardo Medeiros disse…
Bem, vindo de um professor mestre em teologia, não poderíamos esperar nada que não fosse essa explêndida aula!

Quero destacar a Teologia da Libertação(TL) que tanto foi atacada pela ortodoxia católica quanto pela ortodoxia protestante. E ela foi de fato um belo exemplo de como se faz teologia de fora da gaiola. Uma teologia preocupada não com a orto-doxia, mas sim, com a orto-praxia.

Caio Fábio um dia escreveu que ele flertou com a TL mas quando a chamou para dançar, ela se recursou a dançar com ele.

Talvez ela tenha percebido que ele olhava muito para os seus "pés", com um certo grau de reprovação. Afinal, ela caminhava por caminhos que um outro barbudo, algoz do "Capital" tinha caminhado.

O teor marxista da TL foi a principal barreira que afastou os teólogos de direita, inimigos da "perigo vermelho", a dançar com ela pelos bailes da crítica ao imperialismo econômico capitalista.

Leonardo Boff, ao ser convocado por Ratinger, atual Bento, para ir ao Vaticano explicar os porquês da TL, sendo proibido de falar e escrever, o tal do "silêncio obsequioso", tornou-se um mártir vivo da luta contra as gaiolas do pensamento teológico único.

Não que eu seja marxista ou comunista. Refiro-me aqui à coragem que eles tiveram de ainda em tempos de Guerra Fria, ousar destacar o lado "libertador dos pobres e injustiçados" de Jesus.

Essa frase do Schleiermacher eu tomei como o meu principal farol em matéria de reflexão teológica:

“Toda reflexão teológica era influenciada, e até determinada, pelo contexto na qual evoluíra, impossibilitando de haver uma “pura”, supra-cultural, e a-histórica; era impossível penetrar até um resíduo da fé cristã que já não fosse num certo sentido interpretação”.

Valeu, JL!!!

Atenção, está aberta a temporada de feijoadas suculentas no restaurante da Confraria.
Edson Moura disse…
Madonna!!! J. Lima professor, eu tive que comprar um dicionário etimológico pra desvendar esse teu texto.rsss

Concordo com você! Homens corajosos, abriram uma estreita trilha em meio á uma densa floresta (quebra de paradigmas)...nós resolvemos embrenhar por este caminho, e é necessário disposição (raciocínio filosófico) para permanecermos dentro deste "atalho". Corremos o risco de encontrar serpentes...feras...espinhos (crises existênciais...conflitos internos devido aos anos de visão obscurecida).

Todavia, hoje tudo que nos prendia à uma crença arcaica...pode ser revisto....questionado...duvidado, e reformulado.

É necessário reconhecer o valor desses homens que deram o "pontapé" inicial na tranformação de pensamento.

Vejam!!!!

Hoje a Terra não é mais chata, porque um "loucos" resolveram repensar a questão.

Dalhe...Galileo....Copérnico...Giordano Bruno!
rssss!

Abraços!
Marcio Alves disse…
J. Lima isto não é uma postagem, mas antes uma verdadeira aula de teologia, me senti em uma sala de aula ouvindo você ensinar.

Esta é sem duvida de longe, e dificilmente não continuará a ser, o melhor de todos os textos aqui já ou futuramente colocados, que espetáculo, mas que banquete, estou até agora me deliciando com suas suculentas palavras!!!!!

Estou recordando de uma vez o GRESDER ter comentando que não conseguia comentar as suas postagens, agora vejo que é verdade, pois não são meras postagens, mas antes uma verdadeira aula, onde eu sinto que tudo que qualquer que um de nós vá dizer alguma coisa, não passará de notinhas de roda pé, ou seja, o seu texto é perfeito, sinceramente J. Lima só resta aplaudir de pé e gritar: BRAVO, BRAVO, BRAVISSIMO!!!!!!!!!!!!!!!!

Vou comentar o que, se cada linha, frase, até mesmo palavra sua, daria para reescrever uma nova postagem, eu honestamente não sei se vou ao delírio de uma esfuziante alegria, ou se me desespero e peço para sair da confraria, pois o próximo a postar, serei eu, pobre de mim, que terei a incumbência de escrever após você, professor, mestre e senhor absoluto da confraria!!!!!!!

To com vontade até de xingar um daqueles palavrões bem cabeludos, diante da explosão de emoções que estou sentindo.

Valeu J. Lima pela magnífica aula!!!!!
J.Lima disse…
Levi.
você tem razão.
Sempre há os primeiros que abrem caminhos.
Valeu.
J.Lima disse…
Eduardo.
Certemente teologia da libertação é seu forte, visto o teor do seu comentário.

Acredito sinceramente que nada do que escrevi foi novidade para você aliás creio que você poderia escrever da mesma forma que escrevi, e ainda fazer essas conjecturas do seu comentário.

Concordo com você em relação ao Caio Fabio, aceitar a TL exigiria humildade para ter um con-corrente a altura diga-se de passagem par mim o LEONARDO BOFF, é impar na teologia sul americana.
Abraço e valeu!
J.Lima disse…
Edson.
A minha intenção era trazer um texto reflexivo para os que já tem conhecimento ao mesmo tempo dar uma noção básica da história do pensamento na teologia e seus préssupostos antes e depois da década de 70.

Agora quanto ao vocabulário e o dicionário de epistemologia, acho que os leitores que querem aprender devem gastar e se gastar um pouco não acha? hahahahhahah

43 fasciculos da LAROUSE você diz que leu em 4 anos e meio! hahahahhahahh
Agora quando escrever vai dar de mão beijada....

Nossos amigos confrades também querem se familiarizar com os termos da filosofia e da teologia, além do mais vivo consultando dicionários! rssss.

Vamos ajudá-los!
Abraço.
Eduardo Medeiros disse…
Excelentíssimo presidente da Confraria.

Quero indicar além do HUB (fundamentalista legal que morde mais assopra heee), desculpe, a petição é formal!!

Bem, quero indicar o HUB e o Professor Alan para se juntarem a nós. O blog do Alan é http://alanbrizotti.blogspot.com, dá uma conferida.
Marcio Alves disse…
Se as pessoas as quais indicamos, for fazer parte da confraria, então eu sou a favor da onipinião do GRESDER, de que cada postagem, na próxima rodada seja deixada por 2 dias no máximo, por causa da quantindade de membros.

O que os confraternos acham??????
Marcio Alves disse…
Outrossim, não acho justo chamarmos pessoas as quais nunca comentaram em nossos blogs, pois este foi o criterio pelo qual o nosso grupo se formou, pois não queremos apenas boas ideias, pois disto, a blogosfera esta cheia, mas antes, uma rede de amigos.

O que os confraternos acham?????
Marcio Alves disse…
Se o Duzinho além do HUBNER for indicar o ALAN, eu também quero ter o direito de indicar mais participantes.
Esdras Gregório disse…
José lima numa pequena escala esta é uma descrição de nossa historia, não sei aonde vai dar tudo isso, mas comendo tão bem, com tão bons professores e pensadores, quando eu e meu principal concorrente o Marcinho tivermos cinquenta anos, ninguém nos aguentará, seremos os Boff e Betos da vez.

Falo serio, sem desmerecer os outros, mas acontece que vocês já estão capengando e eu e o Marcinho estamos só aprendendo e absorvendo tudo isso.
J.Lima disse…
Marcio.
Fico honrado com os seus muitos elogios.
Esse texto foi preparado com bastante tempo de antecedência acho que isso ajudou muito.

Quanto ao desespero em ser o próximo a postar, fica tranquilo, posta um no nivel do "Deus im-potente" que ficará no mesmo nivel. rssss
Obrigado pelos elogios e se quiser expressar dando um palavrão como manifestação de alegria...manda!

Mas cuidado com alguns visitantes ortodoxos!
Que entram na nossa confraria e cola SCRAPT em todos os blogs que passa, com uma conversa fiada de ter a biblia como verdade absoluta, e o unico meio para uma vida santa!

Dá vontade de dar um cascudo na cabeça dum cara desse, que fica tão preocupado em fazer propaganda do seu blog que sequer ler antes de colocar as bobagens no blog dos outros!

Estou falando do tal de PITANTE meu Deus que bronca!Como diria o ISAIAS : JESUS APAGA A LUZ!

HAhahahahhahahahhahhah.
Estou aguardando ansioso o seu artigo, pelo que você comentou do meu texto, vai ter que ralar nego véio! hahahahahah.

Abraço.
Esdras Gregório disse…
Quanto ao Edson me dar sua vez eu não quero, senão ai eu vou postar duas vezes na mesma rodada, se ele não postar o dele o próximo posta, eu espero.

Quanto ao Alam participar eu NÃO CONCORDO, pois o cara não participou com a gente de nem um dialogo.

E o Alex ainda não "merece" tal "honra" ainda.

Na realidade o requisito seria pensar fora da gaiola e participar das discussões junto com a gente. Ou será que vocês não entenderam o que que eu quero dizer com esta frase: "não se da comida de gato para tigre", e este trecho de musica: " e vida de gado povo marcado povo feliz"

Que os critérios e mentalidades da maioria de vocês são critério e mentalidade de gado (povo, plebe) e não de tigres (livres pensadores).

Que negocio é esse?Esse é um blog de amigos que pensam fora da gaiola ou a casa da mãe Juana ?????????????
J.Lima disse…
Gresder!
Você lê um o texto, que o Levi chamou de: ANTOLOGICO.

O Eduardo chamou de EXPLÊNDIDO!

O Edson NOREDA começou chamando a sua santa de devoção SANTA MADONA! E disse que preciosou de um dicionário etimológico!(O imortal NOREDA humildemente havia tecido elogios no seu magnifico texto aos amigos da confraria)

E o Marcio? Vou colocar literalmente as palavras de assombro:

"Esta é sem duvida de longe, e dificilmente não continuará a ser, o melhor de todos os textos aqui já ou futuramente colocados, que espetáculo, mas que banquete, estou até agora me deliciando com suas suculentas palavras!!!!!"

E ainda disse do desejo de expressar a sua admiração falando um daqueles palavrão para manifestar o seu sentimento em relação ao texto!

Caracas GRESDER e você não consegue ser humilde para pelo menos dar um elogio sem fazer um comentario de que os mais experientes estão CAPENGANDO!Olha só o seu comentário:

"vocês já estão capengando e eu e o Marcinho estamos só aprendendo e absorvendo tudo isso"

GRESDER...quando se defrontar com algo maior que você siga o exemplo de seu amingo concorrente o MARCIO que simplesmente ficou tão maravilhado que não ventilou uma PALAVRÃO como expressão de alegria!Em respeito aos amigos da confraria, e os fundamentalistas que estão rondando a confraria!(Cuidado eles podem querer expulsar o ESPIRITO DO LIBERALISMO.hahahahhahh)

Bom já que disse que eu estou mais para lá do que para cá vou lhe dar um conselho:

"TENHA HUMILDADE QUANDO SE DEFRONTAR COM ALGO QUE VOCÊ NÃO FEZ E QUE GOSTARIA DE TER FEITO"

Só há uma maneira de amenizar a dor de ver outro fazer aquilo que gostariamos de ter feito: elogiar! hahahahahahahhahahahha

Para aquele que me indicou para os amigos da blogosfera.
Meu padrinho da confraria!
Um Abraço!
Esdras Gregório disse…
Se isso nao é um elogio: "eu e o Marcinho estamos só aprendendo e absorvendo tudo isso" é o que entao?
J.Lima disse…
Ah GRESDER!
E sinceramente explica o seu comentário porque eu não entendi aquele papo de "NUMA PEQUENA ESCALA ESSA É UMA DESCRIÇÃO DE NOSSA HISTÓRIA"?

Você é muito intelectual o texto que o Edson achou numa linguagem dificil, você escreve uma linha que quem postou o texto não consegue entender o comentário....

Só entendi bem a parte que me TOCOU ...."CAPENGANDO"!Que vontade de te dar um cascudo GRESDER! Um cascudo bem PENTECOSTAL...Rancar fogo! hahahahhahhahah

Explica o seu comentário porque eu e o Levi somos os irmãos mais experientes da confraria...
Acho que ele não vai gostar desse termo capengando...embora não tenha sido com ele mas acho que atingiu a classe dele também....

Sei não....
Hahahhahahahahha
J.Lima disse…
Deus do céu!
Já respondeu?
O cara não faz mais nada na vida a não ser ficar na MARINET?
J.Lima disse…
Quanto as indicações, acho que podemos abrir para os fundamentalistas, poderiamos dar uma chance deles rever suas convicções!

Só lembrando que aqui há liberdade de expressão, e que não venha querer ventilar os desejos recalcaldos que se manifestam na capa de santidade!

Como disso o Eduardo a comida aqui é pesada, então boa sorte!

Porque certamente o fundamentalista vai ser cozido aqui!
hahahahahahhahah
Levi B. Santos disse…
Prezado Presidente Isaias


Deixo aqui a minha sugestão

Poderiam ser submetidos ao nosso escrutínio, para fazer parte da confraria, aqueles que mais tem frequentado a nossa Gaiola (casa)com comentários. Se o sujeito veio várias vezes aqui para comentar, é porque gostou da nossa comida ,e portanto merece ser tido como um dos nossos.

De inicio elegeríamos pelo escrutínio virtual, dois ou três entre os que mais comentaram

Para isso, basta dar uma checada nos comentaristas que compareceram em nossos blogs e aqui na Confraria.

Os comentaristas, por exemplo, poderiam ser contados de janeiro para cá. Cada comentário valeria um ponto. Comentário-propaganda tipo - o do Pitante(imoral) não valeria.

Se vocês têm outra ideia, que se manifestem.

Levi B.Santos
Anônimo disse…
Edu

Concordo com a indicação do Hubner e não considero oportuna - no momento - a indicação do Professor Alan Brizotti. Eu me baseio na opinião de que uma Confraria deve reunir pessoas que não apenas têm idéias em comum, mas também afinidades entre si, expressadas na forma de freqüência e participação nos blogs uns dos outros.
---------------------------------------------

Marcio

Não compartilho da sua opinião em relação a mudança do tempo de postagem de cada membro caso venhamos a acolher mais pensadores. Mesmo quando mais "desengaiolados" se juntarem a nós, o nosso objetivo continuará o mesmo: o debate de idéias baseado nas propostas dos textos apresentados.

Também considero que seja melhor cada um apresentar uma única indicação de membro por vez.
----------------------------------------------

Gresder

Você é de uma pretensão notável; no mal sentido. Deveria aprender sozinho a ter mais respeito e consideração pelas pessoas.
----------------------------------------------

Levi

É uma boa idéia levarmos sempre em consideração a presença dos candidatos em nosso blogs, bem como no da Confraria, mas é claro que este não pode ser o único pre-requisito...
Marcio Alves disse…
J. Lima x GRESDER

Eu to rindo até agora. Hahahahahaha
Vocês dois são demais. Kkkkkkkkkkkkk

J. Lima, cascudo pentecostal??? Hahahahaha
Gresder, quer dizer que o J. Lima, Duzinho, Levi e o Edson estão capengando???? Kkkkkkkkkkkkkk

Mas acho que o GRESDER está novamente certo, J. Lima, Duzinho, Levi e Edson, se preparem, se eu mais o Gresder já estamos conseguindo ralar com vocês, sendo nós dois neófitos na teologia, imagina quando tivermos vossas idades???
Ninguém vai nos segurar!!!!!!!!!!!!!!!!! Hahahahahhahaha

Assim J. Lima, a minha postagem já está preparada, mas reconheço que a sua é imbatível, portanto, a minha única pretensão é somente em não passar vergonha, pois jamais tenho ainda condições de estar em seu nível, portanto, será uma feijoada no estilo de minha última postagem do “Deus im-potente”, mas não como este banquete, tanto é, que li novamente sua postagem, e lerei mais outras vezes, porque esta, é para se comer saboreando e degustando, até porque, se comer muito rápido dá indigestão. Hahahahahaha
Marcio Alves disse…
ISA

Pela primeira vez eu discordo de você......
Quero que vá para votação, a idéia de quando, não é para agora, mas quando esta confraria tiver muitos confraternos, a postagem de cada um, ficar no máximo dois dias, quero ter o direito de recorrer a democracia, e esta idéia já tem dois votos, o meu e do GRESDER, contra, por enquanto, apenas um que é o seu!!!

Mas repito, não é para agora, mas sim, quando tivermos muitos confraternos.

QUAL É A OPINIÃO DOS CONFRATERNOS???????
Marcio Alves disse…
Uma outra coisa.... eu já convidei o ALEX para participar de nossa confraria, eu posso confirmar com ele????

Precisamos decidi logo e resolver estas pequenas pendências!!!!
J.Lima disse…
Marcio.
Reconheço que você e o GRESDER tem muito potêncial, e certamente irão mais longe no "tempo" de vocês!(detalhe)

Mas a comparação do GRESDER não é sábia, visto que não há termômetro para saber quem foi ou irá mais "longe", visto que cada tempo tem sua ciência e cada individuo tem sua singularidade para ampliar sua "sapiência"!

Por Ex: Não podemos saber que foi mais "Longe" na sua influência em seu contexto, AGOSTINHO, foi ferrenho num tempo em que o cristianismo precisava firmar algumas bases da fé cristã, visto que o seu arqui-rival era o MANIQUEISMO.

Não poderiamos comparar com CALVINO, na efervecência da ruptura da igreja do OCIDENTE- ORIENTE,estava rompendo e a teologia da PRE-DESTINO-AÇÃO, era na realidade uma continuidade da reflexão AGOSTINIANA , da eleição!Com a mesma lógica, mas em contexto diferente!

Quem foi mais longe? AGOSTINHO ou CALVINO?

Seria incoerente e falta de sabedoria visto que o tempo histórico de agostinho, estava 11 séculos antes de CALVINO, e esse (calvino) tinha a favor da sua história o PASSADO, conseguia OLHAR PARA TRÁS.

AGOSTINHO, tinha a mesma direção do olhar, mas só conseguia ver 4 séculos para trás,(contando o nascimento do cristianismo) enquanto CALVINO, conseguia ver 3 vezes mais a quantidade de tempo na história, olhando na mesma direção!

Viu? Já derrubei a tese do GRESDER! vai continuar com essa LÓGICA COMPARATIVA? porque por essa deu para perceber que a própria LÓGICA , torna-se opositora desse tese!

Marcio essa é a vantagem de estar já "CAPENGANDO", Eu, Eduardo e Levi, Jair e os outros mais experientes temos a nosso favor: "A HISTÓRIA QUE VIVEMOS!" você e o GRESDER, tem a favor a HISTÓRIA QUE AINDA VIVERÃO!

Com uma diferença nós temos certeza do que vivemos e vocês esperança de que viverão!

Essa é uma homenagem em nome dos que já estão quase "CAPENGANDO",aos ADOLESCENTES da Confraria!
Abraçoa todos!
J.Lima disse…
Quanto a entrada de mais novos na confraria, realmente acho que se os textos postados não são todos que conseguem entender, certamente o conteúdo de quem vai postar não terá conteúdo. O conhecimento muito abaixo da média produzirá desinteresse pelos membros da confraria!

Desculpem não quero ser arrogante, mas não tenho interesse de ler textos de fundamentalistas, já tive esse ESPIRITO, e sei sua lógica de pensamento, já li JOHN MacARTHUR aquele chato de galocha! O fundamentalista mais chato que tive o des-prazer de ler!

Então concordo com o Levi e o Marcio, alíais sugiro que elaboremos em conjunto um texto estabelecendo as regras, para que o cidadão tenha a honra de fazer parte dos escritores da confraria! Que tal a idéia, cada um elabora pelo menos 3 caracteristicas, manda para o ISAIAS, e então votaremos os itens e postamos no proprio BLOG!

Ai todo convidado tem que se enquadrar nos iténs selecionados, se não em todos mas em pelo menos 80% dos iténs elaborados!

Fica a sugestão.
Até mais!
Eduardo Medeiros disse…
Gresder e marcio são uns fedelhos que acham que serão "grandes". Mas para chegar a um nível de conhecimento teológico do JL vocês terão que comer muito feijão ainda haaaaa

E a melhor maneira de você ser "grande" é ter a consciência de que GRANDE você nunca chegará a ser, pois o conhecimento é um processo contínuo, que não acaba, que nunca se basta.

Grande é aquele que nunca diz que é grande, pois tem a consciência de que grande é aquele que nunca pára de aprender. É um processo.

Eu concordo que novos membros devem ser pessoas que tenham conteúdo e que participem dos comentários. Eu indiquei o Alan porque o nível dos textos dele é a mesma da maioria de nós, apesar dele não conhecer a maioria de vocês.

Enfim, acato a decisão do Isa de acolher somente o Hub. Mas depois eu voltarei a indicar o Alan. Vocês deveriam visitar o blog dele para conhecê-lo melhor.

E também acho mesmo, como já disse, que gostaria muito de ver fundamentalistas por aqui. Afinal, não devemos ter pré-conceito com ninguém, muito menos com fundamentalistas, visto que fundamentalista todos nós já fomos. Menos a Paulinha.
Eduardo Medeiros disse…
Concordo no entanto, que o nível dos textos e dos conhecimentos dos próximos confraternos devam ser de médio para cima. Como o JL falou, isso não é discriminação, é apenas um critério de seleção.

Agora, discordo com ele quando ele diz não querer ler fundamentalistas. Creio que existem fundamentalistas muito bem alicerçados teologicamente falando. Esses poderiam contribuir na dialética do blog.

Então, o critério não deveria ser se a pessoa é liberal ou fundamentalista. O critério deve ser se a pessoa tem algo substancial para dizer, seja fundamentalista ou liberal.

Se esse critério for estabelecido (sem fundamentalistas), o Ed e o HUB não poderão fazer parte da confraria, pois eles são fundamentalistas, mas são uns caras inteligentes que teem algo a dizer.
Marcio Alves disse…
Duzinho

Se nós somos fedelhos, vocês são os tiuzinhos fora da gaiola. Hahahahahahahahaahahaha

Quando disse o que disse, não me referia a ser grande, mas sim, antes, de ver em vocês um referencial para o nosso futuro, pois admiramos e estamos aprendendo muito mesmo, até mais do que com os livros que estamos lendo, até porque, com os livros não dá para dialogar, mas com vocês sim, rsrsrsrsrsr
Mas agora, que nós vamos estudar, pensar, ler e escrever, e ainda sim, no máximo que vamos chegar, será aos pés da arvore do conhecimento, pois nunca, por mais que tentemos, conseguiremos esgotar todo o saber humano, até porque, este saber vai se evoluindo progressivamente e exponencialmente.

Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Agora na questão do ALAN, eu o conheço pessoalmente, já o vi pregar, moro perto dele, mas, no entanto, estou com o GRESDER mais uma vez, o cara não vem em nossos blogs, e quando venho, que eu me lembro de ter visto e lido, foi no seu blog duzinho, e ainda sim, fez um comentário de boa política, ou seja, não avaliou o texto em si, antes foi muito mais para agradecer a sua visita na sala dele, e isto ainda, porque você choramingou para ele ir lá.

Continuo dizendo, que o maior de todos os critérios não é o conhecimento teológico, mas antes, fazer parte de nossa rede de amizades, ou seja, o futuro pretendente, tem que ser como o OSEIAS, além de ter uma boa bagagem, tem que ser um assíduo comentador de nossas salas.

Em relação aos fundamentalistas, nós já temos o EDNELSON, agora você esta convidando o HUBENER, acho que o correto é fazer parte aqueles que não pensam enlatadamente e engessadamente, se não, vamos mudar o nome, para “confraria dos pensadores engaiolados pela ortodoxia”!!!!

Resumindo, sou contra a eleição do HUBNER, e de qualquer outro FUNDAMENTALISTA, menos o EDNELSON que já é uma exceção que confirma a regra, os membros desta confraria não pensam enlatadamente, repetindo conceitos memorizados e robotizados.
Anônimo disse…
Querido J. Lima,

Desculpe-me pela demora, mas somente hoje é que pude ler sua postagem e comentar....cada semana para mim, está ficando muito difícil, pois estou com uma grande quantidade de alunos em situações muito delicadas este ano, que numa quinta série, nem números eles conhecem....."Meu Jesus, misericórdia é pouco!!" rsr..

Mas aqui estou eu, para comentar....

Me chamou a atenção este fragmento:

"VERDADE não é mais metafísica, mas sim é uma construção histórico-cultural & contextual”, o CORPO é o objeto da reflexão, não mais a “ALMA IMORTAL”, a teologia deixou de ter uma VERDADE ABSOLUTA, para ter uma VERDADE HISTÓRICA, afinal o verbo se tornou CARNE, toda reflexão começa nas dores do CORPO e não nos anseios da ALMA”.

Penso que corpo e alma estão muito interligados, mas é a partir do corpo, que os pensamentos, anseios e reflexões são refletidos na alma....

Nossa mente e/ou alma de uma certa forma, precisa do nosso corpo....pois a partir do corpo vemos na alma refletida as experiências vividas e sentidas...

Abraços!!

Não entro em detalhes de ortodoxia...teologias profundas, pois aqui sou o "copinho de leite" hahahahahah.......apenas estou fazendo estágios na Confraria.....kkkkkk

Muita paz querido!!

P.S. Me critique se disse algo incoerente, e me corrija por favor....eu preciso aprender..

Obrigada!!
Anônimo disse…
Gente, prestenção numa coisa

Quando eu digo "concordo" ou "não concordo", eu não estou tomando nenhuma decisão, estou apenas dando o meu parecer pessoal. Eu entendo que a presidência é um cargo representativo e que, portanto, deve respeitar e acatar a decisão democrática da maioria.

Outrossim, quem tiver propostas a serem apreciadas pelos demais membros, deve simplesmente adicionar uma enquete à barra lateral do blog e pronto. O que a maioria decidir estará decidido. Simples assim.

Já volto.
Anônimo disse…
Presidente ISA,

Até o momento eu concordo com as palavras do amigo MARCINHO, frisando que, a Confraria é um grupo de amigos recíprocos.....

Se os novos membros, são amigos e agem com reciprocidade, as portas estão abertas....mas agora para incluir membros, só para ter números....isso é perca de tempo....

Beijos!!
Anônimo disse…
Amigo ISA, não estou conseguindo postar comentário no seu Blog....porque será??!!!

Só porque eu seria a primeira a postar seu artigo...isto é uma conspiração contra a minha pessoa.. rs..
Anônimo disse…
Hehe, o blog tá maluco mesmo. Uma hora aparecem os trocentos comentários repetido que vc fez sem querer, outra hora não aparece mais nenhum. Está fora do meu alcance fazer algo a respeito, infelizmente...
Unknown disse…
Ao Mestre J. Lima com carinho;

Desculpe á demora fica dificil acompanhar o ritimo alucinante destes passaros que agora que estão soltos voam para comentar. Eu me comparo á um marreco que foi solto do viveiro...ando de vagar meio desengonçado sou meio pesado e não sei voar...rsrssrs

Obrigado mais uma vez pela aula de teologia é sempre muito bom aprender.

Forte Abraço.
Anônimo disse…
Presidente ISA,

Um dúvida:

Qual o critério (perfil dos textos) nas postagens?!

É necessariamente necessário postar textos teológicos ou poderei postar textos com o perfil que meus textos trazem?!

Se eu tiver que postar textos com o perfil da Confraria (onde o nível de sabedoria teológica é elevado), então passo a minha vez de postagem para o próximo confraterno...pois me sinto impotente em postar textos teológicos, visto que não tenho muitos conhecimentos na teologia de Deus e ensinamentos bíblicos.......

Comentar textos teológicos é uma coisa que consigo fazer, mas para elaborar um artigo nestes níveis eu não consigo em hipótese alguma.....

Não tenho vergonha em relatar este fato perante a Confraria, pois todos já tomaram consciência disso, mas apenas estou expondo a minha situação..

Se não aceitarem o perfil dos meus textos, passo a vez, e se não aceitarem que passo a vez...então peço que retire o meu nome da lista dos co-autores....

Estou aprendendo muito com todos vocês...mas também reconheço o meu lugar e a minha posição...

Obrigada!!
Anônimo disse…
Paulinha

Não se preocupe, pois estou na mesma condição que você.
Anônimo disse…
J.Lima

Uau! Quando eu crescer eu quero escrever igual ao senhor! Obrigado pela aula magistral. Vai pra biblioteca.

Grato.
Eduardo Medeiros disse…
Marcinho, se você é contra a inclusão do Hubner, também deve ser do ednelson, visto que este nosso amigo postou um texto esculhambando os fora da gaiola taxando-os entre outras coisas, de neuróticos.

Infelizmente, acho que me enganei com o perfil dele. Parece que ele é um conservador que não sabe dialogar com liberais a não ser na base da desqulificação total.

Pena...
Eduardo Medeiros disse…
e outra coisa: as discussões burocráticas do blog deveriam ser feitas numa postagem a parte do presidente, visto que estamos tratando desses assuntos nos comentários de uma postagem magnífica como esta do JL, perdendo totalmente a ênfase da discussão dos temas por ele proposto. Creio que isso serve para o texto de qualquer um de nós.

Então, presidente e demais membros, acho que seria de bom alvitre discutirmos assuntos relacionados ao blog em uma postagem a parte que o ISA abriria para este fim
Eduardo Medeiros disse…
Pauliha: deixa disso menina, poste o que você quiser. O que vier ao seu coração e mente. Não se preocupe com essa besteira de teologia.
Santa Inquisição agora é Dudu,rsrs.Se eu sai da igreja justamente por me ver sufocado de tanta besteira, você acha que é este blog que vai me fazer mudar de opinião? Amo a todos vocês, sinceramente, mas este blog, assim como o meu blog, NÃO SÃO MINHA VIDA. Está apenas inserido no contexto da mesma. Não morrerei, não terei surto de rejeição, não terei depressão, não terei surtos vingativos; nada disso me acometerá se não quiserem mais minha presença aqui, pois de fato o que nos uni por aqui é a amizade e o respeito. Assim como me sinto profundamente desrespeitado quando se afirma que Jesus não é Deus, mas respeito quem pensa ao contrário, assim você Dudu deveria me respeitar quando ao conteúdo de meu texto. Porque do piti? A carapuça serviu? Então porque de sua reação?
Presidente, o J. Lima já expressou que não gostaria de ter por aqui fundamentalistas (mesmo não sendo, mas como já me taxaram assim, fazer o quê) e o Dudu já começou a Santa Inquisição,rsrs, portanto, fica a seu critério decidir minha permanência ou não por aqui. Fique à vontade, pois você ainda é um dos poucos que me entendem,rsrs. E olha que quando eu era da Universal pensava que todos os homossexuais tava com a "pomba-gira",kkkkk, mas na verdade é o que todos os homossexuais querem é (basta inverter pomba-gira),kkkkkkkkkk.Não resistir ao trocadilho,rsrsrs.
Bom, é isso. Fiquem à vontade!
To me sentindo o Lutero da vez,kkkkkkkk. Amo a todos, mas jamais deixarei de escrever o que analiso nos comportamentos humanos, bem como minha fé em Jesus Cristo,o Deus encarnado, né Marcinho?kkkkk
Marcio Alves disse…
PAULINHA = Não se preocupe com o teor das postagens serem teológicas, pois aqui, nós todos, eu acredito, aceitamos a idéia da total liberdade para escrever o que cada um bem entender e quiser.

ISA, J. LIMA e DUZINHO = Desta vez vocês estão pegando pesado com o GRESDER, pois ele estava, como o fez, elogiando a postagem do J. Lima, acho que não passa de implicância com ele.

ISA = Discordo novamente de você, no que tange criarmos uma enquete na barra lateral do blog, pois a votação para determinados assuntos, deve ser feito em aberto em postagem mesmo, pois assim, somente os membros da confraria votariam, impedido votos de desconhecidos.

DUZINHO = Eu já li a postagem do EDNELSON, e achei lamentável, acho que deveria ser feito uma votação pela exclusão dele, aja visto ele não ser um fora da gaiola, sendo que o pior mesmo do seu fundamentalismo é justamente a intolerância, assim como HUBNER, que talvez seja muito pior que ele, na questão, repito, não do dogmatismo, mas sim da intolerância, aja visto o que ele comentou na postagem homenageadora do JAIR, portanto sou contra a inclusão do HUBNER, não por causa de seu fundamentalismo, mas sim por causa de sua ignorância, arrogância e intolerância, assim como voto a favor da exclusão do EDNELSON!!!!

DUZINHO novamente = Eu sou contra a inclusão do ALAN BRIZOTTI, pois ele nunca comentou em nossos blogs, para que ficar pagando pau pra ele, sendo que temos em nossa confraria pessoas tão qualificadas quanto ele???
Sendo que o principal para mim é, e sempre será o vinculo e grau de amizade para fazer parte desta confraria.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E por último, concordo plenamente em estarmos discutindo em postagens “bate bola rápido” que o presidente, e por isso é o presidente, deverá fazer, no caso o ISA.

Temas por mim propostos:

A INCLUSÃO OU NÃO DO HUBNER

A INCLUSÃO OU NÃO DO ALAN

A EXCLUSÃO DO EDNELSON

OS CRITERIOS VIGENTES PARA UM CANDIDATO SER UM FORA DA GAIOLA

QUANDO A CONFRARIA TIVER MUITOS MEMBROS, A POSTAGEM SER DE DOIS DIAS NO MÁXIMO

E muitos outros, que todos os confraternos têm o direito de opinar para ser votado na assembléia dos fora da gaiola.
E Dudu, calma ai, porque ainda tem um texto de alguém que vc conhecê que coaduna perfeitamente com o meu pensamento...e olha que ele nem conhece a confraria,kkkkk. Me divirto com tudo isso, bem como tenho retificado minha fé, pois sempre quando leio os textos contrários ao que penso, leio, pesquiso, me aprofundo e saiu sempre fortalecido.
De fato, só tenho a agradecer a Confraria, pois se não fosse pelo conhecimento do blog do Márcio, Isa, Dudu e tantos outros, jamais me poria a ler os precussores do liberalismo. Tem sido uma penosa missão (pois é uma babaquice de doer a alma), mas está sendo bom, pois tenho aprendido a entender como alguns queridos aqui pensam e acreditam.
Muito obriado a todos por me fazer um idiota ainda maior(na concepção dos liberais em relação ao crença fundamentalista,kkkk, mesmo eu não sendo esse "fundamentalista" que pensam que sou,rsrs).
Marcio Alves disse…
Mano Ed.

O grande problema de sua intolerância e dogmatismo extremo, é que você não esta conseguindo dialogar conosco, ou melhor dizendo, nunca conseguiu.

Você pode e todos têm o direito de não concordarem com a opinião do outro, mas nunca se deve esculhambar as pessoas, e este é o maior problema da intolerância, o não respeito pelas pessoas.

Eu gosto muito de você, mas não gosto de suas atitudes, sempre você foi assim, não é de agora esta sua atitude, de dogmatismo radical xiita, a tal ponto de somente entrar nas discussões teológicas para agredir o outro, e nunca no campo das idéias.

Para seu próprio bem, não acho legal você continuar em nossa confraria, pois como diz você, “você não tem mais estomago para isto”.
Marcio Alves disse…
Ed. sua própria fala: “Tem sido uma penosa missão (pois é uma babaquice de doer a alma), mas está sendo bom, pois tenho aprendido a entender como alguns queridos aqui pensam e acreditam”.

Ao dizer que o que pensamos não passa de “uma babaquice de doer a alma”, você esta dizendo implicitamente que SOMOS UNS BABACAS, pois se o que pensamos é babaquice, logo somos babacas que pensam babaquice.

Tá vendo Ed o que eu disse de você, que você não contraria o argumento em si, talvez por que não tenha capacidade para isto, mas antes, você ofende e agride a própria pessoa.

Se você não quer debater, discutir e dialogar no campo das idéias, eu sinceramente respeito isto, mas agora você humilhar, zombar e esculhambar que assim o fazem, é pura intolerância de quem nem se quer suportar ler ou ouvir outros dialogando.
Não respeito as pessoas, Márcio? Você falando isso? Não vou nem citar às vezes que você subliminarmente ou diretamente se referiu à que pensamos de IDIOTICE, mas tudo bem, eu entendo. Agora, se você não gosta de crítica, porque tambem se condoer? Não gosta de receber críticas? O que escrevi foi apenas o que percebi durante esse tempo todo em muitos de vocês. Agora to sendo desrespeitoso por isso? Você pode falar tudo o que pensa, mas quando vou ao cerne de questão, você se senti ofendido? Porque vc vai ao meu blog, sabendo do que penso? Não é pela amizade que temos? Então mano, você me chama de idiota subliminarmente e diretamente por causa de minha fé, e você recebe de mim o mesmo, por causa de sua não fé,rsrs. É simples assim. Mas no meu texto não pus nome de ninguém, ou coloquei. Só se senti ofendido porque a carapuça serviu.
Me perdoe mano, mas essa é a realidade.
Marcio Alves disse…
Mano Ed.

Eu nunca chamei ninguém de idiota, nem diretamente ou indiretamente, mas se por caso você entendeu isto, me desculpa, mas nunca foi e nunca será minha intenção, pois eu simplesmente analise teologia, ora desconstruindo, ora construindo, mas sempre, nunca fugindo disto, no campo das idéias.

Casei de dizer em nosso blog, que tanto minha idéia, quanto a do Edson, não é das pessoas pensarem que nem nós, mas antes, simplesmente de pensarem, e se pensa, quando principalmente se questiona, e não quando se decora teologias engessadas.

Se você escreveu para nós, porque então não citar nomes???

Eu não ligo quando se critica meus argumentos e pressupostos teológicos, por não passarem de frágeis construções mesmo, pois o que eu já defendi, hoje já não defendo mais, e talvez o que hoje eu defendo, talvez não defenda no futuro, por justamente entender que o conhecimento não pode ser estático e engessado, mas o que sempre defenderei é o direito livre de questionarmos e reformularmos tudo.

Mas o ponto principal não é de você criticar as nossas idéias, mas nos ofender com adjetivos como este que você se referiu a todos nós, como BABACAS.

Eu vou ao seu blog pela nossa amizade, que espero, e quero deixar claro, que não venha acabar, e também, para dialogar, ou pelo menos tentar dialogar com você, mas vejo agora ser isto impossível, pois você não suporta um dialogo onde a pessoa contrarie a sua idéia.

Quem disse que algum dia eu chamei você de idiota???
Prove isto!!
Agora em relação a minha acusação, eu tenho de sobra provas irrefutáveis de tais acontecimentos, não preciso ir longe, basta ler o seu comentário ai em cima, de que você nos chama de BABACAS.
Anônimo disse…
Gente, vamos desocupar a cozinha e ir para a lavanderia, please:

http://cpfg.blogspot.com/2009/04/topico-permanente-de-discussoes.html
Não te chamei de babaca EXPLICITAMENTE, mas chamei uns escritores que estou lendo de BABACAS sim, pois o que estou lendo para mim chama-se BABAQUICE. E daí? Não posso pensar assim? Já sai de uma gaiola para entrar em outra? Deus me livre mano!
Se você acha que não pode me contrextar, Tu o dizes, pois teclo no msn com muitos que não creêm como creio, e não tenho problema algum com eles. Quantas e quantas vezes você já não foi e me contextou e eu nada retribui?
Pow mano, pare com isso... Vamos parar com hipocrisia e vamos falar do que é. Sinceramente não suporta fingimento.
Tenho horas doces, tenho horas amargas, enfim, é assim. Ou você acha que nunca vi um surto seu de superioridade? Tanto você como eu erramos mano, mas não quero que acabe nossa amizade... mas se você acha que não pode, entendo perfeitamente...só não vou é deixar de crêr no que creio por você e nem por ningué.
Como já disse, fica a critério de vcs.NO que me diz respeito, com vocês ou sem vocês continuarei minha jornada.
Abçs
Anônimo disse…
Ed, discussões aqui

http://cpfg.blogspot.com/2009/04/topico-permanente-de-discussoes.html

a partir de agora.

Abraço.
J.Lima disse…
Isaias.
Obrigado pelo seu reconhecimento.
Agora pelo amor de Deus o GRESDER,já disse que estou CAPENGANDO! E você me chama de SENHOR?

Pessoal vou fazer 40 anos no dia 22 de abril.
Portanto estou longe de CAPENGAR, e não sou SENHOR...minha mente é contextualizada e meu corpo ainda está bem conservado....(com uma barriguinha saliente é claro) hahahahahahhahah.
Anônimo disse…
O senhor, digo, tu, entendesse muito bem o que eu quis dizer. Não te faz de rogado, ora pois!!!
Hubner Braz disse…
Descupe a demora Srs Pensadores F.G.

Mais estou assistindo o debate entre vocês sobre a minha inclussão no meio da confraria.

Sei que surpreedi a muitos com o meu ultimo comentario. Mais expliquei logo após a diferença entre "alma" humana e "Alma" divina.

Sr. MARCIO, rsrsrrs... em maiusculo. sei que não gosta das minhas idéias, mais posso dizer que concordo com algumas suas.

Só achei um pouco "afechador" o que vc disse da minha pessoa, "Cachorro Morto", quero lhe dizer que, não sou ignorante... sei o que estou escrevendo muito bem e refuto qualquer pensamento que seja contrario ao meu. "Isso chama-se liberdade"

J.LIMA gostei do seu texto, essa parte me chamou a atenção"O MOMENTO HISTÓRICO é outro, a vida é movimento, o tempo passa a ser o RELATIVIZADOR DAS CERTEZAS, assim como nas outras dimensões do saber" Nota-se que o Profeta Malaquias proferiu no seu livro dizendo "Porque eu o Senhor não Mudo!!"

Considere o que Gênesis 6:6 diz: "então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra". E o resto do versículo diz: "e isso lhe pesou no coração". Esse versículo declara que Deus se arrependeu de ter criado o homem. No entanto, Ele obviamente não reverteu a Sua decisão. Ao invés, através de Noé, Ele permitiu que o homem continuasse a existir. O fato de que estamos vivos hoje é prova de que Deus não mudou de idéia sobre a criação do homem. Além disso, o contexto dessa passagem é uma descrição do estado pecaminoso no qual o homem vivia, e foi esse estado que despertou a tristeza de Deus, não a existência do homem. Considere o que Jonas 3:10 diz: "Viu Deus o que fizeram, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha dito lhes faria e não o fez." Da mesma forma, a mesma palavra hebraica é usada aqui, que expressa “tristeza”. Por que Deus estava “triste” com o que Ele tinha planejado para o ninivitas? Porque eles tiveram uma mudança de coração, e, como resultado, mudaram a forma de como estavam vivendo de desobediência para obediência. Deus é sempre consistente. Deus ia julgar Nínive por causa de sua maldade. No entanto, Nínive se arrependeu e mudou seus caminhos. Como resultado, Deus teve misericórdia com a cidade de Nínive, e isso é totalmente consistente com o Seu caráter.


EDNELSON tô contigo e não abro. "Viva a liberdade de expressão" GRESDER "Obrigado pelas criticas construtivas" EDU "Obrigado pela indicação" MARCINHO você parece uma barracuda das grandes, rsrsrsrs... brincadeira!!!....

Abraços Amigos e amiga... Descupe a minha ignorancia...

Hubner Braz

Hubner Braz
Edson Moura disse…
Ed meu mano! Olha só, sou grato á alguns babacas da história:

Copérnico,Galileo e Giordano Bruno...se não fossem esses Babacas ainda estaríamos acreditando que a Terra é o centro do universo..e nem telescópio teríamos...automaticamente não teríamos também o microscópio e possivelmente nem a máquina de ultrassonografia.

O babaca do Nitzshe fez com que os homens aprendessem a se libertar das garras da tirânia, tanto da igreja quanto dos governantes...nos mostrando o super homem que existe dentro de nós.

O babaca do Sócrates nos ensinou que uma vida sem questionamentos não vale ser vivida. Você nunca questionou Ed? Se a resposta é não..temos um problema Houston!

E o babaca do Aristóteles?

O homem depositava uma grande importância na amizade. Uma amizade verdadeira deveria ser cultivada e estimada. Um verdadeiro amigo é quase como seu dublê espiritual. Um amigo verdadeiro deve "ser um espelho da natureza, mostrar a virtude de suas próprias características, zombar de sua própria imagem e mostrar ao tempo a forma de seu corpo".

Gosto muito desses babacas...até me considero um babaca também!

Abraços de seu irmão babaca que ainda te ama!
Hubner Braz disse…
Segui o seu conselho Gresder, mudei o visual, agora não demorará mais 3 minutos para abrir o blog... agora gostaria de aprender a colocar os blogs que eu sigo em evidencia... como faço? Sr. Presidente Isa.

No aguardo.

http://hubnerbraz.blogspot.com/
Anônimo disse…
Hub, basta você ir no Painel do seu blog>>layout>adicionar gadgets e escolher "lista de blogs". Aí você pode escolher a opção "blogs que estou seguindo" e adcionar os blogs a partir dali ou inseri-los manualmente, através da URL (endereço) de cada um deles.

Abraço.
Unknown disse…
Obrigado Isa... Vc é um verdadeiro instrutor.

Isso que é presidente!!!
Vanessa Padilha disse…
Passei por aqui depois de uma conversa esclarecedora sobre algumas duvidas, o texto é complexo mas pelo fato de já ter tido uma prévia conversa pude absorver seu texto!!!

Abraço