O direito de não crer


Por Gresder Sil


Deus não é uma pessoa, como se entende pelo termo pessoa nos dias de hoje. Ele não tem personalidade individual, como individual é cada homem pela sua experiência e tendência particular. A sua identidade intima é “impessoal” pela essência do Espírito puro e livre que ele é. Pois pessoa é apenas o invólucro exterior que envolve a essencialidade da alma do ser de cada ente autoconsciente e existente neste mundo. Deus apesar de não ter uma personalidade como a humana é um Ser pensante consciente de si mesmo: “Eu sou o que Sou” ou como diria o homem: “penso logo existo”.


A personalidade é o conjunto formado pelas experiências e influencias que o ente sofre durante a sua formação, não somente isso como também as próprias inclinações e tendências interiores que colaboram para formação desta pessoa. Sendo Deus livre de toda influencia externa ao seu Ser, logo ele não tem uma personalidade, mas pensa e vive na mais pura inalterabilidade da sua essência.


Portanto Deus não tem sentimentos humanos pessoais como raiva e senso de justiça que são produção inconscientes e inerentes de tendências determinadas que afloram diante de uma experiência exterior irresistível. Deus não é influenciável, não sente cólera, não sente ciúmes, e nem se ofende. Toda atribuição dessas experiências a Deus, são linguagens humanas que tentam descrever em analogia precária a reação do ser de Deus sobre os atos humanos.


Desde que o homem respeite o direito do seu próximo Deus dá o direito de cada um viver como quiser e acreditar no que quiser, e ate mesmo de não Crer na sua existência. Ele não é como os seres extintivos que sentem ciúmes e não aceitam não serem amados e reconhecidos. Ele deu a cada ser o direito a liberdade de escolher, e não vai se sentir ofendido em não ser amado pelo homem usar dessa sua liberdade se não ser ao seu favor.


Ninguém neste mundo tem toda a certeza em todo o momento daquilo que crê e não crê, e por isso uma das expressões implícitas de fé mais pura é a de um ateu justo a qual diz não acreditar, sabendo inconscientemente que se Deus realmente existir, Ele vai relevar a sua descrença. Pois se Deus existe mesmo, Ele é um ser tão nobre e tão livre que não precisa ser adorado pelos homens, mas que permite os homens viverem honestamente como se Ele mesmo não existisse.



Comentários

Anônimo disse…
Aê aê aêêê!! O primeiro post de verdade, postado por outro autor do blog. É isso aí, moçada, agora que o "Fenômeno" já mostrou como se faz, é só seguir o exemplo. E não se esqueçam de comentar este post, é claro!

Abraços.
Levi B. Santos disse…
A intolerância religiosa, e o preconceito em nome de Deus, são frutos do conflito entre as crenças.

As projeções dos elementos da esfera transcendental ocorridas através dos séculos, foram gravadas no “inconsciente coletivo” em estruturas psíquicas que Jung denominou de “arquétipos”.

Cada povo, cada etnia tem a sua maneira de vivenciar seu arquétipo. O conflito surge quando um grupo portador de determinado arquétipo não aceita ou não tolera a maneira do outro vivenciar o que ele considera transcendental.

A mensagem de Cristo foi no sentido de derrubar o muro que separava os povos e seus arquétipos.
Para Ele há um só rebanho e um só Pastor, no mesmo tom do texto de Gresder, sobre o Universalismo do amor de Deus.
Hubner Braz disse…
Olá pessoal,

Crer ou não Crer????, Ser ou não ser evangelico???, Não sei te dizer se sou evangélico. Hoje essa palavra está tão desgastada. Qualquer maluco hoje abre uma birosca por aí, põe o nome de “igreja” e se diz “evangélico”. Muitos são até bem organizados, possuem seminários, encontros, e tantas outras coisas, mas o que se vê na prática diária desses movimentos fica muito longe da simplicidade do verdadeiro evangelho. Muitos que se dizem evangélicos também exploram as pessoas, e tiram não somente seus bens, mas a dignidade e o livre-arbítrio... esses tornam-se senhores das pessoas... isso também não é evangelho.

Portanto, se ser evangélico é isso que está acima, eu também não sou e quero distância disso.

Prefiro declarar-me cristão, em toda a simplicidade do termo: um seguidor do Cristo. Lógico que isso se manifesta na coletividade da igreja, lugar onde os doentes-sarados reúnem-se para celebrar àquele que os salvou de uma vida sem sentido para uma vida de paz. Amo a Deus e sua Palavra, e acho difícil que sejam fruto da imaginação todas as coisas que tenho vivido nesses 18 anos de cristianismo puro e simples.

Aliás, difícil mesmo é imaginar todas as coisas surgindo do nada. Nesse ponto você me ganha de longe, tem muito mais fé do que eu. Você consegue CRER (e isso é fé) que tudo surgiu do nada, que Deus não existe e isso o faz muito mais crente do que eu. Imaginar que toda essa beleza que diariamente nos encanta (sol, mar, montanhas, animais, ecossistemas, a “máquina” humana, etc) surgiu materialmente sem que houvesse uma inteligência, ou um criador por trás de tudo é realmente muito mais difícil. Parabéns, você é mais crédulo do que eu. E não digo isso por ironia, falo sério mesmo.

Hubner Braz
Grande Esdras,só faltou o código genético de Pai,kkkkkkk, porque tu deu uma de Espírito, sondou até as profundezas do Pai neste ensaio,rsrs. Fala ai qual é Esdras,rsrs. Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
acho que estamos colocando a carroça na frente dos bois. Ainda falta detalhes importantes para serem resolvidos antes de começarmos a postar, vocês não acham?
Levi B. Santos disse…
Uma dica aí, para confraria:

Não seria melhor estipular um dia do mês, para cada um dos confrades postar o seu texto, para não coincidir várias postagens ao mesmo tempo?

São oito editores no total.

Ficaria mais ou menos assim distribuído:

Dias para postagens - 01; 05; 09; 13; 17; 21; 25; 29.

Obs: Cada um escolheria o dia mais conveniente.

Bem, passo a bola para vocês(rsrs)


Levi B. Santos
Anônimo disse…
Vamos lá:

*Por hora o blog vai ficar com o template "Mínima", ou seja: praticamente nenhum, até que eu ou outro confraterno ache/indique/instale um outro template pronto que se adeque melhor as nossas necessidades

*Realmente, seria bom nós organizarmos um cronograma de postagens, como o Levi sugeriu. Poderíamos - sugestão - considerar que o Gresder já postou o seu texto do mês (ficaria como se tivesse postado dia primeiro de março) e alguém poderia postar "pra ontem" - quase literalmente falando -, o texto do dia 5. Os próximos a postar nos dias 09; 13; 17; 21 e 25 podem dizer desde já qual data escolheram**

*Eu me candidato a sempre postar os textos do dia 29, hehe.

Digam o que acham.

Abraços.
Marcio Alves disse…
Partindo da ideia do Levi, eu escolho dia 25!!!

Abraços
Esdras Gregório disse…
Hubner eu acho que você não entendeu, eu acredito em Deus e nunca duvidei disso por mais de uma hora.

Ednenson isso se chama intuição divina, o mesmo que sentiram todos que falaram de Deus até agora.

Eu então fico com o dia 01 mas acho que é muito pouco uma postagem de cada por mês,para um blog coletivo e dinâmico, poderia ser duas ou tres mesmo que seja de anos passados.
Esdras, to brincando pow,rsrs. Faz igual a Marta Suplicy: "Relaxa e goza!"kkkk.

Sobre os dias, acho bom a dica do Levi, mas também não é má idéia do Esdras sobre mais postagens.Poderia ser 1 postagem a cada 2 dias.Ficaria apenas um que não postaria duas vezes ao mês. E pra pensar também.
E PODEM ME CHAMAR DE ED SÓ, POR FAVOR!rsrs.
Anônimo disse…
Tá bom, "ED". Mas eu já te chamava assim mesmo, antes de você deixar, hehe.

Brincadeira, mano. E não afrouxa pro Gresder não, aquele "discriminador de comentários!"

Abraço.
Esdras Gregório disse…
Tabom ET ops! ET é o Isaias. ED pode tambem parar de me chamar de Esdras, pois o Esdras é um cara ortodoxo que tem um livro par ser republicado e outro para ser publicado que nao levam as heresias do Gresder.
Anônimo disse…
Ahhh que isso, primeiro são as DAMAS que escolhem, neste caso sou a única aqui...então isto explica a discriminação né.....hahahah....deixa vocês comigo...

Se for pra escolher dia de postagens, eu fico com o dia 05 que é meu número de sorte!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

Beijos galeraaaaaa
Anônimo disse…
Ih, flor, vai precisar pedir pro nosso prezado Levi, hehe....
Anônimo disse…
Ahhhhhhhhhhh nãooooooo....meu número 05 já "elvis" kkkkkkk....

Mas ainda bem que o perdi para o Mestre Levi, assim fico menos triste...rsrsr....

Mas então amigo Isaías (nossa que nome difícil de digitar no teclado rs...tem uma abreviação?! rs..)...que dia você me sugere?!

Beijos!!
Anônimo disse…
Olha, o pessoal não é tão mau assim, hehe, eles acabam negociando contigo. Além do mais, esta é apenas a primeira semana do blog, muita água deve rolar ainda...
Pode deixar Isaías que não vou dar tregua pro Gresder (ta bom assim Esdras,kkk). Agora danou, são 11 autores.Como vai ser agora?
Unknown disse…
Para pfg's, primeira regra básica é questionar suas próprias certezas, as bases de sua crença.

Passo 1: Olhar para o Deus que crê, e verificar se sua personalidade não está moldada às suas expectativas.

Passo 2: Verificar se a imagem deste Deus é influenciada pela cultura de outros povos, para checar se seu Deus tem a imagem de um Zeus, ou de um Tupã.

Passo 3: Reconhecer que a personalidade de Deus não pode ser medida, apenas percebida de acordo com os eventos históricos, e a Revelação de quem Ele é, só pode vir dEle mesmo, como ocorreu à Pedro.

Passo 4: Ora, em recebida a Revelação de quem Ele é, não julgar os outros que não a receberam, e viver de acordo com o quê aprendeu, (e não iniciar uma cruzada contra os incrédulos), pois se não, esta crença será apenas mais uma no meio de tantas.
Anônimo disse…
Ed

Dá uma olhadinha no comentário do Márcio na postagem do Levi, ele colocou um cronograma ali e já pedi que ele publicasse na barra lateral do blog, pra todo mundo ver e poder se preparar.

Abraços.
Thúlio Jardim disse…
Já foi ótimo só pela escolha do título! Meus parabéns.

PS - Devo dizer, também, que gostei muito da maneira de escrever do Levi. Pelo menos, aqui.