Legado de Vargas



Por Ubiratan do Espírito Santo*

CLT- Consolidação das leis de trabalho

-Jornada diária de 8 horas

- Legalização da situação de trabalho da mulher e do menor

- férias

- Instituição da CTPS

- Criação do salário mínimo, etc.

Com o fim da república velha (1889-1930), Vargas deu o pontapé inicial para a industrialização do Brasil. Saímos de uma economia agrícola e semifeudal para o processo de instalação das indústrias de base. Aprofundamento e expansão da metalurgia, siderurgia...

Vargas costurou um acordo com os EUA e trouxe a CSN, companhia siderúrgica nacional, em troca de apoio aos americanos na II grande guerra - Uma das negociações que impulsionou nossa revolução industrial- , ainda que tardia.

Atuação de Bolsonaro e Guedes


Lamentavelmente, com a ascensão do atual governo cuja orientação é de extrema direita e, neoliberal na economia, estamos assistindo, perplexos, o desmonte do aparelho estatal e suas conquistas de décadas.

O presidente eleito em 2018 e sua equipe estão cumprindo uma agenda cruel contra a massa operária. Podemos destacar: supressão dos direitos trabalhistas; extinção do ministério do trabalho; proposta de reforma capitalização da previdência; o que significa entregar ao grande capital toda solidez da seguridade social construída com muita luta.

Tudo isso é muito lamentável e precisamos combater o desmanche do Estado e a supressão de direitos trabalhistas,  conquistados pelo povo. Amparados na constituição e no projeto de um governo progressista e não entreguista, seguimos nossa jornada.

(*) Ubiratan do Espírito Santo é professor de História

Comentários