Ressonância Límbica: O que é? Como age? Quem pode viver esse processo?




Por  Paulo Bregantin

Ressonância Límbica é uma capacidade dos mamíferos de entrar em sintonia com as manifestações internas dos outros. É a capacidade de sentir e até mesmo entender o que o outro sente, é um fenômeno que podemos dizer físico, anatômico, psicológico e espiritual.
A Ressonância Límbica facilita a leitura das emoções das pessoas que nos cercam, de modo que intensificamos nossas sensibilidades e percepções aos sentimentos e emoções das pessoas que estão em contato conosco. É uma capacidade “não verbal” que permite a adaptabilidade do nosso comportamento, sem ferir ou agredir as emoções das pessoas que nos rodeiam.
Esse processo acontece quando ficamos face a face e olhando para os olhos das outras pessoas, como se fosse “amor a primeira vista”. Outros exemplos que podemos dar sobre a Ressonância Límbica é o que sentimos como “frio na barriga”, quando o coração acelera e não temos como controlar. As mamães e papais sentem quando necessitam acordar de madrugada para aquietar seus filhos. Quando os olhos dos papais e mamães encontram os olhos dos bebês que choram e, do “nada” vão aquietando, isso é a Ressonância Límbica.
Diferente de animais, como por exemplo a tartaruga que coloca a cabeça e os membros dentro do casco, os seres humanos são seres sociáveis e a todo momento estão exercitando a Ressonância Límbica, pois a cada contato visual ou sensitivo estamos liberando esse processo em nossas vidas. Essa sintonia, se assim podemos chamar, permite uma regulagem das nossas manifestações emocionais, e é fundamental para o início e manutenção dos relacionamentos.
A Ressonância Límbica é um processo cérebro-emoção (Razão – Emoção) com desdobramentos físicos e mentais imediatos. A troca entre as pessoas acontecem em milésimos de segundos. É um olhar, um toque, um gesto, uma sensação e pronto, Estamos conectados no processo da Ressonância Límbica. É algo maravilhoso. Afeta o batimento cardíaco, a regulação hormonal, as funções imunológicas e todas as características do sono. Sim! Todos os estágios do sono inclusive o sono REM.
Quanto mais exercitamos a Ressonância Límbica mais demonstra que estamos apaixonados pelas pessoas e por nós mesmos, já a baixa Ressonância Límbica é a causadora das barreiras entre as pessoas e o afastamento de si mesmo e dos outros em nossa vida.
Engraçado, pois quando somos crianças (desde bebês), existe dentro de nós uma busca incessante pelo processo de Ressonância Límbica pelos pais, pois acredita-se que por não conhecer ainda o mundo exterior e suas possibilidades vivemos apegados aos pais e, isso é fundamental para o nosso desenvolvimento como pessoa e aprendizado da conservação e prazeres da vida. Porém, quando iniciamos o processo de independência e diminuímos a dependência dos pais e dos nossos cuidadores perdemos “parte” desse processo fisiológico e espiritual da Ressonância Límbica.
O afastamento do processo da Ressonância Límbica, pode ser o causador de dores profundas que chamo de “dores da alma” e, consequentemente produzir traços de depressão e ansiedade, pois quando ficamos sem olhar para as pessoas e perdemos a sensibilidade das questões da vida corremos o risco de desviar do caminho normal da vida. Dessa forma, ficamos mal-humorados, tristes, angustiados e desenvolvemos doenças psicossomáticas.
Já quando estamos buscando (consciente ou inconsciente) o processo da Ressonância Límbica, podemos desenvolver o bom humor, dando cores às lembranças da vida, criando possibilidades para as questões da vida, abrindo o mundo de oportunidades, verificando as percepções de si mesmo e dos outros, diminuindo os julgamentos e aumentando o carinho com as outras pessoas, criando enfim um desejo de interdependência e mutualidade, gerando o desejo intrínseco de viver em comunidade e comunhão com as pessoas.
Claro que com advindo das redes sociais perdemos um pouco desse processo, pois hoje estamos vivendo um novo tempo e, precisamos nos adaptar a essas realidades, pois não creio que o mundo vai voltar, mas que seremos cada vez mais consumidos pela tecnologia e informações digitais. Então, torna-se fundamental nutrir as amizades e os relacionamentos familiares.
A Ressonância Límbica é um processo maravilhoso que podemos retomar dentro de nós mesmo e quem sabe aprender a cada dia e, com os que nos rodeiam, que a sensibilidade e as emoções são passadas de pessoa em pessoa e, que somos um todo dentro de tudo e que não podemos viver isoladamente, mas em coletividade, harmonia e amor.
Nós somos muito mais que razão, somos emoção e espiritualidade. Somos infinitamente mais que imaginamos, pois quem nos criou, nos deu algo muito maior que nem temos ideia. Cada pessoa tem em si mesma uma fagulha divina e que pode acender a si mesmo e tantas fagulhas que conseguir.
Todas as mudanças estão dentro de nós. Todos nós podemos viver esse processo chamado Ressonância Límbica.


OBS: O autor, com 25 anos de atuação profissional, é Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa. Texto reproduzido com sua permissão e extraído com fotos de http://horoscopovirtual.uol.com.br/artigos/ressonancia-limbica-o-que-e

Comentários

Eduardo Medeiros disse…
Muito interessante. Lembro das vezes em que minha esposa acordou do nada para ver nosso filho ainda bebê na hora em que ele estava precisando de alguma ajuda.
Também gostei do texto. Refletindo sobre o assunto, podemos dizer que essa "ressonância" seria o que antecede qualquer linguagem. Mesmo a dos sinais, a qual manifestou-se anteriormente ao uso da palavra sonora. Com a palavra (uma conquista evolucionária), o ser humano teria ampliado a sua comunicação, mas perdemos muito da percepção/leitura quanto à linguagem corporal e mais ainda a leitura dos pensamentos. Agora com a internet, o risco dessa desconexão com o outro ficou ainda maior muito embora estejamos hoje conscientes de todas as potencialidade de hoje e das que a espécie tem abandonado no decorrer dos tempos. Se soubermos ouvir a voz dessa consciência, conseguiremos nos direcionar para um futuro glorioso agregando mais qualidade a tudo o que fazemos. Do contrário, as tecnologias poderão se tornar os instrumentos da nossa autodestruição.