INSTINTO MATERNO?

 




O MOVIMENTO FEMINISTA DEFENDE QUE O "INSTINTO MATERNO" NÃO EXISTE, é coisa inventada pelos machos opressores para deixar as mulheres vulneráveis e dependentes. Uma bobagem sem tamanho, baseado no cool de quem criou tal tese.


SOMOS NATUREZA. Se a Natureza deu ovários, óvulos e útero às espécimes femininas não daria também o preparo químico para a gravidez? OS MAIORES INSTINTOS NA NATUREZA SÃO PRESERVAÇÃO E PROCRIAÇÃO, nós não estamos fora desse pacote.

VOU DESTACAR ALGUNS TRECHOS DE UMA MATÉRIA DO DRAÚSIO VARELLA sobre o tema.

"...Na década de 1940, foi demonstrado que estrogênios e progesterona, os hormônios sexuais femininos, modulam respostas como agressão e sexualidade em cachorros, gatos e ratos. Mais tarde, ficou claro que esses hormônios sexuais, juntamente com a prolactina, mensageiro essencial à produção de leite, são fundamentais para a adoção do comportamento materno..."

"...Nos últimos vinte anos, além desses hormônios, foram descritos mediadores químicos que também exercem influência no comportamento materno através de ação direta sobre o sistema nervoso central. É o caso das endorfinas, produzidas pela hipófise e pelo hipotálamo para combater os efeitos nocivos da dor, mediadores liberados em quantidades crescentes à medida que a gestação se aproxima do final, com o objetivo de reduzir o sofrimento causado pelas dores do parto e de contribuir para a instalação do comportamento maternal..."

"...No momento do parto, a hipófise e o hipotálamo secretam, ainda, ocitocina, hormônio que estimula as contrações uterinas e a liberação do leite. A ocitocina, também produzida na fase de amamentação em resposta à sucção do leite através do mamilo, estimula o hipocampo, área cerebral envolvida no processamento da memória e do aprendizado..."

"...O mais interessante é que uma vez disparado pelos hormônios e mediadores citados, o comportamento materno diminui sua dependência deles: a simples presença do filho se torna suficiente para mantê-lo..."

"...Uma área do hipotálamo feminino denominada mPOA guarda relação importante com o comportamento materno. Em ratos, a injeção de morfina nessa região desestrutura a ligação mãe-filho..."

* * *
Como toda regra tem exceção, NÃO DUVIDO QUE MULHERES não tenham tal instinto materno desenvolvido mas isso não é devido Á IDEOLOGIA. Pode-se lutar o quanto quiser contra a Natureza, contra a química dos nossos corpos, mas as forças da natureza não se moldam à regras de pensamentos.

* * *
NÃO ESTOU DIZENDO QUE NÓS, ENQUANTO ESPÉCIE INTELIGENTE E COM CONSCIÊNCIA ESPANDIDA não seja capaz de dominar os instintos naturais. PODEMOS!!! Fazemos isso: nós fazemos planejamento familiar, nós evitamos ter 20 filhos como acontecia no passado, mulheres decidem não terem filhos, mas isso não DESTRÓI A NOSSA QUÍMICA, ela apenas fica controlada e submetidas à nossa vontade consciente.


Eduardo Medeiros.

* * * * *

Comentários

Bom artigo! Eu acredito na existência do instinto materno e penso que a civilização com sua desenvolvida tecnologia tem nos afastado muito da natureza de maneira que as mulheres têm desenvolvido cada vez menos tal vocação natural. Às vezes pondero se a tecnologia um dia nos salvará de uma extinção em massa ou se ela está nos aproximando do fim da nossa espécie.