C. P. F. G. ― RETROSPECTIVA 2012




Pela segunda vez (a primeira foi em dezembro do ano passado) tomo a iniciativa de postar algumas frases emblemáticas e cheias de graça, que foram publicadas neste recanto do Google no decorrer de 2012.

São pérolas de comentários realizados no calor do embate de idéias entre confrades que ainda permanecem resistindo às intempéries do tempo em um barco, que um dia, foi sonhado e projetado para ser um navio de grande porte.

Aos confrades que continuam a manter esse blog no ar, dedico, nesse alvorecer de 2013, as duas últimas estrofes do famoso samba − “Argumento” − de Paulinho da Viola:
“Sem preconceito ou mania de passado
Sem querer ficar de lado de quem não quer navegar
Faça como o velho marinheiro
Que durante o nevoeiro
Leva o barco devagar”.


Janeiro

“Nada existe mais fascinante que a mente humana no tocante à fértil glorificação de seus ídolos, sejam pagãos ou divinos”.(Altamirando)
 [comentário à postagem – Responsabilidade Existencial de Jesus – de Gresder]

“Nesse nosso mundo do toma-lá-dá-ca, o Rei e seus Parceiros serão sempre intocáveis. Poderão até ser demitidos como os sete ministros da Dilma, mas jamais deixarão de ser agraciados, pois as tetas do governo são muitas, e algumas ainda estão invisíveis ao nosso pobre olhar”. (Elídia)
[Comentário à postagem – “Uma Questão de Justiça” – de Elídia]


Fevereiro

“Que pena que o ser humano não consegue viver no mundo tal como é, sem utopias de um paraíso seja no ‘lá e depois’ no céu, ou ‘aqui e agora’ na terra.” (Márcio)
[comentário à postagem  − “O Apocalipse de Rodrigo”]

“Eu gosto de samba e choro, mas quando certa vez disse para um professor particular de trompete (assembleiano) que eu gostava de chorinho, ele nunca mais voltou. (Isaías).
[Comentário à postagem – “Carnaval de Menino Crente” – de Levi]


Março

Por isso que adoro ficar em cima do muro (taoísticamente falando, ficar no caminho do meio); de um lado, aproveito o que a espiritualidade tem de melhor para me oferecer, do outro, não deixo de fazer meus exercícios críticos quanto a essa religião ‘meia boca dos nossos dias e posar de cético de vez em quando’. (Eduardo)
[Comentário à postagem “Conta Premiada ou Conto do Paco?” – de Altamirando]


Abril
“Como somos livres para escolher, se toda nossa ação nasce das profundezas obscuras dos porões secretos da psique -, regiões onde se encontram memórias reprimidas, esquecidas ou adormecidas em nós?” (Levi)
[Comentário à postagem – Afinal, Por que Somos Todos Assim?− de Márcio]

“Somos escravos até de nós mesmos, nosso inconsciente dita as ordens, mesmo que nossa tão apreciada razão diga o oposto. A própria busca pela liberdade é uma escravidão.” (Tiago)
[Comentário à postagem “Escravos da Pós-Modernidade” – de Levi]


Maio

“Duro é o que sou agora/Como um calo que tenho na sola/Sou homem que já não chora/Mais forte do que outrora.” (Edson)
[Comentário à postagem  − “Não Pise Nos Meus ‘Calos’ – de Levi]


Junho

“Eu não acho que a psicanálise seja ‘não verdadeira’, eu só acho que ela não dá conta de explicar tudo o que se passa neste nosso vasto mundo interior”. (Eduardo)
[Comentário à postagem – Porque Sartre é tão Foda – de Márcio]


Julho

“A mente humana também tem seus limites, é tão singular que a diferença entre o louco e o gênio só é sensivelmente notável após analisada exaustivamente”. (Altamirando)
[Comentário à postagem – Psicoterapia e Fé – de Eduardo]


Agosto

“ ‘E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito – falei... Depois de uma semana meu amigo Regis foi na minha casa e falou que a dona da casa queria agradecer pessoalmente a mim porque aquela palavra tinha libertado o seu marido da bebida alcoólica’ “ (Hubner).
[Comentário à postagem – A Luta Contra a Grave Doença do Alcoolismo – de Rodrigo]


Setembro

"Não se conversa sobre ateísmo nem com papagaio nem com ‘crentes’, os dois só repetem o que lhes ensinam. Tem preguiça de usar o cérebro." (Eduardo)
[Comentário à postagem – A Verdade Fundamental” – de Altamirando]


Outubro

“Tudo perde a beleza, fica pasteurizado. O Cascão toma banho, a Magali faz regime, o Cebolinha fala certo”. (Bill)
[Comentário à postagem – “No Mercado Humano” – de Levi]

“Os desenhos da Disney estão cheios de mensagens subliminares. Em muitos casos são temas sexuais (como esse do logotipo da Globo); será que isso teve algum peso na revolução sexual dos anos 60 e na erotização sem freio da sociedade atual?” (Eduardo)
[Comentário à postagem – Propaganda Subliminar – de Altamirando]


Novembro

“O que eu suspeito é que não existe crente que, por mais crente que seja não tenha, nem que seja por um segundo duvidado da existência de deus; mas também, não tem um ateu que, por mais ateu que seja, não teve pelo menos um segundo na sua vida que não duvidou da não existência de deus” (Márcio).
[Comentário à postagem − Meus Pecados De Ateu” – de Márcio]


Dezembro

“Em nossa sociedade cultivamos o ‘jeitinho’ de se dar bem. A desonestidade se tornou sinônimo de inteligência e banalizamos a falta de caráter. Nossos governantes são da mesma essência. Grãos da mesma safra”. (Altamirando)

“A Herança política pesa muito nessa balança. Já havia mensalão no tempo do império!!!” (Eduardo)

[Comentários à postagem – Feliz 2013 Para a América- Latina?!” – de Levi]

Comentários

Elídia :) disse…
Muito bons nossos aforismos!! hehe Boas Festas a todos! Abraços!
Feliz 2013, agora sem a ameaça do fim. Que venha 2014!

Muito legal, Levi. Às vezes a gente pasma! Será que eu disse isto? Também somos capazes de dar coices.
Eduardo Medeiros disse…
Levi, parabéns pela bela postagem que você repete este ano como já tinha feito ano passado, garimpando essas pérolas que soltamos neste vasto mar cibernético! Se você quiser, faça o mesmo lá na nossa outra confraria, pois eu estou com preguiça...rsss

Um feliz ano de 2013 para todos nós, boas festas e bebam com moderação. E se beber não dirija, pois agora a multa é dobrada!!

abraços a todos, é ótimo desfrutar das vossas companhias.
Hubner Braz disse…
Que legal ver mais uma retro feito pelo nosso pai da psique do século XXI. Muito bom esses fragmentos marcantes.

Feliz 2013 a todos... e um ótimo Natal. Por enquanto sigo o conselho do Marcito Alveres... aproveite a vida aqui na terra! kkkkkkkkkkk O bom é que eu escolhi os dois, aproveitar na terra e desfrutar no céu para onde irei quando deixar a terra.(#polêmico) kkk

Abraços fraternos a todos.

Abraços
Isaias disse…
Parabéns, ótima seleção. Abraços fraternos.
Marcio Alves disse…
Mestre Levi,

Excelente seleção de aforismas, dessas, para mim a melhor foi com toda certeza:

“Como somos livres para escolher, se toda nossa ação nasce das profundezas obscuras dos porões secretos da psique -, regiões onde se encontram memórias reprimidas, esquecidas ou adormecidas em nós?” (Levi)

Na verdade eu reconheço que sou suspeito por ter escolhido esta frase rsrs por dois motivos: primeiro porque sou fascinado pela psicanalise, vide curso que escolhi, e, em segundo lugar, eu tenho você Levi como o grande e maior mestre de toda confraria, e também como o mais humilde rsrsrs – como pode justo você ter escolhido apenas uma perola das tantas que você postou o ano inteiro? Não sei qual é a maior, se a tua genialidade ou sua humildade rsrsrs

Abraços e feliz natal a todos os confrades
Eduardo Medeiros disse…
concordo com você, Marcinho.

Deveria haver um post somente com as pérolas do Levi...rss
Levi já pode se erguer como o sabio dessa confraria,rs

Passando apenas para desejar um Feliz Natal e dizer que ainda olho as postagens daqui, apesar de não ter muito tempo para olhar os comentarios ou mesmo comentar,

Abraços,
Levi B. Santos disse…
Um Feliz Natal e um 2013 de grandes realizações para todos dessa confraria.

Desejo que no próximo ano a retrospectiva seja mais extensa e rica.

Tudo depende da maior freqüência de interações entre nós. Acredito que isso possa acontecer, desde que o Facebook ceda um pouco do seu tempo ao Blogspot.com (rsrsrs)

Abraços,

Levi B. Santos
Que em 2013 o universo conspire a nosso favor e a natureza perdoe nossos crimes ambientais.
A C.P.F.G. fechou para balanço ou foi falência mesmo?