Maior que o homem








Maior que o homem é a vida, o conhecimento e a morte.

Que presunção essa minha, como um dia eu pude pensar, ser o homem o maior ser já existente? Por qual razão pensei assim?

Antes de tudo antes do cosmos, antes do caos, já existia o poder da escuridão, na qual entende-se, ser a falta de vida e do conhecimento, e nem toda a minha vida e todo o conhecimento me fará andar em completa clareza, quando menos se esperar, estas luzes aqui irão se apagar, então me engolirá a duvida, sobre algo obscuro, desconhecido, e que só me será trazido as claras, se eu puder enfrentá-los, será? Única coisa que posso dizer então, é que vi as trevas, e nas trevas não há o que se contar, porque não pude entender aquilo que não podia enxergar. 
Qualquer teoria a respeito, é apenas especulação, fonte de imaginação, que não corresponde com a realidade.

A vida me abre os olhos, a vida me enche os olhos de contemplação, me faz entender que maior do que eu, é a vida, a maior energia que se deu. Ainda que eu ande tateando, nas ruas escuras da existência, o conhecimento me dará a clareza de que necessito para me manter vivo, eu este pequeno ser desprovido do saber.

Então o que posso dizer da morte? Dela não sei nada, a única coisa que sei, é que irei morrer. Mas a vida após a morte, existe? Não sei responder, imagino que será escuro, tenho medo do escuro, mas é a clareza da vida que me encoraja a viver agora, este momento, enquanto as luzes estão acesas, enquanto o sol brilha, enquanto posso enxergar, amanhã vai acabar.

Não temo a morte, temo não ter vivido, o que me foi oferecido, temo não ter aproveitado a rica oportunidade de viver o já, em detrimento do será.

Jair Santos;
Filósofo de quintal.

Comentários

Unknown disse…
Grande Edu;

Muito obrigado pelo espaço...sinto-me honrado.

Jair Santos.
Eduardo Medeiros disse…
A vida sim, é a Grande Deusa!
Não sabemos bem o que é a vida, mas a experimentamos todos os nossos dias das nossas vidas!
Veio a nós sem pedirmos. Nos construiu sem nem ao menos nos dá o direito de um palpite. Talvez uma cor de olhos diferente...talvez uma estatura maior...Não, ela nos fez e nos deu a nós mesmos e nos disse: Este é você e sua vida.
É Deusa caprichosa. Já cantava Toquinho que o futuro entra sem pedir licença em nossas vidas, depois convida a rir ou chorar;
Assim é a vida e o tempo da nossa vida.
Está sempre nos tirando para dançar ou nos fazendo lamentar.

Filosofia de cordel. Presunção do presunto imaginando ser salame.
Você faz parte de um sistema que nasce, cresce e morre como todas as coisas que tem vida. O rato, o verme, o leão e até o ácaro. O bonde da vida anda por cima dos que se tornaram esterco.
É cruel? He, he, he...

Vai pescar.
Nobres Amigos Confrades,

Estou surpreso rsrsrsrsrsrs

""Presunção de presunto imaginando ser salame"" rsrsrsrsrs esta foi boa!

Minha única indagação é: Para quem é a vida, o conhecimento e a morte, e para quem estes dão sentido?

Nada mais a acrescentar por hora.
Este comentário foi removido pelo autor.
Em tempo:

Jair, olha um exemplo dado por Heidegger que aponta a morte como algo inferior ao homem, e que o coloca em posição superior:

A morte segundo Heidegger!

"A angústia da morte é algo que altera tão radicalmente o homem que o transforma em existenz, o único ser autêntico, o único ser individual, o único ser realmente mortal. Todos os seres vivos morrem, é verdade, mas vivem e morrem enquanto espécie, não podem ter consciência da mortalidade individual. O existenz, entretanto, já não existe como espécie e sim como indivíduo. A angústia diante da própria morte libera, individualiza e destaca o existenz do homem-massa, eleva o homem-espécie à condição de um existente autêntico" (extraído do Filosofia de Boteco - 02/2012)

Interessante né?
Está questionando sua importância de viver ou a importância de sua vida?
Está buscando a imortalidade ou temendo a morte?
A morte está C&A para você, ignore-a.
O homem vive, o homem conhece, o homem morre... Falamos de situações que existem para o homem, e não sei se no sentido contrário teria maior relevância. Não há hipótese de estipular níveis de importância ou posição.

Desculpe a minha ignorância manifesta, mas abriu-se uma questão muito besta para discussão. Ao meu ver, maior que o homem, só a mulher, que por meio de sua beleza e simpatia nos deixa para trás kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eduardo Medeiros disse…
Gosto de Heidegger até onde o consigo compreender.

Definitivamente o ser humano é superior a qualquer dos indivíduos que o Mirandinha citou.

Somos aquele que temos a capacidade de pensar sobre a morte, e isso é o nosso drama e a nossa riqueza.
guiomar barba disse…
Por favor, alguém me responde qual o verdadeiro sentido da vida?
Nobre Amiga Guiomar,

Se existe um sentido único, eu não sei. Pode talvez até existir, mas o desconheço. Agora é necessário que façamos de nossa vida algo que possua sentido.

Em meu Blog "Filosofia de Boteco", eu escrevo um texto sobre isso:

http://filoboteco.blogspot.com.br/2013/06/uma-vida-um-sentido_10.html

Onde faço menção de Einstein, que diz:

“o homem que considera sua vida sem sentido, não é simplesmente um infeliz, mas alguém que dificilmente se adapta à vida”

É necessário essa construção em nossas vidas. Lembrando sempre que o que me da sentido não é uma regra imutável, há variações de pessoa para pessoa, como disse Frankl,

O sentido de vida difere de pessoa para pessoa, de um dia para o outro, de uma hora para outra. O que importa, por conseguinte, não é o sentido da vida de um modo geral, mas antes o sentido específico da vida de uma pessoa em dado momento"

Não saberia lhe dizer qual é o sentido da via de forma absoluta e incontestável, pois tenho apenas conhecimento do que para mim é o sentido da vida, de forma particular, pessoal e intransferível.

Fraterno abraço.
Excelente texto!

Ah, se o homem conseguisse livrar-se de sua inquietude por querer descobrir a arché (ἀρχή; origem)...??? Mas, como disse o filósofo grego Sócrates, "conhece-te a ti mesmo"...

De fato, se nos harmonizamos conosco e com a Vida, encontramos um diálogo intuitivo com o princípio e o fim de todo o Universo. Alcançado este estado, vai-se embora a inquietude e passamos a saborear melhor a existência.

Junto com o nosso coração bate também o de Deus!
Vixeeeeeee...

Aqui a coisa ta bombando kkkkkkkkkkkkk
Mariani Lima disse…
Muito tempo sem aparecer. Gostei dessa reflexão do Jair, especialmente a parte final q me pego cismando tb. Em meu entendimento, que na verdade é mais um consolo que um entendimento, eu busco a sensação de que se a morte á plena extinção da vida, eu como ser vivente não terei o que pensar sobre isso, vivo porque sou projetada para viver. A morte não experimentarei, não será eu. Mas tenho fé e creio que sou um um espirito,recebo pleno conforto de que tudo que Deus faz é bom. Será bom como viver é bom. Não temo mais do ponto de vista do pensamento,mas não quero morrer. Não quero extinguir e nem migrar tão cedo. Vou ficando por aqui, curtindo esse dia lindo que está fazendo aqui no Rio. Se eu não tive nascido, não poderia experimentá-lo. Dizem que cheguei aqui aos prantos, dá pra acreditar??
Mariani Lima disse…
Lembrei agora de um provérbio indiano que diz: Quando você nasceu, todos riam e só vc chorava. Viva de tal modo que quando você morrer,todos chorem e só você ria.
guiomar barba disse…
Matheus, eu deveria haver sido mais explícita.

Que sentido tem um ser passar 9 meses na barriga da mami, depois vegetar alguns tempos e morrer?

Que sentido tem vir ao mundo e ser jogado no rio, na lata de lixo, na descarga?

Acabou a vida?
Nada é maior nem pior que a raça humana. Nascemos como todos os outros animais, frágeis e indefesos. Não vivemos em harmonia com a natureza como os outros animais e depois de mortos não seremos bem vindos em lugar algum. Esta experiência vivida aqui na terra é única. Não será repetida em outro planeta, no céu nem no inferno.
Duvida?...