Singularidade Humana


Singularidade Tecnológica é um evento histórico previsto para o futuro no qual a humanidade atravessará um estágio de colossal avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo.
Numa linha de raciocínio alternativa, o matemático, escritor e ativista político Theodore Kaczinski, conhecido como o terrorista Unabomber, publicou um manifesto sobre a possibilidade das classes superiores da sociedade usarem-se da tecnologia para simplesmente eliminar as massas inferiores, Kaczynski é também adepto do ludismo e é radicalmente contra o avanço tecnológico da forma como ele está acontecendo. Os artigos de Kaczynski foram incluídos em um livro recente de Raymond Kurzweil.
Outros perigos mais amenos dizem respeito a  exclusão digital e social e ao impacto da singularidade tecnológica sobre a economia internacional, especialmente sobre os países pobres e emergentes. Há ainda questões éticas, que não representam perigos potenciais, mas que também não podem ser ignoradas.

Singularidade Gravitacional, um conceito da cosmologia envolvendo uma curvatura infinita no contínuo espaço-tempo. Singularidades espaciais, como a que se encontra em um buraco negro de Schwarzschild em que uma partícula deixa de existir por certo instante de tempo; dependendo de sua velocidade, as partículas rápidas tardam mais em alcançar a singularidade ainda que as mais lentas desapareçam antes. Este tipo de singularidade é inevitável,  já que cedo ou tarde todas as partículas devem atravessar a hipersuperfície temporal singular. O termo nomeia um espaço onde um corpo não envelhece ou volta ao passado.

Singularidade Matamática, ponto onde uma função matemática assume valores infinitos ou, de certa maneira, tem um comportamento não definido.
Na medicina os arautos da imortalidade afirmam que a singularidade nada mais é do que uma conseqüência real de uma revolução em curso que já fez disparar, em velocidade sem precedentes, a expectativa de vida humana. Um grupo de cientistas está envolvido na formação da Universidade da Singularidade situada no Vale do Silício  nos EUA.

Tem o objetivo de reunir as melhores mentes do mundo (alunos e professores) para formá-las nas mais diversas áreas (nanotecnologia, genética, etc...) com base no modelo exponencial da evolução tecnológica, preparando-os para serem os futuros líderes mundiais como empreendedores e pensadores. Recursos como prótese para substituir neurônios, máquinas que constroem DNA, coração e até um novo cérebro permitirão que a próxima geração viva pelo menos até os 150 anos e as sucessoras ainda muito mais. Bactérias que viviam há milhões de anos não envelheciam. Nossas células germinativas também não envelhecem. Óvulos e espermatozoides vivem indefinidamente quando congelados. Isto leva os cientistas a acreditarem num prolongamento da vida humana.

A tecnologia da imortalidade já deu os primeiros passos. Nos EUA estuda-se uma célula resistente a todo tipo de vírus. Na Universidade de Harvard há uma máquina capaz de remontar todo o DNA humano de uma só vez. Partes do coração regeneradas com células tronco já deu certo em pacientes com insuficiência cardíaca. Na Universidade da Califórnia, cientistas conseguiram controlar a troca de sinais elétricos do RNA. É o primeiro passo para comandar as reações químicas no interior das células. Na França  o processo de envelhecimento de células de um homem de 74 anos foi revertido. Elas voltaram a ser células tronco embrionárias. O Instituto do Cérebro da Escola Politécnica de Lausanne, na Suíça procura recriar o órgão e prevê resultados concretos para 2014.

“No Rio de Janeiro (Brasil)”, o pesquisador Stephens Rehen da Universidade Federal  fez neurônios a partir de células tronco.
A ciência biológica pode fornecer meios para melhorar o intelecto natural humano. Em que ponto cada qual está na escala ascensional que separa a animalidade da angelitude? Não há duas pessoas que estejam exatamente no mesmo degrau de evolução espiritual. As individualidades que mais se afinam são as que estão mais equiparadas nesse sentido. Mas as variações são infinitas: algumas mal saíram do domínio dos instintos animais, tendo apenas começado seu desenvolvimento intelecto-moral; outras estão adiantadas em inteligência, mas revelam ainda grande indigência em moralidade; muitas possuem bons sentimentos, mas são deficitárias em seu desenvolvimento mental. Donde um terço da população mundial cultua conceitos da idade média ainda resistentes à células tronco, controle de natalidade, transfusão de sangue e transplante de órgãos. Para estes, a singularidade humana será um horizonte de eventos ou ficção científica. Continuarão procriando como coelhos, vivendo como hienas, rezando e morrendo aos 46 anos, como em 1950. Thomas Malthus publicou um influente ensaio em 1798 no qual afirmava que as populações que crescem a uma velocidade maior do que seus estoques de alimentos serão, implacavelmente, reduzidas pela fome , doenças e guerras. O problema é que não se pode deduzir os objetivos da sociedade dos objetivos da natureza. A tentativa de fazer isso é conhecida como falácia naturalista. A falácia naturalista é cometida sempre que se confunde “o que é” com “o que deve ser”.

Comentários

Eu não quero publicar textos que facilitem o "flood" relacionando para religião, mas qualquer citação à ciência abre portas para o criacionismo. Tudo bem, que venham as refutações. Vamos torcer para que sejamos agraciados com estes benefícios da longevidade e que nossos filhos e netos sobrevivam aos 2oo anos se alimentando de oxigênio, nitrgênioe e salada de outros gases. Só tem um probleminha; protegeremos a natureza mas destruiremos a camada de ozônio.
Eduardo Medeiros disse…
Bom, muito bom, Mirandinha.

Pode não parecer mais eu sou um entusiástica da ciência; mesmo por que ela está muito perto da Magia.

Ora, a magia era como os antigos iniciados buscavam manipular a natureza; davam uma "ordem" à natureza e os registros mágicos dizem que eles obtiam respostas...O que a ciência a não ser a capacidade de manipular a natureza? De descobrir seus mistérios, como ela funciona e a partir daí, tirar proveito disso?

Não tenho dúvida que a singularidade humana fará nossa espécie atingir idades bem avançadas e com saúde. Já a imortalidade, sou mais cético. Nada no universo dura para sempre, nem o próprio universo. Ele teve um início e terá um fim de acordo com as teorias mais aceitas da cosmologia.

Dissestes bem, Mirandinha:

"... mas qualquer citação à ciência abre portas para o criacionismo"

Mas não vou discutir aqui criacionismo ou "nadismo", quero me ater aos temas do texto.

E você não acha, Mirandinha, que teve que existir uma época em que os humanos tinham que viver mais para que a espécie se multiplicasse? Será que os mitos do gênesis faz eco a algum dado histórico nesse sentido?

Se isso é verdadeiro, voltar a viver 150, 200, 500 anos seria de fato uma volta "às origens". Mas mesmo que eu esteja aqui especulando, fazer o homem viver mais no futuro será bom...ou não.

Como ficará o aumento descontrolado da população?

As pessoas, claro, terão que trabalhar mais; mas uma nova ordem econômica precisaria ser inventada para esses novos futuros singulares tempos, pois de nada vai adiantar vivermos mais e destruirmos mais o planeta.

A singularidade humana terá com certeza de propor também uma nova sociedade com novos valores. E é aqui que a porca torce o rabo...A ciência evolui mas as questões éticas, morais e existenciais continuarão fora dos seus domínios.
Edu meu caro,

Você entendeu a essência. Mas vamos ao que não interessa; A singularidade humana não está voltando às origens. Matusalém viveu 969 anos mas afirma-se que nas primitivas épocas se serviam da lua para medir o tempo. Existe a teoria de que os primeiros anos se compunham de cinco meses, de trinta dias cada um, tomando o numero cinco por ser este o numero dos dedos da mão.
Para que não paire dúvidas e desgaste aos nossos visitantes com os cálculos envolvidos, vejamos quais foram os critérios que foram utilizados para chegarmos aos valores acima. Antes de tudo, convém explicar que o cálculo é com cifras astronômicas (aproximadas), ao invés de recorrer aos calendários, gregoriano ou juliano e também ao chamado período juliano.
As lunações (Revolução Sinódica) aproximam-se astronomicamente do número 29,5305881 dias médios.
Por sua vez, o ano astronômico (Revolução Trópica) aproxima-se de 365,24219296 dias médios.
Partindo-se desse pressuposto, os 969 anos atribuídos a Matusalém reduzem-se a 78 anos 4,2757 meses aproximadamente, como podemos constatar a seguir:
969 anos da vida de Matusalém (Bíblia) X 29,5305881 = 28.615,1399 dias médios. 28.615,1399 divididos por 365,24219296 dias médios = 78,3457 anos. Portanto Matusalém morreu com 78 anos e 4 meses que para a época era uma vida longa.O que a ciência da singularidade está desenvolvendo faz com que as próximas gerações vivam por 2000 anos bíblicos. É mole ou quer mais?
Edu meu caro, (concluindo)

Para que a espécie humana alcance a longevidade buscada, eu disse a longevidade e não a imortalidade, deverá ser exterminado 2/3 da população mundial existente. Isto quer dizer que o terceiro mundo está fora desta evolução, inclusive a América do Sul.
Noreda Somu disse…
Altamirando! Simplesmente adorei seu texto! Li e reli várias vezes e fiquei entusiasmado. Não sei se você sabe, mas estou trabalhando num livro baseado justamente neste tema e você acabou de me dar "de mão beijada" alguns assuntos que por total falta de conhecimento, deixei de abordar no esboço do livro. Vou pesquisar cada item citado por você, trabalhar exaustivamente encima deles e introduzi-los no meu livro. desde já agradeço.

comecei a escrever o livro em 2009, já estou lá pela página 250 e não tenho previsão de terminar.

Peço licença em seu texto para anexar alguns fragmentos do livro, e veja que, embora seja ficção "Terra, um péssimo lugar para se viver", o livro é baseada em ciência atual.

....
Capítulo 1 (memórias de um velho)

Hoje, sentado na cadeira de balanço de minha biblioteca, posso contemplar minha coleção de livros. São seis mil livros, todos lidos. Nem em minhas mais espetaculares fantasias, poderia imaginar que pudesse chegar tão longe. Lembro-me que aos dezessete anos, coloquei na cabeça que precisava ler pelo menos Quatro mil livros antes de completar os oitenta. Superei minhas expectativas. Mas de que adiantou?

Hoje não tenho coragem de olhar pela janela. Tenho medo de encarar o mundo e no que ele se transformou nesses 70 anos. Minha janela à prova de ruídos me mantém isolado do caos lá fora. Os prédios de hoje em dia, são feitos de forma diferente. A engenharia, finalmente conseguiu vencer as forças devastadoras dos terremotos que começaram a atingir a América do sul por volta de 2025.

Na verdade foi até bem simples. Os países que eram constantemente atingidos por tremores foram os precursores destes tipos de construção. Infelizmente, foi necessário que um terremoto devastasse o Japão, para que a tecnologia se empenhasse mais em solucionar o problema. Foram onze milhões de mortos em apenas dois dias. Primeiro eles optaram por colocar molas super resistentes no meio da fundação dos edifícios, assim, o prédio balançava por igual durante as investidas da mãe natureza. É esta oscilação uniforme que impede o edifício de cair. Uniu-se isto a uma técnica norte americana que consistia em colocar camadas de borracha natural e chapas de aço na construção. Pronto, estava resolvido o problema. [fim da página 1]...
Noreda Somu disse…
Continuando...

Até parecia estranha a maneira como eu imaginava que seria o futuro, MS dizer que era loucura era um exagero. Eu sempre falei que o sonho de todo ser humano é prolongar sua vida na Terra. Também sempre disse que o maior empenho da ciência estava em justamente fazer com que o homem viva mais e melhor.

Descobrir a cura para as doenças, encontrar uma maneira de fazer com que o homem não perca as forças com o passar dos anos, retardar o envelhecimento dos órgãos internos e externos, sempre foram os alvos prioritários dos geneticistas. E por incrível que pareça, eles conseguiram este feito no ano de 2019. No dia 16 de Março, um cientista Israelense chamado Yosef Ahmed fez uma descoberta que revolucionaria o mundo.

Sempre acreditamos que a morte era algo inevitável para os seres humanos, então devíamos considerar o legado de que íamos deixar a vida para trás. A esperança de viver para sempre estava até então, limitada somente aos contos de fadas, sobretudo para as pessoas que nasceram em 1800, quando a média de vida era de 35 anos, porém em 2010, os homens americanos já tinham uma expectativa de vida de 77 anos, as mulheres 81, então, alguns cientistas, perceberam que essa expectativa de vida poderia dobrar para 150 anos, sendo assim, poderia dobrar novamente e assim sucessivamente até um número infinito.

Os pesquisadores mais pessimistas, se é que posso os chamar assim, acreditavam que o limite de vida que um ser humano poderia chegar num máximo de 130 anos. Já o Dr. Yosef previa um mundo em que teríamos pessoas com 150 anos andando com outras que já passavam dos 600 anos. As doenças relacionadas ao envelhecimento como, osteoporose, Alzheimer e as doenças cardíacas, impediam os cientistas de chegar a esse ponto. Então, na busca pela imortalidade, os cientistas do laboratório do Dr. Yosef resolveram focar-se em como interromper o envelhecimento que ocorria dentro do corpo. [fim da página 3]
Noreda Somu disse…
...Primeiro eles descobriram uma dieta com alta restrição calórica, cortando em 80 por cento a ingestão dessas substancias, mas mantendo o consumo de outros nutrientes que compensassem esta perda. A primeira parte do enigma estava resolvida. Começaram então, a produzir em laboratório uma pílula miraculosa que continha todos os nutrientes necessários para a vida, menos a as calorias.

As fantásticas pílulas também paravam por completo a produção de radicais livres, que são moléculas que causam danos no organismo aumentando à medida que envelhecemos. Associados a esta pílula, os pesquisadores desenvolveram um novo composto a partir da raiz de uma hortaliça chamada “azeda” que possuía cem vezes mais resveratrol¹ do que o suco de uva ou o vinho, e chegaram a uma fórmula que interferia diretamente no processo de envelhecimento a nível genético. Por ultimo, uma enzima chamada telomerase², brutalmente enriquecida, fazia o papel de reparação do revestimento da célula.
Noreda Somu disse…
Notas no rodapé da página do livro:

1- O resveratrol é um polifenol que pode ser encontrado principalmente nas sementes de uvas, na película das uvas pretas e no vinho tinto. Foi descoberto em pesquisa na PUCRS que na raiz de uma hortaliça chamada azeda possui cem vezes mais resveratrol do que o suco de uva ou o vinho. (Jornal Folha de São Paulo). Quanto mais intensa for a cor, quer do vinho quer das uvas, tanto maior o seu conteúdo em polifenóis. Além do resveratrol, existem outros polifenóis com interesse para a saúde humana, tais como os taninos, flavonas e os ácidos fenólicos.

Estudos parecem indicar que o resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis de lipoproteínas de baixa densidade, também conhecidas como colesterol LDL (o "mau colesterol) e aumentar os níveis de lipoproteínas de alta densidade, o colesterol HDL, (ou "bom colesterol). (O LDL, principalmente no seu estado oxidado, pode acumular-se nas paredes dos vasos sangüíneos, levando à formação de placas de ateroma. Essas placas dão origem à aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sangüíneos).

O resveratrol favorece a produção, pelo fígado, de HDL; e a redução da produção de LDL, e ainda impede a oxidação do LDL circulante. Tem, assim, importância na redução do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio.

Estudos parecem indicar também um efeito benéfico do resveratrol na prevenção do câncerPB / cancroPE, pela sua capacidade de conter a proliferação de células tumorais, através da inibição da proteína NF Kappa B, está envolvida na regulação da proliferação celular.
Noreda Somu disse…
2- Telomerase é uma enzima descoberta por Elizabeth Blackburn e Carol Greider em 1985, que tem como função adicionar sequências específicas e repetitivas de DNA à extremidade 3' dos cromossomos, onde se encontra o telômero. Esta enzima é uma transcriptase reversa, tendo na sua estrutura um modelo em RNA que utiliza para sintetizar o DNA telomérico, em eucariotas.

Estudos recentes sugerem ser possível reverter o processo de senescência celular incrementando, de forma artificial, a quantidade de telomerase nas células. Seria possível, inclusive, reverter algumas atrofias de tecidos, devidas ao envelhecimento, induzindo a síntese de telomerase. Não obstante, é preciso considerar uma consequência indireta de alterar os genes da mortalidade celular: no caso do câncer, as células cancerosas, à diferença das células somáticas normais, não entram em senescência depois de um número definido de divisões. Estudos demonstram que, quando se estimula a atividade da telomerase e se inativa um gene supressor tumoral (o gene p16INK4a), produz-se imortalidade celular, o que constitui um passo importante para a formação de um tumor.
Muitas células cancerosas derivam de células somáticas, e foi comprovada a presença de telomerase em 75-80% das linhas tumorais. Isto não quer dizer que a telomerase induza o câncer. Kathleen Collins da Universidade de
Berkeley descobriu que doentes afetados por uma enfermidade congênita rara, a disqueratose congênita, tinham níveis de telomerase anormalmente baixos. Entretanto, em muitos casos, morriam de câncer gastrointestinal. [1]Apesar desta incongruência, sabe-se que a agressividade das células tumorais está relacionada com seus níveis de telomerase e que níveis altos desta enzima são indicativos da malignidade do tumor.
Recentemente a FDA autorizou dois estudos clínicos com telomerase. Um deles visando obter um melhor diagnóstico do câncer cervical e o outro para avaliar um fármaco contra a leucemia mielóide. No Japão, está sendo utilizado em crianças com neuroblastoma 4S.[2] Aparentemente essas crianças têm um câncer metastásico, mas os tumores são telomerase negativos e aproximadamente 80% chegam a uma remissão espontânea uma vez que o tumor tenha sido eliminado cirurgicamente. O estudo identifica os que são telomerase–positivos, de maneira que possam ser tratados de uma manera mais agressiva. De fato, na atualidade, uma importante linha de investigação do câncer se baseia na telomerase como alvo. A Geron Corporation está desenvolvendo esses medicamentos anti–telomerase contra o câncer, obtendo bons resultados em células cancerígenas em cultivo.[3] As células tratadas reduzem seus telômeros e morrem depois de aproximadamente 25 divisões.

As células tumorais imortais podem ser úteis para imortalizar células somáticas mediante hibridação celular somática. Isto é feito mediante a fusão dos citoplasmas de uma célula tumoral e uma célula somática em cultivo. Esta técnica se aplica a diferentes fins, tais como determinar o endereço cromossômico de um gene ou obter algum produto específico, como um anticorpo para a um determinado antígeno.
Noreda Somu disse…
Por fim...

[...O Dr. Yosef, juntamente com seu grupo e cientistas, chegou onde nenhum outro antes, sequer imaginara. Descobriu a pílula da juventude. Mas com a notoriedade, vieram também as perseguições.

Grupo religiosos ultraconservadores, indústrias farmacêuticas, enfim, instituições que sempre enriqueceram às custas das mazelas da população global, agora viam-se seriamente ameaçadas pela descoberta do médico Israelense. Não demorou muito para que o Doutor Fosse vítima de um trágico acidente automobilístico. Porém era tarde. Seus relatórios e as fórmulas necessárias para a produção massiva da pílula que ganhou o nome de CPV (cápsula de prolongamento da vida), já estavam em segurança e a produção teve início em 16 de Março de 2020, exatamente um ano após a descoberta...

Bom, o desfecho, quem quiser saber, vai ter que esperar o livro sair.
Noreda Somu disse…
Altamirando! para de "roubar" a minha ideia pô!

Tô brincando! Na verdade, eu acredito que, a partir do momento que se viva mais (sei lá, 200 anos quem sabe), com a população beirando os 12 Bilhões de habitantes, se fará necessário, senão essa limpeza que você sugeriu, algo que agrida mais a moral e a ética do homem, tipo:

"Uma pessoa tem avós, e bisavós ainda vivos e gozando de boa saúde. Mas essa pessoa deseja ter um filho. Como o "governo" não tomou providencias a respeito da "desocupação" do espaço na Terra (ocupado por cada família), caberá então à pessoa escolher, um de seus parentes longevos, para morrer e dar lugar ao filho que ele tanto deseja.

As questões morais e éticas serão as que mais ferirão a população, caso cheguemos ao concretude da prolongação da vida.

Ps. Minha opinião
Levi B. Santos disse…
Noreda!

O "Dr. Yousef". Interessante e de alto teor significativo -, sempre um Judeu salvando o mundo. (rsrs)

Freud explica... (rsrsrs)
Noreda Somu, perfeito, perfeito!

Não haverá necessidade de matar um ancião da família, aí seria uma regressão já que a grande sacada é a longevidade.A solução mais viável é eliminar os marginais da sociedade a começar pelos inúteis que já estão julgados e encarcerados. Imagine se isto fosse possível no nosso "Brasil Varonil". Se eliminarmos os presidiários, os políticos corruptos os sem terras e todos os indigentes que sobrevivem das esmolas (bolsas) do governo. Sobra espaço, água e alimentos para nós por mais de mil anos. Isto é ficção, mas vai que chove!
Eduardo Medeiros disse…
Mirandinha.

muito interessante seus cálculos matuzalênicos. Nunca tinha atentado para a contagem dos dias através da lua e não do sol nas comunidades primitivas.

Aprendi mais uma.
Eduardo Medeiros disse…
Levi,

o que seria do mundo sem os judeus...?? rsss o EStado de Israel tem pouco mais de 50 anos de fundação e eles já possuem 5 prêmios nobel na área de ciências. O Brasil tem 500 anos e em breve, eu creiooooo, ganharemos um nobel, nem que seja de "os maiores ganhadores da copa do mundo".

Agora, se for contar o número de judeus ganhadores do prêmio, essa lista cresce um "pouquinho":

"A população mundial de judeus é de cerca de 14 milhões, ou seja, 0.02% da população mundial.

Eles receberam os seguintes prêmios Nobel:

Literatura:

1910 - Paul Heyse
1927 - Henri Bergson
1958 - Boris Pasternak
1966 - Shmuel Yosef Agnon
1966 - Nelly Sachs
1976 - Saul Bellow
1978 - Isaac Bashevis Singer
1981 - Elias Canetti
1987 - Joseph Brodsky
1991 - Nadine Gordimer World

Química:

2009 – Ada Yionat
2011 - Daniel Scechtman

Paz:

1911 - Alfred Fried
1911 - Tobias Michael Carel Asser
1968 - Rene Cassin
1973 - Henry Kissinger
1978 - Menachem Begin
1986 - Elie Wiesel
1994 - Shimon Peres
1994 - Yitzhak Rabin

Física:

1905 - Adolph Von Baeyer
1906 - Henri Moissan
1907 - Albert Abraham Michelson
1908 - Gabriel Lippmann
1910 - Otto Wallach
1915 - Richard Willstaetter
1918 - Fritz Haber
1921 - Albert Einstein
1922 - Niels Bohr
1925 - James Franck
1925 - Gustav Hertz
1943 - Gustav Stern
1943 - George Charles de Hevesy
1944 - Isidor Issac Rabi
1952 - Felix Bloch
1954 - Max Born
1958 - Igor Tamm
1959 - Emilio Segre
1960 - Donald A. Glaser
1961 - Robert Hofstadter
1961 - Melvin Calvin
1962 - Lev Davidovich Landau
1962 - Max Ferdinand Perutz
1965 - Richard Phillips Feynman
1965 - Julian Schwinger
1969 - Murray Gell-Mann
1971 - Dennis Gabor
1972 - William Howard Stein
1973 - Brian David Josephson
1975 - Benjamin Mottleson
1976 - Burton Richter
1977 - Ilya Prigogine
1978 - Arno Allan Penzias
1978 - Peter L Kapitza
1979 - Stephen Weinberg
1979 - Sheldon Glashow
1979 - Herbert Charle s Brown
1980 - Paul Berg
1980 - Walter Gilbert
1981 - Roald Hoffmann
1982 - Aaron Klug
1985 - Albert A. Hauptman
1985 - Jerome Karle
1986 - Dudley R. Herschbach
1988 - Robert Huber
1988 - Leon Lederman
1988 - Melvin Schwartz
1988 - Jack Steinberger
1989 - Sidney Altman
1990 - Jerome Friedman
1992 - Rudolph Marcus
1995 - Martin Perl
2000 - Alan J. Heeger
2011 - Adam Riess Guy
2011 - Saul Perelmutter

Economia:

1970 - Paul Anthony Samuelson
1971 - Simon Kuznets
1972 - Kenneth Joseph Arrow
1975 - Leonid Kantorovich
1976 - Milton Friedman
1978 - Herbert A. Simon
1980 - Lawrence Robert Klein
1985 - Franco Modigliani
1987 - Robert M. Solow
1990 - Harry Markowitz
1990 - Merton Miller
1992 - Gary Becker
1993 - Robert Fogel

Medicina:

1908 - Elie Metchnikoff
1908 - Paul Erlich
1914 - Robert Barany
1922 - Otto Meyerhof
1930 - Karl Landsteiner
1931 - Otto Warburg
1936 - Otto Loewi
1944 - Joseph Erlanger
1944 - Herbert Spencer Gasser
1945 - Ernst Boris Chain
1946 - Hermann Joseph Muller
1950 - Tadeus Reichstein
1952 - Selman Abra ham Waksman
1953 - Hans Krebs
1953 - Fritz Albert Lipmann
1958 - Joshua Lederberg
1959 - Arthur Kornberg
1964 - Konrad Bloch
1965 - Francois Jacob
1965 - Andre Lwoff
1967 - George Wald
1968 - Marshall W. Nirenberg
1969 - Salvador Luria
1970 - Julius Axelrod
1970 - Sir Bernard Katz
1972 - Gerald Maurice Edelman
1975 - Howard Martin Temin
1976 - Baruch S. Blumberg
1977 - Roselyn Sussman Yalow
1978 - Daniel Nathans
1980 - Baruj Benacerraf
1984 - Cesar Milstein
1985 - Michael Stuart Brown
1985 - Joseph L. Goldstein
1986 - Stanley Cohen [& Rita Levi-Montalcini]
1988 - Gertrude Elion
1989 - Harold Varmus
1991 - Erwin Neher
1991 - Bert Sakmann
1993 - Richard J. Roberts
1993 - Phillip Sharp
1994 - Alfred Gilman
1995 - Edward B. Lewis
2011 - Bruce Beutler
2011 - Ralph M. Steinman"

http://www.lawadv.com/JudeuseospremiosNobel.asp

Desculpe, Mirandinha, não quero desfocar o tema principal, mas só fiz um adendo ao comentário do judeu paraibano Levi...rsss
Eduardo Medeiros disse…
A ideia de exterminar populações "indesejáveis" para que os ricos, brancos e europeus possam gozar da sua longevidade em paz é nazismo puro; vocês devem ter como ídolo e exemplo de humanidade, Adolf Hitler.

apesar que do jeito que a europa está em crise, não sei se vai sobrar Europa para contar a história. Na hora que a resseção ficar insustentável, veremos o que farão as civilizadas e cultas populações europeias.

Vejam só sinais dos tempos: o consulado americano está tirando toda a burocracia para que os brasileiros possam viajar para os staistes sem problema algum. Eles estão passando a sacolinha em busca do dinheiro dos brasileiros novos endinheirados.
Levi B. Santos disse…
Bem, EDU, não fui eu que entrei aqui com o tema "JUDEU".

Foi o INCONSCIENTE do Edson que, o traiu, ao no meio de tantas nações, influenciá-lo a escolher um Israelita, o Dr. Yosef, para sua odisseia futurística.

Não sei, mas esse doutor judeu do inconsciente do EDSON, tá com a cara do Moisés Bíblico (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

O inconsciente é FOGO rapaz: "não sabemos porque escrevemos o que escrevemos". (rsrs)
Levi B. Santos disse…
a crise do EURO já começou a fazer vítimas. (rsrs)
Levi B. Santos disse…
Ahhhh, Edu, de Isaac Bashevis Singer (prêmio nobel de literatura), tenho na minha estante dois fenomenais livros desse espetacular autor: "O ESCRAVO", e "SOSHA"
O Provocador disse…
Lvi, pode acreditar, mas a idéia de um Judeu foi proposital. Tem até um trecho no livro em que falo que virá de belém o salvador. Pra mim tem sido muito gratificante poder escrever uma ficção baseado na ciência verdadeira e não pseudo-ciência tipo: Jornada nas estrelas.

O protagonista do Livro, como não poderia deixar de ser, é o Noreda, mas tem personagens muito interessantes, onde me inspirei em Marcio, Levi, Eduardo, Gresder (não pretendo usar os nomes verdadeiros) E agora terá também um Altamirando.

EDUARDO, obrigado pela dica dos cientistas, escritores e outrsas pernonalidades de judaica...judia...ou sei lá o que. Ainda não consigo dicotomizar nacionalidade de religião quando a palavra é "JUDEU". Que estranho né?
O Provocador disse…
Nossa! O teclado do PC aqui de casa tá uma bela merda! Acho que deu pra entender o que nescrevi né gente?
Edu meu caro,

O Estado de Israel tem 50 anos, mas o povo israelita, o povo hebreu, o povo semita e o povo cananeu que formaram o povo judeu tem sua existência evidenciada há muitos milênios. Esta miscigenação explosiva vem cultuando a guerra entre semelhantes e está inserida em todas as culturas. Existe o judeu russo, o judeu alemão, italiano, francês, canadense, americano, austríaco, hungaro etc. Então, se você procurar no sangue de qualquer "Nobel" encontrará uma gota de sangue judeu. Hitler, Ronaldo Bigs, Göering também tinham.
Edu meu caro,

A idéia é exterminar populações "indesejáveis", mas não para os 'WASP" (Anglo Saxão, Protestante e Branco) e sim, para alguns elementos que aprenderam uma lição denominada harmonia e estão procurando uma sobrevida num ambiente que não aceita ser sujado por porcos.
A américa e a Europa estão atraindo o dinheirinho do brasileiro, é? Pois pois, gato com fome come sabão.
Esta receita nunca deu certo. Subalternos ou pobres não se sentam à mesa com fidalgos. Eles não sabem usar os talheres e acabam cometendo tolices. Que estrutura econômica tem a Grécia para sustentar uma moeda forte?
O mesmo acontecerá com o Mercosul quando o Brasil, Argentina e Chile clocar na mesma mesa o Perú, Blívia,Paraguai, Uruguai, Equador e Venezuela.Quem trabalha com pobre corre o risco de pedir esmola para dois.
O Provoca dor,

Este salvador que virá de Belém, para ilustrar seu livro, deve ser o Jader Barbalho. Espero que você envie um exemplar, autografado, para cada personagem que inspirou seu livro.
Judeu não é uma raça, nem religião, judeu é um estado de espírito fundamentado numa religião.Assim como os ciganos.
Eduardo Medeiros disse…
Mirandinha,

se Hitler desconfiasse que tinha um gotinha de sangue judeu o que será que ele faria? será que manteria a coerência e se jogaria na câmara de gás?

Mirandinha,

A idéia é exterminar populações "indesejáveis", mas não para os 'WASP" (Anglo Saxão, Protestante e Branco

será que mesmo não sendo Anglo Saxão, mas sendo protestante e branco eu não passaria pela média...? você e o edson estão na merda pois apesar de brancos, não são anglos e nem protestantes...kkkakakakk
Eduardo Medeiros disse…
ahhahahahahahahhaahah hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaahhaaaa
Eduardo Medeiros disse…
Fica aí a dica, meu nobre judeu paraibano. (ainda mais agora que o Mirandinha definiu que "judeu" é um estado de espírito...) rsss
Edu meu caro.
O Conde Vlad (Drácula) também tinha sangue judeu e Hittler se vingou quando descbriu que suas raízes Austro-Húngaras eram judias, seu "tataravô" era tataraneto de Judas.

Nós, eu você e o Edson estamos na merda porque somos "INISA" (Ibéricos, Negros e Indios Sul Americanos). Não temos chance alguma de indultos.
Levi B. Santos disse…
Noreda

Me fixei no Dr. Yosef, que é uma variante do nome Joseph. Mas olha o significado dessa palavra hebraica, Joseph:

“Gosta de manter-se de igual para igual com qualquer pessoa numa disputa. Não se sente nem busca ser melhor nem pior que ninguém, é uma pessoa de mente aberta. Não gosta de ficar parado, pois tem grande agilidade mental e física. Gosta de passar seu tempo lendo e adora estudar, não deixa passar uma oportunidade de viajar. É daqueles que possui uma paixão invejável pela vida. Não tem muita diplomacia na hora de dizer certas verdades, julgar ou criticar, costuma fazer isso à queima roupa”.

[http://www.significado.origem.nom.br/nomes/joseph.htm ]

Esse horóscopo hebraico tem alguma coisa a ver conosco, Edson? (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
ah, vai, Levi, você inventou isso....kkkkkkkkakakaka
Levi B. Santos disse…
Ô Miranda,

Aí no Pará e adjacências, por ocasião da exploração das seringueiras para fabricação da borracha, deu uma chuvarada de gente de fora, principalmente americanos que levavam o produto bruto para fabricar os pneus dos seus carros.

Será que não tem um pingo de sangue de Judeu em algum Paraense?

Veja o que diz essa fonte:

http://www.centroisraelitadopara.com.br/noticias.php?id=32

O que muitos não sabem é que a Região Norte abriga a maior parte dos descendentes de judeus do Brasil, além de abrigar o primeiro cemitério de judeus no país, inaugurado em 1848. O economista, sociólogo manauara e também judeu, Samuel Benchimol afirma, em seu livro "Eretz Amazônia: os judeus na Amazônia", que existem quase 300.000 descendentes de judeus espalhados por toda a Amazônia Legal.
Eduardo Medeiros disse…
Levi,

o Mirandinha tem toda pinta de ter sangue judeu nas veias; taí mais um desgarrado de Javé...

Mas essa questão de ser ou não judeu é meio complexa, naõ? (o assunto já está desviando, não tem jeito mesmo...rss)

em primeira mão, judeu é ser descendente de uma etnia e de uma religião. Mas devido à história singular desse povo, esses conceitos vão se misturando. Mas o Mirandinha está certo quando diz que ser judeu é ter um certo "estado de espírito".

Já ouvi disserem que só é judeu quem é filho de uma judia. A mãe e a mulher tem uma papel destacado na sociedade judaica.

vai aí um texto do historiador Jaime Pinsky, publicado lá no meu veredas (http://veredasdopensamento.blogspot.com.br/2012/05/o-que-e-ser-judeu.html)

desculpe, Mirandinha, pela propaganda fora da regulamentação do CONAR no seu post...
Caro Levi,

Os seringueiros que vieram para a Amazonia explorar a borracha para Henry Ford eram todos judeus da Paraíba, Ceará e Sergipe, hoje existem mais de três milhões de descendentes deles pescando, agricultando ou madeirando mas nenhum deles reza com a bunda virada para Meca.
Os primeiros judeus, filhos de judias, que vieram para a Amazonia não sabiam pescar e morreram de fome, como eram muitos os pescadores fizeram um cemitério só para eles.
Edu meu caro,

Zumbí era judeu?
Cara, eu sou baiano e minha bisavó foi mãe de leite de Iemanjá. Judeu, héin!... Nem na cuia.
Na verdade, Edu, o verdadeiro judeu tem que ser filho de judia porque na sua cultura milenar, as mães sabiam, com certeza, quais eram seus filhos, mas muitas não tinham certeza quanto ao pai. O papel da mãe era determinante.

Desculpar o quê? Desce a ripa!
Eduardo Medeiros disse…
Já que falei em propaganda, quero convidar a todos os confraternos que batm boca aqui neste espaço para ler a postagem no blog do LEVI sobre o novo livro do filósofo Pondé. Imperdível.
Caro Levi,
Acabei de me lembrar que moro em frente a um cemitério de israelitas na rua José Bonifácio aqui em Belém, mas na rua Serzedelo Correa entre a Gentil Bitencout e Conselheiro Furtado tem um cemitério só de judeus. Foi bom você me lembrar disso, eles costumam ressuscitar.
Belo texto miranda,

Indo ao tema de Judaismo, existem tres tipos de Judeus, o judeu de religião, o de região e o de sangue.
Alguns consideram um tipo e não outro, por isso gera essa confusão.



Nossa fiqei tanto tempo sem passar por aqui, que postei no outro texto achando que ele ainda estava ativo, hehehe
Apenas recolocando algo da outra postagem aqui, eu não sou o Edson...
Tiago,

O judeu é o único animal, da espécie humana, portador de mimetismo. O judeu se adapta no Japâo, nos polos, no chile e até na Bolívia ou em Cuba e é o unica raça que hiberna por milhares de anos sem perder a essência misantrópica.
Levi B. Santos disse…
Miranda


Você é um “privilegiado”, pois está residindo em cima do solo onde foi erguida a primeira comunidade judaica do Império Português no Brasil.

Ahhh! O Edu estivesse aí já teria esmiuçado a história desses primeiros herdeiros de Javé no Brasil . (kkkkkk)

Mas segue aí um pequeno esboço desse que, talvez, tenha sido o primeiro cemitério judaico no Brasil. Não sei se foram os párias, que os ancestrais de Henry Ford exportaram para a Amazônia (rsrs). É bom pesquisar... :


19/10/2009 - LINHA DO TEMPO DA PRESENÇA JUDAICA NA AMAZÔNIA

• 1810 – Firmados, entre o Brasil e a Grã-Bretanha os tratados de Comércio e Navegação e Aliança e Amizade. - Tem início a imigração judaica para a Amazônia.
• 1821 – Extinção da Inquisição em todo o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
• 1822 – Proclamada a Independência do Brasil por D. Pedro I, Imperador do Brasil.
• 1823 – O judeu-marroquino, José Benjó, requer sua naturalização e licença para comerciar. Estabelece seu comércio na Rua do Pelourinho, atual 7 de Setembro em Belém do Pará.
• 1824 - Inauguração da primeira sinagoga no Brasil Império – “Eshel Abraham” em Belém do Pará, por Abraham Acris.
• 1838 – Marechal Francisco D’Andrea concede licença para comerciar a diversas firmas de judeus marroquinos.
• 1842 – Inauguração em Belém, do primeiro cemitério israelita do país no período imperial.
• 1850 – Tem início o Ciclo da Borracha que atraiu um grande número de imigrantes judeus marroquinos para a Região Amazônica.
• 1866 – D. Pedro II decreta a abertura do Rio Amazonas e seus afluentes à navegação mercante para todas as nações – a Linha Booth foi inaugurada ligando os portos de Manaus e Belém com a Europa.
• 1889 – Fundação da segunda sinagoga da Amazônia, também em Belém do Pará – Sinagoga Shaar Hashamaim por Leão Israel. - É Proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil em 15 de novembro.
• 1890 à 1910 – O boom do Ciclo da Borracha e da imigração marroquina para a Amazônia.
• 1890 - Em Belém do Pará é inauguda a "Sociedade Guemilut Hassadim Shel Ribi Shimon Bar Yochai" a entidade pioneira na organização da comunidade israelita do Pará. - Morre em Manaus o Rabino Shalom Muyal z"l.
• 1918 - Fundado o Comitê Israelita do Pará que absorveu o ógão antecessor, "Sociedade Guemilut Hassadim" e que depois torna-se Centro Israelita do Pará até a atualidade.
• 1926 – Isaac José Perez é eleito prefeito de Itacoatiara.
• 1929 – Inauguração do Comitê Israelita do Amazonas em Manaus sendo seu primeiro presidente Raphael Benoliel.
• 1940 - Inauguração do Templo atual da Sinagoga Shaar Hashamaim em Belém, orgulho do judaísmo amazônida.
• 1948 – O jornalista David Joseph Elias Israel publica o primeiro número do quinzenário Folha Israelita que por mais de uma década serviu à comunidade amazonense.
• 1962 – É inaugurado o Templo da Sinagoga atual de Manaus denominada "Beit Yacov – Rebi Meyr", resultado da fusão das duas sinagogas alí existentes.
• 1974 - Rabino israelense marroquino Yosef Ohana, inaugura e dirige uma Yeshivá para jovens judeus da região, é a segunda do país.
• 1998 – Samuel Benchimol z'l, Professor Emérito da UFA lança a obra literária "Eretz Amazônia – Os Judeus na Amazônia".
• 2002 – David Salgado lança o Jornal "Amazônia Judaica".
• 2004 – O Documentário "Eretz Amazônia – Os Judeus na Amazônia", baseado na obra
Caro Levi, não sei se é privilégio ou castigo.

Não vejo na cultura paraense, vestígios de influência judáica. Vejo a portuguêsa. Como Belém está sobre um mangue e o lençol freático está próximo à superfície, isto inibiu sua ressurreição.
Caro Levi,

Eu falei que não se faz festa com uma omelete feita com um ovo de codorna. Um ovo só é pouco.
Levi B. Santos disse…
MIranda

Vivendo e aprendendo.

Jamis pensei que os judeus marroquinos, ou seja lá de onde forem, tinham feito o seu primeiro ninho na nossa Colônia, aí nesse mundão, que na época só tinha índios e animais selvagens, e logo bem pertinho aí de sua mansão. (rsrs)

Se puder me manda uma foto desse cemitério. Pura curiosidade histórica (rsrs)
Caro Levi,
Vou fotografar e mando para você via face.
Edson Moura disse…
Vejo que ao final, o "Dr. Yosef" se tornou inspiração para os comentários na Confraria. é um bom presságio de que a personagem vai emplacar. mais um Judeu de fibra.
Levi B. Santos disse…
“...O Dr. Yosef, juntamente com seu grupo e cientistas, chegou onde nenhum outro antes, sequer imaginara. Descobriu a pílula da juventude. Mas com a notoriedade, vieram também as perseguições”. (Edson)

Noreda, você disse que foi proposital a colocação de um judeu em sua ficção. Mas há outras correspondências suspeitas a investigar no seu trecho acima reproduzido: troque esse grupo de cientistas por apóstolos; substitua a “pílula da juventude” por “vida eterna”. Junte tudo as notórias “perseguições” a que Yosef e seus discípulos enfrentaram, e teremos um boa reciclagem do evangelho, segundo re-escreveu, Edson. (kkkkkkkkkk)
Caro Levi,

Mas isto plágio. Você quer dizer que por falta de imaginação o Edsom plagiou a bíblia? He, he, he...
Levi B. Santos disse…
Miranda

Atos falhos, ficções, lapsos, poemas, etc.

Já dizia o homem da "Teoria das Probabilidades" -, Pascal: "O coração tem razões que a própria razão desconhece"
Levi B. Santos disse…
Miranda


O Edson, é um provocador (rsrs)

Yeshua ben Yosef é – Jesus Cristo para os seus seguidores, Isa ibn Mariam para os muçulmanos, Jesus de Nazaré para historiadores e arqueólogos

Qualquer semelhança da ficção do Edson com os evangelhos não é mera coincidência. O Edson na dialética se transforma em três. (rsrs)
O Provocador disse…
Boa dica Levi, embora eu já tenha pensado em reescrever a Bíblia, com cada passagem sendo desconstruída pela lógica racional (porque também existe a lógica emocional), mas é um trabalho de Sísifo. Talvez um dia, quando eu não precisar mais ficar 16 horas no trabalho, eu consiga me dedicar ao meu maior prazer que e escrever.

Falando em escrever, gostaria de saber quem é o próximo a postar, pois tenho um texto engatilhado que fala exatamente sobre o "escrever", tenho certeza que será um "bálsamo" para nós que ultimamente, querendo ou não querendo, só falamos de religião, ou de algo ligado à religião. Tô cansado!

Ps. Sou um provocador mesmo!
Mas quem é o escritor, O Edson Moura vai psicografar para o Noreda usando como "cavalo" O PROVOCA DOR?.
Pode postar, há muito que a seqüência descarrilou.
Amanhã, uma "litotripsia" me espera.
Levi B. Santos disse…
Vais transformar pedras grandes em pedrinhas, Miranda?

Desejo-lhe um procedimento rápido e sem complicações. Como sou "garçom" não posso dar pitacos nessa área. (rsrs)

É, mas não esqueça de levar o seu laptop aí para o apartamento hospitalar, para comentar sobre as "bombas" que o Edson Provocador Noreda Somu prometeu explodir nesta sala.
Caro Levi,

Um profissional (pedreiro) vai transformar em pó um mataco de 2,5 ton num período de 24hs. Entro na quarta e saio na quinta. Domingo eu estarei na praia salgando o duplo y.
Eduardo Medeiros disse…
Boa quebra de pedra, Mirandinha!!

Esse Levi é um filho de uma boa mãe cristã; consegue descobrir os motivos inconscientes até de quem tem "3 consciências"...rsss
Caros Levi e Edu,

Saí do hospital agora. E já vou providenciar preparação para um borbardeio de outro mataco de 2,0cm dentro de rim. Desta vez o procrdemento será diferente. Não é pelo ureter, por corte ou furos. A quebra da pedra se dá por ultra som ou laser fora do copo. Ainda não sei o nome do processo. É muita pedra, se ao menos fosse ouro!