quinta-feira, 3 de maio de 2012

Singularidade Humana


Singularidade Tecnológica é um evento histórico previsto para o futuro no qual a humanidade atravessará um estágio de colossal avanço tecnológico em um curtíssimo espaço de tempo.
Numa linha de raciocínio alternativa, o matemático, escritor e ativista político Theodore Kaczinski, conhecido como o terrorista Unabomber, publicou um manifesto sobre a possibilidade das classes superiores da sociedade usarem-se da tecnologia para simplesmente eliminar as massas inferiores, Kaczynski é também adepto do ludismo e é radicalmente contra o avanço tecnológico da forma como ele está acontecendo. Os artigos de Kaczynski foram incluídos em um livro recente de Raymond Kurzweil.
Outros perigos mais amenos dizem respeito a  exclusão digital e social e ao impacto da singularidade tecnológica sobre a economia internacional, especialmente sobre os países pobres e emergentes. Há ainda questões éticas, que não representam perigos potenciais, mas que também não podem ser ignoradas.

Singularidade Gravitacional, um conceito da cosmologia envolvendo uma curvatura infinita no contínuo espaço-tempo. Singularidades espaciais, como a que se encontra em um buraco negro de Schwarzschild em que uma partícula deixa de existir por certo instante de tempo; dependendo de sua velocidade, as partículas rápidas tardam mais em alcançar a singularidade ainda que as mais lentas desapareçam antes. Este tipo de singularidade é inevitável,  já que cedo ou tarde todas as partículas devem atravessar a hipersuperfície temporal singular. O termo nomeia um espaço onde um corpo não envelhece ou volta ao passado.

Singularidade Matamática, ponto onde uma função matemática assume valores infinitos ou, de certa maneira, tem um comportamento não definido.
Na medicina os arautos da imortalidade afirmam que a singularidade nada mais é do que uma conseqüência real de uma revolução em curso que já fez disparar, em velocidade sem precedentes, a expectativa de vida humana. Um grupo de cientistas está envolvido na formação da Universidade da Singularidade situada no Vale do Silício  nos EUA.

Tem o objetivo de reunir as melhores mentes do mundo (alunos e professores) para formá-las nas mais diversas áreas (nanotecnologia, genética, etc...) com base no modelo exponencial da evolução tecnológica, preparando-os para serem os futuros líderes mundiais como empreendedores e pensadores. Recursos como prótese para substituir neurônios, máquinas que constroem DNA, coração e até um novo cérebro permitirão que a próxima geração viva pelo menos até os 150 anos e as sucessoras ainda muito mais. Bactérias que viviam há milhões de anos não envelheciam. Nossas células germinativas também não envelhecem. Óvulos e espermatozoides vivem indefinidamente quando congelados. Isto leva os cientistas a acreditarem num prolongamento da vida humana.

A tecnologia da imortalidade já deu os primeiros passos. Nos EUA estuda-se uma célula resistente a todo tipo de vírus. Na Universidade de Harvard há uma máquina capaz de remontar todo o DNA humano de uma só vez. Partes do coração regeneradas com células tronco já deu certo em pacientes com insuficiência cardíaca. Na Universidade da Califórnia, cientistas conseguiram controlar a troca de sinais elétricos do RNA. É o primeiro passo para comandar as reações químicas no interior das células. Na França  o processo de envelhecimento de células de um homem de 74 anos foi revertido. Elas voltaram a ser células tronco embrionárias. O Instituto do Cérebro da Escola Politécnica de Lausanne, na Suíça procura recriar o órgão e prevê resultados concretos para 2014.

“No Rio de Janeiro (Brasil)”, o pesquisador Stephens Rehen da Universidade Federal  fez neurônios a partir de células tronco.
A ciência biológica pode fornecer meios para melhorar o intelecto natural humano. Em que ponto cada qual está na escala ascensional que separa a animalidade da angelitude? Não há duas pessoas que estejam exatamente no mesmo degrau de evolução espiritual. As individualidades que mais se afinam são as que estão mais equiparadas nesse sentido. Mas as variações são infinitas: algumas mal saíram do domínio dos instintos animais, tendo apenas começado seu desenvolvimento intelecto-moral; outras estão adiantadas em inteligência, mas revelam ainda grande indigência em moralidade; muitas possuem bons sentimentos, mas são deficitárias em seu desenvolvimento mental. Donde um terço da população mundial cultua conceitos da idade média ainda resistentes à células tronco, controle de natalidade, transfusão de sangue e transplante de órgãos. Para estes, a singularidade humana será um horizonte de eventos ou ficção científica. Continuarão procriando como coelhos, vivendo como hienas, rezando e morrendo aos 46 anos, como em 1950. Thomas Malthus publicou um influente ensaio em 1798 no qual afirmava que as populações que crescem a uma velocidade maior do que seus estoques de alimentos serão, implacavelmente, reduzidas pela fome , doenças e guerras. O problema é que não se pode deduzir os objetivos da sociedade dos objetivos da natureza. A tentativa de fazer isso é conhecida como falácia naturalista. A falácia naturalista é cometida sempre que se confunde “o que é” com “o que deve ser”.
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...