O Vinho


Segundo o mito, Dioniso ordenou a seus súditos que lhe trouxesse uma bebida que o alegrasse e envolvesse todos os sentidos. Trouxeram-lhe néctares diversos, mas Dioniso não se sentiu satisfeito até que ofereceram o vinho. O deus encheu-se de encanto ao ver a bebida, suas cores, nuances e forma como brilhava ao Sol, ao mesmo tempo em que sentia o aroma frutado que exalava dos jarros à sua frente. Quando a bebida tocou seus lábios, sentiu a maciez do corpo do vinho e percebeu seu sabor único, suave e embriagador. De tão alegre, Dioniso fez com que todos os presentes brindassem com suas taças, e ao som do brinde pôde ser ouvido por todos os campos daquela região. Nos festivais realizados em sua homenagem, que eram basicamente festas da primavera e do vinho, também foram acrescentadas performances dramáticas, especialmente em Atenas, de forma que seu culto pode ser visto ligado ao gênero dramático. Em geral é representado sob a forma de um jovem imberbe, risonho e festivo, de longa cabeleira loira e flutuante, tendo, em uma das mãos, um cacho de uvas ou uma taça, e, na outra, um dardo enfeitado com folhagens e fitas. A partir daí, Dioniso passou a abençoar e a proteger todo aquele que produzisse bebida tão divinal, sendo adorado como deus do vinho e da alegria.
Apreciadores não bebem, desvendam cada pedaço de história escondido nas borbulhas, nos taninos, no carvalho. Se ao olhar uma garrafa de vinho uma pessoa enxergar apenas uma bebida, pode-se ter certeza de que ela não faz parte do clã que, diante da mesma experiência, encontraria naquela garrafa uma história, uma referência ou ainda momentos inesquecíveis de prazeres. É fácil diferenciar alguém que simplesmente bebe vinho daqueles que encontram no fermentado de uva parte de sua vida.
O vinho está associado a momentos felizes e inesquecíveis

É difícil imaginar que uma vinha selvagem, vitis vinifera, se tornou depois de milhões de anos algo em torno de 10 mil variedades de uvas, incluindo o Chardonnay da California ou o Malbec argentino que você está saboreando....nesse exato minuto.


  • Em 2011 a mais antiga evidência de produção de vinho foi descoberta no sul da Armênia. A escavação de um local com  6 mil anos revelou uma cuba de fermentação, os restos de um copo feito com chifre de algum animal, jarras, uvas secas, sementes e malvidina, um componente que dá cor aos vinhos tintos.
  • é possível que os israelitas, muito antes de Dom Perrignon em Champagne, criaram o vinho espumante, nesse caso tinto, muito difícil de ser controlado e recriado : " Para um copo nas mãos do Senhor,e o vinho espuma" ( Salmos 75:8)
  • As pessoas assumem que o vinho de antigamente era tinto. Porém pesquisas recentes em tumbas egípcias sugerem que vinhos brancos foram introduzidos antes da metade do segundo milênio antes de Cristo.
  • A primeira crítica de vinhos ocorreu no século II , quando Athenaeus descreveu um vinho branco elaborado próximo ao lago Mareotis ( localizado no atual Egito) que aparentemente era seco: " Excelente, branco, fragrante, agradável, fácil de assimilar, magro, não aparentemente de " ir para a cabeça " e diurético" .
  • Os antigos apreciavam vinhos bem evoluídos. Vinhos de 30 anos foram deixados na tumba do rei Tutankamon para ser apreciado na vida após a morte...
·         "Cristo não consagrou a água, o leite ou a coca-cola: consagrou o pão e Vinho, como alimentos do corpo e do espírito" (Fernando Sabino)
 
O primeiro milagre de Jesus foi a transformação da água em vinho durante um casamento. Já no Antigo Testamento é possível perceber que o suco da uva é mencionado várias vezes, seja como mensagem de purificação, consagração ou consumo exagerado, que leva à embriaguês
O vinho é uma dádiva ou uma maldição?
“Esses dois aspectos do vinho, seu emprego e seu abuso, seus benefícios e sua aceitação aos olhos de Deus e sua maldição estão entrelaçados na trama do Antigo Testamento de tal modo que o vinho pode alegrar o coração do homem (Sal. 104:15) ou pode fazer a mente errar (Isa. 28:7). O vinho pode ser associado ao regozijo (Ecl. 10:19) ou à ira (Isa. 5:11); pode ser usado para descobrir as vergonhas de Noé (Gên. 9:21) ou, nas mãos de Melquisedeque pode ser usado para honrar a Abraão (Gên. 14:18).”
"Quando provares, não olhes para a garrafa, nem para o rótulo, nem observes aquilo que te rodeia, mas mergulha em ti mesmo para ai poderes ver nascer as tuas sensações e formarem-se as tuas impressões. Fecha os olhos e olha com o teu nariz, com a tua língua e com o teu palato" (Pierre Poupon).
“Quão estranha e magnífica é a máquina humana; abasteça-a com pão, vinho, carne e queijos e saem suspiros, risos e sonhos.”
                                                                              Amém (Mir. 1:5)

Comentários

Levi B. Santos disse…
Miranda

Plagiando a Vênus platinada: “Aqui também tem História”. (rsrs)

Você condensou muito bem a história do vinho, que mais para o bem que para o mal é muito citado nas Escrituras Sagradas.

Que coincidência, Miranda: Eu estava lendo esta semana sobre os melhores vinhos da época da segunda guerra mundial que, até o início dos anos cinqüenta, eram produzidos nas vinícolas francesas (em Bordeaux) dos judeus Rothschild: O Chateau Lafite, e o Mouton eram, de longe, os mais famosos.

Se eu não estou certo, me corrija. (rsrs)
Caro Levi,

Sou fascinado por vinhos mas não sou um enochato. O prazer é meu e eu não divido.
Houve uma fusão entre as grandes caves e hoje temos vinhos como o Lafitte-Hothschild ou o Mouton-Hothschild que atinge preços estratosféricos. Temos os Château d'Yquem, assim como os DRC Romanée Conti. O mais renomado que ja sorvi foi um Monton Cadet Milésime no Reveilon de 2011. Mas tenho alguns bons vinhos. Gosto muito dos vinhos do novo mundo, principalmente Austrália e Africa do Sul sem menosprezar os Malbecs Argentinos. Hothschild continua famoso e agora na Argentina produzindo os divinos Malbec.
Os vinhos são como os homens, com o tempo os maus azedam e os bons apuram.

Uma compania errada pode avinagrar o melhor dos vinhos.
Eduardo Medeiros disse…
Depois das louras, o tinto!

eu não conheço nada sobre vinhos. Não conheço as marcas famosas(aprendi aqui hoje algumas) e não sei distinguir um vinho "30 anos" de um sangue de boi. Na verdade, só tomo vinho no natal mas não dou bola pra marca; como não sei diferenciar sabores, qualquer um para mim é bom...depois que ouvi um médico dizer que uva, o seu suco e o vinho tinto são excelentes bebidas para a manutenção da boa saúde, aprecio a bebida por essa razão (talvez uma heresia para os verdadeiros apreciadores do sabor). E quando o médico disse que qualquer vinho é bom para a saúde se tomado com moderação (até o "famoso" sangue de boi), então fiquei satisfeito.

Então, Mirandinha, tire-me da ignorância, por favor. Indica aí um bom vinho que não seja tão caro(hummm, menos de 30 reais? não sei o preço dos bons...) e que tenha um sabor apreciável. quem sabe com a prática consigo diferenciá-lo do sangue de boi?
Edu meu caro,

Primeiro, Sangue de boi, Cantina da Serra, Sinuelo, Dom Bosco ou garrafões que ficam nas prateleiras inferiores dos super mercados não podem ser chamados de vinhos. É sangria. Os vinhos são acondicionados em ambientes climatizados. Existem bons vinhos na faixa de 30 a 50 reais e o Brasil já produz alguns que participam de competições no exterior. Vou te dar uma dica: Cada um de nós tem um arquivo olfativo e gustativo, o que é bom para mim pode não ser bom para você. Passe a experimentar uma garrafa por semana, basta uma taça por noite e você entrará no mundo do vinho. È fantástico.
Ah!...As dicas:

As uvas são várias, eu gosto da shiraz da Austrália, malbec da Argentina e as cabernet sauvignon de todos os lugares. Mas isto faz parte do seu aprendizado.

1 - Naturelle tinto suave
2 - Pata negra reserva
3 - Malba picada 15
4 - Nieto senetiner reserva
5 - Arte
Todos na faixa dos 30,00 na "Meu vinho.com.br".

Não se esqueça da taça, não se toma vinho em copos NF e compartilhe com sua mulher.
Eduardo Medeiros disse…
Ok, Mirandinha, vou procurar a partir dessas primeiras informações me inteirar mais sobre o assunto. Já vou procurar comprar alguma garrafa dessas uvas que você sugeriu. Valeu pela aula "de grátis"...rsss
Levi B. Santos disse…
Miranda

Os cardiologistas recomendam para a nossa idade os Tannat e os Merlot. Há artigos que provam que eles baixam o colesterol ruim e aumentam o colesterol bom, por ter o teor de polifenóis mais elevado que os outros

Há um bom tempo faço uso desses tipos de vinho, pois além do prazer de tomá-los, estou fazendo a prevenção de entupimento das minhas coronárias.

Noé não sabia, mas vinho é bom para o coração. (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
Opa! mais uma dica anotada: Tannat e Merlot...rsss

achei essa página do site do O Globo "enoteca" e achei bem interessante:

http://oglobo.globo.com/blogs/enoteca/

Edu meu caro,

Existem lojas que orientam clientes como a Mistral e aí na sua cidade sempre tem encontros de vinhos onde você paga uma pequena taxa e degusta vinhos sensacionais. Atente também para a harmonia, os queijos as frutas secas, as sementes como pistache, castanha de caju, amêndoas e a carne. O vinho libera sensações de prazeirosa acompanhado. Não esqueça da água. A cada duas taças de vinho, uma de água de preferência a Água Voss sem gás que não tem sabor.
Caro Levi,

Todos os caminhos levam a Roma, os argentinos dizem que a uva mais saudável é a malbec, os franceses misturam as uvas (assemblage) e fazem os vinhos mais caros do mundo e a cabernet sauvignon é a mais usada. O vinho feitos a partir de qualquer uva é relaxante e adstringente, fazendo bem para a alma, está fazendo bem ao coração.
Edu meu caro,

Há uma infinidade de espécies de uvas e muitas ainda desconhecidas de cachaceiros sulamericanos. Aqui vai o nome de algumas mais famosas:

Ancelota, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc Chardonai, Carmenere, Nebiolo, Malbec, Marselan, Merlot, Pinotage, Pinot Grigio, Pinot Noir, Riesling, Sangiovese, Sauvignon Blanc, Shiraz, Tanat, Tempranillo. Tinta Roriz, Touriga, Zinfandel.
Não se esqueça, também, que o vinho aquece o corpo. Em tempo; a primeira vestimenta de Eva foi uma folha de parreira.
O vinho tem enorme importância na história e na cultura do povo de Israel. Entretanto, os recabitas abstiveram-se desse presente divino. E penso que eles fizeram bem quanto a esta abstinência. Há vantagens em não ingerir bebida alcoólica. Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
hiiiiii...esse negócio tá ficando complicado demais....kkkk
Caro Rodrigo, Cada um procura sua fonte de prazer. Também não vejo vantagens em fumar maconha nem em atos homossexuais, mas há quem goste. Ainda bem que o vinho não foi uma invenção cristã.
Caro Altamirando,

Penso que o problema do vinho e das bebidas alcoólicas esteja nos excessos.

Existem ex-alcoólicos (muitos deles do AA) que, tendo deixado de beber, tornam-se pessoas radicais. Eu, porém, não acho que seja por aí. Pois se chego à conclusão de que não posso com o álcool, devo respeitar o fato de que outras pessoas são capazes de beber sem se embriagarem.

De qualquer modo, vejo que só uma minoria consegue beber e ficar "de cara limpa". E, sendo assim, acho que a nossa legislação deveria ser um pouco mais severa sobre a publicidade na mídia e a venda a menores, sem proibir as drogas mais leves como a cerveja ou o vinho.

Abraços.