O Novo Testamento Forjou um Messias

Conforme as escrituras cristãs, Jesus não era descendente do Rei Davi e da casa de Salomão.
O “Novo Testamento” cristão fala sobre a genealogia de José. Entretanto, há um grande problema para os cristãos resolverem: Jesus afirma ter nascido de uma virgem e que José não era seu pai.(Mat.1:18
Em resposta, alega-se que José adotou Jesus, e passou sua genealogia a ele por adoção.
Não há base bíblica para a adoção nesses casos. Um pai não pode passar sua linha tribal por adoção. Um sacerdote que adota um filho de outra tribo não pode fazer dele um sacerdote por adoção. Mas, suponhamos que tenha havido a adoção.
Mesmo assim, José não poderia dar a Jesus o que ele mesmo não tinha. José é descendente de Jeconias (Mateus 1:11-16). E daí? E daí que os escritores cristãos esqueceram que isso fez José cair na maldição do Eterno que prevê que nenhum dos descendentes de Jeconias se sentaria como rei no trono de Davi. Jesus não poderia ser o messias por causa da maldição prevista para os descendentes de Jeconias

Outra questão: não há provas de que Maria descende de Davi. Mesmo que se pudesse comprovar que Maria é descendente de David, a filiação tribal nos tempos antigos dava-se através do pai e não através da mãe conforme previsto em Números 1:18 e Esdras 2:59. Se Jesus não tinha pai humano, como ficaria então a questão da filiação?
 Em qualquer caso, como José é descendente de Jeconias, Jesus não poderia ser o messias por causa da maldição prevista para os descendentes de Jeconias.
Mas, o “Novo Testamento” cristão é confuso em relação à genealogia de José. Enquanto Mateus diz que José é descente de Jeconias, o amaldiçoado, Lucas discorda e diz que José é descendente de Natã filho de Davi. (Lucas 3:23-31).
De qualquer modo, isso é insuficiente para qualificar Jesus como possível messias tendo em vista que é preciso ser descendente de Davi e Salomão. Dessa maneira, a descrição de Lucas é inútil, pois Jesus passa por filho de Natã, não de Salomão.
Além disso, Lucas (3:27) também lista Salatiel e Zorobabel na árvore genealógica de Jesus. Ora, lembremos que os dois também aparecem em Mateus 1:12 como descendentes de Jeconias, o amaldiçoado! Enfim: de qualquer maneira Jesus não preenche os requisitos para ser messias.
Mas deixemos de lado essas questões de genealogia. Não é apenas essa questão que inviabiliza Jesus como o pretendido messias. Há outros pontos. Analisemos:
Segundo a tradição judaica, o profeta Elias irá reaparecer antes da vinda do Messias (Malaquias 4:5-6). No “Novo Testamento” cristão, Jesus afirma que João Batista era Elias (Mateus 11:13-14, 17: 10-13). Entretanto, quando João Batista foi perguntado sobre o assunto, ele negou (João 1:21). O Evangelho de Lucas 1:17 tenta resolver o problema, afirmando que o João Batista apareceu no espírito de Elias.
Profeta Malaquias previu que o próprio Elias iria retornar, e não apenas alguém em seu espírito, caso típico da reencarnação. Elias, para quem não sabe, foi o único que subiu aos céus sem morrer  (2 Reis 2:11). Por isso, espera-se que o profeta, ao voltar, volte diretamente do céu sem a necessidade de reencarnar nem de nascer.
Jesus não trouxe o fim da violência nem para ele, muito menos para o mundo.
O Messias vai governar em uma época de paz no mundo inteiro. “E julgará entre muitos povos, e castigará poderosas nações até mui longe, e converterão as suas espadas em enxadas, e as suas lanças em foices: uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.”(Miquéias4:3).                         
“O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi.” (Isaías 11:6-7).Uma era de paz eterna entre todos os povos e todas ás nações.
 Isaías 2:2-4; Miquéias 4:1-4; Ezequiel 39:9.
Reconstrução do Templo
Fonte: Isaías 2:2; Ezequiel 37:26-28.
O templo ainda não foi reconstruído. Jesus não teria a possibilidade de cumprir a profecia já que o Segundo Templo nem tinha sido destruído antes dele ser morto pelos romanos.
Não precisa ser um gênio para perceber que a fome ainda não cessou em nosso meio.
Não haverá fome no mundo Ezequiel 36:29.
O Rio Nilo Secará. Isaías 11:15.
Jesus não secou o rio Nilo. Ele continua forte, vigoroso e fluindo como de costume.
As árvores darão frutos mensalmente
Prova de que o messias ainda não veio.
Fonte: Ezequiel 47:12.
 O reestabelecimento da dinastia David, que jamais cessaráDaniel:13-14  
Mas Jesus não teve filhos, nem estabeleceu reinado algum, muito menos um que nunca cessaria.
O CRISTIANISMO E O JUDAISMO FORAM CRIADOS COM FINS POLÍTICOS E COMERCIAIS! NÃO EXISTE NADA DE DIVINO NESTE SISTEMA RELIGIOSO

Comentários

Olá, Altamirando.

Percebo que há equívocos em sua análise sobre Jesus:


"os escritores cristãos esqueceram que isso fez José cair na maldição do Eterno que prevê que nenhum dos descendentes de Jeconias se sentaria como rei no trono de Davi. Jesus não poderia ser o messias por causa da maldição prevista para os descendentes de Jeconias"

Resposta: Jesus bem respondeu a Pilatos que o seu reino não seria deste mundo. O Pai Eterno deu a ele algo muito maior do que apenas a nação de Israel. Jesus reina sobre toda a Terra de modo que toda a língua confessará o seu senhorio.


"Se Jesus não tinha pai humano, como ficaria então a questão da filiação?"

Resp.: Simples! Os evangelhos dizem que ele era Filho de Deus. Tá logo no comecinho de Marcos.


"Enquanto Mateus diz que José é descente de Jeconias, o amaldiçoado, Lucas discorda e diz que José é descendente de Natã filho de Davi."

Resp.: Isso não pode ser explicado pelos casamentos que ocorriam entre primos e parentes próximos da família. Ademais, deve-se levar em conta o simbolismo dessas genealogias pois sabemos que, em Mateus, escolheram mencionar somente 14 entre Abraão e Davi, mais 14 entre este e Zorobabel e 14 deste até José. Claro que houve muito mais gente e o escritor do 1º Evangelho resolveu propositalmente omitir algumas pessoas tipo excluir o filho idólatra nascido do ventre da usurpadora Atália.


"isso é insuficiente para qualificar Jesus como possível messias tendo em vista que é preciso ser descendente de Davi e Salomão"

R.: Mirandinha, dê uma lida em Mt 22:41-46; Mc 12:35-37; Lc 20:41-44, tendo em vista que, nos Salmos, Davi reconhece o senhorio do Messias sobre si.


"Segundo a tradição judaica, o profeta Elias irá reaparecer antes da vinda do Messias"

R.: Trata-se de algo simbólico João veio como Elias, na mesma simplicidade, ousadia e características. Por modéstia, ele não confessava ser quem Jesus o reconheceu como tal. Ora, vc tem dúvidas de que João não era como Elias segundo as narrativas do NT? Ademais, não há como se acrescentar ao texto bíblico a ideia da reencarnação, coisa que os kardecistas tentam forçosamente ver ali. E, quanto aos profetas, não tente interpretar seus escritos literalmente. muitas vezes a linguagem utilizada era poética assim como podem ser várias narrativas expressas mitologicamente sem que, com isso, a Bíblia perca a sua veracidade.


Continuando...


"O Messias vai governar em uma época de paz no mundo inteiro."

R.: Exato! Isso é algo que acontecerá no futuro porque a a vinda do Messias Jesus se dá em duas fases ou etapas como claramente ensina o NT. Primeiro ele vem para anunciar as boas novas e morrer na cruz, ressuscitado ao terceiro dia. Num segundo advento, ele vem para reinar e aí sim, uma vez deposto o anticristo, inicia-se o reino milenial, coisa que uns estudiosos entendem como literal e outros como simbólico, o que não vem ao caso porque não estamos debatendo o Apocalipse. Saiba, porém, que muitas profecias do AT estariam se referindo a Cristo na sua segunda vinda, motivo pelo qual nem tudo aconteceu ainda.


"O templo ainda não foi reconstruído."

R.: Foi sim e está sendo. Neste caso o Templo é simbólico e se trata do próprio corpo de Jesus que ressuscitou e também da Igreja que é a humanidade hoje em recuperação. Na ressurreição dos justos e na Nova Jerusalém entende-se que o Templo será o próprio povo de Deus redimido porque o Altíssimo não habita numa casa construída por mãos de homens. O Eterno habita na casa que ele mesmo fez - o homem.


"Não haverá fome no mundo"

R.: Espere pelo 2º advento de Cristo.


"Jesus não secou o rio Nilo"

R.: Não sei se Isaías falou isto simbolicamente ou não e não me parece que haja correspondente no NT, mas posso pesquisar melhor e não descarto que venha a se tratar de um outro acontecimento escatológico ainda por ocorrer futuramente.


"As árvores darão frutos mensalmente"

R.: Não seria aí uma linguagem poética que expresse fartura na plenificação do Reino que ocorrerá nos tempos gloriosos da era messiânica?


"O reestabelecimento da dinastia David, que jamais cessará"

R.: Aí vc já estaria criando uma contradição com suas interpretações acerca do AT e que se tornaria incoerente com a afirmação da suposta maldição sobre a descendência de Jeconias. Mas o restabelecimento da dinastia davídica só pode se dar mesmo é na ressurreição dos justos, o que todo aquele que tem sua esperança em Cristo Jesus aguarda com paciência. Pois significa ao mesmo tempo que Davi ressuscitará (tem vida eterna em Deus) e que a humanidade com Israel viverá uma era de justiça e de paz como representa o monarca-salmista.
Em tempo!

Se quer um conselho, Miranda, busque o Senhor enquanto O pode achar. Caminhe enquanto é dia porque, quando chega a noite, não dá mais para caminhar numa estrada escura. Aceite a graça de Deus que te é oferecida, a qual encontramos revelada em Cristo Jesus. Abra teu coração!

Um abraço.
Eduardo Medeiros disse…
Rodrigo, parece que suas respostas às questões apresentados tem sérios problemas. Por qualquer lado que se tente, não dá para encaixar Jesus no modelo messiânico judaico profetizado nos profetas, mesmo por que, não há um modelo único, a não ser, creio, no Servo Sofredor de Isaías.
O Servo Sofredor cai bem com a figura e missão de Jesus.
Jesus tanto não se encaixa nos esquemas messiânicos que foi preciso reinterpretar a sua obra: um messias que terminaria sua missão em duas etapas, ideia inexistente no AT.
Rodrigo Ancora da Luz, suas explanações não se fundamentam em fatos descritos em livros. Seus argumentos são frutos de sua beatitude fervorosa. Entendi sua aspiração. Você está querendo enfiar um guarda-chuva aberto no cu de um gato. Nem que a vaca tussa!...