Onde iremos?

A ciência evidencia a existência do homem com datação aproximada de 50.000 anos, ou seja: 800 gerações de 60 anos. Vivemos nas cavernas por 700 destas gerações e só nos diferenciamos de outros animais similares devido a transferência de conhecimentos através de guerras, conquistas, derrotas, erros e acertos. Somente durante as 70 últimas gerações foi possível haver uma comunicação efetiva entre uma geração e outras porque a escrita favoreceu isto.
Durante estas 70 últimas gerações ocorreram vários conflitos entre a evolução e o fundamentalismo religioso (principalmente o cristão) causando um substancial atraso no desenvolvimento. A esmagadora maioria dos bens materiais e o IDH conquistado, ocorreram durante as duas últimas gerações. Este avanço tecnológico pode estar gerando um choque inter cultural ou inter racial devido a desumanização pela tecnologia, ou a alienação pela arrogância contra o analfabetismo, o fundamentalismo ou outras mazelas sociais geradas pela involução.
Enquanto aceleramos uma partícula a 99% da velocidade da luz, convivemos com altas taxas de analfabetismo chegando a sermos presididos por um apedeuta. Enquanto desenvolvemos uma agricultura operada por máquinas guiadas por GPS com tecnologia RTK, damos esmola a famintos de várias nacionalidades através de programas governamentais. Enquanto pesquisamos o universo num raio de 12 milhões de anos luz, convivemos com fundamentalistas que acreditam irem para o céu tendo direito a 70 virgens para seu deleite. Enquanto pesquisadores cientistas escavam fósseis humanos com datação confirmada de 30.000 anos, temos populações inteiras de países do terceiro mundo acreditando que o homem foi “criado” a 6.000 anos e se matam em defesa da teoria improvável.
Estas diferenças sociais e culturais aumentam em progressão geométrica e chegará o dia em que os que não têm, não podem e nem são, nascerão com ódio dos que têm, são ou podem. Também por serem uma minoria inalcançável. Desculpem-me se me incluo nesta minoria e me fiz odiar.

Comentários

Eduardo Medeiros disse…
Onde iremos?
Tai uma pergunta que eu gostaria de ter resposta, Mirandinha!
De acordo com a Guiomar, ela vai para o céu e está orando diariamente para levar nós dois. Será que ela vai conseguir ingresso? Será que ainda tem vagas? Pela quantidade de crentes confirmando presença, acho difícil.
Eduardo Medeiros disse…
Mas Jesus disse que na casa do pai tem muitas moradas..
Eduardo Medeiros disse…
Do ponto de vista econômico e tecnológico, vivemos na melhor época da história até agora. Sem dúvidas, evoluímos. O que dá dó é perceber que em essência, o ser humano continua o mesmo: egoísta e babaca. A tecnologia poderá nos salvar?
Levi B. Santos disse…
Neste domingo nos vários cultos nas igrejas evangélicas pelo Brasil afora, fiéis de olhos fechados e braços levantados, vão se consolando com a futura cidade para onde anseiam ir, cantando o hino de número 422 da Harpa Cristã.
O desejo de se tornarem imortais deixam todos flutuando. O hino diz Miranda, que nós, os velhos serremos transformados. Diga, comigo: Amém!


Irei eu p'ra linda cidade,
Jesus me dará um lugar,
Co'os crentes de todas Idades,
A Deus hei de sempre louvar.
Do céu tenho muitas saudades,
Das glórias que lá hei de ver;
Oh! Que gozo vou ter,
Quando eu vir meu Senhor,
Rodeado de grande esplendor!

Pagar não é necessário
A casa, que lá hei de ter;
E meu eternal vestuário,
No céu, nunca vai se romper.
Jamais viverei em pobreza,
Aflito no meu santo lar,
Ali há bastante riqueza,
Da qual podarei desfrutar.

No céu o luto é banido,
Enterros não hão de passar;
Sepulcros jamais são erguidos,
Lá mortos não vou encontrar.
Os velhos serão transformados;
Mudados nós vamos ficar.
Quais astros por Deus espalhados
No céu, para sempre brilhar.

Por acaso conseguirá a humanidade se eternizar? Uns acreditam que o homem um dia conseguirá deixar o planeta antes da colisão com o próximo asteroide ou ainda fazer transplantes cerebrais para máquinas para o programa de alguma máquina. Mas não vejo outro abrigo seguro senão o Deus Eterno como bem ensina o Salmo 90 da Bíblia cuja autoria é atribuída a Moisés:

"SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração.
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens.
Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Tu os levas como uma corrente de água; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce.
De madrugada floresce e cresce; à tarde corta-se e seca."
(Salmos 90:1-6)

Curioso que o homem adquiriu tanto conhecimento científico, mas será que ele já se desertou para o verdadeiro saber da vida? Novamente citando o poema de Moisés em outro verso, acho bem interessante esta parte que diz:

"Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios." (Salmos 90:12)
Sendo assim o inferno também deve ter outros ambiente que não sejam tão quentes...
Uma grande minoria não continua babaca.