O dia das mães e sua mercantilização




Que essa curiosidade não chegue aos ouvidos dos religiosos fundamentalistas! Pesquisando hoje na internet, fiquei sabendo que a mais antiga comemoração dos dias das mães tem suas origens mitológicas no paganismo. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Informa a Enciclopédia Britânica que:

"Uma festividade derivada do costume de adorar a mãe, na antiga Grécia. A adoração formal da mãe, com cerimônias para Cibele ou Rhea, a Grande Mãe dos Deuses, era realizada nos idos de março, em toda a Ásia Menor." - Enciclopédia Britânica, (1959), Vol.15, pág..849 apud Wikipédia in http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_M%C3%A3es 

Bem, é melhor eu fiar quieto senão daqui a pouco ouviremos gente dizendo que o dia das mães é coisa do demo, muito embora a Bíblia ensine no 5º mandamento do Decálogo que devemos honrar pai e mãe. Mas, por outro lado, há que se ter cautela nos dias atuais apenas com a mercantilização dessa data. Isto sim seria verdadeiramente preocupante! Aliás, a própria idealizadora do "Dia das Mães", a metodista norte-americana Anna Jarvis, após ter conseguido que o então presidente Thomas Woodrow Wilson reconhecesse as suas comemorações, em 09/05/1914, veio a lamentar por sua criação.

A meu ver, embora haja toda essa nefasta comercialização do Mother's Day, penso que a data precisa ser mantida e recupere o seu objetivo original assim como o Natal de Jesus. A melhor dádiva que um filho pode dar à sua mãe é a sua presença, não abandonando-a nas horas de dificuldade, dando-lhe alegrias verdadeiras, respeitando-a e amando-a.

No Brasil, o segundo domingo de maio foi oficializado em 1932 por Getúlio Vargas, atendendo aos pedidos feitos pelas feministas da época. E, em 1947, a data passou a fazer parte do calendário oficial da Igreja Católica. Tal como nos EUA, temos aqui os mesmos problemas com a mercantilização dessas comemorações familiares, sendo isto algo que apenas precisamos aprender a lidar, evitando que a compra de bens materiais se torne mais importante do que as carinhosas atitudes de afeto.


OBS: Ilustração acima extraída do acervo virtual da Wikipédia em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_das_M%C3%A3es#/media/File:Mothers%27_Day_Cake.jpg

Comentários