Ponto critico




Sigo num ritmo acelerado a trajetória de um caminho sem volta. A essa altura não da mais para interromper o processo, não há como retroceder. O único medo que me assalta e me preocupa agora é o medo de não ter mais medo, e perder a noção do perigo. Não sei absolutamente em que fim vai dar, estou pagando pra ver, sei que posso pagar caro, só espero que não custe a minha própria alma.

Não mais me debato e nem ponho em risco a autenticidade do meu ser, em sacrifícios improdutivos contra as exigências legitimas da minha natureza, deixo que tudo corra naturalmente, não me preocupo mais com mandamentos que estão para alem de mim. Se o meu coração for bom, sei que dele procederá  boas coisas, caso não seja, depois de tanta coisa, já não sei se posso saber ou fazer coisa alguma.

Se a minha consciência me engana, então não me resta saída, posto que ela seja o meu único canal de cura. Se o julgamento que sempre fiz de mim mesmo não me resolve, e se tudo que senti e vivi diante Dele não servem de critério, então tudo para mim é nada, e nada é: Nada. Por instantes e momentos nada me é sagrado e nem nada mais me surpreende. E às vezes não espero mais nada de coisa alguma, e se tudo que acredito não for; apenas o ser me basta.

Ando insensível ao desespero de não ter o sentimento de medo algum sobre a tênue linha que me separa do bem e do mau. Ainda que eu me julgue imune no meu vale de sombra e morte, aonde o pecado perdeu seu poder de sedução sobre mim, porque nada mais me é proibido, mesmo assim não busco seguidores, pois sei que na prática estou mais para um espetáculo com um fim trágico do que para alguém que possa edificar a outros.

Atualmente tudo para mim se tornou apenas humano. Dantes tudo que se apresentava como divino intocável vira-se agora algo devassável. Não forço isso, é apenas processo natural do meu modo de ser. Tornei-me diante de toda dádiva e grandeza, apenas um olhar atento, tudo perdeu seu mistério.

Num compasso ritmado de passos que não param pelo tropeço de pedras insignificantes do caminho, sigo e antecipo a maturação dos intentos do meu pensamento sagaz e audacioso. E assim, sendo conduzido ao mais profundo da dúvida, num denso e drástico estado de alma, do fundo do poço de meu ceticismo eu chego num ponto onde não consigo mais passar adiante.

Diante da cena da cruz o meu ser se dobra, a minha alma em sua veemência não mais avança, não por respeito ou por falta de coragem, é que ali as minhas forças se esgotam. Ao olhar o homem posto sobre ela, o meu coração vergado e prostrado a até o mais baixo chão desta terra (pela subjugação da força de atração que emana daquele evento) se derrama. A cruz é o meu limite.


Gresder Sil

Escrito no final de agosto de dois mil e nove.

Comentários

Esdras Gregório disse…
Isaias conforme minhas contas da semana passada eu iria postar hoje, por isso coloquei sem ler seu comentário de que seria amanha o dia do próximo postar.

Podem me punir com um dia a menos, mas o Gabriel não precisa ser compensado porque ele postou com um dia de atraso.
Guiomar Barba disse…
Miserável de mim! Quem me livrará do poder da morte que está em meu corpo? Somente Deus a quem dou graças por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo.

"Diante da sena da cruz o meu ser se dobra, a minha alma em sua veemência não mais avança, não por respeito ou por falta de coragem, é que ali as minhas forças se esgotam. Ao olhar o homem posto sobre ela, o meu coração vergado e prostrado a ate o mais baixo chão desta terra (pela subjugação da força de atração que emana daquele evento) se derrama. A cruz é o meu limite.

Profundo demais, quanta beleza... Sua alma derramada, fiquei muito emocionada. Abraço.
Eduardo Medeiros disse…
Gresder, se tudo perdeu o mistério, a cruz é o quê para você? Porque diante dela tua alma ainda se dobra?

Creio que pelas suas palavras, a cruz ainda continua sendo pra você um "mistério' diante do qual sua alma se dobra. Estou enganado?

Devo dizer que para mim também, tudo o que a cruz provocou nos atores originais do drama cósmico acontecido no gólgota, ainda é sim, um dos grandes mistérios da alma e da espiritualidade humana.
Levi B. Santos disse…
“...pois sei que na prática estou mais para um espetáculo com um fim trágico do que para alguém que possa edificar a outro”.

Caro Gresder


Será que o significado existencial da morte de Cristo não está, mais do que nunca, sendo vivenciado por você em sua trajetória liberal?

Pelo texto, eu pude entender que você está num caminho que não tem mais volta, haja vista a impossibilidade de apagar da mente o sabor de algo que foi provado com tanto ardor e tanta lucidez em suas leituras e suas experiências.

Contudo, acredito que você, lá dentro, ainda é um homem de fé. Aqui para nós você é o Gresder, mas o Esdras falou mais alto nesse ensaio, rendendo-se embevecido ao absurdo da CRUZ.


“Bem aventurado aquele que se desnuda, pois ele alcançará misericórdia.”
Edson Moura disse…
Gresder, "Sei que posso pagar caro...espero que não custe minha alma". Concordo com o Levi quando diz que "talvez" lá no fundo, ainda exista um Esdras muito apegado a fé...e com esse cara eu nem ouso debater. Mas com o Gresder liberal que arrisca a vida tosos os dias pendurado num andaime...e que faz outras coisas que não preciso nem falar (questão de ética né?), esse sim eu bato de frente e digo:

"Não temas...o máximo que pode acontecer é você ter uma grande surpresa do "outo lado", boa...má...ou pior: Surpresa alguma."

"A cruz é o seu limite"

Vai aqui um aforismo meio sem nexo..mas que cabe perfeitamente na minha vida...e sinceramente, espero que não passe despercebido por ti:

"Se é necessário crer em Jesus para ser uma pessoa de valor, ou até mesmo boa. qual é o mérito pessoal? Nenhum. A virtude pelo simples prazer da virtude...sem motivações..apenas instintos."

Parabéns pelo texto...como sempre!
Anônimo disse…
Gresder, em relação ao teu primeiro comentário, o Levi é no momento a pessoa mais indicada pra tratar esses assuntos.

Quanto ao texto, ele reflete a tua alma, a alma de um jovem que se aceitou como é, que não luta mais contra si mesmo, que se dá ao direito sagrado de pensar, mas que, não obstante tudo isso é um "eterno" apaixonado pelo Jesus, o seu "herói" acima do bem e do mal.

Ops, será que falei de mim mesmo ou do Gresder?... Corrige o meu comentário se eu estiver equivocado, Gresder, porque se este que eu descrevi acima não for tu, certamente sou eu.

Abraço.

P.S. LEVI

Por gentileza, lê o comentário do Antônio Ayres e a minha resposta a ele no texto anterior, o do Gabriel. Obrigado.
Eduardo Medeiros disse…
"Os erros são os portais da descoberta" , James Joyce
Esdras Gregório disse…
Guiomar apezar de não ser um evangélico convencional eu ainda me permito ao momento religioso de contemplação medieval, diferente do euforismo contemporaneo de deslumbramento artisisco na adoraçao. Obrigado
Esdras Gregório disse…
Sim Edurdo a cruz ainda tem o seu mistério particular que o coração se recusa a desvendar.

Mas ela é meu limite porque tratasse de um evento real, de um homem real, com uma cauza real, e com um amor real.

Eu não vejo que Ele foi até ela para redimir a humanidade, estou certo que no fundo ele mesmo não sabia todo o motivo, pois como homem teve que resignificar sua propria missão na sua trajetoria de existência, visto ter sonhado o sonho profético que não se cumpriu, mas se entregou, sabendo ser este o seu destino a qual não poderia fugir, sabendo que ao menos a sua morte daria vida ao seu ensino.
Esdras Gregório disse…
Levi você tocou o meu método hermeneutico mais importante.

Eu já Li os quatro evagenhos mais de oito vezes, e alguns livros sobre o jesus histórico, especialmente um de Otto Boker lindíssimo.

Mas eu escrevo mesmo é a partir da minha intuição de um jovem de quase vinte nove anos que também tem que lidar com os sacerdotes, que também tem que blefar ao povo falando ao coração para, que também é "crucificado" por suas palavras e posturas, mas o principal é que tamberm flutua com suas heresias no meio religioso sem dar motivos reais de ser preso e condenado.

Pode ter certeza que nestas conjunturas religiosas, politicas e psicológicas sai um estudo brasileiro sobre a vida de Jesus, sendo aos poucos postados na internet.
Esdras Gregório disse…
Sim Edson ainda o Esdras é apegado a fé, e este artigo é para mostrar o meu limite de desengaiolamento rsrs

Mas não se preocupe com alguma surpresa quanto ao outro lado, pois: "às vezes não espero mais nada de coisa alguma, e se tudo que acredito não for; apenas o ser me basta."

E não é necessário crer em jesus para se ter sentido na vida e vida moral digna, pois Ele deu sentido apenas ao povo que nada tinha, por isso Ele é apenas dos pequeninos e doentes deste mundo, o resto não precisa Dele, falo sem ironia.
Esdras Gregório disse…
Isaias meu tempo esta acabando mas pode crer que de todas as pesoas aqui eu sabia que voce éra a que mais se encaixava neste texto por termos que: Não mais se debater e nem por em risco a autenticidade do nosso ser, em sacrifícios improdutivos contra as exigências legitimas da nossa natureza, deixando que tudo corra naturalmente, não se preocupo mais com mandamentos que estão para alem de nós.
Levi B. Santos disse…
Gresder


Aproveitando que você citou "O Jesus Histórico" de Otto Borchert, quero lhe dizer que esse livro de 360 páginas, influenciou e marcou profundamente o meu pensamento nos idos de 1988.
Estou pensando em relê-lo, pois gostei bastante da postura do autor, ao retratar com raro brilhantismo as características da personalidade de Cristo, sem cair na vala comum do dogmatismo.
Hubner Braz disse…
Gresder,

Você me surpreende, e apesar do texto ser escrito no final de agosto de dois mil e nove. Ele continua sendo atual.

Jesus teria tido todos os motivos para ter desenvolvido uma depressão ou ter sofrido de ansiedade. Porém, Jesus conseguiu ser uma pessoa alegre, livre e segura encontrando o significado da vida nas coisas mais simples e anônimas.

E a Cruz... Há a Cruz... Foi nela que Jesus conseguiu praticar o amor no auge da dor. e através de seu silêncio, Jesus conseguiu gerar uma enorme perplexidade nas pessoas através de olhares e de pequenas frases.

Salvando a multidão, e dando esperança para a humanidade.

Gresder volte, ainda há tempo.

Abraços amigão.
Esdras Gregório disse…
HUBNER, VOLTE PARA ONDE????

SEJA MAIS CLARO !!!
Eduardo Medeiros disse…
Gresder, a mensagem do Hubinho foi clara: VOLTE AO PRIMEIRA AMOR E VEJA ONDE VOCÊ CAIU...
Anônimo disse…
Meus amorettiisss...

Vocês sabiam que hoje temos um aniversariante...o Senhor DUZINHOOOoooOooo!!

Parabéns meu amigo do coração, que você seja a cada dia mais feliz, mais realizado...

E que você possa desfrutar de muitas coisas boas desta vida..

Que você seja um pai muito feliz e realizado, ao lado de uma mulher maravilhosa....e com a vinda de um filhote que está por vir, lindo e abençoado por Deus...

Beijos.
Anônimo disse…
Só uma curiosidade DUDU, quantos aninhos???!! Hahaha....
Anônimo disse…
Parabéns, primo, tudo de bom pra ti.
Eduardo Medeiros disse…
Obrigado meus queridos pelos parabéns rssssss faço 4 ponto 5 com carinha de 3 ponto 5 corpinho de 3 ponto zero!!! hahahaha
Levi B. Santos disse…
Nada mudou. O proselitismo evangélico continua o mesmo.

Estou rindo a vontade.

O Hubner fez a pregação dele para o Gresder, e no final, como fazem os assembleianos, entrou logo na "hora do apêlo ou convite".

Mas eu vou ajudar o Hubner, acrescentando o hino tradicional, que é cantado nessas ocasiões, bem suavemente:


" Ao findar o labor desta vida,
Quando a morte a teu lado chegar,
Que destino há de ter tua alma,
Qual será no futuro teu lar.

(Coro)

Caro Gresder hoje tu tens escolha:
Vida ou morte qual vais aceitar?
Amanhã pode ser muito tarde,
Hoje, Cristo te quer libertar..."

(Valha-nos Senhor! Isso é terrorismo do brabo!)
Levi B. Santos disse…
Parabéns Eduardo,

Dedico-lhe o Salmo 23, para ser lido ainda hoje antes do deitar.

Um grande abraço virtual,

Levi B.Santos
Hubner Braz disse…
Fugindo do Córo!!! Parabéns Dudu,

Ainda bem que cheguei a tempo, rsrsrs. E reconheço a minha falta no seu Blog, vou visita-lo e obrigado pelo elogio do novo visual no meu Blog.

Abraços aniversariante.
Hubner Braz disse…
Gresder,

O Dudu entendeu, "sabe que pra bom entendedor, meia palavra basta". Então volte logo.

E o Levi complementou maravilhosamente bem, é bom lembrar dos velhos hinos que práticamente estão sendo abolido dos "templos".

Thanks
Valéria Gomes disse…
Gostei muito, Isaías!!!
Com certeza, estaremos juntos nessa jornada, que prioriza os pensamentos que elevam Jesus Cristo.
A propósito, teu nome é muito bonito.

Beijo no coração!!!
Anônimo disse…
Olá, Valéria, que bom que gostasse do nosso blog coletivo. Seja sempre bem-vinda e fica à vontade pra participar das discussões. E muito obrigado pela parte que me toca (risos).

Beijo.
Esdras Gregório disse…
Hubinho só me veio palavrão na mente para mim te responder rsrs primeiro por você ser um cusão que não fala nada diretamente. Depois por insinuar que eu devo viver a sua religiosidade que me enoja, como se o Padrão fosse algo semelhante ao seu modo de pensar. Terceiro por dizer nas suas sutis palavras que eu sou um desviado, o que uma injustiça tremenda pois eu não escolhi nascer na minha religião e por isso tenho o direito de ESCOLHER qualquer modo religioso de crença e conduta sem levar a pencha pejorativa de DESVIADO que os crentes dão a que sai da igreja, o dia que muitos começarem processar a igreja por essa atitude eu quero ver se vocês vão continuar coma essa mania besta.

Quarto por não saber que o tempo em que eu era fundamentalista eu era apaixonado por Jesus e não pelo dogma de Jesus ser Deus, olhe as minhas palavras e as do Eduardo sobre Jesus e como falamos dele, o que muito diferente do modo como você fala, você fala das doutrine sobre ele, nos do homem destas doutrinas.isso muda tudo.

Quinto porque quanto mais um crente me diz que eu devo ser como antes, quando eu era adolescente nafé, mais eu sinto aversão ao modo dos crentes serem, eles tem menos a me oferecer do que eu tenho para lhes mostrar. Entre eu eles existe uma diferença muito grande eu sou honesto e falo a verdade coisa que os crentes não priorizaram por estarem muitos ocupados em suas lutas contra os prazeres deste mundo.

E em sexto, e seu comentário só me desperto vontade de falar palavrão, por sua resposta sua resposta ou seria um comentário curtinho de sua própria autoria que belisca mais não morde ou um grande comentário impessoal indireto confuso e fruto de conhecimentos colhidos ao ar, fora da ocasião das questão pessoais aqui do blog.
Eduardo Medeiros disse…
PQP, GRESDER, precisa dar essa escovado no Hubinho? Quero logo dizer que o Hubinho é o meu novo protegido já que o Marcinho ficou adulto e já sabe caminhar com as próprias pernas. Mas o Hubinho ainda anda com a bengala do fundamentalismo que eu tenho certeza que em breve, ele a deixará para evoluir em sua fé.

Tu és mesmo um desvidado Gresderrrrrr!!!!! um des-viado (opssss) do fundamentalismo.

Para quem fundamentalista é desviado é quem não é...

E não poderia deixar de dizer que o nosso Designer acaba de ganhar uma fã...hummmmmm
Anônimo disse…
Epa!!!! Tá me estranhando, mano??!! Eu sou é muito gay, tá pensando o que?!

E Gresder, eu não queria falar nada, mas eu tenho a impressão de que "cusão" se escreve com "z". O que vocês acham? Hãmm?
Esdras Gregório disse…
Valeu Isaias! voce entende mais de cu do que eu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Desculpa mas foi voce que DEU a liberdade de eu fazer esta brincadeira com esta tua "revelaçao" bonbastica de suas preferencias rsrs.
Marcio Alves disse…
GRESDER

É impressão minha, ou talvez seja apenas coencidencia mesmo, mas parece que já li este texto em algum lugar... em um blog chamado "outro evangelho" na postagem "A proposta final" de um autor desconhecido chamado Marcio Alves.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fico feliz GRESDER, que minha postagem tenha inspirado você a escrever uma perola como esta.kkkkkkkkkkkkkkkk
Edson Moura disse…
Marcio...Marcio, não precisava fazer isso!
Edson Moura disse…
Oquêêê! O ISAÍAS É GAY!?????

MADONNA! bEM QUE EU DESCONFIAVA!RSSS
Anônimo disse…
O que???!!! Eu sou gay????!!! kkkkkkkk

Tsc, tsc...

Esse mundo tá perdido mesmo...
Edson Moura disse…
Opa peraí Marcio! O seu texto, que eu me lembre é de Abril de 2010...enquanto o do Gresder é do final de agosto de 2009...portanto....

Você foi quem copiou o texto do Gresder...só gostaria de saber de onde?

Você já conhecia o Gresder no final de agosto de 2009? Se conhecia, por que não me falou?

Marcio...você é um plagiador assim como o Noreda?

Marcio...você e o Noreda?

Meu Deus!!!!!

Marcio você sou eu o Edson????

Mas como pode ser se o Gresder veio aqui em São Paulo e até dorm iu na sua...minha casa?

Ou será que tudo isso é um plano "maquiavélico" meu...seu para perturbar as mentes dos confraternos?

Afinal de contas:

"Os fins justificam os meios"... "MAQUIAVEL"
Anônimo disse…
É verdade, Gresder, to no ramo faz tempo...
Unknown disse…
O texto reflete um ser natural, perfeito. Todo ser humano é perfeito, do contrário não seria filho de Deus. O que o torna imperfeito é o fato de estar subjugado a um monte de leis imperfeitas. Para que possa sentir a sua perfeição ele precisa sair deste mundo que aí está,o mundo da posse. E aqui começa o mundo de Jesus Cristo. Se vivermos num mundo sem posses, que mal alguém poderia cometer? Isto é absolutamente grandioso e este é o Reino de Deus. Os que se dizem critãos observam tudo, mesnos esta Lei que é o fundamento para todo o Evangelho: "Qualquer um de vós se não renunciar a tudo o que possui não pode ser meu discípulo." Lc. 14,33
Eduardo Medeiros disse…
EDSON, porque sua carinha não voltou para o rol dos pensadores?
Eduardo Medeiros disse…
Edson, você ainda não sabe que Gresder e Marcio compartilham a mesma mente subjetiva subjetivamente que subjaz debaixo de toda subjetividade?

O um e o outro e o outro é o um.
O um é o um com o outro e o outro é o outro em um.

Quêeee???

Ô Isa e Gresder, vamos parar com essa conversa anal pois isto aqui é um blog cristão sério. Vamos seguir o que o "Tomai e comei" disse: Vocês podem doar tudo o que vocês tem para mim e finalmente, entrar no "novo reino"...
Anônimo disse…
Tá bom, eu dôo tudo o que eu tenho... xD
Anônimo disse…
E Edson, mostra tua cara, digo, põe outra foto ali no mural pra eu poder editar e ficar igual as outras.
Edson Moura disse…
Edu...você primeiro manda acabar com "essa conversa anal"...e logo em seguida diz para seguir o "Tomai e Comei?".

Olha a ambigüidade!
Edson Moura disse…
Meninos...não tem mais carinha do Edinho não!

Eu fugi da gaiola!
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......

hasuhauhushua....
Hubner Braz disse…
Que é isso, só eu sair um pouco que isso aqui dá uma revira-volta.

Vamos controlar os animos pessoal.

Já cantava o ilustre "Falcão": "Homem é homem, menino é menino, macaco é macaco e baitola é baitola"

Com todo o respeito é claro.
Hubner Braz disse…
Gresder,

Decidi escrever em curtas palavras, é melhor. Pois para bom entendedor meia palavra basta.

Agora você vem com um comentário kilometrico e me diz que escrevo pouco. Pelo menos não estou enfadando ninguém.

Volte ao primeiro amor e pare de xingar os irmãos.
Hubner Braz disse…
PESSOAL PRECISO DE UMA AJUDA, QUERO COLOCAR UM NOME NO MEU BLOG PARA MELHORAR A CADA DIA, AINDA MAIS.

JÁ COLOQUEI: "LIVRES ESCOLHA", "DESCONSTRUINDO A BAGAGEM", "IDEÍAS DO PEREGRINO" "FORA DOS PADRÕES" E "SEM LIMITES PARA PENSAR".

Me dee umas idéias ou dicas.

Não fique com raiva de mim Gresder. Thanks
Eduardo Medeiros disse…
ISAAAAA UIIIIIIIII...haaaaaa ahahah

Edson, seu mentiroso!!! você me disse que não ia sair da confraria, porque mudou de ideia?

HUBINHO, gostei do "Sem Limites Para Pensar", pra ficar melhor ainda, o ideal seria: "Sem Limites para pensar e mudar".
Anônimo disse…
"Crônicas de um fundamentalista em desconstrução" seria uma boa, Hubinho!!!

Ô Edson, tu agora tá dando uma de menino anarquista, tipo o Bill? Coloca essa foto e pronto, senão ponho a da Lady Gaga e escrevo o teu nome embaixo!

E Hub, anda logo que isso aqui é fora da gaiola mas tem data certa pra postar os textos, e o teu é hoje!!!
Edson Moura disse…
Isa...não põe da Lady Gaga não...põe da Madonna!!!!kkkkkkkkkkk

Hubner, o nome que o Isa sugeriu é perfeito...aliás...mais que perfeito (se é que é possível isso)

Isa eu não sou anarquista não sinhô...mas já que você tocou nop assunto...eu e o Biel podemos até dar as mãos mesmos (Que foi? tá me estranhando?!) Apenas quero dizer que combinamos em muitos pontos de vista vistos de muitos pontos.
Edson Moura disse…
Gresder...você não respondeu aos comentários que foram feitos a posteriori...então por favor, defenda-se das acusações do Marcio Plagiador de textos Gresderianos.
Edson Moura disse…
Paulinha...esse tipode comentário que você fez não vale viu? Da próxima vez eu peço ao presidente Levi ou ao Isa para excluirem.

Te amo amorzin!
Edson Moura disse…
Hubner...o Gresder quase acabou com sua raça e você só escreve três linhas pra ele..por favor né?

Não estou pedindo que se digladiem ...mas no mínimo mande ele se "Fuder" e respeitar você meu chapa.

Estou com Eduardo...agora sou seu defensor também...mesmo depois do que você fez com aquelas invenções sobre o Noreda.

"Meu Lobinho..Auuuuuuu!!!"
Edson Moura disse…
Só para não dizerem que é plágio, a última linha do comentário acima, foi extráido do filme "Dia de Treinamento" com Denzel Washington, que eu assisti há 6 anos atrás.

Nunca se sabe né!?
Edson Moura disse…
Chega de Confraria por hoje!
Hubner Braz disse…
Edson,

Pode até ser como tu diz: "Hubner, o nome que o Isa sugeriu é perfeito...aliás...mais que perfeito (se é que é possível isso)"

É lindo mais pode melhorar, continue dando dicas.