Um pouquinho do pré-princípio



Olá amigos, vocês não me conhecem, eu me chamo Zios.

Sou o ser supremo de todos os universos e galáxias, desde antes da existência dos universos e galáxias.

Eu sou antes da existência da matéria, eu sou o criador da matéria.

Eu sempre estive ali, eu e mais nenhum outro ser.

Minha onipresença era repleta da mais triste ausência.

Vivia cheio e vazio de mim mesmo.

Minha existência não fazia sentido.

Eu estava em tudo, e este tudo era o nada.

Não possuo forma física definida.

O meu eu ecoava por todo vazio existente.

Foi quando resolvi dar existência ao universo, às galáxias, aos planetas, aos organismos macros e micros.

Agora não estava mais vagando em minha existência vazia, podendo existir naquilo que havia criado.

Resolvi criar seres parecidos comigo, formados de i-matéria, porém, sem poder de criação.

Chamei-os de angos.

Todos angos eram iguais.

Resolvi modificar um pouco categorizando-os, diferenciado-os, classificando-os de forma a torná-los superiores e inferiores.

Criei também um ser que chamei de Fitlo e outro ser chamado Esplito. Estes sim, eram como eu, superiores a todos os angos.

Os angos foram criados para emitir sons para mim, porque minha existência agora dependia destes sons, assim conseguia preencher toda minha ausência de significado.

Chamamos estes sons repetidos de música, e, a música me alimentava.

Continuamente, músicas, músicas e mais músicas sem fim.

Até que um dos angos resolveu imaginar que poderia ficar em meu lugar e receber todos os sons para ele.

Sim, o pensamento que era apenas uma capacidade minha, eu também dei a eles.

Foi aí que eu o lancei em um dos planetas que criei.

Como ele queria ser igual a mim, deixei-o sentir-se só, assim como eu me sentia antes de tê-lo criado.

Perguntei se alguém queria ir com ele e, vários outros angos quiseram ir.

Desde então, minha existência está voltada ao planeta Azulo, onde coloquei os angos juntamente com este que foi denominado ango rei.

O planeta Azulo foi um dos planetas que criei com intenção de que ele criasse sua própria vida sozinho.

Houve um grande conflito entre os angos, pois, não sabiam o que era pior, emitir sons eternamente aqui, comigo, ou, ficar em um local onde nada existe, existindo apenas outros angos.

Foi quando Azulo produziu os primeiros rumanos, este foi o nome dado ao novo ser gerado.

Os rumanos eram diferentes dos angos, angos não eram seres físicos, os rumanos foram gerados por Azulo, sendo assim, parte do planeta.

Desde então iniciou uma grande guerra entre os angos e os rumanos, desde que os rumanos perceberam a presença dos angos.

Eu me ausentei desta relação, afinal nem os angos que ali estavam queriam estar comigo, nem os rumanos me conheciam.

Foi quando resolvi continuar a minha existência na ausência de Azulo, apenas sabendo de tudo que acontecia através de minha onisciência. O ango rei, chamado de Diango havia dito que os rumanos não seriam como os angos e que os rumanos nunca seriam submissos a mim. Eu havia dito a diango que o ser rumano teria a capacidade de optar entre ele e eu, e que para isto não seria necessária minha intervenção. Por isso deixei Azulo e Diango se entenderem sozinhos.

Desde então Diango se apresentou para os rumanos como duas personalidades, sua própria personalidade e, outras vezes, usando minha identidade.

A primeira coisa feita por Diango foi informar aos primeiros rumanos que não poderiam comer de uma determinada árvore pois, ao fazer, deixariam de existir, não vivendo para sempre. Enquanto, ele, Diango, apareceu em outra forma para tentar induzi-los a comer da árvore, onde, obteve sucesso.

Diango então diz que agora, eles tinham perdido algumas regalias, porém, tal árvore não tinha nada de especial, as regalias não existiam, simplesmente os rumanos, ao deixarem seu ser material, se tornariam angos como os demais, Azulo se tornou capaz de criar angos por sua própria conta, eu não interferi porque preciso demonstrar que os rumanos vão optar por não acreditar, ou desejar Diango.

Os rumanos tinham uma vida muito ligada à sua mãe, Azulo. Ao retornarem para sua mãe, deixando a parte denominada matéria, eles retornam para junto de mim na forma de um ango. Não existe nenhum outro lugar para os angos, ou ficam aqui, junto de mim, ou em Azulo, porém, Diango projetou para os rumanos a idéia de que existe outro lugar para eles habitarem, onde, sua forma de ango sofreria constantemente. O objetivo de Diango foi tirar dos rumanos o prazer de viver em Azulo, forçando-os a viverem seu tempo da pior forma possível, inclusive, destruindo Azulo com intenção de morar em um novo Azulo, porém, eu não fiz e nem farei outro Azulo.

Tenho recebido muitos angos que se surpreendem quando chegam junto de mim, ao descobrirem que perderam todo o tempo em Azulo sem apreciar o planeta e os outros rumanos, vivendo da melhor maneira possível. Muitos angos me pedem para voltar, mas, não posso permitir isto. Ao chegarem, eles se juntam aos demais angos para emitirem sons para mim eternamente.

Tenho observado que Diango tem se saído muito bem quando se trata de enganar os rumanos.

Os rumanos passaram a cultuar, ou adorar a Diango em suas diversas personalidades.

E eles não tem percebido isso.

Mesmo quando dizem que estão adorando ao ser superior, eles estão adorando Diango, porque a projeção deste ser apresentado a eles, foi elaborada pelo próprio Diango.

O tempo que os rumanos vivem em Azulo, estão sendo dedicados quase que totalmente à Diango, mas, percebo também que alguns rumanos conseguem viver fora deste cenário montado por Diango, aproveitando o momento em que estão vivendo em Azulo.

E você? Quer aproveitar este tempo ou apenas viver uma vida baseada nos conceitos elaborados por Diango?

Abraços,

Evaldo Wolkers.

Comentários

Levi B. Santos disse…
Prezado Evaldo

Gostei, (e quem por acaso não vai gostar?) da releitura bem humorada que fizeste do Gênesis.

Apos ler teu significante ensaio, pensei na história mítica, em que Zios chama Diango para uma empreitada afim de afligir o "justo" Jó.

Mas isso já é outro tema, que com certeza você vai abordar futuramente. Talvez com um título mais ou menos assim: "O Encontro de Velhos Amigos" (kkkkkk)
Anônimo disse…
Grande Levi,

Hoje estava me sentindo "sem forma e vazio".

Acordei cedo, fui ao futebol, percebi-me "sem-forma".

Ao retornar para meu lar, percebi-me vazio, e fiz um lanche.

Então, saiu isto aí, que, desculpe a correção, não é uma releitura do Gênesis, mas sim, uma leitura pré-gênesis, rsrs.

Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
Aí cambada: se quiserem, a partir de amanhã, leiam a entrevista que eu dei para o Éder e para seu blog http://recortecotidiano.blogspot.com/

Evaldo, mais tarde volto para comentar teu texto, pois agora estou indo para a casa do senhor prestar culto ao altíssimo...
Anônimo disse…
Bem, vamos "começar do início". Na minha concepção, o nosso Deus é o Deus do planeta Terra, no máximo da nossa galáxia, e não de todo o Universo conhecido. Portanto, metade do cartão de apresentação dele exposto no texto pra mim cai por terra.

A minha idéia de Deus é alguém que vive uma vida quase como a nossa (humana) e que nos criou como tese experimental. Dessa forma, a ideía desse cara melancólico, solitário e amargurado não faz sentido nenhum (em relação ao meu ponto de vista).

Eu há alguns dias escrevi um texto sobre este mesmo tema, o qual publicarei 4ª feira em meu blog. Então ficarão mais claras minhas divagações a seu respeito.

(Eu acho que vou ser crucificado aqui por não parar de repetir isto, mas tudo bem) Todo radicalismo é burro. E, se parece burrice a fé cega e irracional de milhões de crentes, também me parece que assim é a fé na falta de fé de alguns.

É simplista afirmar que a idéia que as pessoas fazem do Deus é gerada pela figura do mal. Essa ideía de Deus foi - e está sendo - concebida ao longo de milhares e milhares de anos de evolução, bem como de angústias, dores físicas e existenciais, fomes, doenças sem cura, maldades inexplicáveis... Muito embora, a idéia de um deus tirano e perfeccionista realmente colabore muito mais com o mal no mundo do que aproxime as pessoas do verdadeiro Deus.

Abraço.
Anônimo disse…
Isaías,

Meu comentário ao Levi explica um pouco do texto escrito.

Agora, infelizmente, se você observar, Zios é exatamente o Deus apresentado pela religião judaico-cristã.

Ou seja, como ele pode ser quase como nós?
Ele subsiste de que forma?

O Judaismo/Cristianismo não tem nenhuma base para este Deus que é desde o princípio, mas o que é o princípio?
Como este Deus poderia existir antes da primeira partícula da matéria, pensar, coexistir e, ainda assim, tomar decisões?

"A terra era sem forma e vazia, e o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas", sobre isto que estou falando.

Só tem um detalhe, este texto é apenas uma viagem de uma mente doente, Zios não precisa ser afirmado ou derrubado por terra conforme você disse.

Afinal de Contas, Zios é o EU SOU, não é?

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Isa, tem mais,

O que estou querendo expor é a possibilidade de estarmos equivocados EM TODA nossa concepção de Deus.

E se nossas concepções fossem dirigidas pelo lado oposto a Deus?

Como poderíamos saber se todo teatro humano formado anos após anos como você afirma não é uma interpretação de um ser sacana como os Sátiros gregos ou o Diango?

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Levi B. Santos disse…
Não vejo como desatar esse "nó existencial" meu caro Evaldo.

Zios expulsou Diango do seu céu, e sou restou a nós pobres mortais recepcionarmos o danado desse diango, e ainda ter que aturá-lo pelo resto de nossas vidas, uma vez que jamais poderemos expulsá-lo de nosso inconsciente (céu) que é habitado tanto por angos invisíveis de Zios como por angos invisíveis de Diango.

Esses versos de Horácio cabem muito bem aqui:

"Mais na mente que no corpo jazem minhas dores
Tudo que me prejudica com alegria eu busco
Tudo que me faz bem, com horror eu vejo".

Abraços

Levi B. Santos
Anônimo disse…
Evaldo

Eu não vou "discutir o sexo dos angos" contigo, amigo. Eu creio no im-provável: que existem outras lógicas além da humana, bem como que existam outras "razões". Assim sendo, o que pra nós é sem explicação (Deus surgindo do nada) em outras lógicas e linguagens pode ser tão elementar quanto dizer que 1+1=2.

Eu consigo crer nisso porque sinto que isso é real. Só crendo nisso é possível conceber a idéia de um outro mundo, semelhante ao nosso (universidades, pessoas, animais, objetos etc etc etc) onde um Jovem chamado God é um doutorando que criou sua tese: a Terra e tudo o que nela há.

Não há o que discutir em relação a isso, pois isto é baseado na fé, e fé não se discute.

Eu respeito plenamente teu desejo de entender as coisas e criar tuas próprias hipóteses. O que eu disse é que parte do que tu pensas simplesmente não faz sentido em relação a determinados pressupostos que eu possuo.

Entendi também o elemento novo que tu pões aqui em discussão, a saber, se tudo o que chamamos de Deus não seria na verdade obra da mente do Mal. Entendo que parte sim.

Por exemplo, o que se passa nas seitas. Na CCB, de onde eu vim, uma pessoa que transe antes do casamento ou que adultere, fica "sem liberdade" (comunhão) na igreja PELO RESTO DA VIDA. Ou seja: a seita mais ajuda a colocar a pessoa à perder do que outra coisa. No fim, ela ajuda a fazer o papel do Mal.

Evaldo, friso que eu não disse que "coloquei algo do que tu escrevesses por terra", e sim que partes do teu raciocínio não fazem sentido em relação a parte dos meus, pois vão de encontro a determinados pressupostos que possuo.
Anônimo disse…
Isaías,

O que quero dizer é que Zios e os Angos é apenas um mito criado por mim, assim como Zeus e até Deus.

A crença em Zios também só acontecerá por fé.

Creia no filho de Zios para ser salvo, rsrs. Senão Diango vai te infernizar, rsrs.

Parece até que estamos discutindo a existência de Zeus e Ades, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Marcio Alves disse…
Evaldo

Tu foste bem longe neste seu conto reflexivo, sua frase: “E se nossas concepções fossem dirigidas pelo lado oposto a Deus?
Como poderíamos saber se todo teatro humano formado anos após anos como você afirma não é uma interpretação de um ser sacana como os Sátiros gregos ou o Diango?”.

Realmente tem lógica, é bastante razoável sua especulação.

Se não vejamos as “coincidências” do seu texto com a realidade das interpretações teológicas que “temos” e “damos” a deus, sendo distorcida e instigada pelo “diabo”, uma imagem de um deus calvinista – por exemplo – que determina tudo, inclusive o próprio mal, que irá lançar os homens por toda eternidade no lago de enxofre, que deixa o “diabo” solto pelo mundo para fazer suas maldades, que castiga os seres humanos com peste, doenças, catástrofes e outras maldições, que apenas livra os seus “filhos” eleitos dês da eternidade, um deus sanguinário que requer sacrifício de seu próprio filho para aplacar a sua própria ira.

É, pensando bem, um deus como este quem precisa do diabo ainda?? Rsrsrsrsrs
Hubner Braz disse…
Evaldo,

Está falácia fantasiosa elaborada por você, nunca levará as pessoas a pensar contra as concepções que temos de Deus.

Não existe contradição entre Deus e a sua idéia humana. Sempre voltaremos para a necessidade do Criador, porque a idéia humana não pode ir além do ponto inicial que deu origem ao universo.

Até os ateísta tentaram contradizer a existência de Deus, mas cremos indeligivelmente que Genesis é o relato fidedigno, revelado por Deus, sobre a origem do Universo. Ela, diferentemente da idéia ou escrita humana, aponta para Deus.

Até seu relato contagioso a fantasia elaborativa da origem universal através de Zios e Diango aponta para um Criador.

See you later Wolkers.

Hubner Braz
Hubner Braz disse…
Paulinha,

Cade a foto do Edson? Sumiu... "Será que ele foi arrebatado junto com a sua foto e nem me chamou" Hehehe.

Abraços confraternos
Anônimo disse…
Hã?

Hubner, você já ouviu falar em MITO?

Meu texto é uma viagem mental, uma elaboração de minha consciência que foi contaminada pelo próprio Gênesis.

Não está querendo comprovar nada.

Você acha que escrevi com o intuito de
"levar as pessoas a pensar contra as concepções que temos de Deus."

Tá louco, né nada disto não.

É apenas um mito, só isto.

Que Zeus, ou Zios, ou Alá, ou Deus, ou Odin, nos abençoe.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
What??!! O texto não é literal???!!! E eu que já estava até evangelizando meus vizinhos e parentes a Zios para eles se livrarem de Diango...

A religião só decepciona a gente mesmo, tsc tsc...
Levi B. Santos disse…
Farei aqui uma intervenção em consonância com o texto do Evaldo

O que caracteriza o "humano" é a sua contradição. Ele é e sempre foi em todas eras um "ser paradoxal"

E daí, segue uma série de perguntas:

Como esse ser cujos desejos inconscientes chegam à consciência em sentido inverso ou pelo avesso, pode imaginar um Deus que não seja paradoxal?

Alguém poderá responder: "Pela fé"

Mas a fé que faz nascer na consciência de um povo que ele é o único escolhido por Deus, não é uma fé que semeia a intolerância entre as nações?

Nesse caso Zios é Diango e Diango é Zios, dependendo do lugar em que você se encontra (EUA X Irã), (Israel X Estado Palestino),(Brasil X África)

Não é esta, uma fé que por desconhecer as "feses" dos outros povos, criou o seu próprio apocalipse para destruição daqueles que não creem na sua "imago dei particular"?

Ou será que amar a Deus sobre todas coisas e ao próximo como a si mesmo, só existe no cristianismo?

Nao é em virtude dessa fé particular projetada como "universal", que o "cristão" sem entender o seu "ser em si", diz que Alah (o Deus do muçulmano) é o próprio Satã?
Guiomar Barba disse…
Oi Evaldo, olha eu aqui... rsrs
Sabia que cada vez que leio textos assim, percebo muito mais a grandeza de Deus? Não podemos defini-Lo mesmo, mas a certeza absoluta que Ele vive e está aqui pertinho de "noses" é algo muito pessoal.
Sendo grande Ele está de olho na gente e ama também a formiguinha. Que ser simples apesar da sua grandiosidade...Isto me facina.
Te amo cara.
Eduardo Medeiros disse…
Evaldo, meu garoto, tu bebeu quantas antes de criar esse novo mito pré Gênesis??? heeee

Não entendi muito bem onde você quer ir com este samba, mas vou destacar a afirmação que creio ser a mais interessante:

"Mesmo quando dizem que estão adorando ao ser superior, eles estão adorando Diango, porque a projeção deste ser apresentado a eles, foi elaborada pelo próprio Diango."

Isto aí dá o que pensar...

Se essa afirmação fizer apenas parte do teu delírio etílico, e for apenas fábula da fábula, então não tenho muito o que dizer.

Mas se você estava lançando nessa afirmação questões espirituais que você crê possa de fato existir, então temos que admitir a possibilidade da existência de Django, ops, Diango, e Zios nos termos que você os expõe.

A possibilidade de Diango ter construído as imagens de Zios pode mesmo ser verdadeira. Mas o que é que Zios tá fazendo que não dá um jeito nisso??

Porque Zios deixa os Rumanos serem assim enganados? Zios não tem mais interesse pelos rumanos...?
Eduardo Medeiros disse…
Mas se levarmos em conta que Deus é o Deus pessoal, sentimental, criador, comunicativo que o Gênesis nos apresenta, podemos de fato perguntar como Deus existia antes de ter a sua criação para interagir com ele?

Ora, aqui a teologia conservadora resolve o problema: Deus é um ser que em si mesmo é triplo!
Antes de querer comunhão com os Angos e os rumanos, ele tinha comunhão com ele mesmo, nas pessoas divinas que habitavam o seu ser.
Anônimo disse…
Edu,

Deus é Deus, Zios é Zios, Vishnu é Vishnu, Zeus é Zeus, Baco é Baco, e por fim, balaco baco.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Isaías,

Escrevi dois textos que estavam em minha mente e me deram base para fazer uma fusão entre Zios e Diango de forma a gerar nos rumanos uma não compreensão do que seja vindo de Zios ou Diango.
Segue os links:
http://evaldocristao.blogspot.com/2010/06/concepcao-dos-evangelicos-sobre-algumas.html
http://evaldocristao.blogspot.com/2010/06/deus-e-o-diabo-segundo-os-evangelicos.html

Comenta lá,

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Guiomar Barba disse…
olá Eduardo,
"A possibilidade de Diango ter construído as imagens de Zios pode mesmo ser verdadeira. Mas o que é que Zios tá fazendo que não dá um jeito nisso??"

Se eu me interesso por alguém, eu não vou procurar conhecê-lo? Se esse alguém corresponde, ele se vai revelando, é assim?

Se tentarmos, ainda que com muito carinho, levar algumas pessoas a entenderem que o "deus" que elas estão adorando equivocadamente é criação de diango, você se torna o próprio diango para esse tipo de pessoas.

Você não imagina o que eu ouvi de algumas pessoas que me pareciam ter a mente mais aberta, por haver mandado para elas um comentário irônico do Levi e Evaldo sobre o Malafaia.

Como disse Abrão: "se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressucite alguém dentre os mortos."

Segundo escuto sempre, muita gente precisa deste filhote de diango para sentirem-se menos culpadas.

Ontem uma moça me falou: me sinto privilegiada por estar sendo castigada... Tentei argumentar sobre o amor de Deus e as consequências naturais dos nossos desacertos, mas foi em vão.

Quero aprender mais. Vocês me levam a sérias reflexões. Abraço.
Eduardo Medeiros disse…
Querida, Guiomar,

Eu fiz uma pergunta retórica de acordo com a postagem do Evaldo. Não que necessariamente, eu entenda que existe um tal Diango se fazendo passar por Zios.

Eu respeito o Zios dos cristãos mas ele não é necessariamente, o Deus para este herege cristão.

Mas o melhor que o cristão tradicional deve fazer, segundo penso, é esquecer o tal do Diango, e focar seu olhar no Filho de Zios.

Deixar de disser que foi Diango que lhe fez mal e começar a assumir a sua responsabilidade pelos seus atos e suas consequências.

beijos
Eduardo Medeiros disse…
ISA, achei bacana as mudanças no visual da confraria. Mas o que houve com o forum e o chat? Eu nem aprendi a usar e já saiu???
Anônimo disse…
Ninguém tava mais usando, daí eu tirei xD! Vamos usar o tópico permanente etc e tal que é melhor, não acham? Ops, esse assunto é lá...
Edson Moura disse…
Caramba...isso aqui tá virando um hospício!kkkkkkkkkk

Um escreve que a fé pode ser danosa ao cérebro "rumano"...o outro resolve abrir a "caixa mágica" que contèm a verdadeira estória da criação de nosso planeta Azulo...e o pior de tudo é que todo mundo comenta!rsss

Evaldo...que mente maravilhosa você tem irmão. Sua criatividade é de deixar o Diando de chifre quente. Realmente o delírio etílico que o possuio foi com pinga da boa.


Saudações meu amigo!
Edson Moura disse…
Mas a pergunta que não quer calar:

O Fitlo e o Esplito não interferem na vida dos rumanos em Azulo?

o Esplito não vai descer em forma de T-rex sobre o Fitlo e este por sua vez vai voar nas asas do Toruki Makito?

Vixe! Acho que esso já tem no Avatar!rsss
Anônimo disse…
Edson, huahauhauahu,

Esta do T-Rex eu deixo pro Marcos Feliciano, huahauhaua.


Guiomar, tem gente que não quer ver mesmo, nem com cuspe de Jesus conseguem enxergar, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Edson,

A pergunta que não quer calar parte de mim:
Se este texto estivesse sido escrito antes do judaísmo por um cara etílico como Noé em suas viagens "vinháticas", e fosse encontrado anos depois, e dado a ele o nome de Gênesis, você acreditaria em Zios, Diango e tudo o mais?

Evaldo Wolkers.
Bruno disse…
Cara... tenho que re-ler muitas vezes pra entender!

ehhehehehehhe

Parece que já vi algo parecido em algum lugar... vou pensar...
Anônimo disse…
Grande Bruno,

Eu mesmo já "re-li" diversas vezes, e, ainda sinto que falta alguma coisa, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Esdras Gregório disse…
“Ao retornar para meu lar, percebi-me vazio, e fiz um lanche. Então, saiu isto aí”


Ewaldo faz tempo que eu queria comentar seu texto, mas até agora um psicopata estava de posse de minha claridade e lucidez mental, mas agora liberto desta gaiola psicológica de um maníaco das mentes indefesas eu posso comentar seu texto que a principio me pareceu fraco que não provocaria discussões.

Entretanto este texto não é uma produção consciente e projetado de uma mente humana comum, mas fruição privilegiada de uma cabeça vazia e de uma barriga cheia rsrs.

Ou seja, teu texto não veio de pensamentos vulgares medianos, mas do mais profundo, do mais inconsciente, do mais latente e implícito de seu mais precioso e espiritual estomago saciado e cheio de comida, muita comida e cerveja, coca-cola, refrigerante e tudo o que não presta.

O que é o mesmo que dizer que, enquanto o seu cérebro estava satisfeito de toda a sua comilança, e vazio descansava, seu inconsciente faminto e repleto de coisas que só pode dizer de forma velada, se aproveitou e fez brotar isso que você escreveu.

Você disse ao Hubner que você não estava querendo comprovar nada, mas seu inconsciente sim, quando você escreve o um mito como esse você inconscientemente esta ridicularizado o que te fizeram crer por muitos anos, pois quanto mais reproduções mitológicas serem produzidas pelo homem, mais o mito bíblico será desacreditado.

Não sei se o Levi poderia cooperar nisso que eu vou dizer, mas me parece que o inconsciente se adianta nas “convicções”, antes mesmo do consciente crer ou abandonar as crenças, de forma que primeiro no mais profundo do nosso ser rejeitamos tais dogmas, só para depois de forma absolutamente consciente e inteligível nós declaramos verbalmente.

Ou seja, você quer sim do mais profundo do seu ser comprovar que a história da criação, queda e redenção não passa de uma construção da cabeça preguiçosa e vazia de Moises e de sua barriga empanturrada de maná e codornizes.
Anônimo disse…
Gresder,

Moisés? Quem é Moisés?

A princípio estarei com ele na segunda-feira, Moisés, meu amigo de ginásio que é zagueiro no Braga de Portugal.
Rever amigos de colégio também é bom.

Quanto ao Moisés, que abriu o Mar? Também tenho uma versão ironizando tal feito, rsrs (isto para outro post).

Quanto ao meu consciente / inconsciente / subconsciente / hexaconsciente, vc está inconscientemente equivocado.

Estou só vomitando um pouquinho do que talvez, eu poderia ter escrito à 3 mil anos atrás em argila ou "papiro", mas como nasci a pouco tempo, escrevo aqui, em material eletrônico (que massa). E se os espíritas estiverem correto, existe uma grande chance de eu mesmo ter escrito o Gênesis, já imaginou que barato, eu mesmo (mais massa ainda).

Quanto ao meu texto ser vulgar e fraco, creio que não difere muito da historinha do Gênesis, ou eu estou enganado?

Não, irmão em Cristo, eu não quero comprovar que Moisés não recebeu as leis de Deus, eu não quero comprovar que Maomé não recebeu o Alcorão de Deus e também não quero comprovar que Moroni não entregou o livro de Mormon a Joseph Smith, também não quero comprovar que não existem duendes, fadas e gnomos, e nem que, e que, e muito menos que.

Eu só quero escrever aquilo que quiser escrever, pois, afinal de contas toda ESCRITURA é divinamente inspirada, não é? Inclusive meu post e toda mitologia é inspirada (por Deus ou pelos Deuses).

Ou você estaria desacreditando na Bíblia por causa de um texto idiota como o meu? Este é o Deus em que você crê? Que uma simples mitologia pode fazer com que você "descreia"?

Abraços,

Pense nisso, (huahuahuahua - risada satânica) (rsrs - agora risadinha boba)


Evaldo Wolkers.
Hubner Braz disse…
GRESDER,

Falou pouco mais falou bonito,

"Não sei se o Levi poderia cooperar nisso que eu vou dizer, mas me parece que o inconsciente se adianta nas “convicções”, antes mesmo do consciente crer ou abandonar as crenças, de forma que primeiro no mais profundo do nosso ser rejeitamos tais dogmas, só para depois de forma absolutamente consciente e inteligível nós declaramos verbalmente."

O inconciênte é atrevido, sempre quer colocar a carroagem na frente dos bois e muitas das vezes nós leva a descorbertas intangivéis.
Mas uma coisa que temos que cuidar é do nosso coração "inconciênte" pois é dela que sai as saídas da vida"

Abração
Hubner Braz disse…
Quem será o próximo a postar aqui ehn????

Acho que já chegou o dia do Gabriel o rapazinho da foto ao lado!!!

No aguardo
Anônimo disse…
Hub,

O engraçado é que "o meu inconsciente" pode tender a ir com a "carroça na frente dos bois", já o inconsciente do sujeito que escreveu o Gênesis não, os bois dele estavam puxando a carroça certinho né?

Aliás, será que somos a carroça ou o boi?

Edson, estou aguardando tua resposta.

Gresder, estou aguardando tua resposta.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Levi B. Santos disse…
Os mitos, os sonhos, as profecias e as visões são produtos do inconsciente, que se manifestam na consciência (conteúdo manifesto, ou expressão literal e oral)

O “conteúdo manifesto” na psicanálise deve ser interpretado para se chegar ao "conteúdo latente" .
A psicologia profunda mostra o arcaico que está sempre presente em nós, embora recalcado pela modernidade. Através dela é que podemos fazer um retorno às forças edênicas e naturais que habitam o nosso ser.

A história do nosso pré-início (origem) está presente nos relatos míticos de todas as religiões, religiões estas, que abarcam as pulsões instintivas sob formas antagônicas de divino e do diabólico, em cada cultura.

O sagrado sendo uma dimensão do inconsciente existente em cada uma das religiões da humanidade, só poderá ser vivenciado sem exclusão e sem sectarismo, quando houver a assimilação do Diango como parte intrínseca de todo esquema religioso, pondo fim a essa idéia de que o “inferno são os outros”.

Assim sendo, a tradição mítica nos fornece variantes de uma mesma imagem simbólica e de um mesmo arquétipo inesgotável do psiquismo de cada povo em sua relação com o transcendental.
Levi B. Santos disse…
“Desde então Diango se apresentou para os rumanos como duas personalidades, sua própria personalidade e, outras vezes, usando minha identidade (ZIOS)”.

Essa frase construída por Evaldo é riquíssima, pois encerra uma grande verdade psicanalítica da religião. Quem a lê que a entenda.

Toda a trama do seu texto gira em torno desse trecho. O meu comentário anterior foi no intuito de decifrar a linguagem do Evaldo, em termos psicanalíticos (que audácia, hein?).

O caminho do desenvolvimento simbólico do mito é o caminho do nosso próprio conhecimento interior. Assim como a tese e a antítese são necessárias para formar a síntese. Diango e Zios são necessários em cada religião para o nascimento da Alteridade, que nada mais é que o “arquétipo que dá o EQUILÍBRIO entre os dois pólos aparentemente antagônicos ou inimigos.

No Cristianismo, Jesus representa o arquétipo da Alteridade, intermediando a relação entre o Zios e os rumanos do “reino de Diango”.
Anônimo disse…
Grande Levi,

Vejo que conheces o profundo e o escondido, rsrs.

Enquanto isso, meu espírito vai pairando sobre a terra sem forma e vazia, rsrs. Quem lê entenda, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Esdras Gregório disse…
Ewaldo o Deus que eu creio não tem forma fixa para eu poder dizer: este é o Deus que eu creio, pois eu apenas posso concebê-lo por aquilo que Ele não é, e não por aquilo que ele é.
Eduardo Medeiros disse…
Só não devemos diminuir o texto de Gênesis (não que alguém o tenha feito). Está claro que ele é rico em simbolismos e cabe a nós descobrí-los. Lê-lo literalmente é coisa que os modernos rabis não fazem, precisamos aprender com eles.

A forma literária do texto sobre a criação e riquíssima, cheios de esquemas numerológicos, onde os números mais simbólicos do judaísmo se escondem atrás do texto.

Disse um famoso cabalísta medieval que aquele que lê a Torá literalmente é um idiota. Foi ele quem disse, não eu.
Edson Moura disse…
Calma Evaldo eu tinha que ler os comentários dos manos, pra poder responder tranquilamente á sua pergunta. Mas como eu não tenho "papas" na lígua...lá vai:

Se eu não acredito nem no texto "genético" já existente e defendido por milhões de "rumanos"...rssss

Mas eu entendi à sua pergunta e confesso: Se não houvesse a Bíblia...ou até mesmo se houvesse mas este texto seu tivesse sido encontrado nas cavernas do deserto de Mojave...certamente já teria um "zilhão" de Zioistas e até já teriam inventado também a "fitlo-esplito-tlindade" KKKKKKKk

Mano...se quiser saber um pouco mais desse pensamento, dá uma passadinha lá no "outro evangelho", a postagem do Marcio e os comentários de um tal de Noreda tão de lascar.

Abraços Wolkers
Anônimo disse…
Eduardo,

Um tanto ezotérico o conceito numerólogo judaico-geneciano, rsrs.

Pode até ser, mas tal montagem numerológica com certeza não partiu de um ser como Zios, mas sim do próprio "matemático / astrólogo / bebedor de vinho" que o tenha escrito.

Aliás, desculpe mas não creio nestas subtrações místicas removidas de escritos, você já viu o livro "O código da Bíblia", onde os caras encontravam combinações de fatos históricos, pois é, até se rolasse o sistema em outro livro coisas semelhantes eram encontradas, ou seja, não tinha nenhum mistério.

Me desculpe mas a concepção de um ezotérico cabalista medieval não me ofende em porra nenhuma. Nem fez cosquinha. Se a intenção foi me chamar de idiota indiretamente, falhou.

A sociedade está farta de misticismo, Carl Sagan que o diga.

Outra coisa, no meu texto acima também tem muitos segredos ocultos, inclusive dou R$ 100.000,00 para quem descobrir nele a data do fim do mundo, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Ainda estou por entender se o princípio usado foi para explicar ou complicar, pois para muitos "falando rasgado" já não é fácil compreender a complexidade da criação, quanto mais o zios e os rumanos, agora dizer que zios tinha uma vida vazia e sem sentido soa no mínimo como blasfemea. Pois é presunção querer definir um ser tão enexoravelmente superior ao reles rumano.
Anônimo disse…
Pastor Júlio Fonseca,

Não consegues perceber a semelhança à "a terra era sem forma e vazia e o espírito de Deus pairava sobre a face do abismo".

Foi baseado nesta afirmação que conclui que Zios era um vazio sobre um vazio abismo sem sentido.

Inexoravelmente, apenas isso, um vazio no vazio.

Talvez a presunção tenha partido do escritor do Gênesis.

Prezados, INFELIZMENTE, qualquer contestação à pessoa de Zios, igualmente se reflete na contestação do Javé da Bíblia.

Pelos comentários, vejo que muitos já perceberam isto.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
OoOOOOhhhHHHhhh HUbner,

Que negócio é este, um dia você entra aqui e diz que está em Campos do Jordão, no outro está no Rio, andando de bondinho....depois já está em SP..

Está mais viajado que o presidente lula..."olha o lula indoooo, olha o lula vindoooo"..

"olhaaa o Hubner indoooo, olha o Hubner vindooo"..

MisericóRdia..kkkkk
Anônimo disse…
Evaldo,

Parabéns pelo magnífico ensaio.

Mas prefiro nem comentar comentando o texto em si, porque cá entre nós, é muita ignorância da minha parte estar aqui comentando uma coisa que particularmente está fora do meu contexto....

Mas adorei a distinta postagem, que com certeza, veio enriquecer um pouco mais o campo de idéias da confraria.

Beijos querido.
Muita paz.
Anônimo disse…
Obrigado Paulinha,

Quanto a "não comentar o texto fora do teu contexto", creio que estás limitando teu contexto.

O texto está dentro do contexto de todos nós, seres rumanos, rsrs.

Abraços,

GAYBRIEL, CADÊ VOCÊ CARA, MORREU NA PROVA DE CÁLCULO HOJE?????


Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
IXI,

HOJE = ONTEM.
Eduardo Medeiros disse…
Evaldo, não chamei você de idiota. Não havia ironia na minha afirmação do que o cabalista tinha falado. Só disse, sim, que precisamos parar de ler a Bíblia judaica literalmente. Se a lermos literalmente, ele perde o maior significado e vira apenas uma narrativa de um deus humano guerreando pelo seu povo protegido.

Ler os símbolos ocultos da Tora não é misticismo, mesmo porque a mística é a experiência primal do homem com a divindade. Ao contrário do que você disse, precisamos voltar à mística, mas sem misticismo.
Anônimo disse…
Edu,

Desculpe minha burrice, mas não entendi como voltar à "mistica" sem misticismo, rsrs.

Pelo (pouco) que conheço sobre a cabala (prefiro a cavala da Madona aos 20 aninhos, etâ época) ela perde pra Bíblia em termo de "fantasia".

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Ops., queria dizer era:
"A Cabala ganha da Bíblia em termo de fantasia".

Para crer na Cabala tenho que fazer um esforço "espiritual" muito grande, quase o mesmo esforço que deveria fazer para acreditar que existe "reencarnação" ou no caso de, pelo fato de eu ser de "libra", isto influencie em minha vida.

Não estou disposto a me esforçar mentalmente tanto assim.

Evaldo Wolkers.