segunda-feira, 6 de setembro de 2010

S.P.F.G. - Seita dos Pensadores Fora da Gaiola


Honoráveis irmãos!

Estando esta egrégia seita reunida para a sua Assembléia Extraordinária de Fundação, votemos nossos Estatutos, que orientarão nossos passos e guiarão as futuras gerações rumo à luz outrora desconhecida por nossos antepassados!

Art. 1º - Deus, como ser pessoal não existe. Pode até ser uma inteligência superior, mas nada que lembre o velho arquétipo patriarcal de Javé.

Art. 2º - A centralidade da vida é o pensar, o filosofar, a dialética, e devemos ocupar 100% de nossas vidas nesta empreitada. Todos os demais assuntos podem ser relegados ao segundo plano, pois são superficiais demais para nós, ilustres pensadores.

Art. 3º - Religiosos, principalmente cristãos, e, sobretudo evangélicos são pessoas dignas de pena, que não conseguem caminhar com suas próprias pernas, que ainda não tiveram seus olhos abertos pela luz da razão e do conhecimento científico. Devemos, pois, servir-lhes de guias rumo aos pastos verdejantes da Ciência e as águas tumultuosas e inseguras, mas eloquentes e prolixas da filosofia-em-si-e-para-si-mesma.

Art. 4º - Mais vale nos perdermos em conjecturas sobre assuntos difíceis demais para nós e chegarmos a conclusões erradas e/ou precipitadas do que sermos "ovelhinhas" pastoreadas por pastores inescrupulosos e que aceitam tudo o que eles dizem. Tais pessoas são ignorantes, pois não questionam nada, enquanto nós somos sábios porque questionamos a tudo e a todos, embora muitas das vezes nos quedemos mais embrulhados e confusos do que aqueles a quem tanto criticamos.

Art. 5º - A felicidade humana consiste única e exclusivamente no exercício do pensar. Não devemos buscar prazeres, emoções ou sensações de ordem metafísica para nos satisfazermos, tampouco procurarmos um sentido para a vida que não seja orientada pela razão. E, muito embora saibamos que a Ciência não tem resposta nenhuma para essa última questão, devemos confiar nela e acreditar que um dia, mais cedo ou mais tarde, a Sua Científica Providência nos dará todas as respostas e viveremos num paraíso de segredos decifrados, sem mistérios, sem subjetividades e sem os antigos deuses patéticos que nada nos diziam diretamente.

Art. 6º - Evangélicos, especialmente os fundamentalistas serão de bom grado admitidos nesta egrégia seita para que possamos exercitar nossos conhecimentos científicos e filosóficos de modo a nos vangloriarmos de nossa superioridade intelectual sobre eles e, quiçá, ao fim convertermos alguns à nossa filosofia de vida que os levará do nada a lugar nenhum, haja visto termos tantas respostas infalíveis para as questões transcendentais da vida quanto julgamos que eles mesmos tenham.

Estando todos de acordo e não tendo mais a tratar, encerra-se esta Assembléia Extraordinária de Fundação da S.P.F.G. - Seita dos Pensadores Fora da Gaiola com seus Estatutos aprovados, sendo que eu, Isa Medeiros, como Secretária lavrei esta ata que será subscrita  pelos demais membros e posteriormente publicada em Diário Oficial.

Em caso de dúvidas, queiram, por favor, dirigir-se à seção de comentários logo abaixo desta.

Imagem: http://orfaosdobbblua.blogspot.com/2010/02/super-herois.html
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...