“Eu também não atirei a pedra”

Uma mulher é trazida pelos cabelos
Arrastada pelas ruas de terra
Os homens ignoravam seus apelos
É assim que tratavam a quem erra
A jogaram aos pés dele...de joelhos
Só então ela se viu livre das feras

Uma dúvida surgiu na mente dele
Onde estava o homem também flagrado?
Que julgamento estranho era aquele?
Que num delito a dois...só há um culpado
Ele desconfia que aquilo fosse um joguete
Que tudo aquilo estava sendo forjado

Tramaram contra o Galileu
A mulher era apenas um instrumento
Mas aquilo que sucedeu
A todos espantou no momento
E apenas com um ato seu
Acabou com o fingimento

Escreveu algo na areia
Mas só estava ganhando tempo
Precisava escapar da teia
E evitar um apedrejamento
Levantou-se com uma cara feia
E desferiu o seu argumento

“Aquele que não tem “pecado”
Que atire a primeira pedra
Mas cuidado que este ao seu lado
Tem segredos que não revela
Por fora ele está caiado
Mas por dentro é uma favela”

Todos foram saindo
Revoltos e decepcionados
Não puderam pegar o rabino
No plano arquitetado
A mulher lhe agradeceu a ajuda
E ele lhe deu um recado

Onde estão os que te condenam?
E aquele que a comprometeu?
Se eles não atiram as pedras...
Também não as atiro eu
Porque os “pecados” deles
Também podem ser os meus.

Ainda que este texto possa agredir alguns corações, eu não hesitei um momento sequer em escrevê-lo, até porque eu jamais escreveria algo que não ousasse assinar.

Por: Edson Moura

Comentários

Regina Farias disse…
Observe-se nessa passagem um Justo Juiz que não apenas enfrenta a intolerância e falta de compaixão dos que se acham certinhos, mas principalmente coloca "em xeque" toda aquela cultura hipócrita e preconceituosa que apedreja a mulher e deixa o homem ileso. Sabe-se lá até os mesmos que fizeram orgias com ela estivessem naquele meio com as pedras à mão...


E Edson, meu amigo, essas suas contundentes palavras em forma de poema não servem para agredir coração; na verdade, elas servem mesmo é para desmascarar o coração fingido que Jesus simplesmente ABOMINA!!!

Meu carinho,

R.
Porque agredirá alguns corações Noreda? Não vi nada demais no seu poema baseado em uma passagem que podemos tirar inúmeras lições.
Abç
Unknown disse…
Grande Edson Moura; (já te liguei duas vezes e não consigo te encontrar.)

Belo poema meu amigo.

Os religiosos querem sempre encontrar alguém para acusar, são covardes, traiçoeiros e induzem os outros ao erro só para se safar. Bando de safados é isto que são. Jesus é mais astuto que eles, e contra ele não encontraram ocasião.

Temos que aprender com Cristo e adquirirmos a mente de Cristo...em outras palavras...Simples como pombas e prudentes como serpente, assim nos livraremos da lingua desta gente.

Forte abraço meu amigo ausente, mas que está presente no meu coração.
Marcio Alves disse…
REGINA e principalmente e acima de tudo ED.

Acho que vocês não captaram a mensagem mais “herética” gritante da postagem do EDSON MOURA, como eu conheço muito ele, eu já na primeira leitura consegui detectar a “tese” que soará para muitos em seus ouvidos como sendo absurdamente absurda. (precisei usar de pleonasmo no final para dar uma ênfase no absurdo. Rsrssrsrs)

Mas eu não vou contar agora, vou deixar para revelar mais tarde, esperando primeiramente que todos os confraternos venham comentar, ai depois eu falo o que esta latente, mas talvez poucos ou ninguém irá perceber, e como o próprio EDSON MOURA sempre diz em seus textos mais polêmicos que “esconde” a mensagem principal: “QUEM LÊ ENTENDA”!!!!!

Depois eu volto e falo, acho que isto aqui vai pegar fogoooooooo!!!!!!!!!!!!!!
Unknown disse…
Desculpe meu Mano;

Não tive a intenção de rimar, mas sabe como é poeta, está sempre a poetisar...kkkk

Forte abraço.
Unknown disse…
Amigo Marcio;

Posso me arriscar e ser apedrejado

Jesus sentiu-se atarido pela beleza da tal mulher!? Visto que Jesus era homem e sentiu as nossas mesmas paixões.
Marcio Alves disse…
JAIRZINHO

É quase isto, mas ainda não é bem isto, você passou triscando a trave neste seu chute. Rsrsrsrsrsrs

Agora deixa eu sair da net pois tenho que me arrumar para ir trabalhar....vou mas eu volto.
Marcio Alves disse…
Um adendo ao meu primeiro comentário:
Eu disse que: “isto aqui vai pegar fogoooooooo”.

Agora quero acrescentar: Vai pegar fogo, e eu vou estar bem aqui esperando, e quando acontecer, vou colocar lenha e álcool!!!!!!!!!!! Hahahahahahhahah
Regina Farias disse…
Márcio, rapá...

Bora focar na msg do poema e deixar a vida pessoal do cara... affff

Ah e você, que adora um fogo, devia ser neopentecostalcarismaticoredundante rsss

Abs,

R.
Márcio, eu sei o que está "encoberto", mas deixa o próprio autor dizer.
Uma merda a mais uma merda a menos falado aqui neste blog não faz diferença nenhuma pra mim...só aqueles que não estão mesmo acostumado a andar com os hereges e que se escandalizam,rsrs.
Já disse e não adianta insistir:Vou deixar o dono do poema "soltar a bomba" escondida.
Agora só não adianta querer que eu acredite nessa falácia.
Abçs
Anônimo disse…
Edson

Ainda bem que este seu texto não se perdeu, junto com seu antigo notebook.

Ele retrata um Jesus literalmente humano, principalmente quando diz à mulher:

"Se eles não atiram as pedras...
Também não as atiro eu
Porque os “pecados” deles
Também podem ser os meus"
.

Mas, considerando que aquilo tivesse sido uma armação, então o Jesus teria ou não perdoado a mulher supostamente pega em adultério? Ou não teria feito nem uma coisa nem outra, mas apenas aproveitado a brecha para desmascarar mais uma vez os próprios fariseus?

Abraço.
Levi B. Santos disse…
Parabéns meu caro Edson, pelo que deixaste oculto nas entrelinhas desse teu poético ensaio

A RELEITURA do "Nem eu te condeno" é essa:

"NEM EU POSSO TE CONDENAR", pois sei o que se passa no coração do homem e conheço perfeitamente esse instinto carnal que habita as profundezas do meu ser, que ativa os meus hormônios, provocando ereção, taquicardia, sudorese e outros sintomas naturais que ocorre com qualquer um que, por acaso, venha se deparar diante de uma mulher bela e sensual, como é essa pecadora que está aqui a minha frente.

"E Jesus pasando a mão sobre os cabelos sedosos da adúltera, disse: 'Vai e esforça-te, e que meu Pai que está nos céus, te ajude a sair desta vida de prostituição'."
Eduardo Medeiros disse…
ED, porque você sempre tem que maldizer uma "heresia" com palavras chulas?? Vai a tua merda à merda, meu caro...

Quem não tem competência para argumentar, grita, esperneia e xinga.

Edson,

essa passagem nos traz várias reflexões. Levi já expôs uma faceta muito evidente. Mas a suposta heresia no teu texto não tem nada de heresia, mas comtempla a realidade humana do qual Jesus fazia parte.

Destaco: como Jesus poderia condenar uma mulher que estava sendo acusada por pecadores ainda mais inveterados do que ela, visto que possuiam o maior dos pecados, a hipocrisia? Jesus não suportava hipócritas.

Como Jesus poderia autorizar a morte de uma mulher por ter exercido ainda que fora dos padrões morais, a sua sexualidade?

Jesus então lhe oferece a oportunidade de viver a vida com mais autenticidade e plenitude, onde a moralidade da torá não é feita para oprimir e sim, para orientar para uma vida mais plena.
Hubner Braz disse…
Edson,

Captei o poema em si, e existe três inverdades "mentiras" neste texto que está totalmente fora do contexto textual, depois revelarei.

Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
Pelo menos o HUB foi mais educado...mas como disse a Regina, vamos antes de tudo, nos focar na mensagem central do poema.
Marcio Alves disse…
REGININHA

Não fica revelando o meu segredo para as pessoas, de que em minha juventude eu era um pentecostal ainda por cima do retetetetetete fogo puro!!!!!!!1

Eita gloria, aleluias, glorias a deus!!!!!!!1 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcio Alves disse…
Mano ED

Concordo totalmente com o DUZINHO, se você não concorda e não consegue argumentar, não precisa chutar o pau da barraca com esses seus palavreados chulos.

Outra coisa, eu não iria e nem vou falar a bomba do EDSON, estou apenas pondo mais lenha e alcool nesta fogueria, que com toda certeza irá virar incedio. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcio Alves disse…
Logo mais tarde ele irá revelar e com toda certeza esta postagem irá chegar aos 100 comentários, de tão polemico que é, o tema levantado por ele.
Marcio Alves disse…
Sim! Com toda certeza eu irei comentar o texto dele, mas só depois dele falar a sua bomba herética. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcio Alves disse…
HUBNER

Se você for falar apenas mais tarde, porque então dizer que vai dizer se você não vai dizer agora??? (Entendeu?? kkkkkkkkkk)

Ou você quer apenas chamar a atenção????

Mas de qualquer maneira estarei aqui aguardando ansioso por esta sua revelação bombastica. hahahahahaha

Abraços
Levi B. Santos disse…
-“Quem não tem pecado atire a primeira pedra.”

E todos fizeram uma reflexão intrapessoal e viram que não tinham o poder de julgar e condenar aquela mulher, pois suas falhas e impurezas estavam impregnadas em seu EU interior.

Na verdade todos estavam com um Ponto de Vista, um único olhar julgador baseado em sua cultura religiosa e em uma pseudopureza, onde o mecanismo de defesa psíquica era representado exteriorizado pela violência e o desejo de matar aquilo que os incomodava e estava manifesto diante dos seus olhos.

Esta é uma máxima "primorosa" da religião:

“Todos vigiam todos para impedir o que todos têm vontade de fazer mas ninguém tem coragem de realizar porque estão sendo vigiados e poderão ser julgados.”

Baseado nessa máxima pode-se dizer que aquelas pessoas que queriam apedrejar aquela mulher que foi pega em adultério estavam diante dos seus próprios impulsos e a não aceitação e o julgamento hipócrita os levaram a atacar suas verdades opacas. Q!uantos homens ali não tiveram caso com aquela mulher, ou outros não a cobiçavam, ou quantas mulheres não desejavam estar no lugar da mesma? E inconscientemente poderiam satisfazer seus instintos sexuais mais ocultos? As ações de julgamento e compreensão estão intimamente ligadas ao relacionamento intrapessoal, a sujeira daquela mulher preste a ser apedrejada, também estava na verdade no interior de cada pessoa ali.

No entanto Jesus, ao invés de ter “Um ponto de vista”, teve a “Vista do Ponto”, e um conseqüente comprometimento, ao se colocar no lugar da “pecadora”.
Esdras Gregório disse…
Edson vai pra p@#$% que p%$@# seu sem vergonha! Quer dizer que você tem que insinuar que Jesus não era virgem Só para bombar nos comentários do seu post?

Que isso meu filho, isso tem algum intenção teológica ou você esta querendo fazer numero?

Este texto é fruto da nossa conversa ai em são Paulo em frente a igreja da Madureira em que o Marcio falou alto que eu estava transferindo minhas tara para Jesus rsrs.

Sabe apesar de eu defender que sexo livre entre adultos livre não é e nunca foi pecado, e se Jesus tivesse feito eu não viria problema nem um, eu acho que mesmo ele sendo somente um homem ele poderia ser virgem sim pois muitos grandes homens não tiveram mulher por toda a sua vida.

Mas charmoso como Jesus era, será rsrs
Edson Moura disse…
Respostas aos comentários em ordem de postagem:

Regininha minha flor, à princípio você leu apenas um cordel, e se ateve à essência dele...deixando ao encargo do autor revelar o que aparentemente está bem explícito nestas linhas.

Obrigado por ler o texto e fico lisonjeado por saber que você acompanha a confraria mais de perto do que imaginava.

Beijão flor...e espero que você venha a fazer parte desta irmandade.
Edson Moura disse…
Edinelson, num primeiro momento você disse que não via nada de mais, mas logo depois que o Marcinho deu uma cutucada, você já começou com os "elogios" do tipo: Merda por merda...eu outros mais.rsss

Não fico chateado de forma alguma maninho, você apenas exerce sua liberdade de expressão, assim como eu faço uso da minha.

De qualquer forma obrigado por ter perdido seu tempo lendo mais uma de minhas "heresias".

Mas devo salientar que você até pode considerar falácia o que escrevo...enquanto eu, apenas procuro expôr o que estaria escondido ou omitido por milênios nas entrelinhas dos escritos bíblicos.


Minha opinião.

Abraços Ed.
Edson Moura disse…
Jair, de fato Jesus era muito mais astuto que qualquer um de sua época, aliás, ele era filósofo e, como bom filósofo tinha sempre um bom argumento para sustentar suas teses.

Nenhum discípulo de filósofo superou seu mestre...desde Sócrates...passando por Jesus..até Sartre, e isto é uma característica muito peculiar aos grandes homens da história pensante.

Eu no entanto...deixo bem claro a minha opinião no que diz respeito ao acontecimento do "apedrejamento"...e quando digo que Jesus tentou ganhar tempo ao escrever na areia...não estou alegorizando a passagem..e sim, revelando um fato esquecido.

Mas como disse o Marcinho: Você passou raspando na trave!

Abraços mano!
Edson Moura disse…
Madonna! Já estou cansado...mas continuarei a responder aos comentários feitos com tanto carinho:

Isaías...na verdade o meu texto se perdeu sim junto com meu notebook...este aqui eu reescrevi e apenas parti do título que não tinha esquecido...e como é um cordel, ficou fácil lembrar de boa parte dele.

Mas fiquei boquiaberto com sua percepção. Aliás, achei que ninguém repararia na minha "contradição proposital"...parabéns!

De fato, se eu sugiro que foi tudo uma farsa para pegar o Galileu no "pulo", então na verdade-verdeira o texto é absolutamente inocente no que diz respeito a ser uma heresia..mas não é bem por aí:

Uma vez que eu proponho que Jesus poderia ter "pecado"...eu assumo uma responsabilidade que muitos sequer têm coragem de cogitar. Mas o que é pecado? ou o que é Santo?...são apenas palavras cunhadas para que uma conotação boa ou má venham a recair sobre determinado indivíduo histórico...como foi Jesus.

Abraços Isa!
Edson Moura disse…
Leví, como sempre...e eu não esperava menos de você, meu texto foi desnudado pelo seu intelecto psicanalítico. A reflexão sobre o tema sugerido..mesmo por aqueles mais fundamentalistas ou "românticos" como diz o Jair, sempre será benéfica para o ser em Si.

Uma mente que não faz perguntas...que não duvida...que não põe em xeque as histórias contadas e recontadas...escritas e reescritas...certamente já sucumbiu e não passa de um "zumbi" tipo aqueles dos filmes como "Resident Evil" ou "A Lenda".

Seu comentário foi excelente...parabéns!
Anônimo disse…
EDSON, SEU HEREGE, QUE MERDA DE TEXTO!!!!!

Sugerir que Jesus alguma vez tenha metido o seu pênis sagrado numa vagina úmida e quente???!!! Oh, que coisa mais horrorosa!!! Me abanem... Oh, meus sais...
Edson Moura disse…
Edu...perfeito seu comentário:

Jesus sempre que atacou diretamente uma pessoa ou grupo religioso, chamamou-os de hipócritas...está evidente que ele realmente "odiava" a hipocrisia.

No entanto, hoje, muitos escondem-se por baixo de um dominó, ocultando assim o seu verdadeiro EU. É lamentável que depois de muito tempo usando uma máscara...a pessoa acabe se acostumando com aquele perfil forjado durante anos.

Fica muito mais difícil sair de um paradigma quando a pessoa opta por não ver o óbvio. Assim é o Cristianismo histórico...muitos não querem ver que se( eu disse SE) Jesus alguma vez ou várias vezes, cometeu aquilo que chamamos de pecado hoje...não será desabonado em absolutamente nada, pois, seus atos suplantam qualquer tipo condenação que o homem possa inferir a ele.

Abraços Dudu!
Edson Moura disse…
Hubner..meu garoto, revele-me as mentiras em que acredito..e eu lhe mostrarei as mentiras em que você crê. Tudo é mentira...assim como tudo é verdade.

Não perca seu tempo tentando encontrar argumentos bíblicos para sustentar suas idéias...isso é um ato infantil.

Você já parou pra pensar que Constantino era pagão...e ao contrário do que pensa a maioria evangélica...ele morreu pagão?

Você já parou pra pensar que existem mais de 500 evangelhos espalhados pelo mundo e que possivelmente existam outros milhares?

Você algum dia se perguntou se os discípulos escreveram os textos sem pressão romana sobre suas vidas, e que poderiam muito bem, ter omitido fatos que poderiam custar-lhes a cabeça antes do tempo?

Você já leu algum evangelho apócrifo?

Você nunca se perguntou por que Jesus não atirou a pedra na mulher pega em adultério...sendo que ele bem poderia fazê-lo...uma vez que não tinha pecado algum?

Quantas vezes na Bíblia Jesus afirma enfaticamente que nunca cometeu pecado?

E para finalizar:

Se Jesus tivesse em algum momento cometido "pecado"...em que isso anularia tudo que Ele fez e foi aqui na Terra?

Abraços Hubinho!
Edson Moura disse…
Isaías..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!

Seu cometário é um tanto quanto "tendencioso" e não pense que eu não entendi o que quis dizer viu?rsss

Mas eu nunca sugeri que Jesus tivesse feito sexo...embora não veja mal nisso. Mas quando eu digo: " O pecado deles podem ser os meus", soa muito mais abrangente do que supõe a nossa vã filosofia.

NADA PODE ANULAR AS OBRAS DE JESUS.....NADA MESMO!
Edson Moura disse…
Marcio, deixei você por último mas não se sinta menos relevante, mas a verdade é que você sabe exatamente o que penso sobre alguns assuntos de cunho religioso.

Você sabe do meu coração e conhece a minha fé. Ela pode até ser contraditória..mas é real...tão tangível quanto é a certeza de que a Terra está suspensa no vazio do espaço!

Abraços mano!
Edson Moura disse…
Ops! Esqueci os Gresder!rsss

Gresder...minha intenção não é fazer número, até porque eu nem tenho tanto tempo para responder aos comentários.

Quanto a este texto ser fruto de nossa conversa em São Paulo..isso é óbvio, afinal de contas, você bem sabe que tudo que escrevo é extraído do dia a dia e não de páginas de livros.

Isso é teologia de rua meu Caro...ou como gosto de dizer: "Filosofia de rua".

99% dos meus textos são frutos de conversas despretensiosas com amigos ou até mesmo com "inimigos" rss.

Mas estou enganado ou você está defendendo a impecabilidade de Jesus de uma forma como nunca o vi fazer?

Abraços menino prodígio!
Levi B. Santos disse…
Na verdade, na verdade vos digo que os “cristãos” não acreditam que Jesus era um homem igual a nós ─ “homens inferiores” portadores de concupiscências carnais tão combatidas pela dupla Pedro Paulo, e outros, os quais, certamente experimentavam as doçuras libidinosas pelo menos em sonhos, e que sonhos...

O que a igreja quer é que o,homem se refestele sem as amarras do gozo sexual.
Um teólogo”cristão” poderia afirmar que a maneira como a igreja os trata é análoga ao tratamento que dispensa ao impulso sexual que ela despreza. A igreja tenta transformar a “concupiscência” em algo inócuo ao confiná-la às amarras do matrimônio.

O sexo e a hostilidade ao prazer sempre foi um tabu na história judaico-cristã. A pecaminosidade na esfera sexual chegou a um ponto, de para se crer que um homem poderia se revestir do divino, sendo humano, foi necessário que se formulasse uma história mítica de um nascimento virginal.

Ainda bem que os evangelistas em seus evangelhos místicos não conseguiram colocar na boca de Cristo essas palavras:

“Eu não sou igual a vocês reles pecadores, pois não nasci da união de um espermatozóide e um óvulo; e a vagina pela qual nasci era santa, e não tinha o odor de vaginas hemorrágicas e purulentas que abrigavam pênis cheios de secreções imundas provenientes do pecado transmitido a todos os homens desde o tempo do tarado Adão”.

É uma insensatez tremenda, o cristão orientar-se pelo ensino da igreja em questões de moral sexual. Sua teologia abusa do nome de Deus, para legitimar conceitos e preconceitos baseados numa moral hipócrita.

A fé cristã consiste apenas em ver na pessoa de Cristo um Redentor, cuja vida foi livre de qualquer prazer sexual e sensualidade. A sentença do prisma teológico erigiu um super-homem absolutamente assexuado e sem alegria. O tribunal religioso nega a Jesus a alegria de um namoro, castrando o seu próprio prazer físico-carnal.

Jesus foi escolhido para nascer de uma virgem, para cumprir o que foi escrito. O útero em que seu corpo foi modelado, aquele átrio do Rei Eterno, jamais poderia na concepção da época das profecias, se admitir que pudesse um dia ser maculado pela presença do sêmen masculino.

Não é verdade que o cristianismo trouxe o auto controle e o ascetismo ao mundo pagão, que se deliciava com os prazeres do corpo. Pelo contrário, a hostilidade ao prazer e ao corpo é um legado da antiguidade, e que foi singularmente preservado até hoje no mundo “cristão”.
Anônimo disse…
Porque Ele não atirou a pedra???!!!

Ele poderia ter atirado?! Quem o julgaria de "pecador" se Ele tivesse atirado a pedra?!

Ele se considerou humano e incorporou os "pecados"?!!

Ou Ele é humano, e não atirou, porque já está incorporado nEle os "pecados"?!

Na verdade, o que é "pecado" se até mesmo os nossos "pecados" são os pecados dEle?!

Então os "pecados" existem nos olhos daquele que quer JULGAR?!

O julgamento só cabe a Ele, mas Ele acaba por eliminar o Julgamento porque é HUMANO também?!

Então quem irá nos julgar?!

QUANDO SABEREMOS O QUE É CERTO OU ERRRADO, O QUE É PECADO SE PODE HAVER A POSSIBILIDADE DE ELIMINAÇÃO DE JULGAMENTOS?!!

HUMMM...

Me tirem estas dúvidas, depois eu volto pra complementar minha síntese...kkkkkkkk

Mas cuidado, um de cada vez, segurem nas mãos "crianças", e formando filinha indiana....
hahahaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....
Anônimo disse…
Marcinhooo,

Estou doida pra debater aquela postagem sua lá no "outro evangelho"...e articular meus neurônios, mas você "é osso duro de roer", e pega pesado no discurso.....kkkkk....e a minha cabeça me deixou na mão por estes dias...pois nem concentração estou tendo ultimamente...acho que terminando os cinquenta relatórios sobre meus alunos, ou eu volto na minha "real", ou eu vou para uma camisa de força....hahahahaa......por isso, vou tirar umas férias e vou para Paris, o que infelizmente, vai me impedir de iniciar o debate com você..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Ahhh Edson-Santos-Silva-Sauro-Sousa...

Só complementando o meu complemento...kkkkk (aprendi com o Marcio as redundâncias)...

Eu DISCORDO com o final do seu cordel.

Coisa que já te falei né...mas é que aqui temos que expor tudo, então tomeeee posseeeee....

Eeee genteeeee parem com esta rasgação de seda, porque senão eu é que terei que tolerar este menino com o ego explodindo depois....

Aí ficará igual o prodígio...rsrsrs...."Vem a nós ao vosso reino (santos elogios)"...kkkkkkkkkk
Hubner Braz disse…
Olá NorEdson, voltei!!!

Sabendo que Jesus foi 100% homem e 100% Deus, quero raciocinar contigo AS TRÊS INVERDADES exposta no seu poema poetizante é:

1° Olha o que você descreve... "Uma dúvida surgiu na mente dele; Onde estava o homem também flagrado?"
- Deus não tem duvida do que faz, ele bem sabia quem caiu em adulterio com ela. Leia Pv 15.3 "Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons."

2° Segundo erro que você cometeu, "Levantou-se com uma cara feia". Deus não fez cara feia. Ele não era farizeu, note bem, antes deste evento acontecer, Ele desceu de um monte onde tinha ido Orar.

Os farizeus da epoca faziam cara feia para dizer que estavam se consagrando. e Ele já é consagrado, e paradoxalmente já sabia que iria acontecer com a prostituta, pois ficou a noite conversando com o Pai. Não esqueça, "O coração alegre aformoseia o rosto" sem falar que Ele era cercado por crianças.

3° Erro, é o mais grave que você cometeu, "Também não as atiro eu Porque os “pecados” deles. Também podem ser os meus."

Dizer que Jesus tinha o mesmo pecado do que os mortais, é o mesmo que dizer que Orfeu foi ao inferno e conseguiu salvar a sua amada Eurídice. Ou seja, é mitologia... rsrsrs

NorEdson e C&A, Sei que vocês da confraria vão me perguntar, "Cristo foi capaz de pecar?" A resposta é "Sim" e "Não". A forma como responderemos a questão vai depender do que queremos dizer por dizer Cristo foi "capaz".

NorEdson... Em um sentido vital, Jesus era capaz de pecar, porque ele tinha todos os instrumentos necessários para o pecado. Ele tinha uma boca e língua, e assim ele poderia mentir. Ele tinha braços e mãos, e assim ele poderia matar. Ele tinha uma natureza humana, ele tinha um coração e uma mente, e assim ele era plenamente capaz de inveja ou cobiça ou luxúria. Não havia nenhuma barreira física ou passivo em sua natureza que impedia Jesus de pecar. Ele era plenamente capaz de cometer todos os pecados.

Além disso, NorEdson, a Escritura deixa claro que Jesus foi tentado a pecar. Hebreus 4:15 afirma: "Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer das nossas fraquezas, mas temos uma que foi tentado em todos os sentidos, tal como nós - MAS ERA SEM PECADO."

Isto nos leva para o outro lado da resposta. Em outro sentido importante Jesus não era capaz de pecar. Se a pergunta é: "Quais eram as chances de pecar Jesus?" A resposta é: "Zero." Qual a probabilidade para Jesus ter pecado? A resposta é "Não tem probabilidade." Mesmo se nós afirmar-mos que Cristo era capaz de pecar por causa de sua natureza plenamente humana, devemos acrescentar que, mesmo neste natureza humana, e certamente em sua natureza divina, Jesus não tinha disposição interior para o pecado. Jesus não tinha mais motivação para o pecado e, portanto, ele não pecou, neste sentido, ele não poderia pecar. Se a mesma fosse verdade, também não seria pecado, a razão do pecado, afinal, é que estamos motivados a sempre pecar e Ele não.

Cristo foi capaz de pecar, mas possuía uma santidade irresistível que permitiu garantir uma vida perfeitamente SEM PECADO. Isso não faz a sua experiência pouco relevante para cada um de nós, longe disso! Pelo contrário, porque Cristo foi capaz de enfrentar, e também vencer o pecado, ele é perfeitamente aceito para ser o nosso Salvador. Para nos salvar, ele teve que vir em estado humano com toda a sua fraqueza, mas na nossa fraqueza que ele trouxe o poder espiritual de modo que ele poderia salvar-nos.

Agora, só falta o Marcinho falar que este comentario é "infantil e fundamentalisa", rsrs. Não podemos esquecer que Ele nasceu de um virgem e você, não. "Já sei que este comentario vai inspirar alguém da confraria" Hehehehehe.

Abraços a todos os confrades.
J.Lima disse…
Belo Texto!
do jeito que eu gosto!
Bastante existencial, um "Deus" que não sentisse na integra o que é ser humano, não poderia desafiar a encarnação!
Para mim quanto mais humano for Deus mais Divino ele é!
O texto é no minimo digno e polêmicas!
Parabéns Edson.
Ao Levi.
Mano, não é questão do nascimento virginal de Jesus não é questão de doutrinamento errado da religião, e sim de cumprimento das profecias: "Eis que a Virgem comceberá e dará a luz a um filho e chama-lo-ão de Emanuel". E Cristo por diversas vezes recorre as profecias para confirmar aos seus o que acerca Dele estava estabelecida para o cumprir.

Aos demais

Jesus pecou? Sim, do ponto de vista dos fariseus, saduceus, escreibas e povo alienado sim. E não está muito diferente dos dias de hoje. Assim como zombavam Dele na Cruz dizendo: Salva-te a ti mesmo e creremos em ti. Assim também se sucedi nos dias de hoje.
Este reino de escárnio contra Ele nunca parou, e com certeza só tendi a piorar com a aproximação de sua volta.
O mesmo espírito de zombeteiros dos que o crucificaram estão presentes nesta geração má e adúlterá que é a nossa. Eles, pela soberba e arrogância de se acharem os "iluminados", tentaram de todas s formas o pegar em nalguma falta, só que nunca conseguiram e os que tentam até hoje nunca conseguirõ também.

Grande abraço a todos, inclusive ao Dudu, que com uma forma bastante educada me mandou à merda, coisa que jamais faria a você, Dudu.Nunca disse que o texto do NorEdson era merda, mas a "mensagem subliminar" que o mesmo contém, sim, isso eu macho de merda e delírio.
Errata: Onde está escrito macho, entenda-se chamo.
Eduardo Medeiros disse…
Ed, eu não te mandei à merda, mandei seu comentário de merda à merda...
Eduardo Medeiros disse…
Sei como é difícil para uma mente cauterizada pela crença cega aceitar os fatos que estão escondidos debaixo das idealizações religiosas e teológicas dos evangelhos.

A crença cega não consegue ver o absurdo que é alguém ter duas naturezas. Seria talvez como alguém possuir duas almas? Ou seria então como os psicopatas que de manhã são cordeirinhos e à noite lobos sanguinários?

Não, eles dizem: SABEMOS QUE Jesus era 100% homem e 100% deus...sabemos?? quem sabe? Eu não sei de nada, pois tal declaração é absurda, ilógica, e só pode ser compreendida como declaração teológica que não fala de fatos, mas de crenças.

O que eu acho mais engraçado é que os fundamentalistas são ágeis em dizer que toda mitologia das outras religiões são exatamente isto - mitologias, mas teimam em dizer que as suas mitologias(aliás bem parecidas com as demais) são fatos.

Enfim...cada um crê no que acha crível. Só não podem esquecer que deveriam ser mais sinceros e dizer simplesmente "eu creio e pronto, não preciso de prova", pois querer provar com argumentos racionais o que é irracional só é possível para mentes condicionadas e acríticas.
Eduardo Medeiros disse…
LEVI,

Seu último comentário é uma pérola de discernimento e contextualização. Reputo-o como a melhor síntese que alguém da turma já fez sobre o assunto.
Eduardo Medeiros disse…
PAULINHA QUERIDA,

Quando eu era criança e frequentava a escolinha bíblica da igreja, as irmãs me ensinaram uma musicazinha-infantil-evangélica que dizia assim:

Cuidado olhinho no que vê
Tem um salvador no céu olhando prá você...

Cuidado boquinha no que fala
tem um salvador no céu olhando prá você...

Cuidado maõzinha no que pega
tem um salvador no céu olhando prá você...

cuidado pezinho onde anda
tem um salvador no céu olhando prá você..
Eduardo Medeiros disse…
Seria um prato cheio para o Levi argumentar o que uma mensagem destas pode causar na cabecinha de um crentezinho de 5,6,7 aninhos...

Eu tinha medo do "salvador do céu", por isto eu sempre busquei ser "certinho", mimetizar os comportamentos esquizofrênicos dos crentões que eram os exemplos de "santidade" na igreja.

Te contei isto para te dizer: não espere ser julgada no além por um juiz implacável, sacro-santo e justo. Jesus mesmo disse: "Eu não vim para julgar o mundo..."
Eduardo Medeiros disse…
Então um jovem rico se aproximou dele e disse:
- Bom mestre, o que devo fazer para herdar a vida eterna?

E ele respondeu: - Porque me chamas de bom? bom só há um que está nos céus.

E o jovem, em seu íntimo ficou matutando:

"mas me disseram que este homem é o nosso deus Javé encarnado...como ele então pode dizer que aqui ele não é bom mas lá no céu ele é??"
Marcio Alves disse…
PAULINHA

Quando escrevi o meu texto: "THEOHUMANISMO: UMA VIDA SEM DEUS", eu já sabia de antemão quais seriam os confraternos que poderiam vir a discordar, no caso VOCÊ, HUBNER e o ED, como nenhum dos dois apareceram, só ficou você, mas vou te contar, apenas você já esta me dando a maior dor de cabeça menina, a cada dia esta ficando mais dificil de debater com você. kkkkkkkkk

Agora concordo com o DUZINHO, qua aliás também eu aborda mesmo de relance, sobre esta questão em minha postagem de que devemos viver, independentemente se for acontecer ou não, como se deus não fosse nos julgar nem para bem, nem para mal, andando segundo a nossa consciencia, pois assim seriamos verdadeiros conosco mesmo.

Mas em fim, estou te esperando lá no "outro evangelho" para continuarmos o nosso debate.

Abraços
Marcio Alves disse…
HUBNER

Jesus não era deus, mas antes um grande homem, e isto não anula o que ele fez e disse, pelo contrário, seria de maior nobreza e relevancia sendo apenas um homem, e apesar disto deu sua vida por aquilo em que ele acreditava que era implantar o reino já aqui.

Você não entende que tudo que venho depois, todos os supostos escritos apóstolicos não passam de teologia de suas crenças, que são os mitos que toda religião possui.

Nascimento virginal, ressureição e ascensão, sem falar na tão sonhada volta e julgamento final, não passam de mitos, apenas isto.

Se você quer acreditar, como um dia já acreditei, através da fé, ok, mas não tenta ficar provando o que não pode e nunca será provado, nem cietificamente e nem muitos menos racionalmente.

Outrossim, quando é que você vai aprender a argumentar sem se utilizar da biblia, parece até um papagaio tipo: "a biblia diz isto", ou "a biblia afirma", e, "esta escrito na biblia".

Mano é só dizer "assim eu penso" que é muito melhor, do que se contentar a vida toda em memorizar e repetir versiculos.

Abraços maninho
Marcio Alves disse…
J. LIMA

Só isso??
Ha não, pode voltar aqui e fazer um comentário melhor e maior. kkkkkkkkkk
Qual é J.LIMA, estava esperando você entrar de voadora com os dois pés no peito!!! hahahahaha

Mas concordo com você, apesar de ser uma teologia desteologizadora porque dá enfase não na divindade mas na humanizadora humanidade de Deus!!!

Abraços
Marcio Alves disse…
LEVI

Fui ao delirio com seu comentário que deveria ser melhor trabalhado por você e virar um poste no futuro, quem sabe aqui na confraria, aja visto lá na sua sala, assim como o liberal do GRESDER, você não ser tão hereticamente heretico. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcio Alves disse…
Mano ED

Você se utiliza dos argumentos da profecia para "provar" que Jesus era o Messias prometido, mas entenda, que os apostolos fizeram um grande esforço para encaixar Jesus nas profecias do velho testamento.

Você se lembra quantas vezes não é dito nos evangelhos: "e para cumprir a profecia tal" ou seja, era muito mais um esforço dos discipulos do que eventos naturais.

Sem contar que os judeus sofreram influencias das demais nações, como e principalmente os egipcios, que tinham suas crenças messianicas.

No demais, não fica nervoso com o DUZINHO não, e nem conosco, pois somos mesmos os hereges da blogosfera. kkkkkkkkkkk
Hubner Braz disse…
Marcio,

A minha base é a Palavra de Deus, e a sua argumentação? Onde está firmada? Na sua imunda conciência? rsrsrsrs.

Somos todos pó, e se até alguns dias não acontecer o arrebatamento dos justos, nós retornaremos para o pó. O Espirito vai para Deus.

Como você pode me afirmar que Jesus não era Deus? Qual foi o homem que fez obras semelhantes a de Jesus?

Em fim, são tantos questionamentos que deixará qualquer um louco. E sou um louco seguindo a loucura da pregação para os "humanoides" da terra.

Estou preparando o próximo texto, e confesso que estou em duvida, não sei se coloco um mocotó, ou uma salada. Hehehehehe.

Abraços amigão.
Marcio Alves disse…
HUBNER

Não! A minha base é a nossa existencia, a vida fala mais alta do que qualquer tese, mesmo que esta esteja na biblia.

Que alias diga-se de passagem que ela não é a palavra de deus, mas antes palavras de homens, até porque a biblia não é um livro antropocentrico, como se fora deus falando do homem, mas antes, totalmente teocentrico, falado por homens a respeito de deus.

O homem possui espirito???
Arrebatamento dos justos???
Quer dizer então que você mesmo passado milenios de crença e o seu não cumprimento, ainda mantem esperanças de ser arrebatado e andar por ruas de ouro???

Essa crença é mais ridicula do que a crença dos mulçumanos de que o céu tem um monte de mulheres lindas, todas elas virgens, esperando os homens, pois é claro que eu prefiro mil vezes um céu assim, do que um céu feito de ruas de ouro, pois estando lá, do que valerá para mim o ouro, se tudo é ouro???!!! kkkkkkkkkkkkkkk

Além do mais o valor da crença dependerá e muito, do seu contexto, por exemplo, para nós os hindus adorarem ratos é o cumulo da burrice, mas o que dizer de nossa crença, de que adoramos um homem morto sangrando em uma cruz como deus???

Ou seja, crença não passa disto, apenas crença, e mais nada, que não pode ser provado, apenas crido por fé e mais nada.

Agora em relação aos milagres de Jesus como também os do antigo testamento, são todos mitos, e apenas isto!!

Igual a Cristo, tem um monte de mitos em outras muitas culturas, mas claro, para você que crer, o de jesus é tudo verdade, mas agora o do restante da humanidade é apenas mitos, não é mesmo????

Em relação a postagem, você pode escrever o que você quiser, pois aqui na confraria não escolhemos "comida"!!1 hahahahahahahah

Abraços
J.Lima disse…
Marcio!
já entrei de boadora e tudo no Hubner!
acontece que quando fui postar o deu problema.
Salvei o comentário!
vou postar breve ok?
O hubner que me aguarde!
vou destruir esse SOFISMA dele em poucas rapidinho!
hahahhahahah
J.Lima disse…
Santa Maria mãe de Deus!
Acabei de ler o comentário do levi!
confesso que fiquei ainda mais "desviado". Hahahahhahahahaa
Se é que isso ainda seja possivel!
Meu querido levi!
isso que é entrar de voadora hein marcio!
estou até com vergonha de postar o meu argumento!
mas vou postar porque faço uma desconstrução teológica nas bases PLATONICAS do cristianismo agostiniano!
Marcio Alves disse…
J. LIMA

Eu queria ler é agora!!!!
Não dá para dar uma previa de como será esta sua postagem, só para nós ficarmos com um gostinho de quero mais?????

Porque eu vou te contar J. LIMA, eu esperava um daqueles comentários espetaculares sobre a postagem do EDSON, ai vem você com aquele comentário mixuruca!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk
Levi B. Santos disse…
Prezado Ednelson


Gostaria de tecer algumas considerações sobre esse período que você citou no seu comentário ao meu comentário:

“Mano, não é questão do nascimento virginal de Jesus não é questão de doutrinamento errado da religião, e sim de cumprimento das profecias: "Eis que a Virgem conceberá ...”

Os evangelhos foram escritos de uma maneira mítica para se cumprir as profecias. Exato!
Mas será que a coisa não seria muito diferente, se tivéssemos em mãos a história ou narrativa das travessuras do menino Jesus, da sua iniciação no campo da sexualidade nos tempos de sua adolescência, nos tempos em que reprimia os impulsos sexuais como ocorreu com todos nós em nossa tenra infância?

Não foi a toa que a história mitologizada de Cristo abandonou o período mais importante da formação da personalidade humana, que vai da primeira infância a adolescência. No mito há um pulo da geração sobrenatural de Cristo para os últimos três anos de sua história. Da fase considerada a mais rica, a da formação psíquica, nada sabemos.

Sejamos ou não adeptos de uma crença religiosa, uma coisa não podemos negar, é a de que existe em nós uma necessidade premente de pugnar por uma religião a-religiosa.
A descoberta do “Inconsciente” nos impulsiona para uma releitura das escrituras sagradas. Hoje, sabemos perfeitamente que as profecias são a linguagem do “inconsciente coletivo religioso”, e que jamais nos aprofundaremos no conhecimento de nós mesmos, sem que tenhamos de reconhecer que para os profetas de V. T. , os conteúdos latente das profecias, visões e sonhos tinham uma conotação literal.

Os fatores somáticos e psicológicos de um povo encontram-se, amiúde, fazendo parte do esqueleto da palavra profética. A profecia é a linguagem simbólica do desejo de um povo e seu deus, projetada no futuro, e ela retrata a vida psíquica e social de uma tribo ou um clã.

As estruturas arquetípicas, somadas ao “capital” do inconsciente coletivo, fizeram vicejar nos profetas a valorização da imagem como conteúdo único e representativo da psique.

A partir desses elementos, é que era possível para os profetas entender o futuro como a conjugação de partes do passado – memória – com partes radicalmente novas de uma paisagem cujo fundo permanecia o mesmo.

Como os profetas de antigamente poderiam entender que é da instância psíquica denominada de “inconsciente” que são geradas as profecias, as visões, os sonhos, assim como os delírios e as alucinações?

Recentemente, os mecanismos de defesas ( pré-conscientes) foram confirmadas como uma realidade irrefutável, comprovada por estudiosos e pesquisadores do campo da neurociência.

Quanto a atitude dos “cristãos” com relação ao comportamento sexual, eu acho um tanto nociva. Qualquer pessoa que já tenha se dado ao trabalho de estudar a questão sem preconceito, sabe que o que os cristãos ortodoxos tentam incutir nos jovens é extremamente perigoso à saúde física e mental deles.
J.Lima disse…
Hubner.
Não é meu costume confrontar um comentário que não seja o do escritor!
Mas esse seu acelerou o movimento da filosofia no meu sangue! Haaahhahahhahahah

Então lá vai...

O Levi fez uma des-construção psico-lógica da neurose cristã fundamentalista, permita-me fazer uma dês-construção Téo-filo-sofica da ortodoxia fundamentalista cristã!

Você escreveu em resposta ao EDSON:

"- DEUS NÃO TEM DUVIDA DO QUE FAZ, ELE BEM SABIA QUEM CAIU EM ADULTÉRIO COM ELA. LEIA PV 15.3 "OS OLHOS DO SENHOR ESTÃO EM TODO LUGAR, CONTEMPLANDO OS MAUS E OS BONS."

Usar provérbios para fala da tal ONISCIÊNCIA de Deus, esse 100% humano-divino! Desculpa, mas é È dar AZIA EM ENGOV. Hahahaahahahahahahahha

Isso é a maior expressão do FUNDAMENTALISMO!
È a partir dessas VERDADES ONTOLÓGICAS, ou como diria FINNEY "VERDADES QUE NÃO PRECISAM DE PROVAS"!Que os fundamentalistas fazem a GERRA SANTA!

Uma das coisas que todos os fundamentalistas têm em comum é a "DEFESA DAS DOUTRINAS COM BASE NA RAZÃO”, o interessante é que a própria RAZÃO é justamente o fator que os contraria!

Veja que diz ser 100% humano, mas uma humanidade PERFEITA!
Ora se uma das doutrinas fundamentais do fundamentalismo é A CORRUPÇÃO A NATUREZA HUMANA COMO HERANÇA EM ADÃO e em ROMANOS 8:1-4 diz

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne; Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.

Se o pecado estava na carne e o filho foi enviado em SEMELHANÇA DA CARNE DO PECADO, e não com a CARNE ENFERMA PELA LEI? Então tem que admitir-se que Cristo não veio em totais condições De igualdade com o homem!

Visto que no homem a CARNE ESTAVA EMFERMA PELA LEI, em cristo não, porque embora veio em SEMELHANÇA DE CARNE, essa CARNE, não foi enferma pela lei, logo para os FUNDAMENTALISTAS que tentam igualar totalmente CRISTO aos homens, precisam de humildade para reconhecer que isso não é possível! Para igualá-lo teria que ele vir NA CARNE DO PECADO e NÃO EM SEMELHANÇA! A sua carne deveria estar tão enferma quanto a do homem ao qual veio resgatar! Veja não é o que eu creio, mas estou usando a lógica grega...
Continua...
J.Lima disse…
Continua...
que na realidade exclui a fé, isso porque a lógica elimina o PARADOXO, trabalha somente com CONCORDÂNCIA VERBAL, o que ela afirma e um objeto não pode o negar ao mesmo tempo!

Ai vem com esse negócio de que porque era DEUS SABIA QUEM TINHA COMETIDO ADULTÉRIO A MULHER, mais uma vez desfaz uma das magnas doutrinas!

Ora uma das teorias petrificadas canonizadas dos fundamentalistas é justamente que na ENCARNAÇÃO, o Deus que se fez carne venceu o pecado sem usar os ATRIBUTOS DA DIVINDADE!

Que lógica contradita! Se ele sabia quem adulterou com a mulher porque ele era DEUS, logo ele usou o atributo de ONISCIÊNCIA (detesto qualquer ONI. seja POTÊNIA, CIÊNCIA ou PRESENÇA. hahahhahaha, mas aqui eu preciso usar. Talvez seja porque eu não creia nisso!). Então porque também ele não usaria o atributo de Deus por exemplo para não sentir a força da tentação o pecado? Como se pode afirmar que ele foi tentado em tudo? Ser a resposta é pela fé então tudo bem! Se não... Que justificativa você encontra na razão se é justamente através dela que você usa para contrariar o argumento do grande NOREDA SOMU TOZAN?

Ora se a totalidade da divindade estava NELE, assim como a totalidade da humanidade, logo não se pode admitir que em algum momento ele use algum dos atributos da divindade. Caso se faça isso, o que impede e admitir que ele tenha usado esses atributos em outras situações?

Onde Jesus fala sobre ele a sua impecabilidade? Que eu saiba foram os ortodoxos fundamentalistas que colocam essa palavra na boca dele! Ele nunca sequer usou termo de SANTIDDE quando se referia a ele, mas sim usou termos Omo SERVIR, HUMILDADE, SOFREDOR etc....

Mas se ele tem capacidade para saber de algo que não viu, pode perfeitamente ter capacidade para usar esse atributo que pelo amor de Deus é a tão chamada ONISCIÊNCIA. Diga-se de passagem, esse é mais um termo emprestado da filosofia Aristotélica por AGOSTINHO!Em minha opinião A LOGICA GREGA, foi o CAVALO E TRÓIA NO CRISTIANISMO, é uma espécie de VIRUS que nem o AVAST, nem o NOD, ou os mais modernos anti-virus hoje conseguiria eliminar! Hahahhahaahhah

Se ele usou atributos para SABER o que um homem normalmente não sabia logo ele usou poderes divinos não poderia usar para fazer com que a tentação não tivesse força contra ele? Não estou afirmando hein? só estou usando o argumento colocado pelo HUBNER que ele sabia quem havia adulterado com a mulher! Se ele sabia ele usou um atributo que não devia, visto que a sua expiação teria que ser modelo para os pecadores, ele não poderia ter nenhuma vantagem, sobre o homem ao qual veio salvar!

Mas é claro que os fundamentalistas, não terão humildade para admitir isso né?

Afinal o "DEUS" dos fundamentalistas precisa dos APOLOGISTAS, que contradição! Um Deus que veio dos judeus, mas que precisa do "APÓLO GREGO"! Hahahahahahahhahaahahahah
Edson mais uma vez!
Parabéns!
Esdras Gregório disse…
HUBNER note que o Edson colocou pecado entre aspas, o que significa que ele esta dizendo que Jesus foi humano como nos e fez todas as coisas que nós fazemos e que nos dizem que é pecado, mas que na verdade não é. Ou seja, o que Jesus praticou seria pecado para os cristãos e não para os humanistas como nos.

LEVI eu acho que você deveria colocar no seu blog textos explicativos como estes, pois para mim a os seus comentários são muito melhores do que seus próprios textos, acho que você esta na “profissão” errada rsrs

EDSON você fugiu da minha pergunta principal seu velhaco.

EDUARDO esta semana Mena o rapaz que trabalha como meu ajudante cantou esta musiquinha para me “provocar” daí eu disse para ele que isso é lavagem cerebral que se faz desde sedo nas crianças. Que “coincidência” em!!! rsrs eu li seu texto sobre a coincidência só não me deu vontade de comentar, alias eu lei todos eles, mas você não tem o dom de provocar comentários como estes sacanas aqui rsrs
Edson Moura disse…
Hubner...fiquei triste com seu comentário...é muito teológico!

Deixe-me falar algo sobre meus textos...e sobre o método desconstrucionista que utilizo:

A desconstrução significa guardar a heteroneidadedo texto, permanecendo vigilante contra o fechamento, aderindo a uma postura crítica que respeita a complexidade, a dificuldade, a obscuridade. Os textos desconstrucionistas não buscam transcender o texto e atingir uma operação totalizadora ao fazê-lo...as leituras desconstrucionistas precisam ser sempre críticas e autocríticas acima de tudo.

O que faz um desconstrutor depois de fazer vir abaixo as interpretações autoritárias?

Desfazer os textos...autores e leitores, com frequência envolve certo tipo de violência interpretativa. E usar os textos para propor a própria ideologia transforma o leitor em um usurpador.

Apresentar questões sobre responsabilidade interpretativa (sobre os bens da interpretação) é passar não só do ético para o teológico, mas também do crítico para o metacrítico. A metacrítica examina os princípios da crítica e os critérios propostos para uma leitura bem sucedida. Ela pergunta menos o "como" do que o "por que".

As leituras hermenêuticas contemporâneas precisam daqui para a frente, preparar-se para oferecer uma explicação racional...ética...e essencialmente teológica sobre as esperanças de interpretação que estão implícitas nelas.

É idolátrico acreditar em uma única interpretação correta? As interpretações dificilmente são "imagens entalhadas" que suscitam a adoração. Ainda assim, uma imagem é um símile de alguma coisa. assim como uma imagem espelha o original, a interpretação espelha o texto. É bem possível que em nome da interpretação, alguns possam "controlar", se não o próprio Deus, a "Palavra de Deus".

Obrigado!

Noreda Somu Tossan

Continua...
Levi B. Santos disse…
Ao Ednelson e ao Hubner


Jesus foi tentado em tudo. (tudo mesmo?)

Como é que vocês entendem um Jesus sendo tentado a fazer sexo?

Já ouvi um pastor dizer que a tentação de Jesus, nesse tópico foi muito diferente da nossa, pois a tentação dele não foi desejar como a gente deseja. (rsrsrs)

Na ótica desse pastor a natureza de Jesus não é tão humana assim quanto a do homem, talvez, por na sua geração espontânea, não ter sido contaminado com a semente do pecado (o satânico espermatozoide do Dr. Lúcifer)rsrsrsrs

A que ponto chegou o fundamentalismo!!!

Aliás, meu caro J.Lima, o fundamentalismo religioso é um mecanismo de defesa atroz, porque é através dele que o "crente" abraça as armas da razão tentando em vão defender o que ele crê como intocável ou sagrado pela fé, mas se perde em sua própria teia existencial, que diz que no homem há um "Deus" que chora e um "demônio" que ruge.

É lá no "Inconsciente" freudiano que estão estruturados o "céu" e o "inferno".

Quem quiser entender, que se aprofunde mais...
Edson Moura disse…
Hubner...Jesus era 100% homem e 100% Deus...por favor...isso é irracional.

1º- Quando Jesus é interrogado pelos seus discípulos acerca do grande dia...ele disse não saber , a não ser seu Pai.Então eu acho que Jesus tinha sim algumas dúvidas...mas se você disser que ele sabia e disse não saber...ele se torna um mentiroso.

2º-Jesus não fazia cara feia? Essa foi a melhor!rss

Imagino ele no templo, munido de um chicote, dando pontapés e virando barracas de cambistas com um sorriso sereno e puro estampado no rosto, ou da vez que ele disse à Pedro: "pra traz de mim satanás!"...ou quando os pregos penetraram seus pés...certamente ele estava totalmente sorridente. Isaías também diz que não havia nele beleza nem formosura...posso deduzir que ele já era feio por compleição. Quando digo cara feia...acredito que todos me entenderam...menos você é claro!

3º-Quanto ao pecado de Jesus:

Alguém na carta aos hebreus disse que o mestre não pecou...assim como o lula disse não saber sobre o mensalão.

Hubner...eu particularmente não sei o que é pecado...bem diferente de você que acha que sexo é pecado...ou que jesus não poderia ter dado uns socos em algum coleguinha de escola...ou até mesmo ter olhado por baixo da saia de alguma judiazinha em sua adolescência.

Acontece que você precisa desesperadamente de um redentor...salvador...computador ou sei lá o que mais, enquanto eu, só preciso viver aquilo que ele me ensinou com suas atitudes. Você sabe que eu não acredito em condenação eterna...e também não acredito no céu, portanto, Se Jesus pecou ou não...foi divino ou não...era Deus ou não, isso não tem relevância pra mim. apenas vivo para que esteja o mais próximo possível do ideal do Galileu.

Seus comentários são emocionais e eu respeito...os meus são racionais e você desrespeita. Jesus é um mito Hubner (não estou dizendo que ele não existiu),e como todos os mitos...com o passar do tempo...tornou-se uma lenda impossível de se acreditar 100%.

Obrigado menino!
Edson Moura disse…
Gresder, parabéns pela observação das aspas. Realmente eu nem preciso mais explicar meus textos, tendo em vista que você se incumbe deste serviço.rsss

Mas que pergunta foi essa que eu fugi?

Você é esperto menino prodígio...obrigado pela força!
Edson Moura disse…
Eduardo, é exatamente este tipo de pergunta que eu faço-me com frequência...posso ver que estou no caminho certo para descobrir o fantástico mundo dos símbolos e mitos "eduardianos".

"mas me disseram que este homem é o nosso deus Javé encarnado...como ele então pode dizer que aqui ele não é bom mas lá no céu ele é??"

A resposta é óbvia né Edu? Ele não era Deus...e sim homem!
Edson Moura disse…
Errata:

Onde escrevi "heteroneidadedo"kkkkkkkkkk misericódia!

Leia-se heterogeneidade.
Anônimo disse…
DUZINHO,

Desculpe a minha ignorância, mas eu não entendi o porque da musiquinha??!!

P.S. Não que eu não tenha entendido a MUSIQUINHA..rsrsr...eu não entendi porque ela veio a se encaixar depois da meu questionário, o que exatamente você quis me dizer?!!...kkkk

Hahahaaaaaaaaaaaaaa
Anônimo disse…
Amore mioooo, cadê a réplica para mim??!!

PROTESTOOOOO!!!!

Queroooooooooo aaaa minhaaaaaaaaa réplicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.....kkkkkk
Anônimo disse…
MARCINHO,

Me aguarde!! rsrsrs...

Abraços querido!!
Edson Moura disse…
Novamente Eduardo:

Fico embasbacado com seus pensamentos...eles são super-hiper-mega-power parecidos com os meus...esta sua frase merece destaque:

"Não, eles dizem: SABEMOS QUE Jesus era 100% homem e 100% deus...sabemos?? quem sabe? Eu não sei de nada, pois tal declaração é absurda, ilógica, e só pode ser compreendida como declaração teológica que não fala de fatos, mas de crenças".

O Hubner citou Orfeu como "mitologia"...mas acredita cegamente que Deus não é mitologizado...santa ignorância Batmam...ops...Bultmann!
Edson Moura disse…
Amorzinho meu...agora é sua vez!
Suas perguntas...minhas respostas.


Porque Ele não atirou a pedra???!!!

R: Porque não se encaixava nos quesitos exigidos por ele mesmo para poder apedrejar alguém.

Ele poderia ter atirado?! Quem o julgaria de "pecador" se Ele tivesse atirado a pedra?!

R: Se ele atirasse, cumpriria a lei..mas não atirou porque sua consciência o denunciava...aliás, taí uma coisa que Jesus sempre usou...sua conscência.

Ele se considerou humano e incorporou os "pecados"?!!

R: Ele não se considerou humano...ele era humano, e "pecado" não se incorpora...se "pratica".

Ou Ele é humano, e não atirou, porque já está incorporado nEle os "pecados"?!

R: Está respondida logo acima...rsss você parece o Marcio, faz duas perguntas que têm a mesma resposta

Na verdade, o que é "pecado" se até mesmo os nossos "pecados" são os pecados dEle?!

R:Pecado é tudo aquilo que praticamos e causa mal ao nosso semelhante...por isso os pecados que eu falo, levam sempre aspas, como bem observou o menino prodígio.

Então os "pecados" existem nos olhos daquele que quer JULGAR?!

R: Esta sua pergunta é retórica né?

O julgamento só cabe a Ele, mas Ele acaba por eliminar o Julgamento porque é HUMANO também?!
Então quem irá nos julgar?!

R: Nós mesmos devemos (mas não fazemos) nos julgar.

QUANDO SABEREMOS O QUE É CERTO OU ERRADO, O QUE É PECADO SE PODE HAVER A POSSIBILIDADE DE ELIMINAÇÃO DE JULGAMENTOS?!!
HUMMM...

R: Bom senso...auto-crítica...valorização do ser humano...ética...isto nos dá uma direção ao que é certo ou errado. O julgamento civil é feito pelos iguais, pessoas que teoricamente sabem diferir o certo do errado...numa sociedade, as leis garantem os julgamentos...mas se você está falando de julgamento eterno...isso eu já não respondo..porque não creio!

Te amo lindinha! Espero ter elucidado algumas dúvidas.
Edson Moura disse…
J.Lima meu professor! Você foi preciso como o bisturi de um cirurgião...fantástico....maravilhoso...soberbo!

Suas perguntas certamente deixam qualquer "hiper-calvinista" zonzo, quanto mais um fundamentalista em faze de formação como o nosso garoto Hubinho.

Veja que ele não responde às perguntas...e na verdade eu não me incomodo com isso...afinal...o que vale é a amizade...e eu gosto muito desse menino. Já fui exatamente igual ele, por isso compreendo o paradigma em que vive. Mas eu gosto de provocá-lo...acho necessário levá-lo à reflexão, pois estou apostando umas boas fichas neste garoto.

Novamente...PQP! Que comentário do Cacete!
J.Lima disse…
Hahahahahaahaha
vocês me fazem rir!
Esse palavrão não tem jeito de palavrão mas sim uma expressão de alegria!
Gosto de expressar alegria xingando também!
mas longe dos fundamentalistas, pois para eles isso não é "glorificar a Deus"
como diz o Eduardo.
Pq riu!
hahahahhahahha.
Abraço
Edson e todos os confrades!
Só lembrando que meu texto já está pronto!
não será polemico como esse!
mas será sobre a ANTROPOLOGIA TEISTA E A EVOLUCIONISTA: UM DIÁLOGO!
Vamos ver o que as duas teorias tem em comum, e onde se dividem, e incrementar um pouco de psicanálise, para ver o que que dar, sem falar dos simbolos na construção da transcendência!
Pq Riu!
Essa blogosfera é de pegada mesmo!
Hahhahahahahaha
Edson Moura disse…
Madonna! J.Lima...você sempre chega pra arrebentar com tudo...isso é legal.Gosto do seu jeito descontraído de comentar...seus neologismos...sua escrita pernóstica...e principalmente do seu "filtro teológico".

mas uma coisa me entríga:

Como você consegue conter este "furor filosófico" na sala de aula onde os fundamentalistas assembleianos sentam-se para aprender de você?

Abração professor!
Marcio Alves disse…
J. LIMA

Seu cabeção pensante de uma figa!!!!!!!!
Que agressão é esta com o coitadinho do HUBNER????
Você não somente entrou de voadora com os dois pés no peito dele, como deu ponta pé, soco, joelhada, cabeçada, petecou ele duas vezes e deu ainda por cima uma bicicleta nele. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Depois desta, eu acho que ele nunca mais vai voltar para a confraria. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Puta que lá merda!!!!!!!!!1
Você pegou super-hiper-mega-ultra-power pesado com o garoto, que deve estar zonzo, procurando os seus caquinhos. Hahahahahahahaha
Marcio Alves disse…
GRESDER SIL

Gostei bastante do seu comentário sobre pecado na visão nossa que é humanista, e não na visão moral evangélica que é retrógada e anacrônica.

Pois pecado mesmo é destruir o outro ou a nós mesmos, fora isto, o mundo é um parque de diversão e nós somos os seus brinquedos. Hahahahahahhaha
Unknown disse…
Edson, ótima releitura deste episódio! Estive pensando agora pouco sobre essa questão da divindade de Jesus, e onde mesmo Jesus afirma que é DEUS? Assim, de forma explícita e que deixe claro que ele tem os mesmos atributos de Deus?

Jesus que eu saiba afirmou ser UM com o Pai, mas na mesma oração que pedia que todos fossem UM com Ele assim como ele (Jesus) era. Ele se coloca como o Enviado de Deus, aquele por quem a mensagem da salvação veio. Mas Jesus queria que acreditássemos nele, não em quem ele supostamente era, mas na mensagem que ele trazia.

Quanto aos pecados de Jesus, também acho muito suspeita a omissão dos evangelistas sobre juventude de Jesus. Crê-se comumente que Jesus já tinha a consciência divina desde o começo de sua vida, mas para mim ele teve um momento de virada, como ocorre com todos os grandes mestres espirituais da humanidade, mas que não foi retratado na bíblia. Antes disso ele viveu tudo que tinha que viver.

Em algum momento Jesus reinterpreta a existência, os livros sagrados, o momento histórico, a religião... e vê-se com uma mensagem de libertação para a humanidade... daí o resto é lenda rsrs
Marcio Alves disse…
LEVI

Adorei a parte do seu comentário ao EDNELSON, onde você levanta a questão do não relato da infância e adolescência de Jesus, onde deve ser que ele como um ser humano normal, e um adolescente explodido de desejos sexuais, com toda certeza deve ter se masturbado pensando nas judiazinhas do seu colégio. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Dá lhe LEVI!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu gosto muito, mas muito mesmo do LEVI dos comentários heréticos dos blogs, do que o tradicional LEVI do seu blog. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Edson Moura disse…
Levi meu mestre Bronzeado...seus comentários estão fazendo o maior sucesso por aqui...que mais ainda está por vir dessa sua mente psicanalítica?

mas deixe-me escrever algumas linhas também tá? Lá vai:

Não existe mais simplicidade na igreja, tudo é muito complexo. É difícil de explicar, é difícil de entender. Os pensamentos, ritos, invocações e manifestações "evangélicas-fundamentalistas" extrapolam o aceitável do evangelho.

Os “fundamentalistas” preferem aceitar um Jesus curandeiro cheio de mandingas, impecável, super-espiritual, fruto de um nascimento virginal, esquisitices, pulos e choros do que simplesmente a essência "libertadora" de sua palavra. Preferem entender Jesus como Benzedeiro e místico do que como simples e puro (de coração) homem.

Afinal o simples é complicado e o complicado é aceitável aos homens. Tais homens não conseguem conceber a idéia de que Jesus foi prático e direto em seus ensinamentos, não usou simbolismo, pelo contrário falava em parábolas de camponês, para que qualquer pessoa entendesse o "reino de Deus".

Este Jesus-homem...não é aceitável hoje! Que pena!
Anônimo disse…
Amoree Miooo,

Só para interpelar mais uma vez, obrigada por ter elucidado as minhas dúvidas inquietantes ..hahahahaaha............

Beijão. Te love!!
Unknown disse…
Caramba procurei uma brexinha aqui para comentar, vejo que um dia é pouco para esta confraria herética...mas ainda tem espaço para minha mais nova heresia é nova para mim, pois só agora é que começei a pensar assim.

Em conversa telefônica com o meu amigo Marcio comentamos acerca do Jesus 100% deus e 100% homem.

O Marcio perguntou o que eu pensava a respeito. Então o credito da Oi acabou e o Marcio ficou com apenas 50% da minha resposta , porque apenas lhe respondi que para mim Jesus é apenas 100% homem.

Alguns poderão pensar, qual a novidade neste pensamento? Cadê a heresia?

Lá vai; Entendendo que algo completo é 100%, alguém com 200% por cento está acima da média, apesar da ambiguidade Deus+homem. Faço aqui uma afirmação. Jesus não era Deus era um homem 100% e a sua conduta e sabedoria o tornavam "divino".

Agora vem a parte mais pesada. Hoje penso que Jesus não foi gerado pelo Espirito Santo e sua Mãe Maria não o concebeu de forma virginal.

O temor de José era ser descoberto pelos religiosos e a tal da revelação foi um álibe para explicar como uma moça ainda virgem poderia ter engravidado.

Para mim fica bem exclarecido na mente, que José deitou-se com Maria e dele ela concebeu Jesus, tal atitude foi aprovada por Deus que resolveu presentear o casal com um filho fora do normal acima da média, e que ainda criança era tão sabio que ensinava os Doutores.

Jesus não teria cometido pecado se tivesse mantido relação sexual com a Mulher.

Alguns teologos dizem que a tal mulher era Maria Madalena esta mulher é mencionada como a mulher que amou Jesus mais do que as outras mulheres, posso me atrver em dizer que esta mulher amou Jesus mais do que as outras porque Jesus amou a mulher de forma intima e particular e da maneira que esta mulher nunca mais o esqueceu...Vocês conhecem o ditado amor de...quando bate fica?

Depois do ato aquela Mulher nunca mais adulterou foi fiel a Jesus até a morte, falo de um relacionamento conjugal entendendo que para Jesus ter sido 100% homem precisava também se relacionar com uma mulher, não sendo necessariamente obedecido um modelo de casamento como o dos nossos dias. Pode até ser que Jesus tenha tido filhos com ela, mas isto é outra hersia...rsrs
Levi B. Santos disse…
Estou aqui de volta a esta sala de pensamento para continuar o debate, que acredito piamente, já entrou para a história.

No intuito de realçar as concepções da “virtude cristã” entre os fundamentalistas e os não fundamentalistas, gostaria de passar a seguinte exemplificação:

“Tomemos, por exemplo, dois homens, um dos quais erradicou a febre amarela de uma região extensa dos trópicos, mas que no decorrer de seu trabalho manteve relações ocasionais com mulheres com as quais não era casado; ao passo que o outro foi sempre preguiçoso e folgado, fazendo um filho por ano até a mulher morrer de exaustão, e, cuidando tão pouco dos filhos que metade deles morreu de causas que poderiam ter sido prevenidas, mas que nunca teve qualquer relação sexual ilícita. Todo “bom cristão” é obrigado a dizer que o segundo desses dois homens é mais virtuoso que o primeiro”.

Vejam senhores confrades, o absurdo a que chegou aquele que raciocina que o ato de evitar o pecado é um mérito positivo, ao não reconhecer que o conhecimento como forma de tornar a vida mais útil, é muito mais importante.

Não é pecado exercitar os neurônios. Que possamos continuar nesse salutar exercício... Desconstruindo paradigmas para entender melhor os meandros da nossa alma.


Abraços,

Levi B. Santos
Unknown disse…
Este meu comentário poderia ser assinado pelo Esdras Gregório aquele libertino inrrustido...rsrsrsrs

Agora estou com pena do Hubner ele entrou no meio da Indepedente (torcida organizada do SPFC), com a camisa do curintia. Cara você vai ser massacrado...não esquenta não, eu também já fui massacrado também e agora virei a casaca...kkkkkkkkk
Edson Moura disse…
Biel Nagib, você está certo no que diz respeito à "Omissão" da infância e adolescência de Jesus. O diferencial mais importante de alguns "hereges aqui da confraria é que nós questionamos praticamente tudo...não deixando lacunas para interpretações "engaioladas".

Mas Me responda uma pergunta:

Quando você fala de mensagem de salvação....o que seria esta salvação pra você?

Salvação do homem para a vida-vida, ou salvação da alma para vida-eterna?

Parabéns pelo comentário!
Edson Moura disse…
Leví...você está sendo o grande terapeuta dos "malucos" deste manicômio chamado "Confraria dos Pensadores Fora da Gaiola".

Sua explicação foi simplista mas de uma lucidez ímpar. Seria muito bom que nós usássemos mais vezes estas parábolas para que os leitores que não comentam, possam compreender aqueles assuntos que nós não conseguimos explicar.

"Explicar o que ninguém consegue entender"...só você mesmo viu mestre Leví!rsss
Edson Moura disse…
Paulinha minha linda...estou contente por ter conseguido esclarecer "algumas" de suas dúvidas. Mas tenho certeza que outras virão e espero estar por aqui para poder sentar ao seu lado e "duvidar com você.

Como disse Descartes em sua frase ORIGINAL:

"Dubito, ergo cogito, ergo sun"..."Duvido, logo penso, logo existo".

Beijão amor!
Unknown disse…
Edson, era salvação do homem das garras da religião. Veja que naquela época o povo sofria nas mãos dos fariseus, que lhes imputava pecados mil, e obrigações religiosas impossíveis de se cumprirem (Jesus fala disso), e também nas mãos dos Romanos, cujo imperador se considerava um semi-deus... era disso que Jesus queria libertar o povo, queria mostrar a todos que eles tinham acesso direto ao Pai, que não precisavam de sacerdotes, que a virtude estava no Amor e não no dinheiro, no poder...
Anônimo disse…
Edson, seu destruidor de doces sonhos teológicos infantis... Estás cada vez mais Noreda e menos Edson Moura

Eu, como não gosto de discutir teologia, só leio os comentários de vocês e fico com o que acho bom. E é um melhor do que o outro.

Parabéns pelo texto e pelos comentários que ele sucitou e que ainda suscitará.
Edson Moura disse…
Jair, você deveria estar debaixo do tapete de um hospício, pois afinal de contas tu és um doido "varrido"kkkkkkkkkkkkkk"

Sua mente divagou...este tipo de filosofia-diurética é necessária...as especulações abrem um "leque" de possibilidades interpretativas...aguça a os neurônios como bem disse o Levi...mas me diga uma coisa:

Você andou lendo o "evangelho de Tomé?"

Uma das implicações de se anular a divindade de Jesus, é exatamente a extrema necessidade de se cancelar o nascimento virginal do mesmo. Mas quando você "sugere" que José tenha mantido relações sexuais pré-casamento, e que Deus se "agradou" disso, "abençoando-os" com um gênio ou "hiper-dotado"...não é a mesma coisa que torná-lo divino novamente?

Não esquenta Jair...só estou exercitando sua mente para que você já prepare as tréplicas, pois os outros hereges vão te perguntar coisas semelhantes.

Abração gordinho!
Edson Moura disse…
Biel...não esperava outra resposta de você. Está certo de novo!

Valeu irmãozinho!
Edson Moura disse…
Fala Isa! estava já preocupado com você menina!rsss

Realmente, excetuando-se o Hubner que só escreve o que a "cartilha" (Bíblia) lhe manda, os comentários estão magníficos. Nem lembro mais qual foi o texto que escrevi, pois estou tão envolvido com os pensamentos de todos por aqui que a baba está até caindo sobre o teclado.kkkkkkk!

Estamos por aqui...online na bagaça!

Abração fofa!kkkkkkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Haha, não me deixa encabulada na frente dos outros... rsrs

Tô até com vergonha de postar alguma coisa depois desse texto, cara. Abraço.
Eduardo Medeiros disse…
Pq riuuuuuuuu...como dirá o Jl hahahaha

LEVI, concordo contigo, essa rodada de bate-papos, reflexões e pensamentos já entrou para os anais da Confraria.

JL, a sua frase abaixo é canônica:

"A LOGICA GREGA, foi o CAVALO E TRÓIA NO CRISTIANISMO, é uma espécie de VIRUS que nem o AVAST, nem o NOD, ou os mais modernos anti-virus hoje conseguiria eliminar! Hahahhahaahhah"

PAULINHA,

creio que o edson já resposdeu a pergunta que você me fez. Eu me referia aos julgamentos. Na musiquinha, o salvador do céu estava sempre nos observando com um ar de reprovação e julgamentos.

MARCINHO,

pára de reciclar os meus comentários seu safado...hahahahaa

JAIRZINHO,

você descambou de vez para a seita herética do Don Brawm(Código da Vinci) haahahaha

EDSON,

cada vez mais, você, que de fato é um homem com duas naturezas (Noreda), está se unificando de vez, e o Noreda a cada dia que passa, está se entrelaçando com o Edson...e os dois serão UM!!!

JAIR E MARCINHO E EDSON E GRESDER...

desde os primórdios dos nossos encontros virtuais eu disse que não acreditava que Jesus fosse Deus mas sim, que ele era divino. O marcinho ficava me intimando para que eu esclaresse o que aquilo significava...hoje todo mundo já entende o que significa.

ED E HUB:

eu não queria estar na pele de vocês...hahahahah mas queridos neófitos na difícil arte da descontrução, saibam que somos todos amigos, principalmente os "confraternos originais" e para nós (creio que posso falar por todos), a amizade vem antes de tudo. Por isso tenho amigos fundamentalistas, ateus, espíritas...(aliás, cadê o meu primo????)
Edson Moura disse…
Está falando do Isa né Edu?rsss

"Por isso tenho amigos fundamentalistas, ateus, espíritas...(aliás, cadê o meu primo????)"

...só faltou o "gay".kkkkkk

Pode falar Edu...o Isa não liga pra isso não...né Isa?
Anônimo disse…
Leiam o meu perfil do Blogger, aquilo é o que eu sou enquanto ser humano... Sem ofensas, tento fazer com que nada me ofenda. E vindo de de vocês, a chance de isso acontecer é praticamente nula. Sem meias-palavras comigo, gente.
Levi B. Santos disse…
Caríssimos confrades.

"Quem está sujo suje-se mais!" (rsrsrsrs)

Acabei de jogar lenha e álcool no recente texto postado pelo Gresder. Estou com pena do Esdras da Ass.de Deus de Campinas (rsrsrsrs)

Vale apenas uma espiadinha. Passem lá.
Levi B. Santos disse…
Um pedido de coração para coração:

Que esse texto fique em cartaz por mais três dias. Apos três dias, o Edson ressuscitará e o túmulo ficará vazio para o próximo texto - o do J. Lima.

Iniciem a votação!(rsrsrs)
Marcio Alves disse…
JAIR

Caramba!!!! A cada dia que passa você esta ficando mais herege do que os mais hereges!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Se Jesus não foi gerado pelo Espírito santo de Deus, sendo ele apenas um homem, então você anula a existência do Espírito Santo???

E a trindade onde é que fica???
Seria então o pensamento monista o seu????

Aguardando respostas.................
Levi B. Santos disse…
Freud explica esse ato falho.

É que me entusiasmei tanto com a extraordinária aula de J. Lima, que INCONSCIENTEMENTE (olha aí o inconsciente falando) o nomeei para a próxima postagem. Ou quem sabe, não foi a minha vontade de postar logo o meu ensaio que provocou esse lapso? kkkkkkkkk.
Marcio Alves disse…
LEVI

Ótima idéia, concordo plenamente com você, pois a postagem do EDSON está abrindo um leque de possibilidades pensantes, pois ele é um expert em desconstruções, desta forma três dias seria o mínimo para podermos discutir as muitas idéias advindas da postagem dele.

E se não me falha a memória, isto se encontra nos primeiros registros da ata de discussões da confraria, onde todos nós concordamos que, quando uma postagem suscitasse muitos comentários, e o tempo normal de exposição para o texto não fosse suficiente, ficaria mais dias até mesmo 7 dias, portanto, existindo esta clausula contratual, eu como membro solicito que fique não por mais 3 dias, mas antes, mais 4, o que dará somando um total de 7 dias!!!!!
Marcio Alves disse…
LEVI

Eu também tinha achado estranho você dizer que seria o J.LIMA o próximo para postar, sendo que é o HUBNER, mas como bem você falou, deve ser o seu inconsciente com muita sede de ler o que J. LIMA está para colocar, pois eu também acredito que deve ser “A” postagem, um verdadeiro banquete pensante.

Já vamos preparando os ENO para o pessoal que tem um estomago pensante muito frágil e que não agüenta comer feijoada, ainda mais vindo do grande PROFESSOR e DESTRUIDOR J. LIMA!!!!!!!!!!!!!!!!
Anônimo disse…
Discussões dessa natureza não devem ser feitas aqui, e sim no tópico abaixo:

http://cpfg.blogspot.com/2009/04/topico-permanente-de-discussoes.html
Marcio Alves disse…
ISA

Desculpe-me, acabei esquecendo que esses assuntos devem ser debatidos no tópico de discussões permanentes.

Mas, no entanto, depois nós vamos para lá, pois não dá para ficar nenhum minuto fora do assunto desta postagem, que está pegando fogooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hubner Braz disse…
Quero dizer a todos os confraternos que estou lendo os seus comentários a minha pessoa.

Sei EDSON, que minha explicação tem fundamento teologico. mas não podemos fugir da verdade, pois penso que conhecendo a Verdade, a Verdade vós libertará. Sei que já conheceste. E pensar que Jesus é 100% Deus, não é irracional. Hehe..

Sr. MARCIO "Não! A minha base é a nossa existencia, a vida fala mais alta do que qualquer tese, mesmo que esta esteja na biblia." Fico feliz em saber que os fundamentos do maior inventor de religiões da confraria está baseada no pó, na decomposição. "Pois o homem voltará a sua eterna casa."

LEVI BRONZEADO Jesus foi tentado em tudo!!! Não é a toa que Leonard David pintou aquele quadro. "A Santa Ceia". Mas venceu todas as tentações.

J.LIMA suas explicações estão muito aquem de um sábio. Precisa se esforçar mais.

GRESDER... Jesus não teve pecado na mente dos protestante, mesmo sabendo que você considera que "nada é pecado e tudo é normal."

JAIR SANTOS Não sinta pena de ninguém, afinal tem que ter um contra aqui nesta confraria.

Srs. Confraternos, defenderei a minha tese, baseado na Razão e na lógica. Nada é ilogico no universo de Deus "Jesus".

Ah, a próxima postagem é a minha Sr. Levi. não é?

Abraços a todos....
Marcio Alves disse…
HUBNER

Em primeiro lugar: sim! É próxima vez é sua, o LEVI apenas confundiu as coisas.

Em segundo lugar: que história é esta de que eu sou o maior inventor de religiões da confraria??
Cara eu sou totalmente contra e meu maior sonho utópico é destruir por totalmente a religião, libertar as pessoas para que vivam uma vida existencial naturalista, sem os meandros e neuroses da religião.

Em terceiro lugar: você não esta sozinho, pois tem a PAULINHA e o EDNELSON ao seu lado. Rsrssrrsrsrsrs

Em quarto lugar: minha filosofia é da vida e pra vida, trabalho sobre a existência, e não com fantasias que estão além da vida.

No mais HUBINHO, eu gosto de você meu rapaz, por ver em você o que eu era, por isso, não somente eu, mas todos nós, somos tolerantes com você e qualquer outro que tenha pensamentos diferentes dos nossos.

Abraços
Noreda Somu disse…
Hubner! Não vou nem perder meu tempo respondendo esse seu comentário "mixuruca"rsss

Sua fala: "Srs. Confraternos, defenderei a minha tese, baseado na Razão e na lógica. Nada é ilogico no universo de Deus "Jesus""

R: Pra começar a tese (tese?) não é sua, tendo em vista que este é o pensamento engessado dos fundamentalistas...portanto, quando você resolver criar algo de sua própria mente...aí sim terá uma tese!

As explicações do J.Lima estão aquém de um sábio? Pelo amor de Deus Hubner...não fale asneiras, o J. Lima argumentou com você usando a própria arma que você usa...a Bíblia...será que não é a Bíblia que está incapaciotada de dar sustentação à vida no século XXI?

Já volto!
Noreda Somu disse…
Errata:
Onde escrevi incapaciotada...leia-se incapacitada!
Marcio Alves disse…
LEVI

Somente agora eu pude ler o seu lúcido comentário exemplificado... maravilha como sempre!!!

A moral precisa urgentemente sim, ser antes de tudo relativizada pela bem e felicidade da vida, pois acima de qualquer religião, lei, princípios e morais, está a vida humana.

O maior mal que uma religião pode produzir a um ser humano, é quando ele valoriza as ideologias religiosas acima de sua e de seu semelhante, vida.
Noreda Somu disse…
Hubner, Sua fala:

"Sei EDSON, que minha explicação tem fundamento teologico. mas não podemos fugir da verdade, pois penso que conhecendo a Verdade, a Verdade vós libertará. Sei que já conheceste. E pensar que Jesus é 100% Deus, não é irracional. Hehe.."

R: Que verdade é essa Hubinho? Não existe está famigerada verdade que você tanto acredita )acredita?). Minha crítica não é achar Jesus 100% Deus, ou 100% homem...e sim achá-lo 100% as duas coisas...que somariam 200% de sei lá o que, iso sim é arracional.

Você acabou...como sempre, fugindo covardemente das perguntas que lhe fiz, assim fica difícil dialogar com você Hubner.

Já volto!
Marcio Alves disse…
EDUARDO MEDEIROS

Sim! Foi você o primeiro na blogosfera cristã e herética dizer que Jesus não era deus, mas divino!
Hoje é até fácil dizer isto, mas naquela época não, tanto que todos nós fomos a principio, contra essa sua idéia.

Eu disse lá na sala do J. LIMA e volto repetir aqui o que eu disse lá:

“De todas as pessoas da blogosfera que eu pude conhecer ao longo dos anos, o EDUARDO foi a pessoa que mais influenciou o meu pensamento pensante”.

A você meu grande amigo que aprendi amar ao longo desta nossa trajetória pensante, meu mais sincero e honesto tributo:

“Ao Rei e Mestre dos Símbolos e Mitos, e da universalidade e pluralidade religiosa, que sem duvida alguma, foi o mais importante e determinante em mudar o nosso paradigma, minha mais sincera admiração e respeito”!!!!
Hubner Braz disse…
Noreta Somu, não fugirei das suas perguntas....
Marcio Alves disse…
Outra vez DUZINHO

Pode ficar tranqüilo que por mais que esforce em “reciclar” os seus comentários, eu nunca poderei reproduzir originalmente o que você nos ensina, porque nunca na historia da filosofia, o discípulo pode superar o seu mestre!!!!!!!
Marcio Alves disse…
E quanto a mim HUBNER?????
Espero seus argumentos!!!!!
Noreda Somu disse…
Hubner meu menino...olhe só sua resposta ao mestre Levi...veja se depois do comentário que ele fez, tentando elucidar inquietações nossas, é merecedore de uma resposta evasiva como essa sua:

"LEVI BRONZEADO Jesus foi tentado em tudo!!! Não é a toa que Leonard David pintou aquele quadro. "A Santa Ceia". Mas venceu todas as tentações".

Só para efeito de conhecimento:

A Santa Ceia de Da Vinci...não é um quadro...mas sim uma pintura em óleo feita na parede de um mosteiro.
Hubner Braz disse…
NOREDSON...... SEU PQR

Noreta as duas perguntas que encontrei no seu texto para minha pessoa é essa: "O que faz um desconstrutor depois de fazer vir abaixo as interpretações autoritárias?""É idolátrico acreditar em uma única interpretação correta?"

E você mesmo responde as suas perguntas. Mas vou responde-las também.

Primeira resposta, ele distorce tudo que um escritor autoral diz, em base a razão irracional e imperfeita.

Segunda resposta, Não podemos firmar em uma única interpretação, sabendo que, cada um pensa de um modo diferente e pensante.

Sendo assim, cada desengaiolados, "tirando o Gresder e o Marcio que pensam igual, rsrsrs" todos os outros pensam diferente.

Pronto, já respondi as suas perguntas. Satisfeito?

Abração.
Hubner Braz disse…
NORETA POSSO TER ERRADO NA MINHA ESPONTÂNIEDADE E INGENUIDADE DE DESCREVER QUE A "SANTA CEIA" ERA APENAS UM QUADRO. EU SEI QUE FOI FEITO COM PINTURA A OLÉO.

SORRY.
Hubner Braz disse…
SR. MARCIO,

Sei do seu passado, que você pulava no poder, falava em mistério.

Você não me engana, seu ateu irrustido, rsrsrsrs.
Sei que você é um altentico protestante.

Como diz o velhinho do panico "Não entendi o que ele falou" auhsuahsuhas.
Noreda Somu disse…
Hubner, estas perguntas que você respondeu foram retóricas...na verdade minhas perguntas à sua pessoa estão lá o início dos comentários...mas não se preocupe...vou colar pra você aqui embaixo.


Pergunta (1)
Você já parou pra pensar que Constantino era pagão...e ao contrário do que pensa a maioria evangélica...ele morreu pagão?

Pergunta (2)
Você já parou pra pensar que existem mais de 500 evangelhos espalhados pelo mundo e que possivelmente existam outros milhares?

Pergunta (3)
Você algum dia se perguntou se os discípulos escreveram os textos sem pressão romana sobre suas vidas, e que poderiam muito bem, ter omitido fatos que poderiam custar-lhes a cabeça antes do tempo?

Pergunta (4)
Você já leu algum evangelho apócrifo?

Pergunta (5)
Você nunca se perguntou por que Jesus não atirou a pedra na mulher pega em adultério...sendo que ele bem poderia fazê-lo...uma vez que não tinha pecado algum?

Pergunta (6)...mais importante de todas!
Quantas vezes na Bíblia Jesus afirma enfaticamente que nunca cometeu pecado?

E para finalizar:

Pergunta (7)
Se Jesus tivesse em algum momento cometido "pecado"...em que isso anularia tudo que Ele fez e foi aqui na Terra?
Marcio Alves disse…
HUBNER

NÃO! Apesar de tanto o GRESDER quanto EU, termos sidos influenciados um pelo outro, pois nesta brincadeira de se lambuzar na lama, ninguém saiu limpo, tanto que todos nós fumos, somos e seremos influenciados e influenciadores no pensamento pensante de cada um.

Mas você se engana que pensamos iguais, podemos ter muito, mas quase tudo em comum, mas ainda há pensamentos discordantes entre EU e ELE, assim como todos nós, pois é perfeitamente normal, não sendo nós robôs, mas antes seres pessoais, temos também nossos próprios pensamentos pensantes.

Não basta você ler uma ou outra postagem minha e dele e tirar suas conclusões, mas antes, deve ser lidos dês do inicio da nossa trajetória pensante.

Portanto HUBNER, entre lá no meu blog e leia todas as minhas postagens, ai sim, dará para você ter uma base do que eu penso, como penso e como mudei de paradigma.
Fácil, fácil e muito fácil o minha proposta para você, não é mesmo HUBNER???!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hubner Braz disse…
Carambolas MARCINHO,

Quantos dias levará pra mim ler todos os seus posts, rsrsrs. Porque você não faz um livro de todos eles. Ai lerei com o maior prazer, pois andará comigo por onde eu for.

Abração
Hubner Braz disse…
Calma aiii Noreta, vOu responder todos os questionamentos seus....uhsuahsuah.
Marcio Alves disse…
HUBNER

Já está em vigor o planejamento para que brevemente no futuro bem próximo que não sei quando será. Kkkkkkkkkkkk

Vamos tanto eu quanto o EDSON, reunir as nossas postagens e publicar um livro com o titulo de nosso blog.

Eu faço um acordo com você: Assim que publicarmos o livro, enviamos uma copia para você, desde que, você leve uma outra copia que vamos estar lhe enviando, para o seu grande mestre e ídolo CIRO SANCHES ZIBORDI. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Hubner Braz disse…
Resposta (1)
A questão da conversão de Constantino ao Cristianismo é uma tema de profundo debate entre os historiadores, mas em geral aceita-se que a sua conversão ocorreu gradualmente. Como maneira de fazer penitência, Constantino ordenou a construção de diversas basílicas e outros templos e as doou à Igreja.

Resposta(2)
Se existem textos apócrifos e estes textos não estão inclusos em uma ou outra Bíblia isso com certeza passou pelo crivo de Deus que é atemporal, pra mim o que eu li é e sempre será o suficiente para manter a minha fé e nunca negar. E outra coisa, eles são livros de historia ou geografia, não serve para edificação espiritual em Jesus e mais para conhecimento. Muitos deles são diário de cotidiano da Época.

Resposta (3)
Já pensei, e não tem lógica eles escreverem por pressão, sabendo que a escritura é divinamente inspirada por Deus.

Resposta (4)
Já li vários, entre els Judit, Baruc entre outros que encontram na biblia da igreja catolica.

Resposta (5)
Porque ele foi o autor da pergunta. "dardigue"

Resposta (6)
João 8:34 - "Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado." Ou seja, Ele não era escravo do pecado. Como diz o EDU. M. Ele é Divino.

Resposta (7)
Se ele cometesse pecado, como o povo poderia crer nele? Num ser imperfeito, não. O povo não é bobo para acreditar em falacias.

Respondi todas ehn NorEdson.

Pega essa e se converte ao fundamentalismo da razão.....Hehehehe.
Abraços amigão.
Hubner Braz disse…
MARCINHO, VC É UM BARATO, HEHEHEHEHE...
PRA MIM O UNICO MESTRE DOS MESTRES É JESUS CRISTO.
Levi B. Santos disse…
Caro Hubner

Acho que você não deve ter entendido a minha pergunta, mas vou trocá-la em miúdos:

Como se processou na mente de Jesus a tentação de fazer sexo?

Se ele foi tentado a fazer sexo não é o mesmo que dizer que ele desejou algo ilícito?

Ser tentado não é desejar ou imaginar o que é o proibido pelo SUPEREGO(em psicanálise) ou DEus(em religião)?

Aguardo sua resposta, para que o debate seja frutífero para todos nós.

Abçs,

Levi B. Santos
Anônimo disse…
Galerinha,

Acho que de madrugada estava escrevendo um comentário aqui, mas, meu micro resetou e eu não lembrava se tinha postado ou não. Ao procurar aqui não o achei.

Era só uma desculpa por não acompanhar vocês em todos comentários senão eu não vou poder "viver" fora desta cadeira, rsrs.

Caracas, em um dia são mas de 100 comentários em um único post, fora os demais, rsrs.

Perdão.

Mas, gostaria de mencionar que Jesus foi o "cara" que introduziu a mulher em locais que não era acessível.
Ele "deu ouvidos" e valorizou o que na sociedade judaica era apenas objeto.

Um grande abraço a todos,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
PQP!

Mas isto aqui está parecendo a casa da Mãe Joana! rs

Pois bem, como afirmar que Jesus foi tentado em TUDO?! Impossível, Ele foi tentado sim, exemplo disto temos o acontecimento onde Ele é levado pelo espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo, mas a bíblia não mostra fatos onde Jesus foi tentado ao sexo, ou coisa parecida....
Pelo menos nunca li isto, a não ser que esteja nas paginas que não li ainda...kkk

Mas pode-se pensar que jesus foi tentado em TUDO, quando o pensamento "liberto" nos leva a pensar no Jesus 100% homem.
Outro fato que no leva à este pensamento, é a anulação da fé, pois quando a fé é deixada de escanteio, o ser racional, começa a articular pensamentos que até então a fé o impedia de articular...

Uma coisa temos que admitir, que se Jesus é mesmo 100% homem, então ele está sujeito a qualquer tentação, certo?!

Não creio que Jesus foi 100% homem, pois quando aceitamos esta porcentagem total, então assinamos o fato de que ele deve ter sido tentado em TUDO...e a bíblia nunca nos descreveu isto, então o que coloca o ponto de interrogação na questão de Jesus ser 100% homem...

???!!!!! Alguém dá um parecer nesta minha filosofia pensante...kkkkkkkkkkk....

Gracias...
Anônimo disse…
Amigo JAIRZINHO,

Não anulando a grande consideração e amizade que tenho por ti irmão...mas DISCORDO com seu comentário.

Mas onde tu estava com a cabeça onde pensou o que pensou??!!!! hahahaaaaaa...

Eu dou risada pra não chorar, mas pense numa coisa, não é pelo fato de compararmos Jesus ao homem, que devemos anular a sua divindade...

Se você pensa que José teve jesus por meio de uma relação sexual, e que jesus então não veio por meio do Espírito Santo, observe que nesta pequena observação sua, você já anulou o Jesus divino, anulou o Espírito Santo....e por aí vai...

Só não anulou, o fato de Deus ter presenteado ao casal José e Maria, com um filho "super dotado"....o que ainda comprova um Deus agindo, com um poder por de trás das cortinas.....pois os "poderes fenomenais" de Jesus, iam além do pensamento humano.....Ele fazia milagres curando enfermos, e não eram por truques de mágicas, mas sim porque Ele era super dotado de divindade.

Abraços!!
Anônimo disse…
Gente eu confesso que esta postagem está bem comentada, mas não deixo de observar, que o foco de debate está dispersado.....afinal, o que está frisado e enaltecido como ponto de debate aqui??!!

Porque Jesus não atirou a pedra?

Ele foi tentado ou não?

Teve adultério ou foi só encenação?!

Resumindoooo...#@**%¨¨$#@ OQUEEEE!???!!!!

Acho que antes de finalizar os debates, deveríamos colocar nos pratos limpos, o foco principal do debate...pois tem muitos comentários, mas uns são rasgações de seda e outros como pedrada ao gigante Golias....kkkkkk..... (Quem Lê entenda!!)

Hahaaaa

Agora fui para a minha BALADA dançarrr muitoooo...pois isto não é pecado...kkkkkkkkkk
Anônimo disse…
Mas está escrito mesmo que Jesus foi tentado em tudo:

"Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.

Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados"
(Hebreus 2:17-18).

Se ele se fez semelhante a nós EM TUDO, isso significa sim que ele passou pelas mesmas "tentações" que qualquer outro ser humano.

Agora me diga que a "tentação" mais comum, corriqueira, da maioria das pessoas não está ligada ao sexo...

Disse tudo isso só para responder ao seu questionamento, mas na verdade estou longe dessa lógica.

Ela serve para quem, consciente ou inconscientemente, ainda considera o sexo como ligado a algo "sujo" e "pecaminoso".

Beijinhos
Anônimo disse…
Certo ISA,

Mas então, TUDO é TUDO...quanto ao sexo, segundo o que imaginamos ser pecado, é o "sexo sem compromisso", para satisfazer o desejo da carne, entregando-se à QUALQUER um, que não seja o seu parceiro no amor....(Eu penso assim!)

Resumindo, pecado pra mim é o fruto da impureza, gerada pela carne.

"Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia..." Gl 5.19

(IMPUREZA - no sentido moral: impureza proveniente de desejos sexuais, LUXÚRIA, vida devassa; LASCÍVIA - Conduta vergonhosa, como sensualidade, imoralidade sexual, libertinagem, luxúria).

É impossível tal prática, sem que a carne esteja totalmente tomada por sentimentos poucos nobres.

Tudo aquilo que é praticado de uma forma antinatural ou "impura" é errado.

Será que Jesus, pensou neste tipo de tentação, quando disse TUDO no citado "...em tudo fosse semelhante aos irmãos..." ??!!!!

???!!!!!!...Um conflito gera outro conflito!!

kkkkk.....
Anônimo disse…
Amiga

Mesmo de acordo com esta concepção conservadora de "sexo pecaminoso" Jesus não teria pecado se tivesse feito sexo com alguém que ele amasse. Ser tentado não significa pecar, Ele poderia ter morrido de vontade de transar com um monte de pessoas mas não ter feito isso.

Além disso, "pecado" é um erro. E aquilo que faz mal pra ti ou pra outra pessoa é um "pecado"... Se fazer sexo com alguém conduzir a um "erro", então é "pecado" mesmo. Caso contrário...
Eduardo Medeiros disse…
Marcinho, obrigado pelas suas palavras. Hoje sou eu quem aprende muito com você, tenha certeza. Hiiii a paulinha não vai gostar de rasgação de seda...

Paulinha, Jesus era divino, mas você também o é. Assim como todos nós o somos. Ser divino segundo o meu entendimento, é ter uma consciência espiritual elevada, superior, que é capaz de olhar além da matéria, do aparente, e se aventurar na vida com olhar de amor. É saber que você não está separado do universo, logo, não está separado de deus, pois nós e deus, somos um.

Quem "pecabilizou" o sexo não foi deus, foi a moral que tinha no corpo algo sagrado(judaismo), logo, deveria ser "puro", "santo" ou o corpo como algo pecaminoso (dualismo grego, gnosticismo, cristianismo).

CADÊ O CONFRATERNO PENSADOR DESENGAIOLADO ED???? AH, ESQUECI QUE ELE DISSE QUE ESSA POSTAGEM ERA UMA MERDA.

MAS CADÊ O OSEIAS????
Levi B. Santos disse…
Paulinha

A noção de que o sexo tinha unicamente finalidade procriadora vem desde o tempo de V.T. e entrou para o cristianismo.O estigma negativo do prazer sexual, deixou marca duradoura. Desde Sêneca encontramos a ideia de que o prazer sexual só foi dada ao homem para propagação da espécie.

Para que o futuro Messias não nascesse através um ato impuro (como era considerado o sexo naquela época. Davi disse em pecado fui concebido), foi criado e sedimentado no inconsciente do povo judeu que o filho de deus viria de uma virgem (com o himen íntegro, etc)Essa história toda foi concatenada só para que se cumprisse o que foi predito no V.T. pelos profetas. Era assim que os profetas traduziam os sinais vindo do inconsciente. As imagens, visões, sonhos, etc do inconsciente dos profetas eram tido por eles como revelações de um deus, que deviam ser cumpridas à risca. No entanto todos os fenômenos traduzidos pelos profetas eram conteúdos arquétipos da alma humana, isto é, eram representações primordiais coletivas que estão na base das diversas formas de religião.

Se Jesus geneticamente não teve o DNA de José e de Maria ele pode ter sido tudo menos um ser humano.

Acho que na linguagem de hoje,para amenizar a barra, uma vez que a ciência nesse campo está avançadíssima, os profetas diriam que Jesus foi inseminado pelo E. Santo, e acabaria com toda esse negócio de partenogênese de Jesus (coisa absurdísssima)

Passados dois mil anos da era cristã, a RELEITURA ou ressignificação da história mítica e dos dogmas se faz necessária para não cairmos num fundamentalismo retrógrado e inumano.

Abraços,

Levi B. Santos
Levi B. Santos disse…
Opa, que crasso erro!!! (rsrsrs)

LEIA-SE: "... os profetas diriam que Maria (e não Jesus) foi inseminada pelo E. Santo..."

Desculpem-me, não foi ato falho,e sim a pressa em digitar
J.Lima disse…
Hubner?
você não vai desconstruir a tese que elaborei em romanos?
Você dizer que nesse mundo tudo tem razão e lógica?
Que mundo é esse amigo?
Esse era o mundo de agostinho e Thomás de aquino.
continuidade do pensamento platonico e aristotélico!
Voê já ouviu falar em FÍSICA QUÂNTICA?
Já viu falar da TEORIA DA COMPLEXIDADE?
Já ouviu falar que EXISTE O ACASO?
E que tudo no universo é INDETERMINADO?

Já ouviu falar que a ENERGIA se transforma em MATÉRA, e que depois volta a ser ENERGIA?

E que o ELÉTRONS uma das subdivisões do ÁTOMO ora é ONDA ora é MATÉRIA?
E o mais absurdo ainda é que a mudança ONDA para PARTICULA depende do observador?

E que toda a toda a MATÉRIA é COMPOSTA e DECOMPOSTA, e que tudo no universo é indeterminado?

E você me vem com essa teologia medieval?
Pelo amor de Deus?

Prefiro uma COSMOGONIA com base na filosofia PRÉ-SOCRÁTICA, onde já dizia que TUDO SE FORMA e TRANSFORMA que tudo é movimento!

Os filósofos antigos eram mais sábios do que os que vieram com essa bendita RAZÃO!

Hubner na teologia prefiro ser o MALUCO BELEZA, ser o ANORMAL do que fazer TUDO IGUAL!
Hahahahahhahahahahaha.

Se não puder responder nenhuma dessas perguntas que lhe fiz vou entender...

Afinal contra-argumentei com você usando texto biblico e você não teve nem argumento, e ainda questiona minha capacidade?

Hahahahahahahahahahaha
Vou profetizar que você vai ter que ralar aqui na CPFG!
Hahahhaahahahahahhahaahahhahahah

Ah! é profecia de pentecostal!Pega mesmo!
Tem gente que estava na cama quando Maria e José "fizeram" Jesus,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Esse povo da razão me mata de rir,kkkkkkkk.
Como se a razão pudesse explicar a Loucura de Deus,kkkkkkk.Eita Deus louco!
Alguns me censuram por usar aos profecias do V.T., em contrapartida, usam Freud e Cia para "provar" o que dizem... (mistério).
Hub
Você ainda não aprendeu que quase todos aqui não estão nem ai para o que a "religião" diz (mesmo sendo verdades eternas ditas por Jesus)? Não adianta maninho, aqui ninguém se converterá ao "fundamentalismo",kkkk. Eu nem esperança tenho que isso acontece, por isso depois de eu escrever um comentári,só bemmmm depois eu volto aqui. Tem gente que a alegria da vida e debater, pois não tem outra. Eu tenho inúmeras outras coisas que me fazem feliz, como por exemplo pregar a Palavra de Jesus a quem está quase entregando os pontos pra vida...e como me alegro quando essa vida é ressucitada quando a fé Nele entra...coisas que a maioria não senti, ou porque desacreditou mesmo de Jesus, ou porque não tem mais nenhum sentido tal atitude.
Hub maninho, quando você entrou neste blog temia que você viesse com o intuito de "converter" alguém...mas gostaria somente de lembrar-te de uma coisa:Quase todos aqui já acreditaram em Jesus como acreditamos um dia, mas hoje...já era.Então, faça como a Marta Suplicy falou: "Relaxa e goza e segure as heresias ditas em nome de Freud, Piaget, Dalai Lama, Buda e etc",kkkkkk.
Muitos me recriminam por não debater muito...de fato não gosto de viver em discussões, apenas dou minha opinião e depois de ouvir a contrapartida e meditar na resposta dada, deixo de lado, pois não sou eu quem mudarei pensamentos de ninguém, pois para nós quem convence alguém em matéria de fé chama-se Espírito Santo.Enquanto escrevo sem pretensão alguma de "converter" ninguém, já ouvi de alguns:"Pare com isso"."Deixe de pensar assim"."Não foi bem assim"...como se a todo o custo tentassem me "converter" a isso que chamam em seus sub-concientes(alá Levi) de "deus" Dúvida.Eu até escrevi um ensaio sobre esse "deus" la no meu blog maninho.
O que escrevo a você, Hubinho, é para que deixe de crer que desse mato sairá alguma lebre.
Abçs
Unknown disse…
Responderei de maneira unica a todos os questionamentos que me foram feitos, com base no meu ultimo comentário.


1º lugar: Esta aqui é uma confraria de foras da gaiola, onde um dos principais lemas é pensar, e pensar livres dos ditames impostos pela religião.

Sendo assim, apenas exercí o meu direito de livre pensador. Os fundamentalista que não se ofendam, pois meus pensamentos tiveram inicio no fundamentalismo, e hoje procuro apenas questionar as ideias que antes eu também defendia.

2ºlugar: Nossa maior tese a ser defendida está em torno da humanidade de Jesus e para mim já está definida a idéia que Jesus foi apenas um homem. Todo o resto não passa de construção da mente humana, não passa de mitos.

Ainda assim defendo a ideia de que Jesus é divino, pois divinamente viveu, amou e se relacionou com a humanidade, de maneira que nos entende em todas as nossas falhas, até as nossas falhas de percepção acerca da sua pessoa.

A divindade de Jesus vem da nossa admiração pelo seu carater e nobresa de ser.

3º lugar: Está em questão a divindade de Jesus ser colocada em duvida simplesmente por ter se cogitado a ideia dele não ter sido gerado pelo Espirito Santo, passando-se a ideia que Jose seria sim o pai biológico de Jesus. Pergunto; Esta ideia da concepção virginal e de forma espiritual, sem a conjunção carnal, não foi passada pelos discipulos nas tradições orais? Se estiver enganado me corrijam. Entretanto não anulo a ação do Espirito Santo, entendo que este vem comprovar que homem tem a personalidade do seu criador.

Oras senhores confraternos, por acaso queremos defender a ideia de que se Jesus foi concebido por meio do ato sexual, isto o tornaria menos puro ou divino? Defendo mais uma vez que é a personalidade de Jesus que era divina, e dele podemos afirmar que é a imagem e semelhança de Deus (Imago Dei). Quanto a ideia de Jesus ter mantido relação sexual com a suposta Maria Madalena. Qual é o problema? Sexo é pecado? (pecado é a banalização do sexo) Se surgir alguém que defenda que sexo é pecado, chamo este de hipócrita de que maneira então este foi concebido, pelo Espirito Santo? Visto que é tão puro, este não deve nem ter se casado, pois na minha opinião, Sexo é uma das melhores coisas do casamento.

Alguém poderá dizer, mas Jesus não era casado e não podia praticar sexo. Pergunto: Qual é o padrão que deve unir um casal? O Amor.

Se defendemos que Jesus amou integralmente, é razoalvel dizer que ele possa ter amado uma mulher.

Amor é o principio maior que une um casal, e não uma porcaria de um pedaço de papél assinado por homens apenas para agradar a sociedade.

A letra se apaga, mas se o amor existir, este sim ninguém pode apagar.

Só lembrando que Jose e Maria eram noivos e apenas aguardavam as serimonias tradicionais para seu casamento, mas antes de todas estas coisas o amor entre os dois já existia ou não?.

Denfendo que se Jesus amou a "prostituta" e ela o amou, o amor venceu as barreiras e todo preconceito.

Só para encerrar, deixo uma ultima questão.

Quem se casaria com uma prostituta? Sem amar de verdade?

Aos que me questionaram, pensem nisso.

Forte abraço.
Levi B. Santos disse…
Meu caro Ednelson


O "IDE" não é só para pregar (um computador faz isso). Depois do pregar vem "O ENSINAR" (Jesus foi muito sábio, já pensou se tudo ficasse no pregar?)

Aliás, as aberrações fundamentalistas e gospel que são 99% do que se asssite nas ruas e na TV se deve unicamente A FALTA DE ENSINO, A FALTA DE CONHECIMENTO PARA FAZER A PaLAVRA DE DEUS NOVA, A CADA GERAÇÃO.

A não ser que "ensinar" não seja um ato do intelecto. A não ser que o ato de ensinar não signifique mostrar a razão dos fatos.

Acho bom avivar a nossa memória para o que aconteceu na primeira Escola Bíblica da história, em Alexandria. Muitos foram mortos e a imensa quantidade de livros que existia na biblioteca de Alexandria, foi crimnosamente lançada ao fogo. SABE POR QUÊ?

Porque a Palavra não poderia ser objeto de estudo e sim de REVELAÇÃO.

Aguardo a sua contestação

Abçs (o debate está sendo produtivo)


Levi B. Santos
Unknown disse…
Levi, interessante você mencionar o episódio de Alexandria. Ontem vi o filme "Agora", que trata dessa época, do nascimento do cristianismo e dos embates que houveram entre cristãos e pagãos. Loucura é uma palavra pequena para tentar dizer o quê houve lá.

"Cristãos" usaram a desculpa de terem uma religião nova para se voltarem contra os nobres e doutores de sua época, principalmente por representarem uma parcela mais sofrida da sociedade: os pobres e escravos. Daí que a destruição da biblioteca de Alexandria foi um ato simbólico, e nada tinha a ver com a "defesa da fé", era o povo se revoltando contra os nobres que havia esquecido deles.

Interessante é ver o caráter de alguns dos "pais e doutores da Igreja", e esse filme me fez ainda mais ver como defender as idéias desses caras é sandice. Eles não merecem.

Sugiro fortemente aos que têm essa idéia de que a bíblia é a "Palavra de Deus", principalmente para quem defende que os 66 livros são inspirados, que vejam este filme, e estudem sobre a vida dos que decidiram tais livros como sendo os "inspirados", e dos que decidiram sobre os dogmas principais do cristianismo.

Daí que a gente vê que dogmas como estes sobre Jesus (não ter pecado, ser 100% homem e 100% Deus, como se isso fizesse algum sentido, ser virgem etc) nasceram da cabeça de gente que achava normal matar pagãos, "bruxas", ateus etc. Por que damos crédito a eles?
J.Lima disse…
Ednelson?
VERDADES ETERNAS?
Valei-me minha nossa senhora da Dores!Minha nossa senhora do BOM PARTO!
Ajuda-me a não me PARTIR de rir!
hahahahhaha.

Jesus disse eu SOU O CAMINHO a VERDADE e a VIDA!

Se a verdade fosse tão boa, ele não a colocaria na frente do CAMINHO e atrás da VIDA!
Sabe porque ele colocou nessa sequência?

Porque ele sendo a unica VERDADE ABSOLUTA, está sempre no CAMINHO (não é o caminho do CAIO ok? é o caminho que LEVANTA!) Hahahahahahahaha

Ou seja a unica verdade usou ao MITO da ENARNAÇÃO, visto que o LOGOS que estava no principio "ARQUÉ", de toda existencia na filosofia grega, a causa não causada de todas as coisas! Era Deus, METAFISICO, a razão absoluta.

Na encarnação Jesus relativizou toda a VERDADE ABSOLUTA, porque na CARNE, a unica verdade eterna são as DORES! (E isso ele sentiu!)

A palavra verdade mesmo quando ele refere a sí próprio, está atrás da VIDA, pois nenhuma verdade eterna vale mais do que vida, pois a VIDA é a unica verdade CONCRETA.

A verdade METAFISÍA, não importava para ele, pois ao se fazer CARNE, ele não quis que vivessemos nehuma verdade DOGMÁTICA, eterna, mas uma verdade EXISTÊNCIAL.(Por isso o grande Noreda expôs em seu texto, ele não atirou a pedra porque no mínimo sentiu o que é DESEJAR, e sabia que a letra da lei não vale nada, a não ser aumentar o desejo de transgressão)!

Nós da confraria não quermos uma VERDADE IMUTÁVEL, queremos uma verdade HISTÓRICA, CONTEXTUAL, e acima e tudo MÍTICA!

Se existe algum fundamentalista que tem esperança de CONVERTER algum de nós para voltar de onde saimos...

vou dizer o oposto é o mais provavel... Hahahahahahaha

Já saimos dessa fase das VERDADES ETERNAS, para vivermos ETERNAMENTE NAS VERDADES que se revelam em nós ao longo do percurso da nossa existência!

Abraço!
Levi B. Santos disse…
Bem o que conheço de história sobre esse episódio, está aqui resumido:

"A cidade de Alexandria teve a honra de haver produzido o primeiro instituto cristão de ensino superior. Foi de lá que surgiu a primeira escola bíblica de que se tem notícia. No século II ─ os cristãos veementes partidários da fé ─, eram defensores ardorosos da Bíblia como livro de revelação, e por hipótese nenhuma admitiam que o Livro Sagrado fosse alvo de estudo ou de análise, até porque analisar é examinar à luz da razão. Este deve ter sido um dos motivos que levaram à lamentável destruição de um acervo de quase 700.000 livros da maior biblioteca de todos os tempos".

Ô Ednelson já sou bastante viajado. Para refrescar a memória ainda hoje a inquisição fundamentalista exerce o seu domínio, só que de maneira sutil. Converso com muitos pastores assembleianos que só compraM livros em livraria
"invan gélica", pois dizem que as outras são imundas.

POBRES PASTORES DE ARAQUE...
Unknown disse…
Então Levi, os livros que foram destruídos eram livros "pagãos", com filosofia "pagã".Era a vitória da ignorância. Tanto é que só pelo menos 1200 anos depois é que a humanidade voltou a pensar, a resolver problemas que já estavam sendo resolvidos, pensados nessa época (pois a razão foi colocada como algo diabólico, e tentar entender qualquer mistério era blasfemar contra Deus)...

Foi uma era negra, a morte da razão e a vitória da ignorância. Graças a Deus que passamos por ela.
Unknown disse…
AMIGOS CONFRATERNOS;

INFORMO QUE POR NECESSIDADE FINANCEIRA, TEREI QUE ME DESFAZER DO MEU COMPUTADOR, POR ESTE MOTIVO ME AUSENTAREI POR ALGUM TEMPO DESTA E DAS SALAS DOS NOSSOS CONFRATERNOS; ESPERO QUE COMPREENDAM ESTE MEU MOMENTO.

ESPERO MUITO EM BREVE VOLTAR COM FORÇA TOTAL E COM NOVAS POESIAS.

CONTINUAREI ME DEDICANDO A POESIA, JÁ RESERVEI UM CADERNO, ONDE ESTOU ESCREVENDO MAIS POESIAS.

FORTE ABRAÇO A TODOS.

DESDE JÁ, SEDEREI A MINHA VEZ DE POSTAR AO PRÓXIMO CONFRADE.
Levi B. Santos disse…
Gabriel Nagib

O terror e o medo de explorar o desconhecido está na base do fundamentalismo religioso. A sua moralidade é oposta ao progresso e às melhorias relativas a todas as maneiras de fazer diminuir o sofrmento do mundo. A sua mola propulsora é o quanto pior melhor.
Se alegram com as desgraças e os cataclismas que, segundo eles, anunciam a volta do filho do homem (rsrsrs). Ganham almas para depois pregar o terroR do Apocalipse, dentro dos átrios de suas infectas GAIOLAS.

Conheço um pastor que agora só prega em cerimônias fúnebres; diz ele que naquele ambiente em que todos se encontram frqgilizados, o chicote da pregação surte mais efeito que nas arapucas eclesiásticas.

Em um exame do mundo como um todo percebe-se que cada progresso moral que ocorreu, só aconteceu em oposição ao fundamentalismo religioso. E a religião cristã como está organizada é o maior inimigo moral do mundo.

Não podemos negar o óbvio, pois, temos sobejas provas de que, quanto mais intensa foi a religião em qualquer período, quanto mais intensa foi a crença dogmática, maior foi a crueldade.
As maiores tragédias, ainda hoje, são fundamentadas na fé.

A fé que diz que os EUA representa o Satã a ser derrotado. A fé que diz que aquele que estiver do lado do bem nos apoie contra os guerreiros de Alá (como falou o Pastor Bush).

ESSA, INFELIZMENTE, É A FÉ DO FUNDAMENTALISTA.
Anônimo disse…
Gabriel,

Não esquecerei uma frase de meu professor de Interpretação e Produção de textos, onde ele diz: "O óbvio não existe!"

Ele cita que um poema escrito no quadro, por mais óbvio que seja, gera diversas respostas diferentes dos seus alunos.

Uns se levantam e vão embora, outros não entendem o significado do poema, outros dão suas interpretações.

Mas no final, ninguém realmente entende o que o escritor queria realmente dizer, ou seja, estava óbvio, mas, o óbvio não existe, rsrs.

Abraços,

Evaldo Wolkers.
Anônimo disse…
Amigo DUZINHO, ISA, e Presidente Mestre LEVI..

Obrigada pelas explicações... agora sim deu uma "clareada" nos meus pensamentos pensantes (redundância do Marcinho)...kkkkkk..

Abraços!!
Anônimo disse…
Amigo Jair,

Sentiremos muito sua ausência ...mas esperamos ansiosamente pela sua volta..

Muita paz amigo.
Esdras Gregório disse…
Levi você sabia que no original nâo existe o IDE de Jesus, pois ele não disse ide por todo mundo, mas indo por todo mundo, dai que só traduziram um pouquinho diferente e temos uma ordenança de vestir os índios e fase eles crerem no cristianismo, que maldade com os coitados.
Unknown disse…
Paulinha;

Muito obrigado pela sua consideração.
Eduardo Medeiros disse…
Jair, volte logo!!

JL,

tenho uma observação para fazer: a física newtoniana ainda continua valendo com seu determinismo para o macro-cosmo. Ou seja, orbitas de planetas podem ser medidos matematicamente.

O indeterminismo se encontra nas partículas subatômicas como você bem explicou. Ali no âmbito da física quântica, nada é o que parece, nada pode ser matematicamente cauculado, ou seja, a razão ali não manda nada.
Eduardo Medeiros disse…
Agora, uma pergunta aos não fundamentalistas:

Se Jesus foi apenas humano(como sei que foi), ainda faz sentido falar em encarnação e ressurreição?
Anônimo disse…
Edu, primão, não força a barra... não dicotomiza em "fundamentalistas" e "os-que-crêem-queJesus-foi-só-um-homem". Existem muitas nuances entre uma coisa e outra. Eu posso dizer, por exemplo, que Jesus era um "espírito muito evoluído" (pensamento espírita). Dessa forma, ele não seria o Deus propriamente dito, mas também não seria apenas um humano igual a todos os outros, uma vez que ele teria um espírito muito mais perfeito que o da imensa maioria das pessoas. É só uma fala, sei que não ligam pro que eu falo em matéria de teologia - e eu também não ligo pra que não liguem.
Eduardo Medeiros disse…
Ô primo, quem foi que disse que não ligam para o que você fala em matéria de teologia??

O que eu quero dizer, é que quando dismitologizamos a crença de que Jesus é deus encarnado, não faz mais sentido(creio)continuar crendo que ele foi pré-existente, que encarnou e que ressuscitou.

Acho que estou me repetindo né? rssss Mas eu não vejo essas nuances que você diz ter entre os dos polos.

dizer que Jesus foi um espírito evoluido é tão mitologico quanto dizer que ele era deus encarnado.
Anônimo disse…
Eu não tô "fazendo beicinho" não, Edu rsrs. Eu não chego nem perto da maioria de vocês em matéria de teologia e por isso não posso esperar ser levado tão à sério(nessa parte) quanto alguns gigantes por aqui. É só isso, e tá tudo ok, assim.

Eu entendi a tua fala, mas realmente creio que existem muitas nuances entre os dois pólos. Mas, para quem não é fundamnetalista mas também não pensa como eu, realmente fica bem mais difícil sustentar certos dogmas da Igreja.

Mitológico mesmo é acreditarmos que existimos, sendo que não temos a mínima idéia de como viemos parar aqui ou para onde (vamos?)...
Eduardo Medeiros disse…
Quem sabe a vida aqui na terra não é a mitologia que algum ser de outra dimensão ou planeta está escrevendo?? heheheee

Mas creio que quem quer desmitologizar não pode fazer isto pela metade. Quem quiser viver pela crença e pela fé, que viva. Este não está preocupado(ou não deveria estar) com os "absurdos" das afirmativas teológicas como o caso de Jesus ser 100% humano e 100% deus.

Eu também tenho fé. Mas a minha fé não é em crenças teologicas. Sei que alguma coisa que dá sentido ao universo existe, e que essa coisa deve ser consciência pura mas não é pessoal. mas não sei o que é. Minha fé só vai até aí. No fim, isto também é uma crença...

Talvez o próprio universo seja autoconsciente...
Anônimo disse…
ISA, já que você colocou o gadget dos posts mais comentados, você podia colocar um para marcar o comentarista que mais comenta...hahah..

O Duzinho ia ganhar o troféu da CPFG em primeiro lugar ...heheeeeeee...

Duzinho se sem pc você dá conta de tudo isto, imagine quando tiver uma máquina aí a seu dispor......misériaaaaaaaa..kkk
Anônimo disse…
Pra mim, nós não existimos. Somos uma ilusão autoconsciente. Brincadeira. Mas tô muito próximo da tua "fé"...

Acontece que podemos crer em certas coisas por motivos completamente diferentes. Por exemplo: um fundamentalista crê no nascimento virginal do Jesus porque a Bíblia diz que foi assim que ele nasceu. Já eu, poderia crer nisso porque se existe um ser maior, um grande arquiteto do universo, deus, design inteligente, desenvolvedor - ou como queiram chamar - que criou o universo e a humanidade - sem termos idéia de como ele fez isso -, ou seja, se existe um ser com tamanho poder a ponto de inventar o homem, ele poderia também ser capaz de fazer com que um exemplar da sua invenção se reproduzisse por meios não usuais. Isto é lógico, quer queiram, quer não.

Eu continuo achando que todo radicalismo é burro (menos esse rsrs)...
Anônimo disse…
Paulinha, que eu saiba todos os gadgets de "top comentaristas" estão bugados, então nem adianta colocar. Olha lá no blog do teu maridão se tu vê esse gadget funcionando... Bjs.
Anônimo disse…
ISAAAA...

Eu procurei o gadget pelo site da google, porque realmente todos os que apareciam nos blogs bugaram, mas eu consegui colocar...olhe à direita aí, ficou legal né......

Outra coisa, zuei no DUZINHO, que ele era o comentarista que mais comentava e que ele ia até ganhar o troféu da CPFG...mas me enganei, a mais bajuladora da turma sou eu, olha meu nome em primeiro lugar...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Coloquei no meu blog também, se alguém se interessar em colocar este gadget, só me avisar que eu explico por e-mail como colocar e envio o html, lembrando que, se for colocar no blog de vocês este gadget, tem que digitar o nome de vocês no html, para excluir, pois no nosso blog, é obvio que o comentarista mais bajulador somos nós mesmos...rs

Qualquer coisa, só me avisar galeraaa..

Beijinhos!!
Levi B. Santos disse…
Prezado Eduardo

Quase dois mil anos se passaram dessa fatídica frase de Paulo: "Se Cristo não ressuscitou é vã a nossa fé"

Te digo com toda sinceridade: Tanto faz túmulo vazio como cheio. Para mim nada disso é relevante para crer em Cristo, que apareceu no momento exato em que todos estavam grávidos de um novo Messias.

Foi considerado filho de Deus, não porque veio de um óvulo imaculado de Maria, mas pelo espirito de santificação, e ponto final.

Ele veio da descendência de Davi segundo a carne (Romanos 1: 3). Lembrando que na Bíblia, a árvore genealogica sempre cita o homem (gerador) e não a mulher. Maria mãe de Jesus entrou aí na genealogia, para que os profetas "assexuados" não ficassem decepcionados.



SOBRE A APARIÇÃO DE JESUS DEPOIS DE MORTO
(Mateus 28: 16 e 17):

"Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha designado.
Quando O viram, O adoraram, MAS ALGUNS DUVIDARAM" (Opa! eu estou no meio desse que desconfiaram- rsrsrs)
Eduardo Medeiros disse…
Isa, concordo com você que existe uma lógica no que você disse, porém...

o nascimento virginal de Jesus faz parte de determinada cultura religiosa, logo, teríamos que concordar que essa "coisa-deus" de fato, é imagem e semelhança do deus cristão ou do deus judaico, o que de maneira nenhuma acredito, a não ser que também se diga que todas as manifestações das outras grandes relgiões são também necessariamente resultado da ação desse mesmo deus-coisa. Embolei????
Eduardo Medeiros disse…
Paulinha, estou na terceira colocação mas vou chegar nas cabeças com ou sem pc em casa...hahaaaa
Eduardo Medeiros disse…
Levi,

como você disse, para o fundador do cristianismo, Paulo, sem ressurreição não há fé cristã. Como foi ele quem sistematizou todo o arcabouço teológico cristão, ele podia estabelecer isto.

Então, o "tanto faz" para mim, faz diferença no seguinte sentido: Se você acreditar na ressurreição literal sua teologia será uma e se não acreditar numa ressurreição literal, sua teologia será outra, ainda que a essência da fé possa ser a mesma para ambos.


Por isso eu disse que não dá para desmitologizar pela metade. Uma coisa porém, é certa. Para os discípulos, se é que podemos acreditar na historicidade dos relatos pascais, ele ressuscitou de fato.

Mas é possível também que todo o relato pascal seja mesmo construção teológica ainda que com um fundo histórico. Em nenhum momento no AT, diz-se que o futuro messias seria deus encarnado ou seria um ser eterno que teria que morrer e ressuscitar.

E Jesus foi considerado filho de deus exatamente por ter nascido de uma virgem e não pelo espírito de santificação - isso na concepção dos evangelhos.

Mas de fato, estamos aqui para atualizar e dar sentido à história de Jesus. Um evangelho para o século 21.

Quanto a duvidar da sua aparição, se eu estivesse lá, eu também duvidaria!!! rssss teria que vê-lo de perto, tocá-lo, abraçá-lo, beijá-lo, beliscar-me para ver se não estava tendo uma ilusão e etc.

O máximo de reprimenda que eu poderia ter do mestre seria: Eduardo, crestes só porque me vistes e me tocastes? bem-aventurados os que não verão mas crerão...

Depois, eu, você e Tomé, iríamos bate um papo sobre a nossa recompensada ousadia; sim, porque se o Mestre tivesse condenado a nossa atitude, ele simplismente diria: "vocês não são dignos de entrarem no meu reino pois duvidaram..."

Mas não foi isto que ele disse para Tomé.
J.Lima disse…
Valeu Eduardo pelo auxiliio.
È tanta coisa na minha cabeça que às vezes dá azia no cérebro! Hahahahhaahahah

Na realidade eu não quis excluir totalmente a CAUSA e EFEITO, do universo, mas que essas não podem seguir a cosmovisão de PITÁGORAS!

Li a sua proposta e fiquei pensativo...

A minha resposta para essa CRISE na realidade é levar para o MITO!

È através da RAZÃO que organizamos a nossa vida, que alías na maior parte do tempo é MATEMÁTICA!

Mas a minha COSMOLOGIA tem sua fecundação em HERÁCLITO, e NIETSCHE como o seu sistematizador!

Quem crê em Jesus como o MITO que "encarna", o homem-Deus, não no sentido literal mas MITICO, a meu ver resolve esses conflitos!

Cristo é o ARQUÉTIPO perfeito que se ajusta ao nosso INCONSCIENTE que deseja essa união!

A narrativa mitica do Gênesis mostra que a TRANSCÊNDENCIA deu-se pelo DESEJO do homem de passar da HUMANIDADE, para a DIVINDADE!

O mito da ENARNAÇÃO, mostra que a realização desse desejo se dá na contra-mão, A DIVINDADE, se tornou HUMANIDAE!

Ou seja em CRISTO a humanidade se torna mais DIVINA, ao se tornar mais humana!

A transcêndencia humana para o DIVINO está em se HUMANIZAR, pois a DIVINDADE em sua transcendência mostrou o caminho se humanizando!

O arquétipo que estrutura o nosso inconsciente, busca sempre a DIVINDADE. Em cristo o mito da ENCARNAÇÃO mostrou que esse caminho deve ser trilhado na HUMANIDADE!

Eduardo e Levi!
Vocês estão botando para quebrar!
Tenho que RALAR para alcançar esses cérebros MITICOS-SIMBÓLICOS E PSICO-ANÁLITICO!
Abraço a todos!
Anônimo disse…
Edu, eu compreendo, por isso mesmo disse anteriormente que para quem não é fundamentalista mas tambérm não pensa como eu, realmente fica difícil sair da encruzilhada que você propôs. Abração.
Eduardo Medeiros disse…
JL, de fato, creio que o problema se resolve quando aceitamos que a encarnação é um mito como tudo que se segue mas que revela verdades trancendentais: assim como a "divindade" se fez carne, podemos então, em carne, chegar a divinização que nada mais é que a consciência de que somos um com o universo e que nossa consciência e inconsciente são os agentes transformadores e criadores de nossas realidades.

Deixa de ser humilde ô garoto-professor-prodígio...heeee
Edson Moura disse…
Irmãos...gostaria de explirac-me pela ausência:

Meu computador não está operando nenhum programa...acho que foi um problema com o Windows Seven. Mas tseou agora mesmo em uma Lana e Rose...espero conseguir ler todos os comentários...mas de antemão faço uma promessa:

Respondereia todos os comentários, Hubner você foi ridículo sanrespostas que me deu...mas eu aceemeotismo assim, mas ntambém não pense que eu nãopprplicarei!rsss

Meninos, fico feliz em rebasque minha bebezinh a(postagem) já pode andar sozinha,..nem precisa de mim por aqui.

Estou indo pra casa agora, tentar fazer a re-instalação do Windons..esee eu conseguir....me aguardem, oois tem mais lenha pra queimar está fogueira herege!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Abraços a todos!
Anônimo disse…
Nossa amor, quantos erros!! ..hahahaaaaaaaaa

"nãopprplicarei"!???

Kiekeylson....kkkkkkkkkkkkkkk.....

Eii nessa lana e rose aí o teclado deve ser um lixo! hahaaaaaa......

Eu rolei de rir agora...rs
Anônimo disse…
Que merda de comentário mesmo! Se fosse o Noreda, duvido que ele erraria tanto...
Anônimo disse…
'Prestenção' Isa, que vou traduzir alguns códigos subliminares do comentario do Edsonzinho....rs

nãopprplicarei - não replicarei;

explirac-me - explicar-me;

tseou - estou;

sanrespostas - nas respostas;

aceemeotismo - Só por Deus!!

fico feliz em 'rebasque' - fico feliz em saber que;

oois - pois.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......

Ele vai me matar!! rs....
Anônimo disse…
Hahaha só com um "Paulinha-Translator-Tabajara-Pró 2010" mesmo pra entender esse comentário do Edson... kkkkk
Anônimo disse…
Paulinha, acho que decifrei o que ele disse em:
"mas eu aceemeotismo assim"
"mas eu aceito mesmo assim"

(só sobrou um "e")

Abraços.

Evaldo Wolkers.
Levi B. Santos disse…
"O arquétipo que estrutura o nosso inconsciente, busca sempre a DIVINDADE. Em cristo o mito da ENCARNAÇÃO mostrou que esse caminho deve ser trilhado na HUMANIDADE!"

Ô Grande J.Lima gostei da sua extraordinária construção acima.

Não sei se você concorda. Acho que a pregação de Jesus nos Evangelhos percebida arquetipicamente, corresponde a proposta de ultrapassar a dominância do Arquétipo Patriarcal a fim de guiar a consciência coletiva na posição de um outro arquétipo o da Alteridade ( quem faz a um desses pequeninos a mim o faz), entendendo por arquétipo da alteridade, o Divino na horizontalidade da relação "EU - TU".

Entendo que para Jesus o "pecado" era o apego ao poder Patriarcal que constituia o culto do status farisaico.

A proprosta do Mito é a elaboração da fixação patriarcal defensiva, em contraposição ao campo dialético do Arquétipo da Alteridade. Em suma, esse último arquétipo expressa a inter-relação dos opostos (Judeus e gentios, por exemplo).

A função Patriarcal estruturante se patologizou neuroticamente na repressão, na tortura da tentação, seguida da transgressão, do castigo e da maldição.

A função estrururante da Alteridade através de Cristo, iniciou o processo de humanização, despolarizando a camisa de força moralista do Arquétipo Patriarcal.

Enquanto o A. Patriarcal condena o mentiroso, o Arquétipo da Alteridade diante da MENTIRA, não a nega, nem a reprime, antes, num processo de elaboração ou síntese, a acolhe, trazendo seus conteúdos para a Consciência, evitando que eles fiquem fixados na SOMBRA, e encobertos pela PERSONA defensiva da santidade do mentiroso.

É de suma importância estudar os Arquétipos para entendermos mais de nós mesmos e de nossa formação psíquica.


Abraços aos debatedores J. Lima e o Edu, que me estimularam a fazer esse suscinto comentário ( que se eu não me engano é o 16°)rsrsrs.
Anônimo disse…
Ahhhhh Evaldo, ainda bem que você me deu uma ajudinha, porque a "Paulinha-Translator-Tabajara-Pró 2010" deu erro na leitura, quando chegou nesta palavra "esquizofrênica" subjetiva das subjetividades que o Edson digitou.....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk......
J.Lima disse…
Mestre Levi!
Maravilha!
Esse seu comentário daria um post a parte!

Jesus não só percebeu essa estrutura como viu o mal que ela estava causando, e ainda mais AGIU para quebrá-la!

A religião era viciada no “PODER”, uma estrutura arquetípica construída através da lei, desde "fruto do conhecimento do bem e do mal "

Jesus inverteu a estrutura psicológica, e relativizou todo o poder que domina, mostrou a FORÇA da NÃO FORÇA, não só como amor supera a lei, mas que o amor é a maior lei, e que há um poder maior do que o PODER é o PODER DE NÃO TER PODER!

No contexto creio que o INCONSCIENTE de Lucas estava des-construindo essa epistemologia do PODER QUE OPRIME, para a SUAVIDADE DO AMOR, basta notar que desde o CAPITULO 17: 11 a seguir, fala da oposição entre a HUMILDADE do estrangeiro que ao se curado da lepra volta para AGRADECER, esse não era judeu, mas os outros deveriam ser, visto que o próprio Jesus exaltou a volta desse. E nessa narrativa, vence a GRATIDÃO, que é ANTITESE da AUTOSUFICIÊNCIA!

Continuando as narrativas, de Lucas, Jesus quebra a apocalíptica judaica de PODER, quando interrogado sobre a vinda do reino, ele des-constroi mais um ARQUÉTIPO ao dizer que esse REINO não vem com APARENCIA EXTERIOR, não era um ALGO QUE VIRIA DE FORA, mas algo que ele iria implantar DE DENTRO que refletiria PARA FORA! (Lucas 17:20-21)

Veja que construção seqüencial só pode ter sido INCONSCIENTE essa lógica no CAPITULO 18, pois, mais uma vez ele desconstrói o poder ARQUÉTIPO tanto da religião dominante, quanto do IMPÉRIO ROMANO, então ele amplia e coloca um Juiz figura romana, conhecida também na história da nação e mostra a força da HUMILDADE.

A viúva conseguiu não pelo PODER DE DOMINIO, mas de um poder maior o da HUMILDADE Lucas 18: 5. Essa é mais uma desconstrução do arquétipo instituído no inconsciente coletivo da nação!

Ainda na seqüência Jesus narra uma parábola, certamente para mostrar a dimensão do que havia falado anteriormente, sobre o êxito da viúva sobre o Juiz, só lembrando que “LEPROSO E VIÚVA”, eram duas classes de pessoas totalmente rejeitadas no contexto social da época!

CONTINUA...
J.Lima disse…
Ele prossegue dizendo que O ORGULHO manifesto através da oração do FARISEU, e a INSUFICIENCIA na oração do publicano, no reino não é o poder para FAZER, esse foi desconstruído, da HUMILDADE foi exaltado, a ARROGANCIA sempre foi patente da religião! (Lucas 18:9-14), mais uma classe des-classificada, foi inclusa no reino!

E continua a saga veja que agora um príncipe pessoa de alta patente na sociedade não suporta ver Jesus dizer que o reino vem com gratuidade, e pergunta:

“O QUE FAREI PARA HERDAR A VIDA ETERNA”?

A atuação da religião farisaica com sua estrutura psicologia de DOMINIO, não conseguia ver nas CRIANÇAS um modelo de força, Jesus ele diz: “Deixai vir a min as criancinhas, pois das tais é o reino dos céus”!(Lucas 18:16)

Na seqüência é que vem o homem com a pergunta: “O QUE FAREI PARA HERDAR”? “Bom mestre o que farei para herdar a via eterna?” (Lucas 18:18)

O evangelista Lucas coloca essa pergunta justamente numa seqüência quando os discípulos estavam impedindo as crianças de ir até Jesus.

Ora Jesus havia acabado de dizer que o arquétipo que estrutura a mente dele na encarnação não é o PODER PARA FAZER, mas o poder de NÃO FAZER! Ao dizer que a FORÇA do reino tinha nas crianças o seu modelo! Além do mais o que alguém faz para herdar “SE É HERA HERANÇA... O QUE SE PODERIA FAZER?” Senão aceitar passivamente a gratuidade da graça de Deus em Cristo?

Jesus estava humilhando a estrutura dominante, dos fortes, da obras como justificadora e trazendo uma força maior, a da SIMPLIIDADE, a PUREZA, e a do NÃO PODER!

A ALTERIDADE em Cristo não só despolariza o poder dominante, como dilui todo espírito de AUTOSUFICIÊNCIA que é o orgulho de toda religião.

Mestre Levi, o seu comentário me inspirou para fazer uma artigo, quando estava escrevendo até pensei em diminuir o comentário para por um artigo, mas estou colocando na sua totalidade, e farei algumas mudanças para postar no meu blog!
Obrigado pelas aulas de psicanálise!
Abraço a todos!
Eduardo Medeiros disse…
JL e LEVI vocês estão quebrando a banca, vão prá ponte de ouro da nova jerusalém!!!!!!! heeeee

Acho todas essas interpretações psicanalísticas super válidas e reveladoras. Mas tenho algumas observações a fazer:

Minha leitura não devocional dos evangelhos, ou seja, aquela leitura mais acadêmica, digamos assim, não que eu seja acadêmico como o JL, é
histórico-crítica.

Isso quer dizer que procuro estudar autores que trabalhem exatamente em buscar o máximo possível do "Jesus histórico!"e não o Jesus interpretado pelos evangelistas.

Esse é um trabalho árduo, pois existem óbvios fatores dificultadores. Como os Evangelhos não foram escritos como livros históricos, mas antes, como livros teológicos e apologéticos das interpretações das comunidades cristãs primitivas, desenterrar o Jesus da história que apesar de tudo, se esconde por debaixo das interpretações teológicas, não é nada fácil.

Os dados muitas vezes são conflitantes. Os autores divergem em vários pontos e as interpretações do que é ou não histórico, se multiplicam.

Apesar de tudo isso, a grande maioria dos biblistas e pesquisadores do tema concordam em uma coisa:

A mensagem original de Jesus era o anúncio da chegada do Reino de Deus. Da mesma forma, essa também era a mensagem única de João Batista, ainda que as opiniões entre eles não fossem coincidentes.

Por isso mesmo, sendo um seguidor do seu primo, visto que até se deixou batizar-se por ele engressando nas fileiras dos seus seguidores, posteriormente Jesus se desliga dos "batistas" e vai seguir seu próprio caminho com sua visão particular do que será o Reino e que importância ele mesmo teria no seu estabelecimento.

Partindo desse pressuposto histórico, podemos então caminhar em terreno mais plano com novas visões interpretativas dos atos e palavras de Jesus...
Eduardo Medeiros disse…
Dito isto, quero dizer que a cada nova postagem e comentários de vocês e dos demais confraternos, enriqueço minha cultura teológica e psicalística.

JL, concordo com você que o Reino de Deus na visão de Jesus era uma antítese de tudo o que a eleite religosa judaica tinha construído tendo como base o culto no Templo de Jerusalém.

Não é a toa que essa mesmo elite deu cabo no sonho do galileu...

Mas na verdade, o Reino não morreu com Jesus, visto que como sempre foi feito na história do pensamento religioso judaico, reinterpreta-se a história, sempre que a história pede para ser reinterpretada.

Logo, o Reino que já estava às portas, quase já sendo estabelecido na terra, volta-se para o interior, para o "dentro de nós", para o "meio Reino não é deste mundo", o projeto fica então, como um devir, o presente escatológico, transcende-se e volta-se para um futuro:

"Quando, Senhor, estabelecerá Deus o Reino de Israel?", "Jesus", que até então dizia que o Reino estava chegando, muda o discurso e deixa uma resposta evasiva: "Aquele dia nem o Filho e nem os anjos do céu sabem...".

Evidente que não foi Jesus quem disse isto, mas sim, Lucas, que usando de "inteligência espiritual", dá uma solução para o fracasso do projeto original.

...putz, escrevi pra caracoles!!! rssssssss vão me desculpando, mas a culpa de vocês seus cabeçudos maravilhosos.

NOREDA, APARECE LOGO MEU FILHO!!!!!
Eduardo Medeiros disse…
Por favor, vão desculpando os erros de escrita, mas sabe como é, estou na lan e aqui tenho que digitar na velocidade do grande herói da Liga da Justiça, Flash...heeee
Edson Moura disse…
Primeiramente gostaria de desculpar-me pelos erros na digitação...esta mesda de teclado trava em quase todas as letras....preciso pressionar a tecla e esperar ela voltar pra só então digitar a seguinte.

Eduardo...sinceramente, acieh que você já estivesse com o PC novo, mas vejo que não. Parabéns pela disposição...cada dia que passa, mais fã seu eu me torno.
Edson Moura disse…
Eduardop oor essa eu não esperava:

"Quando, Senhor, estabelecerá Deus o Reino de Israel?", "Jesus", que até então dizia que o Reino estava chegando, muda o discurso e deixa uma resposta evasiva: "Aquele dia nem o Filho e nem os anjos do céu sabem...".

Evidente que não foi Jesus quem disse isto, mas sim, Lucas, que usando de "inteligência espiritual", dá uma solução para o fracasso do projeto original".

Assim você acaba com o "sonho encantado" dos nossos irmãos crentes!kkkkkkkkkkkkkkkk

Mas era justamente neste ponto em que eu queria chegar.

A diferença, é que eu não chamo de "fracasso" do projeto original....eu simplesmente não acredito que houvesse tal projeto...assim como desconfio que você também não acredite né?

Pena que o tempo está se acabando.. sam mesmo que o Hubner venha a postar, eu não deixarei de responder aos comentários que ainda estou lendo.
Edson Moura disse…
Evaldo e Paulinha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk! vocês me matam de rir!

Olha, o Wolkers conseguiu decifrar os códigos, e a Paulinha foi ótima nas outras interpretações...mas, gente? Dá um desconto aí vai? Este teclado da Lana e Rose é um lixo mesmo!

Amorzinho, não f macei zuando não tá?rsss
Edson Moura disse…
Gente, estou lendo pelo menos três vezes cada comentário de J.Lima, Eduardo, Wolkers e Leví. Estou absorvendo aquilo que cada um pôde ceder em matéria de conhecimento. O Gabriel também está sendo de muita valia neste debate de idéias.

Onde chegaremos? Estamos fazendo o certo?

Sim estamos, esta é minha resposta!

Numa época em que as descobertas da ciência iam revendo drasticamente os conceitos adotados do universo...inevitavelmente os velhos princípios religiosos, como os postulados da filosofia, teriam também de ser revistos.

Prova dessa revisão do pensamento religioso foi o surgimento do DEÍSMO. Os que aceitavam esse novo conceito religioso continuavam a acreditar em Deus, mas, para eles, Deus era a impessoal "causa primeira" do universo. Uma vez criado o universo e decretadas as "leis naturais" que o governam, permitira ele que esta funcionasse sem ulterior intervenção sua. Nesse esquema de coisas, o homem era filho da natureza, mas possuía um cérebro capaz de entender as leis naturais que o regiam. E, pelo exercício de sua razão, podia escolher entre o bem e o mal.

Essa nova ética racionalista expelia a velha concepção religiosa de não ser o homem capaz de escolher o bem e fazê-lo sem ajuda exterior de Deus. E também negava a antiga crença de que Deus constantemente interfere no universo realizando milagres. Era uma concepção paralela aos achados e às implicações da ciência.

Sendo assim, se Jesus ressuscitou ou não...não é importante para a MINHA FÉ, que está baseada mais no assombro do criador que na morte e ressurreição de Jesus.

Meu tempo abacou na Lana.
Fui
Anônimo disse…
Presidente e Mestre Levi,

Esta postagem se estenderá por mais três dias, ou o Hubner já deveria ter postado, mas não postou???!!!!
Eduardo Medeiros disse…
Edson, bem-vindo ao mundo das lans...heeeee

Amigo, quando eu disse "projeto original" eu me referia à ideia de que o Reino de Deus seria implantado naqueles dias.

E Edson, é triste para mim mesmo dizer: "historicamente Jesus não ressuscitou"...triste porque aquele coração romântico formado pela religião evangélica com suas concepções tão arcaicas ainda estão guardadas lá em algum lugar do meu coração.

Vai que eu tô errado...hahaaaaaa...pelo menos terei a desculpa de dizer "mas eu deixei a doutrina no coração.."

Será que isso vai contar para o dia do julgamento do trono branco?

O ed e o hub poderiam responder...
Levi B. Santos disse…
Prezado J.Lima

Sua metralhadora psicanalítica-filosófica-teológica acertou todos os alvos. Comentar mais o que?

Vou dar um palpite para o título de seu comentário, digo, extraordinária postagem: "O Inconsciente dos primeiros cristãos: Ressonâncias"

É através desse padrão arquetípico da consciência que o Ego pode abdicar do apego ao poder.

O poder de subir aos pontos mais altos do Reino visivelmente dominador que faz do outro objeto de seus desejos deu lugar a descida, ou mergulho no obscuro mar de nosso reino inconsciente - instância essa, que demole a "glória exterior", para mostrar que todos nós somos iguais nas "trevas de nossa noite interior".

Mais uma vez, parabéns pela inspirada aula.

Abçs,

Levi B.Santos
Anônimo disse…
PARA TUDO, PARA TUDO GENTEEEE!!

Dêem uma passadinha no blog do "Outro Evangelho" e vejam meu último comentário, na postagem recente do Marcinho, ele enviou uma carta pra mim esta tarde, e a postei lá para vocês lerem...coitadinhoo dele, está deprimido e abatido pela ausência do seu amigo COMPUTADOR. kkkkk...

Não deixem de ler hein....rs...Beijos!!
Anônimo disse…
Que dia o Hubner postará o seu contundente texto??!!...hahahahaaaa....
Hubner Braz disse…
Pronto Paulinha, postei o meu texto, confesso que iria postar outro assunto, e este iria polemizar tudo aqui, o tema seria Aborto. Mas deixarei pra próxima.

Por enguanto deixei algo light.

Bjsss
Edson Moura disse…
Eduardo, eu também compartilho desta sua "dor interior" mas é que a cabeça pensante para de questionar sabe?


Estou ODIANDO esta porcaria de Lan House...esses dias quase queierb o teclado aqui!

As príximas linhas ovu escrever sem corrigir só pra você ver a merda que fica:kkkkkkkkkkkkkkkkk

dnduqo anulamos a ressurreição de cristo, caminhamos para o que os ameais chamam de desviooo.

É uma pena que só pmemmos ser cristão, se acrediss srstno tomo completo eregistrado na cartilha de Lião.

so crentes hoje em dia só compram fazendas de troteirafechada.

KKKKKKKKKKKKKKKKKkk!
Que merda euqficou!
Edson Moura disse…
Getne desisto desta porcaria de Lan...assim que meu micro ahegar eu volto com tudoarap comentar.

Estou ficandoren vooso já aqui!
Anônimo disse…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.......

Sem coments!! PQP esta lan aí hein....hihiiiii
Anônimo disse…
Glóriasssssssss Hubinhoooo, ainda bem!!

Já estava inquieta com esta postagem que não aparecia, mas ainda bem que você preparou algo light, pois estou de regime mesmo...hahahaaaaaaaaaaaa...
Guiomar Barba disse…
Eles, pela soberba e arrogância de se acharem os "iluminados", tentaram de todas s formas o pegar em nalguma falta, só que nunca conseguiram e os que tentam até hoje nunca conseguirõ também.(Ednelson Rodrigo Sales Coelho)

Parece que aqui tem muito comentário dos "iluminados". Será que são tão feras em sexo assim? Só Freud exprica kkkkkkkk
Anônimo disse…
Guiomar,

Ninguém aqui está "querendo O PEGAR", e muito menos estamos nos achando os "iluminados"....se você não entende como funciona o estudo de teologia não deveria nem gastar os seus dedinhos digitando este comentário pobre de espírito.

Me perdoe se soou mal estas minhas palavras, mas usei o mesmo raciocínio seu, de que a verdade tem que ser dita não é mesmo?!!....

Agora você nos questiona se somos tão "feras" no sexo assim??!!

Você logicamente deve ser, para ter a ousadia de questinar?!!..

Mas se não for, Freud pode explicar a causa....
guiomar barba disse…
Olá Paulinha,
Por favor, perdoe-me não haver sido mais suave no meu comentário. Entendi a sua resposta reativa.
A minha intenção não é questionar a sexualidade de ninguém, apenas chamar atenção para o que realmente foi grande ali: a intolerância radical de Jesus contra a hipocrisia, e o amor sem parcialidade pelo pecador.
Quanto às referências sobre sexualidade, considero que existem pessoas que não são ativas sexualmente, mas escolhem outros entretenimentos, rsrs. No caso de Jesus, a missão dEle , me parece, absorvia todo seu tempo em função dos homens, no entanto seu celibato, não impedia que ele empatizasse com o homem também nas questões das relações macho e fêmea.
Procurarei ser mais “gente”, não sou versada em teologia, mas me interessa aprender. Abraço.