quinta-feira, 8 de abril de 2010

A GRANDEZA OU A PEQUENEZ DO HOMEM ESTÁ NO PENSAMENTO!!


O PENSAMENTO é um processo pelo qual leva nossa mente à questionamentos, idéias, consciência, cognição. O PENSAR modela o corpo, fazendo-o se adequar às novas estruturas da vida.

Através do pensar, nós (indivíduos) traçamos nossas metas, planos, opiniões, discussões, debates ....e com estes processos, vamos criando um ambiente afetivo com opiniões e pensamentos alheios, sempre traçando novas metas de pensamentos, raciocínios e filosofias, de forma a não ficarmos estáticos ou defasados perante às novas imposições e visões críticas.

Como disse René Descartes: "A essência do homem é pensar".

O processo do PENSAR também é gerado pelo processo da CONSCIENTIZAÇÃO. O pensamento sem conscientização, extrapolando todos os seus limites, geram um conflito.

Todas as interpretações comumentes geradas pelo PENSAR do homem, constituem o embasamento do conhecimento.

Mas no meu modo de pensar, todos os conhecimentos e interpretações que hoje são geradas e modeladas, na verdade foram enriquecidas e repassadas de geração em geração.

Como disse Antoine Lavoisier: "No mundo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Quanto mais aprofundado os estudos na filosofia gerada por antigos filósofos, todos os pensamentos serão convertidos para o nosso modo de ver e pensar, mas grandes resíduos da filosofia estudada ficará "salva" no nosso consciente, e apenas transformada em alguns detalhes, que relatam a nossa imposição e capacidade de também pensar, raciocinar, discenir, organizar e julgar.

Como disse Edson Moura: "Não há nada de original hoje na Terra! Apenas pensamos aquilo que outros pensaram antes de nós! .... Quanto menos conhecimento teológico e filosófico .... mais "NOSSOS" são nossos pensamentos!".

Hoje identifico meu pensamento como "legítimo" e "des-engaiolado".
Não sofro por influências filosóficas, não me adequo dentro de uma gaiola e como diz meu amigo Eduardo Medeiros: "Porque eu não gosto de comida enlatada".
Ainda parafraseando Raul Seixas: "Prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo".
Mas sintetizando, o pensamento é o que constrói a GRANDEZA ou a PEQUENEZ do homem.

A GRANDEZA vem de um pensamento bem formulado, bem discernido, bem pensado ..... um pensamento que avalia a situação real e trabalha em função de desvendá-la, mudá-la ou alterá-la, articulando e saboreando toda a riqueza e diversidade da situação. É um pensamento edificante, tanto para o corpo como para a mente.

A PEQUENEZ vem de um pensamento obscuro, mesquinho, intolerante ..... um pensamento que desconhece a verdadeira busca pelo saber.
Este tipo de pensamento acaba sendo um meio de ocultação da realidade, e com isto a atividade de PENSAR com liberdade, pode transformar-se em um processo de domínio social, ou seja, onde o indíviduo pode ser dominado e totalmente influenciado pelo pensamento de outros.


"Somos frutos da paisagem em que vivemos; ela dita nosso comportamento e até nossos pensamentos, na medida em que reagimos a ela". (Laurence Durrel)

(Paulinha)
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...