Os “Evangélicos” e seu Marketing da Salvação



Por Levi B. Santos
O ativista religioso é um eterno apaixonado. Ou não? Bem, o que sei na verdade, é que essa atração do discípulo pela busca incessante do diferente, na ânsia de vê-lo se fundir com seus princípios dogmáticos, é tudo menos amor. Pode ser, quem sabe, uma neurose compulsiva.
A pessoa dominada pela compulsão usa seus critérios e valores sagrados, como aquele membro de um partido político (o PT?) que deseja se eternizar no poder, e, quando não consegue o seu intento, passa a rechaçar até mesmo parentes próximos e amigos que se debandaram para outra facção política. E isso, funciona no meio religioso desde os tempos remotos.
O líder de uma seita religiosa, em suma, é movido por esse propósito: o de ver as “almas aflitas” repetirem o padrão que acontece em sua casa.

Todo fundamentalista é, a ferro e fogo, um “altruísta”. Está tão convencido de que só ele enxerga a verdade que trata de forçar os demais a aceitar o seu ponto de vista... para o bem deles! Há muitos fundamentalismos em voga, desde o religioso, que confessionaliza a política, ao líder político que se considera revestido de missão divina. Eles geram fanáticos e intolerantes.” (Frei Betto)



O emblemático vídeo (trágico-cômico) que trouxe à tona, foi motivo de três ou quatro postagens recentes em sites da blogosfera cristã.
Após assisti-lo, fiz logo minha tradução: ali estava uma “piedosa missionária” tentando salvar, relutantemente, uma alma para Jesus — evidenciando a tradicional abordagem “cristã” adotada para a conquista de fiéis no fervilhante e insano mercado gospel. São tantas as denominações evangélicas, que já existe “crente” pregando para “crente”. (rsrs)
Mas como tudo na vida tem seus limites e, na “religião” também, a pastora do vídeo, como humana, não pode ser demasiadamente tolerante com o crente desiludido” que, após intoxicar-se de tantas experiências igrejeiras infrutíferas, decidira encerrar seu périplo pelos salões templários, salões esses, que mais parecem um “grande sanatório geral.
A “pastora” com seu “discurso-cliché”, fez de tudo, a fim de contabilizar mais uma alma para aumentar o seu quinhão em um latifúndio celestial adquirido à custa de muitos sacrifícios. Mas, no final, quando descobriu que estava diante de um pessoa que não seguia a sua instituição religiosa (um herege), não titubeou em usar a Súmula Teológica de São Tomaz de Aquino para os hereges:
“Depois, todavia, se o herege ainda se mostra pertinaz, a Igreja, já não tendo esperança de sua conversão, provê a salvação dos outros, separando-o da Igreja por sentença de excomunhão, e em seguida abandona-o ao juiz secular, para ser morto.”

Comentários

Armando Calvino disse…
Este blog deveria se chamar "confraria dos pensadores insensatos". Os servos de Deus, que foram lavados no sangue do cordeiro, cumprem um mandamento do mestre: "ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura; quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crê será condenado".

Não queremos amealhar seguidores para nossas igrejas, queremos seguidores para jesus. As lutas entre denominações já ficaram no passado, graças a Deus, portanto, esse vídeo é falso em sua premissa, ou seja, de que algum crente deixaria outro morrer se este não fosse da sua igreja; isso soa até ridículo e só depõe contra este blog que quer ser de pensadores.

Respeitosamente,

Armando Calvino
Bem interessante o tema que colocou, Levi. Inclusive, o video eu tinha assistido estes dias no blogue de uma irmã que conheço da minha igreja (olha que faço parte de uma congregação que é filiada à Convenção Batista Brasileira - rsrs).

Infelizmente, muitas igrejas tentam levar seus membros a pensarem que estão na mais certa denominação. A formação que recebi no meio batista fez-me alimentar a ideia de que os batistas tinham a doutrina mais certa sobre a Bíblia. Porém, eu mal conhecia as heresias no meio da denominação, os males praticados na história que íam além das divergências entre "tradicionais" e "renovados" que eram muito comuns nos anos 90 quando a Vaunice Milhomes, após ter retornado da missão em África, trouxe um movimento pentecostal para dentro de inúmeras denominações. E, aqui na minha cidade, a PIB de Nova Friburgo ainda se congrega dividida. Uma parte da igreja está na antiga sede e outra foi para o outro lado do rio, tendo os grupos entrado até em litígio judicial.

Hoje, vendo os irmãos da convenção nacional já não tão pentecostais, parece que uma grande preocupação paira sobre a adoção de comportamentos mais liberais. Por exemplo, aceitar casais homossexuais está sendo uma das grandes polêmicas que já divide igrejas nos USA e, não demora muito, estará polemizando mais ainda no Brasil. E isto lembra muito bem o que ocorria entre os batistas no sul dos Estados Unidos na época de Martin Luther King (anos 60) quando havia igrejas de brancos, com membros que integravam a terrível KKK e defendiam abertamente o racismo.

Pode parecer mentira, mas até hoje no interior dos USA existe o cinturão bíblico (the Bible belt) com ativistas ainda bem radicais. E, como se viu nas eleições de 2010, no Brasil, muitos dos argumentos usados pelos fundamentalistas ecoaram bem em nosso país a ponto de causar uma considerável queda na candidata Dilma que estava favorecida pelo que há de mais certo em eleições - o bom andamento da economia nacional. Até Dilma e o PT precisaram dançar conforme a música do fundamentalismo religioso, tendo ela ido no batizado do netinho, afim de anular os argumentos da oposição.

Enfim, acho que, num país onde há muita ignorância como é o Brasil, ainda iremos traavr uma dura batalha contra o fundamentalismo religioso que cada vez mais está interferindo na política e produzindo coisas como Marco Feliciano e tantos outros que se vê por aí...

Abraços.
Eduardo Medeiros disse…
levi, meu velho, pelo visto você já concordou com a minha proposta quanto às postagens e já foi logo atualizando o blog...beleza!! na verdade ninguém sabe mais qual sequência de postador a seguir...rssss

interessante o vídeo. quero deixar claro que eu "estou" batista mas não jogaria o suicida no mar...kkkkkkkkk

quanto ao que disse o frei beto:

"Todo fundamentalista é, a ferro e fogo, um “altruísta”. Está tão convencido de que só ele enxerga a verdade que trata de forçar os demais a aceitar o seu ponto de vista.."

ele está correto. inclusive, essa crítica vai primeiro para a igreja católica da qual faz parte(ele ainda é frei né?), já que sua teologia diz com todas as letras que "fora da igreja(católica apóstólica romana)não há salvação.

radicalidade total...

aliás, eu estou começando a deixar da usar o termo "fundamentalista" para usar "radicalistas".
explicação: fundamentalismo foi um movimento cristão que teve origem nos eua que tinha por objetivo se opor ao liberalismo teológico; ou seja, eles nunca quiseram jogar bomba em mesquita islãmica nem mesmo colocar na fogueira os liberais de quem eram adversários teológicos.

acontece que a mídia começou a usar o termo "fundamentalista" para designar desde o terrorismo mulçumano(há controvérsias...) que explodiu as torres gêmeas, até aquele cristão que lê a bíblia de forma literal, ou seja, o termo acabou abarcando todo mundo que ousa ser firme em suas convicções religiosas e políticas.

se for assim, todo mundo que defende uma ideia ou filosofia de vida virou um fundamentalista: ateus, naturalistas, vegetarianos, petistas,etc, etc; ou seja, todo mundo é fundamentalista se defende uma causa.

todos conhecem meu pensamento sobre a fé e a religião. todos os homens de fé neste mundo precisam aprender a respeitar e aceitar a fé do outro; precisam aprender que ninguém é dono de deus, da salvação, do céu, etc, etc.

e os ateus precisam aprender a respeitar a fé do religioso, principalmente do religioso não radical, que sabe que fé é compartilhar e não dividir; senão, podem cair no poço sem fundo do "fundamentalismo".
Levi B. Santos disse…
O espírito me diz, que esse senhor que armou o Calvino aqui no barraco, como primeiro comentarista, parece não ser desconhecido nosso. Prestem bem atenção na forma discursiva dele. (rsrsrs).

Mas eu vou responder a esse Calvino no mesmo tom: “O Ide e Pregai o Evangelho...”, juro por Deus, foi o título que pensei inicialmente colocar no topo dessa postagem (kkkkkkk)
Levi B. Santos disse…
Ô Rodrigo

Você tem razão, o Marco Feliciano é um marqueteiro arretado de deus. Esse vídeo cai nele como uma luva> (rsrs)
Levi B. Santos disse…
EDU

Que é que isso rapaz! Eu tive a maior dor de cabeça, para por ordem nessa desordem de postagens, e você diz que eu inaugurei o modo aleatório de postar!

Observando meticulosamente a "desordem" das postagens mais antigas, a vez era minha realmente.
(rsrsrs)

Mas eu concordo com você: se ao chegar o quinto dia de duração da postagem no ar, o da vez não parecer, quem tiver com o texto preparado pode mandar brasa.
Gostei da postagem do Levi.

Calvino,
Sua sardinha já está assada, não precisa puxar brasa para ela. Além do mais, não prometa o céu para integrantes da C.P.F.G, eles já vieram de lá.

Edu,
Quantas virgens há no céu esperando o radicalista?
A ICAR é a mãe de todas as religiões cristãs, se ela entrar no céu com seu rebanho, nenhum rebanho dissidente entrará.Não haverá vagas, portanto faça o céu de vocês aqui mesmo.É mais fácil. He, he, he...
Unknown disse…
nada pior do que ver os crentes se regozijando nas desgraças (tsunamis, terremotos, massacres), dizendo que isso indica que seu deus vai voltar e levá-los para o paraíso... e aproveitando o embalo para fazer novos membros. literalmente, fazendo marketing em cima da desgraça alheia (cada funeral a propaganda é repetida: aceitem meu deus para que não sofram no fogo do inferno, viu que bonzinho ele é?)

isso sem contar o proselitismo na base da espada, base da cristandade. quantas culturas, quantas pessoas, quantas nações destruídas por nada...
Eduardo Medeiros disse…
levi, jura que era sua vez?? kkkkkkk com certeza ninguém sabia...o mirandinha e a paulinha concordam com as postagens aleatórias. caos porém com certa ordem...é claro que sua palavra tem peso 3 aqui na confraria, logo, os demais precisam concordar também...ou seria peso 10...kkkk
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, no céu dos cristãos não existem virgens, esqueceu? as virgens pertencem ao céu islãmico. isso já me fez várias vezes pensar em me converter ao deus de maomé...
Eduardo Medeiros disse…
bill, sua língua maldita, como é que você diz isso:

"nada pior do que ver os crentes se regozijando nas desgraças" ?

isso demonstra que você não conhece a escatologia cristã...crente nenhum se regozija nas "desgraças" em si, mas no fato que tais desgraças seriam sinais da volta de jesus.

conversões à "espada" não acontecem desde o fim da época do imperador romano teodósio que de fato obrigou todos os cidadões do império romano a se converterem ao cristianismo e proibiu todos os demais cultos.

mas o problema não era o cristianismo; era teodósio...e assim sucessivamente...

bill, você não é um mau rapaz não, mas você precisa perceber que a história do cristianismo e feito de dois lados; parece que alguns só conhece o lado negro...he he he he (mirandianamente gargalhando)

armando calvino, seja bem-vindo à confraria...
Unknown disse…
"crente nenhum se regozija nas "desgraças" em si, mas no fato que tais desgraças seriam sinais da volta de jesus."
o que, por consequência, se torna o regozijo pela desgraça. eu fui cristão, e conheço o sentimento que dá quando acontece alguma desgraça. Eba, tá todo mundo morrendo, vamos para o paraíso!

"conversões à "espada" não acontecem desde o fim da época do imperador romano teodósio"
ahan sim, claro. o que aconteceu aqui nas américas foi o quê mesmo? as catequeses dos índios foi na base da escolha? aiai...

"mas o problema não era o cristianismo"
ah sim, eles não eram escoceses, digo, cristãos, de verdade. isso é falácia.
Eduardo Medeiros disse…
bill, você vai me desculpar, mas você não foi cristão; a seita onde você se converteu era outra coisa.

os jesuítas fizeram um ótimo trabalho nestas terras indomáveis. catequizaram os índios sim mas e daí? era normal visto que quem invadiu o brasil não foram hindus e sim, cristãos. procure conhecer o que os jesuítas fizeram de bom para o brasil colônia, bill. lembra dos "dois lados"?

bill,

quem foi o culpado pela morte de milhares de inocentes japoneses na segunda guerra: Otto Hahn, Lise Meitner e Fritz Strassman, que descobriram a fissão nuclear; a equipe de cientistas liderada por j. robert openhaeimer que criaram a bomba; o presidente americano harry truman que autorizou o seu uso para por fim a segunda guerra ou o píloto do "enola gay" que apertou o botão que liberou a bomba?

falácia?????
Unknown disse…
ed.. vai catar coquinho vai, agora vem dizer que eu não era cristão? cada um..

os jesuítas fizeram um ótimo trabalho? tá loco? ah vá de novo
Edu,
Para entrar na pendenga tenho que ser herege, me desculpe mas sou obrigado a concordar com Gabriel Nagib.
Para cada um bem que os jesuítas fizeram para os índios, eu te cito dez males que os jesuítas causaram aos índios.

Você disse que no céu dos cristãos não existem virgens.!!!??? Maria não morreu ainda. Então...
He, he, he...
Levi B. Santos disse…
Eu fico matutando com os meus botões, perguntando para mim mesmo: Quando o espírito de tolerância racial, política e religiosa irá se espalhar, aos poucos pelo mundo?

Tenho a impressão de que a tolerância, até agora, não conseguiu empolgar ninguém, pelo fato de não ser uma paixão. Olhando bem direitinho, não é fácil aceitar o fardo acumulado ao longo da existência, como algo que não se pode evitar — e isso, decididamente, não causa entusiasmo.

O evangélico, me parece, tem que ser um revolucionário. Ora para ser revolucionário é preciso ter dogmatismo, e isso, acho que não tenho.

O lema religioso: Vitória ou Morte não mais me entusiasma, apesar de reconhecer, que a paixão recolhida, volta e meia, ronda o meu roçado. Quando isso acontece, o ceticismo que é mais forte em mim, tange para longe o sonho sonhado da minha infância igrejeira.

As raízes evangélicas dos meus ancestrais (pais e avós) se assemelham, hoje, a sapatos muito apertados que me impedem de caminhar.
Levi B. Santos disse…
Caros confrades debatedores

Tenho pra mim que o que movimenta a máquina de ganhar almas na maioria das igrejas é Satanás, ou Demônio, ou Príncipe das Trevas — que os religiosos têm como uma força exterior que conquista homens e mulheres, exigindo, para sua libertação, complexas operações de exorcismo. Sem esse marketing das trevas, jamais a IURD, estaria liderando o ranking das indústrias fomentadas pelo medo e pela culpa.

As igrejas não crescem economicamente se não forem direcionadas para combater essas forças. O demônio vive na crença das pessoas e mobiliza agentes dispostos a servirem de seus instrumentos numa interminável luta do Bem contra o Mal.

Se formos olhar sem parcialidade para os programas do “Marketing da Salvação” nas TVs de nosso país, veremos que 80% do que se faz, é macumbaria com rótulo de cristianismo. A caça aos demônios tornou-se uma verdadeira paranóia para extorquir dinheiro dos bolsos dos incautos. A moral dita cristã, de certa forma, é responsável por essa situação: são tantos os pecados, tantas as ameaças do fogo eterno, que o pecador ambicioso não está distante de vender a sua alma. Esse marketing religioso de resultados nunca se extinguirá, pois o medo da morte, a angústia pela falta de respostas aos questionamentos, é a sua matéria prima inesgotável. Dessa forma os mercadores da “salvação de almas” estão ligados intrinsecamente ao “império das trevas” na propaganda da “fé”.

A Cruz – sinônimo do mais doloroso martírio, infelizmente para alguns e felizmente para outros, virou um símbolo do passaporte para o “Reino Eterno” do aqui e agora, do “dá ou desce”.

Ao escrever o último parágrafo lembrei-me da letra de uma música dos velhos carnavais, cujo estribilho diz assim:

Ei você aí!/ Me dá um dinheiro aí!/ Me dá um dinheiro aí!/ Num vai dar, num vai dar não/ Você vai ver que grande confusão!
Eduardo Medeiros disse…
bill, já catei uns coquinhos...rssss

bill, desculpe-me, vou me corrigir: você foi um tipo de cristão que não é o meu tipo de ser cristão...melhorou? sim, por que sabemos que exitem n maneiras de ser cristão; a minha maneira de ser não se compraz com as tragédias; pelo visto, o seu modo de ser quando você era, se comprazia...fez bem em deixar de sê-lo.

bill, temos que fazer uma análise um pouco imparcial em relação aos jesuítas, sabendo é claro, dos pontos negativos da sua missão, mas não fechando os olhos para o que eles fizeram de positivo. por favor, não sou advogado dos jesuítas...mas o que é, é.

agora eu pergunto: a crítica de vocês a eles seriam tão ácida se não fossem eles um regimento religioso que tinha por missão conquistar almas para o cristianismo?

curiosamente, os jesuítas além dos votos de pobreza, castidade e obediência, também tinham como lema o conhecimento da ciência, das artes e das letras...
Eduardo Medeiros disse…
levi, sua pergunta: "Quando o espírito de tolerância racial, política e religiosa irá se espalhar, aos poucos pelo mundo?"

nunca...?

"Tenho a impressão de que a tolerância, até agora, não conseguiu empolgar ninguém, pelo fato de não ser uma paixão"

levi, o problema é que nós, desengaiolados, pregamos a tolerância mas somos bem intolerantes com o religioso fundamentalista, que tem o direito de ser fundamentalista.

os radicais devem ser combatidos tão somente quanto a sua radicalidade ponha em perigo o bem maior e universal que nós temos: a vida.

"As raízes evangélicas dos meus ancestrais (pais e avós) se assemelham, hoje, a sapatos muito apertados que me impedem de caminhar."

faço minha, suas palavras; porém, muitos caminham ainda bem com tais sapatos.
Levi,

Eu também acho que o crente sobrevive às custas do Diabo. A principal figura detentora de poderes é o capiroto. É o mal necessário que sustenta a crença. A Bíblia ensina como o "fiel" se protege de seu assédio e terá como prêmio o ingresso ao céu. Basta você se defender do Diabo que entrará no céu. Se destruir o Diabo, qual será o próximo engôdo?
Será que o crente sobrevive a ausência dele?
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, você convive bem com seus demônios interiores? já os derrotou todos? ou fez deles seus aliados?
Anônimo disse…
“os radicais devem ser combatidos tão somente quanto a sua radicalidade ponha em perigo o bem maior e universal que nós temos: a vida”

O grande problema, Edu, é que essa linha tênue de por em perigo o próximo, a ponto de transformá-lo em um alienado, é um processo longo. Começa sempre na infância, por isso, eu vejo com receio os “soldadinhos de Deus “.

Os ingredientes para formação do bolo da violência paranóica são fornecidos paulatinamente desde os primeiros anos de vida do ser humano. O caso do psicopata Wellington é bastante emblemático para nossa reflexão.

Prevenir é melhor do que remediar, diz a medicina, e isso, também deveria ser válido
no âmbito da religião.

Continuo dizendo: enquanto areligiãonão assumir que Satã é uma figura mítica da psique humana( à guisa de desmitologização) ela irá projetar sobre o outro, o lado “mal” de nossa ambivalência. A história do “bode expiatório” está mais viva do que nunca, sem ele nenhum o prosélito chegará ao céu. (rsrs)
Levi B. Santos disse…
OBSERVAÇÂO:

Por não conseguir (após várias tentativas)postar o comentário acima através do meu e-mail, o fiz através da opção: anônimo.

Não sei o que houve com a minha conta no Google, que não quer aceitar meus comentários heréticos (rsrs)

Abçs,

Levi B. Santos
Levi B. Santos disse…
”Será que o crente sobrevive a ausência do CAPIROTO?”

Mirandinha

Seria o fim de todas as religiões, admitir o que o Poeta Castro Alves disse em um dos seus significativos versos:

“E, no perpétuo ideal que me devora/ há um demônio que ruge e um deus que chora”

Mas isto, em outras palavras está lá escrito no Livro de I Samuel (18:10.) :

”...um espírito maligno da parte de Deus se apoderou de Saul”

Quem lê, entenda (rsrs)

Tirar o Diabo da jogada, meu amigo Miranda, é totalmente impossível. Como sobreviveria o deus do império de Edir Macedo e seus discípulos ? (kkkkk)
Edu,
Até agora, tenho convivido com meus demônios e meus deuses interiores. Nem os diabinhos me prejudicam nem os deuzinhos me ajudam. Tudo o que fiz de certo ou errado foi de mérito ou incompetência minha, exclusivamente.

Levi,
Não dá para tirar o capiroto da jogada, ele é o artilheiro. Ou técnico?
Eduardo Medeiros disse…
levi, você diz que

"Prevenir é melhor do que remediar, diz a medicina, e isso, também deveria ser válido
no âmbito da religião."

o que exatamente você quer dizer com isso? eu fui criado no parâmetro de deus versus diabo, espírito versus carne, crente versus incrédulo, etc e não me transformei em radicalista; melhor, abandonei o fundamentalismo(ainda que não radicalista) e tornei um livre crente pensador.

a melhor prevenção, creio, seria então se proibir por completo a religião e o próprio sentimento religioso. como é que faz isso?
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, diabinho que não prejudica não é diabinho...estou falando desde diabo interior que o cristianismo e o judaísmo posterior materializaram na figura de satã e do diabo.
Edu,
Este é o seu Diabo, o meu não.
O meu diabinho é tâo inofensivo quanto o Deus vingativo e bondoso que os crentes seguem. Meus diabinhos e meus deuzinhos freqüentam as mesmas páginas das histórias em quadrinhos que folheio.
Trato-os bem, igualmente.Sem temê-los, sem pedir ou dar nada para eles.Trato-os como duendes.Não fedem nem cheiram e por nada são responsáveis.
Uns tem ratos de estimação, outros tem cobras de estimação, eu tenho diabinhos e deuzinhos. He,he, heee..
Edu,
Vou desenhar para você:
De acordo com a igreja, o mesmo poder que tem Deus para ajudar, tem o Diabo para prejudicar.É o Yang e o ying, o preto e o branco, o gato e o rato.
Se eu não acredito em um, também não acredito no outro.
A equação é simples;
Deus e o Diabo estão para o Edu, assim como Tom e Jerry estão para o Mirandinha.He,he,he...
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, jura que folheia quadrinhos?? sabia que eu tenho um blog de super-heróis que estou atualizando para quando meu guri chegar aos 5 anos? kkkkkkk

eu além de folhear, leio muito quadrinhos. constantine é muito bom...

não precisava desenhar, mas valeu pelo esclarecimento límpido e claro como águas cristalinas.

deus e diabo não estão prá mim coisa nenhuma, também prefiro o tom e o jerry...

porém, mistérios dos mistérios, não sou ateu...e não vou desenhar prá você kkkkkkkkk
O He, he, he... Agora vem antes.
Edu, te peguei...
Então o Tom e Jerry estão para você, assim como Deus e o Diabo estão para o Mirandinha? He, he, he de novo.
Levi B. Santos disse…
“a melhor prevenção, creio, seria então se proibir por completo a religião e o próprio sentimento religioso. como é que faz isso?” (EDU)

Eu vejo diferença entre o “religa-re” e a religião.


O “sentimento religioso”(ou religa-re), como eu entendo, é justamente esse desejo de religar-se ao paraíso Edênico, naquela fase dos nossos primórdios em que tudo era paz, quando éramos UNO junto à nossa mãe. Este sentimento existe de forma inconsciente em todo o ser humano, ateu ou não ateu. Quando os cientistas estão à procura de um planeta habitável, no fundo no fundo, estão movidos pelo mesmo nobre sentimento de se religar a um paraíso de paz, que já viveram de forma inconsciente em suas origens bio-psíquicas.

A religião na sociedade humana contemporânea e cibernética, para mim não tem nada do “religa-re”(pois esse sentimento contorna o vazio existencial , mas nunca o preenche) . A religião no afã de preencher o vazio humano decorrente dos nossos primeiros desamparos, equipou-se com uma estrutura de caráter mercantil. Digo mercantil pelo fato dela nos fazer sentir como mercadorias, com valor de uso e valor de troca. E o indivíduo nesse mercado sagrado fica regido por esse princípio: “sou como o mercado deseja que eu seja”. Ele diz: “ sou submisso a Deus”, quando na verdade, o temor do inferno ou do castigo eterno é que o faz se ajustar às poderosas estruturas institucionais eclesiásticas.

O mentores das empresas religiosas, em suas falas emotivas, estão sempre imprimindo na mente do seu fiel, a certeza de que é realmente a vontade de Javé, que ele seja um Gedeão na batalha decisiva contra os “soldados-demônios”, os quais trabalham, incessantemente, para dilapidar o grande tesouro da “prosperidade Javelística”, que são a abundância de bens das pessoas de bem.

Por outro lado, a religião, dita cristã, se perde por optar secretamente pela separação de nossos afetos ambivalentes, jogando-nos diante de uma escolha impossível de se realizar. Ela quer excluir o resíduo dos sentimentos “maus”, negando a lógica dos nossos paradoxais afetos internos.
Levi B. Santos disse…
O Mirandinha foi muito feliz em sua extraordinária história metafórica. Gostamos do Tom e Jerry, porque na verdade somos os dois.

Agora veio a minha lembrança: O psicanalista Winnicott relaciona a religião com o "brincar" - ou "in+ludere"(a palavra ilusão) que no latim significa - jogar para dentro de si, ou uma brincadeira imaginária

Então, a religião poderia ser como um jogo de talento. Tipo:

Você está num grande dilema. Tem que levar os sacerdotes e os diabos ao outro lado do rio. Deve fazê-lo sem que os diabos matem aos sacerdotes. Só há um jeito de atravessar o abismo do rio: fazer com que os sacerdotes não culpem o diabo, por suas próprias loucuras ou idiotices. (rsrs)
Levi B. Santos disse…
EDU

Já que estamos falando de rivalidades existentes nas religiões e de Gibis, li ontem, que as Revistas da Luluzinha e do Bolinha estão de volta.

É a volta da Intolerância entre Adão e Eva em quadrinhos, bem ao estilo Winnicottiano. (rsrs)
Então, vocês gostam de ler bula de Biotônico Fontoura!

Levi,
Você está conduzindo, para sua igreja do outro lado do rio, um padre pedófilo, um menino de 8 anos e um diabinho comedor de padres. Sua canoa só suporta a carga de dois elementos.
Como é que você transporta os três para o outro lado sem deixar o padre pedófilo sozinho com o menino e nem o diabinho comedor de padres com sua hóstia.
Não precisa desenhar, é só dizer que, no domingo, o padre rezou a missa para você, o menino "virgem" e o diabinho faminto.He,he,he...
Levi B. Santos disse…
Numa dialética onde está em evidência a religião e as figuras do capiroto, é imprescindível a presença do Hubner, para dar a sua versão se o diabo existe mesmo, ou é uma figura mitológica. (rsrs)

Não sei se ele vai ler todos os comentários efetuados, para tirar as suas conclusões.

Mas em Camboriú, tem internet. Aguardemos então...
Levi B. Santos disse…
Eduardo


”o que exatamente você quer dizer com isso? eu fui criado no parâmetro de deus versus diabo, espírito versus carne, crente versus incrédulo, etc e não me transformei em radicalista; melhor, abandonei o fundamentalismo(ainda que não radicalista) e tornei um livre crente pensador”. (EDU)

Sobre o que você escreveu acima

Participei de muitas “jihads” nas fileiras dos exércitos da salvação contra os exércitos satânicos daqueles que não queriam aceitar Cristo como seu único e suficiente salvador.

Com o tempo, comecei a desconfiar da “religião”. Passei a duvidar das intenções “divinas” dos sacerdotes que até hoje pensam que um adúltero é mais demoníaco do que um político que aceita propina, não atentando para perceber que nesse último caso, os prejuízos são mil vezes maiores.

Como o tempo, após um longo período de reflexão, consegui me livrar das amarras da “religião”, consegui entender, enfim, que o instinto de rebanho não passa de impulsos de uma submissão doentia. Entendi, enfim, que o propósito da “religião” está enraizado na tendência que as crianças têm de se agrupar quando estão com medo, e de procurar uma autoridade que lhe dê sensação de segurança. Entendi que a principal fonte da “religião” é o medo.

A baixa auto-estima foi um terreno fértil para fazer nascer em mim a semente do ideal de perfeição.
Quantas vezes, na pulsão de me assemelhar aos anjos, em sonhos, via Deus me aparecendo de vestes brancas e compridas, mas com as feições duras e o olhar grave de meu pai?

E eu atribuía tudo a potestades personificadas vindas de fora de mim.

Quantas vezes em minha cabeça uma confusão onírica se instalava, e eu via Deus e meu autoritário pai, fundidos em uma só imagem. As visões imaginárias desse ser de duplo corpo,repetia as ameaças e reprovações iguais àquelas que meu pai fazia em seus aterrorizantes sermões, depois do jantar: “Não faça, não diga, não questione, não desobedeça, não ouse pensar nada além de mim.”

Mas agora, seguindo o princípio psicológico “O Reino de Deus está Dentro de Vós”, atribuído a Cristo nos evangelhos, compreendo que todo esse “reino de Reis(instinto de dominação) e dominados (instintos de submissão)” são arquétipos de minha psique. Como fez ver o Mirandinha: o gozo por nós experimentado com as estipulias do Tom e do Jerry advém da síntese que fazemos dos dois, no campo do “brincar”, ao contrário das jihads religiosas e das cruzadas de “salvação de almas” que levam a literalidade dos “opostos” às últimas consequências.

Melhor brincar do que guerrear (rsrs)
Levi B. Santos disse…
Em nome da C.P.F.G. quero dar as boas vindas ao nosso ilustre visitante de n° 206 - Miranda Filho - torcedor fanático do Papão da Curuzu (Paysandu) de Belém do Pará.

Olha aí a herança paterna, gente!. Quem vê a mim vê o Pai - disse Jesus (rsrsrs)

Abraços, e sinta-se em casa
Hubner Braz disse…
Poxa pessoal,

Fiz um baíta comentário e sumiu... Buaaa
Assim, não dá!!!

Levi, o filminho é ótimo...

Dudu, você está inspirado...

Altimirandinho, subirversivo senhorzinho... admirável...

Bill, sempre nadando contra a maré...

Miranda Filho, seja bem vindo...

Bye
Levi B. Santos disse…
Hubner!!!

Faça o comentário primeiro no Word, só assim você fica mais seguro contra as investidas do capeta, que veio roubar e destruir até os nossos comentários (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
levi, jura que sonhava com seu pai e deus fundidos num só? não é a toa que o seu desengaiolamento foi feito via psicanálise...

eu não tive essa visão paterna desfigurada, muito pelo contrário. no fundo, eu sabia que meu pai era melhor do que deus...é que a minha visão de deus, construída a partir da fé da minha mãe, era que deus era santíssimo, e qualquer erro nosso era capaz de deixá-lo triste e capaz de nos disciplinar. meu pai, não; muitas vezes eu errei e ele não bateu...

levi, concordo com tudo o que você disse sobre a religião cristã, mas de faço outra pergunta(tá parecendo entrevista, é melhor colocar como postagem..."Entrevista explosiva: eduardo entrevista levi bronzeado" kkkk

gostei dessa ideia...

mas diz aí: você não acha que hoje em dia, o cristianismo praticado pelas igrejas protestantes históricas é menos delirante, menos guerreiro e mais "elevado" do que o praticado pela massa neopenteconstal?
“você não acha que hoje em dia, o cristianismo praticado pelas igrejas protestantes históricas é menos delirante, menos guerreiro e mais "elevado" do que o praticado pela massa neopenteconstal?”


EDU

Observando mui atentamente, veremos que em todas as instituições eclesiásticas, o significado da palavra “crença” é tida como a aceitação de doutrinas religiosas, e isto se tornou um pré-requisito da “fé”. Quando ouvimos alguém afirmar: ”Eu sou um crente”, isto significa dizer que a sua principal atividade é aceitar “com confiança inabalável” dogmas estabelecidos. Ele, o crente, não vai além do que diz o dogma ( a palavra de Deus?). A Bíblia é um livro mítico por excelência. Mas o mito caindo em descrédito, impossibilitou a sua meta que é a sua interpretação com a finalidade de mostrar a nossa realidade interna. A aceitação literal de que “anjos”, “deuses”, demônios e satã são personificações exterior a nossa psique é que possibilita as “jihads” muçulmanas e as cruzadas cristãs.

O pior de tudo é quando os teólogos usam os critérios científicos para fundamentar a sua crença, e assim no afã de chegar a uma fé racional (aí entre o Edir Macedo –rsrs) sacrificam o mito. Tanto é, que nos EUA, os cristãos já elaboraram uma ideologia conhecida como Ciência da Criação. E assim, fazem as maiores peripécias para tentar condizer a Ciência com o que está escrito no primeiro capítulo do Gênesis.

As denominações históricas, creio eu, também não aceitam que é no labirinto de nossa mente que existem as imagens míticas bíblicas primitivas. Não aceitam que elas focalizam aspectos de nossa condição humana.

Com relação ao neo-pentecostalismo, a considero uma regressão ou um caldo onde estão misturados superstição, rituais de exorcismos, xamanismo, histeria coletiva, e práticas semelhantes a feitiçaria.
Levi B. Santos disse…
Ô Mirandinha

A história do padre, que contei, tem caráter inspiritual/espiritual.

Já a sua é totalmente sexual/carnal

VADE RETRO!!! (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
levi, você está certo, mas creio que os históricos estão mais abertos a irem além do literalismo; já a massa neopentecostal não saberia distinguir entre o que é literalismo e simbolismo bíblico...

os teólogos pentecostais históricos aceitam o literalismo como intervenção divina na história com os milagres. não vejo maiores problemas para a saúde da psiqué nesse modo de pensar; a negação do milagre, do extraordinário na história é puro preconceito academicista racionalista; para mim o mundo e o universo estão repletos de "milagres" mas como a ciência já explicou como "funciona" muitos desses "milagres", reputamos tudo como "natural".

todos temos crenças e dogmas sejam religiosas ou não. dogmas políticos, dogmas psicanalíticos, dogmas científicos(mesmo que em ciência o que é dogma hoje pode não ser amanhã), dogma ideológico, dogma teológico, dogma...todos temos nossos dogmas.

quando pegamos um avião ou um carro, nós acreditamos que chegaremos ao nosso destino, mesmo sabendo que não temos 1oo% de certeza de que realmente chegaremos lá. o "dogma" de que eu vou pegar o avião aqui no rio e vou chegar à paraíba em 5 horas não é totalmente válido, pois (ainda que raramente), o avião cai...

quem se atreve a ter certeza?

até a seleção "natural" reputaram como "natural", mesmo não sendo nada "natural" a seleção natural fazer "seleção"(que indica escolha). isso é só um exemplo com joguinho de palavras, talvez não totalmente adequado mas que ilustra o que eu quero dizer.

o universo é mágico, levi; uns não veem mais a mágia e chamam os que veem de neuróticos...

alimenta aí o papo que tá muito bom...
Levi Bronzeado disse…
“todos temos crenças e dogmas sejam religiosas ou não. dogmas políticos, dogmas psicanalíticos, dogmas científicos(mesmo que em ciência o que é dogma hoje pode não ser amanhã), dogma ideológico, dogma teológico, dogma...todos temos nossos dogmas”.

Edu

O dogma é um recurso estático estabelecido por um colegiado para ser respeitado como uma doutrina imutável, ou imexível (rsrs). Dogmatizar passa por uma imposição e uma aceitação sem questionamentos.

Quando eu era criança não entendia a essência do evangelho, mas vivia o dogma.

As inúmeras discussões e embates religiosos nunca terão fim, pois o clamor incessante do homem, na verdade não diz outra coisa que: ele simplesmente se tornou incapaz de apreender uma realidade independente dele.

Como eu disse anteriormente, a Bíblia é um livro mítico por excelência. Os dogmas criados vão exatamente na contramão do que deve ser feito: a desmitologização

E você, Edu, sabe muito bem que os mitos, Javé e Satã, Tom e Jerry querem, acima de tudo, demonstrar a nossa ambivalência, os nossos desejos paradoxais, aquilo que Freud denominou de “pulsão de morte” e “pulsão de vida”.

Não devemos olhar para o prólogo do Gênesis, como algo literal, que aconteceu nos primórdios, ou como algo sobrenatural vindo de fora. Devemos sim, entender, que quem escreveu esse livro de uma forma mítica, é porque não tinha outro meio de revelar os seus afetos ambivalentes que não dessa forma.

O homem precisa entender que todo diálogo com o divino não passa de um monólogo, ou melhor, de uma conversa entre as camadas diferentes do EU.

Não é atoa que Você, eu e o Mirandinha gostamos tanto de Gibis.(rsrs) Nos embates de Luluzinha e Bolinha, de Tom e Jerry estamos vivenciando de uma forma divina e meiga (o sentimento religioso autêntico), e quando rimos, rimos dos nossos próprios afetos ou instintos aparentemente opostos. Rimos do nosso Jerry e do nosso Tom interior.

É uma pena que o nosso diálogo tenha que ser interrompido pois vem uma nova postagem aí.
Mas obedeçamos ao DOGMA, que diz: “são 4 dias no ar” (rsrs)
Levi Bronzeado disse…
EDU


Por cocincidência, postei recentemente um artigo lá no "Ensaios & Prosas" - que versa sobre a dificuldade em superar aquilo que foi dogmatizado. A história pode ser estendida ao campo religioso, e tem tudo a ver com o nosso papo aqui nesta sala.

Se possível dê uma passadinha lá.
Unknown disse…
Levi, vi um artigo novo seu no Genizah. fica a pergunta, eles sabem do que mais você escreve e da sua visão da religião deles? ainda, eles conhecem esta confraria?
Eduardo Medeiros disse…
levi, quem deverá postar?
Levi,
Eu transformei em realismo sua espiritualidade clerical. He, he, he...

Edu,
Eu só leio gibi, bula de remédio e a bíblia quando não tenho nem almanaque para ler. Citei Tom e Jerry fazendo alusão a Deus e o Diabo quanto a sua importância mas não fui entendido.
Eu quiz dizer que as duas duplas têem a mesma importância para Mirandinha.
Para tirar seu sono: Se a igreja cristâ fosse uma S.A. Satanás tinha 51% das ações. Tudo gira em torno dele.
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, tá certo, já saquei...mas se você gosta de ver as peripécias do gato e do rato, você também deve gostar dos embates entre deus e o diabo....

em tempo: a igreja evangélica é uma s.a. (com raríssimas exceções, como aquela ao qual eu frequento he he heh e he)
Levi B. Santos disse…
Bill


O Danilo do Genizah vinha republicando muitos artigos meus.

Mas agora, eu estou com a língua muito ferina, talvez, não encontre mais guarida lá no Genizah.(rsrs)

Mas o Danilo é gente fina. Já enfrentamos juntos muita barra pesada, como a repercussão do caso que publiquei em primeira mão, e ele reproduziu no seu blog: Trata-se do milagre de recuperação da virgindade de uma ex-prostituta, apresentado no programa "Show da Fé" do RR Soares. (rsrs)

Aí vai o link desse extravagante milagre:

http://www.genizahvirtual.com/2009/07/rr-soares-viaja-na-maionese-e-libera.html
Levi B. Santos disse…
EDU

Pelo critério de postagem mais antiga, quem vem agora é o Hubner e depois o Altamirando

Façam a checagem, para ver se estou mesmo certo.
Edu,
As peripécias entre Tom e Jerry são mais inteligentes.
Você quer dizer que "só na sua igreja o Diabo não rende dividendos"? He,he,he...
Levi,
É assustador o que pastores fazem em nome de Deus.
RR usou uma atitude discriminada e combatida pela igreja por ser um pecado capital, para provar que o Diabo existe. Transformar uma prostituta numa imaculada conceição. Gostaria de ter visto a prova.
Levi B. Santos disse…
Altamirando

O cara de pau do RR Soares, antes de levar ao ar o falso milagre, deu várias chamadas, tipo: "Logo mais irei trazer a irmã que recuperou milagrosamente a virgindade perdida para dar seu testemunho"

Eu fui tolo, devia ter gravado tudo. Esse vídeo de aberração em nome de Deus, no Youtube, com certeza, iria bater o recorde de visitas.
Hubner Braz disse…
Levi,

Deixarei o Altamirando postar... porque se eu postar não tereitempo de responder os nossos confraternos...

Depois dele eu posto, mais o seu texto... repito está divino!!!

Quanta vontade de comentá-lo... e sobre satã ser ficção ou não... aí é outra hhistória.

abraços
Eduardo Medeiros disse…
mirandinha, eu "estou" membro de uma igreja batista tradicional; fala-se pouco lá sobre diabo; o foco principal é mesmo jesus e não o dito-cujo-capiroto.

não há sessão do descarrego, sessão da rosa ungida, sessão das causas impossíveis, sessão da fogueira de israel, óleo ungido, água benta, oferta de mil reais para receber 10 mil de volta, campanha das 7 semanas, campanha do manto sagrado, campanha da gruta dos milagres, campanha dos 318(im)p(os)astores, campanha da casa própria, do carro zero, da viajem para a disney; não tem quebra de maldição, quebra de correntes, quebra de macumbas; não tem também milagre que de tanto acontecer já não é mais milagre;não tem labacéia-suricanta-covas-deplovas ("línguas estranhas"); não tem também venda de livros e cds do pastor, nem da filha do pastor, nem da mulher do pastor, nem do cunhado do pastor. não tem concentração de poder e milagres no maracãnanzinho, nem subir ao monte sacrificar pelo povo; não tem vigílias, não tem "dança no espírito" nem aplausos quando o pastor diz alguma coisa "espirituosa".

ou seja, é uma igreja sem atrativo algum, sem novidade alguma, é duro participar do culto...
Confraternos,
Se quizerem eu posto amanhã, cheguei em casa agora. Se...amanhã!

Edu,
Você me desestimula. Eu estava querendo comprar uma franquia da sua igreja e você me diz que ela é irrentável. De graça, nem injeção na testa!
Espere aí!...
Quem disse que posso postar foi o Hubner. Pergunto se há aceitação dos outros, pois a vez não é minha. Tem membros sem postar há mais de mês. Mas... estou pronto.
Eduardo Medeiros disse…
tá vendo, levi, é esse negócio de posta ou não posta que eu queria eliminar....rsssss
Levi B. Santos disse…
EDU

O Mirandinha, hoje à noite, irá ter uma revelação da parte ou do lado inconsciente de sua mente. Possivelmente, nos brindará amanhã com um texto reflexivo para a semana da Páscoa

Vou logo dizendo que tenho preferência por chocolate amargo.(rsrs)
Eu estou postando hoje.
Não é o texto que eu havia programado para postar.
Eu havia imaginado uma referência a um artigo publicado na semana passada sobre o caso Roswell e meu comentário seria sobre engenharia reversa. Com certeza geraria contendas mil.
Como estamos em uma das 48 semanas santas, postarei um tema "ligth".