A Ilusão é a Mesma: Ontem, Hoje e Eternamente




Mas uma vez estamos em ano eleitoral.  “Deus é brasileiro” ― diz o nosso ditado popular.  Ele sempre gosta de aparecer em épocas de campanhas eleitorais, na boca dos demagogos a prometer mundos e fundos que, na verdade, são meios para engordar as vacas dos seus cercados, e não têm nenhuma pitada do que se convencionou nos evangelhos como “amor ao próximo”.

Isso vem de muito longe, vem de longas eras. Um, entre inúmeros  exemplos, é o caso de Adhemar de Barros ― político matreiro, ex-governador de São Paulo que concorreu à presidência da república em oposição a Jânio Quadros. Adhemar, dizia o óbvio. E quanta verdade há nessa sua frase “cristã” que se tornou famosa no mundo inteiro: “Roubo, mas faço!”

A astuciosa arte de fazer política e a aptidão para o auto-engano são irmãs siamesas: se nutrem da mesma seiva. Eles, os presidenciáveis, perante os eleitores se mostram convictos e obstinados a fazer pirotecnias com os suados impostos que pagamos. É que a nossa república é pintada ilusoriamente de “austera”, quando de austera não tem nada. Tudo é conversa fiada para embalar os ouvidos e empolgar a platéia.

Como tudo na vida é repetição, e para não ir longe, passemos a uma rápida análise de uma maquiagem do governo FHC que no reinado petista de “Lula-Dilma”, está sendo reprisada com contornos ainda mais extravagantes.

Não sei se o(a) leitor(a) está lembrado da expressão “estelionato eleitoral”, que foi brandida incessantemente pela oposição petista na época em que o regime tucano era mantido pela ilusão de um real bem forte, mantendo paridade com o dólar, que durou até a reeleição de FHC. O resultado do auto-engano foi que, de 1998 para 1999, o presidente tucano teve que usar medidas recessivas e amargas durante o seu segundo mandato.

Os petistas tinham lá suas razões em alardear o “estelionato eleitoral” de FHC, como tem razão a oposição de hoje (se é que existe), em dizer que está havendo uma grande maquiagem no governo Dilma. Mas isso, os petistas no poder sempre escondeu das massas. Elas, as massas, simplesmente são iludidas com um momentâneo congelamento de tarifas. Os pobres não sabem que estão bancando ou afiançando o Tesouro Nacional. Eles não sabem que pagam proporcionalmente mais impostos. Não sabem que estão ajudando as delícias (o banho quente) do chuveiro elétrico dos mais ricos.

Só não vê quem não quer: 2015 será, fatalmente, o ano do grande ajuste de contas ―, um repeteco (mais estridente) do que ocorreu no segundo governo de FHC. Mas como “Deus é brasileiro”, quem sabe, outras armações circenses surgirão do nada para anestesiar neurônios rebeldes? 

Viva o Rei e seus parceiros, e que os súditos permaneçam a ver as estrelas!

Plagiando Baudelaire: “Se o ator age e chora sem sentir, o expectador(eleitor) sente e chora sem agir”. 
                    

Site da Imagem: marcospsol.com.br


Comentários

Caro Levi,

Parabéns pelo texto.

Não foi o Adhemar de Barros que certa vez teria dito em comício de que "nesta calça nunca entrou dinheiro" e alguém na platéia gritou "calça nova"? Aquele eleitor pelo menos não se deixou enganar e acho que então o tal político acabou elaborando o anti-princípio do "rouba mais faz". (rsrsrs)

Também considero aquilo que levantou, isto é, de que no ano 2015 Dilma dará o remédio amargo à nação tal como houve em 1999 com a máxi-desvalorização monetária já esperada pelos economistas (Se um país tem inflação necessariamente o seu dinheiro precisa também desvalorizar proporcionalmente não podendo as reservas cambiais aguentarem eternamente). Só que a bomba aguardada para 2015 poderá ter um efeito ainda mais devastador. Porém, em termos políticos, não nos esqueçamos de que o PT tem nas suas mangas o Lula para a hipótese de impopularidade da Dilma e esta não conseguir fazer um sucessor ou sucessora. Mesmo mais idoso e sendo membro do mesmo partido, ele pode fingir que virou oposição e vir como candidato em 2018. E o povo acaba aceitando mais uma ilusão...
Levi B. Santos disse…
Muito bem lembrado, Eduardo, essa tirada do Adhemar de Barros que tentou e tentou muito, mas nunca se elegeu presidente do país ( que pena. hein?)

Naquele tempo se guardava dinheiro nas calças. Hoje, se esconde de maneira mais segura: nos bolsos internos das cuecas (kkkkkkk)
Eduardo?! Acho que vc se confundiu, Levi. (rsrsrs)

Essa do Adhemar de Barros eu costumava ouvir do meu falecido avô paterno Sylvio, o qual foi militar do exército por 35 anos e meio. Graças a sua função, ele podia livrar-se do compromisso de comparecer às urnas para votar e detestava política. Mas apesar disso, ele guardava em sua memória vários eventos da nossa história, contava-me sobre as "revoluções" da década de 30, coisas da 2ª Guerra quando ele chegou a ficar no Recife onde estavam também os americanos na espera de um ataque nazista nas costas brasileiras (se é que os alemães afundaram mesmo algum navio brasileiro).

Embora se considerasse um "apolítico", vovô tinha certa admiração pelos ex-presidentes Getúlio Vargas e Ernesto Geisel, sendo que este chegou a ser o seu comandante no Rio Grande do Sul durante um período de sua carreira. Para ele Geisel era um homem "corretíssimo" sendo bem discreto em suas críticas aos demais generais que governaram o país naquele período. Quando o mandato de João Figueiredo estava chegando ao final, talvez ele desejasse que Jarbas Passarinho viesse a sucedê-lo na cadeira n.º 1 do país, mas Congresso acabou decidindo entre Tancredo e Maluf. Vovô então preferiu que fosse este e não o peemedebista, mas osso dizer que ele não era muito fã dos políticos civis, com exceção de alguns como o Aureliano Chaves que foi governador de Minas Gerais.
Há que se acrescentar também que, naqueles tempos, mandava-se o dinheiro sujo para a Suíça. Agora, porém, os corruptos têm a opção de depositarem nas ilhas caribenhas. E se for fazendo obras em Cuba, aí deve ficar até mais fácil...
O PT anistiou o dinheiro sujo que era enviado a paraísos fiscais. Hoje ele é levado no Brasil mesmo. São empresas, fazendas, aviões, eleições de novos asseclas e ascendência de párias á elite social. O PT é o único partido que reelege candidatos com estígma de falsário. A maior virtude do petista é ser larápio do erário. Quanto mais "inteligente", mais votos tem. Muito difícil o Brasil se livrar desta corja já que avergonha deixou de ser uma virtude.
Os jornais televisíveis preenchem seu tempo falando de golpes financeiros praticados contra instituições públicas.
Hoje foi votado um projeto que torna crime falar das podridões de políticos. Não podemos chamá-los de ladrões pois podemos ser encanados por um ano. Eles fazem as leis. O ladrão também tem todo o direito de se protejer.
Levi B. Santos disse…
Desculpa aí, Rodrigo, ter vislumbrado a figura de Eduardo em seu lugar. (rsrsrs)
Levi B. Santos disse…
É isso aí, me caro Miranda


Não resta a menor dúvida de que o PT ampliou e diversificou os métodos de assalto ao tesouro nacional.

O chefão, cérebro da máquina petista, que hoje está na Papuda, ainda teve a ousadia de para todo o Brasil, em cadeia de TV, aclamar que “ O PT não rouba nem deixa roubar!”

O imperador maior, de Garanhuns – Pe, pasmem, fatiou os cargos de segundo escalão do governo com os próprios presidentes de sindicatos, cuja função precípua seria a de defender os funcionários públicos, fiscalizando o governo em todas as suas áreas de atuação.

Desde os tempos do getulismo não se via tamanha e vil façanha: os sindicalistas, agora parceiros do Rei, recebendo por mês algo em torno de R$35.000,00 trabalham abafando processos e precatórios dos funcionários, ganhos na justiça há mais de quinze anos.

O ministro Marco Aurélio foi a Televisão pedir para votarmos em candidatos sérios. Uma piada, né?

O ditado popular – “Farinha do mesmo saco” - nunca esteve tanto em evidência. E aí, como somos obrigados por Lei a votar, iremos escolher entre seis e meia dúzia. (rsrs)

Não foi à toa que o vice-presidente do Senado, Jorge Viana, afirmou que O Aécio e o Eduardo estão “jogando a toalha”. Eles estão mirando 2018 (kkkkkkk ― outro “auto-engano” ou promessa falsa do PT para enganar os incautos.
Sabe por que os "cara-pintadas" não vão para as ruas protestarem? São cotistas e bolsistas. Recebem bolsa para frequentar escolas, bolsa para alimentar a fome, bolsa pela permanência em presídios, bolsa para se resignar como cidadão de segunda categoria e bolsa para continuar vagabundo. Você acha que vão votar contra o PT (partido dos trambiqueiros)? Nem que a vaca cuspa!...
Discordo de sua opinião, Altamirando. Muitos dos universitários de hoje têm protestado contra os governantes das três esfera estatais (União, estados e municípios), independentemente dos respectivos partidos destes. O que assistimos em meados de 2013 foi prova incontestável de que, por exemplo, tanto tucanos quanto petistas foram alvos das manifestações de rua e e acho que nenhum governador escapou do uso abusivo da força policial contra os cidadãos nesses episódios.
Levi B. Santos disse…
Não duvido não, Miranda

.Se os presidentes dos sindicatos das várias categorias de trabalhadores, estão mamando na "Mãe Gentil" para engavetar os precatórios e ações ganhas na Justiça, é sinal de que da tribo dos PTralhas pode sair de tudo. Com certeza, a conta pesada vai sobrar para nós contribuintes, em 2015.
Este comentário foi removido pelo autor.
Levi Bronzeado, O PT (partido dos trambiqueiros) é um câncer que enraizou seus cupinchas salafrários por todos os órgãos. Temos a corrupção ativa e passiva nas repartições públicas temos a propina dos financiamentos de bancos temos a indústria de multas no trânsito. Até flanelinha se acha no direito de extorquir dado a exacerbação do exemplo.
Rodrigo, o que eu vi foi um pequeno número de indignados corajosos fazendo um manifesto pacífico contra os abusos imputados por seus governantes. Inclusive a corrupção. Também vi um orquestrado arrastão de indivíduos mascarados depredando o patrimônio público e civil em nome deste mesmo ideal. Todos nós, notadamente percebemos o interesse político em mascarar estas manifestações, desvirtuando a intenção real do levante desnorteando o alvo. No episódio do repórter atingido pelo rojão foram apresentados dados identificando grupos que pagavam párias para participar da balbúrdia. Todos nós sabemos o nome do responsável principal, mas a imprensa publicou? O único erro da polícia foi não ter a capacidade de identificar a diferença entre o joio e o trigo. Agora eles, os indignados, teem a oportunidade de manifestar seu repúdio nas urnas.
Levi B. Santos disse…
A maioria da população não tem ideia do que a máquina de “terrorismo social” da situação é capaz de criar.

Há quem diga, na imprensa, que estão financiando a bagunça, para justificar o endurecimento do jeito petista de governar. A história depois todo mundo sabe: vem a censura na internet, o badalado marco civil com roupagem de que é para segurança dos internautas , os dossiês fajutas fabricados para prejudicar quem atravessa ou atrapalha o seu samba-enredo hegemônico.
Eduardo Medeiros disse…
como é que é, Mirandinha? Que lei é essa??? O PT deve estar inspirado pela aproximação dos 50 anos da Ditadura, e mais especificamente, da Linha Dura!
Eduardo Medeiros disse…
O PT colocou em ação o jeito "polvo" de organizar desde o primeiro mandato do Lula. Um polvo que estendia seus tentáculos a todos os lugares da máquina pública com os "companheiros".

Já pagam a uma rede de blogues para defender o governo há um tempo, e eles estarão bem ativos este ano nas disputadas eleitorais, cerceando as críticas aos patrões e denegrindo a oposição de todo jeito possível.

Será que o PT não dá uns cascalhos pra nós, não Levi? pelo menos pra gente não falar nada...?? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eduardo Medeiros disse…
Pra situação ficar parecida com 64 só falta o Lula incitar a indisciplina nos quartéis...
Levi B. Santos disse…
Livrai-nos da corrupção. Amém? (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
Uma frase do grande Paulo Francis:

"O meio político brasileiro só se pode tolerá-lo tapando as narinas"
Levi B. Santos disse…
Ô Eduardo de Jesus

É certo que os cinco generais militares que estiveram na presidência da república cometeram absurdidades tremendas, mas não me consta que eles se locupletaram no poder, recebendo benesses de empreiteiras, e usando de outros meios de desvios de dinheiro público.

Eu acho que, nem de longe, os militares sonhavam que um dia uma gigantesca quadrilha iria escancaradamente roubar milhões em plena luz do dia. E ainda ter ajuda (quem sabe se não foi da mãe gentil?) para pagar as dívidas dos cabeças que estão momentaneamente presos. Ou seja, o PT inovou demais: seus apaniguados ficaram mais ricos quando foram trancafiados. (kkkkkkkk)

Mas aí, não sei se você de sabe alguma coisa cabeluda a respeito dos “poderosos” da revolução de 1964. (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
Levi, os militares que governaram o Brasil tinha duas grandes qualidades que faltam aos nossos políticos de hoje: eram patriotas e tinham um senso de dignidade pelo cargo que ocupavam. É só pesquisar pra ver qual dos 5 generais ficou milionário no cargo. E olha que seria muito fácil para eles roubar num regime de exceção.