Minhas Inseguranças Meus Demônios Na Calada da Noite – Confissões do ex-Endemoninhado Gadareno

Agora são 02h05min da manhã e não me surpreendo de estar acordado.

Se fosse assim há um ano eu não teria sido surpreendido por minhas ações. Apanhado desprevenido, ou até mesmo envergonhado de mim mesmo. Eu não ligava para o que pensavam ou falavam de você... Mesmo que prendessem meus pés e minhas mãos, eu arrebentaria.

Meus demônios eram a céu aberto. Nos sepulcros. Sem mascaras, sem roupas e sem casa. Para que todos pudessem ver. Eu tinha vergonha, sentia ciúmes e era pegajoso. E tudo isso era por causa de você, cuja única esperança de tê-la eternamente era controlando os seus atos.

Eu estava inseguro. Em algum ponto da nossa relação, de alguma maneira eu não controlava as emoções e isso me machucava. Sabia que eu nunca seria forte o suficiente para ir embora da sua vida. Não era simples me livrar de você, tentei várias vezes e depois de numerosas tentativas falhadas, descobri que o mundo desmoronou em mim.

Incrível é..., como você resistia...

Você veio. E mesmo eu, no controle da situação, achei mais fácil mascarar o medo do abandono, o medo da rejeição e o medo de não ser bom o bastante para você.

Como eu poderia deixar você saber que eu estava machucado? Que meu coração estava tão desmantelado, antes de me conhecer ou do frio na barriga que sentia por você, que era tão estranho para mim. Nós meses anteriores, não te conhecia, na verdade, eu nem reconhecia o meu próprio sorriso. E agora tudo está reconhecível e mesmo assim os demônios permanecem comigo.

Eu escondia meus demônios de você. Para você, eu ainda valia alguma coisa. Eu era bonito, e não um gordo. Sincero, e não um mentiroso. Encantador, e não um antipático. Eu estava feliz, talvez um pouco louco, pois oscilava ligeiramente o meu temperamento, mas eu estava apaixonado.

Não é dramático...

Mesmo os momentos em que mal pronunciava alguma coisa, se transformavam em momentos íntimos memoráveis em que eu me esforçava em ser adorável e não tão estúpido. E mesmo sabendo do problema geográfico entre nós, em eu querer ser seu mundo e você apenas querer me abraçar... Eu era freqüentemente atormentado pelos demônios interiores.

Neste dia, ou noite, não sei... Já são 03h37min, eu continuo com os olhos abertos. Tudo isso porque o meu amor por ti ainda está além da minha compreensão.


Este ano... Meus demônios ficaram entorpecidos. Sem o meu conhecimento, eles vinham se fortalecendo, e eu sentia isso o tempo todo. Como eu poderia ter sabido que você tentava fazer-me sentir como o garoto mais sortudo do mundo, tão especial e feliz... Eu era cego, e aqui bem no fundo ainda me sentia inseguro.

Eu não gosto de relacionamentos que durem momentos, pelo menos não é do tipo que me dá certa segurança. E por falta de segurança, os demônios invadiram, se apropriaram, subjugaram, dominaram, escravizaram, controlaram, aprisionaram a minha mente e o meu corpo, fazendo com que eu perdesse a capacidade, cognitiva, emotiva, sensitiva, perceptiva e psicomotora.

Nada estava normal, percebia que a cada dia que passava eu sentia mais a sua falta e menos daquelas pessoas que diziam: “Oh, agora dói, mas em um mês, você não vai nem sentir" ou "você vai encontrar alguém novo, em algum momento da vida".

Eles deveriam saber que você é a única que posso contar de verdade. E a verdade é que não esta sendo fácil ver você entre as suas amigas. Não são as reuniões entre vocês, que além de afastar-me de ti, me deixa inseguro. Mas o que me deixa inseguro é esses rapazes que transformam em formigas para querer medir o nível de açúcar que está em seu corpo. Todos querem ter você por perto. E agora, como você quer que eu me considere... Apenas um amigo! Não poderei fazer nada mais do que sentar, e manter-se tranqüilo e torcer para que eles não sejam mais encantadores do que eu.

Recentemente, a minha inveja veio à tona. Mais forte do que antes, eu não consegui controlar a emoção. É atacou-me várias vezes, atravessando as linhas do fuso apaixonante e transpassando os limites da psique. Mesmo assim, você me achava atraente, deixando o meu ego possessivo injustificado.

Conforme os dias passavam, minhas inseguranças e autodúvida continuavam a expor-se sob a forma de pesados suspiros, agarrando-me e deixando-me sem controle sobre meus pensamentos, palavras ou lágrimas.

Ontem, de manhã, já era de se esperar, cheguei ao mais baixo nível.

Quanta avaria sentia o meu coração. Travou o funcionamento interno da minha mente confusa. Eu chorei um monte. E agora decidi revelar todas as minhas inseguranças, os meus medos, os demônios. Simplesmente aconteceram, todos os meus sentimentos afloraram. Eu tentei manter escondido de você por muito tempo, mas agora escapou, na sua frente foi em forma de choro silencioso, por traz de você foi manifestado em revolta.

Tão revoltado fiquei, que andei nos sepulcros, noite e dia, cortando-me com as pedras que via no chão. Nem as melodias da harpa de Davi era capaz de acalmar os meus demônios, fiquei violento de tal maneira que ninguém conseguia me segurar. Você viu tudo, eu não queria e você sabia disso. Mas eu não poderia enganar você.

Certo Mestre veio em minha direção e ordenou para que meus demônios saíssem. Mais eles resistiam, voltavam e se apoderavam novamente de mim. Foi quando um dos meus demônios disse: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te por Deus que não me atormentes! Será que eu estava tão ligado assim... pior que eu estava, pois eram Legiões. O Mestre olhando os meus demônios decidiu que não iriam mandar eles para o abismo e sim para uma manada, ao irem, eu me senti liberto e a manada se atirou do precipício.

Ao ser liberto, eu não conseguia parar de chorar. As lágrimas continuaram simplesmente a correr e quando eu disse “obrigado”, elas jorravam como cachoeiras deslizando pelo meu rosto. Nem 10 minutos se passaram... Para me sentir bem. Senti o vento tocar as gotas do meu rosto, o cheiro de mar e de terra molhada. Admirei o azul do céu, o verde das árvores, o colorido das flores e você. Fui vestido, sentei-me e decidi vomitar as palavras no Mestre... Joguei para fora todas as minhas inseguranças. Você me viu ao longe e talvez pensasse que eu só estaria um pouco louco. Mas compreendeu que eu fazendo dessa forma as dores que sentia iriam sumir gradativamente.

O mestre atentamente me escutou, eu expressei o meu desejo de segui-lo, mais ele falou que seria melhor eu ficar com a minha família e relatar o livramento dos meus demônios ao povo de Decápolis. Foi o que eu fiz, e todos se maravilharam. Mais algo estava errado, mais uma vez, eu estou sentido medo de ti perder, é sinto me consumindo por dentro. Concluo neste exato momento, que eles não desaparecem assim tão facilmente, e eu não sou mais ingênuo o suficiente para acreditar que eles podem desaparecer por completo. Mas quando olho para você, definitivamente me sinto um pouco mais normal do que talvez eu realmente seja...

No ano passado nós amamos e rimos, cantamos músicas bobas e falamos da época de criança. Choramos e gritamos. Dissemos algumas coisas dolorosas um ao outro. Eu fui teimoso, às vezes. Você foi egoísta de tal forma altruísta, fomos completos idiotas em alguns momentos. Confessávamos das perseguições, dos tempos ruins, das reincidências e sentenças, entre muitos outros obstáculos e segredos insanos.

Você esteve lá, do meu lado, para me ajudar em muitos aspectos e só espero ter retribuído esse carinho a altura. O ano passado tivemos ocasiões altas e baixas, mas ainda estávamos juntos, e de alguma forma conseguíamos formar uma amizade honesta, verdadeira e respeitosa para com o outro. Você se tornou minha melhor amiga, minha amante, a mulher dos meus sonhos.

Enquanto minhas inseguranças aparecem por dentro de mim mantendo-me por certo tempo acordado até a madrugada chegar, às vezes elas deixam-me sentindo acusado ou agravado parecendo que os demônios surgirão com mais força. Só sei que a cada “abraço” seu, me sinto confortável e me torno normal, pois seu coração bate no mesmo ritmo do meu♥.

4h25min.

O Gadareno (Sem nome, sem uma origem familiar definida)

(Uma História de Ficção)
Referencia: Mt 8.28-34; Mc 5.1-20; Lc 8.26-39; 26 Navegaram para a região dos gerasenos, que fica do outro lado do lago, frente à Galiléia. 27 Quando Jesus pisou em terra, foi ao encontro dele um endemoninhado daquela cidade. Fazia muito tempo que aquele homem não usava roupas, nem vivia em casa alguma, mas nos sepulcros. 28 Quando viu Jesus, gritou, prostrou-se aos seus pés e disse em alta voz: “Que queres comigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Rogo-te que não me atormentes!” 29 Pois Jesus havia ordenado que o espírito imundo saísse daquele homem. Muitas vezes ele tinha se apoderado dele. Mesmo com os pés e as mãos acorrentados e entregue aos cuidados de guardas, quebrava as correntes, e era levado pelo demônio a lugares solitários...

Comentários

Levi B. Santos disse…
HUBNER


Estás de parabéns!

Vai em frente, rapaz, tens o dom de fazer releituras dos “causos” bíblicos. (rsrs)

Como viajaste rapaz, ao tirar da simples menção bíblica do “Gadareno”, tanta beleza e tantos sentimentos profundos de nossa alma “gadarena” ambivalente.

Reconheço que nesse texto de fundo psicanalítico, você realmente se excedeu.

Abraços,

Levi B. Santos
Levi B. Santos disse…
Acho que o quadro de psicopatia extrema do Gadareno, que cinde a psique humana, deve ter começado de forma leve e insidiosa. Esses casos psiquiátricos sempre têm uma longa histórica clínica, e, no caso do Gadareno não deve ter sido diferente.

Com o intuito de promover um debate substancioso a respeito desse instigante tema (“demônios” - com seu correspondente na psiquiatria – psicoses e esquizofrenias) trago à tona, um trecho de um texto que postei aqui na C.P.F.G., em junho de 2010, com seu link:

http://cpfg.blogspot.com/2010/06/sobre-nossos-demonios-interiores.html


“Tanto a Religião como a Psiquiatria e a Psicanálise têm a alma como seu campo de trabalho ou de batalha. Através dos séculos da história da igreja, os cristãos, de um modo geral, têm interpretado os conflitos emocionais como lutas espirituais contra “seres” vindos de fora. Os religiosos ocidentais têm medo de que a psicanálise ao sondar as profundezas mentais do ser humano, lhes roube “o Pai dos Céus”. A dor existencial e a experiência subjetiva dos indivíduos com perturbações mentais são motivos de uma intensa e profunda abordagem pelos psicanalistas. O que estes profissionais pretendem é restabelecer a harmonia psíquica, trazendo para a consciência do portador de neurose (inclusive a eclesiástica), a origem e o significado de suas práticas ritualísticas compulsivas.”
Cristina Lima disse…
Olá, Hubner!

Há quanto tempo!

Desejo que este ano seja para você um tempo de muitas realizações no que diz respeito ao ministério que desenvolve que é, por meio da escrita, levar a palavra às pessoas que visitam os blogs.

Gostei de saber que continua que esse trabalho com releitura, o que não é para qualquer um, pois para fazer histórias assim é preciso ter profundo conhecimento da blíblia. Que Deus continue dando-lhe sabedoria para explorar bem esse seu dom a favor dEle.

Abraços
Chris
Anônimo disse…
Belíssimo ensaio Garoto!

Está de Parabéns...

Fazer uma releitura de "amor" em cima de uma estoria "tensa" do "gadareno", é para quem tem potencial elevado.

Achei belíssimo o complemento do Levi, com a postagem que ele já havia feito no blog.

Ainda ontem estava questionando um amigo sobre a questão do "demônio"....e ambos chegamos a uma análise parecida com a do Levi.

A uma crise existencial, um conflito de desespero pode dar intenção de "corpo endemoniado" para a religião, que na tentativa de enaltecer um deus, mostra que o "demônio" não tem poder, e que ao se possar de um corpo, ele pode se exorcizar no uso da palavra divina.

A religião devia antes de mais nada, estudar a psique humana.

Não vou dizer que não acredito na existência do "garfinho" hahaa...mas que existe este teatro todo, isto não é cabível aos meus pensamentos não!!.

Ainda ontem vi o "Exorcismo de Emily Rose", cruzesssssssssss....Jesus toma conta!

Quando o cachorro da vizinha latiu no quintal, eu quase caí durinha no chão...kkkkk....

Beijos amigo.
Hubner Braz disse…
Pois bem, vou começar respondendo o Levi.

Levi minhas buchechas estão avermelhadas com os seus elogios... thanks (obrigado em inglês)

Eu confesso insanamente que lendo os seus ensaios no seu blog me apaixonei mais pelo estudo da psique. E quem poderia negar que o endemoniado gadareno para estar no estado que ficou ele passou por um processo arduo e violento deixando a sua psique cheio de rachaduras.

Eu já vi muitas manifestações de demônios, mais também vi muitos dando um espetaculo parecendo uma cena de teatro. Por isso que existe o DOM do DISCERNIMENTO. Que pra mim, qualquer um poderá adquirir... e isso adquire lendo um livro bom de psicologia, lendo a biblia ou em experiencia de vida.

Obrigado pelo lindo comentário que fizeste, e vou ser sincero, antes de colocar este texto na Confraria eu dei uma espiada no seu texto "Demônios Interiores".

Abraços e Boa Noite...
Hubner Braz disse…
Chris,

Faz um "tempão" mesmo, rsrsrs

O seu comentário sempre vem para agregar, e posso dizer que agregou no meu coração que se sentiu alegre com as suas humildes palavras de motivação.

Eu estava com saudades de ti também e confesso que os meus textos tem um efeito meio que penetrante e reflexivo.

As pessoas que lee tem duas reaçõs, ou elas me xingam dizendo que está brincando com coisa séria (mesmo eu negando a brincadeira). Ou elas me elogia de um modo de escrever totalmente novo.

Não quero que os textos virem alguns que tem por ai, como pseudo-anonimos,,, mas quero que sejam reconhecidos e questionados, para que quanto leerem eles abram a mente para pesquisar a veracidade do texto "ficticio" escrito.

Volte mais vezes Chris...

Bjss
Hubner Braz disse…
Paulinha você está certa...

Posso dizer que enganase aquele que diz ser mais poderoso que os demônios, ou a nossa psique. Os demônios estão dentro de cada um de nós, de vez por outra ele vai dar "um passeio pelo mundo" - rodear a terra e passear por ela - (Jó 2:2) mais sempre encontram um lugar no coração humano.


Isso mesmo!!!
Coração humano!!!
Somos humanos demais e sujeitos as paixões desta terra... Paixões estas que atormentam "e muito". São essas paixões que podem levar um ser humano a perder a consciência e porque excitar em dizer que pode levar a pessoa a perder a vida.

Muitos dizem que demônio não mata, mais os que fizeram moradas no subconciente? Neste nós não temos controle, nem ciência, nem exorcismo...

É complicado lidar com este campo. Lembro que quando fazia visitas nos hospitais sempre quando terminava e ia para casa, eu chegava carregado, pessado, em casa... porque fazia oração para todos nos hospitais, e os seus demônios eram confessados para mim...

"O que faz mau não é o que entra, mais o que sai. E tudo que eles falavam de dentro pra fora, de alguma maneira, fazia mau para mim".

E isso pode ser espiritual, mais também pode ser real... Eu ouvia os lamentos de cada um... cada paciente me falava dos seus problemas. O bom é que aprendi muito com isso.

Mais obrigado pelos elogios Paulinha,

Bjss
Unknown disse…
Infelizmente a realidade não é tão fácil como no mito. Neste, um homem expulsava demônios pela fala, ordenava, e eles saiam.

Mas hoje sabemos que os demônios são relutantes. Eles ficam ali, e muitos nunca saem. Não é apenas uma questão de força-de-vontade. É necessário intervenção médica muitas vezes, muita terapia, muitos cuidados.

O mal da psicanálise é tentar muitas vezes tratar tudo como uma questão de interpretação e aceitação. Nem todos os demônios podem ser vencidos na terapia, na aceitação.

Os vícios, por exemplo, não se resolvem com conversa apenas. Traumas são vencidos dia a dia. Mata-se um leão por dia. Doenças como o transtorno bipolar, depressão, necessitam de remédios, de tratamento médico. Infelizmente, não é o caso apenas de sentar num sofá e conversar sobre seu relacionamento com a mãe...

O caso do Gadareno é um mito interessante. Seus demônios eram as legiões, os exércitos romanos que habitavam aquela cidade. Ele absorveu o mal que se impunha sobre a cidade para si, e sofria por ela. Já conheci gente assim, endemoniada com o mal que se abate sobre o Brasil. Vi um que gravava as notícias do rádio, falava mal de todos os políticos e seus podres recentes. Seu estado era lastimável... ele não conseguia ser indiferente, como a gente fica após tanta corrupção, ele vivia cada desgraça que a gente lê nos jornais.

Paulinha, eu também já vi esse filme. Mostra como nós ainda temos muito a aprender sobre as doenças que afligem a mente. Eu vi esse filme pouco depois de me tornar ateu, e ele foi minha prova de fogo. antes, filmes desse tipo me davam arrepios. Quando vi este, não senti um pingo de medo. Sim, ele dá sustos, pois os sons, as imagens amedrontadoras estão gravadas em nosso subconsciente, e o filme explora isso. Mas não tive medo, pois sabia que aqueles seres mágicos não existem. Não tenho mais medo de fantasma.

Mas os demônios que carregamos em nós, estes existem, e devem ser devidamente eliminados. Não devem ser alimentados de modo algum. Ódio, rancor, ganância excessiva, drogas, vingança... esses são seus alimentos.
Eduardo Medeiros disse…
hub, primeiramente, bela releitura do endemoniado gadareno envolto com seus fantasmas sentimentais.

"Você veio. E mesmo eu, no controle da situação, achei mais fácil mascarar o medo do abandono, o medo da rejeição e o medo de não ser bom o bastante para você."

esse medo de expor nossos demônios sempre realimentam a "possessão"; não se expulsa legiões falando mas muitos outros demônios pode-se expulsar "falando" (psicanálise e catarse espiritual).

bem disse o bill que o gadareno estava possesso do demônio geopolítico que mantinha aquele lugar em opressão, ou seja, as legiões romanas.

mas a narrativa tem um quê sutil de afronta ao império opressor: o messias judeu afoga a legião no mar em corpos de porcos. isto é altamente simbólico e transgressor.
guiomar barba disse…
Hbner, esses demônios que não obedecem nem ao Mestre Jesus, só podem fazer parte daqueles que matam as namoradas que não querem mais eles por nada. Estes são seres humanos rebelados que só olham para os seus umbigos. kkkkkkkkk

É perigoso uma chance para eles...

Abraço
Levi B. Santos disse…
Bill

Numa sociedade mecanicista, em que o médico não tem tempo para se dedicar pelo menos uma hora na ausculta do doente, só resta mesmo prescrever pílulas em uma consulta relâmpago.

A manada adora, quando os "demônios" ficam entorpecidos, até surgir a hora em que eles trazem mais "sete", aí o médico aumenta a dosagem da droga ou prescreve uma outra mais forte. (rsrs)
Unknown disse…
Levi, ocorre que os problemas da mente são neurológicos, intimamente relacionados ao funcionamento do cérebro (o que é lógico, visto que a mente é uma ocorrência do cérebro). Há quem defenda que toda doença da mente é um tipo de epilepsia (esqueci a referência agora), ou seja, uma falha nas sinapses, uma espécie de curto-circuito cerebral.

Nada mais natural que sua solução seja pelas vias bio-químicas. Lógico que nisto estou falando de doenças que sejam comprovadamente de origem neurológica. Problemas causados por stress (situações traumatizantes, de muita pressão etc), tais como os nosso problemas diários ocasionados por nosso estilo de vida (muita cobrança, pessoal e de fora), são demônios que acredito poderem ser curados com mudanças neste estilo. Neste caso, terapias como meditação (vi um artigo recente em que descobriram que, EM DETERMINADOS CASOS, meditação pode ser tão eficaz quanto remédios contra a depressão), yoga, esportes e coisas do tipo podem curar a pessoa.

O problema é quando se pensa que qualquer problema da mente pode ser curado assim. É como tentar tratar alguém com transtorno bipolar, ou autismo, na base da conversa. Você, melhor do que nós, sabe que essas doenças necessitam de medicação constante (a do transtorno bipolar é uma das mais complicadas, pois o paciente quando fica bom, para de tomar a medicação, pois está feliz).
Valéria Gomes disse…
Ficou ótimo!!! Parabéns!!!

Beijos!!!
Levi B. Santos disse…
Bill

Há um axioma que é bastante citado nas hostes das neurociências: “Ora se não podemos mudar o mundo, é melhor que mudemos nosso cérebro”. (rsrs)

Acredito até que um desejo latente exista nos neurocientistas, o de um dia criar a inteligência artificial. Mas enquanto isso não chega, vamos nos render a genialidade de Freud.

Até aqui, a comunidade neurocientífica tem reconhecido o papel da psicanálise na abordagem abrangente do ser humano no sentido consciente/incosnsciente. Neurocientistas que se empolgaram muito no começo de suas experiências, outrora críticos ferozes da psicanálise, hoje já demonstram querer uma aproximação com a psicanálise. A neuropsicanálise esta aí para examinar as reações químicas que ocorrem no cérebro enquanto o indivíduo é analisado no divã. Eles têm muito interesse em descobrir o que ocorre no cérebro por ocasião de uma análise, principalmente no que concerne a desejos reprimidos, mecanismos de defesas e questão muito importante da contra-transferência, que com o decorrer do tempo ocorre entre o analisado e analista.

Mas voltando um pouco ao passado. Veja bem. No meu tempo (trinta atrás) valorizava-se mais a asculta do doente, Uma anamnese bem feita (não menos de quarenta minutos) como era chamada a ausculta minuciosa do paciente, fornecia 80% dos elementos para feitura do diagnóstico, os outros 15% para confirmação do diagnóstico vinha através dos exames solicitados.

O que se vê hoje: o doente quando chega ao consultório mal revela algum dado de sua doença, vai logo exigindo que o médico solicite uma série de exames os mais sofisticados possíveis, que ele pesquisou na internet.

Quanto às drogas psicotrópicas, elas são prescritas na maioria das vezes para solucionar problemas de desajustes na família. Eu te digo, sem medo de errar, os medicamentos similares ao prozac e derivados dele que são descobertos a cada seis meses, são tomados por mais ou menos 70% da população brasileira adulta. No corre-corre frenético pela sobrevivência, não há quem tenha paciência e condições (rsrs) de se submeter a um período de no mínimo um ano de análise a fim de poder se conhecer melhor e entender o porquê de tanta ansiedade, medo, desentendimento entre familiares; o porquê de tanta intolerância, ciúmes doentios, ressentimentos, encontrando respostas para suas próprias vicissitudes.

Quanto as psicofármacos, enquanto dura o efeito do doping o indivíduo ”vive”. Quando passa o efeito volta tudo ao que era antes. Tem mais, o cérebro vai devagarinho se acostumando ao fármaco e requerendo com o tempo, doses maiores ou medicamentos mais potentes. A dependência química provocada por esses tipos de medicamentos é similar ao que ocorre com o uso da cocaína e outros alucinógenos.

Bem, quanto ao futuro, de neurociência, só os nossos filhos e netos poderão falar alguma coisa. (rsrs)
Eduardo Medeiros disse…
levi, minha endocrinologista outro dia confessou-me que a maioria dos médicos do hospital naval aqui do rio tomam esses tipos de remédios para dar conta das cobranças e da falta de médicos.

eu acabei sendo para ela um psicanalista, pois a fiquei ouvindo contar todas as suas mágoas, frustrações e raivas pois estava sobrecarregada de trabalho e os comandantes sempre cobrando eficiência (coisa de militar: faça, mesmo sem poder fazer).

deve ter sido a minha consulta mais extensa, durou uns 40 minutos. no final, ela me agradeceu pela paciência de ouví-la, me disse que eu era uma pessoa legal, me deu um beijo e eu fui embora meditando como a nossa sociedade está fabricando dependentes químicos; o pouco que eu falei e o muito que eu ouvi, creio, valeram por uma caixa dessas drogas.
Levi B. Santos disse…
EDUARDO

Não é de hoje. Eu já tive o privilégio de, através dos seu textos, conhecer um pouco de suas escutas psicanalíticas, praticadas com os passageiros dos ônibus pelos bairros do Rio de Janeiro. (rsrs)

Mas vamos martelar mais no assunto:

“Não é bom que o homem esteja só” — está escrito lá no livro de Gênesis. Para esse homem poder viver com boa saúde biopsíquica se faz necessária a presença do outro.

A PALAVRA é quem intermedia, e ela é metade de quem fala e metade de quem a ouve.
Nas questões relativas à alma, o ser humano não deve primeiramente procurar se submeter aos modernos procedimentos tecnológicos para descobrir o porquê do seu mau relacionamento com o outro. Na grande maioria dos casos, é a PALAVRA que sai de forma espontânea que exorciza seus demônios. O ser humano não necessita de uma pessoa que o possa ouvir, necessita sim de uma pessoa que o possa escutar, escutar e escutar.

O paciente, se pudesse se expressar sem as amarras da resistência, diria assim a seu médico:

“Deixe-me, como paciente, falar-lhe, enquanto você ESCUTA. Direi de mim mesmo tanto quanto de minha doença. Você precisa conhecer a minha alma para depois tratar de minha doença”.
Daniel disse…
Parabéns Edu! Esta é a droga mais eficiente, acho que é o que realmente os supostos doentes mentais precisam, alguém para amá-los, escutá-los. Que não fosse necessário apelar para psquiatria, acho que são raros os casos que realmente precisa.

Gosto da sua sensibilidade. Beijos no Eduzinho e na mami e outro procê.
Guiomar Barba disse…
Edu, Daniel é Guiomar viu? Eu esqueço de ver isto sempre.
Levi B. Santos disse…
Eduardo, você que na amizade com Marcio tem mais tempo do que eu, responda-me:

Porque razão o Marcio prefere ficar queimando-se nas labaredas do inferno lá no "Outro Evangelho", ao invés de estar conosco aqui nesta conversa tão boa e franca? (rsrs)

Já que o Bill trouxe o tema TOC (transtorno obsessivo compulsivo), como seria bom, se o Marcio viesse descarregar as suas pulsões neste espaço herege (rsrs)
Anônimo disse…
Levi, não esquenta que dia 20 vamos pegar aquele Ser em Si de laço...rs..

Ele vai ter que sair do outro evangelho para o nosso evangelho...hihiii
guiomar barba disse…
Paulinha, assim que você quase caiu durinha? kkkkkkkkkkkkk Imagina que eu já vi ao vivo cenas bem parecidas. Dizer que o capeta não existe, é medo de enfrentar a verdade rsrs
Mas temos um Deus que está acima das façanhas dele.

Beijo amiga.
Eduardo Medeiros disse…
levi, o caso do marcinho é de difícil diagnóstico...kkkkkkkk

não tenho dúvida que se os médicos pudessem ouvir mais seus pacientes, eles se curariam em muito pouco tempo.

há quem diga que toda doença do corpo é antes de tudo, uma doença da alma. o que você acha?
Unknown disse…
ai meu rim Ed... deixa eu responder essa.

"Toda doença do corpo é antes uma doença da alma".

Primeiro que "alma" não existe. Isso é um conceito religioso altamente abstrato. Entretanto, SE considermos como alma o mesmo que mente, a frase também é tolice. Doenças causadas por agentes externos não podem ter a culpa colocada sobre a própria mente. Um vírus, uma bactéria, uma mutação genética, ocorrem independente do estado mental da pessoal, de suas convicções, filosofias etc.
Unknown disse…
Levi, eu falei do transtorno bipolar, e não do TOC. São diferentes, não? De qualquer forma, só citei como exemplo mesmo. O TOC também serve.
Levi B. Santos disse…
Bill

Sobre o T.B e o TOC

O transtorno bipolar foi descrito inicialmente por Kraeplin, em 1889, como psicose maníaco-depressiva. Os transtornos bipolares: “melancolia X Euforia”, Mania X depressão, são muito antigos.

Todas essas doenças no tempo de Freud ou eram englobadas como neuroses ou como psicoses.
Aí fica aquele impasse de quem surgiu primeiro, o ovo a galinha? No caso, é o descontrole químico cerebral que provoca o stress e o trauma psiquico, ou o stress e a fobia é que desencadeia as reações químicas neurológicas?

O transtorno bipolar se caracteriza por uma perturbação do humor e da atividade do sujeito. Ora há uma elevação do humor e aumento da energia e da atividade (mania), ora há um rebaixamento do humor e de redução de energia e da atividade (depressão).

Com um outro nome esse quadro foi intensamente estudado por psiquiatras e psicanalistas do tempo de Freud. Ele denominava de ambivalência neurótica dos afetos profundos, o que hoje se denomina sintomas bipolares.

Na verdade, somos sujeitos ambivalentes, e temos em pequeno grau, afetos bipolares, ora somos maníacos, ora depressivos. Agora, quando esses afetos estão prejudicando o comportamento normal do sujeito, o mesmo deve procurar um psicoterapeuta. Tudo é questão de grau.

Isso não invalida uma boa conversa, de uma hora frente a um psicanalista. A palavra dita e ouvida sem as amarras da resistência melhora o funcionamento químico cerebral.

Bem, como a ciência não para de evoluir, eu não, mas meus netos, talvez possam um dia viver o tempo da descoberta de que o fenômeno religioso, a raiva, o ciúme, o medo serão enfim controlados por mensageiros químicos ou neurotransmissores.

Então se cumprirão as profecias de João no seu livro “Apocalipse” - sobre o MILÊNIO de paz (rsrs)
Guiomar Barba disse…
Levi, Socorrooooooooooooooooooooooo Chega de química, somos da era verde.

"religioso, a raiva, o ciúme, o medo serão enfim controlados por mensageiros químicos ou neurotransmissores"
Eduardo Medeiros disse…
bill, quando digo alma, evidente, digo mente e emoções. existem vários estudos que demonstram que nossas atitudes mentais e emocionais tem influência em doenças como câncer e depressão. é tolice para você porque você ainda não compreendeu que a mente humana é capaz de criar tanto coisas "fora de nós" (máquinas, invenções, arte, etc) quanto "dentro de nós" (estado de ânimo, motivação, raiva, alegria, tristeza, doenças e saúde). não é que uma atitude mental negativa crie um vírus mas ela deixa todo o organismo mais susceptível a ele. os estudos estão aí é só pesquisar.
guiomar barba disse…
Bom, sei que muitos não acreditam, mas meu marido levou um amigo para orar pela mãe de uma pessoa que estava com câncer em estado avançado; quando eles chegaram na casa da enferma, meu marido que apesar de não ter nada de místico, foi movido pelo Espírito Santo, e ainda que não sabia de nada, perguntou a senhora se ela queria perdoar alguém contra quem ela estivesse guardando rancor, a senhora começou a chorar, e ali estavam as filhas dela, ela as abraçou pediu perdão, perdoou.
O fato é que aquela senhora ficou totalmente curada.
Estivemos com uma de suas filhas agora a poucos dias e ela contou de como sua mãe estava bem.

Quando Jesus disse: não andeis ansiosos por nada nesta vida, Ele sabia o que produz, também, as ansiedades.

Abraços.
Unknown disse…
Guiomar, não sou médico, mas sei que dizem que uma das origens para alguns câncers (nem todos), pode ser mental. Sei de casos de diabetes causados por traumas, câncer também parece ser possível. De igual forma, em teoria, seria possível revertê-los.

Entretanto, é muito comum a pessoa achar que está curada e parar de tomar medicação. Essa senhora fez os exames para garantir que não tem mais o câncer? Ele pode ter regredido, mas ainda estar lá, e pode voltar com força mais adiante.

Da mesma forma como o aparecimento de muitos câncers é algo misterioso, seu desaparecimento também o é. Não há milagres aí, apenas desconhecimento das origens de tal mal.

Mas certamente que ter uma mente tranquila, perdoar, praticar o bem, amar e não odiar, não guardar rancor, trazem uma melhor saúde.
Eduardo Medeiros disse…
bill, não é milagre não, é o poder natural da nossa mente. mas o desconhecimento desse poder já começa a ser desvendado.

eu me curei de uma enxaqueca crônica de 20 anos usando essa disposição em acreditar que eu ficar curado. fiquei. mas antes tive que ler um livrinho de crente chamado a quarta dimensão que apesar de ser de crente, trata na verdade desse poder que reside em todos nós. não é mágica, não é sobrenatural.

"vós sois deuses" - assim disse o salmista no salmo 8 e jesus confirmou.
guiomar barba disse…
Gabi, fica tranquilo, a nossa amiga já está curada faz mais ou menos dez anos e ativa.

Edu num foi a 4ª dimensão não, foi Jesus de Nazaré mesmo que ensina o perdão e nos dá autoridade sobre as enfermidades e nos ensina a perdoar até mesmo aos nossos inimigos e tudo isto trás paz e alegria.

Beijos.
guiomar barba disse…
Edu, mais uma coisinha, por que será que com todo este poder que está dentro de nós, nós apelamos para os médicos e remédios mesmo quando a morte tá rondando uma pessoa das mais queridas nossas? Será que é pela carência de professor da 4ª dimensão neste mundo?

Com certeza, o salmista Asafe disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo. Todavia como "homens morrereis" e, como qualquer dos príncipes haveis de sucumbir. (Salmo 82.6,7), Então amigo não tem teoria de Paul Yonggi Cho que cure, só a medicina ou se ela não tem solução, só a fé em Jesus, pelo visto foi o que curou você - Jesus.

Beijão.
Anônimo disse…
Não me importo de onde foi tirada esta análise: Essa relação é, pode ainda acreditar, básica e intangível. Seria essa história, talvez, a forma simplificada de uma psique posta em "metáforas" que tem uma forma de definir "categoricamente" tal loucura... Logo, expõe realidades interessantes mas não a essência do que é preciso saber... Não passa ainda de contos e contos que mostram a realidade de mais uma forma criativa mas escondem o que há de mais sutil e necessário... Pessoas normais, nem tentem entender, vcs vao parecer tolos....