O Sentido da Vida



Qual o verdadeiro SENTIDO da VIDA?!

Esta pergunta é tão comum, que já nem causa mais estranhamento naquele que a ouve. E numa praticidade, encontra-se de imediato a resposta que define um provável sentido para a vida.

Se observamos a pergunta, percebemos o quanto ela é OBJETIVA. O que nos permite perceber que quando pergunta-se “Qual o SENTIDO da VIDA?!”... não é o mesmo que estivessem nos perguntando “Qual o SENTIDO da SUA VIDA?!”.
É preciso focar, que estamos à procura de saber o verdadeiro sentido da vida em si, e não o sentido da vida para você, para mim ou para ele!!

Mas é muito prático e comum encontrarmos sempre o sentido da vida para nós e não o sentido da vida em si, pois somos nós quem vivemos a vida, e somos nós quem podemos detalhá-la.

Para o filósofo Friedrich Tiedemann, buscar o SENTIDO DA VIDA é o mesmo que buscar a “interpretação do relacionamento entre o SER HUMANO e SEU MUNDO".
Jesus foi ao cerne da questão ao dizer: "Eu sou... a vida" (João 14.6).
Porque depois disso, o apóstolo Paulo disse sobre o SENTIDO da SUA VIDA: "Porquanto, para mim o viver é Cristo" (Filipenses 1.21).
O filósofo Heráclito de Éfeso dizia que o SENTIDO da VIDA consiste na verdadeira felicidade, e destacou: "Se a felicidade estivesse nos prazeres do corpo, diríamos felizes os bois, quando encontram ervilhas para comer".
Ao dizer isto, ele nos lembrou perfeitamente que os bois vivem o atual momento (presente), e para eles não existe o (passado) e nem o (futuro), como na mente humana.

Já para o filósofo Aristóteles, a “verdadeira felicidade só seria alcançável num estado de indiferença sobre tudo aquilo que nos rodeia”.
Pois ele afirmava que só a indiferença pelas coisas que nos rodeia, privilegiando-nos com uma vida livre de qualquer tipo de sensação e/ou emoção, é que poderá nos indicar a verdadeira felicidade.

E para Epicuro de Samos, o SENTIDO da VIDA arraigou-se, não na busca e no alcance da verdadeira felicidade, mas na satisfação de desejos e prazeres.
Epicuro destacou: “O prazer é a ausência de dor”.

Na antiguidade, os filósofos tentaram de toda forma encontrar a resposta para o verdadeiro SENTIDO DA VIDA, mas como podemos perceber, esta pergunta se estende a tal ponto, que a sua resposta passa a variar de pessoa para pessoa, de experiências para experiências... pois esta pergunta não parece possuir uma única resposta, mas uma miríade de respostas, permitindo-se assim, provar para o SER HUMANO que o chão da sua existência é indecifrável.

Será que o sentido da vida está em sabermos que a mesma é limitada pela morte?!

E se imaginarmos que ela não terminará, como indica a palavra: “E esta é a promessa que Ele nos fez: a vida eterna”. (1 João 2:25).

Seria este o novo sentido para a vida?!

Para um feto que está sendo gerado ainda no ventre de sua mãe, existe um SENTIDO de VIDA para ele?!

É surpreendente vermos como o nascimento de um filho dá SENTIDO à vida de seus pais. E que um casamento insere SENTIDO na vida de um casal que se ama. E que uma invejável promoção em uma empresa dá SENTIDO para a vida de um funcionário...

Para alguns o SENTIDO da VIDA está na amizade, para outros está em andar de carro novo, para outros encher uma biblioteca de livros, para outros namorar...etc..eticétera....

Por que indagamos e não aceitamos que um cristão tenha encontrado em sua fé, o SENTIDO da SUA VIDA em Deus?!

Por que não aceitamos que um ateu tenha encontrado SENTIDO em SUA VIDA, sem precisar e acreditar que existe Deus?!


Seríamos capazes de explicar qual o verdadeiro SENTIDO da VIDA?! Ou simplesmente tentamos explicar e não conseguimos encontrar argumentos, porque vivemos em busca de um verdadeiro SENTIDO para as nossas VIDAS?!


"O SENTIDO da VIDA depende de nós.....talvez, para uma grande maioria, ele nem exista mais...ou simplesmente nunca existiu..". (PAULINHA)



PAULINHA

Comentários

Anônimo disse…
Meus amigos do coração,

Estes dias estava sentada, numa plena solidão, e coloquei-me a pensar...qual seria o sentido desta vida?!

Eu estava cansada de encontrar sentidos para a minha vida. Estava cansada de ouvir pessoas dizendo que o sentido delas estavam nisso ou naquilo...e nunca ouvia alguém se quer tentando me decifrar O SENTIDO DA VIDA EM SI.

Até me perguntei várias vezes em tom alto, para ver se uma "luz" surgia: "Qual o sentido da vida?!"

Será que Deus é o sentido da vida?!

Será que o sentido da vida é a existência humana?!

Mas qual o motivo de estarmos aqui?! será que é para adorarmos um deus, e este deus sendo tão grande, precisaria da nossa adoração?

Precisaríamos diminuir-mos mais e mais, para enaltecer este deus?

Ou será que estamos aqui para anular a existência de um deus que nunca vimos?!

Não..não..e nãooooooooo..

O sentido da vida não está por este caminho...tem que haver um sentido para estarmos aqui, para já termos nascido e termos adotado em nossa mente que existe um provável deus...mas qual é este sentido?!

Eis o X da questão...ops X em questão é só na matemática!

A vida bem que podia ser matemática, seria mais fácil lidar com ela!

Beijinhosss..

Espero que tenham gostado deste singelo texto!
Levi B. Santos disse…
E Deus disse:

“Não é bom que o homem esteja só, dar-lhe-ei um(a) companheira(o) para que haja sentido em suas vidas – um diante do outro” (Tradução atualizada de Gênesis 2: 18)

Mas é a poeta Cora Coralina quem, agora, nos traz uma bela versão do que seja o “sentido da vida”, sem o qual o “Eu” não é”Eu” se não estiver com ele, o “Tu”:


"Não sei...
se a vida é curta ou longa demais pra nós,
mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
se não tocamos o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
amor que promove.

E isso não é coisa de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela não
seja nem curta, nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira,
pura...enquanto durar...."

(Cora Coralina)
Levi B. Santos disse…
Paulinha

Empolguei-me tanto com o tema que esqueci de parabenizá-la pela instigante postagem que me fez refletir mais profundamente sobre o "sentido da vida"

Faz parte do sentido da vida não deixar esse blog morrer. Não é aqui, por intermédio da palavra que estamos sempre nos encontrando?!

Toda vida atual é encontro. Sem encontros não há sentido para a vida. Sem reciprocidade se morre mais cedo.
Há uma historinha que conta a inquietação de uma menina quanto a sabedoria do mestre. Tomou nas mãos uma borboleta azul, escondeu as mãos com a borboleta atrás, foi até o sábio e disse: tenho nas mãos uma borboleta azul, ela eatá viva ou morta? Antes que o sábio respondesse ela preparou o seguinte ardil: se ele disser que a borboleta está viva eu a esmago e ela estará morta. Se ele disser que está morta, eu a deixo voar e provo que sua sabedoria não é tão grande. Mas o sábio sendo sábio disse: ela está em suas mãos, depende de você.
A borboleta é um símbolo que representa a psique, primeiro é larva, torna-se crisálida e depois borboleta. Cada um de nós traz em si a possibilidade desta metamorfose. Há aqueles que não conseguem deixar o casulo e para estes a vida é monótona, inútil e sem sentido. Há aqueles que consegusm libertar-se e aceitam o paradoxo da vida e da morte perdendo o medo que os impede de voar.
Acho, que porisso, a vida tem um significado diferente para cada indivíduo.
Abraços
Anônimo disse…
Amigo Levi,

Muito obrigada!

Realmente faz parte do sentido da vida, não deixar este blog morrer e consequentemente, não deixar que os nossos encontros (selados por amizade) se acabe.

Este blog foi um marco na história de todos nós, afinal, é muito difícil de se ver numa rede tão extensa chamada Blogosfera, um grupo de amigos ter tantas afinidades e confianças, mesmo que alguns nunca tenham se visto pessoalmente.

Ainda diz a palavra que antes de amar Deus, precisamos amar nossos irmãos, pois se não amamos aquele que vemos, como podemos amar aquele que não vemos?

Vixee, tropecei agora ..Rss...mas eu nunca vi alguns amigos da blogosfera?!

Mas mesmo assim, falo de todo coração que amo vocês, pois sei que aqui nosso contato é virtual, mas nosso sentimento é mais que real...e oportunidade de vê-los algum dia não me vai faltar.

Obrigada por alegrar a minha vida, e dar um pouco mais de sentido à ela.

Sem vocês, a minha vida não teria o mesmo sentido que está tendo hoje.
Anônimo disse…
AHhh! LEVI,

Agora fui eu que me empolguei e esqueci do comentário que ia deixar...Rss

Mas vejamos, ao ler este belíssimo poema da Cora Coralina, um exemplo de mulher...

Quero citar outro exemplo de mulher, que me lembrei....é a Madre Teresa...

Um dia, numa reportagem perguntaram à ela:

"Madre, como a Senhora tem coragem de dar banho em leprosos?!"

Ainda um dos participantes respondeu antecipadamente: "Eu não daria banho em um leproso nem por 1 milhão de dólares!".

A Madre complementou: "Eu também não! Apenas POR AMOR!".

Um exemplo de amor, amor incondicional, ágape..um amor generoso....

Creio que o grande sentido está no amor que damos e recebemos, é o amor que nos impulsiona a não abandonar quem amamos, e nem se afastar de quem nos ama.
Anônimo disse…
Meu amigo ALTAMIRANDO,

Acho que é a primeira vez que nos falamos, embora eu te veja pela blogosfera toda..Rss..

Mas para tudo existe uma primeira vez né?!

Que prazer, poder ler esta tão bela e significante estoria.

Realmente a vida está em nossas mãos. Cada ato que cometemos lá atrás, afeta de alguma forma o que vamos fazer no próximo ato.

Seja uma lembrança, um erro, em acerto...uma coisa vai interligando à outra, mas grande parte de todas estas coisas, depende de nós...eu diria que na verdade, depende de nossas decisões.

Uma decisão, uma atitude...é o que vai construindo o caminho que vamos passando.

Um dia li uma estorinha muito linda, de uma garotinha que perdeu seu melhor amigo (o seu cachorrinho), e quando o jarneiro enterrava o corpo do seu animal no jardim, a mesma encheu seus olhos de lágrimas, e chorava como se tivesse perdido um pedaço de si.

Seu avô vendo aquela cena triste, se aproximou da garota, e a convidou para ver uma coisa:

Foram até a janela que dava vista a uma bela roseira, repleta de rosas belas..e lhe perguntou:

"Minha filha, você está vendo aquela roseira? Que linda?"

A menina com olhar triste respondeu: "Sim vovô!"

Ele complementou: "Pois então, a vida ...sempre nos oferece várias janelas!".

Precisamos procurar sempre a janela que nos dá a vista mais bela e mais alegre. Para que assim, possamos viver a vida com essência e felicidade.

Se insistirmos a olhar pela janela que nos dá uma vista triste, a vida não terá sentido algum.

Beijos.
guiomar barba disse…
Paulinha, parabéns! Pela primeira vez vi uma postagem sua aqui e olha como valeu...

Creio que ninguém pode dar sentido a vida de ninguém, como sabiamente colocou o Altamirando, a vida está nas nossas mãos. Para mim o sentido dela é o conjunto de valores que me levam para mais perto do meu criador. Assim sendo, tanto a morte como a vida tem sua beleza e desfrute.

Beijão amiga.
Eduardo Medeiros disse…
belo texto. e você faz de fato, a pergunta definitiva:

"É preciso focar, que estamos à procura de saber o verdadeiro sentido da vida em si, e não o sentido da vida para você, para mim ou para ele!!"

há tempos, postei aqui um texto sobre o psicanalísta viktor frankl, criador da logoterapia que venceu uma temporada em um campo de concentração nazista e escreveu "a busca pelo sentido". ele escreveu:

“O que é, na realidade, o Homem? É o ser que decide o que é. É o ser que inventou câmaras de gás, mas ao mesmo tempo é o ser que entrou nelas com passo firme, murmurando uma oração.”

para ele, O impulso primário da pessoa não é, como pensou Freud, a vontade de prazer, também não é a vontade de poder, como queria Adler, mas a vontade de sentido. (ver: http://brissoslino.wordpress.com/2007/12/29/a-logoterapia-de-viktor-frankl/).

só cabe a cada um de nós buscar o sentido para a vida pessoal e buscar esse sentido passa necessariamente, como disse levi,"

o “Eu” não é”Eu” se não estiver com ele, o “Tu”".

já o sentido da existência em si, que é a sua pergunta, creio que a resposta pode ser a mesma: somos nós que damos a ela o seu sentido; se ela tem um sentido em si mesma, não podemos saber por meios científicos, visto que são limitados, mas poderemos ver significado na existência com os olhos treinados pela emoção, sentimento e busca do coração.

deus cabe sim, nessa equação.
Eduardo Medeiros disse…
frankl também escreveu:

“A realidade humana refere-se sempre a algo para lá de si mesma. Está dirigida para algo que não é ela mesma. Os seres humanos procuram mais para lá de si mesmos: um sentido no mundo. Procuram encontrar um significado a realizar, uma causa a servir, uma pessoa a quem amar. E só assim os seres humanos se comportam como verdadeiramente humanos.”
Anônimo disse…
Olá! amiga GUIOMAR,

Que ótimo que você tenha vindo participar da nossa coletiva sobre o "sentido da vida"..

Pois é, tenho outros posts aqui neste blog, mas foram na época que criamos o blog, e eu era membra do grupo...depois saí, mas como o bom filho retorna à casa, retornei...Rss

Concordo muito com você, e lembrando do quesito: Morte...eu penso que a vida se torna mais bela por sabermos que ela é definida...limitada..

É engraçado como as pessoas dizem: "Isto vai durar a vida toda!"

Mas qual o tempo da vida toda?!

A vida não possui tempo. Ela possui momentos!

E para cada momento, uma nova vivência..uma nova experiência...um novo recomeço...

E quando tudo terminar, pelo menos tentamos fazer o máximo de coisas que conseguimos.

(Dentro do vários momentos que tivemos).

Beijos querida...sinta-se a vontade.
Anônimo disse…
DU, Edu e DUDU..

Belíssimo comentário!

Depois retorno para dar minha opinião..
Hubner Braz disse…
Paulinha,

Estou sem palavras, o seu texto é ótimo, brilhante... Como é, sentido da vida a vida com sentido.

Eu tentei comentar sobre o sentido da vida no meu blog, mas vou ser sincero, quando terminei de fazer a 2°Parte fiquei muito insatisfeito e não continuei...

Talvez um dia continue, mais não estou preparado para continuar o texto.

Mas o seu texto está ótimo. Parabens...

BJss
Anônimo disse…
DUZINHO,

Muito bem colocada a questão do psicanalista Viktor Frankl, confesso que não a conhecia...

Conheço muito uma frase que é dele, e que diz:

"Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas – escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho".

Relacionando a frase, com o teu comentário...podemos perceber que o homem é um ser que está sempre idealizando coisas, devido às outras determinadas coisas que está ao seu redor.

Em cima das idealizações, o homem cria expectativas, sejam elas falhas ou certas. Criamos expectativas em cima de uma pessoa, criamos expectativas em cima de um projeto...

O que você mesmo escreveu..

"Os seres humanos procuram mais para lá de si mesmos: um sentido no mundo. Procuram encontrar um significado a realizar, uma causa a servir, uma pessoa a quem amar"..

Tudo isto, para buscar um sentido para si!!!!.

Quanto ao sentido para a existência, também começo a pensar como você, que nem a ciência seria capaz de encontrar o sentido para a existência em si, até mesmo porque, vemos a quantidade de anos que ela vem tentando demonstrar que o universo surgiu de uma explosão..imagine ter que provar um sentido para a existência humana...

Iríamos padecer na tentativa de uma solução que está totalmente fora da nossa percepção.

Beijos querido..
Anônimo disse…
Oi amigo HUBNER,

Muito obrigada!

Mas que isso, desistir de postar coisas sobre o sentido da vida?! Um tema tão fácil deste?! kkk..

Mas vejamos que coisa boa, após encerrar meu período de postagem, eu vou dar continuidade à este projeto em meu blog.

Vou selecionar todos os comentários, e vai mais uma ou duas postagens sobre o sentido da existência em si.

Não sou nada inteligente, não entendo nada de teo-LOGIA, só sou um tanto teo-LÓGICA! haha...

Tento ser meio lógica com as questões da vida, leio pouco (confesso)..o que me dificulta não escrever com o mesmo teor de sabedoria que os fraternos, mas estou tentando...e já estou pegando o hábito de ler, no último mês li 3 livros...e ainda vou ler este mês mais uns 2, assim espero.

Em 1 ano de blogosfera, aprendi tantas coisas que não havia aprendido em 25 anos que tenho..hahaaaa...

Talvez quando eu beirar os 50, já terei uma herança de papeladas, livros de folhas amarelas e textos jogados pelos cantos do porão, para meus netinhos rabiscarem de canetinhas coloridas...e dizerem: "Que letra mais horrível que a vovó Paula tinha"..hehe..

Rss...

Beijão amigo..precisando de alguma coisa, estou aqui.
Marcio Alves disse…
Para mim, o sentido da vida esta justamente nela não ter sentido, - este é o grande lance da vida, por não ter um sentido previo, determinado, fica a criterio de cada um de nós, darmos o sentido que quisermos para nossas vidas - e por ela não ter sentido é que ou damos sentido em tudo o que fazemos, ou fazemos tudo que tenha sentido para nós.
Eduardo Medeiros disse…
mas Ô pantaneiro marcinho, quando você diz que o sentido da vida é ela não ter sentido, automaticamente você nega a segunda afirmativa, pois o que você está dizendo é que na verdade, ela tem sentido...capite?
Anônimo disse…
Marcinho,

Será mesmo que a existência em si não tem um sentido?!

Então, qual seria o sentido da tua existência?! Qual o sentido de você trabalhar?! Qual o sentido de você se casar?! Qual o sentido de você existir?!...

Existem infinitos sentidos na sua vida, basta você diferenciá-los.

E por este motivo não podemos dizer que a vida não tem sentido. Pois só pelo fato de citarmos que a vida não tem um sentido, damos um outro sentido à ela.
Anônimo disse…
Vejamos, até para a existência de uma planta existe um sentido...mesma que ela viva em um estado vegetativo.

A planta não vive como nós, mas existe. E existir faz parte...é significativo, talvez não para mim ou para outro, mas para a vida que quer continuar existindo dentro de todo ser que é "vida".
Anônimo disse…
Duzinho,

Este pantaneiro chamado Marcinho, ficou em meio aquele mato grosso, cheio de seres vivos como pernilongos, ratazanas, cobras...e ainda disse que a vida não tem sentido?! Rssss...

Qual o sentido de ir para um lugar cheio de mato daquele?! Algum sentido tem, mesmo que seja apenas para visitar uma pessoa querida. Ta vendo, a vida é cheia de sentidos. kkkkkk..

Bjos.
Anônimo disse…
+ 1 seguidor!

\0/ \0/
Levi B. Santos disse…
MARCIO

Para Nietzsche, o homem forte (de conceitos próprios) é aquele que vive pela ótica da inexistência de valores “eternos”, criando o seu próprio gozo em meio ao vazio do sem sentido da vida.

Essa imagem, não nego, é bela e forte, e nos fascina, mas no real mesmo, o que se observa, é que a maioria das pessoas toma mesmo é um antidepressivo, dando a entender que a ética trágica (do deixa a vida me levar, do poeta Zeca Pagodinho) é aristocrática (rsss)
Paulinha, realmente é a nossa primeira vez.É a primeira vez que leio e comento um texto seu publicado na CPFG, mas já a conheço de outras guildas.Espero replicar.
Abraços.
Esdras Gregório disse…
Paulinha seu texto esta parecendo de gente grande, esta parecendo de doutor/doutora , que evolução menina, e que jogo de cintura em deixar em aberto e não fechar a questão. Tu ta uma Jiraia, uma ninja de esperteza em escrever de forma aberta e ambígua para o leitor contribuir.

O sentido da vida não esta na transcendência, mas na naturalidade de nossa existência. É na alegria de um trabalho, na companhia de um amigo, no aconchego da família, no carinho de um filho ou mãe, no desejo no olho do parceiro e nas simples coisas que estão este tal sentido. Cada emoção e sensação têm o seu próprio significado em si, e buscar o sentido no além é desprezar a própria vida, e ser ingrato com a Força ou Ser que nos criou.
Marcio Alves disse…
DUZINHO, exatamente isto, o sentido da vida é, paradoxalmente não ter sentido em si.


PAULINHA, eu disse que a existência não tem um sentido pré-determinado de antemão fora de nós, mas não disse que não podemos dar sentido a nossa vida, pelo contrário, somos responsáveis como seres desejantes por sentidos em nós......tudo em nós respira, busca, tatea na procura de significados.


LEVI, quando li a maior parte dos filósofos considerados pessimistas, a primeira coisa que fiz foi correr para ler no final do livro, quanto tempo eles viveram, e pasmem, viveram e viveram muito, ou seja, por pior que seja a concepção da vida, se ela tem ou não tem sentido algum, todos nós queremos e desejamos viver o máximo de tempo possível.


Abraços a todos!
Marcio Alves disse…
Uma das frases que li e até agora é a que mais gosto sobre o sentido da vida, é a do shakespeare onde ele diz que "A vida é um conto contado por um tolo, cheio de som e fúria vazios de significados.”
Anônimo disse…
Amigo ALTAMIRANDO,

E confesso que está sendo ótima a nossa primeira vez. Rss

Valeu pela colaboração, estarei sempre por aqui.

Beijos amigo.
Unknown disse…
O Guia do Mochileiro das Galáxias conta-nos a história de um povo, habitante de um planeta distante, que resolveu construir um computador capaz de responder à pergunta fundamental sobre "A Vida, o Universo e tudo mais". Reza a lenda que este povo o construiu, e esperou 1 milhão de anos pela resposta.

No grande dia, ela veio: 42. Sim, a máquina tinha certeza. Revisara os cálculos, e esta era a resposta. O problema, disse a máquina, é que eles não sabiam qual era exatamente a pergunta. Precisariam construír uma máquina muito maior, que demoraria milhões de anos para encontrá-la.

Bem, o resto é spoiler, e não vou contar. O importante dessa história, é que a gente quer uma resposta, mas a nem sabemos qual é a pergunta.

Eu não acredito que haja uma pergunta. A vida é a resposta para uma pergunta não feita. Não acredito em um sentido transcendental para a vida (como um todo e não só a humana). Ela simplesmente ocorreu, e poderia facilmente nunca ter ocorrido (como aparentemente o foi durante bilhões de anos, e o é em boa parte do Universo).

Ainda: por causa de nossa estrutura cerebral, de nossa forma particular de interpretar o mundo, e de ter essa visão de causa/efeito (a capacidade humana de encontrar correlações entre eventos), a gente tenta dar sentido para as coisas.

Como nós, como espécie, temos essa habilidade incrível de criar coisas com propósitos específicos, é natural tentarmos dar um propósito para as coisas que nos parecem ter sido criadas.

Foi assim na aurora cultural humana, quando as montanhas eram obras dos deuses, os trovões e cataclismas seus rugidos. "Alguém deve ter feito esse vulcão", pensava um hominídio primitivo.

Assim, filosofamos por milênios, e ao olharmos para nós mesmos, fazemos essa pergunta: se tudo existe por nossa causa, e nós? por quê existimos?

Mas, e se não houver motivos? e se o mundo não girar ao redor de nosso umbigo? e se as coincidências forem, tão somente, coincidência, e não os deuses em nosso favor?

Posso dizer que a busca por um sentido transcendental à esta própria vida é a mais infrutífera das jornadas humanas.

Eu, hoje, sei que compete à mim dar um sentido à minha vida. Este é o único sentido que vejo: viver. Viver com prazer, não irresponsável, causando prazer, sem comprar brigas inúteis, sem ódio, amando. Amar é, aliás, a palavra chave. É o caminho ao prazer mais seguro que há. Causar prazer pelo Amor, ser amado. Buscar as coisas boas da vida, daquelas que não destroem o corpo e os relacionamentos. Fazer o melhor da vida, sem que isto lhe custe a própria. Não ter preconceitos, para não perder coisas boas, nem tirar o direito dos outros de viverem suas vidas prazeirosamente. Ajudar a quem vive com dificuldade para que goze dos mesmos prazeres, e assim por diante.

Todo sentido está contido na própria vida, e ela não é algo para se desperdiçar com a esperança de que haverá um garladão por fazê-lo. Não vale a pena jogá-la fora por medo de uma punição dita por algum maluco do deserto. Não vale a pena limitar-se o próprio acesso às coisas boas como uma tentativa de agradar aos deuses pelo seu sacrifício (como se, caso houvessem deuses, e eles fossem bons, eles requeririam tal coisa, e se fossem mals, se importariam).
Anônimo disse…
GRESDERZINHO, amoreee miooo...rss

Mas quantos elogios, estou com o ego inflado!! haha..

Obrigada.

O que dizer do seu belíssimo comentário? Simplesmente que faz todo sentido, concordo..e que achei PERFECT!

"O sentido da vida não esta na transcendência, mas na naturalidade de nossa existência. É na alegria de um trabalho, na companhia de um amigo, no aconchego da família, no carinho de um filho ou mãe, no desejo no olho do parceiro e nas simples coisas que estão este tal sentido. Cada emoção e sensação têm o seu próprio significado em si, e buscar o sentido no além é desprezar a própria vida, e ser ingrato com a Força ou Ser que nos criou". (GRESDER)

Parabéns!

Beijocas!
Anônimo disse…
MARCINHO,

Agora falamos a mesma língua.

"[...] mas não disse que não podemos dar sentido a nossa vida, pelo contrário, somos responsáveis como seres desejantes por sentidos em nós.." (MARCINHO)

Concordo, nisto eu concordo!

Beijos querido.
Anônimo disse…
Ahhh! Amigo BILL,

Como você faz esta maldade em não nos revelar a pergunta?! Rss...

Mas realmente, pensando e analisando POR ESTE ÂNGULO: precisamos da pergunta certa, pois respostas nós temos, e respostas é o que não nos falta.

Mas qual pergunta seria a correta?!. Não pense que nós seres pensantes vamos nos contentar em não perguntar, pois faz parte da filosofia duvidar, e quando duvidamos automaticamente estamos em busca da revelação de algo que está além de nós, e que de uma determinada forma, nos deixa inquietos.

Não buscamos o sentido da vida por buscar, mas simplesmente para entender o porque de muitos segredos que estão ocultos para nós. E porque existem tantos segredos ocultos, se a vida é feita por nós?!

Nós sabemos que a vida existe, porque vivemos esta vida. Para uma pessoa que já se foi, a vida está riscada do seu caderninho.

Se estamos aqui apenas para viver, sem nada entender...é aí que não entendo então PORQUE É QUE ESTAMOS AQUI!!

Só viver não tem graça, pois até um ser vegetativo vive, mesmo que não tenha noção da vida que está ainda inserida em si.

Queremos muito mais que VIVER, nós queremos é entender a vida. Se não podemos entendê-la agora, será que vamos entender quando morrermos, ou será que a morte é o fim de tudo, e depois dela já não teremos nem lembranças desta vida?!

Penso que a vida é esta que ainda vemos. E se temos dúvidas, é nesta vida que teremos a oportunidade de desvendá-las.

Pois até as nossas verdadeiras identidades estarão inacessíveis depois que morrermos.

O cérebro é o único capaz de nos revelar...mas com a morte, o cérebro se desfaz totalmente, sobrando apenas o crânio que protege o encéfalo, e somente o crânio não é capaz de revelar a nossa verdadeira identidade nunca!

Com a morte, tudo se acaba. Vida, gente, ser, mundo, percepções...
Unknown disse…
Paulinha, a busca pela resposta é o fio condutor da trilogia de 4 livros (na verdade, 5), de Douglas Adams. Meu pacto com a série impede-me de contar-lhe detalhes rsrs.

Concordo contigo: a vida é, de fato, esta que vivemos. "Cogito, ergo sum". Esta é nossa única certeza, a existência de nós mesmos, nossa própria vida. A partir daí, entramos em suposições, como a de que existe um mundo exterior à nós (que considero bem mais plausível do que a de que tudo é uma ilusão criada por nossas mentes).

E, ainda, há a certeza da morte. Toda vida acaba. E, por falta de qualquer evidência, e pelas muitas evidências que a mente é uma função do cérebro, nós, como seres conscientes, findamos na morte desta carne.
Eduardo Medeiros disse…
bill, fantástico teu comentário:

" A vida é a resposta para uma pergunta não feita"

porém, você mesmo desfiou algumas possíveis perguntas no seu texto...

se a pergunta ainda não foi feita mas a resposta já está dada, então tudo está resolvido. a resposta está aí, é a própria vida absurdamente acidental que nós temos é em si mesma, pergunta e resposta.

mas sabe como é que nossa cérebro funciona, né? queremos fazer as perguntas...por que existe a vida e o tudo ao invés do nada?

talvez esse tipo de pergunta seja incômodo para você que acredita não precisar da pergunta já que já tem a resposta, mas para mim, ela é válida e deve ser feita.

uma opção: a existência e a vida não vieram a existir por nenhuma necessidade; foram casuais, absurdamente, casuais. mas esta mesma vida casual viu-se contrariada em sua causualidade, ao criar seres que querem por que querem lhe dar finalidade.

a culpa disso, é a vida.
Anônimo disse…
Ótima análise Edu!

Bill, você tem razão.

Beijos!
Parabéns pelo texto e pela pesquisa nas citações!

Para mim, o sentido da vida é simplesmente senti-la a cada momento. Isto é, vivê-la. É algo prático, pois relaciona-se com a ação, não se alcançando pela via da reflexão.

Nestes dias de grande tragédia aqui em minha cidade (Nova Friburgo), um pedreiro que perdeu a família nos deslizamentos de terra demonstrou ter entendido o sentido da vida. Ao invés de se deprimir, ele tomou a iniciativa de ajudar a salvar outros que possam estar ainda desaparecidos.

Neste sentido prático da coisa, consigo entender mais o significado das palavras de Jesus quando o Senhor disse que quem quer ganhar a vida, perde-la-á. E quem perder a vida, achá-la-á.

Quando a tragédia chegou bem perto de minha casa (felizmente eu e minha esposa estamos bem), fazendo da região serrana fluminense um cenário apocalíptico, alguns parentes perguntaram-me se eu não queria sair daqui e ficar na casa deles no Rio. No entanto, apesar de meu apartamento estar situado em local seguro, compreendo que se deixar a cidade neste momento para cuidar dos meus interesses e me divertir longe daqui, estarei perdendo o sentido da vida.

Sem desprezar o sentido escatológico de "achar a vida", entendo que nós a encontramos aqui neste mundo quando nos dispomos a amar e doar ao próximo tudo o que temos. Confesso que, em termos práticos, ainda não compreendi totalmente a mensagem do meu Senhor e que minha fé ainda é bastante pequena, assim como o meu amor. Grande ainda tem sido o meu egoísmo e me falta bastante para compreender o sentido da vida.
Hubner Braz disse…
Rodrigo escrevi no seu blog sobre está tragedia e pra minha surpresa a Paulinha amiguxona escreveu também os seus pensares...

Continuaremos solidários na ajuda e oração...

Abraços
Anônimo disse…
Amigo RODRIGO,

Sinceramente fiquei extasiada e muito emocionada diante este grande relato.

Sinceramente, encontrar sentido para a vida, é doar-se ..é ajudar...é se colocar no lugar do outro...e amar incondicionalmente, de forma que este amor fale mais alto, e nos impulsione a estender a mão em meio à dor e tristeza que perdura sobre a vida de muitos irmãos.

Tenho imenso carinho por você, e ainda mais por saber que dentro de ti existe uma pessoa humana.

Um beijo e saiba que estou aqui, pensando positivo...com fé em nosso Senhor Jesus, que toda esta fase difícil vai passar...e as todas almas serão confortadas com a paz divina.

A paz.
Anônimo disse…
Valeu Hub.

Beijos...