OU OS HOMENS CRIARAM DEUS OU DEUS CRIOU OS HOMENS.


Do ponto de vista do Deus judaico-cristão, Javé é apresentado com várias características humanas: Ele sofre, ele se arrepende, ele ama, ele odeia, ele mata, ela dá vida, ela dá benção e ele dá maldição. Um Deus dual como nós, humanos.

Então fica a questão: se Deus nos criou, então de fato somos bem semelhantes a ele em todas as nossas virtudes, ambiguidades, maldades, variações de humor. Logo, a teologia cristã que diz ser Deus "perfeito" - ou seja, sem variação - não condiz com a própria bíblia.

E se nós humanos criamos Deus, consequentemente o criamos à nossa imagem e semelhança. Nossas virtudes, ambiguidades, variações de humor...tudo colocamos em Deus.

Alguém dirá: "mas é que a linguagem bíblica é antropomórfica, Deus mesmo é sem variação e perfeito, mas para que os humanos entendam, os autores apresentaram Deus com características humanas. Mas isso é um problema. Se Deus não age como a Bíblia diz que ele age, como se saber qualquer coisa sobre ele?

Façam suas escolhas.

_______________________
Eduardo Medeiros.

Comentários

Caro Edu,

Compreendo o que colocou. Porém, o uso da conjunção "ou" no título de seu artigo, dá uma ideia de incompatibilidade entre as duas orações.

A meu ver, é possível a existência divina independentemente das criações humanas acerca da Divindade. Estas, além de refletirem fantasias, mistificações e questões culturais, também expressam a tentativa de compreensão do Deus.


"Se Deus não age como a Bíblia diz que ele age, como se saber qualquer coisa sobre ele?" (Eduardo Medeiros)

Talvez seja sugestivo alguém buscar esse aprendizado a partir de suas experiências pessoais, o que, inclusive, vai coincidir com as narrativas sobre os personagens bíblicos, ainda que os mesmos tenham apenas se aproximado e jamais conhecido Deus por completo.

Já que fez a indagação, fale-me um pouco sobre suas experimentações acerca da Divindade.
Eduardo Medeiros disse…
Rodrigo, quando eu coloquei o "ou" estou querendo dizer que as duas assertivas são excludentes se compararmos o agir do Deus bíblico; ele se parece muito com os homens. Então, ou ele de fato nos criou ou nós o criamos.

Creio na ideia de Deus mas não creio na ideia do Deus bíblico, apesar de que, Jesus de Nazaré ser uma grande referência minha de sábio, mestre e revolucionário.
Mas as ideias bíblicas sobre Deus não poderiam ser também referências? Ou acha que as Escrituras estariam muito distanciadas do Altíssimo?