Dilemas: CPI da Covid, Renan e Randolfe

 O DILEMA (proposto por mim) DE RENAN


CENA 1. A POLÍCIA FEDERAL realizou em 28 de maio deste ano, operação para investigar desvios de recursos públicos que eram para serem usados no combate à pandemia em SERGIPE E ALAGOAS. 

Os crimes investigados teriam acontecido em 2020, causando um prejuízo de R$ 1.071.221,90 ao Fundo Nacional de Saúde.

CENA 2, O MPF-AL (Ministério Público Federal de Alagoas) está apurando os gastos do governo de Renan Filho (MDB) no combate à pandemia de covid-19. O procedimento administrativo de acompanhamento de políticas pública foi instaurado em junho de 2020 e encaminhado ao Senado na última semana.

CENA 3. Após operação policial em Manaus, CPI decide antecipar depoimento de governador do Amazonas. O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD) é de Manaus. 


PERGUNTA E DILEMA. Ranan Pai estaria disposto a apoiar pelo menos um convite ao seu filho, Renan Filho, para depor na CPI?

P.S. eu acho que não, melhor culpar só o presidente que tá de bom tamanho. 

P.S2. é uma pena que o presidente não possa ser convocado para a CPI, imagina a cena....!

* * * * 

O DILEMA (por mim proposto) DE RANDOLFE


CENA 1 - Em julho do ano passado, o senador Radolfe Rodriguez, vice-presidente da CPI da Covid, fez uma live com três profissionais da saúde do seu estado, o Amapá, onde ele tece rasgados elogios aos profissionais, pelo esforço que eles estavam fazendo para "salvar vidas". 

Os profissionais usavam o "tratamento precoce" contra a Covid: cloroquina e ivermectina e também suplementos de vitamina D. 

Radolfe diz na live que o protocolo precoce estava "salvando vidas", isso no mês de julho, época em que as autoridades científicas negavam a eficácia de tais medicamentos. 

CENA 2 - Hoje, convencido da ineficácia do tratamento precoce, o senador Randolfe critica quem o defende. Mas na citada live, ele diz textualmente que o protocolo estava "salvando vidas". 

UMA PERGUNTA - afinal de contas, o tratamento precoce salvou ou não salvou vidas no seu estado, excelentíssimo senador?


P.S. o senador deletou a live. Mas sempre tem quem faz aquele print.

P.S 2 - Reportagens da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo no Amapá, publicadas no portal de notícias G1 em 5 de janeiro e 9 de abril de 2021, noticiam o uso de protocolos que preveem uso de medicamentos sem eficácia comprovada pelo Comitê Médico de Enfrentamento à Covid-19 do Estado do Amapá. (informação do Estadão) 

P.S 3 - A eficácia ou ineficácia da ivermectina em pacientes de covid-19 AINDA NÃO ESTÁ DEMOSTRADA.  De acordo com a atualização mais recente da OMS, os estudos disponíveis atualmente são inconclusivos e o tratamento com a droga deve se restringir apenas a pesquisas clínicas. O mesmo posicionamento é adotado pela EMA, enquanto o Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) aponta que ainda não existe base suficiente para recomendar contra ou a favor do medicamento.(Informação do Estadão)

P.S 4. Quando na CPI um senador sulista alfineta Randolfe e diz que no Amapá ainda se usa o tratamento precoce e que ele mesmo o defendeu ano passado, Randolfe esbraveja; "Mentira!!" 

P.S 4 - Eu, Eduardo Medeiros, sou um entusiasta da CIÊNCIA. Crendices e apostas no escuro, levam a mal caminho.

Comentários