MENSAGEM DE NATAL PARA ATEUS (e crentes também)





JESUS É UM PERSONAGEM FORMIDÁVEL.

Não, não interessa se ele teve existência histórica (como eu acredito) ou se ele foi uma invenção dos romanos (tese também sem nenhuma comprovação).
JESUS É FORMIDÁVEL PELO O QUE ELE É NOS EVANGELHOS. Não, não interessa como foram escritos, quem escreveu, isso não interessa agora. O importante aqui é a mensagem e o impacto dela na história.
NÃO CARECE LEVANTAR POLÊMICAS se ele andou sobre as águas ou ressuscitou mortos (eu acredito que não) mas tais relatos apenas deixam o personagem mais interessante, mais "MÍTICO" no sentido positivo do termo: "ah, aquele cara foi tão grande, tão grande, que virou mito..."
COMO DIZ BOFF, numa construção teológica cheia de significados, "Jesus era tão humano, tão humano, que só podia ter sido Deus..."
JESUS É TÃO PODEROSO que mesmo que não tenha existido, dois mil anos depois da sua "não existência", pelo menos 2 bilhões de pessoas no mundo hoje acreditam nele e tantos outros bilhões creram nele no passado desde que a notícia da sua "ressurreição" (que eu não creio ser histórica, apenas teológica já que outros deuses antigos também "ressuscitaram") começou a correr pela Palestina e depois ganhou o mundo greco-romano.
O HOMEM QUE EMERGE DAS NARRATIVAS EVANGÉLICAS é um homem pobre, simples, talvez carpinteiro, que passou por todos os dramas de crescer e se tornar homem igual a todos os meninos do seu tempo mas que ainda muito cedo se viu com uma missão (impossível?): TRAZER O REINO DE DEUS À TERRA, esperança milenar de todo o seu povo que teria consequências universais.
TOMOU PARA SI A TRADIÇÃO PROFÉTICA MESSIÂNICA, somou isso ao seu espetacular caráter carismático e alguns dons de cura (e nisso eu acredito historicamente já que há outros exemplos desses curadores à época), INCORPOROU AO SEU DISCURSO POLÍTICO-RELIGIOSO o essencial da TORÁ, afirmou-a (não a negou) e estava certo que o povo judeu somente poderia confirmar seu DESTINO ao mundo ao se curvar ao essencial da TORÁ e não ficar "coando mosquitos" como faziam os fariseus, apesar destes também poderem entrar no REINO mas somente depois das prostitutas...

SEU OLHAR ERA DE PURA COMPAIXÃO PELO QUE SOFRIA. Não era inflexível. SUA MISSÃO ERA PARA OS JUDEUS mas quando gentios atravessaram seu caminho lhe pedindo ajuda, ele não se furtou a ajudá-los. A mulher fenícia e o centurião romanos são bons exemplos.
RELATIVIZOU a soberba judaica de ser "povo escolhido, filhos de Abraão" dizendo que Deus poderia fazer filhos de Abraão até de pedras...
O EXEMPLO ÉTICO não foi o sacerdote, nem o levita, e sim, o samaritano (judeus miscigenados desprezados pelos "judeus puros").
O SEU SERMÃO DO MONTE, que não se pode dizer se todo original dele mas a partir dele se tornou mensagem universal, É A MAIS PODEROSA MENSAGEM DE CONVIVÊNCIA SOCIAL JÁ ESCRITA(se soubermos entendê-la de fato)
SE HOJE, o mundo todo passasse a seguir o SERMÃO DO MONTE, na mesma hora o mundo se transformaria. As guerras acabariam, as pessoas viveriam em paz uma com as outras e com Deus.
O SERMÃO DO MONTE é tão poderoso, tão "além do homem" que na prática é impossível praticá-lo sem que o homem se torne um NOVO HOMEM.
A ESSÊNCIA DESSE NOVO HOMEM SERIA O AMOR.
AMOR É O ÚNICO CRITÉRIO que Jesus estabeleceu para se viver no novo REINO DE DEUS, tudo o mais seria descartável e sem VALOR EXISTENCIAL.
NÃO, NÃO INTERESSA SE VOCÊ ACREDITA QUE ELE NÃO TENHA EXISTIDO, se você ler os EVANGELHOS sem PRÉ-CONCEITOS, SE APAIXONARÁ POR JESUS DE NAZARÉ.
SEU FIM TRÁGICO condiz com sua vida vivida autenticamente e tragicamente.
É O FIM TRÁGICO DE UM HERÓI TRÁGICO.
ELE NÃO VIU O REINO CHEGAR...desesperou-se na cruz pois viu tudo ruindo, sua missão chegando ao fim sem um fim desejado por ele.
NÃO, NAZARENO, o mundo continuaria o mesmo...você tocou milhares de pessoas mas não conseguiu mudar a essência do mundo. OS PODEROSOS CONTINUARIAM OPRIMINDO POBRES E FRACOS.
SIM, TEU PAI TE DESPREZOU...A história continuaria a ser trágica mas todo aquele que um dia foi tocado pela sua mensagem, pelos seus atos, pela tua solidariedade, pela tua dor, recebeu um impacto de vida. E PRA ISSO TAL QUAL NEM PRECISARÁ ACREDITAR QUE VOCÊ TENHA EXISTIDO...
COMO NENHUM OUTRO VOCÊ PÔS A RODA DA HISTÓRIA PARA GIRAR.
Mas como disse acertadamente um grande teólogo, VOCÊ COLOCOU A RODA DA HISTÓRIA PRA GIRAR MAS FOI ESMAGADA POR ELA.
FELIZ NATAL A TODOS.

Comentários

Boa noite, Eduardo! Muito bom texto sobre Jesus. Sem dúvida, ainda temos muito que aprender com o Mestre. Obrigado e desde já um feliz Natal.