Aí um texto publicado no Facebook pelo historiador e deputado Chico Alencar que confere um bom sentido às crenças religiosas e aos costumes culturais.
"PRECE A COSME E DAMIÃO
Louvados sejam São Cosme e São Damião!
Que esses gêmeos crianças da Síria, mártires do cristianismo nascente e rebelde, mortos pelo imperador romano Diocleciano no ano 303 da nossa era, nos infundam coragem e fé!
Que os poderes de qualquer império das trevas não prevaleçam sobre nós!
Que os ibejis, filhos de Xangô e Iansã, reacendam em nós a alegria de ser e de viver. Que estejamos sempre mais pros guris que pros falsos messias e gurus!
Curai-nos, gloriosos médicos Cosme e Damião, de todas as nossas dores e doenças. E ajudai-nos a suportá-las sem desespero, quando inevitáveis. Como vocês na perseguição e no martírio, fazendo de cada estocada um lírio.
Abram, Cosme e Damião, as portas do nosso coração, para que sintamos sempre como escândalo vil as muitas crianças abandonadas do Brasil.
Velai por elas, Santos infantis Cosme e Damião! E garantam a todas, pelas nossas iniciativas e orações, escola, afeto, cuidado e proteção.
Fazei, Damião e Cosme, com que a toda a meninada - daqui, de Gaza, do mundo inteiro! - só cheguem balas de mel, guloseimas de alegria, e não as balas e bombas letais, de fel. Balas destruidoras e "perdidas", quase sempre achadas em corpos inocentes.
Livrai-nos, Cosme e Damião, dos dementes que, só vendo inimigos ao seu redor, se armam até os dentes - espalhando o veneno do ódio e da violência.
Louvados sejam, Cosme e Damião! E que nossas vidas se teçam como um dia a dia de generosa solidariedade, com doces passos de transformação e bondade, em qualquer idade!"
Embora, no meio evangélico, Cosme e Damião não sejam festejados e muitas igrejas falem até coisas errôneas contra eles (é a ignorância junto com a guerra proselitista), ambos foram cristãos do passado que fizeram algo proveitoso pela coletividade.
Independente de acreditar ou não na intercessão de santos, ou mesmo na existência de Deus, sempre haverá espaço nos nossos corações para reconhecer o valor de quem, num momento da História, deixou uma contribuição significativa para a humanidade e se integrou à cultura nacional de uma maneira tão forte como estão presentes as festas juninas e o Natal. Ainda mais pelos bons momentos vivenciados na infância como o recebimento de doces, motivo de alegria para a maioria das crianças, à exceção de quem é diabético.
Portanto, deixando de lado qualquer preconceito religioso, viva São Cosme e São Damião!
📷: Arte de Del Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário